Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de maio de 2013

SEARCH: 27,25% DO TRÁFEGO DE UM E-COMMERCE


 Trazer um panorama sobre o impacto das principais ações de marketing nos canais digitais foi o objetivo do estudo inédito da Serasa Experian sobre Performance nos Canais Digitais, que apontou os investimentos que mais aumentam o tráfego de um site de comércio eletrônico.

 A pesquisa foi realizada com cerca de mil empresas. Destas, 44% disseram ser muito importante o fato de investir em ações de marketing para aumentar o tráfego do site.

 Daqueles que investem em busca desse objetivo, 43% acreditam que o search é o mais apropriados para tal ação, enquanto 25% indicam que os portais e hotsites são mais impactantes para isso. Por fim, 19% dizem investir em e-mail marketing e 13% em redes sociais para aumentar o tráfego do site.

 Já de forma efetiva, o search é responsável por 27,25% do tráfego total de um site, enquanto as redes sociais, as mais preteridas nos investimentos, correspondem por 17,24%. O e-mail marketing responde por 9,39% e os portais e hotsites por 4,37%.

 A pesquisa completa pode ser encontrada no Slide Share da Virtual Target www.slideshare.net/VirtualTarget

Desenvolvida para prover relacionamentos por meio do marketing direto digital, a Virtual Target disponibiliza soluções e serviços de e-mail marketing que entregam diferenciação, inteligência da informação, mensuração, capacidade de interação e automatização de processos para diversos segmentos de empresas. Para mais informações, acesse: www.virtualtarget.com.br.

Sobre a Serasa Experian Marketing Services


A Unidade de Marketing Services da Serasa Experian oferece ao mercado soluções eficazes e inovadoras para entendimento, prospecção, rentabilização e fidelização de clientes, entre elas ferramentas para marketing direto, marketing analítico, e-mail marketing e marketing digital. Detalhes:
www.serasaexperian.com.br/marketingservices

 Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian.

Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. Detalhes:  www.serasaexperian.com.br

 Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil. Detalhes:  http://www.experianplc.com


VOCÊ PODE CRIAR SEU PRÓPRIO SITE

 

Tudo o que uma pequena empresa precisa para se estabelecer no mercado online é seguir os 5 fáceis passos do WebSite X5® para criar seu próprio website com qualidade profissional. Já não é necessário perder tempo aprendendo a usar programas complicados, saber de programação ou fazer um alto investimento.

 

Usuários de qualquer nível de conhecimento de informática podem criar websites, já que o programa conta uma interface intuitiva e totalmente visual. Com apenas alguns cliques é possível criar uma lista de produtos, blogs, formulários de contato, galerias de fotos, ou qualquer outro conteúdo. Os aspectos técnicos como: garantia de otimização para mecanismos de busca e a compatibilidade total com os principais navegadores e também com tablets e smartphones ficam por conta WebSite X5®.

 

1. Escolher um Modelo

O programa conta com uma galeria de 1.500 modelos profissionais para o layout do website, a única dificuldade será escolher apenas um. Cada modelo foi desenvolvido para ser exibido corretamente em qualquer sistema operacional ou navegador, e todos podem ser personalizados graças ao seu editor interno. 

 

O modelo escolhido pode ser alterado a qualquer momento ou, se o usuário preferir, poderá criar seu próprio modelo desde zero. Sem falar, que também conta com mais 6.000 fotos exclusivas e grátis (royalty free) para serem usadas.

 

2. Criar a estrutura do site

No segundo passo é possível organizar o mapa do site inserindo quantas páginas forem necessárias e também criando diferentes níveis. O WebSite X5 cria de forma dinâmica desde o menu de navegação, com links ativos para todas as páginas, até o SiteMap, que é usado pelos mecanismos de busca para indexar o conteúdo do site. O usuário pode atualizar o mapa sempre que for necessário.

 

3. Adicionar conteúdo: 

Nesta etapa é possível adicionar desde texto, imagens, vídeos, galeria de fotos, mapas, vídeos, formulários de e-mail, listas de produtos e até botões das redes sociais. WebSite X5® torna a criação de páginas algo super fácil de se fazer com seu editor exclusivo: basta arrastar e soltar os itens que o usuário precisa direto nas páginas para ver como seu site ganha vida enquanto trabalha nele.

