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quarta-feira, 8 de maio de 2013

OS JOVENS E AS REDES SOCIAIS

 
As empresas podem acessar seu perfil nas redes sociais? Essa pergunta foi feita na última enquete realizada pelo Nube, entre os dias 18 e 19 de abril, com o intuito de avaliar o comportamento das pessoas em relação a uma mídia relativamente nova, mas presente na vida da maioria. Acompanhe o resultado e conheça o pensamento e postura tomada pelos jovens.

 
A pesquisa , feita no site do Nube, englobou internautas entre 15 e 26 anos e contou com mais de dois mil votantes. Diante das cinco alternativas, três delas, bem diferentes entre si, ficaram equilibradas. São elas: “Sim, permito o acesso, pois é uma forma de melhorar a seleção”, com 35,18%; “Não, a minha vida pessoal é diferente da profissional”, com 29,09% dos votos e “Depende dos objetivos dessa observação”, com 20,97%.

Tal resultado demonstra o fato de ainda haver muita polêmica envolta do uso das redes sociais como ferramenta complementar para os processos seletivos.“Os dados da enquete mostram essa divisão de opiniões. No entanto, a utilização dos sites de relacionamento para aprimorar as seleções nas empresas é uma realidade internacional e, por aqui, também já é tendência”, afirma Henrique Ohl, analista de treinamento do Nube.

Para ele, independentemente de a vida pessoal ser, ou não, separada da profissional, devemos ficar atentos. Afinal, do outro lado do computador, nem sempre encontraremos uma pessoa com uma opinião igual a nossa. “Consequentemente, a melhor estratégia é cuidar da nossa imagem nas mídias sociais, de forma a ambos os grupos observarem nosso perfil e terem boas impressões”, comenta.

O analista não enxerga necessariamente o bloqueio do perfil como ponto negativo. Segundo ele, a escolha é do candidato e a imagem deixada vai depender muito da área de atuação. Por exemplo, para segmentos relacionados à comunicação, a ferramenta pode servir como portfólio. “Uma dica é fazer um perfil em redes sociais corporativas”, aconselha Ohl. Já para outros ramos, ter ou não um perfil acessível digitalmente, por enquanto, costuma ser indiferente.

Na enquete ainda foram citadas as opções: “Sim, se estou em uma rede social, quero ser visto”, com 8,21%, e, em último lugar, com 6,55%, “Não, isso é invasão de privacidade”.

Apesar dos diferentes pensamentos, é preciso sempre não exagerar e adotar uma postura "cuidadosa". As redes sociais devem ser vista como uma ferramenta e, como tal, precisam ser utilizadas de maneira adequada. (AdsNews)

PROBLEMAS SOCIAIS

 

Um dos problemas que mais preocupam a governos, estadistas e homens de estudo é o da situação econômica do empregado e do operário. Tal problema deve ser encarado do ponto de vista da administração individual dos bens.

A maioria gasta o quanto tem e ainda o que não tem, sem levar o menor controle de suas possibilidades nem de seus dispêndios. Isto ocorre porque de tudo se ensina ao homem em sua juventude, menos a saber administrar-se a si mesmo. Como pode então manejar inteligentemente seu salário e cobrir honestamente suas necessidades sem ter que recorrer a meios que, em vez de solucionar, agravam mais sua situação?

O homem oprimido pelas dívidas dificilmente coordena seu pensamento, reajustando sua conduta ou maneira de pensar. Geralmente, confia no acaso ou busca que outros supram suas necessidades.

Estimamos que deveriam ser criados cursos especiais destinados a proporcionar à inteligência do empregado ou operário as normas a seguir para organizar as economias domésticas. Ninguém ignora que os salões de cinema e teatro, os ambientes de diversões, os clubes, os restaurantes e cafés, estão sempre repletos de empregados e operários.

Haveria que ensinar, com decidido empenho,
a forma de administrar os próprios bens

Os excessos são os que desequilibram o pressuposto.

