Na conta oficial do Twitter,
a Sony deu pistas de que pode lançar um novo modelo de relógio inteligente. Sem
detalhes específicos que confirmem o gadget, a empresa publicou dois tuítes com
as evidências do lançamento que prepara para o Mobile Asia Expo 2013, feira de
tecnologia que acontece em Xangai, neste mês.
Um deles revelava dados do Business Insider Intelligence, braço de
pesquisa de mercado do site de economia e negócios Business Insider. De acordo
com o tuíte, um em cada três usuários de smartphones desejam um acessório que
possa ser usado no pulso, tal qual um relógio.
Já a segunda mensagem mostrava, de fato, um relógio e contava
apenas com o seguinte texto: “Tick-tock, tick-tock, tick-tock”. A Sony já tem
um relógio inteligente em seu portfólio de produtos, o Sony Smartwatch, e que,
por sinal, é muito parecido com o produto que a empresa divulgou nesta sexta.
Entretanto, o produto atual foi lançado no início do ano passado, e tratado
como “mediano” pela crítica. A imprensa gostou do design, mas atacou a
interface, as configurações e o preço. (Redação Adnews,
com
informações da Exame).
FESTIVAL DA SERRA DA CANASTRA
FESTIVAL DA SERRA DA CANASTRA
Com data marcada para os dias 12 e 13 de
julho, o 3º Festival de Inverno da Serra da Canastra, além de valorizar e
promover a movimentação cultural, também estimula a economia e o turismo local.
Desde a primeira edição, um dos principais
objetivos do Festival é estimular o turismo, a economia e envolver a comunidade
no evento. Nesse sentido, o Festival oferece para as crianças oficinas
que trabalham com o desenvolvimento de habilidades de criação, expressão,
reflexão e convivência que serão mostrados durante o evento em uma apresentação
conjunta com o cantor Luiz Salgado. Manifestações culturais do local também
fazem parte do Festival de Inverno. É o caso da Folia de Reis de São Roque de
Minas, cidade onde acontece o evento.
Outro diferencial é a busca pela
movimentação econômica da cidade. Por isso, nenhum tipo de barraquinha de
comida ou bebida será levado para a cidade. Como neste ano o evento será na
Praça Matriz de São Roque todo o comércio local de bares e restaurantes do
entorno farão o atendimento aos turistas, visitantes e da população.
Outra forma de valorização econômica será
realizada através da Tenda Expositora com produtos da Canastra. Nela,
visitantes e turistas poderão encontrar produtos típicos do local como o
artesanato, queijo e a cachaça, além de vários outros artigos relacionados à
região.
Dados do Governo de Minas Gerais e da
Prefeitura Municipal de São Roque de Minas mostram que o turismo local tem
ganhado relevância, passando de 2 mil para 30 mil turistas que visitam o Parque
Nacional anualmente. O aumento de visitantes tem gerado movimentação na
economia da cidade de São Roque, que cresce a cada ano.
O 3º Festival de Inverno da Serra da
Canastra é realizado pela Moinho Cultural e conta com a co-realização da
Prefeitura Municipal de São Roque de Minas, apoio da Sicoob Saromcredi e
Associação Comercial e Empresarial de São Roque de Minas, apoio de mídia da TV
Integração e incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Detalhes: www.festivaldaserradacanastra.com.br.
LIVROS
. Abuso do Direito nas Relações
Privadas -A Coleção Direito FGV passa a contar, a partir de
agora, com mais um título novo. Abuso do direito nas relações privadas está sendo lançado pela editora Elsevier para complementar o catálogo
junto com os demais onze títulos que estão no mercado desde dezembro de 2011.
O objetivo da coleção
é trazer um novo pensar sobre os temas do direito. A abordagem dos assuntos,
resultado de rigorosa pesquisa jurídica, permite que os livros sejam
consultados de forma livre, pelo leitor que deseja uma análise diferenciada e
que está interessado em uma pesquisa aprofundada.
A coleção também é
indicada para o profissional com a pretensão de direcionar sua atuação às novas
demandas do mercado de trabalho. Fazem parte da coleção os livros: Direito
Ambiental; Direito Comercial: passado, presente e futuro; Nazismo, cinema e
direito; Regulamentação financeira para advogados; Separação de Poderes e
Medidas Provisórias; STF: Do autoritarismo à democracia; Direito do Consumidor;
Direito Penal e Economia; Direito de Seguro e Resseguro; Direitos Sociais em
Debate e Direito à Assistência Social no Brasil, Marketing Jurídico e Abuso do
Direito nas Relações Privadas.
Abuso do Direito nas Relações Privadas busca retratar um momento importante para
a figura do abuso de direito no Brasil. Após a primeira década de sua
concretização no Código Civil, o assunto começa a receber a devida atenção por
parte da jurisprudência e sua menção é crescente nos debates jurídicos sobre os
limites para o exercício dos direitos subjetivos, no que diz respeito aos
contratos, direitos autorais, relações de consumo, liberdade de imprensa e
comércio eletrônico.
