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quarta-feira, 1 de maio de 2013

CIÊNCIA, DE NOVO TEMA DO FESTIVAL DO MINUTO


 


(Texto de  Samuel Antenor, distribuído pela  Agência FAPESP Pelo segundo ano consecutivo com apoio da FAPESP, o Festival do Minuto volta a abordar o tema Ciência com o objetivo de despertar a curiosidade e incentivar o interesse no assunto. Como em 2012, poderão ser inscritos vídeos com temas científicos em todas as áreas do conhecimento e em qualquer formato: de filmes de animação a vídeos feitos com câmeras digitais, celulares ou iPad.


O festival vai oferecer no total R$ 10 mil aos autores dos melhores trabalhos, além de um troféu para o vencedor, que será escolhido por voto popular, ao final do concurso. Com um público cada vez mais diversificado, o festival tem ampliado também sua abrangência temática e, desde o ano passado, incorporou a Ciência às questões abordadas nos vídeos, que têm como regra a duração máxima de 60 segundos.

Para aumentar o interesse sobre o tema tanto em quem produz como em quem assiste aos filmes do festival, a proposta é dar espaço a trabalhos que retratem diferentes visões do que é ciência, ajudando a modificar a forma estereotipada com que muitos ainda a veem.

Em 2012, quando o festival propôs aos participantes retratar em apenas um minuto diferentes maneiras de ver a Ciência, surgiram ideias criativas, traduzidas em imagens instigantes, de gravações em vídeo a animações mais elaboradas.

Assim, criou-se uma oportunidade para a apresentação de visões e linguagens diversas, que revelaram da simples observação da natureza até os bastidores do trabalho de pesquisa, passando por questionamentos e curiosidades do mundo científico.

Participação diversificada

Na primeira edição do festival com o tema Ciência participaram professores e estudantes do ensino médio, universitários, pós-graduandos e pesquisadores, que expressaram, com recursos variados, diferentes percepções sobre o tema proposto.

Para Martin Haag, autor do vídeo Dia do Índio, que venceu em 2012 na categoria “Minuto Ciência” e foi escolhido pelo público como melhor vídeo sobre “Palavra”, o formato do festival permite discutir questões que muitas vezes passam despercebidas pelas pessoas.

“Mostrar a incorporação de aspectos das sociedades indígenas no cotidiano urbano brasileiro, como a linguagem, ajuda a despertar no público a atenção para questões comuns que, muitas vezes, passam despercebidas. É esse um dos méritos desse festival”, afirmou Haag durante o evento de premiação dos melhores vídeos de 2012, dia 22 de abril, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo.

Ao todo, o Minuto Ciência 2012 teve 264 vídeos concorrentes, dos quais 87 competiram na categoria “Minuto na Escola Ciência”, voltada para alunos do ensino fundamental e médio matriculados em escolas públicas estaduais de São Paulo. Em 2012 a categoria “Minuto Ciência”, direcionada ao público em geral, recebeu 177 inscrições. Após serem vistos pela curadoria, os vídeos selecionados ficam disponíveis no site do festival.

A fim de facilitar o acesso do público aos vídeos foi criada a Rede de Exibição 2013, que promove a Mostra Melhores Minutos em diversos equipamentos culturais espalhados pelo Brasil, de 23 a 28 de abril. Ao todo são 258 centros culturais, em 200 cidades, na maior parte dos estados brasileiros.

Para 2013, os organizadores do Festival do Minuto mantêm a expectativa de receber vídeos que mostrem a presença da ciência no cotidiano e em qualquer área do conhecimento.

Os autores de três vídeos selecionados pela curadoria ganharão um prêmio de R$ 2 mil; o vencedor do Prêmio Especial, escolhido pela curadoria e por um representante da FAPESP, receberá R$ 4 mil. No encerramento do concurso, o público poderá apontar o seu vídeo preferido na fan page do Festival do Minuto no Facebook.  

Abrangência e criatividade

Mesmo que sua definição seja bastante abrangente, pode-se dizer que ciência é o resultado do esforço humano para aumentar o que se sabe sobre determinado assunto com base em um método científico, ou seja, na observação, aliada ao questionamento e ao raciocínio lógico. É desse conhecimento que surge boa parte das descobertas e das invenções. Em resumo, ciência também é consequência da criatividade humana. Por isso, os organizadores do festival sugerem deixar a imaginação fluir.

Marcelo Marzagão, diretor do Festival do Minuto, observa que, com o tempo, a diversidade e a produção dos vídeos de ciência devem ganhar mais qualidade. “A maioria dos concorrentes ainda faz vídeos mais simples, mas acreditamos que essa produção cresça e se aprimore, fazendo com que muitos possam ser utilizados, inclusive, como material didático e paradidático”, disse.

Marzagão lembra que o tema surgiu de uma demanda já existente entre parte do público, formado por alunos e professores da rede pública estadual de ensino de São Paulo.

“O tema Ciência não é de fácil apreensão pelo público, mas deve ganhar espaço com a exibição dos vídeos, tornando-se menos abstrato para as pessoas”, destacou.

Para isso, Marzagão ressalta a importância da criatividade dos participantes ao retratar qualquer ciência, seja ela exata, como física, matemática ou engenharia, seja da área de humanidades, como filosofia, antropologia ou artes, ou das chamadas ciências da vida, que incluem biologia, zoologia e botânica, entre outras.

Para José Arana Varela, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP, a missão da Fundação é apoiar tanto a produção da ciência – e a pesquisa de modo geral –, quanto a sua divulgação para o público, o que justifica o apoio ao concurso.

“O campo da ciência oferece espaço para a criatividade e o uso de diferentes mídias é muito propício para a sua divulgação, sobretudo aos mais jovens, que podem ter em festivais como esse um estímulo para a busca de soluções para diferentes questões. O festival do Minuto Ciência pode inspirar não apenas o surgimento de novos cineastas, mas também de novos cientistas”, disse.

O concurso segue aberto a pessoas de todas as idades, com inscrições gratuitas até o dia 30 de agosto pelo site do festival. O regulamento está disponível no site e o resultado da premiação será informado pelos organizadores. Detalhes: : www.festivaldominuto.com.br. 


CINCO DICAS SOBRE STORYTELLING

Nova edição da revista Administradores – publicação gratuita do Administradores.com – traz especial sobre a arte da narrativa, assunto que vem ganhando destaque no mundo corporativo

A arte de contar histórias é praticamente tão antiga quanto a humanidade, está presente em quase tudo que fazemos e tem um poder de mobilização incomparável.

A própria História prova que uma grande narrativa pode ser uma implacável conquistadora de corações e mentes. Por que, então, não utilizá-la para conduzir equipes a um objetivo comum? É justamente esse o propósito da mais nova tendência do mundo corporativo: o storytelling. Em sua edição nº 20, a revista Administradores – publicação gratuita do Administradores.com – traz um especial sobre o tema.  

“Ao tentar comunicar uma nova ideia para uma audiência cética, descobri que as virtudes de precisão, rigor e transparência não estavam funcionando. Tendo passado a vida toda acreditando no sonho da razão, fiquei pasmo ao ver que uma história contada apropriadamente tinha o poder de fazer o que um estudo analítico rigoroso não conseguia: comunicar uma estranha ideia nova com facilidade e de forma natural, motivando rapidamente as pessoas a agirem com grande entusiasmo”, afirma Stephen Dennings, autor do livro “O poder da narrativa nas organizações”.

Na matéria, a revista Administradores destaca como as histórias têm conduzido a humanidade, mostramos como elas agem no cérebro humano, o modo como as marcas utilizam o artifício para conquistar fãs e de que maneira você pode aprender a dominar essa arte.

“Existem vários modos para a criação de narrativas, utilizando diferentes mídias como suporte. Mas, no contexto organizacional, o objetivo não é criar uma narrativa tarantinesca, mas algo com uma estrutura lógica e linear”, destaca a matéria, que apresenta também cinco pontos fundamentais para uma boa história.

Veja  cinco pontos essenciais que toda boa história precisa ter: 

1 – Uma situação extraordinária ou quebra de rotina. Algo que vai fazer a personagem principal deixar o cotidiano para realizar um feito épico.

 2 – Um ou mais personagens. Pessoas que irão à busca de algo além do comum. O personagem principal deve ser alguém com quem o público possa se identificar.

 3 – Um antagonista. Uma situação, pessoa ou grupo que irá fazer frente ao personagem principal e tentar impedir a todo custo o seu avanço.

 4 – Sentimentos. Para mexer com a emoção das pessoas, a história deve ser como uma música, misturando momentos de calmaria, tensão, alegria e melancolia.

5 – Roteiro. A estrutura é essencial para que a história não perca de vista o seu propósito. O roteiro deve ter começo, meio, clímax e fim, intercalando plot points (momentos que darão sentido à narrativa).

A reportagem completa está disponível gratuitamente no Facebook do Administradores.com e no aplicativo da revista Administradores para smartphones e tablets (tanto Android quanto Apple):

- iOS (Apple): http://adm.to/admApple
- Android (Google): 
http://adm.to/admandroid
- Facebook: 
http://adm.to/admFacebook

A revista administradores é uma publicação do Administradores.com. Lançada em 2010, apenas na versão impressa, expandiu-se mais tarde para as plataformas digitais e chega a 2013 consolidada entre as maiores do país nesse formato, com 200 mil downloads do seu aplicativo. A Administradores é também a única revista de negócios brasileira disponibilizada gratuitamente para smartphones, tablets e no Facebook.

ESTÍMULO PARA CRIAÇÃO  PELOS CONSUMIDORES


 


Nos tempos em que os consumidores estão influenciando cada vez mais no dia na dia das marcas, o espírito colaborativo tomará conta das embalagens de Sprite. O refrigerante da Coca-Cola apresenta agora o Sticker Art, projeto onde as pessoas terão a chance de transmitir sua mensagem de um jeito próprio, com adesivos, no ambiente real e virtual.

 

Por meio do site de Sprite, o consumidor pode acessar o aplicativo e criar seu próprio adesivo que, pronto, poderá ser compartilhado no Facebook e também impresso.

 

Os stickers mais votados  estamparão as embalagens de Sprite a partir do mês de setembro. A votação acaba no dia 21 de junho e o resultado será divulgado ao longo do mês de julho no site e na fanpage da marca.

 

As réplicas dos stickers também vão estampar as latas, que serão colecionáveis. Já as embalagens de 600 mililitros e dois litros virão com adesivos destacáveis colados no verso de cada rótulo. Para divulgar o trabalho, estão previstos filme para internet, mídia online e site desenvolvido especialmente para a ação, além de materiais de divulgação especiais nos pontos de venda.

 

PUBLICIDADE E TECNOLOGIA JUNTOS NO INNOVATION


 


O Cannes Lions criou em 2013 a área de Innovation para premiar peças que empreguem a tecnologia de forma inovadora para conectar marcas e consumidores. O evento já havia reconhecido no ano passado peças que utilizaram soluções tecnológicas para marcas, caso da pulseira construída pela norte-americana R/GA para a Nike, e o “carro invisível” da alemã Jung von Matt/Elbe para a Mercedes-Benz.


 


O jurado brasileiro da área é Francisco Saboya, economista especializado em gestão de inovação. CEO da Porto Digital, parque tecnológico fundado em 2000 no Recife com indústrias focadas em software e em economia criativa, ele diz que é natural que o maior festival de criatividade do mundo passe a reconhecer a tecnologia, elemento fundamental da economia contemporânea. “Nos próximos 30 anos, a tecnologia será determinante e estruturante para todas as atividades”, diz.


 

CANNES


“Como curioso, acompanhava o festival, que nos interessa de forma indireta. Considerando que trabalhamos com certas plataformas de criação e que a publicidade é cada vez mais vinculada aos parques tecnológicos – há animações em 3D, publicidade utilizando arquétipos, arquitetura de game –, é claro que nos conectamos a esse universo.

 

Temos aqui empresas nacionais e multinacionais que constroem e oferecem soluções para grandes marcas. Uma delas é a Ogilvy, que não costuma ter soluções descentralizadas e possui uma grande estrutura em Recife há três anos.

 

Há, na Porto Digital, uma grande atenção para o universo da propaganda e da publicidade, mas, do ponto de vista técnico, olhamos enquanto pessoas que trabalham em um ambiente de desenvolvimento de soluções tecnológicas que possam alavancar outros segmentos econômicos. Somos muito fortes em saúde, inteligência artificial, games e, nessas condições, buscamos dar suporte à área de propaganda. Por isso, há várias empresas aqui trabalhando com criação de artefatos para agências de publicidade.”

 

PREPARAÇÃO


“A proposta do Innovation Lions é como, por meio da tecnologia, conectar melhor marcas e clientes. Eu tenho assistido a comerciais vencedores das últimas edições. Esse é um trabalho que irá me ocupar pelos próximos dois meses. E que irá me ajudar a mergulhar nesse universo e ver quais perspectivas novas eu poderia adicionar ao que me parece usual ao universo da propaganda.

 

Teremos prova de conceito e, como jurado, precisarei olhar um comercial e ficar atento para entender quais tecnologias estão por trás da solução. Há vários ângulos para os quais poderemos olhar para compreender quão inventiva uma solução é.

 

É algo diferente para outros públicos, como o criativo, que busca uma fórmula que permita nova experiência de relacionamento entre o cliente e a marca. Disso cuidam os publicitários – eles não cuidam de tecnologia, que é um meio.

 

A inovação pode vir de uma nova plataforma ou de uma simples ferramenta que habilite novos tipos de engajamento entre consumidor e produto. Um dos exercícios que faço é questionar: ‘Se essa categoria existisse anos atrás, que comerciais me chamariam a atenção?’ É dessa forma que estou me preparando.”

 

PORTO DIGITAL


“A Porto se dedica, de forma acadêmica e prática, à tecnologia. Temos 230 empresas, 7 mil pessoas trabalhando aqui e faturamento superior a R$ 1 bilhão registrado em 2012. As companhias dentro da Porto estão focadas em economia criativa e em digital, desde o ano 2000, quando ela foi fundada. Começamos trabalhando só com tecnologia da informação, com software em especial, e, há dois anos, expandimos nossas atividades. Agora estamos fortemente ligados à economia criativa.”

 

“ Temos um parque tecnológico para desenvolvimento de negócios inovadores nessas duas áreas. Porém, como economia criativa é um negócio muito amplo, restringimos a projetos de seis áreas: games, multimídia, audiovisual e animação, música, fotografia e design. Essas são as que – dentro das cerca de 30 áreas que compõem a economia criativa – mais fortemente demandam tecnologia da informação de forma estruturante. São áreas que a Porto suporta e estamos obtendo bons resultados, na medida em que há empresas apostando nelas também.”

 

BORDEAUX DO SOFTWARE


“Conquistamos no INPI (Instituto Nacional de Proteção Intelectual) registro na condição de indicação de procedência no final do ano passado. Essa é uma indicação geográfica, assim como Bordeaux, na França, para o vinho. Somos a ‘Bordeaux do software’.

 

O selo é um mecanismo de proteção da propriedade coletiva e do lugar, que está associada à terra, aos aspectos naturais onde o homem consegue fazer algo. Porém, a economia deixou de ser primária para ser economia de serviço. Agora, a Porto Digital é reconhecida como a única região demarcada na área de serviços do mundo.

 

Nosso questionamento era: por que não reconhecer um lugar como o nosso, que consegue desenvolver um tipo de produto chamado software, com padrão de atributos metricamente mensuráveis, por meio de políticas privadas? Passamos quatro anos no INPI defendendo isso e, depois de todo o processo do instituto, extremamente rigoroso e cético, obtivemos o selo.”

 

ESCOLHA


“Houve contatos intermediados pelo jornal O Estado de S. Paulo, representante oficial do festival no Brasil. O entendimento é que, por ser uma área de tecnologia, lançaríamos um olhar complementar de inovação.”

 

“Acredito que tenha sido essa a motivação para o convite da Porto Digital para compor o júri de Innovation. Das empresas que estão na Porto, 65% vêm de fora do Estado de Pernambuco. Esse ambiente tem gerado negócios inovadores.”

 

“Penso que esse cenário deu uma certa segurança para a organização do Cannes Lions quando considerou quem, do Brasil, podia incorporar um olhar mais fundo sobre inovação tecnológica e adicionar percepção à propaganda.”

 

TECNOLOGIA BRASILEIRA


“O grande atraso do Brasil é o fato de termos negligenciado as engenharias. Por mais que valorizemos as ciências humanas, um país não se desenvolve sem valorizar as exatas.”

 

“Estamos migrando de uma sociedade industrial, e o trinômio mão de obra barata, matéria-prima e energia vem sendo suplantado pelo contexto da sociedade da informação e do conhecimento. O que é fruto da criatividade que concede singularidade a um produto.”

 

“Se há algo que diferencia uma agência das outras é sua capacidade de criar originalmente. Esse é um princípio dos novos tempos. A sociedade está disposta a pagar pelo não funcional, pela criatividade e pelo original. Isso não havia no passado, quando tínhamos como foco a escala de produção.”

 

VALOR DA CRIATIVIDADE


“Hoje você tem empresas com quantidade relativamente baixa de consumo de matéria-prima, mas retorno altíssimo, porque cobram pela criação. O mercado percebe isso. Começamos a valorizar e a pagar mais por componentes que não são apenas funcionais, a pagar pela percepção subjetiva da forma, por algo que, esteticamente, percebemos melhor. Essa é a característica dos novos tempos.”

 

“Há dois anos, a indústria clássica e secular, que é a automobilística, observou essa mudança. Houve uma montadora chamada Kia, que lançou o carro Soul, cujo valor estava no design. Ela não vendeu luxo ou poder do motor, apenas dizia: é um carro lindo.”

 

“É a evidência de como a indústria mais tradicional de todas, a mais emblemática do mundo industrial, cedeu aos novos tempos. O trinômio industrial perdeu espaço para o conhecimento, que comporta o talento.”

 

“Portanto, não se faz mais a conta do que é mais barato, mas do que é mais qualificado, de quem vai gerar mais, de quem tenha percepção singular. Hoje, essa indústria busca no design essa diferenciação. Na indústria supermoderna de computadores, temos que falar da Apple.”

 

“Ela é a indústria emblemática dos novos tempos. É uma companhia de artefatos, mas que, desde sempre, da concepção de uma carcaça à da embalagem, prima pela inovação do ponto de vista da forma. Ela vem da Califórnia (EUA), onde nasceram os beatniks, a terra do cinema, do LSD e da exatidão da engenharia. É uma terra de transgressores. É onde a Apple tinha mesmo que surgir.”

 

QUESTIONAMENTOS


“O festival criou uma área sobre um tema que, da mesma forma que é tão importante para as demais atividades, não poderia deixar de ser importante também para a própria propaganda.”

 

“Nos próximos 30 anos, a tecnologia será determinante e estruturante para todas as atividades. Não se pode falar de medicina sem conhecimento sobre as novas tecnologias.”

 

“Não se pode falar do caos que se transformaram as cidades sem falar de como as informações circulam nas metrópoles e de como fazer as pessoas circularem menos.”

 

“Hoje é a informação que deve se deslocar, e não há possibilidade [de desenvolvimento] sem pensar em tecnologias disruptivas, as que vão conformar o mundo novo. Se elas têm esse papel, é claro que a propaganda precisa flertar com isso. Ela não é uma ilha à parte.”

 

“O Innovation Lions é uma área para que a indústria enxergue a necessidade da tecnologia de informação. Precisamos pensar em convergência, microeletrônica, telecomunicações, física de materiais, computação, software. São essas as tecnologias disruptivas para o mundo em vários pontos, inclusive para a indústria da comunicação.”

 

“A propaganda não está isolada, ela é uma atividade econômica fundamental para o mercado. É muito acertado do festival. Todas aquelas disciplinas da tecnologia ordenam-se e estão transformando o mundo, virando-o de cabeça para baixo.” (Propmark)

 

DIREITOS HUMANOS TERÁ REVISTA ELETRÔNICA

 O Observatório de Educação em Direitos Humanos da Unesp (OEDH), vinculado ao Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), prepara o lançamento da Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos (RIDH).

De periodicidade semestral, a nova publicação recebe até 10 de junho de 2013 propostas de trabalhos para publicação na edição do volume 1, número 1. Para o número 2, o prazo vai até 10 de outubro.

Em formato eletrônico, a RIDH aceita textos inéditos com o tema geral dos direitos humanos, nos idiomas português e espanhol. Os trabalhos podem ter formato de artigos, ensaios e resenhas de livros. São aceitas colaborações de qualquer área do conhecimento científico e acadêmico.

"Com essa iniciativa buscamos criar um espaço interdisciplinar para publicação de trabalhos, em nível teórico e empírico, produzidos por pesquisadores e estudiosos brasileiros e de outros países", disse o editor Clodoaldo Meneguello Cardoso, professor da Unesp em Bauru.

Detalhes: www.unesp.br/portal#!/observatorio_ses, clocar@faac.unesp.br e (14) 3103-6172. 
 


Eleito pela Exame.com um dos melhores livros de 2012 sobre Finanças Pessoais, As Cinco Etapas do Planejamento Financeiro, do Prof. Elisson de Andrade, apresenta, em eBook,  um método inédito, passo a passo, sobre como organizar suas finanças pessoais.


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OPORTUNIDADES

 O Prefeito Municipal de Nova Trento, Gian Francesco Votolini lançou dois novos editais de Processos Seletivos Simplificados: 05/2013 e 06/2013. Inscrições até dia 8. no prédio da Prefeitura Municipal de Nova Trento, no horário das 8h30min às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial da Prefeitura: www.novatrento.sc.gov.br - Link Concursos Públicos.

O Processo Seletivo 05/2013 é destinado para o preenchimento dos seguintes cargos: Auxiliar de Manutenção de Conservação (3 vagas), Operador de Máquinas (2 vagas), Auxiliar de Consultório Odontológico (1 vaga), Motorista II (1 vaga), Motorista Transporte Escolar (1 vaga). A aplicação da prova prática está agendada para ocorrer no dia 11 de maio, sábado, com local e horários que serão divulgados posteriormente.

Já o Processo Seletivo 06/2013 destina-se aos cargos: Coordenador Escola Nível III (2 vagas), Enfermeiro para ESF (1 vaga), Fonoaudióloga do NASF (1 vaga), Médico (3 vagas), Assistente Técnico Desportivo (1 vaga), Fonoaudióloga para a área da Educação (1 vaga), Psicopedagogo (1 vaga). A avaliação será pelo currículo, com base no que está descrito no edital do Processo Seletivo.

A inscrição ocorrerá mediante entrega de um formulário, devidamente preenchido, e cópias de diversos documentos. Todos estes estão descritos em cada edital, que podem ser consultados  no www.novatrento.sc.gov.br.  link Concursos Públicos - Processo Seletivo 05 ou 06/2013.

DESCOBERTO BRILHO INTRENSO INFRAV ERMELHO BA EXPLOSÃO SOLAR

(Texto de José Tadeu Arantes, disrribuído pela Agência FAPESP)  Um intenso clarão solar foi detectado, pela primeira vez, na faixa de frequências do infravermelho médio e distante. A descoberta foi noticiada pela edição on-line doAstrophysical Journal de 24 de abril de 2013, com a versão impressa programada para 10 de maio.

O fenômeno, ocorrido na frequência de 30 tera-hertz (30 trilhões de Hertz ou 30x1012 Hz), na banda do espectro eletromagnético situada entre o rádio e a luz visível, foi detectado por um novo sistema em operação no observatório de El Leoncito, nos Andes Argentinos, no dia 13 de março de 2012. Foi mantido em sigilo até a divulgação em primeira mão pelo prestigioso periódico científico.

A pesquisa faz parte do Projeto Temático “Emissões da atividade solar do submilimétrico ao infravermelho (SIRA)”, apoiado pela FAPESP e liderado pelo Centro de Radioastronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM), da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com colaborações do Centro de Componentes Semicondutores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Complejo Astronomico El Leoncito, da Argentina, e do Observatório Solar Bernard Lyot, de Campinas.

“A faixa de frequências do tera-hertz é a derradeira fronteira inexplorada no estudo de explosões solares. E esta descoberta, absolutamente inesperada e surpreendente, poderá inaugurar uma nova fase nas pesquisas do sol”, disse o coordenador do projeto, Pierre Kaufmann, do CRAAM, àAgência FAPESP.

Kaufmann tem se dedicado intensamente ao estudo das emissões solares em tera-hertz, particularmente com o experimento Solar-T, por ele liderado e também apoiado pela FAPESP no âmbito do mesmo Projeto Temático. Mas, enquanto o equipamento do Solar-T, que será enviado em voos de longa duração a bordo de balões estratosféricos, destina-se a observar explosões solares em 3 THz e 7 THz, o clarão agora noticiado ocorreu em frequência 10 vezes maior, em uma “janela” com pouca absorção, e, por isso, pode ser observado desde o solo, em El Leoncito, apesar da espessa barreira que a atmosfera terrestre interpõe à radiação tera-hertz.

“O intenso brilho detectado em infravermelho apresentou notável coincidência, no espaço e no tempo, com outras emissões, observadas, no solo ou por satélites, em rádio, luz branca, ultravioleta e raios X duros”, informou Kaufmann. A conclusão é que todas essas radiações foram provocadas por um mesmo fenômeno, altamente energético.

“Nossa principal hipótese é que essas emissões resultem da aceleração de partículas a elevadas energias nos campos magnéticos das manchas solares. Mas, além do mecanismo de aceleração das partículas ser ainda ignorado, também não sabemos em que região do sol ele ocorre, se na superfície ou na atmosfera solar”, disse.

Manchas solares

Grosso modo, os modelos atuais acerca da estrutura do sol reconhecem quatro grandes regiões: o núcleo, onde ocorrem as reações termonucleares responsáveis pela energia solar; a zona convectiva, palco dos gigantescos movimentos de convecção que transportam a energia do núcleo à superfície; a superfície ou fotosfera; e a atmosfera, constituída por uma fina camada de transição, denominada de cromosfera, e pela coroa, que se estende pelo espaço. A atmosfera é composta por plasmas, gases ionizados muito quentes, permeados por campos magnéticos originados nas manchas solares.

As explosões que ocorrem nestas estruturas de plasma magnetizado são, supostamente, fenômenos originados na superfície ou acima dela, na cromosfera e coroa. Mas a causa dessas explosões ainda é desconhecida e sua interpretação constitui um dos grandes desafios da física contemporânea.

“Muito embora sejam bem descritas e explicadas as diversas e espetaculares manifestações das explosões, com emissões que vão do rádio aos raios gama, os processos físicos que as originam permanecem misteriosos”, comentou Kaufmann.

O Projeto Temático por ele coordenado, que, além do apoio da FAPESP, recebe subsídios complementares do CNPq, do Mackpesquisa, do Conicet da Argentina, do Laboratório de Pesquisas da Força Aérea dos Estados Unidos e da Nasa, tem exatamente por objetivo entender esses processos explosivos. E a descoberta agora revelada pode representar um passo importantíssimo nesse sentido, pois abre uma nova “janela”, em torno dos 30 THZ, para obtenção de dados sem precedentes.

O artigo A bright impulsive solar burst detected at 30 THz (doi:10.1088/0004-637X/768/2/134) pode ser lido no http://iopscience.iop.org/0004-637X/768/2/134

 PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E BOA GOVERNANÇA

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) recebe até o dia 31 de julho de 2013 candidaturas a bolsas de pós-graduação para cursos de "Master in Public Policy and Good Governance" (PPGG).

O programa está aberto a jovens profissionais formados em ciências sociais, ciências políticas, direito, administração pública, economia ou áreas afins, com alguma experiência e grande motivação para atuar no âmbito da formulação e gestão de políticas públicas e boa governança.

É indispensável a comprovação de bons conhecimentos de inglês. Os cursos contemplados com bolsas são oferecidos pelas seguintes instituições: Hertie School of Governance, em Berlim; Universität Duisburg-Essen; Willy Brandt School of Public Policy na University of Erfurt; Leuphana Universität Lüneburg; Hochschule Osnabrück; Universität Passau; e Universität Potsdam.

“Observamos nos últimos anos que o interesse de mais da metade dos candidatos se concentrou na Hertie School em Berlim, tornando as chances de ser selecionado ainda mais difíceis. Recomendamos, portanto, que o candidato examine cuidadosamente a oferta de cada uma das oito universidades, cujos cursos são igualmente de excelência”, disse Ursula Dannemann, responsável pelo programa no Brasil.

O roteiro do PPGG, informações sobre os cursos oferecidos e a lista dos documentos exigidos para submeter a candidatura estão disponíveis no site do DAAD, em www.daad.org.br/pt/18313/index.html
 

10ª SEMANA DE ENGENHARIA AMBIENTAL


 A 10ª Semana da Engenharia Ambiental será realizada na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo de 20 a 24 de maio de 2013.


O evento anual é organizado por uma comissão de graduandos do curso de Engenharia Ambiental e busca abordar temas relevantes do cenário atual na área por meio de palestras, minicursos e mesas-redondas.

Entre os temas a serem abordados estão: Planejamento Urbano; Ministério Público e sua Atuação dentro do Campo Ambiental; Impactos Ambientais; A Sustentabilidade dos Biocombustíveis; Mudanças Climáticas: Mitos e Verdades; Oportunidades de Intercâmbios e Ciências Sem Fronteiras; Energia Eólica; Regulamentação do Fosfato em Detergentes e Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

Outro destaque da Semana é a conversa com engenheiros ambientais, por meio da qual os graduandos esclarecem suas dúvidas sobre as diferentes áreas de atuação e carreiras, recebem orientações sobre as dificuldades do curso e auxilío em suas escolhas profissionais.

As inscrições estão abertas e as vagas para os minicursos são limitadas. O evento será realizado no Anfiteatro Jorge Caron.  Detalhes: www.eescsea.com e eesc.sea@gmail.com 
 

5º CONGRESSO INTERNACIONAL E ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE ANNONCACEAE


 O 5º Congresso Internacional e Encontro Brasileiro sobre Annonaceae, com o tema “Do gene à exportação”, será realizado na Fazenda Experimental Lageado da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu (SP), de 19 a 23 de agosto de 2013.


O evento é organizado pelo Instituto de Biociências e pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e com a Universidad de Ciencias y Artes de Chiapas, no México.

O evento busca integrar pesquisa, ensino e extensão na busca pelo fortalecimento da cadeia produtiva da família Annonaceae, considerada de grande interesse internacional. Diversas espécies desta família, entre elas a pinha (Annona squamosa L.), graviola (A. muricata L.), atemoia (A. cherimola L. x Annona squamosa Mill) e a cherimoia (A. cherimola Mill), têm importância para o consumo in natura, na indústria farmacológica, cosmética e alimentícia.

O evento contará com palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos e visita técnica. Além disso, um número especial da Revista Brasileira de Fruticultura será editado para a publicação de artigos completos.
A data-limite para o envio de resumos é 5 de junho de 2013, os quais serão apresentados na formal oral ou de pôsteres. Serão aceitos trabalhos nas diversas áreas relacionadas à família Annonaceae. Detalhes: : www.vciabrazil2013.com 
 

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