É bom recordar o que temos observado numa pessoa trabalhadora. Se o salário que recebe é, suponhamos, de 160, indefectivelmente coloca 60 no Banco e vive com o restante, fazendo de conta que esse é seu salário. Todo aumento dos bens é para satisfazer suas necessidades, porém aquilo que todos os meses destina preventivamente, é para ela algo sagrado e sob nenhum pretexto modifica esse critério, tanto que, quando se o ouve falar de seu salário, manifesta que é de cem, por exemplo, e não 160. Depois de um certo tempo, a vemos dona de um terreno, e mais tarde, edifica sua casinha.

Com outro empregado, sucede o contrário. Se ganha 160, gasta 60 a mais, pois jamais basta para suas necessidades. Prova evidente é isso, de não saber ajustar sua situação econômica conforme suas possibilidades.

A estatística de quebras econômicas deste tipo de trabalhadores demonstra que a maioria são consequência do acúmulo de gastos supérfluos, e os menos, por problemas familiares.

Haver-se-á de ter também presente que sempre se acreditou que à medida que o salário aumenta, o favorecido deve aparentar ante suas relações um gênero de vida mais pomposo. Este é outro erro que depois tem que padecer muito pelos apertos.

Conceituamos, pois, que não existe o sentido da verdadeira colocação no critério de cada um; portanto, pensamos quão urgente é instruir ao operário e ao empregado sobre como pode e deve financiar seus recursos, a fim de que estes lhe sejam suficientes e ainda excedam suas necessidades.

Ao não chamar à realidade aqueles que constantemente se queixam de seus salários, continuarão produzindo-se as inevitáveis exigências e reclamações por aumento, com suas possíveis derivações em greves ou maus comportamentos. (Texto de Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)

 


CRIADO O PROJETO DESIGN EMBALA


 


A Abre (Associação Brasileira de Embalagem) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) anunciam a parceria para o desenvolvimento do Design Embala, projeto que irá trabalhar, junto a empresas exportadoras, em benefício da qualificação de embalagens de produtos para exportação.


 


Serão atendidas pela iniciativa as empresas participantes dos projetos setoriais de promoção de exportação executados pela Apex-Brasil em parceria com entidades empresariais.


 

“No concorrido mercado global, design, inovação e sustentabilidade são fatores de competitividade para as empresas se diferenciarem. O desenvolvimento da embalagem e do seu design são fundamentais no processo de atrair a atenção e conquistar a preferência dos consumidores”, afirma Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil. (Propmark).

 

OS MELHORES DA MÚSICA CATÓLICA

 (Zenit.org) - A Votação Popular do Troféu Louvemos o Senhor encerra-se hoje, informou hoje a Assessoria de Imprensa da Rede Século 21. Os internautas podem votar diariamente para escolher os melhores nomes da música católica nesta 5ª edição do Prêmio.

São nove categorias abertas para o Voto Popular: Personalidade Artística do Ano; Melhor Música do Ano; DVD do Ano; Cantor do Ano; Cantora do Ano; Guitarrista do Ano; Baixista do Ano; Baterista do Ano; Tecladista do Ano.

Para votar, basta acessar o site www.trofeulouvemos.com.br e de acordo com a categoria selecionar o artista de sua preferência e emitir o voto. Apenas um voto por IP em cada categoria será liberado diariamente.

Neste ano 24 categorias serão premiadas no maior prêmio nacional da música católica. O Troféu Louvemos o Senhor também realiza uma Homenagem Póstuma ao grande compositor Waldeci Farias, na categoria de Mérito Especial – Prêmio Por uma Vida Inteira de Realizações. Esta categoria valoriza o artista que, durante sua vida, contribuiu de forma criativa artística excepcional no campo da música católica.

ANÚNCIOS  ONLINE GANHAM DE COMERCIAIS DE TV


A TV ainda domina o mercado publicitário. Mas a audiência para vídeos online tem crescido, com 58% da população dos EUA assistindo a este tipo de formato. Há cinco anos este número era de apenas 38%.


Segundo um infográfico da consultoria eMarketer, tal formato é mais eficaz para anunciantes do que os tradicionais comerciais de TV. A lembrança de marca nos comerciais digitais, por exemplo, é de 50%. Na TV, o retorno é de 27%.

O retorno de mensagem, segundo a consultoria, também é maior. 40% no digital, 20% na TV.

Em média, 21 segundos dos anúncios online são vistos pelos internautas, contra 13.6 dos comerciais de TV.

Comerciais no ambiente digital também costumam alcançar públicos difíceis de serem atingidos, como os adultos de 18 a 34 anos. (AdNews)

VEM AÍ O CONEXÕES GLOBAIS

 O site do Conexões Globais, um dos principais eventos de Cultura Digital do país, já está no ar - www.conexoesglobais.com.br. O Conexões acontece entre os dias 23 e 25  em Porto Alegre, e vai promover diálogos, webconferências e oficinas em que serão abordados temas como a Cultura Digital, as mídias sociais, a participação social  e os direitos civis na internet, além de shows e atividades culturais.

Realizado pela Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul  e pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o evento está na sua segunda edição.

Grandes pensadores e ativistas da cultura digital de diversos países vão participar do evento, presencial e virtualmente. Todas as conferências serão transmitidas ao vivo via web, num formato inovador: a interação com o público se dará também por meio do Twitter e de plataformas de redes sociais como o Facebook.

Entre os nomes já confirmados estão: Ronaldo Lemos (criador do site Overmundo e coordenador do Creative Commons no Brasil), Natália Viana (fundadora da Agência Pública de Jornalismo), Peter Sunde (fundador do The Pirate Bay), Javier Toret (ciberativista, articulador do movimento 15M na Espanha), Gustavo Anitelli (produtor da banda O Teatro Mágico e integrante do movimento MPB - Música Para Baixar), Franklin Martins (jornalista político), Isadora Faber (estudante criadora do blog Diário de Classe), Antônio Martins (fundador do Le Monde Diplomatique Brasil), entre outros.

A relação completa com o perfil dos confirmados pode ser conferida no site www.conexoesglobais.com.br.

Oficinas voltadas para a troca de saberes e a capacitação para o uso de novas mídias, produção e edição multimídia, utilização das ferramentas digitais e estratégias para mídias sociais serão realizadas simultaneamente.

Uma intensa programação de shows musicais, artes visuais e outras atividades culturais vai mesclar a cultura popular com as novas tecnologias. Entrada Franca. Detalhes: www.conexoesglobais.com.br




 PUBLICIDADE DOS EMERGENTES CRESCERÁ US$ 200 BI

Os investimentos em  publicidade nos principais mercados emergentes devem crescer quase quatro vezes mais que nos países desenvolvidos nos próximos três anos, o que resultará em um acréscimo de aproximadamente US$ 200 bilhões ao total destinado a propaganda no mundo.

Um relatório divulgado pela consultoria S&P Capital IQ Equity Research aponta que a previsão de gastos com publicidade no Brasil, na China e na Rússia crescerão 10,7% ao ano, enquanto os outros sete países considerados no estudo têm uma taxa média de 2,8%.

Juntos, os três mercados emergentes responderão por 29% do crescimento do mercado publicitário mundial, injetando US$ 200 bilhões na indústria durante a próxima década.

"Um dos maiores forças de investimento a longo-prazo das agências de publicidade globais é sua exposição em mercados emergentes onde as taxas de crescimento são maiores que as do mundo desenvolvido", avalia Alex Wisch, um dos analistas do estudo.

O Brasil é um dos casos citados por ele. "O país vai sediar a Copa do Mundo 2014, e depois as Olimpíadas 2016, assumindo um papel de proeminência no cenário mundial e se tornando um ponto de foco para os profissionais do marketing", analisa.

Sobre os outros países, a previsão da consultoria é de que os orçamentos das agências nos Estados Unidos cresçam conforme o país se recupere economicamente, embora na Europa a situação seja um pouco mais complicada.

Mundialmente, Warc aponta que o aumento dos gastos com publicidade deve desacelerar em 2013 por conta da falta de eventos globais, situação que deve se reverter em 2014. (Propmark)

A REINVENÇÃO DA PUBLICIDADE E A ERA DO FACEBOOK


A notícia de que as Organizações Globo decidiram tirar seus links do Facebook despertou a atenção não só por seu caráter aparentemente contraditório. O gesto do maior grupo de mídia do país expôs também as consequências de um movimento que a passos largos está exigindo uma postura diferente de todo mercado: a reinvenção da publicidade na era das redes sociais.


 Depois do Google se firmar como um gigante dos anúncios na internet com o Adwords, o Facebook começa a se colocar como um grande player na disputa pela verba publicitária. As inúmeras informações sobre gostos e hábitos que compartilhamos na rede social de Mark Zuckerberg faz os olhos dos anunciantes brilharem, mas principalmente desafiam empresas de todos os portes a lidar com novos conceitos e paradigmas.


A reinvenção da publicidade num mundo cada vez mais conectado e social traz uma série de impactos. Primeiro, revela a dificuldade de empresas tradicionais de continuar gerando receita com modelos de anúncio ultrapassados. Segundo, impõe aos profissionais a necessidade de obter novos conhecimentos técnicos e habilidades para uma boa comunicação digital.

Quem nunca viu um publicitário que sempre atuou com planejamento e criação ter de reconsiderar o sentido de seu trabalho? Por fim, esse novo momento permite – principalmente – que pequenos e médios empresários possam vender seus produtos e serviços sem precisar gastar muito.

Um resultado disso foi a recente decisão do Facebook de lançar uma série de ações para aumentar seus ganhos com esse público. Conforme revelou uma reportagem do site de VEJA, “o Facebook quer convencer as pequenas empresas – no Brasil e no mundo – de que o investimento em posts pagos, histórias patrocinadas e anúncios direcionados a um público-alvo bem delineado pode fazer com que suas vendas deslanchem e, em alguns casos, as transformem em médias ou até grandes companhias”.

Hoje, há mais de dois bilhões de conexões entre pessoas e pequenas empresas na rede social que geram 645 milhões de visualizações e 13 milhões de comentários por semana.

Sustentado pelos anunciantes mais endinheirados, o Facebook criou um programa que busca qualificar gestores de negócios menores e prometeu implantar mudanças que facilitarão o uso de suas ferramentas de ads.

Segundo o TechCrunch, os investimentos de empresas de porte maior no Facebook são superiores porque elas podem se dar ao luxo de ter equipes de marketing que têm a chance de aprender os meandros de plataformas consideradas complicadas.

Já donos de pequenas empresas geralmente têm recursos e tempo limitados para descobrir as melhores maneiras de tirar proveito das redes sociais, de acordo com o The Wall Street Journal. Uma pesquisa feita pela publicação mostrou que apenas quatro em cada dez proprietários norte-americanos têm funcionários dedicados para campanhas em redes sociais. Quase a metade deles gasta entre uma e cinco horas por semana na atividade e um terço não gasta tempo algum.

O Twitter também tem ampliado as possibilidades de uso da rede social por pequenas empresas. Semanas atrás, o microblog relançou o Twitter for Business (Twitter para negócios), um serviço on-line que ensina como as companhias podem melhorar seus esforços de marketing em 140 caracteres.

Além de apresentar dicas e cases, o espaço mostra como usar o Twitter Ads. A empresa baixou ainda o preço de publicidades direcionadas e começou a permitir que os anunciantes enviem mensagens para qualquer um dos seus mais de 200 milhões de usuários.

No centro desse cenário, está a capacitação de quem cuida do investimento em publicidade nas empresas. O conhecimento técnico caminha lado a lado com um novo jeito de fazer negócios.

 Na lista de mudanças, destacam-se os seguintes aspectos: 1) No mundo das redes sociais, os valores humanos devem ser maximizados, e não só os financeiros. O problema não é aumentar as vendas. Trata-se principalmente de reconhecer uma verdadeira necessidade social e desenvolver uma solução para ela;

2) Ao que tudo indica, passou-se o tempo em que a principal preocupação das empresas eram objetivos de curto e médio prazos. Focar em objetivos realmente grandes pode representar uma atuação mais relevante;

 3) A opinião dos clientes se tornou essencial para o desenvolvimento de produtos úteis e significativos;

 4) Formatos tradicionais de publicidade perderam força num contexto de segmentação;

5) É preciso ser capaz de reunir informações das mais diversas origens sobre o público e transformá-las em insights para ações de marketing.

Apesar das dificuldades, a publicidade nas redes sociais já coleciona clientes felizes. Gente que antes delas talvez não tivesse condições de falar com seu público.

Segundo a pesquisa do The Wall Street Journal, seis de cada dez donos de pequenas empresas nos Estados Unidos dizem acreditar que as redes sociais são valiosas para o crescimento do negócio.

Já uma pesquisa da Borrell Associates revelou que 99% das pequenas e médias empresas americanas têm fan pages no Facebook – e 29% planejam investir em anúncios na rede em 2013.

O principal desafio para esses novos consumidores de publicidade é mensurar resultados, como cliques em anúncios e vendas diretas, e entender que é preciso diversificar as mensagens na internet. A nova publicidade on-line ainda tem muito a ensinar a eles. (Artigo de Thiago Costa e Eliseu Barreira Junior, originalmente publicado no site Ideas Scup e no AdNews)

ORIGEM E EVOLUÇÃO DOS BURACOS NEGROS

 O Instituto de Estudos Avançados da universidade de São Paulo, polo Ribeirão Preto (IEA-RP), realizará a palestra “A origem e evolução dos buracos negros”, dia 17 de maio, às 14h30, no Salão de Eventos do Centro de Informática.

O palestrante será o professor João Evangelista Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP), que realizará uma revisão histórica e conceitual sobre a ideia de buraco negro, bem com sobre as evidências da existência desses objetos celestes no Universo.

Os buracos negros têm enormes quantidades de massa comprimidas em um espaço reduzido, gerando assim um campo gravitacional capaz de atrair até a luz. A maioria deles se forma a partir dos restos de uma grande estrela quando morre, sendo que buracos negros ainda maiores podem surgir de colisões estelares.

Steiner falará sobre a ideia de que os buracos negros tiveram e continuam tendo importante papel na formação e evolução das galáxias. A palestra também contemplará resultados recentes sobre a descoberta de sistemas duplos e triplos de buracos negros no centro de determinadas galáxias.

A palestra será transmitida pela internet em: www.iea.rp.usp.br.


5º SIMPÓSIO INTERNACIONAL EM NEUROMODULAÇÃO


 O 5º Simpósio Internacional em Neuromodulação será realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, de 16 a 18 de setembro.


O encontro oferecerá aos participantes informações a respeito de inovações em pesquisas sobre técnicas de estimulação cerebral no Brasil e exterior.

Felipe Fregni e Seung-schik Yoo, da Harvard Medical School, Dylan Edwards, da Universidade de Comell, Hugo Theoret, Universidade de Montreal, Jeff Daskalakis, Universidade de Toronto, e Michael Nitsche, Universidade de Gottingen, são alguns dos palestrantes confirmados.

Este ano serão realizados cursos pré-simpósio, de 13 a 15 de setembro. Os trabalhos científicos enviados para o simpósio serão selecionados por um conselho científico e classificados de acordo com a relevância científica e originalidade. O prazo-limite para submissão é 16 de agosto.
Mais informações: www.institutoscala.com.br/neuromodulacaov 
 

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