Marketing Jurídico mostra como se diferenciar frente a outros
advogados, sem agir contra as regras da OAB, que não permitem propagandas. O
autor apresenta de maneira prática como é possível fazer diferente na área de
prestação de serviços jurídicos, com foco especial nos escritórios de advocacia
e departamentos jurídicos, denominados de empresas de advocacia. A pretensão é
fornecer subsídios úteis para que todo e qualquer profissional que trabalhe com
o direito perceba a sua atuação num contexto maior do que a mera rotina do
dia-a-dia e pense em estratégias inovadoras e consistentes de promoção dos seus
serviços jurídicos com confiabilidade.
O Direito à Assistência Social no Brasil faz uma profunda análise do papel do
Direito em nossa sociedade, tendo como ponto de partida os programas
governamentais recentes de assistência social em Brasília. A partir dessa
experiência observável da realidade brasileira, a reflexão começa como uma
discussão sobre a política pública, desenvolve-se como um questionamento do
direito à assistência social no Brasil e caminha para um debate sobre
constitucionalismo e democracia.
Direitos Sociais em Debate discute e analisa os direitos sociais sob
a perspectiva do direito comparado, como são estruturados na Alemanha e no
Brasil e a sua inserção em constituições hostis a eles. Além disso, também
avalia seu conceito e epistemologia, antecedentes históricos no Brasil;
igualdade, dignidade, proteção à família e união homoafetiva; obstáculos à
tutela judicial, entre outros.
O objetivo é
entender esses direitos, questioná-los no âmbito interno brasileiro e
compará-los com realidades estrangeiras. Para isso, o livro reúne juristas,
filósofos e sociólogos não só brasileiros, que trabalham com este importante
tema, mas também alemães, ingleses e argentinos. Ou seja, são estudadas desde a
realidade europeia, que se encontra em um estágio mais avançado no que se
refere à doutrina e jurisprudência, até as vicissitudes por que passa a
Argentina, país sul-americano vizinho, que apresenta as mesmas dificuldades
vividas hoje no Brasil.
Direito de Seguro e Resseguro apresenta um panorama do cosseguro e
resseguro no Brasil e aborda os pontos mais relevantes e atuais do direito do
seguro, tais como: habilitação e cobertura securitária; a ação de hackers e
repercussões para o mercado segurador; a boa-fé objetiva; cláusulas restritivas
x cláusulas abusivas; aplicação prática do estatuto do idoso; a prescrição e o
contrato de seguro; aceitação do seguro e garantia judicial perante o poder
judiciário brasileiro; a realisticview of good faith in insurance contracts; a
violação ao mutualismo no contrato de seguro e a consequente repercussão geral;
a necessidade da empresa brasileira de seguros; um estudo acerca das coberturas
securitárias para os riscos eletrônicos, a partir da análise das coberturas
securitárias do século 20 e os riscos do século 21.
Direito Ambiental traz uma introdução à concepção, à
formação, à evolução, ao desenvolvimento e à consolidação do Direito Ambiental
no Brasil, incluindo uma criteriosa seleção de leis, textos doutrinários, tratados
internacionais, dentre outros materiais relevantes para a discussão apresentada
para cada tópico. A obra introduz ao debate teorias desenvolvidas por outras
áreas do conhecimento. Com isso, torna possível relacionar o Direito Ambiental
com os diferentes contextos históricos do seu processo de formação e
possibilita a inserção de elementos de outras disciplinas sociais, econômicas e
até mesmo naturais, para dialogar com conceitos e análises jurídicas extraídas
dos principais textos normativos e interpretações dogmáticas já produzidas
sobre a matéria.
Direito Comercial: passado, presente e futuro tem como objetivo, uma investigação dos
significados que historicamente foram atribuídos ao direito comercial, com o
intuito de verificar se eles ainda persistem no panorama jurídico contemporâneo
e, também, como se pode aproximar a dogmática do direito comercial à tutela
constitucional dos direitos fundamentais.
Em Nazismo, cinema e direito, o autor Gabriel Lacerda Lacerda demonstra sua prática em
sala de aula de instrumentalizar o ensino do direito através do cinema e o
desejo de tornar vivo, trazer para a realidade e para o cotidiano dos alunos
situações e conflitos que parecem distantes e pouco palpáveis, mas tão
presentes na sociedade. O livro é dividido em 13 aulas, algumas com materiais
complementares, distribuídas em dois módulos. Todas trazem uma indicação de
filme principal sobre o tema proposto e outras sugestões adicionais (que
abordam a história, as instituições, personalidade de Hitler, o Holocausto,
responsabilização pelo passado, riscos e alternativas quanto ao futuro). O
autor encerra a obra com uma proposta de avaliação.
Regulamentação financeira para advogados aborda alguns dos principais temas que vêm
permeando as discussões acerca da regulação do sistema financeiro. Seu objetivo
reside em constituir um guia de estudo, ao mesmo tempo didático e atual, sobre
o setor, assim como apresentar as principais instituições e normas incidentes,
das perspectivas internacional e doméstica.
