Em sua apresentação, o
executivo falou exatamente sobre a importância crescente dos mercados
emergentes, como a América Latina. Sorrell apresentou a palestra Marketing hispânico
– mitos e oportunidades, ressaltando que a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que
acontecerão no Brasil em 2014 e 2016, respectivamente, mudarão o modo como o
mundo enxerga o país e a América Latina.
O executivo abriu uma série de estatísticas do WPP, como a de que os
mercados em rápido crescimento já representam entre 35% e 40% dos negócios do
grupo, assim como os negócios relativos às novas mídias. Segundo Sorrell, a
busca por insights junto aos consumidores, bem como a aplicação dos dados e da
tecnologia a serviço da publidade é um dos focos do WPP. Outra prioridade é a
“horizontalidade”, cuja palavra ele considera horrível, mas 0 objetivo é
“encorajar nossos profissionais a trabalhar juntos em benefício dos clientes”.
Outro dado interessante apresentado pelo CEO do WPP é de que, entre 2000
e 2010, a população hispânica cresceu quatro vezes mais do que o restante.
Segundo dados de mercado, os hispânicos nos Estados Unidos gastam mais
tempo com seus smartphones do que os não-hispânicos: 4.1 horas contra 3.6
horas. Para ele, existe um “um novo mainstream”. “Muitos desses números me
surpreenderam. O mercado hispânico nos Estados Unidos representa oportunidades
crescentes”, afirmou Sorrell.
O CEO do WPP lembrou também que as duas eleições de Barack Obama para a
presidência dos EUA foram bem-sucedidas porque “eles entenderam que a
demografia no país mudou”, referindo-se à população hispânica. Por fim, Sorrell
ressaltou que os latino-americanos, os afro-americanos e os hispânicos devem
ser cada vez mais lembrados nas estratégias de marketing dos anunciantes. Hoje,
o WPP conta com 165 mil profissionais, três mil escritórios em 110 países. (Propmark)
O CÍRCULO
VIRTUOSO DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL
“O progresso de uma nação não é
medido apenas pelo desenvolvimento econômico, mas também pelo desenvolvimento
intelectual da sociedade. Quanto mais uma sociedade sabe sobre o mundo e os
seres humanos, melhores serão os seus planos para o futuro.”
As palavras são de
Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, destacadas em
entrevista concedida aoGlobo Universidade, programa da Rede
Globo que aborda o ensino, a pesquisa e os projetos científicos no meio
acadêmico. No programa, Brito Cruz falou sobre os entraves do desenvolvimento
científico no Brasil e o papel das universidades e empresas na corrida pela
inovação.
“A função das
empresas na sociedade é prosperar, gerar riqueza e empregos e, por meio destes,
transferir renda. Dessa forma, contribuem para o desenvolvimento de um
país", disse. Em relação à ciência e à tecnologia, na opinião de Brito
Cruz, as empresas precisam ter atividades internas de pesquisa para poder descobrir
novas formas de melhorar produtos, processos e serviços.
"O principal
papel da universidade, por outro lado, é educar os jovens estudantes, que farão
funcionar de forma inovadora as empresas, o governo e a sociedade. E para
proporcionar uma educação de boa qualidade, as universidades precisam ter
intensas atividades de pesquisa científica”, disse.
Sobre o quanto as
pesquisas nas universidades e empresas contribuem para o desenvolvimento do
país, ele destacou ser este um assunto continuamente debatido no Brasil e em
muitos outros países, como Estados Unidos, Inglaterra e França. "No caso
do Brasil, o país aplica poucos recursos em Pesquisa e Desenvolvimento, apenas
1,16% do PIB em 2010. Mas cada região é muito diferente da outra, por isso é
tão difícil falar da ‘situação brasileira’.
Segundo Brito Cruz,
excetuando São Paulo, em todos os outros Estados do Brasil as empresas fazem
muito menos pesquisa do que deveriam e desejariam, por isso não conseguem
ganhar competitividade. "Esse dado aparece em um número que o Ministério
da Ciência, Tecnologia e Inovação frequentemente divulga e que indica os gastos
com pesquisa no Brasil.
