O povo está
nas ruas, reivindicando, protestando, exigindo melhorias. Para tanto, neste
momento de manifestações é importante saber quais seus direitos caso haja algum
problema durante as passeatas.
Segundo o
escritório de advocacia Valverde Advogados, há como se guiar juridicamente a
fim de minimizar transtornos. “Elaboramos algo simples e prático para que
a população que está indo as ruas protestar saiba de seus direitos no momento
da manifestação” diz Michelle Hamuche e Mariana Valverde, advogadas e
sócias da Valverde Advogados.
1.
Os policiais podem deter os cidadãos, por alguns minutos, para
averiguação, verificando se há porte de bombas, armas, drogas etc.
2.
A polícia não pode prender para averiguação, colocar o
manifestante em um camburão e levar para a delegacia.
3.
Se a pessoa for pega cometendo algum delito ou estiver depredando
patrimônio público, a polícia pode prender e levar até a delegacia mais
próxima.
4.
Todo o cidadão tem o direito de permanecer calado diante de
qualquer pergunta, de qualquer autoridade. Em uma situação que o
manifestante estiver detido na delegacia ele tem direito de contar com o
auxilio de advogados. Inclusive, se quiserem tomar depoimento do cidadão, chame
por um advogado presente. Caso não permitam a presença de um, pode-se declarar:
“Permanecerei em silêncio, porque me foi negado direito de ter um advogado
acompanhando este ato”. Isto deve ser documentado e assinado.
5.
Durante as manifestações, qualquer revista da polícia, deve ser
feita na presença de todos. A polícia não pode pegar mochilas, por exemplo, e
verificá-las longe dos olhos de todos.
6.
Caso alguém que você conheça seja preso ou esteja precisando de
assistência jurídica, há uma pagina na internet “Habeas Corpus Movimento Passe
Livre Manifestação (data)”. Já são mais de 4000 advogados dispostos a ajudarem
gratuitamente os manifestantes.
O escritório
de advocacia Valverde Advogados dos sócios Mariana Valverde, Michelle Hamuche,
Rodrigo do Santos Carvalho e Julia Souza Q. Pascowitch, atua há 12 anos no
mercado, com força na especialidade Fashion
Law,área que já ganhou destaque nos Estados Unidos e na Europa.O
escritório atende casos de Direito de imagem, Direito Publicitário,
Regulamentar, Propriedade Intelectual e Concorrencial, dentre outros.
AS
MÍDIAS MAIS COMPARTILHASDAS EM RESDES SOCIAIS
O YouTube representa mais de 90% dos vídeos compartilhados pelos
brasileiros no Facebook e no Twitter. Quase 60% das fotos vêm do Instagram.
Entre as notícias replicadas nas duas redes, mais da metade são da página do
jornal O Globo. Já o Blogspot é responsável por 38% da repercussão dos blogs
nesses canais.
As informações são da E.life, que analisou, por meio da ferramenta
Buzzmonitor, cerca de 280 mil posts feitos nos últimos cinco meses no Facebook
e no Twitter por usuários brasileiros. A partir desses dados, listou quais as
mídias mais compartilhadas nessas redes nas categorias: Blogs, Fotos, Notícias
e Vídeos.
Lançado pela E.life em dezembro de 2012, o Buzzmonitor analisa atividades
de usuários nas redes sociais e transforma essas informações em dados
estratégicos. Com isso, permite às companhias aprimorarem seu relacionamento
com os consumidores, contribuindo para a criação de campanhas promocionais e
ações pontuais direcionadas ao público-alvo.
Mais de duas mil marcas já fazem uso da ferramenta, única no Brasil a
oferecer gratuitamente a íntegra do serviço por período estabelecido.
“Este é o primeiro estudo da E.life com olhar direcionado para o tipo de
mídia compartilhada nas redes sociais. As informações compiladas são resultado
de um crowdsourcing entre as milhares de marcas que passaram a utilizar
voluntariamente o Buzzmonitor”, destaca Jairson Vitorino, CTO da E.life.
Abaixo, a lista com os canais mais compartilhados em cada
categoria.
As mídias de maior repercussão no Facebook e no Twitter:
Blogs
1.Blogspot – 38%
2.Wordpress – 15%
3.Outros – 47%
Fotos
1.Instagram – 60%
2.Twitpic – 26%
3.Flickr – 12%
4.Outros – 2%
Notícias
1.O Globo - 52%
2.Folha de SP – 14%
3.Exame.com – 7,3%
4.Veja.com – 7%
5.R7 Notícias – 4,7 %
6.UOL Notícias – 3,5%
7.Terra Notícias – 3%
8.Vírgula – 2,5%
9.Extra (RJ) – 2,5%
10.Estadão – 2,5%
11.Outros – 1%
Vídeos
1.YouTube – 90%
2.Vimeo – 4%
3.Dailymotion – 1,5%
4.Outros – 4,5% (Redação Adnews)
12º.
PRÊMIO DE JORNALISMO UNIMED SC: O REGULAMENTO
1. DA PROMOÇÃO
E DO OBJETIVO: o Prêmio de Jornalismo
Unimed SC é uma promoção da Unimed Santa Catarina e visa estimular a realização
de matérias, reportagens e documentários sobre saúde, envolvendo as abordagens
a seguir:
a.
Prevenção em
saúde, nas mais diversas especialidades médicas;
b.
Atitudes de qualidade de vida que proporcionem
uma vida saudável;
c.
Esclarecimentos
sobre os mais diversos tipos de doenças e enfermidades, seus sintomas, causas e
tratamentos, bem como novidades no tratamento e uso adequado de medicamentos;
d.
Denúncias
envolvendo aspectos relacionados à saúde pública;
e. Objetivos do Milênio ou Jeitos de Mudar o Mundo, estabelecidos em 2000 pela ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais. Conheça os oito Objetivos do Milênio acessando o link www.unimed.com.br/odm .
e. Objetivos do Milênio ou Jeitos de Mudar o Mundo, estabelecidos em 2000 pela ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais. Conheça os oito Objetivos do Milênio acessando o link www.unimed.com.br/odm .
Dos oito Objetivos, quatro estão relacionados
à temática do Prêmio: Reduzir a mortalidade infantil (4º objetivo); Melhorar a
saúde das gestantes (5º objetivo); Combater a Aids, a malária e outras doenças
(6º objetivo); Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente (7º objetivo).
1.2 Abrangência: podem participar do Prêmio de Jornalismo
Unimed profissionais e estudantes (vide Item 2) residentes em cidades em que a
Unimed Santa Catarina atua. Dentre estas, incluem-se municípios paranaenses que
fazem divisa com Santa Catarina, mas são da área de ação catarinense: Campo do
Tenente, Agudos do Sul, Quitandinha e Antonio Olinto; Unimed Vale do Iguaçu
atende União da Vitória, Cruz Machado, Porto Vitória, Paula Freitas, Paula
Frontin, General Carneiro e Bituruna.
2. DA ABRANGÊNCIA E PÚBLICO-ALVO.
2.1 Abrangência: podem participar do Prêmio de
Jornalismo Unimed profissionais e estudantes residentes em cidades em que a
Unimed Santa Catarina atua. Dentre estas, incluem-se municípios paranaenses que
fazem divisa com Santa Catarina, mas são da área de ação de uma das 22
Cooperativas Unimed de Santa Catarina: Campo do Tenente, Agudos do Sul,
Quitandinha e Antonio Olinto; Unimed Vale do Iguaçu, União da Vitória, Cruz
Machado, Porto Vitória, Paula Freitas, Paula Frontin, General Carneiro e Bituruna.
2.2 Público-alvo: a participação no Prêmio é gratuita
e exclusiva para profissionais de imprensa, estudantes de comunicação e alunos
matriculados em escolas municipais, estaduais e particulares nos ensinos
fundamental e médio das cidades abrangidas pelo Prêmio.
2. DAS CATEGORIAS: o Prêmio conta com três categorias:
Profissional, com três subdivisões - Jornal/Revista, Rádio e Televisão,
Destaque Acadêmico e Novo Repórter.
3.1. Categoria Profissional: podem participar os
profissionais de imprensa das cidades abrangidas pelo Prêmio que tenham
desenvolvido matérias de acordo com os temas citados no item 1.
3.2 Destaque Acadêmico: criada para incentivar a
produção de trabalhos de estudantes das faculdades de comunicação, as
reportagens serão avaliadas de acordo com o grau de utilização dos recursos
disponíveis no meio escolhido. Matérias veiculadas em jornais, revistas,
emissoras de rádio e televisão que não sejam de propriedade de instituições de
ensino superior, mesmo que produzidas por estudantes, terão que ser inscritas
na Categoria Profissional, a menos que exista algum tipo de convênio formal
entre veículo e faculdade para a veiculação de matéria do estudante. Neste
caso, uma fotocópia do termo de convênio deve ser enviada junto com a
documentação do prêmio descrita no item 6.
3.3. Novo Repórter: destinada a estudantes
matriculados nos ensinos fundamental e médio das redes de ensino pública e
privada das cidades abrangidas pelo Prêmio. Os trabalhos devem ser apresentados
exclusivamente em vídeo, com limite máximo de 5 minutos, não sendo permitido o
uso exclusivo de fotomontagem. A utilização deste recurso será liberada, porém
é imprescindível que o material inscrito tenha características de uma
reportagem televisiva – áudio e vídeo seja por meio de entrevistas ou mesmo a
participação efetiva (locução ou apresentação) do novo repórter.
4. DOS PRAZOS: o prazo para inscrição é de 4 de março
a 2 de julho de 2013. Após o recebimento da inscrição e confirmação dos dados,
os organizadores validarão sua inscrição via hotsite.
4.1 Categorias Profissional e Destaque Acadêmico:
podem ser inscritas no Prêmio Unimed SC as matérias veiculadas em um dos meios
citados no artigo anterior, no período de 3 de julho de 2012 a 2 de julho de
2013.
5. DAS INSCRIÇÕES: todo o processo de inscrição para o
Prêmio Unimed SC é informatizado e está disponível no site www.premiodejornalismo.com.br
5.1 Nas categorias Profissional e Destaque Acadêmico a
inscrição é feita da seguinte forma:
5.1.1 Postagem do material via hotsite: o concorrente
deverá preencher a ficha de inscrição e na sequência fazer a postagem do
material, seguindo as orientações do site. O sistema aceita trabalhos nos
formatos de áudio, vídeo e arquivos estáticos nas seguintes extensões: wmv,
mp4, mpg, mpeg, pdf, doc, mp3.
5.1.2 Efetivação: a inscrição será efetivada como concorrente
no 12º Prêmio de Jornalismo Unimed SC após o recebimento do material, que deve
ser encaminhado, na íntegra, pelos Correios ou entregue em mãos em uma das 22
Unimeds do estado ou na sede da organizadora do prêmio, a EDM Logos
Comunicação, rua Afonso Pena, 925, CEP 89.202-420, Joinville, SC, até o dia 2
de julho de 2013.
5.1.3 Forma de envio dos documentos e do material
completo: a. Inscrições de matérias de Rádio e Televisão: uma cópia do
programa, na íntegra, em que foi veiculada a matéria concorrente. O material de
rádio deve ser enviado em CD e o material de televisão em DVD. b. Inscrições de
Jornal/Revista: um original na íntegra da edição em que foi publicada a matéria
concorrente. Será considerada a data de postagem nas remessas pelo correio.
5.1.4 Quantidade de trabalhos inscritos: a
participação dos profissionais e estudantes é limitada a cinco trabalhos,
independentemente de o inscrito ser o único responsável pela inscrição ou se
apresentar como integrante de uma equipe. O programa automaticamente bloqueará
a inscrição que exceder o número proposto acima. Qualquer dúvida entre em
contato pelo e-mail premiounimedsc@edmlogos.com.br, ou pelo telefone (47) 3433-4332 (horário
comercial).
5.1.2 Envio dos documentos e do material completo pelo
correio: inscrições de matérias de Rádio e Televisão: uma cópia do programa na
íntegra em que foi veiculada a matéria concorrente. O material de rádio deve
ser enviado em CD e o material de televisão em DVD. Para inscrições de
Jornal/Revista: um original na íntegra da edição em que foi publicada a matéria
concorrente. Será considerada a data de postagem nas remessas pelo correio.
5.2 Categoria Novo Repórter: o concorrente deverá
preencher a ficha de inscrição disponibilizada no site www.premiodejornalismo.com.br e na sequência fazer a postagem do material. O
sistema aceita vídeo nas seguintes extensões: .flv, .avi, .mov, .wmv, .mpg,
.mpeg e .mp4 com tamanho máximo permitido de 100 MB. Assim que validado pela
Organizadora, o vídeo será disponibilizado no site do Prêmio para a votação
on-line do vídeo mais popular. É permitida apenas a inscrição de um vídeo por
concorrente.
6. DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO
6.1 Categorias Profissional e Destaque Acadêmico:
declaração do Diretor de Redação, Chefe de Jornalismo ou Coordenador do Curso
de Comunicação, em papel timbrado do veículo ou da faculdade. Deve constar na
declaração: nome, função, RG e CPF dos profissionais ou estudantes que
participaram da matéria e entre os quais será dividido o prêmio, no caso de ser
escolhido como um dos três primeiros colocados. Para facilitar a elaboração
deste documento foi disponibilizado um modelo no hotsite.
6.2 Categoria Novo Repórter: certidão de nascimento do
inscrito ou carteira de identidade, comprovante de residência e RG dos pais ou
responsáveis legais, comprovante de matrícula em ensino fundamental e/ou médio
em escola de uma das cidades abrangidas pelo Prêmio. Estes documentos deverão
ser apresentados pelos finalistas e pelo vencedor da primeira etapa, sob pena
de desclassificação.
7. DA CESSÃO DOS DIREITOS AUTORAIS: a participação no
12º Prêmio de Jornalismo da Unimed SC, em todas as categorias, implica na
cessão dos direitos autorais da obra para a Federação das Unimeds de Santa
Catarina, com a devida citação da fonte. Os participantes também cedem à Unimed
SC o direito de utilização de seu nome e imagem para fins promocionais do
prêmio.
8. DO JULGAMENTO: a pré-seleção dos trabalhos
concorrentes em relação à conformidade com o regulamento será feita pela EDM
Logos Comunicação. O julgamento será realizado por uma comissão de cinco
membros, formada por médicos da Unimed SC e por jornalistas estabelecidos em
outros estados que não Santa Catarina.
8.1 Categorias Profissional e Destaque Acadêmico: o
julgamento consiste de dois momentos: no primeiro, cada jurado vai indicar três
trabalhos de cada categoria que considera aptos a receber o prêmio. Da soma de
indicações desta seleção, saem os finalistas. No segundo momento, em votação
reunindo todos os jurados, serão definidos os vencedores Profissionais de cada
subcategoria e o Estudante – Destaque Acadêmico.
8.1 Categorias Profissional e Estudante – Destaque
Acadêmico: o julgamento consiste de dois momentos: no primeiro, cada jurado vai
indicar três trabalhos de cada categoria que considera aptos a receber o
prêmio. Da soma de indicações desta seleção, saem os finalistas. No segundo
momento, em votação reunindo todos os jurados, serão definidos os vencedores
Profissionais de cada subcategoria e o Estudante – Destaque Acadêmico.
8.1.1 Definição dos finalistas - Para ampliar as
oportunidades de participação será permitido apenas um finalista por veículo em
cada subcategoria. Esclareça-se que serão considerados distintos veículos que,
apesar do mesmo nome, estejam instalados em praças diferentes e contem com
programações próprias. Casos de empate passarão por nova votação do júri.
8.2 Categoria Novo Repórter: os vídeos inscritos na
categoria Novo Repórter passarão por dois momentos de votação: no primeiro, por
votação on-line, todos os vídeos inscritos até o dia 2 de julho estarão
imediatamente disponíveis para votação popular no site do Prêmio. Após o
término das inscrições, haverá ainda um período extra – que vai até dia 16 de
julho – para votação dos materiais inscritos. O vídeo mais popular – que
receber mais indicações de “Gostei” no site – será o vencedor desta etapa,
voltando a concorrer no segundo momento com os demais vídeos inscritos. No
segundo momento (item 8.3), o júri técnico indicará seis finalistas, um de cada
região do estado (Norte, Sul, Vale, Centro-Oeste, Oeste e Capital). O vencedor
será definido em votação on-line.
8.3 Julgamento final Categoria Novo Repórter: será por
votação on-line no site do Prêmio, no período de 20 de agosto a 20 de setembro,
limitado a um voto por CPF ou RG do responsável legal. Estudantes que não
tenham o documento devem utilizar o de seu responsável legal. A validade do
voto está condicionada à validação do CPF na Receita Federal.
9. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 9.1 Categorias
Profissional e Destaque Acadêmico: cinco critérios, com pesos iguais, serão
utilizados pela comissão julgadora para avaliar os trabalhos inscritos:
pertinência da matéria com o objetivo do Prêmio; utilização dos recursos
jornalísticos para o desenvolvimento do tema; correção e clareza das
informações; grau de aprofundamento da reportagem e criatividade na abordagem.
9.1.1 Produção do programa/matéria: este é um item
muito importante para a avaliação nas subcategorias de Rádio e Televisão,
motivo pelo qual entrevistas que não agreguem outros recursos do meio têm menos
chances de conquistar o prêmio.
9.2 Categoria Novo Repórter: serão avaliadas a
adequação das matérias ao objetivo do Prêmio, correção e clareza das
informações e criatividade na abordagem.
10. DA PREMIAÇÃO
10.1 Categoria Profissional: cada um dos vencedores
das subcategorias Jornal/Revista, Rádio e Televisão recebem como prêmio um kit
com Ipad + Iphone. Os demais finalistas de cada subcategoria ganham um
vale-viagem para um hotel de lazer de Santa Catarina. A estadia é para duas
pessoas com pensão completa.
10.2 Categoria Destaque Acadêmico: o vencedor receberá
um Smartphone Samsung Galaxy como prêmio.
10.3 Categoria Novo Repórter: o autor do vídeo votado
como mais popular na primeira etapa irá ganhar uma máquina fotográfica digital
e o vencedor dentre os seis finalistas indicados pelo júri técnico receberá um
Netbook, sua escola ganhará R$ 1.000 em doação de equipamentos a serem
definidos de comum acordo com a Unimed SC e o professor responsável pelo vídeo
vencedor receberá um final de semana em hotel de lazer de Santa Catarina com
acompanhante.
10.4 Certificado: será entregue a todos os finalistas
de cada categoria, indicando sua condição de finalista ou vencedor do Prêmio de
Jornalismo Unimed Santa Catarina.
10.5 Autoria coletiva: o valor do prêmio será
concedido ao conjunto de autores e entregue ao profissional cujo nome constar
como responsável pela equipe. É de total responsabilidade do profissional que
assinar a ficha de inscrição definir a forma como o prêmio será dividido entre
os participantes.
10.6 Entrega: os produtos são previamente testados na
hora da compra. No momento da entrega do prêmio, o ganhador assina um termo de
doação, responsabilizando-se por quaisquer eventuais problemas futuros com os
equipamentos.
11. DO EVENTO DE PREMIAÇÃO: a revelação dos vencedores
e a entrega dos prêmios será realizada no final de setembro de 2013, com data e
local a serem definidos pela Unimed Santa Catarina.
11.1 Participação dos finalistas: o titular ou um
representante de cada trabalho finalista em todas as categorias terá sua
despesa de transporte custeada para participar do evento. Na Categoria Novo
Repórter será custeada a despesa de transporte dos vencedores das duas etapas e
de seu representante legal.
12. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS: não é permitida a
participação de pessoas que atuam direta ou indiretamente (considerando
familiares de primeiro grau) junto às entidades e órgãos responsáveis pela
organização e promoção do Prêmio Unimed e aos prestadores de serviço da
cooperativa no estado de Santa Catarina diretamente envolvidos com a organização
do Prêmio, à EDM Logos Comunicação e à TAG Interativa.
12.1 Concordância com o regulamento: os jornalistas e
estudantes participantes do Prêmio Unimed SC, ao confirmarem a ficha de
inscrição, aceitam todos os itens constantes neste regulamento e reconhecem a
decisão do júri como soberana para quaisquer casos omissos neste regulamento.
12.2 Dúvidas e informações adicionais: e-mail premiounimedsc@edmlogos.com.br ou pelo telefone (47) 3433-4332. Inscrição pelo www.premiodejornalismo.com.br.
12.3 Material enviado pelos concorrentes: não será
devolvido, independentemente do resultado final do Prêmio.
As inscrições serão encerradas dia 2 de julho
(Publicado Renato Castanhari Jr. em CRÔNICAS/CONTOS) - Pobre mundo pobre. Difícil não ter a
sensação de que já tivemos tempos melhores, mais verdadeiros, mais
compromissados, mais solidários. Tempos com uma consciência mais coletiva do
que individual, com atitudes mais nobres e menos focada em tirar o seu da reta.
A verdade é que neste mundinho de informação instantânea de hoje, tudo parece ser manobra de interesses dos canalhas que estão do outro lado, que não o seu. Resultado do aprendizado diário de que hoje em dia, ninguém faz nada sem ter um interesse por trás, o exercício coletivo é identificar quem está por trás do interesse da vez. E se for contrário ao seu, vale a voz da violência, não do argumento.
O fato é que se antes uma mentira
precisava ser repetida muitas vezes para virar verdade, hoje basta postar essa
mentira em algum lugar da rede social para ser compartilhada, já como verdade
absoluta. Mentira para uns, verdade para outros, a diferença é de que lado da
conversa você se posiciona.
E nesse jogo, cada vez mais rápido, cada
vez mais sacana, agimos cada vez mais obedecendo nosso instinto de nos
preservar, e preservar nossos interesses, sejam eles lícitos ou não, éticos ou
não, justos ou não, oportunistas ou não.
E aí, quando vemos os confrontos
violentos depositados na conta da ponta do iceberg dos vinte centavos de
aumento da tarifa do transporte público, percebemos que esse movimento não pode
ser medido por meros centavos.
Dois pontos básicos diferenciam os
estudantes da década de 60, que saíram às ruas contra a ditadura da época, com
os de hoje: o foco e as atitudes. Enquanto os de antigamente enfrentavam a
repressão voltados primeiramente em se manifestar de forma pacífica, mesmo
entrando em confronto, os de hoje parecem ter infiltrados integrantes de
torcidas organizadas, que destroem bens públicos e privados enquanto
“comemoram”.
Como consequência, a mídia vai se
referir aos manifestantes turcos como ativistas, e aos nossos como vândalos.
Mesmo que tenha sido meia dúzia entre milhares, e que não seja possível
controlar ações individuais em um tumulto coletivo.
Mas nada justifica a falta de preparo da
polícia para administrar situações como essa. Credite alguns centavos pela
falta de experiência, há tempos que não temos o povo na rua.
Outros centavos ao medo de enfrentar
multidões, mais um tanto pelo natural abuso de poder, e outros muitos centavos
ao puxão de orelha da mídia que exigiu postura, e ao comando que orientou
agredir antes de saber se haveria agressão. Sem distinção entre ativista,
expectador ou imprensa.
Por trás desses vinte centavos estão
frustrações pessoais, profissionais, financeiras, indignações com toda essa
bandalheira que assola o país. Vinte centavos é apenas o troco por engolir
sapos, elefantes todo santo dia.
De ver a insegurança na espreita em cada
esquina, de cada avenida, ruela, esteja na capital ou interior. De ver a
péssima qualidade do ensino público, da saúde pública com pacientes largados à
própria sorte em macas nos corredores dos hospitais.
De ver a falta de oferta de transporte
público, de infraestrutura nas cidades com famílias perdendo tudo em enchentes
agendadas. De ver uma juventude massacrada pela pressão de se preparar com pós,
MBA, doutorado para o emprego que parece não existir.
E aí ouvimos a presidente afirmar que “o
Brasil tem praticamente pleno emprego”. O presidente do senado, réu condenado,
dizer que “estamos fazendo contenção de despesas com absoluta transparência”,
sobre os gastos com o lanche dos senadores e seus convidados que têm custo
mensal previsto de R$ 31,2 mil, R$ 375 mil no ano. Vergonha!
Vinte centavos.
Nossos políticos juntos não valem vinte
centavos. Perdemos vidas, amigos, sono, saúde, por vinte centavos. Os mesmos
vinte centavos que, para quem ganha salário mínimo, representam três meses de
trabalho com gastos em transporte nos grandes centros.
Vinte centavos. Um aumento que não veio
menor antes porque 2012 teve eleição.
Vinte centavos. O custo para o povo
novamente dar a cara para apanhar e mostrar que não é bobo, que essa safadeza
toda, em todos os níveis, em todos os partidos, precisa ter um fim.
Vinte centavos. Aproveite a promoção, tá
barato!
QUANTO
VALE O HOMEM DE FERRO¿
Há algumas semanas, foi divulgado que Robert Downey
Jr. recebeu 50 milhões de dólares pelo papel de Tony Stark, o Homem de Ferro,
em Vingadores - The Avengers. Parece muito dinheiro (e é!), mas matematicamente
faz todo o sentido.
Downey Jr. estava em baixa quando assinou o seu
contrato para o primeiro filme da Marvel Studios. O ator vinha de uma série de
problemas pessoais e passagens por clínicas de reabilitação.
Por outro
lado, a empresa conhecida mundialmente pelas histórias em quadrinhos estava
preparando a estreia em uma nova mídia e, o que era pior, sem poder contar com
seus personagens mais conhecidos, uma vez que Homem-Aranha, X-Men e O Quarteto
Fantástico têm os direitos "presos" a outros estúdios. A Marvel
resolveu, então, apostar em um herói da segunda divisão, um sujeito arrogante e
muito menos conhecido pelos não leitores de HQs, o Homem de Ferro.
O sucesso de bilheteria foi imediato, US$ 98
milhões no fim de semana de estreia nos Estados Unidos. No total, o filme
arrecadou 585 milhões de dólares ao redor do mundo, superando com folga o
orçamento, estimado em 140 milhões. A sequência veio dois anos depois e fez 128
milhões na estreia e somou 624 milhões nos cinemas do planeta.
A partir dai vieram os filmes dos Vingadores e
Homem de Ferro 3, ambos quebrando com extrema facilidade a barreira de 1 bilhão
de dólares nas bilheterias mundiais e se posicionando no top 5 dos filmes mais
rentáveis de todos os tempos, atrás apenas de Avatar e Titanic (ambos do
diretor James Cameron) e ensanduichando o último Harry Potter na quarta posição
(por enquanto).
Todo este dinheiro vem apenas do que o filme
arrecadou com os bilhetes de cinema. Para fechar o balancete final, é preciso
ainda contar as vendas em DVD, Blu-ray, direitos para exibição nas TVs paga e aberta
e, claro, os produtos licenciados, incluindo aí a própria revista em quadrinhos
que inspirou tudo isso.
O Homem de Ferro tem hoje um destaque muito maior
do que jamais teve. Passou para a elite dos super-heróis e muito disso se
deve ao rosto que a Marvel contratou para personificar este gênio,
bilionário, playboy e filantropo: Robert Downey Jr.
50 milhões de dólares é muito dinheiro? Não para a
Marvel, que já lucrou muito mais do que isso. E nem para Tony Stark, dono de
uma fortuna virtual estimada pela Forbes em 8,8 bilhões de dólares. (Artigo encaminhado por Marcelo Forlani, editor do
Omelete, portal de conteúdo de entretenimento inteligente ao Adnews).
GUIA PRÁTICO PARA UM BOM SEMINÁRIO
Uma das
grandes dificuldades dos alunos é a de apresentar um bom seminário. O problema
pode começar durante a pesquisa, passar pela organização da apresentação e
chegar até a timidez na hora de falar em público. Para ajudar os estudantes, a
Universia Brasil (www.universia.com.br) conversou com uma aluna de psicologia da
Universidade de Guarulhos e o professor de História da Comunicação da Faculdade
Cásper Líbero para descobrir como vencer as dificuldades e apresentar um bom
seminário.
Segundo o
professor Carlos Costa, professores esperam que os alunos “façam a pesquisa, se
aprofundem no tema, organizem as ideias e aprendam com isso mais do que
aprenderiam numa simples aula onde o professor fala e o aluno presta atenção”.
O guia da
Universia Brasil ensina como organizar a pesquisa, as fontes a serem buscadas,
como memorizar, a importância de utilizar recursos áudio visuais e de vencer a
timidez na hora da apresentação.
Para vencer
a timidez, por exemplo, a estudante de psicologia Mayara Pompeo recomenda que a
pessoa faça atividades que envolvam a interação com outras pessoas. Ela diz:
"Uma ótima ideia é começar a fazer aulas de teatro ou música, na verdade
qualquer tipo de atividade que envolva muitas pessoas. Assim, você não vai
pensar que está incomodando os outros alunos e nem ter vergonha de apresentar
na frente deles."
Para
entender o guia preparado pela Universia Brasil, basta acessar portal da rede
através do link http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/06/14/1030532/guia-pratico-apresentar-um-bom-seminario.html.
Outra opção
é compartilhar as dicas pelos Facebook através do perfil https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151452074401190&set=a.423821326189.203350.118173756189&type=1&theater
O RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO E A
MÍDIA SOCIAL
Trazer um
panorama sobre o impacto das principais ações de marketing nos canais digitais
foi o objetivo do estudo inédito da Serasa Experian sobre Performance nos
Canais Digitais, que apontou o ciclo do search dentro do segmento.
Realizada
com cerca de mil empresas, 88% disseram investir em ações de Social Media.
Desse total, 54% procuram melhorar o relacionamento com o público, enquanto 21%
têm com objetivo primário aumentar a exposição da marca. Empatados, 10% dos
entrevistados almejam gerar leads e outros 10% querem aumentar o tráfego de
usuários. Por fim, apenas 5% das empresas esperam aumentar as receitas com
vendas.
Juliana
Azuma, superintendente de Marketing Services da Serasa Experian, detalha as
melhores formas de utilizar a Social Media no e-commerce. ”Ao utilizar dados
sobre o relacionamento prévio do consumidor com a marca de forma cada vez mais
efetiva, é possível transformá-los em conhecimento para gerar melhores taxas de
vendas. Esta é uma tendência que poderá ser observada, no futuro, para as
mídias sociais também, à medida que os profissionais de marketing aprendam a
lidar com a riqueza de informações disponíveis neste canal, criando ações de
marketing cada vez mais personalizadas e, consequentemente, mais efetivas”,
explica.
Para
analisar a participação efetiva do Social Media dentro do e-commerce, houve
monitoramento do comportamento de cerca de 500 mil e-consumidores do Brasil.
Constatou-se que a representatividade do canal no tráfego total é de 17,24% e a
participação na conversão total de 12,16%. A taxa de conversão do canal fica em
1,18%.
A pesquisa
completa pode ser encontrada no Slide Share da Virtual Target: www.slideshare.net/VirtualTarget
O ADVOGADO, A FAMÍLIA E A
MEDIAÇÃO
( Texto de Nereu de Paula Pereira Junior - nereu.adv@gmail.com)
Sabe-se
que o rompimento de laços conjugais produz efeitos malévolos e deveras
duradouros no âmbito pessoal dos apartados e, ainda, em todas as pessoas
envolvidas com o irrompido casal – familiares, filhos, amigos, etc.
Contudo,
antes mesmos de qualquer preleção ou discussão acerca da origem do conflito
desencadeador das desavenças as partes, individualmente, procuraram advogado de
Família na tentativa de por fim as dores e angústias que não foram
resolvidas, conversadas ou confrontadas no seio familiar.
Esta,
contudo, nem sempre é a melhor alternativa. Segundo Nereu Pereira Jr., Advogado
do escritório Wagner & Pereira Advogados, conhecido por sua atuação em
causas envolvendo o Direito de Família, o profissional do direito –
especialmente o advogado – deve estar preparado e ter em mente que questões
familiares eclodem, na maioria das vezes, da falta de diálogo e da terrível
condição humana de não aceitar rever posicionamentos, ideias, conceitos e
valores e que por isto o endereço propício à harmonizar os prováveis litigantes
pode ser o escritório de advocacia.
Assim,
segundo destaca, a mediação familiar executada por advogado – especialmente
porque é receptor das informações prestadas por ambos – é, certamente, a última
alternativa dos contentores antes de provocarem o Poder judiciário para
por fim definitivo aos laços conjugais, fim este que muitas vezes não se
traduz na vontade dos inflamados consortes.
Não se
desconhece, todavia, que os profissionais do direito nem sempre desenvolvem ao
longo de sua formação habilidades específicas típicas da área de psicologia.
Sobre
esta questão, o advogado Nereu Pereira Jr. lembra que por se tratar de forma
alternativa para a resolução do conflito conjugal a exposição clara e
pormenorizada pelo causídico acerca das nuances jurídicas que envolvem o fim da
relação - corroborada por ambiente que propicie o diálogo - certamente se
apresenta como uma importante ferramenta para a pacificação conjugal e uma
barreira protetora de ações judiciais para as quais a vontade se encontra
ofuscada por discursos individuais, decorrentes de uma desenfreada luta pela
razão.
Contudo,
conforme argumenta, a essência do conflito é, geralmente, emocional e pode
perfeitamente ser resolvida por advogado com experiência em tratativas para a
conciliação das partes. Este, no entanto, deve intervir, oferecer conselhos,
elaborar pareceres e direcionar a sua atuação no sentido de evitar o litígio,
recompondo, assim, quando possível, a paz conjugal.
EM DEFESA DA REGULAÇÃO DO MERCADO DE
ATASCADO
O presidente da TelComp (Associação
Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas), João
Moura, defendeu ontem a regulação do mercado de atacado de telecom no Brasil
para facilitar a expansão da oferta e a inclusão digital, racionalizando assim
os investimentos das novas empresas do setor.
Em apresentação para uma plateia de aproximadamente 500 pessoas
no painel Preços e condições de acesso ao aluguel de postes, dutos e fibras
apagadas, do 5º Encontro Nacional de Provedores de Internet e Telecomunicaçõe,
João Moura detalhou os problemas que essas novas empresas enfrentam para ter
acesso à infraestrutura passiva de telecomunicações, que faz parte desse
mercado. “Na ausência do atacado, operadoras têm de fazer redes onde não seria
necessário, já que poderiam contratá-las com as concessionárias locais. Esses
investimentos são menos produtivos, e acabam ocupando postes que já estão
sobrecarregados”, disse.
O presidente da TelComp mostrou o
agravamento, nos últimos 12 meses, dos problemas de acesso das novas operadoras
de telecomunicações e provedores de internet a postes, dutos e ao mercado de
atacado como um todo. “O crescimento e desenvolvimento dessas empresas seria
mais veloz se elas tivessem melhor acesso a esses recursos – inicialmente
alugando para mais tarde investir em suas próprias redes, assim administrando
com mais eficiência o seu risco no negócio”, disse ele.
Conflitos de interesse, preços elevados ou
proibitivos e falta de condições equilibradas de barganha têm dificultado o
acesso dos novos à infraestrutura passiva, problema que é agravado por práticas
anticompetitivas como a falta de desconto nas compras por volume e também pela
ausência de normas que padronizem o uso dessa infraestrutura: “Na maioria dos
temas ou a regulação não existe ou não está sendo aplicada. Falta uma política
mais ampla, que agregue a maioria dos interesses”, acrescentou.
A falta de políticas públicas e de
regulação se reflete em itens que vão desde os elevados preços de aluguel dos
postes e sua ocupação indiscriminada até a falta de coordenação de projetos
entre empresas e prefeituras, resultando inclusive em prejuízos para a
população, que tem de conviver com buracos ou desvios nas ruas das cidades
brasileiras.
OPORTUNIDADES
A ABRHestágios está oferecendo 537 vagas para estudantes, das quais 32 são para
alunos de Ensino Médio. Há também vagas para os cursos de Administração (82),
Arquitetura (2), Ciências Contábeis (18), Direito (15), Economia (5), Educação
Física (9), Engenharia de Produção (7), Engenharia Elétrica (4), Engenharia
Mecânica (4), Fisioterapia (4), Informática (19), Jornalismo (5), Pedagogia
(22), Psicologia (2), Publicidade e Propaganda (8), Secretariado (3), Técnico
em Administração (38) e Técnico em Informática (7).
Já a ABRHestágios Saúde dispõe de 36 vagas, das quais 6
são destinadas a alunos do Ensino Médio e as demais para os cursos de
Administração (8), Fisioterapia (3), Ciências Contábeis (4), Enfermagem (5),
Direito (1), Engenharia Mecânica (1), Técnico em Administração (5) e Técnico em
Enfermagem (3).
Para mais
informações, os estudantes devem entrar em contato pelo telefone (51) 3254-8200
ou pelo site www.abrhestagios.com.br. Todas as novidades da entidade também
são divulgadas pelo Twitter, em @abrhestagios.
APESAR
DAS CRÍTICAS, O BRASIL ATRAI
Com dinheiro em abundância circulando nos mercados
globais e recentes medidas tomadas pela equipe econômica, como a alta de juros
para controlar a inflação, os investidores estrangeiros começaram a olhar o
Brasil com mais otimismo do que em 2012, quando outros países emergentes
tomaram o posto de queridinhos do mercado internacional.
“A maré virou e os investidores começaram a ter uma
visão mais benigna em relação à economia brasileira”, disse Henri Alexaline,
gestor de recursos da FM Capital Partners em Londres, que administra cerca de
US$ 1 bilhão em ativos. Ele explica que ficou difícil argumentar contra a tese
de que o humor dos investidores mudou depois que a Petrobrás captou US$ 11
bilhões em títulos de dívida.
A emissão da Petrobrás foi bastante concorrida, com
uma demanda total pelos papéis da ordem de US$ 45 bilhões. No dia seguinte, a
Agência Nacional do Petróleo encerrou a n.a rodada de licitações de áreas para
petróleo e gás.
Doze petroleiras do Brasil e 18 estrangeiras pagaram o
valor recorde de R$ 2,8 bilhões em bônus de assinatura pelas concessões.
Alexaline ressaltou que, graças ao excesso de liquidez
nos mercados internacionais neste momento, alimentado pelos programas de
afrouxamento monetário de países desenvolvidos, o Brasil permanece um destino
atraente.
“Sinais recentes, como o aperto monetário iniciado
pelo Banco Central, são encorajadores para os investidores”, afirmou. Segundo
ele, ao adotar, por exemplo, uma postura mais firme para controlar a inflação,
as autoridades brasileiras ajudam a melhorar o ambiente econômico, essencial
para aumentar a confiança dos investidores.
Para Bill Rudman, gestor da Blackfriars Asset
Management em Londres, depois de a Bovespa ter tido um desempenho fraco nos
últimos três anos (alta de 1% em 2010, seguido de queda de 18,1% em 2011 e de
alta de 7,4% em 2012), as ações das empresas ficaram mais baratas do que em
outros mercados da América Latina, como México, Colômbia e Chile.
“A maior parte das notícias negativas, como o
crescimento baixo da economia e dos lucros das empresas, além do intervencionismo
do governo em diversos setores, como o de energia elétrica, já está
contabilizada nos preços das ações e de outros ativos”, explicou Rudman, que
ajuda a administrar IJSS 400 milhões em ativos,
“Olhando para a frente, não há mais tanta notícia
negativa para afetar os preços na Bolsa, e com as ações sendo negociadas a um
preço equivalente a dez vezes o lucro estimado para as empresas, o que é baixo,
os investidores passam a olhar o Brasil mais favoravelmente.”
O desempenho fraco das aplicações brasileiras nos
últimos anos abriu espaço para oportunidades irresistíveis para os
investidores. “Há ainda muitos pontos negativos em relação ao Brasil, como um
governo que gosta de interferir nos assuntos corporativos”, diz Jack Deino,
gestor sênior de dívida para mercados emergentes da Invesco Inc., que
administra US$175 bilhões. “Tendo disto isso, há um preço para tudo e a dívida
emitida por empresas brasileiras parece bastante barata.”
Segundo Deino, o Brasil precisa de algumas reformas
difíceis de se implementar antes das eleições de 2014. “Mas os investimentos em
infraestrutura e da Copa do Mundo devem ajudar o País.”
Preste atenção
1. Apesar de todas as críticas internacionais à
condução da economia, sinais como o aumento dos juros deram aos investidores
estrangeiros um novo fôlego para investir no Brasil. A captação de US$ 11
bilhões da Petrobrás é um exemplo disso.
2. Após três anos de desempenho fraco da Bovespa, os
preços das ações das empresas brasileiras ficaram bem mais atraentes que as de empresas
de outros mercados emergentes, como México, Colômbia e Chile. (O Estado de S. Paulo no Newsletter Fiducicred)
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