Separação de poderes e medidas provisórias está voltado ao princípio da separação de
Poderes no que se refere à relação entre o Legislativo e o Executivo. E, no
caso brasileiro, não há dúvidas de que para compreender a relação entre esses
Poderes é fundamental discutir a utilização das medidas provisórias pelo
Presidente da República. O objetivo desta obra é, portanto, estudar a edição de
medidas provisórias no Brasil contemporâneo para compreender o seu papel na
conformação do princípio da separação de
Poderes no
Brasil, particularmente na relação entre os Poderes Executivo e Legislativo.
STF: Do autoritarismo à democracia analisa a presença do Supremo Tribunal
Federal (STF) no cenário público nacional e a forma pela qual compôs seu papel
como ator político no processo de transição democrática no Brasil, entre os
anos de 1979 a 2011.
Direito do Consumidor faz uma avaliação das transformações nas
relações de consumo ao longo dos 21 anos de vigência do Código de Defesa do
Consumidor, que em 2012 completa o 22° aniversário. Os autores examinam todas
as mudanças nas relações de consumo, desde a visão do consumidor, como também a
das empresas.
Direito Penal e Economia traz um conteúdo diferencial na formação
do aluno de graduação, já que a disciplina não consta na grade da maioria das
tradicionais faculdades de direito do país. Dos nove artigos presentes no
livro, que juntos oferecem um rico material de estudo e leitura complementar,
três deles usam o instrumental econômico para trabalhar questões relacionadas
ao direito penal, contribuindo para a compreensão dos efeitos gerados pelo
funcionamento do sistema penal no comportamento dos agentes econômicos. A obra
taz um conteúdo interdisciplinar, fruto da interseção entre as áreas de Direito
e Economia.
. Anatomia
Funcional dos Vertebrados - A Cengage
Learning, líder em soluções integradas de aprendizagem, lança o
livro Anatomia Funcional dos Vertebrados: Uma perspectiva evolutiva, tradução
da 3ª edição da publicação norte-americana. Escrito por Karel F. Liem, William
E. Bemis, Warren F. Walker Jr. e Lance Grande, a obra tem como objetivo
auxiliar universitários na compreensão da forma e a função dos vertebrados,
assim como seu modo de vida em mais de 500 milhões de anos de evolução.
Com 560 páginas, disponível também na versão e-book, o livro
desenvolve assuntos relacionados à anatomia comparada oferecendo aos estudantes
informações sobre como a ecologia é organizada de maneira coerente. Além disso,
dados como mudanças morfológicas, funções de outras partes do corpo, estilo de
vida do animal e o meio em que ele vive também são abordados na publicação.
Com metodologia rica em ilustrações, o livro é dividido em três
temas de estudo: conhecimentos básicos para o estudo da anatomia dos
vertebrados, proteção, sustentação e movimento, além de integração. Para
complementar e proporcionar mais dinamismo ao aprendizado, a publicação também
conta com material de apoio em tópicos, disponível para download no interior do livro.
. 28 Baudelaire em
download grátis - A Universia Brasil (www.universia.com.br) disponibiliza para download grátis a partir de hoje,
sexta-feira, uma lista com 28 livros em francês do teórico e poeta Charles
Baudelaire. O autor é considerado um dos precursores do Simbolismo, uma
tendência literária da poesia e de outras artes surgida na França, no fim do
século 19, em oposição ao Realismo, ao Naturalismo e ao Positivismo da época.
Apesar de
ter forte influência no Simbolismo, entretanto, o escritor também se relacionou
com diversas outras escolas artísticas. Além disso, Baudelaire também é
internacionalmente reconhecido como fundador da tradição moderna em poesia, ao
lado de outros escritores como Walt Withman.
Vale lembrar
que desde o início deste ano, a Universia Brasil oferece aos internautas um
novo livro por dia em seu portal, entre eles, as leituras obrigatórias para os
principais vestibulares do Brasil. Todas as obras estão em formato PDF. Para
baixar os livros, basta acessar http://noticias.universia.com.br/tempo-livre/noticia/2013/06/21/1032023/28-livros-charles-baudelaire-em-frances-download-gratis.html
. Anel encarnado: biografia &
história em Raimundo Magalhães Junior - Quinto ocupante da
cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras, Raimundo Magalhães Junior
(1907-1981) foi jornalista, ensaísta, teatrólogo e um grande biógrafo
brasileiro. Autor de grande reconhecimento em sua época, hoje é muito pouco
lembrado, sobretudo pelas novas gerações de pesquisadores e de interessados na
história e na cultura brasileiras.
Fazendo jus à rica
trajetória intelectual do escritor cearense, a historiadora Mariza Guerra de
Andrade lança pela Autêntica Editora o livroAnel encarnado: biografia
& história em Raimundo Magalhães Junior, que apresenta uma valiosa análise sobre a escrita biográfica, sua
história e sua utilização no Brasil, tendo como eixo a produção do biógrafo
Raimundo Magalhães Junior, que transformou o gênero no Brasil a partir de uma
observação apurada e de seu interesse em conhecer o processo histórico da
formação da sociedade e da cultura brasileiras.
A biografia atrelada
à História tem vida longa no Brasil. Da "epidemia biográfica" da
década de 1930, o mercado editorial e leitor brasileiro assistiu depois a um
intenso debate entre a chamada biografia moderna ou romanceada e a biografia
documentarista ou histórica. Enquanto a primeira ganhava o público,
influenciada pelas narrativas europeias do gênero, a segunda atraía setores
literatos mais restritos, produzindo obras de consistência investigativa
de grande interesse historiográfico.
Entre esses biógrafos
documentaristas e polígrafos, se situa Raimundo Magalhães Junior. Anel
encarnado: biografia & história em Raimundo Magalhães Junior se propõe a reabrir a produção ainda atual desse biógrafo e a
investigar algumas das relações complexas e ardentes da biografia com a
história, entre as décadas de 1930 e 1970, período no qual o campo da
Historiografia ainda era bastante incipiente no Brasil.
Mariza Guerra
oferece na obra um amplo panorama da biografia brasileira e sua relação com a
Historiografia, a partir de um estudo sobre o desenvolvimento e as
características do gênero em nosso país e convida o leitor a pensar sobre os
sentidos propostos pela narrativa de Magalhães Junior, um autor que é um
“pensador de História” – não um historiador profissional – e que reelabora, por
meio de suas biografias, a história sobre a sociedade e a cultura do Brasil, no
século XIX.
Discutindo os
sentidos do biografismo e sua articulação com a vida social e os caminhos
metodológicos escolhidos por Magalhães Junior, a autora reabre algumas das
obras desse biógrafo, consideradas por ela documentos vivos de um pensamento
orientado pela História nos termos do autor e de seu narrador.
Para Mariza,
Raimundo Magalhães Junior foi um inovador no gênero da escrita biográfica
brasileira e sua narrativa (do seu narrador) continuam atuais: “Sua ambição
intelectual, por meio dos muitos livros de biografia que escreveu, talvez
visasse a uma ‘autobiografia da nação’. Magalhães marca frequentemente, no seu
tempo, o interesse em conhecer o processo histórico da formação da sociedade e
da cultura brasileiras.”
A importância de
Magalhães Junior para a biografia também é lembrada pelo jornalista e escritor
Alberto Dines, que conheceu bem Magalhães e que assina a orelha da obra:
“Raimundo foi um incansável homem de imprensa, além de dramaturgo, tradutor,
contista e ensaísta, é o pai da moderna biografia brasileira.
O primeiro a
empregar na narrativa biográfica as ferramentas do jornalismo e sacudir do
gênero a poeira das antiqualhas.” E completa: “Espremido entre a hagiografia e
a iconoclastia, o biografismo brasileiro encontrou no jornalista Raimundo
Magalhães Junior um renovador. Seus seguidores saíram das redações para a lista
de best-sellers”.
.
Cartilha de prevenção de quedas de idosos - Os motivos da ocorrência de quedas são diversos. Pode ser causada pelo
desequilíbrio do corpo em decorrência da idade, uso de alguns medicamentos, ou
ainda por falta de atividade física.
Com o intuito de
aumentar a conscientização da população sobre o problema de quedas em idosos, a
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), em parceria com a Secretaria
Estadual da Saúde do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte (CRI Norte) e
Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes,
lança a cartilha “Cair de Maduro é Só para Fruta – Manual de prevenção de
quedas em idoso”.
Uma queda pode ocorrer em
qualquer idade - 30% das pessoas com 65 ou mais anos caem pelo menos uma vez ao
ano. A proporção de pessoas que caem aumenta para 40% entre aqueles com 80 anos
ou mais. Segundo Monica Rodrigues Perracini, uma das autoras do manual e
professora do Mestrado e Doutorado em Fisioterapia da UNICID, o conteúdo faz um
alerta para o fato de que cair na velhice não deve ser tratado com naturalidade.
“O idoso que está caindo, ou sente que seu equilíbrio não está bom deve
procurar ajuda de um profissional de saúde”, explica a professora.
O manual oferece
orientações e dicas de saúde de como manter-se ativo fisicamente e
cognitivamente, praticar exercícios de fortalecimento, além de conhecer
estratégias para reduzir, ou amenizar o impacto de fatores de risco. A cartilha
está disponível no link:
http://polticaedireitosdosidosos.blogspot.com.br/2012/06/cartilha-cair-de-maduro-e-so-para-fruta.html.
A TECNOLOGIA E AS MARCAS
Para Paul-Kemp Robertson, cofundador e diretor-editorial da Contagious
Communication, as marcas são o tecido que une tecnologia e pessoas (reais). A
tecnologia, com tempo, tende a tornar-se mais invisível. Diante de tanta
automação que nos cerca, a Contagious traçou três tendências que afetarão
profundamente nossas vidas e serão grandes oportunidades para as marcas se
conectarem mais profundamente com as pessoas.