 

4. Adicionar Recursos Avançados

Esse é o momento para adicionar facilmente ao website os recursos avançados que o usuário precisa. Também existe a possibilidade de criar novos recursos ou personalizar a aparência do site. A ferramenta já conta com recursos como loja virtual, Blog, RSS feed, publicidade, gerenciamento do acesso a páginas protegidas por meio da criação de usuários e senhas, sites em vários idiomas, entre outros.

 

5. Publicar o website

Uma vez o usuário tenha finalizado a criação do seu website ele poderá publicá-lo na Internet. Para isso, WebSite X5® conta com um mecanismo interno de FTP incorporado, que se encarrega de colocar o website online.  Esta ferramenta realiza conexões seguras e poupa tempo do usuário realizando multiconexões, que permitem que vários arquivos sejam transferidos simultaneamente. E no caso que sejam feitas alterações em apenas algumas páginas, o programa só publica as partes que tenham sido alteradas. E a partir dai, só resta ao usuário contar para todos que sua empresa já faz parte do mundo online.

 

Para mais informações sobre o programa e os recursos da nova versão visite http://www.websitex5.com/br, onde também está disponível uma versão gratuita do programa para teste e vídeos tutoriais, que explicam detalhadamente como criar um site com WebSite X5 Evolution 10®.  

 
Incomedia é uma desenvolvedora independente e líder no mercado, responsável pela criação de software multimídia para o PC. Foi fundada em 1998, é uma propriedade privada e sediada na Itália.

 
O produto líder da Incomedia, o WebSite X5® foi desenvolvido com o objetivo de oferecer alta qualidade em software de criação de site por preços acessíveis para  pequenas empresas e usuários no setor da educação.

 

O software foi desenvolvido especificamente para usuários que desejam publicar websites de alta qualidade e lojas on-line, com um design profissional e em apenas 5 simples passos. É completamente visual e os usuários não requerem nenhuma habilidade de programação HTML, tudo o que precisamos saber é o que eles querem dizer e WebSite X5® cuida do resto.

 

Website X5® está disponível em 13 idiomas diferentes e é vendido atualmente em mais de 40 países através de uma rede bem estabelecida de distribuidores, revendedores e varejistas. Até agora, o software tem mais de 200 opiniões favoráveis globais de algumas das mais respeitadas revistas e  sites. Detalhes: http://www.websitex5.com/br

 

PARA CONCORRER AO SELO EMPRESA CIDADÃ 2013

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia iniciou às inscrições para que as empresas e entidades do terceiro setor possam concorrer ao selo de reconhecimento sustentável, confiado pelo Projeto Empresa Cidadã. Na composição do Selo Empresa Cidadã 2013 estão três categorias. As empresas concorrem ao selo Empresa Cidadã; as entidades do terceiro setor ao selo Excelência Cidadã e pessoas físicas com ao título Cidadão Benemérito. As inscrições até 15 de julho.

Para concorrer ao Selo, empresas, ONGs e cidadãos que desenvolvem ações de responsabilidade social e tiverem interesse de participar podem preencher a ficha de inscrição e o roteiro de avaliação do projeto, disponíveis na CDL. 

A inscrição é gratuita e a   entrega da ficha e do roteiro deverá ser feita em quatro vias, sendo duas impressas e duas em mídia eletrônica (CD, DVD ou pendrive). Poderão ser anexados peças de divulgação, fotografias, documentos importantes, clippings de notícias, diplomas, DVDs e outros materiais que reforcem o valor de sua atuação e comprovem o projeto.

O período de avaliação pela comissão julgadora acontece de 1º de agosto a 1º de outubro. Os vencedores receberão a premiação no dia 29 de outubro. Os projetos classificados são contemplados com o direito de utilização do Selo Empresa Cidadã, Excelência Cidadã em divulgações e materiais publicitários, entre outros, pelo período de 2 anos.

Pré-requisitos

Para concorrer aos Selos empresas e instituições do 3º setor devem estar em conformidade com a legislação vigente. Não se pode empregar mão de obra infantil, nem comprar produtos ou serviços de empresas que o façam. Outra exigência é que a empresa ou instituição precisa estar desenvolvendo o projeto há pelo menos um ano.

Durante o processo de seleção será levado em conta o objetivo do projeto, tendo como indicador a relevância social e a prioridade para a comunidade.    Estratégias de originalidade da iniciativa e potencial de evolução do projeto, bem como execução e resultados benéficos para a comunidade também serão avaliados. Para a classificação das dos projetos concorrentes ainda serão levados em conta a defesa dos direitos humanos e sociais, do trabalho, da vida e da cidadania.

O Projeto Empresa Cidadã visa fomentar ações e projetos sociais, com o intuito de incentivar e capacitar às empresas para que elas possam solucionar problemáticas sociais no município de Uberlândia e contribuir para um mundo mais sustentável.

Além de estimular a inserção dos temas de Responsabilidade Social Empresarial  e Investimento Social Privado  na gestão das empresas; o projeto tem como objetivos buscar alianças e parcerias com empresas e entidades, criar uma rede, articulando as ações de RSE desenvolvidas no município, através de ferramentas de comunicação e eventos; apoiar a estrutura de programas e projetos de RSE e realizar a premiação dos Selos Empresa, Excelência Cidadã e Cidadão Benemérito.  Detalhes:  www.cdludi.org.br/empresacidada ou  (34) 3239-3415.


A COMUNICAÇÃO NAS TRANSAÇÕES E-COMMERCE

 

O decreto n°7.962, de 15 de março de 2013, que entrou em vigor no último dia 14 de maio e que dispõe sobre a contratação no comércio eletrônico foi o tema principal do Café com Lojistas, ocorrido na manhã desta quarta-feira, 22, no Sindilojas Porto Alegre. O advogado, especialista em direito empresarial, Pablo Berger, explanou conceitos e tópicos da legislação e tirou dúvidas de lojistas sobre o comércio eletrônico na palestra “Novas regras do Comércio Eletrônico”

Para o advogado, o novo decreto advém da constatação do crescimento exponencial do acesso à internet e smartphones que, por consequência, aumenta a expectativa de compras eletrônicas pelos consumidores. A estimativa é que, em apenas dois anos, 150 milhões de brasileiros comprem pela internet.

“Os lojistas precisam saber que o e-commerce é o negócio do futuro e ter conhecimento do conceito da legislação é essencial. A eficácia da comunicação nas transações via e-commerce é o ideal para evitar transtornos entre lojistas e consumidores”, afirma Berger.

O advogado salienta que a questão se tornou destaque quando houve o boom das vendas por meio eletrônico, ocorrido no Natal de 2010, que superou 40% as vendas do segmento no ano anterior, fazendo com que as empresas não conseguissem cumprir os prazos de entrega dos produtos.

“O caos foi gerado porque as empresas ofereciam itens com frete grátis e em condições de parcelamento como 12 vezes sem juros sem ter como arcar com as despesas. Isso gerou sete milhões de procedimentos judiciais”, completa.

Para evitar transtornos, Berger afirma que o Decreto n° 7.962, de 15 de março de 2013, é um avanço e veio para beneficiar os empresários, pois as obrigações dos lojistas com a venda eletrônica estão claras e fáceis de encontrar.

“O governo também criou formas para estimular e fiscalizar o comércio eletrônico com a criação do Plano Nacional das Relações de Consumo e Cidadania, pelo qual estão anexadas as regras do e-commerce e de direitos do consumidor”, cita Berger. No entanto, o advogado criticou a falta de legislação para as mídias sociais, que não foram contempladas.

Outro item de destaque na palestra foi o Direito de Arrependimento, que é válido somente na legislação das compras virtuais. “Todo o consumidor que realizar uma compra pela internet terá direito de se arrepender da compra em sete dias a partir do momento em que teve contato com o produto e esse consumidor não precisa justificar seu arrependimento. É assegurado por lei”, explicou Berger.

De acordo com o advogado, as lojas virtuais de vestuário são as que mais sofrem com esse tipo de situação, pois pode acontecer de o produto não ser exatamente do modo como o consumidor imaginou. “Para evitar problemas,  é obrigação do lojista comunicar todas as especificidades do produto, formas de pagamento, fretes e sistemas de trocas, caso contrário, o empresário estará praticando atos ilegais e está sujeito a multas, entre outras penalidades”, conclui.


PARA REDIMIR ROMANCE DE OSVALD DE ANDRADE

(Texto de Ana Cláudia Fonseca, sisartribuído pela Agência FAPESP) – José Oswald de Souza Andrade (1890-1954), um dos precursores do Movimento Modernista brasileiro, era uma figura instigante e polêmica. Na provinciana São Paulo dos anos 1920, o poeta, ensaísta e dramaturgo era considerado subversivo, excêntrico, imoral.

Foi casado diversas vezes e integrou o Partido Comunista, o que ajudou a aumentar o escândalo em torno de seu nome. Muitos chegavam a desviar do caminho para não cruzarem com ele. O preconceito social contagiou sua obra, que por muito tempo foi relegada em prol de autores mais palatáveis.

No livro Eros Alegórico da Melancolia e do Progresso, lançado em abril pela Alameda Editorial com apoio da FAPESP, o paulistano Sandro Roberto Maio busca compreender alguns aspectos das transformações da literatura brasileira no início do século 20, tendo por centro o primeiro discurso modernista a partir da ficção construída em Os Condenados, a trilogia do exílio de Oswald de Andrade.

A opção por centrar o foco em um obscuro romance de estreia, considerado menor pela crítica, foi feita exatamente por não ser óbvia. Sandro Maio busca apontar como Os Condenados, mesmo sendo um romance lateral, foi uma tentativa de modernização literária.

Os romances que compõem a trilogia – AlmaA Estrela do Absinto e A Escada – mostram o diálogo com uma literatura produzida com certo padrão de importação, feita por intelectuais que buscavam conformar a expressão local ao universalismo europeu.

 “É um romance de diluição para a introdução de novas formas de literatura, uma espécie de busca da representação da modernidade, uma narrativa que levanta questões importantes sobre a produção literária do período”, afirma Maio.

Embora o modernismo no livro ainda seja distante das características vanguardistas que o consagrariam posteriormente – a escrita telegráfica, a blague, os cortes cinematográficos, as técnicas do cubo-futurismo –, já é possível perceber na construção ficcional do romance uma escrita de transição, pautada pelo desejo da inserção de elementos modernos para a demonstração de uma obra atual.

O ritmo do texto é irrequieto, de modo a indicar momentos de descontinuidade entre as imagens e a escrita. Mas a narrativa é passadista, tradicional e cheia de adjetivos.

Um autor fragmentado

Formado em Letras e atualmente aluno de doutorado em Teoria Literária na Universidade de São Paulo (USP), Maio explica que seu fascínio pelo autor modernista nasceu de referências não literárias, como a música popular, o tropicalismo e o teatro Oficina.

“Oswald costuma chegar fragmentado para o leitor. Sempre gostei de sua poesia, da blague, dos manifestos e da atitude crítica em relação ao que podemos considerar cultura brasileira. Mas tudo me vinha de modo difuso. Nunca o enxerguei como um escritor de literatura, como um escritor clássico. Eu o via como um personagem combativo da discussão cultural.”

Em sua dissertação de mestrado, desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) entre 2005 e 2008, Maio tenta reverter esse quadro. Por isso, a escolha de Os Condenados. O livro agora publicado é fruto desse trabalho.

“Na trilogia, não reconhecemos nem Oswald nem o modernismo propriamente dito. A linguagem dos livros é carregada, mas mostrar esse outro Oswald foi uma busca para compreender o modernismo por outro ângulo, talvez mais dinâmico e menos pontuado pelas marcas de rupturas já orientadas pela historiografia crítica", explica.

Segundo Maio, Os Condenados também merece atenção por sua aproximação com outras formas artísticas, como o trabalho com as imagens em diversos níveis (cinema, fotografia etc.).

O título da obra deve-se ao fato de que a melancolia e o progresso convivem na mesma esfera de expressão do poeta modernista no primeiro momento do movimento: a entrada de elementos que denotam um avanço, portanto signos da modernidade, em convívio com uma estrutura social rígida e conservadora do início do século 20.

Em seu conjunto, Os Condenados expressa a inquietude com a realidade, destacando o papel deslocado do artista nesse contexto.

“O poeta é aquele que, excluído do sistema produtivo, busca seus assuntos nos resíduos que não servem à indústria ou ao mercado”, diz Maio. “Por isso, as imagens constantes do deteriorado, da prostituição, do suicídio, da errância de um sujeito que perdeu a função social reconhecida, de personagens que estão inseridos no vazio do sentido, na lama do progresso e na melancolia que imobiliza transformações.” Detalhes : www.alamedaeditorial.com.br/eros-alegorico
 

CURSO ONLINE DE ESCRITA CIENTÍFICA

 O professor do Instituto de Física de São Carlos da USP Valtencir Zucolotto lançou na internet e em DVD o Curso de Escrita Científica: produção de artigos de alto impacto, com dicas para pesquisadores e estudantes de pós-graduação que escrevem textos para publicações científicas.


Os DVDs, com vídeo-aulas abordando a estrutura e a linguagem dos artigos, serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas e instituições públicas. Eles serão enviados às universidades públicas paulistas e a outras universidades federais – neste caso, sob demanda e de acordo com a disponibilidade.

O material – que consiste em oito módulos, divididos em dois DVDs – tem tópicos como seções de um artigo regular, aspectos de linguagem e editoração. Um dos módulos fala especificamente sobre a redação em inglês. De acordo com o professor, por enquanto não há previsão de colocar os DVDs à venda.

Todo o conteúdo está disponibilizado na página www.escritacientifica.com. “Os interessados poderão acessar não apenas os vídeos dos cursos, mas também fazer o download de apostilas e outros materiais de apoio”, afirmou Zucolotto.

Além de professor no IFSC, onde coordena o Laboratório de Nanomedicina e Nanotoxicologia, Zucolotto é membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e editor associado da publicação internacional Journal of Biomedical Nanotechnology. Ele ministra cursos de escrita científica há mais de oito anos. O DVD foi produzido em parceria com o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (Cepof) do IFSC/USP.

Detalhes:  (16) 3373-9778 e 3373-9779 e  bib@ifsc.usp.br.

JORNADAS FILIPINAS

 O Programa de Pós-Graduação em História Social, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), promove em junho as Jornadas Filipinas.


O evento é composto por três seminários, nos dias 10,12 e 14 de junho, que ocorrem no prédio da História e Geografia da USP, e de uma jornada, no dia 17 de junho, no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, também na USP.

Entre outras atividades, consta da programação a mesa-redonda “Uma agenda para os estudos filipinos”, coordenada pelo historiador Fernando Novais (USP), da qual participarão Stuart B. Schwartz (Yale University), Fernando Bouza-Alvares (Universidad Complutense de Madrid) e Ronaldo Vainfas (Universidade Federal Fluminense).

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

A CRISE FINANCEIRA MUNDIAL E A SAÚDE

 A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) promove no dia 13 de junho o seminário internacional “Crise financeira mundial e saúde: os desafios dos sistemas públicos de saúde no mundo”, no âmbito dos Fóruns Permanentes.

O objetivo dos organizadores é promover a discussão com a comunidade acadêmica brasileira e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre os desafios dos sistemas públicos de saúde em uma perspectiva global e comparativa.

Voltado a professores, alunos e pesquisadores da Saúde Coletiva, trabalhadores do SUS e representantes de Conselhos de Saúde, o evento conta com o apoio da pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O seminário também busca integrar pesquisadores brasileiros, americanos e espanhóis para estimular pesquisas multicêntricas e transnacionais.


MULTA PARA EMISSÃO EXCESSIVA DE POLUENTES

 A partir de junho, os caminhões e ônibus que poluem demais serão multados no Brasil. É o que prevê uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta uma determinação do Código de Trânsito Brasileiro. A infração será considerada grave (R$ 127,69 e 5 pontos na carteira) quando a emissão de determinados poluentes ultrapassar os limites previstos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

A medida afeta diretamente o bolso de milhares de transportadores em todo o país. Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), 870 mil veículos da frota de caminhões do país pertencem a profissionais autônomos, contando com idade média de 16,4 anos. Só em São Paulo, segundo o Departamento de Trânsito (Detran-SP), mais de 186 mil caminhões em circulação têm mais de 30 anos de idade.

Para o gerente de Qualidade do Ar do Ministério do Meio Ambiente, Rudolf Noronha, caminhão antigo não é sinônimo de poluição excessiva. “A gente não exige que um caminhão velho emita o mesmo que um caminhão novo, cada índice depende do ano de fabricação do veículo. Não precisa fazer uma restauração completa do caminhão, os níveis que o Conama exige são facilmente atingidos se forem feitas manutenções periódicas regulares”, explicou à Agência CNT de Notícias.

A fiscalização, segundo o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio Grande do Sul, inspetor Jerry Adriane Dias Rodrigues, poderá ser feita por qualquer órgão de trânsito, como os Detrans e a própria PRF. Para ele, que também é conselheiro do Contran, representando o Ministério da Justiça, a fiscalização ficará mais eficiente.

“Precisávamos de algo mais efetivo para ter condições de fazer uma fiscalização mais segura. Com o opacímetro, [aparelho que mede a emissão de gases], teremos essa maior eficiência. Inclusive vamos utilizar aparelhos portáteis, muito práticos e que precisam ser homologados pelo Inmetro.

 Estamos adotando os procedimentos para fazer esse trabalho da melhor forma, agora, acho que a sociedade tem que fazer a parte dele também, e não esperar só a punição para começar a mudar o comportamento”, completa o inspetor Dias. Segundo ele, as aferições poderão ser feitas em blitze comuns.

Qualidade do ar

O objetivo da medida é reduzir os índices de poluição, tão prejudicial à saúde. “A questão da qualidade do ar nas grandes cidades é muito grave, temos que atacar de todos os lados. Essa resolução é extremamente importante, porque tira a sensação de que quem não mora na cidade em que existe inspeção veicular, não precisa cuidar do veículo”, ressalta Noronha.

Ele lembra ainda que, atualmente, apenas os estados de São Paulo e Rio de Janeiro contam com programas de inspeção veicular e de manutenção periódica. Os demais estados ainda estão analisando como implantar os procedimentos.

Despoluir

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) tem trabalhado na redução da emissão de poluentes pelo setor há muitos anos. E desde 2007, o Programa Ambiental do Transporte – Despoluir – realiza uma séria de aferições em todo o território nacional visando a redução da poluição veicular. De acordo com a CNT, veículos bem regulados, além de emitir menos poluentes, consomem menos combustíveis e, consequentemente, exigem menos gastos com manutenção.

“O Despoluir se consolida com uma série de projetos e ações importantes com a finalidade de melhorar o desempenho ambiental no setor transportador, mudando mentalidades, quebrando paradigmas e multiplicando o conhecimento”, afirma o presidente da CNT e do Sest Senat, senador Clésio Andrade.

A implantação gera economia, devido ao menor consumo de combustível, mas, principalmente, consciência ambiental. “Implantamos o programa [Despoluir] em 2008, em Minas Gerais, e, desde então, percebemos uma mudança de visão dos empresários, uma maior conscientização. Várias empresas buscam se adequar em questões que não são legalmente exigidas, mas elas querem melhorar.

Fazemos duas aferições por ano nos veículos que participam do programa, a aprovação das frotas é quase maciça. Infelizmente não temos muito alcance sobre os caminhoneiros autônomos”, diz o coordenador do Despoluir da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), Elton Zandomênico Gomes.

“Acredito que, para quem já participa do Despoluir, não há com que se assustar com essa regra do Contran, pois as transportadoras sabem que os veículos atendem às exigências”, reforça Elton.

O presidente da Associação Brasileiras dos Caminhoneiros (Abcam), Claudinei Pelegrini, também defende a necessidade da fiscalização sobre a emissão de poluentes. “O principal afetado vai ser o autônomo, mas em contrapartida, queremos ver esses programas que estimulam a renovação de frota funcionando de verdade.

O que existe hoje são programas que beneficiam apenas a pequena e média empresa, pois com a carga de documentos que os bancos exigem, fica impossível de você atender”, esclarece.

Em entrevista à Agência CNT de Notícias, ele elogiou o programa Renova SP, implantado recentemente como programa piloto em Santos. “O grande problema de um programa como esse é que, provavelmente, os governos estaduais e federal não terão caixa para trocar os caminhões antigos, frota que pode chegar até 500 mil veículos.

Não é que nós queremos poluir, mas é o caminhão [antigo] que nós temos condição de comprar hoje para fazer transporte. Se houver uma linha de crédito específica, realmente voltada para o autônomo, será possível renovar a frota, tirando os veículos de idade avançada de circulação e, com isso, parar de poluir e prejudicar o meio ambiente”, garante Pelegrini. ​Fontes: Agência CNT de Notícias e Chico da Boleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário