(Texto de Samuel Antenor, distribuído pela Agência FAPESP – Pelo segundo ano
consecutivo com apoio da FAPESP, o Festival do Minuto volta a abordar o tema
Ciência com o objetivo de despertar a curiosidade e incentivar o
interesse no assunto. Como em 2012, poderão ser inscritos vídeos com temas
científicos em todas as áreas do conhecimento e em qualquer formato: de filmes
de animação a vídeos feitos com câmeras digitais, celulares ou iPad.
O festival
vai oferecer no total R$ 10 mil aos autores dos melhores trabalhos, além de um
troféu para o vencedor, que será escolhido por voto popular, ao final do
concurso. Com um público cada vez mais diversificado, o festival tem ampliado
também sua abrangência temática e, desde o ano passado, incorporou a Ciência às
questões abordadas nos vídeos, que têm como regra a duração máxima de 60
segundos.
Para
aumentar o interesse sobre o tema tanto em quem produz como em quem assiste aos
filmes do festival, a proposta é dar espaço a trabalhos que retratem diferentes
visões do que é ciência, ajudando a modificar a forma estereotipada com que
muitos ainda a veem.
Em 2012,
quando o festival propôs aos participantes retratar em apenas um minuto
diferentes maneiras de ver a Ciência, surgiram ideias criativas, traduzidas em
imagens instigantes, de gravações em vídeo a animações mais elaboradas.
Assim,
criou-se uma oportunidade para a apresentação de visões e linguagens
diversas, que revelaram da simples observação da natureza até os bastidores do
trabalho de pesquisa, passando por questionamentos e curiosidades do mundo
científico.
Participação
diversificada
Na primeira
edição do festival com o tema Ciência participaram professores e estudantes do
ensino médio, universitários, pós-graduandos e pesquisadores, que
expressaram, com recursos variados, diferentes percepções sobre o tema
proposto.
Para Martin
Haag, autor do vídeo Dia do Índio, que venceu em 2012 na categoria “Minuto
Ciência” e foi escolhido pelo público como melhor vídeo sobre “Palavra”, o
formato do festival permite discutir questões que muitas vezes passam
despercebidas pelas pessoas.
“Mostrar a
incorporação de aspectos das sociedades indígenas no cotidiano urbano
brasileiro, como a linguagem, ajuda a despertar no público a atenção para
questões comuns que, muitas vezes, passam despercebidas. É esse um dos méritos
desse festival”, afirmou Haag durante o evento de premiação dos melhores vídeos
de 2012, dia 22 de abril, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo.
Ao todo, o
Minuto Ciência 2012 teve 264 vídeos concorrentes, dos quais 87 competiram
na categoria “Minuto na Escola Ciência”, voltada para alunos do ensino
fundamental e médio matriculados em escolas públicas estaduais de São Paulo. Em
2012 a categoria “Minuto Ciência”, direcionada ao público em geral, recebeu 177
inscrições. Após serem vistos pela curadoria, os vídeos selecionados ficam
disponíveis no site do festival.
A fim de
facilitar o acesso do público aos vídeos foi criada a Rede de Exibição 2013, que promove a Mostra Melhores
Minutos em diversos equipamentos culturais espalhados pelo Brasil, de 23 a 28
de abril. Ao todo são 258 centros culturais, em 200 cidades, na maior parte dos
estados brasileiros.
Para 2013,
os organizadores do Festival do Minuto mantêm a expectativa de receber vídeos
que mostrem a presença da ciência no cotidiano e em qualquer área do
conhecimento.
Os autores
de três vídeos selecionados pela curadoria ganharão um prêmio de R$ 2
mil; o vencedor do Prêmio Especial, escolhido pela curadoria e por um
representante da FAPESP, receberá R$ 4 mil. No encerramento do concurso, o
público poderá apontar o seu vídeo preferido na fan page do
Festival do Minuto no Facebook.
Abrangência
e criatividade
Mesmo que
sua definição seja bastante abrangente, pode-se dizer que ciência é o resultado
do esforço humano para aumentar o que se sabe sobre determinado assunto com
base em um método científico, ou seja, na observação, aliada ao questionamento
e ao raciocínio lógico. É desse conhecimento que surge boa parte das
descobertas e das invenções. Em resumo, ciência também é consequência da
criatividade humana. Por isso, os organizadores do festival sugerem deixar a
imaginação fluir.
Marcelo
Marzagão, diretor do Festival do Minuto, observa que, com o tempo, a
diversidade e a produção dos vídeos de ciência devem ganhar mais
qualidade. “A maioria dos concorrentes ainda faz vídeos mais simples, mas acreditamos
que essa produção cresça e se aprimore, fazendo com que muitos possam ser
utilizados, inclusive, como material didático e paradidático”, disse.
Marzagão
lembra que o tema surgiu de uma demanda já existente entre parte do público,
formado por alunos e professores da rede pública estadual de ensino de São
Paulo.
“O tema
Ciência não é de fácil apreensão pelo público, mas deve ganhar espaço com a
exibição dos vídeos, tornando-se menos abstrato para as pessoas”, destacou.
Para isso,
Marzagão ressalta a importância da criatividade dos participantes ao retratar
qualquer ciência, seja ela exata, como física, matemática ou engenharia, seja
da área de humanidades, como filosofia, antropologia ou artes, ou das chamadas
ciências da vida, que incluem biologia, zoologia e botânica, entre outras.
Para José
Arana Varela, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP,
a missão da Fundação é apoiar tanto a produção da ciência – e a pesquisa de
modo geral –, quanto a sua divulgação para o público, o que justifica o apoio
ao concurso.
“O campo da
ciência oferece espaço para a criatividade e o uso de diferentes mídias é muito
propício para a sua divulgação, sobretudo aos mais jovens, que podem ter em
festivais como esse um estímulo para a busca de soluções para diferentes
questões. O festival do Minuto Ciência pode inspirar não apenas o surgimento de
novos cineastas, mas também de novos cientistas”, disse.
O concurso
segue aberto a pessoas de todas as idades, com inscrições gratuitas até o dia
30 de agosto pelo site do festival. O regulamento está disponível no site e o resultado
da premiação será informado pelos organizadores. Detalhes: : www.festivaldominuto.com.br.
CINCO DICAS SOBRE
STORYTELLING
Nova edição da revista
Administradores – publicação gratuita do Administradores.com
– traz especial sobre a arte da narrativa, assunto que vem ganhando destaque no
mundo corporativo
A arte de contar histórias é
praticamente tão antiga quanto a humanidade, está presente em quase tudo que
fazemos e tem um poder de mobilização incomparável.
A própria História prova que uma
grande narrativa pode ser uma implacável conquistadora de corações e mentes.
Por que, então, não utilizá-la para conduzir equipes a um objetivo comum? É
justamente esse o propósito da mais nova tendência do mundo corporativo: o
storytelling. Em sua edição nº 20, a revista Administradores – publicação
gratuita do Administradores.com –
traz um especial sobre o tema.
“Ao tentar comunicar uma nova ideia
para uma audiência cética, descobri que as virtudes de precisão, rigor e
transparência não estavam funcionando. Tendo passado a vida toda acreditando no
sonho da razão, fiquei pasmo ao ver que uma história contada apropriadamente
tinha o poder de fazer o que um estudo analítico rigoroso não conseguia:
comunicar uma estranha ideia nova com facilidade e de forma natural, motivando
rapidamente as pessoas a agirem com grande entusiasmo”, afirma Stephen
Dennings, autor do livro “O poder da narrativa nas organizações”.
Na matéria, a revista
Administradores destaca como as histórias têm conduzido a humanidade, mostramos
como elas agem no cérebro humano, o modo como as marcas utilizam o artifício
para conquistar fãs e de que maneira você pode aprender a dominar essa arte.
“Existem vários modos para a criação
de narrativas, utilizando diferentes mídias como suporte. Mas, no contexto
organizacional, o objetivo não é criar uma narrativa tarantinesca, mas algo com
uma estrutura lógica e linear”, destaca a matéria, que apresenta também cinco
pontos fundamentais para uma boa história.
Veja cinco pontos essenciais que toda boa história
precisa ter:
1 – Uma situação extraordinária ou
quebra de rotina. Algo que vai fazer a personagem principal deixar o cotidiano
para realizar um feito épico.
2 – Um ou mais personagens.
Pessoas que irão à busca de algo além do comum. O personagem principal deve ser
alguém com quem o público possa se identificar.
3 – Um antagonista. Uma
situação, pessoa ou grupo que irá fazer frente ao personagem principal e tentar
impedir a todo custo o seu avanço.
4 – Sentimentos. Para mexer
com a emoção das pessoas, a história deve ser como uma música, misturando
momentos de calmaria, tensão, alegria e melancolia.
5 – Roteiro. A estrutura é essencial
para que a história não perca de vista o seu propósito. O roteiro deve ter
começo, meio, clímax e fim, intercalando plot points (momentos que darão
sentido à narrativa).
A reportagem completa está
disponível gratuitamente no Facebook do Administradores.com e no
aplicativo da revista Administradores para smartphones e tablets (tanto Android
quanto Apple):
- iOS (Apple): http://adm.to/admApple
- Android (Google): http://adm.to/admandroid
- Facebook: http://adm.to/admFacebook
- Android (Google): http://adm.to/admandroid
- Facebook: http://adm.to/admFacebook
A revista administradores é uma
publicação do Administradores.com.
Lançada em 2010, apenas na versão impressa, expandiu-se mais tarde para as
plataformas digitais e chega a 2013 consolidada entre as maiores do país nesse
formato, com 200 mil downloads do seu aplicativo. A Administradores é também a
única revista de negócios brasileira disponibilizada gratuitamente para
smartphones, tablets e no Facebook.
ESTÍMULO PARA CRIAÇÃO
PELOS CONSUMIDORES
Nos tempos em que os consumidores estão
influenciando cada vez mais no dia na dia das marcas, o espírito colaborativo
tomará conta das embalagens de Sprite. O refrigerante da Coca-Cola apresenta
agora o Sticker Art, projeto onde as pessoas terão a chance de transmitir sua
mensagem de um jeito próprio, com adesivos, no ambiente real e virtual.
Por meio do site de Sprite, o consumidor
pode acessar o aplicativo e criar seu próprio adesivo que, pronto, poderá ser
compartilhado no Facebook e também impresso.
Os stickers mais votados estamparão as embalagens de Sprite a partir
do mês de setembro. A votação acaba no dia 21 de junho e o resultado será
divulgado ao longo do mês de julho no site e na fanpage da marca.
As réplicas dos stickers também vão
estampar as latas, que serão colecionáveis. Já as embalagens de 600 mililitros
e dois litros virão com adesivos destacáveis colados no verso de cada rótulo. Para divulgar o trabalho, estão
previstos filme para internet, mídia online e site desenvolvido especialmente
para a ação, além de materiais de divulgação especiais nos pontos de venda.
PUBLICIDADE
E TECNOLOGIA JUNTOS NO INNOVATION
O Cannes Lions criou em 2013 a área de Innovation para premiar peças que
empreguem a tecnologia de forma inovadora para conectar marcas e consumidores.
O evento já havia reconhecido no ano passado peças que utilizaram soluções
tecnológicas para marcas, caso da pulseira construída pela norte-americana R/GA
para a Nike, e o “carro invisível” da alemã Jung von Matt/Elbe para a
Mercedes-Benz.
O jurado brasileiro da área é Francisco Saboya, economista especializado
em gestão de inovação. CEO da Porto Digital, parque tecnológico fundado em 2000
no Recife com indústrias focadas em software e em economia criativa, ele diz
que é natural que o maior festival de criatividade do mundo passe a reconhecer
a tecnologia, elemento fundamental da economia contemporânea. “Nos próximos 30
anos, a tecnologia será determinante e estruturante para todas as atividades”,
diz.
CANNES
“Como
curioso, acompanhava o festival, que nos interessa de forma indireta.
Considerando que trabalhamos com certas plataformas de criação e que a
publicidade é cada vez mais vinculada aos parques tecnológicos – há animações
em 3D, publicidade utilizando arquétipos, arquitetura de game –, é claro que
nos conectamos a esse universo.
Temos aqui
empresas nacionais e multinacionais que constroem e oferecem soluções para
grandes marcas. Uma delas é a Ogilvy, que não costuma ter soluções
descentralizadas e possui uma grande estrutura em Recife há três anos.
Há, na
Porto Digital, uma grande atenção para o universo da propaganda e da
publicidade, mas, do ponto de vista técnico, olhamos enquanto pessoas que
trabalham em um ambiente de desenvolvimento de soluções tecnológicas que possam
alavancar outros segmentos econômicos. Somos muito fortes em saúde,
inteligência artificial, games e, nessas condições, buscamos dar suporte à área
de propaganda. Por isso, há várias empresas aqui trabalhando com criação de
artefatos para agências de publicidade.”
PREPARAÇÃO
“A
proposta do Innovation Lions é como, por meio da tecnologia, conectar melhor
marcas e clientes. Eu tenho assistido a comerciais vencedores das últimas
edições. Esse é um trabalho que irá me ocupar pelos próximos dois meses. E que
irá me ajudar a mergulhar nesse universo e ver quais perspectivas novas eu
poderia adicionar ao que me parece usual ao universo da propaganda.
Teremos
prova de conceito e, como jurado, precisarei olhar um comercial e ficar atento
para entender quais tecnologias estão por trás da solução. Há vários ângulos
para os quais poderemos olhar para compreender quão inventiva uma solução é.
É algo
diferente para outros públicos, como o criativo, que busca uma fórmula que
permita nova experiência de relacionamento entre o cliente e a marca. Disso
cuidam os publicitários – eles não cuidam de tecnologia, que é um meio.
A inovação
pode vir de uma nova plataforma ou de uma simples ferramenta que habilite novos
tipos de engajamento entre consumidor e produto. Um dos exercícios que faço é
questionar: ‘Se essa categoria existisse anos atrás, que comerciais me
chamariam a atenção?’ É dessa forma que estou me preparando.”
PORTO
DIGITAL
“A Porto
se dedica, de forma acadêmica e prática, à tecnologia. Temos 230 empresas, 7
mil pessoas trabalhando aqui e faturamento superior a R$ 1 bilhão registrado em
2012. As companhias dentro da Porto estão focadas em economia criativa e em
digital, desde o ano 2000, quando ela foi fundada. Começamos trabalhando só com
tecnologia da informação, com software em especial, e, há dois anos, expandimos
nossas atividades. Agora estamos fortemente ligados à economia criativa.”
“ Temos um
parque tecnológico para desenvolvimento de negócios inovadores nessas duas
áreas. Porém, como economia criativa é um negócio muito amplo, restringimos a
projetos de seis áreas: games, multimídia, audiovisual e animação, música,
fotografia e design. Essas são as que – dentro das cerca de 30 áreas que
compõem a economia criativa – mais fortemente demandam tecnologia da informação
de forma estruturante. São áreas que a Porto suporta e estamos obtendo bons
resultados, na medida em que há empresas apostando nelas também.”
BORDEAUX
DO SOFTWARE
“Conquistamos
no INPI (Instituto Nacional de Proteção Intelectual) registro na condição de
indicação de procedência no final do ano passado. Essa é uma indicação
geográfica, assim como Bordeaux, na França, para o vinho. Somos a ‘Bordeaux do
software’.
O selo é
um mecanismo de proteção da propriedade coletiva e do lugar, que está associada
à terra, aos aspectos naturais onde o homem consegue fazer algo. Porém, a
economia deixou de ser primária para ser economia de serviço. Agora, a Porto
Digital é reconhecida como a única região demarcada na área de serviços do
mundo.
Nosso
questionamento era: por que não reconhecer um lugar como o nosso, que consegue
desenvolver um tipo de produto chamado software, com padrão de atributos
metricamente mensuráveis, por meio de políticas privadas? Passamos quatro anos
no INPI defendendo isso e, depois de todo o processo do instituto, extremamente
rigoroso e cético, obtivemos o selo.”
ESCOLHA
“Houve
contatos intermediados pelo jornal O Estado de S. Paulo, representante oficial
do festival no Brasil. O entendimento é que, por ser uma área de tecnologia,
lançaríamos um olhar complementar de inovação.”
“Acredito
que tenha sido essa a motivação para o convite da Porto Digital para compor o
júri de Innovation. Das empresas que estão na Porto, 65% vêm de fora do Estado
de Pernambuco. Esse ambiente tem gerado negócios inovadores.”
“Penso que
esse cenário deu uma certa segurança para a organização do Cannes Lions quando
considerou quem, do Brasil, podia incorporar um olhar mais fundo sobre inovação
tecnológica e adicionar percepção à propaganda.”
TECNOLOGIA
BRASILEIRA
“O grande
atraso do Brasil é o fato de termos negligenciado as engenharias. Por mais que
valorizemos as ciências humanas, um país não se desenvolve sem valorizar as
exatas.”
“Estamos
migrando de uma sociedade industrial, e o trinômio mão de obra barata,
matéria-prima e energia vem sendo suplantado pelo contexto da sociedade da
informação e do conhecimento. O que é fruto da criatividade que concede
singularidade a um produto.”
“Se há
algo que diferencia uma agência das outras é sua capacidade de criar
originalmente. Esse é um princípio dos novos tempos. A sociedade está disposta
a pagar pelo não funcional, pela criatividade e pelo original. Isso não havia
no passado, quando tínhamos como foco a escala de produção.”
VALOR DA
CRIATIVIDADE
“Hoje você
tem empresas com quantidade relativamente baixa de consumo de matéria-prima,
mas retorno altíssimo, porque cobram pela criação. O mercado percebe isso.
Começamos a valorizar e a pagar mais por componentes que não são apenas
funcionais, a pagar pela percepção subjetiva da forma, por algo que,
esteticamente, percebemos melhor. Essa é a característica dos novos tempos.”
“Há dois
anos, a indústria clássica e secular, que é a automobilística, observou essa
mudança. Houve uma montadora chamada Kia, que lançou o carro Soul, cujo valor
estava no design. Ela não vendeu luxo ou poder do motor, apenas dizia: é um
carro lindo.”
“É a
evidência de como a indústria mais tradicional de todas, a mais emblemática do
mundo industrial, cedeu aos novos tempos. O trinômio industrial perdeu espaço
para o conhecimento, que comporta o talento.”
“Portanto,
não se faz mais a conta do que é mais barato, mas do que é mais qualificado, de
quem vai gerar mais, de quem tenha percepção singular. Hoje, essa indústria
busca no design essa diferenciação. Na indústria supermoderna de computadores,
temos que falar da Apple.”
“Ela é a
indústria emblemática dos novos tempos. É uma companhia de artefatos, mas que,
desde sempre, da concepção de uma carcaça à da embalagem, prima pela inovação
do ponto de vista da forma. Ela vem da Califórnia (EUA), onde nasceram os
beatniks, a terra do cinema, do LSD e da exatidão da engenharia. É uma terra de
transgressores. É onde a Apple tinha mesmo que surgir.”
QUESTIONAMENTOS
“O
festival criou uma área sobre um tema que, da mesma forma que é tão importante
para as demais atividades, não poderia deixar de ser importante também para a
própria propaganda.”
“Nos
próximos 30 anos, a tecnologia será determinante e estruturante para todas as
atividades. Não se pode falar de medicina sem conhecimento sobre as novas
tecnologias.”
“Não se
pode falar do caos que se transformaram as cidades sem falar de como as informações
circulam nas metrópoles e de como fazer as pessoas circularem menos.”
“Hoje é a
informação que deve se deslocar, e não há possibilidade [de desenvolvimento]
sem pensar em tecnologias disruptivas, as que vão conformar o mundo novo. Se
elas têm esse papel, é claro que a propaganda precisa flertar com isso. Ela não
é uma ilha à parte.”
“O
Innovation Lions é uma área para que a indústria enxergue a necessidade da
tecnologia de informação. Precisamos pensar em convergência, microeletrônica,
telecomunicações, física de materiais, computação, software. São essas as
tecnologias disruptivas para o mundo em vários pontos, inclusive para a
indústria da comunicação.”
“A
propaganda não está isolada, ela é uma atividade econômica fundamental para o
mercado. É muito acertado do festival. Todas aquelas disciplinas da tecnologia
ordenam-se e estão transformando o mundo, virando-o de cabeça para baixo.” (Propmark)
DIREITOS
HUMANOS TERÁ REVISTA ELETRÔNICA
O Observatório de Educação em Direitos Humanos
da Unesp (OEDH), vinculado ao Instituto de Políticas Públicas e Relações
Internacionais (IPPRI) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), prepara o
lançamento da Revista
Interdisciplinar de Direitos Humanos (RIDH).
De
periodicidade semestral, a nova publicação recebe até 10 de junho de 2013
propostas de trabalhos para publicação na edição do volume 1, número 1. Para o
número 2, o prazo vai até 10 de outubro.
Em formato
eletrônico, a RIDH aceita textos inéditos com o tema
geral dos direitos humanos, nos idiomas português e espanhol. Os trabalhos
podem ter formato de artigos, ensaios e resenhas de livros. São aceitas
colaborações de qualquer área do conhecimento científico e acadêmico.
"Com
essa iniciativa buscamos criar um espaço interdisciplinar para publicação de
trabalhos, em nível teórico e empírico, produzidos por pesquisadores e
estudiosos brasileiros e de outros países", disse o editor Clodoaldo
Meneguello Cardoso, professor da Unesp em Bauru.
Eleito
pela Exame.com um dos melhores livros de 2012 sobre Finanças Pessoais, As Cinco
Etapas do Planejamento Financeiro, do Prof. Elisson de Andrade, apresenta, em
eBook, um método inédito, passo a passo,
sobre como organizar suas finanças pessoais.
OPORTUNIDADES
O Prefeito
Municipal de Nova Trento, Gian Francesco Votolini lançou dois novos editais de
Processos Seletivos Simplificados: 05/2013 e 06/2013. Inscrições até dia 8. no
prédio da Prefeitura Municipal de Nova Trento, no horário das 8h30min às 17
horas. Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial da Prefeitura:
www.novatrento.sc.gov.br - Link Concursos Públicos.
O Processo Seletivo 05/2013 é destinado para o
preenchimento dos seguintes cargos: Auxiliar de Manutenção de Conservação (3
vagas), Operador de Máquinas (2 vagas), Auxiliar de Consultório Odontológico (1
vaga), Motorista II (1 vaga), Motorista Transporte Escolar (1 vaga). A
aplicação da prova prática está agendada para ocorrer no dia 11 de maio,
sábado, com local e horários que serão divulgados posteriormente.
Já o Processo Seletivo 06/2013 destina-se aos cargos:
Coordenador Escola Nível III (2 vagas), Enfermeiro para ESF (1 vaga),
Fonoaudióloga do NASF (1 vaga), Médico (3 vagas), Assistente Técnico Desportivo
(1 vaga), Fonoaudióloga para a área da Educação (1 vaga), Psicopedagogo (1
vaga). A avaliação será pelo currículo, com base no que está descrito no edital
do Processo Seletivo.
A inscrição ocorrerá mediante entrega de um
formulário, devidamente preenchido, e cópias de diversos documentos. Todos
estes estão descritos em cada edital, que podem ser consultados no www.novatrento.sc.gov.br. link
Concursos Públicos - Processo Seletivo 05 ou 06/2013.
DESCOBERTO BRILHO INTRENSO
INFRAV ERMELHO BA EXPLOSÃO SOLAR
(Texto de José Tadeu Arantes, disrribuído pela Agência FAPESP) – Um intenso clarão
solar foi detectado, pela primeira vez, na faixa de frequências do
infravermelho médio e distante. A descoberta foi noticiada pela edição on-line
doAstrophysical Journal de 24 de abril de 2013, com a versão
impressa programada para 10 de maio.
O fenômeno, ocorrido
na frequência de 30 tera-hertz (30 trilhões de Hertz ou 30x1012 Hz),
na banda do espectro eletromagnético situada entre o rádio e a luz visível, foi
detectado por um novo sistema em operação no observatório de El Leoncito, nos
Andes Argentinos, no dia 13 de março de 2012. Foi mantido em sigilo até a
divulgação em primeira mão pelo prestigioso periódico científico.
