Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de maio de 2013

A IMPORTÂNCIA DOS MERCADOS EMERGENTES s


 
Sob o tema O poder dos hispânicos e da América Latina no marketing e criatividade, o Fiap 2013 (Festival Ibero-americano de Publicidade) começou, em Miami, com a conferência de abertura do CEO do WPP, Martin Sorrell.

 

Em sua apresentação, o executivo falou exatamente sobre a importância crescente dos mercados emergentes, como a América Latina. Sorrell apresentou a palestra Marketing hispânico – mitos e oportunidades, ressaltando que a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que acontecerão no Brasil em 2014 e 2016, respectivamente, mudarão o modo como o mundo enxerga o país e a América Latina.

 

O executivo abriu uma série de estatísticas do WPP, como a de que os mercados em rápido crescimento já representam entre 35% e 40% dos negócios do grupo, assim como os negócios relativos às novas mídias. Segundo Sorrell, a busca por insights junto aos consumidores, bem como a aplicação dos dados e da tecnologia a serviço da publidade é um dos focos do WPP. Outra prioridade é a “horizontalidade”, cuja palavra ele considera horrível, mas 0 objetivo é “encorajar nossos profissionais a trabalhar juntos em benefício dos clientes”.

Outro dado interessante apresentado pelo CEO do WPP é de que, entre 2000 e 2010, a população hispânica cresceu quatro vezes mais do que o restante.

Segundo dados de mercado, os hispânicos nos Estados Unidos gastam mais tempo com seus smartphones do que os não-hispânicos: 4.1 horas contra 3.6 horas. Para ele, existe um “um novo mainstream”. “Muitos desses números me surpreenderam. O mercado hispânico nos Estados Unidos representa oportunidades crescentes”, afirmou Sorrell.

O CEO do WPP lembrou também que as duas eleições de Barack Obama para a presidência dos EUA foram bem-sucedidas porque “eles entenderam que a demografia no país mudou”, referindo-se à população hispânica. Por fim, Sorrell ressaltou que os latino-americanos, os afro-americanos e os hispânicos devem ser cada vez mais lembrados nas estratégias de marketing dos anunciantes. Hoje, o WPP conta com 165 mil profissionais, três mil escritórios em 110 países. (Propmark)

O CÍRCULO VIRTUOSO DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL

 “O progresso de uma nação não é medido apenas pelo desenvolvimento econômico, mas também pelo desenvolvimento intelectual da sociedade. Quanto mais uma sociedade sabe sobre o mundo e os seres humanos, melhores serão os seus planos para o futuro.”

As palavras são de Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, destacadas em entrevista concedida aoGlobo Universidade, programa da Rede Globo que aborda o ensino, a pesquisa e os projetos científicos no meio acadêmico. No programa, Brito Cruz falou sobre os entraves do desenvolvimento científico no Brasil e o papel das universidades e empresas na corrida pela inovação.

“A função das empresas na sociedade é prosperar, gerar riqueza e empregos e, por meio destes, transferir renda. Dessa forma, contribuem para o desenvolvimento de um país", disse. Em relação à ciência e à tecnologia, na opinião de Brito Cruz, as empresas precisam ter atividades internas de pesquisa para poder descobrir novas formas de melhorar produtos, processos e serviços.

"O principal papel da universidade, por outro lado, é educar os jovens estudantes, que farão funcionar de forma inovadora as empresas, o governo e a sociedade. E para proporcionar uma educação de boa qualidade, as universidades precisam ter intensas atividades de pesquisa científica”, disse.

Sobre o quanto as pesquisas nas universidades e empresas contribuem para o desenvolvimento do país, ele destacou ser este um assunto continuamente debatido no Brasil e em muitos outros países, como Estados Unidos, Inglaterra e França. "No caso do Brasil, o país aplica poucos recursos em Pesquisa e Desenvolvimento, apenas 1,16% do PIB em 2010. Mas cada região é muito diferente da outra, por isso é tão difícil falar da ‘situação brasileira’.

Segundo Brito Cruz, excetuando São Paulo, em todos os outros Estados do Brasil as empresas fazem muito menos pesquisa do que deveriam e desejariam, por isso não conseguem ganhar competitividade. "Esse dado aparece em um número que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação frequentemente divulga e que indica os gastos com pesquisa no Brasil.

Apenas 35% são feitos por empresas. Já em países mais desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Inglaterra, por exemplo, as empresas são responsáveis por mais de 50% dos investimentos em pesquisa feitos no país", disse.