Apenas 35% são feitos
por empresas. Já em países mais desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá,
Alemanha e Inglaterra, por exemplo, as empresas são responsáveis por mais de
50% dos investimentos em pesquisa feitos no país", disse.
No Estado de São
Paulo, a situação é diferente. "O dispêndio total em Pesquisa e
Desenvolvimento é 1,6% do PIB regional e 60% do gasto em pesquisas é feito por
empresas”, acrescentou.
Segundo Brito Cruz,
as empresas paulistas têm tradição de investir em pesquisa. Em relação às
universidades, também há importantes diferenças entre os investimentos
realizados por São Paulo em comparação aos feitos pelos outros estados
brasileiros.
“Se medirmos
resultados de pesquisa como, por exemplo, artigos publicados em revistas
científicas mundiais, São Paulo é responsável pela metade da produção
brasileira. Porém, o estado paulista possui apenas 20% dos cientistas
brasileiros. Mesmo tendo menos cientistas, o estado faz metade da ciência do
país", disse.
O diretor científico
também ressaltou o papel decisivo da FAPESP no desenvolvimento científico do
Estado de São Paulo e do Brasil. Segundo ele, 47% do apoio por agências de
financiamento à pesquisa acadêmica é feito pela FAPESP. Ex-bolsistas da
Fundação atuam em pesquisa em todos os Estados brasileiros e programas de apoio
à pesquisa criados pela Fundação têm servido de modelo para iniciativas
federais.
"A FAPESP tem
tido também um papel decisivo na internacionalização da ciência feita no
Brasil, criando inúmeras oportunidades para projetos de pesquisa conjuntos
entre pesquisadores de São Paulo e de outros países”, disse.
A entrevista completa está no http://redeglobo.globo.com/globouniversidade/noticia/2013/04/carlos-henrique-de-brito-cruz-discute-o-desenvolvimento-cientifico-no-brasil.html
WEBSÉRIE COM HISTÓRIAS DE EMPREENDEDORES
A Cielo estreou na última sexta-feira
(26) a websérie "Cielo pelo Brasil", na qual conta histórias de
empreendedores que passaram a usar a máquina de pagamentos eletrônicos em seus
negócios.
Serão seis vídeos de um minuto e meio
publicados mensalmente no Youtube e divulgados na página do Facebook da marca.
O primeiro episódio conta a história de
Jaime Souza, o engraxate Xuxaine, que chegou em São Paulo de Maringá com a
esperança de fazer dinheiro e hoje acumula 2 mil clientes conquistados com
ajuda da máquina de pagamento eletrônico.
Segundo Alva Prismel, diretora de
marketing da marca, a ideia é mostrar o lado emocional do negócio para engajar
o cliente. "A Cielo é feita de pessoas, e histórias como essa podem servir
de motivação para muitos outros empreendedores”, diz. (Propmark)
MODERN TROPICS IN MAGNECTIS RESONANCE
O Instituto de Química da Universidade de São
Paulo (USP) organiza, entre os dias 15 e 17 de maio, a conferência Modern Topics
in Magnetic Resonance, que será realizada no Auditório István Jancsó da
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Cidade Universitária em São
Paulo.
No
encontro, que faz parte das Conferências USP, especialistas brasileiros e
estrangeiros debaterão novidades em métodos em ressonância magnética nuclear e
ressonância paramagnética eletrônica aplicados ao estudo estrutural de
macromoléculas.
Entre os
palestrantes com presença confirmada estão Rafael Brüschweiler (Florida State
University e National High Magnetic Field Laboratory, Estados Unidos),
Christian Griesinger (Max Planck Institut für Biophysikalische Chemie,
Alemanha) e Christina Redfield (University of Oxford, Reino Unido).
NOME DE
ESTÁDIO SERÁ ESCOLHIDO PELA INTERNET
A Allianz Seguros oficializou a
compra dos naming rights do Palestra Itália, estádio do Palmeiras, e irá
rebatizar o espaço. A companhia lançou concurso em sua página do Facebook para
a escolha do nome da nova arena do time, que está em reforma e tem previsão
para ser entregue no primeiro trimestre de 2014. Chamado Goleada de Nomes,
oferece três opções de nome, definidas em parceria com a Interbrand: Allianz
Parque, Allianz Center e Allianz 360º.
Com a compra do patrocínio, a empresa
repete no Brasil estratégia semelhante a que executou na Europa. Em 2002, a
empresa batizou o estádio do Bayern de Munique de Allianz Arena após a compra
dos naming rights do espaço e tem ainda os direitos de nome de espaços na
Inglaterra, na França e na Austrália. O contrato de patrocínio é de 20 anos.
De acordo com Edward Lange,
presidente da companhia de seguros no Brasil, o patrocínio ao estádio do
Palmeiras demonstra a importância do mercado local para a empresa.
“Temos a clara intenção de alinhar
nossa marca com a paixão do brasileiro pelo futebol. Somos o principal
segurador na Europa, estamos crescendo na América Latina e, ao observar os
países onde temos feito contratos de naming rights, é possível entender a
importância do mercado local para nós”, disse. A América Latina hoje responde
por 3% do faturamento da Allianz globalmente e o Brasil é responsável por 60%
da receita gerada na região.
O empreendimento está sendo
construído pela WTorre, que afirma ter desenhado um espaço “multiuso e inédito”
no país, que, além dos eventos esportivos, servirá também para sediar
megaproduções, como shows, e eventos corporativos. O estádio será administrado
com exclusividade pela companhia norte-americana AEG Facilities, especializada
na operação de arenas.
De acordo com Bob Newman, presidente
da companhia, a AEG será a parceira para administrar eventos não relacionados
aos jogos do Palmeiras. “Fomos contatados pela WTorre para gerenciar os
eventos não-esportivos”, disse. O executivo afirmou não ter ainda números
fechados de quantas produções o novo estádio deve receber. “Não vamos limitar o
nosso potencial com estimativas. Fomos bem-sucedidos em outras operações ao não
focar em nenhum número”.
A nova arena terá 47 mil lugares
cobertos e 166 camarotes para até 2 mil pessoas. Contará também com restaurante
panorâmico, lanchonetes, lojas, centro de convenções e garagem para 1,5 mil
carros. O espaço poderá acomodar até 45 mil espectadores sentados, em local
coberto. Para shows, a capacidade é de até 60 mil pessoas.
De acordo com Paulo Remi, presidente
do conselho de administração da WTorre, serão comercializadas 14 cotas de
patrocínio, divididas entre várias modalidades, como alimentação e
relacionamento com o cliente. A companhia não revela o investimento para a
construção do espaço e ressalta que tem 30 anos, tempo firmado em acordo com o
Palmeiras, para pagar o valor investido.
“Temos ainda outros parceiros com os
quais estamos em negociação. Acreditamos que em 30 anos teremos o retorno do
que investimos”, apontou. (Propmark)
ENCONRTRO
INTERNACIONAL SOBRE VESPAS
O Instituto Nacional de
Pesquisas da Amazônia (Inpa) realizará, pela primeira vez no Brasil, um
encontro internacional com o intuito de verificar o estágio atual de
conhecimento sobre vespas, além de buscar despertar vocações em estudantes e
promover o intercâmbio entre as instituições do país e do exterior.
O Encontro
Internacional sobre Vespas ocorrerá entre 1º e 5 de julho no Bosque da Ciência,
situado no Campus I do Inpa, em Manaus. O prazo para envio de resumos é 30 de
maio.
O evento é
financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas e conta com
a parceria de Embrapa/Amazônia Ocidental, da Universidade Estadual Paulista de
São José do Rio Preto, do Museu Paraense Emílio Goeldi, de Belém, e da
Universidade Estadual de Feira de Santana.
“Esperamos
ser capazes de avaliar em que nível estão os estudos com vespas em solo
brasileiro e estimular o interesse dos estudantes locais por esses insetos que
são muito importantes, inclusive como controladores biológicos de outros
insetos; algumas vespas, por exemplo, caçam lagartas de borboletas que são
nocivas às plantas”, disse Marcio Luiz de Oliveira, coordenador do evento.
Professores,
pesquisadores, estudantes de graduação, mestrado e doutorado estão entre o
público-alvo dos organizadores. Durante o encontro, haverá apresentações de
trabalhos científicos, minicurso de taxonomia de vespas e excursão científica
para observação e coleta de vespas da Reserva Florestal Adolpho Ducke, no km 26
da Estrada Manaus-Itacoatiara.
Entre os
conferencistas estão os pesquisadores americanos James Carpenter, do Museu
Americano de História Natural, e Robert L. Jeanne, da Universidade de
Wisconsin, nos Estados Unidos.
VOTAÇÃO PSRA REALITY NO FACEBOOK
A Skyy Vodca abrirá nesta segunda-feira
(29) a votação para que seus fãs no Facebook escolham dois dos dez
participantes do reality show “A batalha de DJs”, que ela desenvolveu no Brasil
para conectar sua marca ao universo da música e do entretenimento. A estratégia
de branded content foi desenvolvida pela New Content, e a parte de estratégia
digital ficará a cargo da Giovanni+Draftfcb.
O programa será exibido pelo canal
Multishow a partir de 30 de junho e terá 11 episódios. O canal coproduz a
atração. Ela premiará o melhor DJ amador com um contrato de R$ 50 mil e um
curso profissional em São Francisco (EUA), onde a marca nasceu. Os DJs Maestro
Billy e Camilo Rocha serão os mentores do programa e comandarão os times de
participantes do reality.
As inscrições para o programa começaram
em março pela página da Skyy no Facebook, que soma 1 milhão de fãs. Foram cerca
de mil inscritos. A audição com os 50 melhores selecionados, que enviaram os
melhores vídeos, ocorreu na última semana.
Desses, oito músicos foram apontados para
participar do reality. Outros seis serão submetidos à votação dos fãs da marca,
a partir das 8h desta segunda, e os dois com maior número de votos irão
completar o time de dez DJs. O resultado dos selecionados será anunciado ao
longo da semana, quando os votos tiverem sido computados, informou a companhia.
De acordo com Julka Villa, diretora de
marketing da Campari do Brasil, dona da marca, a estratégia de marketing é
inédita dentro da história da marca. “A ideia de criar um reality show no
Brasil, focado em música, surgiu como uma plataforma de comunicação para
dialogar com o nosso consumidor, trazendo conteúdo, diversão e entretenimento”,
diz.
A apresentação do reality ficará por
conta de Renata Simões, que já integrou o elenco de artistas do Multishow. O
diretor é Ricardo Pompeu, que foi o responsável por programas como “Brazil´s
Next Top Model”, “Por um Fio” e “Desafio da Beleza”. O programa será
transmitido todo domingo, às 23h15. (Propmark)
CRIADO O PRIMEIRO BIOBANCO VETERINÁRIO DO BRASIL
(Texto de Karina Toledo, distribuído pela Agência
FAPESP) – As amostras de tecidos afetados por tumores ou por
doenças infecciosas armazenadas nos chamados biobancos têm se tornado
ferramentas preciosas para pesquisadores que se dedicam a estudar a evolução
natural das enfermidades ou a buscar marcadores genéticos que ajudem a prever o
prognóstico de um paciente e sua resposta ao tratamento.
Em 1997, o Hospital
A.C.Camargo inaugurou a primeira estrutura do gênero no país para abrigar
tecidos humanos afetados por tumores. Agora, a Faculdade de Medicina
Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em
Botucatu, acaba de implantar o primeiro banco de tecido biológico voltado
exclusivamente para animais.
O trabalho começou em
2010, sob a coordenação da professora Noeme Sousa Rocha, do Departamento de
Clínica Veterinária. Hoje, há cerca de 50 amostras armazenadas, todas de
tecidos caninos afetados por tumores e coletadas durante pesquisas
desenvolvidas pelos pós-graduandos da instituição.
A montagem do banco
contou com o apoio da FMVZ, que providenciou um freezer específico e a reforma
da área onde a estrutura foi instalada. O software usado para gerir o banco e
facilitar a troca de informações entre os pesquisadores foi doado pelo Hospital
A.C.Camargo. Os demais equipamentos foram adquiridos por meio de projetos
apoiados pela FAPESP e pelo CNPq.
“Os tecidos estão
armazenados em um freezer a menos 80 graus Celsius. A ideia é preservar o
material para uso em pesquisas. Podemos aplicar técnicas de biologia molecular
existentes e, no futuro, novas tecnologias mais avançadas que forem surgindo”,
explicou Rocha.
Outra vantagem do
armazenamento de tecidos é permitir analisar como a doença evolui com o passar
do tempo. “Hoje só conseguimos estudar a doença no presente. Não temos uma base
de comparação para saber, por exemplo, se um vírus está se tornando mais ou
menos agressivo”, disse.
O biobanco da FMVZ ainda
funciona de forma experimental. Segundo Rocha, a ideia é incluir tecidos de
outros animais, principalmente de bovinos. Outro plano é investir no
intercâmbio de conhecimento e de material com pesquisadores de outras
instituições brasileiras e de outros países.
“A troca de
experiências entre diferentes profissionais permite a investigação globalizada
e estudos comparativos. Pode ainda auxiliar governantes a tomar medidas mais
eficientes de saúde pública, ajudando na prevenção e no diagnóstico precoce”,
disse.
Rocha também ressalta
que o biobanco será uma ferramenta importante para graduandos e pós-graduandos
da instituição, colaborando para a formação de recursos humanos.
MALWEE INVESTE EM MODA SUSTENTÁVEL
Estampas, ilustrações e materiais sustentáveis compõem a nova coleção
“Eu abraço sustentabilidade com estilo”, da Malwee. Segundo a empresa, cada uma
das peças foi criada tendo por base seus compromissos, pilares e ações
institucionais relacionados ao tema.
Entre as matérias-primas, está a malha PET (composição de fibras de
algodão e garrafas PET 100% recicladas), a desfibrada (mistura de novas fibras,
com resíduos de malha e poliéster PET) e a meia-malha Brasil (composta pela
Fibra Brasil, proveniente do reaproveitamento das fibras de bananeira).
Para o lançamento da linha, a CMC –
Marketing e Comunicação criou um ícone especial, impresso em todas as roupas e
materiais de divulgação. O símbolo representa o infinito, o fluxo e o ciclo
natural dos elementos. A atriz Taís Araújo foi eleita porta-voz da marca e, em
um filme produzido para o projeto, veste peças da nova coleção, destacando
detalhes e aviamentos diferenciados.
A agência catarinense também
desenvolveu anúncios para revista, ações de merchandising na novela “Guerra dos
sexos”, da Rede Globo, e enxoval para os pontos de venda, além de iniciativas
específicas para as redes sociais.
A coleção estará disponível nas lojas
multimarcas do país a partir de novembro. Parte da renda obtida com as vendas
será destinada a entidades que promovem ações focadas em sustentabilidade,
entre elas, a Fundação SOS Mata Atlântica. (Propmark)
R$
200 MIL PÁRA RTRABALHO EM SAÚDE
Lançada a 13ª edição do Prêmio Péter Murányi, que escolherá um
trabalho na área da saúde para receber R$ 200 mil.
A Fundação
Péter Murányi encaminhará mais de 2 mil convites a instituições científicas na
América Latina ligadas à área da saúde. Ao receber a carta-convite, o dirigente
de cada instituição deverá manifestar por escrito seu interesse em participar
do prêmio.
O envio de
até dois trabalhos científicos deverá ser feito até 30 de setembro. Segundo a
fundação, os trabalhos indicados deverão ser inovadores, ter aplicabilidade
prática e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações de
países em desenvolvimento.
O anúncio
do lançamento foi feito no dia 23 em cerimônia em São Paulo para a entrega do
prêmio da edição de 2013, na área de Educação ao Programa de Formação
Interdisciplinar Superior (ProFIS), da Universidade Estadual de Campinas, que
foi recebido pelo professor Marcelo Knobel em nome da equipe vencedora.
Giovanni
Cerri, secretário estadual de Saúde, lembrou que, apesar da excelente produção
científica, saúde é uma área carente de inovações e que ainda depende muito da
importação de produtos. “Buscar e premiar projetos inovadores em saúde é um
reconhecimento necessário aos cientistas que contribuem para o desenvolvimento
de uma área tão importante”, destacou.
Além do
secretário, participaram da cerimônia de premiação o secretário estadual da
Educação, Herman Jacobus Cornelis Voorwald; o diretor científico da FAPESP,
Carlos Henrique de Brito Cruz; e o ex-presidente da Ordem dos Advogados do
Brasil – Seção São Paulo Luiz Flávio Borges D’Úrso. Coube ao secretário estadual
de Educação entregar o Prêmio Péter Murányi 2013 – Educação.
O ProFIS se
destacou por promover um trabalho de inclusão social com estudantes de escolas
públicas de Campinas (SP). O programa seleciona os melhores alunos a partir da
nota no Enem e oferece a eles um curso de formação geral interdisciplinar, de
nível superior, com dois anos de duração.
Após a
conclusão do curso, os alunos podem escolher entre 61 cursos de graduação
oferecidos na Unicamp, de acordo com seu desempenho e o número de vagas oferecido
em cada curso, sem precisar passar pelo vestibular.
“É uma
satisfação enorme receber o Prêmio Peter Murányi e ter o reconhecimento da
sociedade sobre um trabalho diferenciado em relação ao que já foi feito na
educação superior no Brasil. O ProFIS alia a inclusão social com o componente
da formação geral, algo muito importante e inovador”, disse Knobel.
“Nossa meta
é reconhecer trabalhos que melhorem a qualidade de vida da população e o ProFIS
é, sob muitos aspectos, um exemplo do que outras universidades podem fazer em
termos de ações inclusivas”, disse Zilda Vera Suelotto Murányi Kiss, presidente
da Fundação Peter Murányi.
Na edição
de 2013 concorreram 84 trabalhos de 72 instituições de pesquisa – 64 delas
brasileiras e oito de outros países da América Latina. O prêmio é concedido
anualmente e de modo alternado para pesquisadores atuantes em quatro áreas:
educação, saúde, alimentação e desenvolvimento científico e tecnológico.
Detalhes: www.fundacaopetermuranyi.org.br.
MESTRADO EM ARQUITETURA E URBANISMO
O primeiro processo seletivo para ingresso de
alunos regulares no Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em
Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da
Universidade Estadual Paulista, em Bauru, tem inscrições abertas até 10 de
maio.
As aulas
começarão no segundo semestre do ano letivo de 2013. A área de concentração é
Arquitetura e Urbanismo e as Linhas de Pesquisa: Planejamento e Avaliação do
Ambiente Construído; e Teoria, História e Projeto. São seis vagas, sendo três
para cada linha de pesquisa.
A análise
do currículo Lattes documentado será feita de 16 a 23 de maio. A prova escrita
será no dia 29 de maio, com início às 14 horas. A arguição do projeto de
pesquisa ocorrerá nos dias 13 e 14 de junho e a divulgação do resultado final
até 21 de junho.
Inscrições:
https://sistemas.unesp.br/inscricao_unesp/InscricaoPosgrad.jsp. O edital está disponível em www.faac.unesp.br/#836,849.
Detalhes: www.faac.unesp.br, spg@faac.unesp.br e (14) 3103-6057/6157.
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