A primeira delas é a tendência chamada “Saúde inteligente” (Smart
Health). Cada vez mais as pessoas cuidarão da saúde de maneira mais rápida e
eficiente se utilizando de recursos tecnológicos – monitorando seus corpos, por
exemplo, com o auxílio de aplicativos de celular. Nos EUA, hoje, 75 milhões de
pessoas já utilizam mobile para assuntos de saúde. O que vem por aí é desde
carros equipados com detectores de expressões faciais para medir a disposição
de motoristas até tatuagens inteligentes, que poderão proporcionar diagnóstico
de saúde em tempo real e monitoramentos diversos.
O segundo cenário diz respeito a uma espécie de fusão entre o mundo real
e o virtual – são as chamadas “haptic experiences”, em que se pode, por
exemplo, com alguma tecnologia, mudar a aparência da sala onde se está jogando
um game a partir de recursos presentes nele. Outro exemplo é uma caixa de
brinquedo inteligente, na qual se pode interagir com uma holografia. A loja
eletrônica da Tesco em uma estação de metrô, em trabalho elaborado pela Cheil
Seul – projeto premiado com o GP de Media Lions em Cannes em 2011 – é um bom
exemplo dessas experiências.
O terceiro cenário é a que coloca o corpo humano como interface para a
tecnologia que se veste. O Google Glass entra nessa tendência, ou lentes de
contato funcionais dos mais diversos tipos. Essa é uma indústria que Robertson
estima que pode faturar US$ 50 bilhões em três anos. ”A tendência aponta
para a transformação de produtos em seus próprios canais de mídia. O mais
importante é que a boa tecnologia não é e não será jamais uma desculpa para uma
ideia ruim. Ideias de marketing que não são úteis para as pessoas não devem ser
executadas”, concluiu. (propmark).
CONTRATO DE GFAVETA SÓ EM ÚLTIMO CASO
O termo “contrato de gaveta”
refere-se à ação de financiar um imóvel e renegociá-lo com outra pessoa sem que
as parcelas do financiamento tenham sido quitadas. Essa prática não é
aconselhada pelos advogados, porém, tornou-se comum nas últimas décadas.
Em março de 1990 uma lei foi
criada com a finalidade de restringir a transferência de imóveis financiados.
Após a lei, a mudança de proprietário eleva em 20% o valor das prestações. Para
a negociação ter validade, o segundo comprador precisa ter o crédito aprovado
pelo banco.
Sendo assim, para não pagar o
aumento das parcelas, muitas pessoas não registram o refinanciamento em
cartório. O acordo é realizado informalmente e sem legitimidade legal. Comprar ou vender um imóvel nessas condições pode gerar prejuízos
para todos os envolvidos.
Vale lembrar que se o comprador
não honrar as parcelas, o banco irá cobrar a dívida do vendedor, até então
responsável legal pelo financiamento. Em contrapartida, o comprador está
pagando por algo que está em nome de outra pessoa. Se o vendedor sumir ou
desistir do negócio, o comprador perde tudo.
Existem situações extremas que
demonstram a complexidade de um contrato de gaveta. Por exemplo, o vendedor
possui outras dívidas e a casa está penhorada. O imóvel é leiloado e o
comprador perde todo o dinheiro investido. Outra complicação acontece quando um
dos envolvidos entra em óbito e a família não tinha conhecimento do negócio. O
comprador morre e a dívida é cobrada do vendedor.
Vale lembrar que quem transfere
um imóvel financiado pelo Sistema Financeiro da Habitação encontra
dificuldades na hora de fazer outro financiamento. A taxa de juros será mais
alta e o empréstimo pode até ser negado. Além disso, nos contratos de gaveta,
se o vendedor possui outro imóvel, o comprador não poderá utilizar recursos do
Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Para evitar problemas, o
contrato de gaveta deve ser assinado na presença de um advogado e registrado em
cartório. Uma investigação da ficha do vendedor e do imóvel adquirido também é
fundamental. Mesmo assim, esse tipo de negócio só deve ser realizado com
pessoas de confiança, se o indivíduo for desconhecido, pule fora enquanto é
tempo. (William Cruz - Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma
rede de portais de imóveis e imobiliárias, como o portal de imóveis
em Curitiba | iCuritiba.com, presente em mais de 240
cidades do Brasil).
OPORTUNIDADES
. CIC-TI da
Assespro-RS tem 62 vagas de estágio -
A Associação
das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, regional RS
(Assespro-RS), por meio do Centro de Integração e Capacitação em Tecnologia da
Informação (CIC-TI), está com 62 vagas abertas para estágios em empresas de TI.
São 16 oportunidades para web design, 15 na área de desenvolvimento de software
para dispositivos móveis (mobile), 25 vagas para estágio na área de
desenvolvimento e, ainda, seis na área de rede. Candidatos devem cadastrar seu
currículo no site http://www.cicti.org.br. Empresas de TI que estão com vagas também podem entrar em
contato com CIC-TI para auxílio na seleção de candidatos.
As vagas
para área de desenvolvimento exigem conhecimentos em programação Java, C++, web
(Javascript, HTML, CSS) e Testes de Software. Já as vagas para estágio em rede
pedem graduação em andamento a partir do 3º semestre na área de Tecnologia da
Informação. Enquanto isso, as vagas para web design têm como requisito
conhecimento em HTML 5, CSS 3, Java Script, Ferramentas de Desenvolvimento Web
e noções em SEO, PHP e CMS (Joomla, WordPress). E, para as vagas na área de
desenvolvimento de software para dispositivo móvel é desejável conhecimento em
Banco de Dados Oracle: PHP, Ambiente Linux, programação orientada a objetos,
JQuery e CSS.
O
Centro de Integração e Capacitação em Tecnologia da Informação (CIC-TI) é uma
iniciativa da Assespro-RS que oferece ao mercado uma central de estágios focada
no setor de TI. Trata-se de um banco atualizado, com candidatos de diferentes
perfis. Já inseriu no mercado de trabalho cerca de 1300 profissionais.
Suprindo, dessa forma, as necessidades de diversas empresas e encaminhando os
estudantes ao mercado de trabalho.
O CIC-TI tem
convênio com mais de 209 instituições de ensino em todo o Rio Grande do Sul e
também no Brasil. Entre as instituições gaúchas, algumas são de grande
expressão no estado, como: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Pontifícia Universidade
Católica Do Rio Grande Do Sul (PUC-RS), Universidade Luterana do Brasil
(Ulbra), Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), entre outras.
A Associação
das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Regional RS (Assespro-RS),
foi fundada em 1979, com o objetivo de representar em nível nacional o setor de
informática do Rio Grande do Sul. A entidade contribui para o fortalecimento de
todas as empresas de tecnologia, regidas sob as leis brasileiras, e a
representação institucional dos seus interesses junto às autoridades públicas e
outros organismos, nacionais e estrangeiros. Além de promover parcerias entre
filiados, realiza encontros para debate de temas de interesse das empresas
associadas, estabelece rumos, zela pela difusão e prática da conduta ética nas
relações de mercado, e perante a sociedade, desenvolve programas de fomento e
apoio à atividade.
A
Assespro-RS promove ainda programas de benefícios de todos os segmentos que
representa, sendo eles: Software, Hardware, Treinamento, Assessoria,
Consultoria e Serviços de Informática. E para atingir tais objetivos, busca
convênios, parcerias e projetos de operação em consórcio para serviços,
treinamento, hardware e software. A instituição é engajada no Programa Nacional
de Exportação de Software, Softex2000, que proporciona apoio para capacitação
tecnológica e comercial em nível nacional e internacional das empresas.
. ABRH estágios
oferece 609 oportunidades -A ABRHestágios está oferecendo 609 vagas para estudantes, das quais 32 são para alunos de Ensino Médio. Há também
vagas para os cursos de Administração (78), Arquitetura (1), Ciências Contábeis
(16), Direito (14), Economia (5), Educação Física (6), Engenharia de Produção
(11), Engenharia Elétrica (4), Engenharia Mecânica (9), Fisioterapia (4),
Informática (18), Jornalismo (9), Pedagogia (21), Publicidade e Propaganda (9),
Secretariado (3), Técnico em Administração (41) e Técnico em Informática (8).
Já a ABRHestágios Saúde dispõe de 39 vagas, das quais 6
são destinadas a alunos do Ensino Médio e as demais para os cursos de
Administração (8), Fisioterapia (3), Ciências Contábeis (4), Enfermagem (5),
Direito (1), Fisioterapia (3), Engenharia Mecânica (1), Jornalismo (1),
Publicidade e Propaganda (1), Relações Públicas (1), Técnico em Administração
(5) e Técnico em Enfermagem (3).
O CONCEITO HAPPY HACKING
Imagine dar ao consumidor todas as ferramentas para que
ele aja como uma espécie de hacker que mexe e bagunça uma campanha como bem
entender, tornando-se tão importante no processo criativo quanto alguém da
criação da agência, ou do marketing do cliente. A japonesa Dentsu vem criando
projetos em que o chamado “Happy Hacking”, a interferência das pessoas no
projeto, tornou-se parte da criação, num esquema de totalmente novo e que,
segundo eles, representam uma grande tendência.
Subversiva sim, mas por outro lado enriquecedora. ”Sempre criamos
estratégias e entregamos ao mundo com uma certa expectativa e com objetivos
muito definidos, ainda que muitas vezes eles não sejam totalmente realizados.
No Happy Hacking, simplesmente não se pode traçar objetivos porque não se sabe
aonde as coisas podem chegar”, disse Naoko Katayama, diretora de planejamento
da Dentsu Holding USA.
Se por um lado não se sabe aonde a coisa vai chegar, por outro não há
tentativa e erro. Não há resposta errada. Há apenas tentativa, tentativa,
tentativa. Uma proposta que sem dúvida desafia o status quo e reverte a ordem
dos fatores. ”O que consumidores fazem com uma marca lhes acrescenta
valor. Dá-lhes poder e liberdade de expressão, mantém a marca em um lugar
significativo. É uma mudança. Marcas passam a ser propriedades dos
consumidores” diz Naoko. Ela reforça que, no momento em que uma marca se
propõe a fazer isso, deve disponibilizar todas as ferramentas possíveis, sem
deixar nada a desejar, para que o tiro não saia pela culatra.
Foram apresentados dois exemplos de
cocriação. Um deles da Honda, que elaborou um sistema para facilitar o tráfego
no Japão pós-tsunami/terremoto. Ao disponibilizar ferramentas para as pessoas,
todas puderam entrar numa grande rede de solidariedade e contribuir com
informações e serviço. O projeto chamou-se Perfume?showinfo=1&rel=0"
style="width:480px; height:320px;">. Altamente
tecnológica, a banda disponibilizou um trecho de um clipe, com passos de dança,
de forma que as pessoas podiam modificar os protagonistas dos passos como bem
entendessem. Isso gerou uma imensa participação e inúmeras versões dos passos
de dança do trio feminino – que, por sinal, se apresentou no Grand Auditorium
do Palácio dos Festivais.( propmark).
POR QUE CRIAR UM BLOG?
A forma de expressão por
meio dos blogs cresce cada dia mais e cada blogueiro tem uma maneira de
escrever, alguns usam os blogs para compartilhar seus conhecimentos, para
ensinar, dar dicas, outros para expor sentimentos, desabafos. Alguns são mais
técnicos ou didáticos, outros escritos de maneira clara e direta. Mas a
finalidade é quase sempre a mesma; compartilhar informações com o mundo.
No mundo empresarial existem
inúmeras razões para se criar um blog, como por exemplo, criar conteúdo e
construção de credibilidade, atingir um público específico, concentrando-se em
temas especializados do interesse do mesmo, exposição e visibilidade para uma
marca, dando oportunidade de que se fale sobre ela, aumento nas vendas, mais
tráfego, exposição e oportunidades, entre outras várias razões. O blog
empresarial é um cartão de visitas e uma excelente forma de interação direta
entre uma empresa e seus clientes.
Mas nem todas as empresas
contam com verba para contratar um serviço terceirizado que se encarregue da
criação do blog e da manutenção do mesmo ou tem funcionários com conhecimentos
técnicos que possam criar um blog com um visual bacana e ao mesmo tempo
profissional, mas sim pessoas que conhecem o produto ou serviço que oferecem e
podem contar ao mundo suas mil e uma facetas, só precisam encontrar a via.
Neste caso, a melhor escolha seria o WebSite X5® Evolution 10, um programa que
foi projetado para que qualquer pessoa possa criar facilmente e de forma
profissional sites, lojas online e claro, blogs.
A criação de um blog com o
WebSite X5® é simples, basta clicar em Blog nas configurações avançadas do
quarto passo da estrutura para criação de sites em 5 passos do programa. Na aba
de Postagens o usuário pode escolher o título e uma descrição do blog. Também é
possível definir o visual do blog na aba de layout e ativar os comentários dos
leitores, os quais podem ser gerenciados online simplesmente visitando
diretamente a página como Administrador, sem precisar abrir o programa. Além
disso, se os blogueiros quiserem também podem ter páginas estáticas que
forneçam seus dados para contato ou mais informações sobre eles, que podem ser
usadas para conectar ao blog.
Com o WebSite X5® é possível
usufruir de todos os benefícios de um blog, criando grupos de discussão,
divulgando notícias com RSS feeds, compartilhando informações e ideias em redes
sociais. O blog poderá ser o espaço onde uma empresa se apresenta e
decida quando e como publicar: preparando artigos, fotos, vídeos e áudio. Com o
WebSite X5® pode-se criar um vínculo direto entre blog e aqueles interessados
em saber sobre o tema do momento por meio do canal de noticias RSS Feed e a
divulgação nas redes sociais.
Integração com Redes Sociais
Com o WebSite X5® é fácil
adicionar botões e caixas para redes sociais (Facebook, Twitter, Google+,
Pinterest), assim os visitantes podem compartilhar o site em seus perfis. Um
fantástico meio para divulgar, aumentar a popularidade de um website e ampliar
horizontes.
WebSite X5® Evolution 10 é
uma boa escolha porque funciona off-line, oferece muitos modelos prontos para
se utilizar (ou se preferir, o usuário pode criar um novo modelo a partir do
zero). Sem falar que o programa conta com a possibilidade de criar uma loja
online sem o apoio de serviços externos (muitos outros programas precisam) e
inclui um pacote de hospedagem na web, gratuito durante o primeiro ano.
Para mais informações sobre
o programa e os recursos da nova versão, visite http://www.websitex5.com/br,
onde também está disponível uma versão gratuita do programa para teste e vídeos
tutoriais, que explicam detalhadamente como criar um site com WebSite X5®
Evolution 10.
***
Sobre Incomedia
Incomedia é uma
desenvolvedora independente e líder no mercado, responsável pela criação de
software multimídia para o PC. Foi fundada em 1998, é uma propriedade privada e
sediada na Itália.
O produto líder da
Incomedia, o WebSite X5® foi desenvolvido com o objetivo de oferecer alta
qualidade em software de criação de site por preços acessíveis para
pequenas empresas e usuários no setor da educação.
O software foi desenvolvido
especificamente para usuários que desejam publicar websites de alta qualidade e
lojas on-line, com um design profissional e em apenas 5 simples passos. É
completamente visual e os usuários não requerem nenhuma habilidade de
programação HTML, tudo o que precisamos saber é o que eles querem dizer e
WebSite X5® cuida do resto.
Website X5® está disponível
em 13 idiomas diferentes e é vendido atualmente em mais de 40 países através de
uma rede bem estabelecida de distribuidores, revendedores e varejistas. Até
agora, o software tem mais de 200 opiniões favoráveis globais de algumas das
mais respeitadas revistas e sites. Detalhes: http://www.websitex5.com/br
INTERNET E MOBILIZAÇÃO
Quem quiser entender o poder de fogo do ciberativismo que tomou conta do país, levando milhares de pessoas a
participar de passeatas e manifestações, empunhando, em, uma mão, cartazes de
confecção caseira e, na outra, sofisticados celulares, precisa, antes de tudo,
entender o ambiente onde ele foi gestado.
Vamos aos números: o
Brasil já ocupa a terceira posição em quantidade de usuários ativos na internet
(53,9 milhões), atrás apenas dos EUA e do Japão. Mais de metade da população
tem computador em casa e 94,2 milhões de brasileiros têm acesso à internet. Em
nosso país, um celular é ativado a cada segundo – temos 264 milhões deles,
sendo 65 milhões de smartphones e
58,9 milhões de conexões 3G. Não é de admirar que, com tamanho alcance, a
internet seja parte fundamental do fenômeno que hoje toma as ruas do país.
Num primeiro momento, as
manifestações pela queda das tarifas do transporte público em São Paulo foram
mobilizadas quase que integralmente pela internet. A partir do dia 13, em
virtude dos excessos cometidos pela polícia paulista, o tema ganhou maior
destaque na imprensa tradicional, passando a monopolizar o tempo dos
telejornais na TV aberta.
Neste momento, a
internet deixou de ser protagonista na produção de conteúdo, mas se manteve
fundamental na repercussão e amplificação do que era veiculado na grande
imprensa. Estabeleceu com as mídias convencionais uma relação de
retroalimentação que ajudou a definir e pautar o movimento – principalmente quando
o fenômeno saiu de São Paulo para ganhar novas praças e, com elas, bandeiras
que ultrapassaram a questão inicial do transporte público.
Diferentemente do que
acontecia nas manifestações de duas décadas atrás, no entanto, o discurso
pasteurizado da grande imprensa é, agora, contestado por imagens captadas pelos
próprios manifestantes. Veiculado livremente no ambiente democrático da
internet, este material oferece um ponto de vista único e pessoal dos
acontecimentos. Permite o debate, a troca de experiências e o compartilhamento
instantâneos – e, assim, mantém o movimento vivo, impulsionando a adesão de
forma exponencial. Tudo se propaga rapidamente e é fácil entender por que: 97%
dos brasileiros usuários de internet estão nas redes sociais, onde passam cerca
de cinco horas por dia.
É deste atrito, entre as
informações da grande imprensa e o conteúdo gerado por indivíduos
independentes, que se constroem os novos conceitos com os quais estamos, agora,
nos defrontando. E que são caóticos neste primeiro momento, dificultando o
entendimento, porque caótica é a rede – e é preciso, antes de tudo, dominar a
arte do monitoramento e da gestão para extrair do caos o que é ou não
importante.
Mas se é verdade que
dialoga com as mídias tradicionais na produção de conteúdo, a internet reina
absoluta na organização das passeatas. Notadamente, páginas e grupos do Facebook são utilizados para pautar e agendar as manifestações.
O Twitter, por sua vez, tem sido a ferramenta de mobilização e difusão de
palavras de ordem. No momento mesmo em que escrevo este artigo, chegam notícias
de que os manifestantes reunidos em frente ao Congresso Nacional estão
organizando seus deslocamentos táticos a partir de mensagens trocadas via SMS e WhatsApp.
Para entender porque as
redes sociais são fundamentais para toda essa articulação é preciso considerar
que a rede reorganizou os hábitos de socialização - e as comunidades virtuais
são o melhor exemplo disso. A mudança de paradigmas promovida pela internet
acabou por trair os conceitos de comunidades tradicionais. Antes fortemente
baseadas na interação física na proximidade geográfica, as novas comunidades se
estruturam agora sobre um único aspecto: o interesse em comum de seus membros.
Quando o interesse comum
que sustenta estes novos grupos encontra um ambiente propício, estas relações
podem migrar do mundo virtual para o real. E o fazem com a força de um fenômeno
que desconhece fronteiras – sejam elas territoriais ou culturais.
O que se vê no Brasil, hoje, certamente tem
causas mais profundas, que exigirão, nos próximos dias, análises históricas e
socioculturais que nos ajudem a entender como chegamos a esta conjuntura. Mas
já não há dúvidas a respeito do ambiente, democrático e plural, no qual foram
gestadas as mudanças que estão por vir. (Luiz
Alberto Ferla, CEO da Knowtec,
Talk,TechFront, KeepingUp e DDBR).
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