No Estado de São Paulo, a situação é diferente. "O dispêndio total em Pesquisa e Desenvolvimento é 1,6% do PIB regional e 60% do gasto em pesquisas é feito por empresas”, acrescentou. 

Segundo Brito Cruz, as empresas paulistas têm tradição de investir em pesquisa. Em relação às universidades, também há importantes diferenças entre os investimentos realizados por São Paulo em comparação aos feitos pelos outros estados brasileiros.

“Se medirmos resultados de pesquisa como, por exemplo, artigos publicados em revistas científicas mundiais, São Paulo é responsável pela metade da produção brasileira. Porém, o estado paulista possui apenas 20% dos cientistas brasileiros. Mesmo tendo menos cientistas, o estado faz metade da ciência do país", disse. 

O diretor científico também ressaltou o papel decisivo da FAPESP no desenvolvimento científico do Estado de São Paulo e do Brasil. Segundo ele, 47% do apoio por agências de financiamento à pesquisa acadêmica é feito pela FAPESP. Ex-bolsistas da Fundação atuam em pesquisa em todos os Estados brasileiros e programas de apoio à pesquisa criados pela Fundação têm servido de modelo para iniciativas federais.

"A FAPESP tem tido também um papel decisivo na internacionalização da ciência feita no Brasil, criando inúmeras oportunidades para projetos de pesquisa conjuntos entre pesquisadores de São Paulo e de outros países”, disse.


WEBSÉRIE COM HISTÓRIAS DE EMPREENDEDORES


 


A Cielo estreou na última sexta-feira (26) a websérie "Cielo pelo Brasil", na qual conta histórias de empreendedores que passaram a usar a máquina de pagamentos eletrônicos em seus negócios.

 

Serão seis vídeos de um minuto e meio publicados mensalmente no Youtube e divulgados na página do Facebook da marca.

 

O primeiro episódio conta a história de Jaime Souza, o engraxate Xuxaine, que chegou em São Paulo de Maringá com a esperança de fazer dinheiro e hoje acumula 2 mil clientes conquistados com ajuda da máquina de pagamento eletrônico.

 

Segundo Alva Prismel, diretora de marketing da marca, a ideia é mostrar o lado emocional do negócio para engajar o cliente. "A Cielo é feita de pessoas, e histórias como essa podem servir de motivação para muitos outros empreendedores”, diz. (Propmark) 

 

 MODERN TROPICS IN MAGNECTIS RESONANCE

 O Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) organiza, entre os dias 15 e 17 de maio, a conferência Modern Topics in Magnetic Resonance, que será realizada no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Cidade Universitária em São Paulo.

No encontro, que faz parte das Conferências USP, especialistas brasileiros e estrangeiros debaterão novidades em métodos em ressonância magnética nuclear e ressonância paramagnética eletrônica aplicados ao estudo estrutural de macromoléculas.

Entre os palestrantes com presença confirmada estão Rafael Brüschweiler (Florida State University e National High Magnetic Field Laboratory, Estados Unidos), Christian Griesinger (Max Planck Institut für Biophysikalische Chemie, Alemanha) e Christina Redfield (University of Oxford, Reino Unido).


NOME DE ESTÁDIO SERÁ ESCOLHIDO PELA INTERNET

 

A Allianz Seguros oficializou a compra dos naming rights do Palestra Itália, estádio do Palmeiras, e irá rebatizar o espaço. A companhia lançou concurso em sua página do Facebook para a escolha do nome da nova arena do time, que está em reforma e tem previsão para ser entregue no primeiro trimestre de 2014. Chamado Goleada de Nomes, oferece três opções de nome, definidas em parceria com a Interbrand: Allianz Parque, Allianz Center e Allianz 360º.

 

Com a compra do patrocínio, a empresa repete no Brasil estratégia semelhante a que executou na Europa. Em 2002, a empresa batizou o estádio do Bayern de Munique de Allianz Arena após a compra dos naming rights do espaço e tem ainda os direitos de nome de espaços na Inglaterra, na França e na Austrália. O contrato de patrocínio é de 20 anos.

 

De acordo com Edward Lange, presidente da companhia de seguros no Brasil, o patrocínio ao estádio do Palmeiras demonstra a importância do mercado local para a empresa.

 

“Temos a clara intenção de alinhar nossa marca com a paixão do brasileiro pelo futebol. Somos o principal segurador na Europa, estamos crescendo na América Latina e, ao observar os países onde temos feito contratos de naming rights, é possível entender a importância do mercado local para nós”, disse. A América Latina hoje responde por 3% do faturamento da Allianz globalmente e o Brasil é responsável por 60% da receita gerada na região.

