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quarta-feira, 19 de junho de 2013

ORIENTAÇÃO JURÍDICA PARA OS MANIFESTANTES


 


O povo está nas ruas, reivindicando, protestando, exigindo melhorias. Para tanto, neste momento de manifestações é importante saber quais seus direitos caso haja algum problema durante as passeatas. 

Segundo o escritório de advocacia Valverde Advogados, há como se guiar juridicamente a fim de minimizar transtornos.  “Elaboramos algo simples e prático para que a população que está indo as ruas protestar saiba de seus direitos no momento da manifestação” diz Michelle Hamuche e Mariana Valverde, advogadas  e sócias da Valverde Advogados.

1.     Os policiais podem deter os cidadãos, por alguns minutos, para averiguação, verificando se há porte de bombas, armas, drogas etc.

2.     A polícia não pode prender para averiguação, colocar o manifestante em um camburão e levar para a delegacia.

3.     Se a pessoa for pega cometendo algum delito ou estiver depredando patrimônio público, a polícia pode prender e levar até a delegacia mais próxima.

4.     Todo o cidadão tem o direito de permanecer calado diante de qualquer pergunta, de qualquer autoridade.  Em uma situação que o manifestante estiver detido na delegacia ele tem direito de contar com o auxilio de advogados. Inclusive, se quiserem tomar depoimento do cidadão, chame por um advogado presente. Caso não permitam a presença de um, pode-se declarar: “Permanecerei em silêncio, porque me foi negado direito de ter um advogado acompanhando este ato”. Isto deve ser documentado e assinado.

5.     Durante as manifestações, qualquer revista da polícia, deve ser feita na presença de todos. A polícia não pode pegar mochilas, por exemplo, e verificá-las longe dos olhos de todos.

6.     Caso alguém que você conheça seja preso ou esteja precisando de assistência jurídica, há uma pagina na internet “Habeas Corpus Movimento Passe Livre Manifestação (data)”. Já são mais de 4000 advogados dispostos a ajudarem gratuitamente os manifestantes.

O escritório de advocacia Valverde Advogados dos sócios Mariana Valverde, Michelle Hamuche, Rodrigo do Santos Carvalho e Julia Souza Q. Pascowitch, atua há 12 anos no mercado, com força na especialidade Fashion Law,área que já ganhou destaque nos Estados Unidos e na Europa.O escritório atende casos de Direito de imagem, Direito Publicitário, Regulamentar, Propriedade Intelectual e Concorrencial, dentre outros.

AS MÍDIAS MAIS COMPARTILHASDAS EM RESDES SOCIAIS

O YouTube representa mais de 90% dos vídeos compartilhados pelos brasileiros no Facebook e no Twitter. Quase 60% das fotos vêm do Instagram. Entre as notícias replicadas nas duas redes, mais da metade são da página do jornal O Globo. Já o Blogspot é responsável por 38% da repercussão dos blogs nesses canais. 

 

As informações são da E.life, que analisou, por meio da ferramenta Buzzmonitor, cerca de 280 mil posts feitos nos últimos cinco meses no Facebook e no Twitter por usuários brasileiros. A partir desses dados, listou quais as mídias mais compartilhadas nessas redes nas categorias: Blogs, Fotos, Notícias e Vídeos.

 

Lançado pela E.life em dezembro de 2012, o Buzzmonitor analisa atividades de usuários nas redes sociais e transforma essas informações em dados estratégicos. Com isso, permite às companhias aprimorarem seu relacionamento com os consumidores, contribuindo para a criação de campanhas promocionais e ações pontuais direcionadas ao público-alvo. 

 

Mais de duas mil marcas já fazem uso da ferramenta, única no Brasil a oferecer gratuitamente a íntegra do serviço por período estabelecido.

 

“Este é o primeiro estudo da E.life com olhar direcionado para o tipo de mídia compartilhada nas redes sociais. As informações compiladas são resultado de um crowdsourcing entre as milhares de marcas que passaram a utilizar voluntariamente o Buzzmonitor”, destaca Jairson Vitorino, CTO da E.life.  

Abaixo, a lista com os canais mais compartilhados em cada categoria. 

 

As mídias de maior repercussão no Facebook e no Twitter:

 

Blogs

1.Blogspot – 38%

2.Wordpress – 15% 

3.Outros – 47%

 

Fotos 

1.Instagram  – 60%

2.Twitpic – 26%

3.Flickr – 12%

4.Outros – 2% 

 

Notícias

1.O Globo - 52%

2.Folha de SP – 14%

3.Exame.com – 7,3%

4.Veja.com – 7%

5.R7 Notícias – 4,7 %

6.UOL Notícias – 3,5%

7.Terra Notícias – 3%

8.Vírgula – 2,5%

9.Extra (RJ) – 2,5%

10.Estadão – 2,5%

11.Outros – 1% 

 

Vídeos

1.YouTube – 90%

2.Vimeo – 4%

3.Dailymotion – 1,5%

4.Outros – 4,5%  (Redação Adnews)

 

12º. PRÊMIO DE JORNALISMO UNIMED SC: O REGULAMENTO

1.     DA PROMOÇÃO E DO OBJETIVO: o Prêmio de Jornalismo Unimed SC é uma promoção da Unimed Santa Catarina e visa estimular a realização de matérias, reportagens e documentários sobre saúde, envolvendo as abordagens a seguir:

 

a.     Prevenção em saúde, nas mais diversas especialidades médicas; 


b.      Atitudes de qualidade de vida que proporcionem uma vida saudável;


c.      Esclarecimentos sobre os mais diversos tipos de doenças e enfermidades, seus sintomas, causas e tratamentos, bem como novidades no tratamento e uso adequado de medicamentos;


d.     Denúncias envolvendo aspectos relacionados à saúde pública;
e. Objetivos do Milênio ou Jeitos de Mudar o Mundo, estabelecidos em 2000 pela ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais. Conheça os oito Objetivos do Milênio acessando o link
www.unimed.com.br/odm .

 Dos oito Objetivos, quatro estão relacionados à temática do Prêmio: Reduzir a mortalidade infantil (4º objetivo); Melhorar a saúde das gestantes (5º objetivo); Combater a Aids, a malária e outras doenças (6º objetivo); Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente (7º objetivo).

 

1.2  Abrangência: podem participar do Prêmio de Jornalismo Unimed profissionais e estudantes (vide Item 2) residentes em cidades em que a Unimed Santa Catarina atua. Dentre estas, incluem-se municípios paranaenses que fazem divisa com Santa Catarina, mas são da área de ação catarinense: Campo do Tenente, Agudos do Sul, Quitandinha e Antonio Olinto; Unimed Vale do Iguaçu atende União da Vitória, Cruz Machado, Porto Vitória, Paula Freitas, Paula Frontin, General Carneiro e Bituruna.

 

2. DA ABRANGÊNCIA E PÚBLICO-ALVO.

 

2.1 Abrangência: podem participar do Prêmio de Jornalismo Unimed profissionais e estudantes residentes em cidades em que a Unimed Santa Catarina atua. Dentre estas, incluem-se municípios paranaenses que fazem divisa com Santa Catarina, mas são da área de ação de uma das 22 Cooperativas Unimed de Santa Catarina: Campo do Tenente, Agudos do Sul, Quitandinha e Antonio Olinto; Unimed Vale do Iguaçu, União da Vitória, Cruz Machado, Porto Vitória, Paula Freitas, Paula Frontin, General Carneiro e Bituruna.

 

2.2 Público-alvo: a participação no Prêmio é gratuita e exclusiva para profissionais de imprensa, estudantes de comunicação e alunos matriculados em escolas municipais, estaduais e particulares nos ensinos fundamental e médio das cidades abrangidas pelo Prêmio.

 

2.     DAS CATEGORIAS: o Prêmio conta com três categorias: Profissional, com três subdivisões - Jornal/Revista, Rádio e Televisão, Destaque Acadêmico e Novo Repórter.

 

3.1. Categoria Profissional: podem participar os profissionais de imprensa das cidades abrangidas pelo Prêmio que tenham desenvolvido matérias de acordo com os temas citados no item 1.

 

3.2 Destaque Acadêmico: criada para incentivar a produção de trabalhos de estudantes das faculdades de comunicação, as reportagens serão avaliadas de acordo com o grau de utilização dos recursos disponíveis no meio escolhido. Matérias veiculadas em jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão que não sejam de propriedade de instituições de ensino superior, mesmo que produzidas por estudantes, terão que ser inscritas na Categoria Profissional, a menos que exista algum tipo de convênio formal entre veículo e faculdade para a veiculação de matéria do estudante. Neste caso, uma fotocópia do termo de convênio deve ser enviada junto com a documentação do prêmio descrita no item 6.

 

3.3. Novo Repórter: destinada a estudantes matriculados nos ensinos fundamental e médio das redes de ensino pública e privada das cidades abrangidas pelo Prêmio. Os trabalhos devem ser apresentados exclusivamente em vídeo, com limite máximo de 5 minutos, não sendo permitido o uso exclusivo de fotomontagem. A utilização deste recurso será liberada, porém é imprescindível que o material inscrito tenha características de uma reportagem televisiva – áudio e vídeo seja por meio de entrevistas ou mesmo a participação efetiva (locução ou apresentação) do novo repórter.

 

4. DOS PRAZOS: o prazo para inscrição é de 4 de março a 2 de julho de 2013. Após o recebimento da inscrição e confirmação dos dados, os organizadores validarão sua inscrição via hotsite.

 

4.1 Categorias Profissional e Destaque Acadêmico: podem ser inscritas no Prêmio Unimed SC as matérias veiculadas em um dos meios citados no artigo anterior, no período de 3 de julho de 2012 a 2 de julho de 2013.

 

5. DAS INSCRIÇÕES: todo o processo de inscrição para o Prêmio Unimed SC é informatizado e está disponível no site www.premiodejornalismo.com.br

 

5.1 Nas categorias Profissional e Destaque Acadêmico a inscrição é feita da seguinte forma:

 

5.1.1 Postagem do material via hotsite: o concorrente deverá preencher a ficha de inscrição e na sequência fazer a postagem do material, seguindo as orientações do site. O sistema aceita trabalhos nos formatos de áudio, vídeo e arquivos estáticos nas seguintes extensões: wmv, mp4, mpg, mpeg, pdf, doc, mp3.

 

5.1.2 Efetivação: a inscrição será efetivada como concorrente no 12º Prêmio de Jornalismo Unimed SC após o recebimento do material, que deve ser encaminhado, na íntegra, pelos Correios ou entregue em mãos em uma das 22 Unimeds do estado ou na sede da organizadora do prêmio, a EDM Logos Comunicação, rua Afonso Pena, 925, CEP 89.202-420, Joinville, SC, até o dia 2 de julho de 2013.

 

5.1.3 Forma de envio dos documentos e do material completo: a. Inscrições de matérias de Rádio e Televisão: uma cópia do programa, na íntegra, em que foi veiculada a matéria concorrente. O material de rádio deve ser enviado em CD e o material de televisão em DVD. b. Inscrições de Jornal/Revista: um original na íntegra da edição em que foi publicada a matéria concorrente. Será considerada a data de postagem nas remessas pelo correio.

 

5.1.4 Quantidade de trabalhos inscritos: a participação dos profissionais e estudantes é limitada a cinco trabalhos, independentemente de o inscrito ser o único responsável pela inscrição ou se apresentar como integrante de uma equipe. O programa automaticamente bloqueará a inscrição que exceder o número proposto acima. Qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail premiounimedsc@edmlogos.com.br, ou pelo telefone (47) 3433-4332 (horário comercial).

 

5.1.2 Envio dos documentos e do material completo pelo correio: inscrições de matérias de Rádio e Televisão: uma cópia do programa na íntegra em que foi veiculada a matéria concorrente. O material de rádio deve ser enviado em CD e o material de televisão em DVD. Para inscrições de Jornal/Revista: um original na íntegra da edição em que foi publicada a matéria concorrente. Será considerada a data de postagem nas remessas pelo correio.

 

5.2 Categoria Novo Repórter: o concorrente deverá preencher a ficha de inscrição disponibilizada no site www.premiodejornalismo.com.br e na sequência fazer a postagem do material. O sistema aceita vídeo nas seguintes extensões: .flv, .avi, .mov, .wmv, .mpg, .mpeg e .mp4 com tamanho máximo permitido de 100 MB. Assim que validado pela Organizadora, o vídeo será disponibilizado no site do Prêmio para a votação on-line do vídeo mais popular. É permitida apenas a inscrição de um vídeo por concorrente.

 

6. DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO

 

6.1 Categorias Profissional e Destaque Acadêmico: declaração do Diretor de Redação, Chefe de Jornalismo ou Coordenador do Curso de Comunicação, em papel timbrado do veículo ou da faculdade. Deve constar na declaração: nome, função, RG e CPF dos profissionais ou estudantes que participaram da matéria e entre os quais será dividido o prêmio, no caso de ser escolhido como um dos três primeiros colocados. Para facilitar a elaboração deste documento foi disponibilizado um modelo no hotsite.

 

6.2 Categoria Novo Repórter: certidão de nascimento do inscrito ou carteira de identidade, comprovante de residência e RG dos pais ou responsáveis legais, comprovante de matrícula em ensino fundamental e/ou médio em escola de uma das cidades abrangidas pelo Prêmio. Estes documentos deverão ser apresentados pelos finalistas e pelo vencedor da primeira etapa, sob pena de desclassificação.

 

7. DA CESSÃO DOS DIREITOS AUTORAIS: a participação no 12º Prêmio de Jornalismo da Unimed SC, em todas as categorias, implica na cessão dos direitos autorais da obra para a Federação das Unimeds de Santa Catarina, com a devida citação da fonte. Os participantes também cedem à Unimed SC o direito de utilização de seu nome e imagem para fins promocionais do prêmio.

 

8. DO JULGAMENTO: a pré-seleção dos trabalhos concorrentes em relação à conformidade com o regulamento será feita pela EDM Logos Comunicação. O julgamento será realizado por uma comissão de cinco membros, formada por médicos da Unimed SC e por jornalistas estabelecidos em outros estados que não Santa Catarina.

 

8.1 Categorias Profissional e Destaque Acadêmico: o julgamento consiste de dois momentos: no primeiro, cada jurado vai indicar três trabalhos de cada categoria que considera aptos a receber o prêmio. Da soma de indicações desta seleção, saem os finalistas. No segundo momento, em votação reunindo todos os jurados, serão definidos os vencedores Profissionais de cada subcategoria e o Estudante – Destaque Acadêmico.

 

8.1 Categorias Profissional e Estudante – Destaque Acadêmico: o julgamento consiste de dois momentos: no primeiro, cada jurado vai indicar três trabalhos de cada categoria que considera aptos a receber o prêmio. Da soma de indicações desta seleção, saem os finalistas. No segundo momento, em votação reunindo todos os jurados, serão definidos os vencedores Profissionais de cada subcategoria e o Estudante – Destaque Acadêmico.

 

8.1.1 Definição dos finalistas - Para ampliar as oportunidades de participação será permitido apenas um finalista por veículo em cada subcategoria. Esclareça-se que serão considerados distintos veículos que, apesar do mesmo nome, estejam instalados em praças diferentes e contem com programações próprias. Casos de empate passarão por nova votação do júri.

 

8.2 Categoria Novo Repórter: os vídeos inscritos na categoria Novo Repórter passarão por dois momentos de votação: no primeiro, por votação on-line, todos os vídeos inscritos até o dia 2 de julho estarão imediatamente disponíveis para votação popular no site do Prêmio. Após o término das inscrições, haverá ainda um período extra – que vai até dia 16 de julho – para votação dos materiais inscritos. O vídeo mais popular – que receber mais indicações de “Gostei” no site – será o vencedor desta etapa, voltando a concorrer no segundo momento com os demais vídeos inscritos. No segundo momento (item 8.3), o júri técnico indicará seis finalistas, um de cada região do estado (Norte, Sul, Vale, Centro-Oeste, Oeste e Capital). O vencedor será definido em votação on-line.

 

8.3 Julgamento final Categoria Novo Repórter: será por votação on-line no site do Prêmio, no período de 20 de agosto a 20 de setembro, limitado a um voto por CPF ou RG do responsável legal. Estudantes que não tenham o documento devem utilizar o de seu responsável legal. A validade do voto está condicionada à validação do CPF na Receita Federal.

 

9. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 9.1 Categorias Profissional e Destaque Acadêmico: cinco critérios, com pesos iguais, serão utilizados pela comissão julgadora para avaliar os trabalhos inscritos: pertinência da matéria com o objetivo do Prêmio; utilização dos recursos jornalísticos para o desenvolvimento do tema; correção e clareza das informações; grau de aprofundamento da reportagem e criatividade na abordagem.

9.1.1 Produção do programa/matéria: este é um item muito importante para a avaliação nas subcategorias de Rádio e Televisão, motivo pelo qual entrevistas que não agreguem outros recursos do meio têm menos chances de conquistar o prêmio.

 

9.2 Categoria Novo Repórter: serão avaliadas a adequação das matérias ao objetivo do Prêmio, correção e clareza das informações e criatividade na abordagem.

 

10. DA PREMIAÇÃO

 

10.1 Categoria Profissional: cada um dos vencedores das subcategorias Jornal/Revista, Rádio e Televisão recebem como prêmio um kit com Ipad + Iphone. Os demais finalistas de cada subcategoria ganham um vale-viagem para um hotel de lazer de Santa Catarina. A estadia é para duas pessoas com pensão completa.

 

10.2 Categoria Destaque Acadêmico: o vencedor receberá um Smartphone Samsung Galaxy como prêmio.

 

10.3 Categoria Novo Repórter: o autor do vídeo votado como mais popular na primeira etapa irá ganhar uma máquina fotográfica digital e o vencedor dentre os seis finalistas indicados pelo júri técnico receberá um Netbook, sua escola ganhará R$ 1.000 em doação de equipamentos a serem definidos de comum acordo com a Unimed SC e o professor responsável pelo vídeo vencedor receberá um final de semana em hotel de lazer de Santa Catarina com acompanhante.

 

10.4 Certificado: será entregue a todos os finalistas de cada categoria, indicando sua condição de finalista ou vencedor do Prêmio de Jornalismo Unimed Santa Catarina.

 

10.5 Autoria coletiva: o valor do prêmio será concedido ao conjunto de autores e entregue ao profissional cujo nome constar como responsável pela equipe. É de total responsabilidade do profissional que assinar a ficha de inscrição definir a forma como o prêmio será dividido entre os participantes.

 

10.6 Entrega: os produtos são previamente testados na hora da compra. No momento da entrega do prêmio, o ganhador assina um termo de doação, responsabilizando-se por quaisquer eventuais problemas futuros com os equipamentos.

 

11. DO EVENTO DE PREMIAÇÃO: a revelação dos vencedores e a entrega dos prêmios será realizada no final de setembro de 2013, com data e local a serem definidos pela Unimed Santa Catarina.

 

11.1 Participação dos finalistas: o titular ou um representante de cada trabalho finalista em todas as categorias terá sua despesa de transporte custeada para participar do evento. Na Categoria Novo Repórter será custeada a despesa de transporte dos vencedores das duas etapas e de seu representante legal.

 

12. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS: não é permitida a participação de pessoas que atuam direta ou indiretamente (considerando familiares de primeiro grau) junto às entidades e órgãos responsáveis pela organização e promoção do Prêmio Unimed e aos prestadores de serviço da cooperativa no estado de Santa Catarina diretamente envolvidos com a organização do Prêmio, à EDM Logos Comunicação e à TAG Interativa.

 

12.1 Concordância com o regulamento: os jornalistas e estudantes participantes do Prêmio Unimed SC, ao confirmarem a ficha de inscrição, aceitam todos os itens constantes neste regulamento e reconhecem a decisão do júri como soberana para quaisquer casos omissos neste regulamento.

 

12.2 Dúvidas e informações adicionais: e-mail premiounimedsc@edmlogos.com.br ou pelo telefone (47) 3433-4332. Inscrição pelo www.premiodejornalismo.com.br.

 

12.3 Material enviado pelos concorrentes: não será devolvido, independentemente do resultado final do Prêmio.


As
inscrições serão encerradas dia 2 de julho


(Publicado por Renato Castanhari Jr. em CRÔNICAS/CONTOS) - Pobre mundo pobre. Difícil não ter a sensação de que já tivemos tempos melhores, mais verdadeiros, mais compromissados, mais solidários. Tempos com uma consciência mais coletiva do que individual, com atitudes mais nobres e menos focada em tirar o seu da reta.


A verdade é que neste mundinho de informação instantânea de hoje, tudo parece ser manobra de interesses dos canalhas que estão do outro lado, que não o seu. Resultado do aprendizado diário de que hoje em dia, ninguém faz nada sem ter um interesse por trás, o exercício coletivo é identificar quem está por trás do interesse da vez. E se for contrário ao seu, vale a voz da violência, não do argumento.


O fato é que se antes uma mentira precisava ser repetida muitas vezes para virar verdade, hoje basta postar essa mentira em algum lugar da rede social para ser compartilhada, já como verdade absoluta. Mentira para uns, verdade para outros, a diferença é de que lado da conversa você se posiciona.


E nesse jogo, cada vez mais rápido, cada vez mais sacana, agimos cada vez mais obedecendo nosso instinto de nos preservar, e preservar nossos interesses, sejam eles lícitos ou não, éticos ou não, justos ou não, oportunistas ou não.


E aí, quando vemos os confrontos violentos depositados na conta da ponta do iceberg dos vinte centavos de aumento da tarifa do transporte público, percebemos que esse movimento não pode ser medido por meros centavos.


Dois pontos básicos diferenciam os estudantes da década de 60, que saíram às ruas contra a ditadura da época, com os de hoje: o foco e as atitudes. Enquanto os de antigamente enfrentavam a repressão voltados primeiramente em se manifestar de forma pacífica, mesmo entrando em confronto, os de hoje parecem ter infiltrados integrantes de torcidas organizadas, que destroem bens públicos e privados enquanto “comemoram”.

 

Como consequência, a mídia vai se referir aos manifestantes turcos como ativistas, e aos nossos como vândalos. Mesmo que tenha sido meia dúzia entre milhares, e que não seja possível controlar ações individuais em um tumulto coletivo.


Mas nada justifica a falta de preparo da polícia para administrar situações como essa. Credite alguns centavos pela falta de experiência, há tempos que não temos o povo na rua.

 

Outros centavos ao medo de enfrentar multidões, mais um tanto pelo natural abuso de poder, e outros muitos centavos ao puxão de orelha da mídia que exigiu postura, e ao comando que orientou agredir antes de saber se haveria agressão. Sem distinção entre ativista, expectador ou imprensa.


Por trás desses vinte centavos estão frustrações pessoais, profissionais, financeiras, indignações com toda essa bandalheira que assola o país. Vinte centavos é apenas o troco por engolir sapos, elefantes todo santo dia.

 

De ver a insegurança na espreita em cada esquina, de cada avenida, ruela, esteja na capital ou interior. De ver a péssima qualidade do ensino público, da saúde pública com pacientes largados à própria sorte em macas nos corredores dos hospitais.

 

De ver a falta de oferta de transporte público, de infraestrutura nas cidades com famílias perdendo tudo em enchentes agendadas. De ver uma juventude massacrada pela pressão de se preparar com pós, MBA, doutorado para o emprego que parece não existir.


E aí ouvimos a presidente afirmar que “o Brasil tem praticamente pleno emprego”. O presidente do senado, réu condenado, dizer que “estamos fazendo contenção de despesas com absoluta transparência”, sobre os gastos com o lanche dos senadores e seus convidados que têm custo mensal previsto de R$ 31,2 mil, R$ 375 mil no ano. Vergonha!


Vinte centavos.


Nossos políticos juntos não valem vinte centavos. Perdemos vidas, amigos, sono, saúde, por vinte centavos. Os mesmos vinte centavos que, para quem ganha salário mínimo, representam três meses de trabalho com gastos em transporte nos grandes centros.


Vinte centavos. Um aumento que não veio menor antes porque 2012 teve eleição.


Vinte centavos. O custo para o povo novamente dar a cara para apanhar e mostrar que não é bobo, que essa safadeza toda, em todos os níveis, em todos os partidos, precisa ter um fim.


Vinte centavos. Aproveite a promoção, tá barato!

QUANTO VALE O HOMEM  DE FERRO¿

Há algumas semanas, foi divulgado que Robert Downey Jr. recebeu 50 milhões de dólares pelo papel de Tony Stark, o Homem de Ferro, em Vingadores - The Avengers. Parece muito dinheiro (e é!), mas matematicamente faz todo o sentido. 

Downey Jr. estava em baixa quando assinou o seu contrato para o primeiro filme da Marvel Studios. O ator vinha de uma série de problemas pessoais e passagens por clínicas de reabilitação.

 Por outro lado, a empresa conhecida mundialmente pelas histórias em quadrinhos estava preparando a estreia em uma nova mídia e, o que era pior, sem poder contar com seus personagens mais conhecidos, uma vez que Homem-Aranha, X-Men e O Quarteto Fantástico têm os direitos "presos" a outros estúdios. A Marvel resolveu, então, apostar em um herói da segunda divisão, um sujeito arrogante e muito menos conhecido pelos não leitores de HQs, o Homem de Ferro.  

O sucesso de bilheteria foi imediato, US$ 98 milhões no fim de semana de estreia nos Estados Unidos. No total, o filme arrecadou 585 milhões de dólares ao redor do mundo, superando com folga o orçamento, estimado em 140 milhões. A sequência veio dois anos depois e fez 128 milhões na estreia e somou 624 milhões nos cinemas do planeta. 

A partir dai vieram os filmes dos Vingadores e Homem de Ferro 3, ambos quebrando com extrema facilidade a barreira de 1 bilhão de dólares nas bilheterias mundiais e se posicionando no top 5 dos filmes mais rentáveis de todos os tempos, atrás apenas de Avatar e Titanic (ambos do diretor James Cameron) e ensanduichando o último Harry Potter na quarta posição (por enquanto).  

Todo este dinheiro vem apenas do que o filme arrecadou com os bilhetes de cinema. Para fechar o balancete final, é preciso ainda contar as vendas em DVD, Blu-ray, direitos para exibição nas TVs paga e aberta e, claro, os produtos licenciados, incluindo aí a própria revista em quadrinhos que inspirou tudo isso.

O Homem de Ferro tem hoje um destaque muito maior do que jamais teve. Passou para a elite dos super-heróis e muito disso se deve ao rosto que a Marvel contratou para personificar este gênio, bilionário, playboy e filantropo: Robert Downey Jr. 

50 milhões de dólares é muito dinheiro? Não para a Marvel, que já lucrou muito mais do que isso. E nem para Tony Stark, dono de uma fortuna virtual estimada pela Forbes em 8,8 bilhões de dólares.  (Artigo encaminhado por Marcelo Forlani, editor do Omelete, portal de conteúdo de entretenimento inteligente ao Adnews).

GUIA PRÁTICO PARA UM BOM SEMINÁRIO  


 


Uma das grandes dificuldades dos alunos é a de apresentar um bom seminário. O problema pode começar durante a pesquisa, passar pela organização da apresentação e chegar até a timidez na hora de falar em público. Para ajudar os estudantes, a Universia Brasil (www.universia.com.br) conversou com uma aluna de psicologia da Universidade de Guarulhos e o professor de História da Comunicação da Faculdade Cásper Líbero para descobrir como vencer as dificuldades e apresentar um bom seminário.

Segundo o professor Carlos Costa, professores esperam que os alunos “façam a pesquisa, se aprofundem no tema, organizem as ideias e aprendam com isso mais do que aprenderiam numa simples aula onde o professor fala e o aluno presta atenção”.

O guia da Universia Brasil ensina como organizar a pesquisa, as fontes a serem buscadas, como memorizar, a importância de utilizar recursos áudio visuais e de vencer a timidez na hora da apresentação.

Para vencer a timidez, por exemplo, a estudante de psicologia Mayara Pompeo recomenda que a pessoa faça atividades que envolvam a interação com outras pessoas. Ela diz: "Uma ótima ideia é começar a fazer aulas de teatro ou música, na verdade qualquer tipo de atividade que envolva muitas pessoas. Assim, você não vai pensar que está incomodando os outros alunos e nem ter vergonha de apresentar na frente deles."

Para entender o guia preparado pela Universia Brasil, basta acessar portal da rede através do link http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/06/14/1030532/guia-pratico-apresentar-um-bom-seminario.html.

Outra opção é compartilhar as dicas pelos Facebook através do perfil https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151452074401190&set=a.423821326189.203350.118173756189&type=1&theater

O RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO E A MÍDIA SOCIAL


Trazer um panorama sobre o impacto das principais ações de marketing nos canais digitais foi o objetivo do estudo inédito da Serasa Experian sobre Performance nos Canais Digitais, que apontou o ciclo do search dentro do segmento.

 Realizada com cerca de mil empresas, 88% disseram investir em ações de Social Media. Desse total, 54% procuram melhorar o relacionamento com o público, enquanto 21% têm com objetivo primário aumentar a exposição da marca. Empatados, 10% dos entrevistados almejam gerar leads e outros 10% querem aumentar o tráfego de usuários. Por fim, apenas 5% das empresas esperam aumentar as receitas com vendas.

 Juliana Azuma, superintendente de Marketing Services da Serasa Experian, detalha as melhores formas de utilizar a Social Media no e-commerce. ”Ao utilizar dados sobre o relacionamento prévio do consumidor com a marca de forma cada vez mais efetiva, é possível transformá-los em conhecimento para gerar melhores taxas de vendas. Esta é uma tendência que poderá ser observada, no futuro, para as mídias sociais também, à medida que os profissionais de marketing aprendam a lidar com a riqueza de informações disponíveis neste canal, criando ações de marketing cada vez mais personalizadas e, consequentemente, mais efetivas”, explica.

 Para analisar a participação efetiva do Social Media dentro do e-commerce, houve monitoramento do comportamento de cerca de 500 mil e-consumidores do Brasil. Constatou-se que a representatividade do canal no tráfego total é de 17,24% e a participação na conversão total de 12,16%. A taxa de conversão do canal fica em 1,18%.

A pesquisa completa pode ser encontrada no Slide Share da Virtual Target: www.slideshare.net/VirtualTarget

O ADVOGADO, A FAMÍLIA E A MEDIAÇÃO

( Texto de Nereu de Paula Pereira Junior - nereu.adv@gmail.com)


Sabe-se que o rompimento de laços conjugais produz efeitos malévolos e deveras duradouros no âmbito pessoal dos apartados e, ainda, em todas as pessoas envolvidas com o irrompido casal – familiares, filhos, amigos, etc.


 


Contudo, antes mesmos de qualquer preleção ou discussão acerca da origem do conflito desencadeador das desavenças as partes, individualmente, procuraram advogado de Família na tentativa de por fim as dores e angústias que não foram resolvidas,  conversadas ou confrontadas no seio familiar.


 


Esta, contudo, nem sempre é a melhor alternativa. Segundo Nereu Pereira Jr., Advogado do escritório Wagner & Pereira Advogados, conhecido por sua atuação em causas envolvendo o Direito de Família, o profissional do direito – especialmente o advogado – deve estar preparado e ter em mente que questões familiares eclodem, na maioria das vezes, da falta de diálogo e da terrível condição humana de não aceitar rever posicionamentos, ideias, conceitos e valores e que por isto o endereço propício à harmonizar os prováveis litigantes pode ser o escritório de advocacia.


Assim, segundo destaca, a mediação familiar executada por advogado – especialmente porque é receptor das informações prestadas por ambos – é, certamente, a última alternativa dos contentores antes de provocarem o Poder judiciário para  por fim definitivo aos laços conjugais, fim este que muitas vezes não se traduz na vontade dos inflamados consortes.


 


Não se desconhece, todavia, que os profissionais do direito nem sempre desenvolvem ao longo de sua formação habilidades específicas típicas da área de psicologia.


 


Sobre esta questão, o advogado Nereu Pereira Jr. lembra que por se tratar de forma alternativa para a resolução do conflito conjugal a exposição clara e pormenorizada pelo causídico acerca das nuances jurídicas que envolvem o fim da relação - corroborada por ambiente que propicie o diálogo - certamente se apresenta como uma importante ferramenta para a pacificação conjugal e uma barreira protetora de ações judiciais para as quais a vontade se encontra ofuscada por discursos individuais, decorrentes de uma desenfreada luta pela razão.


 


Contudo, conforme argumenta, a essência do conflito é, geralmente, emocional e pode perfeitamente ser resolvida por advogado com experiência em tratativas para a conciliação das partes. Este, no entanto, deve intervir, oferecer conselhos, elaborar pareceres e direcionar a sua atuação no sentido de evitar o litígio, recompondo, assim, quando possível, a paz conjugal. 


 EM DEFESA DA REGULAÇÃO DO MERCADO DE ATASCADO

O presidente da TelComp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas), João Moura, defendeu ontem a regulação do mercado de atacado de telecom no Brasil para facilitar a expansão da oferta e a inclusão digital, racionalizando assim os investimentos das novas empresas do setor.

 

Em apresentação  para uma plateia de aproximadamente 500 pessoas no painel Preços e condições de acesso ao aluguel de postes, dutos e fibras apagadas, do 5º Encontro Nacional de Provedores de Internet e Telecomunicaçõe, João Moura detalhou os problemas que essas novas empresas enfrentam para ter acesso à infraestrutura passiva de telecomunicações, que faz parte desse mercado. “Na ausência do atacado, operadoras têm de fazer redes onde não seria necessário, já que poderiam contratá-las com as concessionárias locais. Esses investimentos são menos produtivos, e acabam ocupando postes que já estão sobrecarregados”, disse.

 

O presidente da TelComp mostrou o agravamento, nos últimos 12 meses, dos problemas de acesso das novas operadoras de telecomunicações e provedores de internet a postes, dutos e ao mercado de atacado como um todo. “O crescimento e desenvolvimento dessas empresas seria mais veloz se elas tivessem melhor acesso a esses recursos – inicialmente alugando para mais tarde investir em suas próprias redes, assim administrando com mais eficiência o seu risco no negócio”, disse ele.

 

Conflitos de interesse, preços elevados ou proibitivos e falta de condições equilibradas de barganha têm dificultado o acesso dos novos à infraestrutura passiva, problema que é agravado por práticas anticompetitivas como a falta de desconto nas compras por volume e também pela ausência de normas que padronizem o uso dessa infraestrutura: “Na maioria dos temas ou a regulação não existe ou não está sendo aplicada. Falta uma política mais ampla, que agregue a maioria dos interesses”, acrescentou.

A falta de políticas públicas e de regulação se reflete em itens que vão desde os elevados preços de aluguel dos postes e sua ocupação indiscriminada até a falta de coordenação de projetos entre empresas e prefeituras, resultando inclusive em prejuízos para a população, que tem de conviver com buracos ou desvios nas ruas das cidades brasileiras.


OPORTUNIDADES

A ABRHestágios está oferecendo 537 vagas para estudantes, das quais 32 são para alunos de Ensino Médio. Há também vagas para os cursos de Administração (82), Arquitetura (2), Ciências Contábeis (18), Direito (15), Economia (5), Educação Física (9), Engenharia de Produção (7), Engenharia Elétrica (4), Engenharia Mecânica (4), Fisioterapia (4), Informática (19), Jornalismo (5), Pedagogia (22), Psicologia (2), Publicidade e Propaganda (8), Secretariado (3), Técnico em Administração (38) e Técnico em Informática (7).

Já a ABRHestágios Saúde dispõe de 36 vagas, das quais 6 são destinadas a alunos do Ensino Médio e as demais para os cursos de Administração (8), Fisioterapia (3), Ciências Contábeis (4), Enfermagem (5), Direito (1), Engenharia Mecânica (1), Técnico em Administração (5) e Técnico em Enfermagem (3).

Para mais informações, os estudantes devem entrar em contato pelo telefone (51) 3254-8200 ou pelo site www.abrhestagios.com.br. Todas as novidades da entidade também são divulgadas pelo Twitter, em @abrhestagios.

APESAR DAS CRÍTICAS, O BRASIL ATRAI   

Com dinheiro em abundância circulando nos mercados globais e recentes medidas tomadas pela equipe econômica, como a alta de juros para controlar a inflação, os investidores estrangeiros começaram a olhar o Brasil com mais otimismo do que em 2012, quando outros países emergentes tomaram o posto de queridinhos do mercado internacional.

 

“A maré virou e os investidores começaram a ter uma visão mais benigna em relação à economia brasileira”, disse Henri Alexaline, gestor de recursos da FM Capital Partners em Londres, que administra cerca de US$ 1 bilhão em ativos. Ele explica que ficou difícil argumentar contra a tese de que o humor dos investidores mudou depois que a Petrobrás captou US$ 11 bilhões em títulos de dívida.

 

A emissão da Petrobrás foi bastante concorrida, com uma demanda total pelos papéis da ordem de US$ 45 bilhões. No dia seguinte, a Agência Nacional do Petróleo encerrou a n.a rodada de licitações de áreas para petróleo e gás.

 

Doze petroleiras do Brasil e 18 estrangeiras pagaram o valor recorde de R$ 2,8 bilhões em bônus de assinatura pelas concessões.

Alexaline ressaltou que, graças ao excesso de liquidez nos mercados internacionais neste momento, alimentado pelos programas de afrouxamento monetário de países desenvolvidos, o Brasil permanece um destino atraente.

 

“Sinais recentes, como o aperto monetário iniciado pelo Banco Central, são encorajadores para os investidores”, afirmou. Segundo ele, ao adotar, por exemplo, uma postura mais firme para controlar a inflação, as autoridades brasileiras ajudam a melhorar o ambiente econômico, essencial para aumentar a confiança dos investidores.

 

Para Bill Rudman, gestor da Blackfriars Asset Management em Londres, depois de a Bovespa ter tido um desempenho fraco nos últimos três anos (alta de 1% em 2010, seguido de queda de 18,1% em 2011 e de alta de 7,4% em 2012), as ações das empresas ficaram mais baratas do que em outros mercados da América Latina, como México, Colômbia e Chile.

 

“A maior parte das notícias negativas, como o crescimento baixo da economia e dos lucros das empresas, além do intervencionismo do governo em diversos setores, como o de energia elétrica, já está contabilizada nos preços das ações e de outros ativos”, explicou Rudman, que ajuda a administrar IJSS 400 milhões em ativos,

“Olhando para a frente, não há mais tanta notícia negativa para afetar os preços na Bolsa, e com as ações sendo negociadas a um preço equivalente a dez vezes o lucro estimado para as empresas, o que é baixo, os investidores passam a olhar o Brasil mais favoravelmente.”

 

O desempenho fraco das aplicações brasileiras nos últimos anos abriu espaço para oportunidades irresistíveis para os investidores. “Há ainda muitos pontos negativos em relação ao Brasil, como um governo que gosta de interferir nos assuntos corporativos”, diz Jack Deino, gestor sênior de dívida para mercados emergentes da Invesco Inc., que administra US$175 bilhões. “Tendo disto isso, há um preço para tudo e a dívida emitida por empresas brasileiras parece bastante barata.”

 

Segundo Deino, o Brasil precisa de algumas reformas difíceis de se implementar antes das eleições de 2014. “Mas os investimentos em infraestrutura e da Copa do Mundo devem ajudar o País.”

 

Preste atenção

 

1. Apesar de todas as críticas internacionais à condução da economia, sinais como o aumento dos juros deram aos investidores estrangeiros um novo fôlego para investir no Brasil. A captação de US$ 11 bilhões da Petrobrás é um exemplo disso.


2. Após três anos de desempenho fraco da Bovespa, os preços das ações das empresas brasileiras ficaram bem mais atraentes que as de empresas de outros mercados emergentes, como México, Colômbia e Chile. (O Estado de S. Paulo no Newsletter Fiducicred)

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