A pesquisa faz parte
do Projeto Temático “Emissões da atividade solar do
submilimétrico ao infravermelho (SIRA)”, apoiado pela FAPESP e liderado pelo
Centro de Radioastronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM), da Universidade
Presbiteriana Mackenzie, com colaborações do Centro de Componentes
Semicondutores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Complejo
Astronomico El Leoncito, da Argentina, e do Observatório Solar Bernard Lyot, de
Campinas.
“A faixa de
frequências do tera-hertz é a derradeira fronteira inexplorada no estudo de
explosões solares. E esta descoberta, absolutamente inesperada e surpreendente,
poderá inaugurar uma nova fase nas pesquisas do sol”, disse o coordenador do
projeto, Pierre Kaufmann, do CRAAM, àAgência FAPESP.
Kaufmann tem se
dedicado intensamente ao estudo das emissões solares em tera-hertz,
particularmente com o experimento Solar-T, por ele liderado e
também apoiado pela FAPESP no âmbito do mesmo Projeto Temático. Mas, enquanto o
equipamento do Solar-T, que será enviado em voos de longa duração a bordo de
balões estratosféricos, destina-se a observar explosões solares em 3 THz e 7
THz, o clarão agora noticiado ocorreu em frequência 10 vezes maior, em uma
“janela” com pouca absorção, e, por isso, pode ser observado desde o solo, em
El Leoncito, apesar da espessa barreira que a atmosfera terrestre interpõe à
radiação tera-hertz.
“O intenso brilho
detectado em infravermelho apresentou notável coincidência, no espaço e no
tempo, com outras emissões, observadas, no solo ou por satélites, em rádio, luz
branca, ultravioleta e raios X duros”, informou Kaufmann. A conclusão é que
todas essas radiações foram provocadas por um mesmo fenômeno, altamente
energético.
“Nossa principal
hipótese é que essas emissões resultem da aceleração de partículas a elevadas
energias nos campos magnéticos das manchas solares. Mas, além do mecanismo de
aceleração das partículas ser ainda ignorado, também não sabemos em que região
do sol ele ocorre, se na superfície ou na atmosfera solar”, disse.
Manchas solares
Grosso modo, os
modelos atuais acerca da estrutura do sol reconhecem quatro grandes regiões: o
núcleo, onde ocorrem as reações termonucleares responsáveis pela energia solar;
a zona convectiva, palco dos gigantescos movimentos de convecção que transportam
a energia do núcleo à superfície; a superfície ou fotosfera; e a atmosfera,
constituída por uma fina camada de transição, denominada de cromosfera, e pela
coroa, que se estende pelo espaço. A atmosfera é composta por plasmas, gases
ionizados muito quentes, permeados por campos magnéticos originados nas manchas
solares.
As explosões que
ocorrem nestas estruturas de plasma magnetizado são, supostamente, fenômenos
originados na superfície ou acima dela, na cromosfera e coroa. Mas a causa
dessas explosões ainda é desconhecida e sua interpretação constitui um dos
grandes desafios da física contemporânea.
“Muito embora sejam
bem descritas e explicadas as diversas e espetaculares manifestações das
explosões, com emissões que vão do rádio aos raios gama, os processos físicos
que as originam permanecem misteriosos”, comentou Kaufmann.
O Projeto Temático
por ele coordenado, que, além do apoio da FAPESP, recebe subsídios
complementares do CNPq, do Mackpesquisa, do Conicet da Argentina, do
Laboratório de Pesquisas da Força Aérea dos Estados Unidos e da Nasa, tem
exatamente por objetivo entender esses processos explosivos. E a descoberta
agora revelada pode representar um passo importantíssimo nesse sentido, pois
abre uma nova “janela”, em torno dos 30 THZ, para obtenção de dados sem
precedentes.
O artigo A
bright impulsive solar burst detected at 30 THz (doi:10.1088/0004-637X/768/2/134)
pode ser lido no http://iopscience.iop.org/0004-637X/768/2/134.
PÓS-GRADUAÇÃO
EM POLÍTICAS PÚBLICAS E BOA GOVERNANÇA
O
Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) recebe até o dia 31 de julho de
2013 candidaturas a bolsas de pós-graduação para cursos de "Master in
Public Policy and Good Governance" (PPGG).
O programa
está aberto a jovens profissionais formados em ciências sociais, ciências
políticas, direito, administração pública, economia ou áreas afins, com alguma
experiência e grande motivação para atuar no âmbito da formulação e gestão de
políticas públicas e boa governança.
É
indispensável a comprovação de bons conhecimentos de inglês. Os cursos
contemplados com bolsas são oferecidos pelas seguintes instituições: Hertie
School of Governance, em Berlim; Universität Duisburg-Essen; Willy Brandt School
of Public Policy na University of Erfurt; Leuphana Universität Lüneburg;
Hochschule Osnabrück; Universität Passau; e Universität Potsdam.
“Observamos
nos últimos anos que o interesse de mais da metade dos candidatos se concentrou
na Hertie School em Berlim, tornando as chances de ser selecionado ainda mais
difíceis. Recomendamos, portanto, que o candidato examine cuidadosamente a
oferta de cada uma das oito universidades, cujos cursos são igualmente de
excelência”, disse Ursula Dannemann, responsável pelo programa no Brasil.
O roteiro
do PPGG, informações sobre os cursos oferecidos e a lista dos documentos
exigidos para submeter a candidatura estão disponíveis no site do DAAD,
em www.daad.org.br/pt/18313/index.html
10ª
SEMANA DE ENGENHARIA AMBIENTAL
A 10ª Semana da Engenharia
Ambiental será realizada na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade
de São Paulo de 20 a 24 de maio de 2013.
O evento
anual é organizado por uma comissão de graduandos do curso de Engenharia
Ambiental e busca abordar temas relevantes do cenário atual na área por meio de
palestras, minicursos e mesas-redondas.
Entre os
temas a serem abordados estão: Planejamento Urbano; Ministério Público e sua
Atuação dentro do Campo Ambiental; Impactos Ambientais; A Sustentabilidade dos
Biocombustíveis; Mudanças Climáticas: Mitos e Verdades; Oportunidades de
Intercâmbios e Ciências Sem Fronteiras; Energia Eólica; Regulamentação do
Fosfato em Detergentes e Política Nacional dos Resíduos Sólidos.
Outro
destaque da Semana é a conversa com engenheiros ambientais, por meio da qual os
graduandos esclarecem suas dúvidas sobre as diferentes áreas de atuação e
carreiras, recebem orientações sobre as dificuldades do curso e auxilío em suas
escolhas profissionais.
As
inscrições estão abertas e as vagas para os minicursos são limitadas. O evento
será realizado no Anfiteatro Jorge Caron.
Detalhes: www.eescsea.com e eesc.sea@gmail.com
5º
CONGRESSO INTERNACIONAL E ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE ANNONCACEAE
O 5º Congresso Internacional e
Encontro Brasileiro sobre Annonaceae, com o tema “Do gene à exportação”, será
realizado na Fazenda Experimental Lageado da Universidade Estadual Paulista
(Unesp), em Botucatu (SP), de 19 a 23 de agosto de 2013.
O evento é
organizado pelo Instituto de Biociências e pela Faculdade de Ciências Agronômicas
da Unesp, em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral
(Cati) e com a Universidad de Ciencias y Artes de Chiapas, no México.
O evento
busca integrar pesquisa, ensino e extensão na busca pelo fortalecimento da
cadeia produtiva da família Annonaceae, considerada de grande interesse
internacional. Diversas espécies desta família, entre elas a pinha (Annona
squamosa L.), graviola (A. muricata L.), atemoia (A. cherimola L.
x Annona squamosa Mill) e a cherimoia (A. cherimola Mill), têm
importância para o consumo in
natura, na indústria farmacológica, cosmética e alimentícia.
O evento
contará com palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos e
visita técnica. Além disso, um número especial da Revista Brasileira de Fruticultura será editado para a publicação de
artigos completos.
A data-limite para o envio de resumos é 5 de
junho de 2013, os quais serão apresentados na formal oral ou de pôsteres. Serão
aceitos trabalhos nas diversas áreas relacionadas à família Annonaceae.
Detalhes: : www.vciabrazil2013.com
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