 

O empreendimento está sendo construído pela WTorre, que afirma ter desenhado um espaço “multiuso e inédito” no país, que, além dos eventos esportivos, servirá também para sediar megaproduções, como shows, e eventos corporativos. O estádio será administrado com exclusividade pela companhia norte-americana AEG Facilities, especializada na operação de arenas.

 

De acordo com Bob Newman, presidente da companhia, a AEG será a parceira para administrar eventos não relacionados aos jogos do Palmeiras. “Fomos contatados pela WTorre para gerenciar os eventos não-esportivos”, disse. O executivo afirmou não ter ainda números fechados de quantas produções o novo estádio deve receber. “Não vamos limitar o nosso potencial com estimativas. Fomos bem-sucedidos em outras operações ao não focar em nenhum número”.

 

A nova arena terá 47 mil lugares cobertos e 166 camarotes para até 2 mil pessoas. Contará também com restaurante panorâmico, lanchonetes, lojas, centro de convenções e garagem para 1,5 mil carros. O espaço poderá acomodar até 45 mil espectadores sentados, em local coberto. Para shows, a capacidade é de até 60 mil pessoas.

 

De acordo com Paulo Remi, presidente do conselho de administração da WTorre, serão comercializadas 14 cotas de patrocínio, divididas entre várias modalidades, como alimentação e relacionamento com o cliente. A companhia não revela o investimento para a construção do espaço e ressalta que tem 30 anos, tempo firmado em acordo com o Palmeiras, para pagar o valor investido.

 

“Temos ainda outros parceiros com os quais estamos em negociação. Acreditamos que em 30 anos teremos o retorno do que investimos”, apontou. (Propmark)

 

ENCONRTRO INTERNACIONAL SOBRE VESPAS

 O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) realizará, pela primeira vez no Brasil, um encontro internacional com o intuito de verificar o estágio atual de conhecimento sobre vespas, além de buscar despertar vocações em estudantes e promover o intercâmbio entre as instituições do país e do exterior.

O Encontro Internacional sobre Vespas ocorrerá entre 1º e 5 de julho no Bosque da Ciência, situado no Campus I do Inpa, em Manaus. O prazo para envio de resumos é 30 de maio.

O evento é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas e conta com a parceria de Embrapa/Amazônia Ocidental, da Universidade Estadual Paulista de São José do Rio Preto, do Museu Paraense Emílio Goeldi, de Belém, e da Universidade Estadual de Feira de Santana.

“Esperamos ser capazes de avaliar em que nível estão os estudos com vespas em solo brasileiro e estimular o interesse dos estudantes locais por esses insetos que são muito importantes, inclusive como controladores biológicos de outros insetos; algumas vespas, por exemplo, caçam lagartas de borboletas que são nocivas às plantas”, disse Marcio Luiz de Oliveira, coordenador do evento.

Professores, pesquisadores, estudantes de graduação, mestrado e doutorado estão entre o público-alvo dos organizadores. Durante o encontro, haverá apresentações de trabalhos científicos, minicurso de taxonomia de vespas e excursão científica para observação e coleta de vespas da Reserva Florestal Adolpho Ducke, no km 26 da Estrada Manaus-Itacoatiara.

Entre os conferencistas estão os pesquisadores americanos James Carpenter, do Museu Americano de História Natural, e Robert L. Jeanne, da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.

Mais informações: 1eiv.inpa.gov.br/index.php/en/home2 
 

VOTAÇÃO PSRA REALITY NO FACEBOOK


 


A Skyy Vodca abrirá nesta segunda-feira (29) a votação para que seus fãs no Facebook escolham dois dos dez participantes do reality show “A batalha de DJs”, que ela desenvolveu no Brasil para conectar sua marca ao universo da música e do entretenimento. A estratégia de branded content foi desenvolvida pela New Content, e a parte de estratégia digital ficará a cargo da Giovanni+Draftfcb.

 

O programa será exibido pelo canal Multishow a partir de 30 de junho e terá 11 episódios. O canal coproduz a atração. Ela premiará o melhor DJ amador com um contrato de R$ 50 mil e um curso profissional em São Francisco (EUA), onde a marca nasceu. Os DJs Maestro Billy e Camilo Rocha serão os mentores do programa e comandarão os times de participantes do reality.

 

As inscrições para o programa começaram em março pela página da Skyy no Facebook, que soma 1 milhão de fãs. Foram cerca de mil inscritos. A audição com os 50 melhores selecionados, que enviaram os melhores vídeos, ocorreu na última semana.

 

Desses, oito músicos foram apontados para participar do reality. Outros seis serão submetidos à votação dos fãs da marca, a partir das 8h desta segunda, e os dois com maior número de votos irão completar o time de dez DJs. O resultado dos selecionados será anunciado ao longo da semana, quando os votos tiverem sido computados, informou a companhia.

 

De acordo com Julka Villa, diretora de marketing da Campari do Brasil, dona da marca, a estratégia de marketing é inédita dentro da história da marca. “A ideia de criar um reality show no Brasil, focado em música, surgiu como uma plataforma de comunicação para dialogar com o nosso consumidor, trazendo conteúdo, diversão e entretenimento”, diz.

 

A apresentação do reality ficará por conta de Renata Simões, que já integrou o elenco de artistas do Multishow. O diretor é Ricardo Pompeu, que foi o responsável por programas como “Brazil´s Next Top Model”, “Por um Fio” e “Desafio da Beleza”. O programa será transmitido todo domingo, às 23h15. (Propmark)

 

CRIADO O PRIMEIRO BIOBANCO VETERINÁRIO DO BRASIL

(Texto de  Karina Toledo, distribuído pela  Agência FAPESP) As amostras de tecidos afetados por tumores ou por doenças infecciosas armazenadas nos chamados biobancos têm se tornado ferramentas preciosas para pesquisadores que se dedicam a estudar a evolução natural das enfermidades ou a buscar marcadores genéticos que ajudem a prever o prognóstico de um paciente e sua resposta ao tratamento.

Em 1997, o Hospital A.C.Camargo inaugurou a primeira estrutura do gênero no país para abrigar tecidos humanos afetados por tumores. Agora, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, acaba de implantar o primeiro banco de tecido biológico voltado exclusivamente para animais.

O trabalho começou em 2010, sob a coordenação da professora Noeme Sousa Rocha, do Departamento de Clínica Veterinária. Hoje, há cerca de 50 amostras armazenadas, todas de tecidos caninos afetados por tumores e coletadas durante pesquisas desenvolvidas pelos pós-graduandos da instituição.

A montagem do banco contou com o apoio da FMVZ, que providenciou um freezer específico e a reforma da área onde a estrutura foi instalada. O software usado para gerir o banco e facilitar a troca de informações entre os pesquisadores foi doado pelo Hospital A.C.Camargo. Os demais equipamentos foram adquiridos por meio de projetos apoiados pela FAPESP e pelo CNPq.

“Os tecidos estão armazenados em um freezer a menos 80 graus Celsius. A ideia é preservar o material para uso em pesquisas. Podemos aplicar técnicas de biologia molecular existentes e, no futuro, novas tecnologias mais avançadas que forem surgindo”, explicou Rocha.

Outra vantagem do armazenamento de tecidos é permitir analisar como a doença evolui com o passar do tempo. “Hoje só conseguimos estudar a doença no presente. Não temos uma base de comparação para saber, por exemplo, se um vírus está se tornando mais ou menos agressivo”, disse.

O biobanco da FMVZ ainda funciona de forma experimental. Segundo Rocha, a ideia é incluir tecidos de outros animais, principalmente de bovinos. Outro plano é investir no intercâmbio de conhecimento e de material com pesquisadores de outras instituições brasileiras e de outros países.

“A troca de experiências entre diferentes profissionais permite a investigação globalizada e estudos comparativos. Pode ainda auxiliar governantes a tomar medidas mais eficientes de saúde pública, ajudando na prevenção e no diagnóstico precoce”, disse.

Rocha também ressalta que o biobanco será uma ferramenta importante para graduandos e pós-graduandos da instituição, colaborando para a formação de recursos humanos.

MALWEE INVESTE EM MODA SUSTENTÁVEL

Estampas, ilustrações e materiais sustentáveis compõem a nova coleção “Eu abraço sustentabilidade com estilo”, da Malwee. Segundo a empresa, cada uma das peças foi criada tendo por base seus compromissos, pilares e ações institucionais relacionados ao tema.

Entre as matérias-primas, está a malha PET (composição de fibras de algodão e garrafas PET 100% recicladas), a desfibrada (mistura de novas fibras, com resíduos de malha e poliéster PET) e a meia-malha Brasil (composta pela Fibra Brasil, proveniente do reaproveitamento das fibras de bananeira).

Para o lançamento da linha, a CMC – Marketing e Comunicação criou um ícone especial, impresso em todas as roupas e materiais de divulgação. O símbolo representa o infinito, o fluxo e o ciclo natural dos elementos. A atriz Taís Araújo foi eleita porta-voz da marca e, em um filme produzido para o projeto, veste peças da nova coleção, destacando detalhes e aviamentos diferenciados.

