As empresas podem acessar seu perfil nas redes sociais? Essa pergunta foi feita na última enquete realizada pelo Nube, entre os dias 18 e 19 de abril, com o intuito de avaliar o comportamento das pessoas em relação a uma mídia relativamente nova, mas presente na vida da maioria. Acompanhe o resultado e conheça o pensamento e postura tomada pelos jovens.
Tal resultado
demonstra o fato de ainda haver muita polêmica envolta do uso das redes sociais
como ferramenta complementar para os processos seletivos.“Os dados da enquete
mostram essa divisão de opiniões. No entanto, a utilização dos sites de
relacionamento para aprimorar as seleções nas empresas é uma realidade
internacional e, por aqui, também já é tendência”, afirma Henrique Ohl,
analista de treinamento do Nube.
Para ele,
independentemente de a vida pessoal ser, ou não, separada da profissional,
devemos ficar atentos. Afinal, do outro lado do computador, nem sempre
encontraremos uma pessoa com uma opinião igual a nossa. “Consequentemente, a
melhor estratégia é cuidar da nossa imagem nas mídias sociais, de forma a ambos
os grupos observarem nosso perfil e terem boas impressões”, comenta.
O analista não
enxerga necessariamente o bloqueio do perfil como ponto negativo. Segundo ele,
a escolha é do candidato e a imagem deixada vai depender muito da área de atuação.
Por exemplo, para segmentos relacionados à comunicação, a ferramenta pode
servir como portfólio. “Uma dica é fazer um perfil em redes sociais
corporativas”, aconselha Ohl. Já para outros ramos, ter ou não um perfil
acessível digitalmente, por enquanto, costuma ser indiferente.
Na enquete ainda
foram citadas as opções: “Sim, se estou em uma rede social, quero ser visto”,
com 8,21%, e, em último lugar, com 6,55%, “Não, isso é invasão de privacidade”.
Apesar dos
diferentes pensamentos, é preciso sempre não exagerar e adotar uma postura
"cuidadosa". As redes sociais devem ser vista como uma ferramenta e,
como tal, precisam ser utilizadas de maneira adequada. (AdsNews)
PROBLEMAS SOCIAIS
Um dos problemas que mais preocupam a governos, estadistas e homens de
estudo é o da situação econômica do empregado e do operário. Tal problema deve
ser encarado do ponto de vista da administração individual dos bens.
A maioria gasta o quanto tem e ainda
o que não tem, sem levar o menor controle de suas possibilidades nem de seus
dispêndios. Isto ocorre porque de tudo se ensina ao homem em sua juventude,
menos a saber administrar-se a si mesmo. Como pode então manejar
inteligentemente seu salário e cobrir honestamente suas necessidades sem ter
que recorrer a meios que, em vez de solucionar, agravam mais sua situação?
O homem oprimido pelas dívidas
dificilmente coordena seu pensamento, reajustando sua conduta ou maneira de
pensar. Geralmente, confia no acaso ou busca que outros supram suas
necessidades.
Estimamos que deveriam ser criados
cursos especiais destinados a proporcionar à inteligência do empregado ou
operário as normas a seguir para organizar as economias domésticas. Ninguém
ignora que os salões de cinema e teatro, os ambientes de diversões, os clubes,
os restaurantes e cafés, estão sempre repletos de empregados e operários.
Haveria que ensinar, com decidido empenho,
a forma de administrar os próprios bens |
Os excessos são os que desequilibram
o pressuposto.
É bom recordar o que temos observado
numa pessoa trabalhadora. Se o salário que recebe é, suponhamos, de 160,
indefectivelmente coloca 60 no Banco e vive com o restante, fazendo de conta
que esse é seu salário. Todo aumento dos bens é para satisfazer suas necessidades,
porém aquilo que todos os meses destina preventivamente, é para ela algo
sagrado e sob nenhum pretexto modifica esse critério, tanto que, quando se o
ouve falar de seu salário, manifesta que é de cem, por exemplo, e não 160.
Depois de um certo tempo, a vemos dona de um terreno, e mais tarde, edifica sua
casinha.
Com outro empregado, sucede o
contrário. Se ganha 160, gasta 60 a mais, pois jamais basta para suas
necessidades. Prova evidente é isso, de não saber ajustar sua situação
econômica conforme suas possibilidades.
A estatística de quebras econômicas
deste tipo de trabalhadores demonstra que a maioria são consequência do acúmulo
de gastos supérfluos, e os menos, por problemas familiares.
Haver-se-á de ter também presente que
sempre se acreditou que à medida que o salário aumenta, o favorecido deve
aparentar ante suas relações um gênero de vida mais pomposo. Este é outro erro
que depois tem que padecer muito pelos apertos.
Conceituamos, pois, que não existe o
sentido da verdadeira colocação no critério de cada um; portanto, pensamos quão
urgente é instruir ao operário e ao empregado sobre como pode e deve financiar
seus recursos, a fim de que estes lhe sejam suficientes e ainda excedam suas
necessidades.
Ao não chamar à realidade aqueles que constantemente se queixam de seus
salários, continuarão produzindo-se as inevitáveis exigências e reclamações por
aumento, com suas possíveis derivações em greves ou maus comportamentos. (Texto de Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)
CRIADO O PROJETO DESIGN EMBALA
A Abre (Associação
Brasileira de Embalagem) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos) anunciam a parceria para o desenvolvimento do
Design Embala, projeto que irá trabalhar, junto a empresas exportadoras, em
benefício da qualificação de embalagens de produtos para exportação.
Serão atendidas
pela iniciativa as empresas participantes dos projetos setoriais de promoção de
exportação executados pela Apex-Brasil em parceria com entidades empresariais.
“No concorrido mercado global, design,
inovação e sustentabilidade são fatores de competitividade para as empresas se
diferenciarem. O desenvolvimento da embalagem e do seu design são fundamentais
no processo de atrair a atenção e conquistar a preferência dos consumidores”,
afirma Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil. (Propmark).
OS MELHORES DA MÚSICA CATÓLICA
(Zenit.org) - A Votação Popular do Troféu Louvemos
o Senhor encerra-se hoje, informou hoje a Assessoria de Imprensa da Rede Século
21. Os internautas podem votar diariamente para escolher os melhores nomes da
música católica nesta 5ª edição do Prêmio.
São nove
categorias abertas para o Voto Popular: Personalidade Artística do Ano; Melhor
Música do Ano; DVD do Ano; Cantor do Ano; Cantora do Ano; Guitarrista do Ano;
Baixista do Ano; Baterista do Ano; Tecladista do Ano.
Para
votar, basta acessar o site www.trofeulouvemos.com.br e de acordo com a categoria selecionar o artista de sua
preferência e emitir o voto. Apenas um voto por IP em cada categoria será
liberado diariamente.
Neste
ano 24 categorias serão premiadas no maior prêmio nacional da música católica.
O Troféu Louvemos o Senhor também realiza uma Homenagem Póstuma ao grande
compositor Waldeci Farias, na categoria de Mérito Especial – Prêmio Por uma
Vida Inteira de Realizações. Esta categoria valoriza o artista que, durante sua
vida, contribuiu de forma criativa artística excepcional no campo da música
católica.
ANÚNCIOS ONLINE GANHAM
DE COMERCIAIS DE TV
A TV ainda
domina o mercado publicitário. Mas a audiência para vídeos online tem crescido,
com 58% da população dos EUA assistindo a este tipo de formato. Há cinco anos
este número era de apenas 38%.
Segundo um
infográfico da consultoria eMarketer, tal formato é mais eficaz para
anunciantes do que os tradicionais comerciais de TV. A lembrança de marca nos
comerciais digitais, por exemplo, é de 50%. Na TV, o retorno é de 27%.
O retorno de
mensagem, segundo a consultoria, também é maior. 40% no digital, 20% na TV.
Em média, 21
segundos dos anúncios online são vistos pelos internautas, contra 13.6 dos
comerciais de TV.
Comerciais no
ambiente digital também costumam alcançar públicos difíceis de serem atingidos,
como os adultos de 18 a 34 anos. (AdNews)
VEM AÍ O CONEXÕES GLOBAIS
O site do Conexões
Globais, um dos principais eventos de Cultura
Digital do país, já está no ar - www.conexoesglobais.com.br. O Conexões acontece entre os dias 23 e 25 em Porto
Alegre, e vai promover diálogos, webconferências e oficinas em que serão
abordados temas como a Cultura Digital,
as mídias sociais, a participação social e os direitos civis na internet,
além de shows e atividades culturais.
Realizado pela Secretaria de Comunicação e Inclusão
Digital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e pela
Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o evento está na sua segunda edição.
Grandes pensadores e
ativistas da cultura digital de diversos países vão participar do evento,
presencial e virtualmente. Todas as conferências serão transmitidas ao vivo via web, num formato inovador:
a interação com o público se dará também por meio do Twitter e de plataformas
de redes sociais como o Facebook.
Entre os nomes já
confirmados estão: Ronaldo Lemos
(criador do site Overmundo e coordenador do Creative Commons no Brasil), Natália Viana (fundadora da Agência
Pública de Jornalismo), Peter Sunde
(fundador do The Pirate Bay), Javier
Toret (ciberativista, articulador do movimento 15M na Espanha), Gustavo Anitelli (produtor da banda O
Teatro Mágico e integrante do movimento MPB - Música Para Baixar), Franklin Martins (jornalista político),
Isadora Faber (estudante criadora do
blog Diário de Classe), Antônio Martins
(fundador do Le Monde Diplomatique Brasil), entre outros.
A relação completa com o
perfil dos confirmados pode ser conferida no site www.conexoesglobais.com.br.
Oficinas
voltadas para a troca de saberes e a capacitação para o uso de novas mídias,
produção e edição multimídia, utilização das ferramentas digitais e estratégias
para mídias sociais serão realizadas simultaneamente.
Uma intensa programação de shows musicais, artes
visuais e outras atividades
culturais vai mesclar a cultura popular com as novas tecnologias. Entrada Franca. Detalhes: www.conexoesglobais.com.br
Facebook: http://bit.ly/FaceConexoesGlobais Twitter: @conexoesglobais Youtube: https://www.youtube.com/user/conexoesglobais Instagram: instagram.com/conexoesglobais Google +: https://plus.google.com/103429336625298786563/posts Imagens em alta resolução para download e publicação:
PUBLICIDADE
DOS EMERGENTES CRESCERÁ US$ 200 BI
Os investimentos em publicidade nos principais mercados emergentes
devem crescer quase quatro vezes mais que nos países desenvolvidos nos próximos
três anos, o que resultará em um acréscimo de aproximadamente US$ 200 bilhões
ao total destinado a propaganda no mundo.
Um relatório divulgado pela consultoria S&P Capital IQ
Equity Research aponta que a previsão de gastos com publicidade no Brasil, na
China e na Rússia crescerão 10,7% ao ano, enquanto os outros sete países
considerados no estudo têm uma taxa média de 2,8%.
Juntos, os três mercados emergentes responderão por 29% do
crescimento do mercado publicitário mundial, injetando US$ 200 bilhões na
indústria durante a próxima década.
"Um dos maiores forças de investimento a longo-prazo das
agências de publicidade globais é sua exposição em mercados emergentes onde as
taxas de crescimento são maiores que as do mundo desenvolvido", avalia
Alex Wisch, um dos analistas do estudo.
O Brasil é um dos casos citados por ele. "O país vai sediar
a Copa do Mundo 2014, e depois as Olimpíadas 2016, assumindo um papel de
proeminência no cenário mundial e se tornando um ponto de foco para os
profissionais do marketing", analisa.
Sobre os outros países, a previsão da consultoria é de que os
orçamentos das agências nos Estados Unidos cresçam conforme o país se recupere
economicamente, embora na Europa a situação seja um pouco mais complicada.
Mundialmente, Warc aponta que o aumento dos gastos com
publicidade deve desacelerar em 2013 por conta da falta de eventos globais,
situação que deve se reverter em 2014. (Propmark)
A REINVENÇÃO DA PUBLICIDADE E A ERA DO FACEBOOK
A notícia de que as Organizações Globo decidiram tirar seus
links do Facebook despertou a atenção não só por seu caráter aparentemente
contraditório. O gesto do maior grupo de mídia do país expôs também as consequências
de um movimento que a passos largos está exigindo uma postura diferente de todo
mercado: a reinvenção da publicidade na era das redes sociais.
Depois do Google se firmar como um gigante dos
anúncios na internet com o Adwords, o Facebook começa a se colocar como um
grande player na disputa pela verba publicitária. As inúmeras informações sobre
gostos e hábitos que compartilhamos na rede social de Mark Zuckerberg faz os
olhos dos anunciantes brilharem, mas principalmente desafiam empresas de todos os
portes a lidar com novos conceitos e paradigmas.
A
reinvenção da publicidade num mundo cada vez mais conectado e social traz uma
série de impactos. Primeiro, revela a dificuldade de empresas tradicionais de
continuar gerando receita com modelos de anúncio ultrapassados. Segundo, impõe
aos profissionais a necessidade de obter novos conhecimentos técnicos e
habilidades para uma boa comunicação digital.
Quem
nunca viu um publicitário que sempre atuou com planejamento e criação ter de
reconsiderar o sentido de seu trabalho? Por fim, esse novo momento permite –
principalmente – que pequenos e médios empresários possam vender seus produtos
e serviços sem precisar gastar muito.
Um
resultado disso foi a recente decisão do Facebook de lançar uma série de ações
para aumentar seus ganhos com esse público. Conforme revelou uma reportagem do site de VEJA, “o Facebook quer convencer as pequenas empresas – no
Brasil e no mundo – de que o investimento em posts pagos, histórias
patrocinadas e anúncios direcionados a um público-alvo bem delineado pode fazer
com que suas vendas deslanchem e, em alguns casos, as transformem em médias ou
até grandes companhias”.
Hoje,
há mais de dois bilhões de conexões entre pessoas e pequenas empresas na rede
social que geram 645 milhões de visualizações e 13 milhões de comentários por
semana.
Sustentado
pelos anunciantes mais endinheirados, o Facebook criou um programa que busca
qualificar gestores de negócios menores e prometeu implantar mudanças que
facilitarão o uso de suas ferramentas de ads.
Segundo
o TechCrunch,
os investimentos de empresas de porte maior no Facebook são superiores porque
elas podem se dar ao luxo de ter equipes de marketing que têm a chance de
aprender os meandros de plataformas consideradas complicadas.
Já
donos de pequenas empresas geralmente têm recursos e tempo limitados para
descobrir as melhores maneiras de tirar proveito das redes sociais, de acordo
com o The Wall Street Journal. Uma pesquisa feita pela publicação mostrou que
apenas quatro em cada dez proprietários norte-americanos têm funcionários
dedicados para campanhas em redes sociais. Quase a metade deles gasta entre uma
e cinco horas por semana na atividade e um terço não gasta tempo algum.
O
Twitter também tem ampliado as possibilidades de uso da rede social por
pequenas empresas. Semanas atrás, o microblog relançou o Twitter for
Business (Twitter para negócios), um
serviço on-line que ensina como as companhias podem melhorar seus esforços de
marketing em 140 caracteres.
Além
de apresentar dicas e cases, o espaço mostra como usar o Twitter Ads. A empresa
baixou ainda o preço de publicidades direcionadas e começou a permitir que os
anunciantes enviem mensagens para qualquer um dos seus mais de 200 milhões de
usuários.
No
centro desse cenário, está a capacitação de quem cuida do investimento em
publicidade nas empresas. O conhecimento técnico caminha lado a lado com um
novo jeito de fazer negócios.
Na lista de mudanças, destacam-se os seguintes
aspectos: 1) No mundo das redes sociais, os valores humanos devem ser
maximizados, e não só os financeiros. O problema não é aumentar as vendas.
Trata-se principalmente de reconhecer uma verdadeira necessidade social e
desenvolver uma solução para ela;
2)
Ao que tudo indica, passou-se o tempo em que a principal preocupação das
empresas eram objetivos de curto e médio prazos. Focar em objetivos realmente
grandes pode representar uma atuação mais relevante;
3) A opinião dos clientes se tornou essencial
para o desenvolvimento de produtos úteis e significativos;
4) Formatos tradicionais de publicidade
perderam força num contexto de segmentação;
5)
É preciso ser capaz de reunir informações das mais diversas origens sobre o
público e transformá-las em insights para ações de marketing.
Apesar
das dificuldades, a publicidade nas redes sociais já coleciona clientes
felizes. Gente que antes delas talvez não tivesse condições de falar com seu
público.
Segundo
a pesquisa do The Wall Street Journal, seis de cada dez donos de pequenas
empresas nos Estados Unidos dizem acreditar que as redes sociais são valiosas
para o crescimento do negócio.
Já
uma pesquisa da Borrell Associates revelou que 99% das pequenas e médias
empresas americanas têm fan pages no Facebook – e 29% planejam investir em
anúncios na rede em 2013.
O
principal desafio para esses novos consumidores de publicidade é mensurar resultados,
como cliques em anúncios e vendas diretas, e entender que é preciso
diversificar as mensagens na internet. A nova publicidade on-line ainda tem
muito a ensinar a eles. (Artigo de
Thiago Costa e Eliseu Barreira Junior, originalmente publicado no site Ideas Scup e no AdNews)
ORIGEM E EVOLUÇÃO DOS BURACOS NEGROS
O Instituto de Estudos Avançados da
universidade de São Paulo, polo Ribeirão Preto (IEA-RP), realizará a palestra
“A origem e evolução dos buracos negros”, dia 17 de maio, às 14h30, no Salão de
Eventos do Centro de Informática.
O
palestrante será o professor João Evangelista Steiner, do Instituto de
Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP), que realizará
uma revisão histórica e conceitual sobre a ideia de buraco negro, bem com sobre
as evidências da existência desses objetos celestes no Universo.
Os buracos
negros têm enormes quantidades de massa comprimidas em um espaço reduzido,
gerando assim um campo gravitacional capaz de atrair até a luz. A maioria deles
se forma a partir dos restos de uma grande estrela quando morre, sendo que
buracos negros ainda maiores podem surgir de colisões estelares.
Steiner
falará sobre a ideia de que os buracos negros tiveram e continuam tendo
importante papel na formação e evolução das galáxias. A palestra também
contemplará resultados recentes sobre a descoberta de sistemas duplos e triplos
de buracos negros no centro de determinadas galáxias.
Detalhes: www.iearp.blogspot.com.br/2013/05/origem-e-evolucao-dos-buracos-negros.html, iearp@usp.br e (16) 3602-0368.
5º SIMPÓSIO INTERNACIONAL EM NEUROMODULAÇÃO
O 5º
Simpósio Internacional em Neuromodulação será realizado na Universidade
Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, de 16 a 18 de setembro.
O encontro
oferecerá aos participantes informações a respeito de inovações em pesquisas
sobre técnicas de estimulação cerebral no Brasil e exterior.
Felipe
Fregni e Seung-schik Yoo, da Harvard Medical School, Dylan Edwards, da
Universidade de Comell, Hugo Theoret, Universidade de Montreal, Jeff
Daskalakis, Universidade de Toronto, e Michael Nitsche, Universidade de
Gottingen, são alguns dos palestrantes confirmados.
Este ano
serão realizados cursos pré-simpósio, de 13 a 15 de setembro. Os trabalhos
científicos enviados para o simpósio serão selecionados por um conselho
científico e classificados de acordo com a relevância científica e
originalidade. O prazo-limite para submissão é 16 de agosto.
Mais informações: www.institutoscala.com.br/neuromodulacaov
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