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domingo, 16 de junho de 2013

SETE PASSOS PARA ENCONTRAR UM NOME


 
Ter o próprio negócio é um sonho e uma alternativa para milhares de brasileiros. Somente no primeiro trimestre de 2013 foram criadas e passaram a funcionar dentro do território nacional 428.741 novas empresas, segundo estudo da Serasa Experian. Entre os muitos desafios da primeira fase do empreendimento está “batizá-lo”, criar o nome dos produtos ou serviços que serão oferecidos. Em um mercado cada vez mais competitivo, esta etapa pode definir o sucesso ou o fracasso de uma empresa.
“No mercado profissional de branding, o processo de criação e avaliação de nomes para marcas é chamado de naming. Não é apenas um processo criativo, mas também uma abordagem estratégica para encontrar as melhores opções de nomes para a marca de uma empresa ou produto de acordo com seu mercado e público”, explica Guilherme Sebastiany, especialista da Sebastiany Branding.
Existem duas alternativas para quem está iniciando um negócio: contratar um profissional ou fazer o processo de naming internamente. Para quem optar pela segunda opção, o Sebastiany aponta os sete passos para criar um nome.
1 – Entenda as necessidades de comunicação da marca. Quem é a empresa, produtos ou serviço, quais os seus diferenciais, valores e personalidade? Questione o que é preciso comunicar através do nome.
2 – Levante o perfil do publico-alvo da marca. Diferentes grupos têm diferentes percepções sobre o que é um nome popular ou sofisticado, moderno ou tradicional, amigável ou distante.
3 - Identifique a estratégia de visibilidade da marca, onde será mais utilizada e comunicada. Ex: se for aplicada em uma embalagem pequena, como isso afetará o espaço para o nome?
4 - Analise os territórios onde a marca irá atuar. Apenas no Brasil? No exterior? Pense em quais barreiras de linguagem ela deverá superar quanto ao entendimento, percepção e pronúncia.
5 - Analise os aspectos jurídicos de probabilidade de registro e proteção no segmento específico em que a marca vai atuar. Em diferentes setores, o tipo de nome que pode ser mais facilmente registrado muda. Identificar isso desde o início ajuda a criar não apenas um nome mais forte e original, mas também um que possa ser mais exclusivo para empresa.
6 - Entenda as demandas da marca quanto ao seu uso na web. O que é mais importante: ter o domínio .com.br? Ser um nome facilmente localizado em uma busca do Google? Ser fácil de rastrear no monitoramento de redes sociais? Como nem sempre é possível ter tudo, entender quais são as prioridades pode ajudar a criar um nome mais assertivo.
7 - Com base em todas as informações colhidas, definir qual será a estratégia do nome, o que na Sebastiany é chamado de ESTRATÉGIA VERBAL®, ou seja, qual será o caminho ideal para a criação do maior número possível de nomes que atendam melhor as demandas do projeto.
Que classe de nome buscar? Quais os processos ideais para criação deste nome (busca, hibridação de palavras, estrangeirismo, derivação prefixal ou sufixal, aliteração, consonância etc)?. “Neste processo deve ser criado um bom número de alternativas, afinal nem todos estarão livres para uso. Mas o trabalho não termina com a criação das opções de nomes. A criação é apenas a metade do caminho”, alerta Sebastiany.
 PESQUISA - Tão importante quanto o processo de geração de alternativas é o trabalho de avaliação e validação do nome. É também importante verificar junto ao público alvo se as associações com o nome são positivas, se a sonoridade é agradável, se é fácil de ser lembrado e até mesmo se o conjunto das letras no nome favorece visualmente a elaboração de um logotipo atraente.   
Existem formas tanto quantitativas quanto qualitativas para testar a eficácia de um nome antes do mesmo ser lançado no mercado. Realizar essas pesquisas pode ajudar a ter uma visão melhor de quais nomes, dentre as alternativas disponíveis, desempenham melhor junto ao seu público. Isso também ajuda a reduzir a listagem de nomes a um grupo menor, de três a cinco opções para a decisão final.
“Apenas ao fim do processo, quando se tem em mãos bons nomes, adequados a estratégia da empresa, que o gosto pessoal pode entrar em discussão, caso contrário o gosto pode se sobrepor as verdadeiras necessidades da marca”, aconselha Sebastiany.
CONTRATANDO ESPECIALISTAS - Se tudo isso parecer complexo demais, é possível contratar uma empresa especializada em branding, o que está cada vez mais acessível a PMEs no Brasil. A Sebastiany Branding, que é especializada no setor, criou um processo de co-criação que torna os resultados melhores e o valor do investimento menor.
“Envolvemos o cliente com a nossa equipe em uma dinâmica ou workshop de criação conjunta que dura um dia. Com isso não apenas geramos juntos muitas boas opções iniciais, como também o cliente, ao estar envolvido no processo, está menos propenso a rejeitar bons nomes gerados durante a dinâmica por não se identificar com ele”, explica o especialista
Para finalizar, vale lembrar que uma marca pode ser usada por décadas e, se tiver problemas (geralmente ocultos), pode trazer um passivo jurídico para empresa ou demandar mais investimentos em publicidade e comunicação para alcançar o mesmo patamar de resultado de um bom nome.
Fonte - Guilherme Sebastiany - Sócio Fundador/Diretor de Estratégia - Formado em arquitetura e urbanismo pela USP e MBA em Branding - Gestão Estratégica de marcas - pelo ITAE. Foi professor em cursos de graduação e pós-graduação em design e no MBA em Branding da Anhembi Morumbi e no curso de Extensão em Gestão no Varejo da FIA. É professor de Identidade de Marca no MBA em Branding do Rio Branco e também é professor em Branding no Master de Marketing da Business School São Paulo e no MBA de Hotelaria de Luxo da URM. Com 15 anos de experiência em criação de marcas, possui projetos desenvolvidos para diversos segmentos no Brasil e exterior.
 Sobre a Sebastiany Branding
Criado em 1997 na cidade de São Paulo, Sebastiany Branding é um escritório especializado em estratégia e criação de marcas. Sua proposta é projetar marcas em maior profundidade e qualidade para transformar estratégias de identificação em diferenciação através de uma metodologia própria que incorpora conhecimentos das áreas de design, estratégia, marketing, branding e gestão corporativa.
 O escritório atua tanto na concepção de novas empresas, quanto na reformulação de marcas enfraquecidas, trabalhando desde a estratégia e posicionamento até sua correta síntese visual em uma marca forte e representativa. Até hoje, a Sebastiany Branding já desenvolveu mais de 470 marcas. Site: www.sebastiany.com.br

 

 

A GUERRA CIBERNÉTICA NO NOSSO COMPUTADOR

A revelação de que um programa ultrassecreto permite ao governo dos Estados Unidos acesso a mensagens de correio eletrônico que circulam pelos servidores do Google, Facebook, Twitter e Yahoo, entre outros, trouxe a guerra cibernética para dentro de nossas casas, escritórios, lan houses, universidades e escolas.

 

Sabia-se que a privacidade nunca foi absoluta nas principais redes de comunicação digital no mundo. A perda de boa parte do nosso controle sobre nossas informações faz parte de uma troca com empresas como a Google,por exemplo, para a qual cedemos nossos dados em troca de um serviço grátis de correio eletrônico e armazenamento de informações. Mas nenhum de nós tinha até agora se dado conta da possibilidade concreta de que mensagens trocadas em família possam acabar num contexto errado, na hora errada e em mãos erradas.

divulgação do programa Prism, criado pela Agência de Segurança Nacional, dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês), pelo ex-advogado e agora blogueiro Glenn Greenwald, é um golpe seriíssimo na confiabilidade das empresas envolvidas. O acordo que transformou a Google numa empresa multibilionária apoia-se na confiança dos usuários de que seus dados não serão utilizados indevidamente.

 

A gigante das buscas e serviços na internet tem agora diante de si um dilema duríssimo: justificar a sua confiança no usuário para manter a rentabilidade do negócio ou assumir que faz parte de um aparelho político, com sede em Washington.

O monitoramento das mensagens de correio eletrônico e nas redes sociais, previsto no programa Prism, pode chegar à identificação de textos pessoais, mas seu objetivo principal é identificar tendências para combatê-las antes que se manifestem.

 

O processamento dos conteúdos monitorados é feito por meio dos instrumentos de análise de correlações probabilísticas estabelecidas a partir da análise de grandes massas de dados. O caso Prism éuma aplicação militar da teoria dos Grandes Dados.

 

Nossas mensagens de correio eletrônico, no Facebook, Twitter, Yahoo,torpedos trocados pelas operadoras de telefonia celular e vídeos fazem parte da chamada guerra cibernética deflagrada pelos Estados Unidos e que tem dois alvos prioritários: o terrorismo e a economia chinesa.

 

Muita gente vai lamentar ter passado a usar a internet praticamente para tudo e outros ainda, mais assustados, podem até deixar de usar o correio eletrônico.

 

Mas estamos num processo sem volta. É impossível voltar para o correio postal ou para a economia analógica. O caso Prism mostrouque a tecnologia pode ser usada para inúmeros fins, inclusive aqueles que ignoramos ou detestamos. Como não podemos mais abrir mão dela, o nosso dilema, que agora se tornou mais claro, é como vamos administrar o seu uso.

E aí surge uma série de perguntas bem complexas. Qual o grau de controle que podemos ter sobre os dados que entregamos a empresas como a Google? Compromissos verbais não impediram que o projeto Prism esteja funcionando desde 2007. É possível confiar nos governos como guardiães dos nossos dados? É viável a formação de bancos comunitários de dados em que os cidadãos possam controlar o uso dos mesmos? (Artigo escrito por Carlos Castilho, originalmente publicado no Observatório de Imprensa e reproduzido no Adnews)

 BRASIL É O QUARTO EM CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

 No ano em que a luta contra o desperdício ganhou o topo da agenda ambiental internacional, o mercado brasileiro busca mais um degrau no ranking mundial de construções sustentáveis. Hoje, o Brasil ocupa o quarto lugar entre os países que mais concentram edificações feitas a partir de critérios ambientalmente adequados. Os Estados Unidos reúnem o maior número de empreendimentos em análise, seguidos pela China e pelos Emirados Árabes Unidos.

Mais de 720 projetos brasileiros aguardavam a certificação internacional, conferida pela organização não governamental internacional chamada Green Building Council (GBC), responsável por estimular as construções verdes no mundo. Pelo menos 99 edificações no país detêm o selo. A expectativa do governo e da indústria de construção é chegar a 900 projetos para análise da organização até o final do ano.

Caso consiga atingir a meta, o Brasil ocupará a terceira posição na lista dos países com mais edificações ambientalmente projetadas. A construção civil é responsável por alto consumo de recursos naturais e utiliza energia em larga escala, de acordo com números do Conselho Internacional da Construção. Mais de 50% dos resíduos sólidos gerados por atividades humanas são oriundos do setor.

"O conceito de construção sustentável está amadurecendo e se consolidando dentro da cadeia produtiva da construção civil”, avaliou Wagner Soares, gerente de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Para alcançar esse status, engenheiros e arquitetos precisam observar uma série de pré-requisitos e medidas, como a redução do consumo de energia e a prioridade às condições de luminosidade natural e de lâmpadas de baixo consumo, além do uso de aparelhos eletrodomésticos mais econômicos (indicados pelo selo Procel).

“A reforma ainda é um tanto complicada e o custo ainda não é muito baixo. Você tem um aumento de 15%, em média, do custo da construção quando trabalha com sustentabilidade e isso coloca em risco o valor do investimento”, destacou Soares. Pelas contas do GBC Brasil, esse gasto, que já foi 30% superior ao de obras convencionais, pode significar uma diferença de até 5%.

Wagner Soares destacou que existe uma tendência de diminuição dos gastos ao longo do tempo. A expectativa é que as pessoas adotem, cada vez mais, sistemas ambientalmente sustentáveis. Soares ponderou que o maior investimento ainda impede que esses projetos representem uma realidade frequente no país.

O governo federal, por sua vez, desenvolve ações para estimular programas ambientalmente sustentáveis. O Ministério do Meio Ambiente disponibiliza cursos pela internet sobre procedimentos que podem ser adotados para adequar prédios públicos a esses sistemas de sustentabilidade.

O programa habitacional Minha Casa, Minha Vida começou há dois anos, com a obrigatoriedade do uso de energia solar em todos os novos empreendimentos destinados às famílias com renda máxima de três salários mínimos. A etapa incluiu 2 milhões de residências, das quais 1,2 milhão para famílias com renda máxima de três salários mínimos.

Técnicos do governo informaram que existem diversas linhas de financiamento para beneficiar esses projetos. Procuradas pela Agência Brasil, as principais instituições financeiras públicas – Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - não apontaram qualquer crédito criado especificamente para essa finalidade. Os projetos podem ser beneficiados por linhas de crédito que já existiam.A Caixa Econômica Federal não deu informações sobre o assunto.(www.brasilalemanha.com.br)

CUPOM PELO CELULAR FAZ VENDA CRESCER 200%

Há pouco mais de dois anos o Brasil aderiu a um costume tipicamente americano, o Black Friday. É assim que é chamada a 4ª sexta-feira de novembro, que segue o feriado de Ação de Graças – quando o varejo se organiza para realizar grandes vendas e oferecem descontos aos seus clientes. No Estados Unidos, a ação tem como objetivo fazer com que os comerciantes liquidem o estoque antigo para recebimento de novas mercadorias, para as vendas no período natalino, que acontece quatro semanas depois do evento.

Embora ainda seja uma prática nova no Brasil, algumas empresas já aderiram ao movimento, como é o caso das Lojas Pernambucanas. Em 2012, a empresa inovou oferecendo descontos aos seus clientes por meio de mensagens no celular. A ação, desenvolvida pela Kanamobi - uma empresa de inteligência em mobile marketing orientada a resultado – teve como objetivo impactar os clientes próximos das Lojas Pernambucanas por geolocalização, e assim alavancar as vendas das mais de 296 lojas espalhadas pelo país.

Ao todo foram mais de 80 mil cupons entregues, com uma taxa de conversão de 13,58% o que representou um aumento de 200% no número de vendas. “Esse formato de ação apresenta um resultado bastante positivo, e a explicação está na possibilidade de ações por geolocalização e consequentemente a possibilidade de entregar uma oferta para o consumidor que esta próximo da loja”explica Cristiano Kanashiro CEO& e Fundador da Kanamobi.

 Durante o dia 22 de novembro de 2012 clientes foram impactados por teasers – chamariz - apresentando sobre a promoção onde havia a possibilidade de aceitar ou não o recebimento do cupom. Após o aceite, os clientes clicavam na opção Cupom SMS e o recebiam em seu celular –já prontos para o uso. (Propmark)

MATANÇA DE CAVALOS SELVAGENS NA AUSTRÁLIA

 As autoridades do norte da Austrália autorizaram o sacrifício de cerca de 10 mil cavalos selvagens famintos e sedentos que são considerados uma ameaça ao meio ambiente da zona desértica que habitam.

A medida foi adotada pelo Conselho Central de Terras do Território do Norte, o organismo que administra uma área aborígene com extensão de 771.747 quilômetros quadrados, e estará vigente até meados de junho.

Como é difícil chegar à zona conhecida como Tempe Downs por via terrestre, cidade situada a cerca de 300 quilômetros da cidade de Alice Springs, o conselho deu permissão para perseguir as manadas de cavalo com helicópteros e disparar contra os animais com rifles.

Os helicópteros foram utilizados anteriormente na Austrália para controlar a população de camelos nas zonas mais remotas do país.

Os cavalos, da mesma forma que outros animais selvagens introduzidos pelos primeiros colonos como os camelos e burros, se multiplicaram de forma descontrolada e vagam pelos inóspitos territórios da região central da Austrália.

Nesta árida região, a cada ano muitos equinos morrem por falta de comida e água.

O diretor do Conselho Central de Terras, David Ross, afirmou no começo de maio que não tinha sido fácil adotar a decisão de sacrificar os cavalos, mas considerou que era a melhor solução.

"Ninguém quer ver os cavalos sofrerem, especialmente os donos tradicionais das terras que amam os cavalos, mas eles têm consciência das consequências derivadas de um descontrole de sua população", disse o chefe do conselho.

Ross argumentou que o matadouro convencional mais próximo se encontra a 1.500 quilômetros de distância e também não existe "um mercado que possa absorver estes cavalos", a maioria esquálidos e com um peso abaixo dos 250 quilos.

As organizações de defesa dos animais consideram que um massacre com esta escala é uma ação desumana e afirmam que o método eleito para matar os cavalos causará o sofrimento por conta da morte lenta de todos aqueles exemplares que serão feridos pelos disparos realizados desde os helicópteros.

Estas organizações também estão preocupadas de que a dispersão dos corpos provoque efeitos como a proliferação de animais depredadores, entre eles os cachorros e gatos selvagens que já agora são um perigo para o gado e as espécies nativas.

A Sociedade Equestre acredita que os cavalos da região de Tempe Down são da raça Waler, descendentes dos exemplares trazidos ao continente australiano pela primeira frota de navios britânicos, no ano de 1788.

Estes equinos desempenharam um papel destacado na exploração e na colonização do que hoje é a Austrália e foram empregados pelos militares durante a Primeira Guerra Mundial, explicou a presidente da Sociedade de Cavalos Waler da Austrália, Elizabeth Jennings.

Segundo dados oficiais, a população de cavalos selvagens em 1830 era de 14 mil exemplares e duas décadas depois, tinha aumentado até os 160 mil.

A fauna autóctone australiana é em geral de tamanho reduzido e inclui muito poucos animais carnívoros: gatos nativos, o demônio de tasmânia, o dingo (cachorro selvagem nativo) e algumas águias.

Ao contrário de Tempe Down, no vizinho estado de Queensland, no nordeste da Austrália, as autoridades preveem abrir vários parques e reservas naturais para tentar alimentar cerca de 250 mil cabeças gado que sofrem de fome e sede devido à seca nesta região. (www.brasilalemanha.com.br)

AS CAXIROLAS CHEGARAM
A distribuidora oficial da Caxirola, Izzo Musical, acaba de fechar parceria com a rede de lojas Andorinha Hipermercado. Este é o primeiro ponto de venda do país a comercializar o produto.

“A uma semana do início da Copa das Confederações os consumidores já podem ir lojas para comprar o instrumento oficial da torcida brasileira”, diz Fernando Moraes, da Izzo Musical.  

Criada pelo músico baiano Carlinhos Brown, a Caxirola, recebeu chancela do governo brasileiro e é um produto oficial da Fifa.

Preço:
O instrumento, feito de plástico e com cores do Brasil já pode ser comprado por R$ 29,90.
Mais informações sobre o A ndorinha Hipermercado:
http://www.andorinhahipermercado.com.br

Completando 95 anos, a Izzo Musical é atualmente responsável pela fabricação e distribuição de mais de 20 marcas nacionais e internacionais. São distribuidores exclusivos de grandes marcas como: Fender, Dunlop, Casio, Elixir, Vic Firth, Vandoren e fabricantes de marcas como Timbra, Dolphin, SG. Atualmente, a Izzo exporta uma extensa linha de produtos para mais de 20 países.
Mais informações sobre a Izzo Musical:
http://www.izzomusica l.com.br

E-MAIL MARKETING ALAVANCA VENDAS


As datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, são excelentes oportunidades de alavancar os negócios, uma vez que os casais têm disposição de gastar o quanto for preciso no presente ideal. Para isso, o e-mail marketing reúne uma série de vantagens únicas que aproximam o vendedor de seu cliente.

Veja abaixo algumas dicas para vender mais nessa data através do e-mail marketing:

- Segmente a campanha utilizando o campo sexo. Assim, é possível realizar açõespromocionais com produtos personalizados;

- Use os fun characters, ou caracteres divertidos, nos assuntos dos e-mails. Dizer, por exemplo, “Você vai ♥ nossas promoções”, além de diferenciar dos demais assuntos, faz com que seus clientes sintam-se mais atraídos e aumente a taxa de abertura das mensagens. Caso esteja com dificuldade de escolher o melhor assunto, realize pequenos disparos a um percentual de seus contatos e analise os que geram mais aberturas e reutilize para o restante de seus contatos;

- Crie um cartão virtual e ofereça como brinde para seus clientes enviarem aos seus companheiros ou, ainda, permita que seu cliente indique seu parceiro a fazer o cadastro em sua lista e ofereça descontos exclusivos;

- Se você tem um restaurante, hotel ou pousada, mande um e-mail marketing lembrando seu cliente de fazer reserva para esta grande data. Lojistas também costumam usar o Dia dos Namorados para unir seus serviços com os de outros ramos a fim de potencializar ainda mais as vendas;

- Ofereça produtos complementares, voltados para a data, para quem finalizou uma compra anterior e, se seu cliente encheu o carrinho e não comprou, envie uma oferta especial tentando resgata-lo;

- Disponibilize uma seção especial em seu site com produtos comemorativos, quem comprar recebe automaticamente um e-mail com um cartão do Dia dos Namorados;

Os bons negócios são feitos de oportunidades e o e-mail marketing gera muitas delas. Não perca tempo!  (Lucio Boracchini, diretor-geral e sócio da Akna no Adnews)

27º CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA

A Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM) promove entre 29 de setembro e 3 de outubro em Natal, no Rio Grande do Norte, o 27º Congresso Brasileiro de Microbiologia.

A conferência de abertura será proferida por Patrick R. Murray, do National Institutes of Health Clinical Center, dos Estados Unidos.

Ao menos seis eventos paralelos ocorrerão simultaneamente ao congresso, entre eles o 2º Simpósio de Fermentação Alcoólica e o 15º Simpósio Brasileiro de Micobactérias. Os microbiologistas com título de doutor obtido até três anos antes da data de início do congresso também podem participar do Prêmio Jovem Microbiologista 2013. O primeiro colocado receberá R$ 1.500,00 em dinheiro e poderá ter o trabalho publicado no periódico Brazilian Journal of Microbiology.

O prazo para o envio de resumos em português, espanhol ou inglês é 24 de junho. Para quem não vai apresentar trabalho, as inscrições seguem até 18 de setembro. A inscrição deve ser feita on-line por meio do link:www.sigeventos.com.br/sigeventos/sbmicrobiologia/inscricao/index.asp?eveId=5.

Mais informações: www.sbmicrobiologia.org.br/27cbm/index.html. 

AS MARCAS MAIS RELEVANTES DO MUNDO


O grande desafio das marcas não é apenas conseguir entrar no coração das pessoas, mas também se mostrar suficientemente relevante o tempo todo. Por isso, todo ano o Grupo Havas promove a pesquisa Meaningful Brands, que revela o quanto as marcas são significativas na vida da população.

O estudo deste ano mostra que a desconexão entre marcas e pessoas permanece, e que a maioria ainda não se importa se mais de 73% das marcas deixassem de existir. A pesquisa conta com 700 marcas, mais de 13.4000 consumidores em 23 países.

Os rankings globais mostram o Google em primeiro lugar seguido pela Samsung, Microsoft, Nestlé e Sony como as cinco marcas mais significativas de 2013 seguidas por IKEA, Dove, Nike, Wal-Mart, DANONE, Philips e P&G. Este ano, metade das dez principais marcas pertence ao setor de tecnologia.

“As marcas tecnológicas estão se tornando novos ícones pessoais, nos fortalecendo para expandir nosso potencial. Não somente tornam nossas vidas mais fáceis e nos auxiliam a ficar mais inteligentes, mais saudáveis e a aprimorar nossas capacidades, como, o que é mais importante”, afirma Sara de Dios, Diretora Global do Meaningful Brands.

Entre as marcas que deram um salto neste relatório estão Nike, classificada globalmente na posição nº 7; Mercedes Benz e Adidas, ambas na posição nº 11, e Dove, que globalmente está na posição nº 6. Entre as marcas que continuam a se destacar, de acordo com o índice, incluem Wal-Mart, Microsoft, P&G e Samsung, entre outras. (Redação Adnews)

 MINICURSO MÉTODO DE RIETVELD

 O Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC (UFABC) e o Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara promovem, entre 29 de outubro e 1º de novembro, o minicurso Método de Rietveld no campus Santo André da UFABC.

As inscrições podem ser feitas até 15 de outubro. Há 30 vagas. O curso destina-se a alunos de mestrado, doutorado, profissionais de indústria de mineração, cimento, fármacos, pesquisadores, entre outros, que se interessem por análises estruturais e quantitativa de fases.

Um dia do minicurso será dedicado à cristalografia básica, para fornecer o mínimo de informação necessária para aqueles que não possuem conhecimento de cristalografia.


"É A PROPAGANDA, ESTÚPIDO”


A propaganda, como o jornalismo, passa por transformações profundas. Disruptivo é pouco para descrever o momento.

Mas a propaganda, como o jornalismo, nunca foi tão demandada. E seu futuro nunca foi tão relevante, ainda que diferente do que é hoje.

 Nesta era da comunicação, que é por consequência a era da informação, compra desinformada é um hábito em extinção. O consumo é uma operação cada vez mais sofisticada, inteligente, informada. Clientes que no ato da compra têm acesso ao preço do produto comprado em vários concorrentes são só o começo das transformações em curso.

 Para competir nesse mundo informado será preciso informar e trocar informações. Será preciso ter voz, cabeça e coração. Uma marca será mais que uma marca.

 Mas essa nova conversação surgiu antes dos serviços para atendê-la. Estamos aprendendo no caminho. E se o novo fascina, ele também engana.

 Não se deve confundir permanência com velhice. Muitas coisas serão sempre relevantes justamente por serem antigas, testadas, verdadeiras.

 A nova propaganda tem em sua essência o DNA da velha propaganda. A arte, a inteligência e o conhecimento são atemporais. Os profissionais da propaganda e do marketing acumulam há décadas gigabytes de conhecimento empírico sobre a arte de vender e de informar o mercado sobre o que está sendo ofertado.

 O marketing e a propaganda sempre foram e seguirão fundamentais para a inovação mercadológica. São disciplinas necessárias para entender as demandas do mercado e transformá-las em novos produtos para atendê-lo. Sua importância na economia não deve nem pode ser subestimada.

 Não é coincidência que novas grandes empresas inovadoras como Facebook e Google tenham como maior receita justamente a publicidade em suas redes.

 Esta Folha noticiou na semana passada que a Amazon faturou US$ 610 milhões com publicidade em 2012, um crescimento de 45% em relação ao ano anterior. E pode chegar a US$ 800 milhões neste ano, crescimento de 30%. E a Amazon é um varejista eletrônico, não é mídia.

 Ou é? A loja virtual é também uma coletora de informações preciosas sobre seus clientes expressas na navegação que fazem ali. Com essas informações ela é capaz de oferecer anúncios muito mais focados no gosto do consumidor.

 Entendeu a força da publicidade no novo mundo em que nos comunicamos? Ela pode ter mudado, mas sua importância é vital.

 O Twitter acaba de fechar uma parceria com a WPP, o maior grupo de serviços de marketing do mundo, comandado pelo mestre sir Martin Sorell, para explorar novas formas de anunciar na rede, sempre balizadas pelas informações fornecidas pelos seus usuários, neste caso, sobre o que tuitam ou seguem, para oferecer propaganda focada.

 No Facebook, que atingiu no ano passado a fabulosa marca de 1 bilhão de usuários no mundo, 85% do faturamento vêm da publicidade, e a empresa não para de inventar novas formas de anunciar. A última reformulação foi apresentada na semana passada.

 O mercado prevê crescimento mais do que chinês de 30% na receita do Facebook com publicidade neste ano, para US$ 5,6 bilhões.

 O crescimento previsto no segmento "mobile" da rede social é ainda mais vigoroso: de US$ 500 milhões em 2012 pra US$ 1,5 bilhão neste ano. Isso apesar da crise econômica global. Crise?

Mas é olhando para o Google que a força da publicidade no novo mapa da comunicação fica mais clara. A empresa americana faturou nada menos que US$ 40 bilhões com publicidade em 2012, crescimento de mais de 20% em relação ao ano anterior.

 É preciso, diante desses números acachapantes, olhar a relação das novas formas de comunicação com a propaganda do jeito que ela é.

 Não como uma ameaça, mas uma parceira e um condutor importante para que os publicitários sigam fazendo aquilo que sabemos fazer melhor do que ninguém: entender o produto, o mercado, as mídias e a relação entre eles para proporcionar as melhores oportunidades de negócios para as empresas prosperarem. (Nizan Guanaes, publicitário baiano, dono do maior grupo publicitário do país, o ABC. Publicado originalmente na Folha de S. Paulo e reproduzido pelo Adnews)

A REVOLUÇÃO NAS VENDAS


Edurdo Tevah tem formação em administração, é especialista em gestão de pessoas e roda o Brasil palestrando para empresários, mas foi na FABABA que Eduardo Tevah aprendeu a maior parte do que ensina. A Faculdade da Barriga no Balcão, como ele denomina, foi uma escola pessoal para o palestrante do evento realizado na noite de quinta-feira (06) pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, através do Comitê Regional Qualidade RS Vale do Sinos.

O encontro foi realizado no Complexo Cultural CEI e as reservas estavam esgotadas para os seus 463 lugares uma semana antes do evento. Tevah é empresário, diretor-presidente da D&E Consultores, e presta serviços para empresas como Gerdau, Souza Cruz, Visa, Unimed, Oi, Banco do Brasil, entre outras. O tema de sua fala foi "Revolucionando as vendas de sua empresa". “Minha palestra é de dicas 100% práticas. São coisas que o empresário pode aplicar na manhã seguinte, com o seu primeiro cliente”, explica.

Durante o evento, Tevah abordou temas como confiança, motivação, e principalmente, a excelência no atendimento ao cliente. “Nessa revolução nas vendas, mostro o que mudou e o que não mudou na relação entre empresas e seu público alvo. O cliente está mais qualificado, mais informado. A internet também trouxe grandes mudanças. Hoje se compra coisas que nunca imaginamos adquirir pela internet”, destaca.

Para Tevah muito do que já era praticado não mudou. “O cliente ainda está disposto a pagar um pouco mais por qualidade. Além disso, 71% dos negócios são fechados dentro do ponto de venda, é lá que o cliente toma a sua decisão. Por isso que o atendimento é tão decisivo para o sucesso dos empreendimentos”, lembra o palestrante.

Além de prestar consultoria para grandes empresas, Eduardo Tevah já palestrou por todo o Brasil. Em sua carreira tem quatro livros publicados, três DVDs com palestras e também um CD com suas orientações. A palestra teve o patrocínio da Caixa e do Prato Feito Alimentação e Serviços Ltda.


MIGRAÇÃO DE EMISSORAS AM PASRA FM


Atendendo a uma demanda da Associação das Emissoras Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), a presidente Dilma Rousseff aprovou a migração das emissoras de Rádio AM para a faixa do FM. 

O ministro das Comunicações Paulo Bernardo foi informado da decisão e caberá ao secretário de Comunicação Eletrônica Genildo Lins discutir os detalhes da proposta com a AESP e demais entidades que representam os radiodifusores.

A proposta seguirá em regime de urgência para aprovação no Congresso e pode ser aprovada até o final de 2013. Com isso, a migração começaria já em 2014. 

Cerca de 2 mil emissoras serão beneficiadas em todo o país. Para tanto, será feita a ocupação da faixa de FM (88,1 a 108 MHz) e FM estendida (76,1 a 108 MHz), quando necessário, aproveitando as frequências dos canais 5 e 6 de televisão. 

"Não poderia haver decisão mais justa para o radiodifusor", afirma Rodrigo Neves, presidente da AESP. "Onde não há congestionamento de banda, a transição do AM para o FM será simples. Já nos 200 munícipios onde há congestionamento, especialmente em regiões metropolitanas, serão usados os canais 5 e 6."

Estudos do ministério das Comunicações demonstraram que não haverá problema de interferência com os canais vizinhos nas regiões onde serão utilizados os canais 5 e 6. 

Esta mudança é fundamental para revitalizar as emissoras de Rádio AM, melhorando a qualidade das suas transmissões, além representar uma economia significativa no consumo de energia elétrica. 

 importante lembrar que o mercado brasileiro já dispõe de seis receptores habilitados a sintonizar emissoras de rádio nos canais 5 e 6  (76,1 a 108 MHz)", explica Rodrigo Neves, sinalizando que o processo será tranquilo para o ouvinte. 

Os estudos que deram origem à decisão da presidente Dilma Rousseff foram conduzidos pelo comitê técnico da AESP, liderado pelo engenheiro Eduardo Cappia. (Redação Adnews)

SOLUÇÃO PARA A LEI DASCDOMÉSTICAS

A PEC das domésticas, aprovada em abril, havia deixado em aberto sete itens a serem regulamentados após a promulgação pelo Governo. Em pouco tempo, após a matéria ser votada pelo Congresso, o registro e o atendimento dos direitos dos empregados domésticos, que já embaralhavam a cabeça dos empregadores, ganharão novas regras que tornarão essa tarefa ainda mais complexa.

Foi exatamente para minimizar o trabalho do empregador doméstico que o Pagga Domésticos (www.paggadomesticos.com.br) foi desenvolvido ao longo de dois anos e lançado em abril deste ano, ficando pronto coincidentemente no mesmo mês de promulgação da PEC.

 Neste primeiro mês de operação, a plataforma recebeu a adesão de mais de três mil empregadores, que passaram a utilizar o pacote inovador de serviços online disponível na plataforma, que contempla uma folha de pagamento atualizada pela legislação, um canal para aquisição de benefícios para os domésticos e um sistema que automatiza os pagamentos e recolhimentos em nome do contratante.

 Todos os dias, desde o início da operação, o Pagga Domésticos vem incorporando melhorias em sua plataforma, boa parte delas decorrentes de contribuições dos próprios empregadores, agregando múltiplas experiências e tornando os serviços cada vez mais completos e fáceis de utilizar.

 De fato, não há nenhum serviço disponível no mercado que seja similar ao Pagga Domésticos. A partir de um simples cadastro com seus dados e a inclusão de seu contratado, o empregador não precisa fazer nada mais que pagar um boleto único contendo salário, INSS, FGTS, IR retido na fonte e crédito do vale-transporte e cartão alimentação, caso tenha solicitado esses benefícios.

 A própria plataforma Pagga Domésticos se encarregará de creditar o salário na conta bancária do contratado, recolher os encargos e creditar os benefícios, organizando automaticamente os comprovantes autenticados para consulta ou impressão pelo contratante. E estão também disponíveis outras duas opções de crédito do salário: por meio de cartão pré-pago, para saque em caixas eletrônicos, e pelo próprio empregador, da forma que lhe convier.

 Além disso, o Pagga Domésticos gera o contrato de trabalho, etiqueta para fazer o registro em carteira e folha de ponto logo no momento do cadastramento do empregado, além de calcular tributos, férias, rescisões e controlar afastamentos, tudo de acordo com a legislação.

 A equipe do Pagga Domésticos já se antecipou às mudanças e garante que o sistema estará totalmente atualizado assim que os pontos pendentes da PEC das Domésticas forem definitivamente aprovados pelo Congresso. "O contratante que utiliza nossos serviços não precisará se preocupar em atender a nova legislação. Isto ocorrerá naturalmente a partir da atualização dos nossos sistemas sem que ele tenha que tomar nenhuma decisão", afirma Armando Ribeiro, diretor executivo do Pagga Domésticos.

 E complementa: "com o Pagga Domésticos qualquer pessoa, sem conhecer a lei ou precisar de ajuda profissional, consegue registrar um empregado, preencher corretamente a carteira de trabalho, incluí-lo como contribuinte do INSS e vinculá-lo ao FGTS. Além disso é possível emitir um contrato de trabalho na forma da lei, controlar a jornada do trabalho e pagar horas extras, colocar o empregado de férias e fazer a rescisão dele. É tudo muito simples e intuitivo".

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