 

A agência catarinense também desenvolveu anúncios para revista, ações de merchandising na novela “Guerra dos sexos”, da Rede Globo, e enxoval para os pontos de venda, além de iniciativas específicas para as redes sociais.

 

A coleção estará disponível nas lojas multimarcas do país a partir de novembro. Parte da renda obtida com as vendas será destinada a entidades que promovem ações focadas em sustentabilidade, entre elas, a Fundação SOS Mata Atlântica. (Propmark)

 

R$ 200 MIL  PÁRA RTRABALHO EM SAÚDE

Lançada a 13ª edição do Prêmio Péter Murányi, que escolherá um trabalho na área da saúde para receber R$ 200 mil.

A Fundação Péter Murányi encaminhará mais de 2 mil convites a instituições científicas na América Latina ligadas à área da saúde. Ao receber a carta-convite, o dirigente de cada instituição deverá manifestar por escrito seu interesse em participar do prêmio.

O envio de até dois trabalhos científicos deverá ser feito até 30 de setembro. Segundo a fundação, os trabalhos indicados deverão ser inovadores, ter aplicabilidade prática e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações de países em desenvolvimento.

O anúncio do lançamento foi feito no dia 23 em cerimônia em São Paulo para a entrega do prêmio da edição de 2013, na área de Educação ao Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), da Universidade Estadual de Campinas, que foi recebido pelo professor Marcelo Knobel em nome da equipe vencedora.

Giovanni Cerri, secretário estadual de Saúde, lembrou que, apesar da excelente produção científica, saúde é uma área carente de inovações e que ainda depende muito da importação de produtos. “Buscar e premiar projetos inovadores em saúde é um reconhecimento necessário aos cientistas que contribuem para o desenvolvimento de uma área tão importante”, destacou.

Além do secretário, participaram da cerimônia de premiação o secretário estadual da Educação, Herman Jacobus Cornelis Voorwald; o diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz; e o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo Luiz Flávio Borges D’Úrso. Coube ao secretário estadual de Educação entregar o Prêmio Péter Murányi 2013 – Educação.

O ProFIS se destacou por promover um trabalho de inclusão social com estudantes de escolas públicas de Campinas (SP). O programa seleciona os melhores alunos a partir da nota no Enem e oferece a eles um curso de formação geral interdisciplinar, de nível superior, com dois anos de duração.

Após a conclusão do curso, os alunos podem escolher entre 61 cursos de graduação oferecidos na Unicamp, de acordo com seu desempenho e o número de vagas oferecido em cada curso, sem precisar passar pelo vestibular.

“É uma satisfação enorme receber o Prêmio Peter Murányi e ter o reconhecimento da sociedade sobre um trabalho diferenciado em relação ao que já foi feito na educação superior no Brasil. O ProFIS alia a inclusão social com o componente da formação geral, algo muito importante e inovador”, disse Knobel.

“Nossa meta é reconhecer trabalhos que melhorem a qualidade de vida da população e o ProFIS é, sob muitos aspectos, um exemplo do que outras universidades podem fazer em termos de ações inclusivas”, disse Zilda Vera Suelotto Murányi Kiss, presidente da Fundação Peter Murányi.

Na edição de 2013 concorreram 84 trabalhos de 72 instituições de pesquisa – 64 delas brasileiras e oito de outros países da América Latina. O prêmio é concedido anualmente e de modo alternado para pesquisadores atuantes em quatro áreas: educação, saúde, alimentação e desenvolvimento científico e tecnológico. Detalhes: www.fundacaopetermuranyi.org.br. 
 

MESTRADO EM ARQUITETURA E URBANISMO

 O primeiro processo seletivo para ingresso de alunos regulares no Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista, em Bauru, tem inscrições abertas até 10 de maio.

As aulas começarão no segundo semestre do ano letivo de 2013. A área de concentração é Arquitetura e Urbanismo e as Linhas de Pesquisa: Planejamento e Avaliação do Ambiente Construído; e Teoria, História e Projeto. São seis vagas, sendo três para cada linha de pesquisa.

A análise do currículo Lattes documentado será feita de 16 a 23 de maio. A prova escrita será no dia 29 de maio, com início às 14 horas. A arguição do projeto de pesquisa ocorrerá nos dias 13 e 14 de junho e a divulgação do resultado final até 21 de junho.

Detalhes: www.faac.unesp.br, spg@faac.unesp.br e (14) 3103-6057/6157. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário