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terça-feira, 2 de abril de 2013

ENQUANTO O SIMULADO ENEM ABRE INSCRIÇÕES...


 

Abertas, pelo site www.simuladoaberto.com.br as inscrições para o SIMULADO ABERTO ENEM.

... O MERCADO DE EVENTOS CORPORATIVOS CRESCE NO BRASIL...

Nos últimos anos, grandes empresas passaram a investir mais em eventos corporativos promocionais. Segundo estimativas da Ampro – Associação de Marketing Promocional, a verba destinada pelas 100 maiores empresas do País para esse segmento chegou a R$ 8,7 bilhões em 2012, quase o dobro de 2008. E o crescimento deve ser mantido, com investimentos em ações no ponto de venda, eventos de relacionamento com clientes e ações de live marketing em geral.

Com o mercado fervilhando, as agências de marketing promocional enxergaram a oportunidade de oferecer bons produtos e serviços, que atendam as necessidades de seus clientes.

 

“Hoje o marketing promocional representa 50 a 60 % dos recursos aplicados em marketing das empresas. Ele não é somente uma extensão desse setor; é o combustível que dá energia a ele. É a ativação, a realidade ao vivo”, diz Fabiana Schaeffer, sócia-diretora da agência Netza.

 

... E O CONGRESSO CONTINUA CHEGANDO...


No momento em que o Congresso Brasileiro de Live Marketingconfirma-se como realidade e elege como seus três principais objetivos: o posicionamento do negócio do live marketing, o aprimoramento da relação entre clientes e agências e mostra a evolução e o futuro do nosso mercado, nas palavras de Marcelo Lenhard, VP da Ampro e presidente da Hands, a oportunidade de virada está confirmada.

Marcelo, que também é o presidente do nosso Congresso, sabe tudo, e, em recenteentrevista ao Promoview, deu as principais dicas sobre o evento.

u, aqui, estou levantando uma bola pra você, leitor e companheiro de mercado. Afinal, entendo, que o nosso Congresso será tão afinado aos nossos interesses quanto mais ouvirmos você, promocitário, sobre suas questões mais angustiantes.

Vejam que, dentro do primeiro e segundo objetivos, estão questões como as concorrências mais transparentes, os critérios de avaliação das agências, o escopo de nossas ferramentas e disciplinas, a juniorização da área de marketing do cliente, nosso papel como agências estratégicas etc.

A ideia do live marketing amplia nossas disciplinas e nos coloca numa posição mais confortável frente ao cliente, que nos “lia” como simples executores e os “caras” do evento e da promoção.

 

Traz-nos horizontes maiores e espaços mais dignos. Entretanto, exigirá de nós compromissos cada vez maiores com a qualidade, com a marca, com o resultado e ofeedback. Quem não se preparar para colocar no nome da agência o “sobrenome” live marketing vai sucumbir mesmo.

Você sabe do que estamos falando? Você entende a importância deste momento? Então, paute-nos. Diga o que mais o aflige, o que você vê como preponderante ser discutido no nosso Congresso.

Melhor, desde já alie-se à Ampro. Filie-se a ela, caso ainda não seja um associado. Leia tudo que sai aqui no Promoview, todos os dias, sobre o assunto para ficar por dentro do está acontecendo. Informação é primordial, desconhecimento é fatal.

Venho alertando aqui, seguidamente, e pedindo a sua participação, porque entendo que todo movimento de uma classe precisa da adesão, de comprometimento e da posição da maioria das pessoas envolvidas.

A Ampro, o Kito Mansano, o Marcelo Lenhard, eu, e muito mais gente do que você pensa, quer ouvi-lo. Não demagogicamente, politicamente falando, não. Queremos ouvi-lo como participante de um processo de mudança que nos fala alto.

Seu silêncio pode ser a sua porta de saída do mercado, porque, se você pensa que só as agências chamadas de marketing promocional estão atentas ao que está acontecendo, engana-se.

Nunca, tantas agências que se autodenominavam de … e de Comunicação estão passando a fazer o que fazemos, Nunca tantas delas procuraram a Ampro para se filiar, e, vejam bem, isso não é nada de mais, pois o mercado funciona assim mesmo. A gente nada de acordo com a maré, e ponto.

Quem ficar para trás vai perder o bonde da história mesmo. Vai virar o executor das coisas, o fornecedor que briga pelas migalhas, vai ficar chorando o leite derramado e ver que o tempo passou e sua hora também.

O Congresso Brasileiro de Live Marketing está aí. Acompanhe, inscreva-se, participe, comece pela Ampro, mas não deixe de estar lá, ao vivo, em cores, como a gente sabe fazer muito bem.

Mais uma vez abro as portas, digo o espaço do Promocitários para vocês. Quem quiser entrar, a porta está aberta, quem não quiser, beleza, nos encontramos na próxima reclamação de que o nosso mercado é isso é aquilo e blá, blá, blá, blá. Até lá! (Texto de Tony Coelho)

...  THE GROUP TRAZ COZINHA FRANCESA AO BRASIL...

Os consumidores que circularem pelos mais importantes supermercados do País terão a oportunidade de conhecer uma nova linha de bolos com os mais variados tipos e sabores. Trata-se dos produtos da empresa francesaJacquet, fabricante de pães e bolos, que acaba de chegar ao Brasil.

A responsável pela operacionalização é a The Group, agência de marketing promocional, eventos e PDV, que faz parte da rede internacional Worldwide Partners .

 

Para comemorar a chegada de mais de um século de tradição da cozinha francesa no Brasil, desde o mês passado (fevereiro) a empresa vem apresentando sua variedade de produtos nas principais lojas da rede Extra de São Paulo e Curitiba, oferecendo mais de 70 mil degustações.

Inicialmente será disponibilizado para experimentação e venda seis diferentes produtos: bolo de chocolate, bolo original francês, minibolo com barra de chocolate, com cobertura de creme de avelã, minibrownie com pedaços de chocolate e de avelã.

A intenção é fazer com que a marca, conhecida por promover uma linha Premium com preços acessíveis, caia no gosto dos brasileiros. A ação de live marketing no ponto de venda segue até abril.

... A L’OREAL QUER CONHECER A MAIS BELA, MAIS CONECTADA...


 


A L’oréal, em parceria com a Nutrisse Cor Intensa e a rede de supermercados Cobal lançou, a ação de live marketing Mais bela, mais conectada. A ação de marketing promocionalpremiará com um iPhone 5 – 16Gb, os cinco clientes que completarem de maneira mais criativa a frase “Viver intensamente para mim é…”, usando no máximo dez palavras.


 


Para participar do concurso cultural, o cliente precisa retirar o cupom em um dospontos de venda da marca, preencher com seus dados pessoais básicos e completar a frase. Os participantes podem concorrer com diversas frases diferente, e, os cupons devem ser depositados nas urnas disponíveis em todos os supermercados Cobal.


 

A ação promocional é válida até o dia 28/04, e, os critérios de avaliação da comissão julgadora serão criatividade, originalidade, adequação ao tema e uso correto da língua portuguesa. O resultado com o nome dos cinco selecionados será divulgado no dia 20 de maio nas lojas Cobal participantes.

 

... a PURINA PROMOVE CRIAÇÃO DE JOGOS PARA GATOS...

 

A marca de rações para cães e gatosPurina irá promover, no dia 23/03, um evento nos Estados Unidos com desenvolvedores de jogos para criargames nos quais os felinos também possam se divertir.

 

Chamado de Friskies Games for Cats Hackathon, o encontro acontecerá ao longo do final de semana em Los Angeles e desafia aspirantes a desenvolvedores a criarem aplicativos ou jogos para os gatos. A marca Friskies já tem um portfólio de games para os felinos.  O melhor título será premiado em US$ 15 mil, o segundo com US$ 4 mil e o terceiro com US$ 2 mil. Para mais informações, visite o site.

 

... UMA AÇÃO DE LIVE MARKETING CONSTRANGE PESSOAS NA ARGENTINA...

Todo o tipo de ação de live marketingprecisa gerar impacto e engajamento para que a mensagem não seja apenas ouvida ou lida pelo receptor, como também compreendida de fato, já que este é o objetivo de qualquer ação.

Essa necessidade aumenta, quando fala-se em temas mais pesados e que não trabalham com humor ou qualquer coisa que costuma prender a atenção das pessoas, como campanhas de denúncias, violências domésticas ou crianças desaparecidas.

Essa última é o tema da campanha da instituição Missing Children, criada pela agência argentina Almacén. Nessa ação, um rapaz ficou em frente ao estádio do clube Velez Sarsfield distribuindo folhetos de um jovem desaparecido.

Era a final do campeonato argentino de futebol, que contou com um público de 48 mil pessoas. O inusitado é que o garoto que entregava o folheto era o mesmo “desaparecido” da foto.

O vídeo mostra o quanto as pessoas desprezam essa iniciativa de busca por pessoas desaparecidas, já que não reparam devidamente na imagem da pessoa do cartaz e muito menos em quem faz a sua entrega.

Antes de o jogo começar, já com o estádio cheio, o telão divulgou a ação e deixou milhares de argentinos atônitos e constrangidos com a situação:

 

... AGÊNCIA CRIA APP PARA MEDIR FELICIDADE DE FUNCIONÁRIOS...


Com o crescimento de sua agência,Kevin Mintaraga, CEO da XM Gravitydo Grupo WPP, já não conseguia se reunir com cada funcionário para saber como eles estavam se sentindo.

 

Ele costumava fazer isso quando a empresa tinha seis funcionários, mas agora ela tem 135 pessoas. Para resolver o problema, a agência possui um aplicativo de uso interno chamadoHappiness App.

 

O aplicativo pede aos usuários para escolher entre nove emoções, incluindo “Animado”, “Estressado”, “Infeliz”, entre outros. Quando um funcionário indica uma emoção negativa mais do que duas vezes por semana, os altos executivos da agência recebem um alerta.

O objetivo é que os gestores possam falar sobre os problemas com o funcionário. Para Mintaraga, o grande problema é que, na maioria das empresas, os funcionários estão insastisfeitos por causa de seus supervisores diretos. Até agora, cerca de 5% dos funcionários relataram ser infeliz, disse ele.

... CARLSBERG MISTURA AMIZADE VERDADEIRA E DÍVIDA DE PÔQUER...

As ações promocionais que assustam parecem ser a sensação do momento. Seguindo Nivea com a ação de “terrorista” no aeroporto e Heinekencom a entrevista de emprego,Carlsberb colocou as pessoas em uma situação estressante também.

A marca de cerveja fez com que um grupo de jovens homens ligasse para os amigos no meio da noite, entre 01h00 e 05h00 da manhã, pedindo para que eles se levantassem e trouxessem 300 euros para pagar uma dívida de pôquer.

Claro, somente os amigos fiéis fizeram o favor a amigos verdadeiros que responderam ao chamado foram parar em um clube asiático muito sombrio, o qual não parecia ser um lugar de coisas boas, pois havia fogo, lutas e gritos.Quanto mais eles iam caminhando para a sala de pôquer, mais o estresse aumentava.

Eles colocavam o dinheiro na mesa, uma cortina por trás da mesa se abria e a verdadeira festa começava. Além disso, eles receberam uma garrafa de Carlsberg como recompensa e foram aplaudidos.

... SURGEM AS MARCAS COM MAIOR ENGAJAMENTO NAS REDES SOCIAIS...



A Espalhe Marketing de Guerrilhaapresentou os resultados do indexSocial, sua ferramenta que mede a performance das marcas no Facebook, Twitter e YouTube. A pesquisa mostra a presença de marcas relacionadas a bebidas e vestuário entre os perfis que mais engajaram nos meses de janeiro e fevereiro.

 

Marcas como Use Huck, Melissa, Arezzo e Lojas Renner, do segmento de vestuário, representam 40% das posições no Top 10 de engajamento, sendo que Melissa aparece consistentemente nesse ranking desde maio de 2012.

 

Já Bacardi é a surpresa do bimestre no ranking de engajamento, uma vez que, entre a categoria de bebidas alcoólicas, as cervejas dominavam este espaço.

 

As marcas presentes no Top 10 de engajamento representam 60% de todo o volume deinterações nas redes sociais. Em 2012, durante os meses de março e abril, esse percentual chegou a 75%. Isso significa que as interações estão cada vez mais sendo distribuídas entre diferentes marcas, que disputam o seu espaço nas redes sociais.

 

Brahma Futebol – entidade que reúne 17 perfis de Brahma ligados ao tema futebol – continua em primeiro lugar no ranking de engajamento. Aparece entre as Top 10 Activia Brasil, Magazine Luiza, Stella Artois Brasil e Chiclets, além daquelas de vestuário e bebidas já mencionadas.

Já no ranking de audiência, o indexSocial identificou a saída do Itaú do 10° lugar e da Dell em oitavo, que deram lugar à Cerveja Bohemia, que aparece pela primeira vez no Top10, e Trident Brasil que cresceram 20% e 13%, respectivamente, em relação ao último bimestre de 2012.

 

Guaraná Antarctica foi destaque em 2012 como a marca que mais cresceu em audiência, e o primeiro bimestre de 2013 chegou para reforçar essa conquista. A marca cresceu em um ritmo mais acelerado que a segunda colocada no ranking, a Skol.  Ainda é a única marca brasileira a ultrapassar os dez milhões de fãs no Facebook.

 

No Top 10 de Share de engajamento, que calcula quanto cada marca representou no total de interações nas redes sociais, Arezzo e Melissa marcam presença mesmo sem terem sido destaque em audiência.

 

A líder em share de engajamento continua sendo a Brahma Futebol que detêm 43,5% de interações. Além de Arezzo, Melissa e Brahma Futebol, completam o ranking Skol, Guaraná Antarctica, Stella Artois Brasil, Lacta, Chiclets, Hotel Urbano e Cerveja Bohemia. (com notícias do Promoview)

 

 


... AMBEV E TNC REALIZAM NOVA AÇÃO DO MOVIMENTO CYAN...


 


A Ambev anunciou a nova etapa do Projeto Bacias, uma das principais ações do Movimento Cyan, criado em 2010.

A iniciativa, desta vez em parceria com a The Nature Conservacy (TNC), organização ambiental líder em projetos de conservação e recuperação, tem foco na bacia hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, na região de Jaguariúna, interior de São Paulo, e o pagamento por serviços ambientais como principal conceito.

A estrutura foi desenvolvida com base na ideia de que as áreas naturais, e consequentemente seus produtores, prestam uma série de serviços para a sociedade.

 

 “Toda ação que idealizamos torna-se possível somente graças à formação de parcerias não apenas com as empresas, mas também com as comunidades das regiões em questão. É do interesse de todos que terra e água sejam preservadas. Por conta disso, essa iniciativa é um estímulo não somente financeiro, como educativo. O resultado final é fruto de um ciclo: os produtores se comprometem em adotar as práticas que divulgamos em prol do meio ambiente, a sociedade reconhece os efeitos dessas atividades e, finalmente, o produtor recebe sua recompensa”, explica Gilberto

Tiepolo, líder de estratégia socioambiental da TNC.

 

... MASTER CARD LEVA CONSUMIDORES AO JOGO DE CBERTURA DA COPA...

 

Patrocinadora oficial da seleção brasileira de futebol, a MasterCard irá sortear entre os clientes cadastrados no programa de benefícios “Rio não tem preço” 50 pares de convite para o jogo entre Brasil e Inglaterra, no dia 2 de junho. A partida marca a reinauguração do estádio do Maracanã.

Para divulgar a ação, será veiculado um filme em TV aberta e paga, estrelado pela apresentadora carioca Fernanda Cortez.

 

...ABSURDA LANÇA ÓCULOS DO CBC...

 

A Absurda, marca latino-americana de design de óculos, lança uma linha de produtos licenciados com a marca do programa “CQC”, da Band. A ação faz parte de uma estratégia de product placement desenvolvida pela GNova.

 

Esta é a segunda ativação da agência para a marca em mídia de massa. Em fevereiro, a agência levou a Absurda ao “Big Brother Brasil”, da Rede Globo, para uma festa em que os participantes podiam usar produtos de seu portfólio.

 

... O BOTICÁRIO LANÇA PLATAFORMA VIVA LINDA...

 

Pelo terceiro ano consecutivo como patrocinador master do Sao Paulo Fashion Week (SPFW), O Boticário apresentou  sua primeira plataforma transmidia batizada de Viva Linda – uma extensão da assinatura da marca.

 

O objetivo e se aproximar dos consumidores por meio de diversos conteúdos. O carro-chefe da estratégia é um portal com dicas sobre beleza e bem-estar, mas também há desdobramentos em outros meios, como uma revista própria e a intenção de chegar futuramente ao circuito de TV e rádio das mais de 3.700 lojas da rede.

 

A diretora executiva Andrea Mota afirmou que hoje o grande desafio das marcas é ser relevante e que o consumidor demanda cada vez mais conteúdos. "A gente entende que essa plataforma vai nos aproximar mais do publico. O consumidor interage demais, está cada vez mais exigente, demandando conteúdo das marcas em que confia", disse a executiva.

... SAMSUNG PROMOVE AÇÃO INSPIRADA EM FILME...

 

A Samsung recorreu à animação "Detona Ralph", produzida pela Disney, para divulgar o Galaxy Note II. Até dia 17 de abril, as lojas da marca disponibilizarão um aplicativo com um jogo inspirado no filme para que os clientes experimentem o smartphone. Aqueles que fizerem o teste ganharão um CD da trilha sonora de "Detona Ralph".

 

A ideia da ação da Samsung é demonstrar a qualidade e as funcionalidades do Galaxy Note II, que foi lançado oficialmente no Brasil em outubro de 2012.

 

 ... ZUIKER DIZ QUE UM ROTEIRO PODE MUDAR O MUNDO...

Uma parceria entre o roteirista Anthony Zuiker, criador da série "CSI", o Yahoo! e a Norton (Symantec) resultou no filme “Cybergeddon”, criado exclusivamente para a internet e dividido em nove episódios.

 

Trata-se do primeiro grande projeto de Zuiker para a internet, formato em que ele se diz disposto a investir daqui para a frente. Zuiker esteve no Brasil na semana passada para o 1o Programa Globosat de Desenvolvimento de Roteiristas, e ministrou uma “masterclass” no último domingo para um grupo de roteiristas, diretores, atores e outros profissionais do meio televisivo.

 

A série "CSI" esteve no ar durante 12 anos e tornou-se uma franquia: da versão original filmada em Las Vegas (Nevada), ganhou uma versão em Miami e outra em Nova York, todas de grande sucesso. Zuiker hoje dedica-se a outros projetos mas interessa-se especialmente por branded content: a união perfeita entre marcas e conteúdo original. 

 

“Se uma marca tem um milhão de dólares para investir, pode comprar um break comercial em uma emissora e ser visto uma vez, ou investir em um projeto de conteúdo que lhe renda visibilidade global por muitos anos. A internet permite o desenvolvimento de mais projetos desse tipo e quero dominar esse meio. É uma nova indústria: marcas pagando para produzir filmes e vários tipos de conteúdo. Este é o futuro”, disse Zuiker.

 

Para ele, o Brasil vive um momento privilegiado: a lei 12.485, que obriga os canais de TV por assinatura a exibirem maior volume de conteúdo nacional, abre a possibilidade de criação de uma indústria de audiovisual nacional, com a produção de séries de ficção brasileiras.

 

De fato, o momento é de fomento da indústria, com iniciativas como a da Globosat, que recentemente trouxe vários profissionais de Hollywood - como ele - para treinar um grupo de roteiristas, autores de 12 projetos de séries de ficção – que passarão por um processo de pitching no próximo dia 26, na própria Globosat. “Escrever é reescrever. Se você não está preparado para mexerem no seu material, deve fazer outra coisa. Não está preparado para trabalhar nesse negócio”, disse Zuiker.

 

Segundo ele, o único processo necessário para a criação de grandes projetos de ficção de sucesso é o trabalho colaborativo. “Ninguém tem condições de criar algo muito bom sozinho. É preciso ter humildade para trabalhar com outros escritores. Tive no 'CSI' mais de 1.200 colaboradores nas três franquias. Todo mundo ao seu redor pode melhorar o que você faz. Este movimento de Storytelling que acontecerá no Brasil só dará certo se houver esta mentalidade”, disse Zuiker.

 

O roteirista e produtor acredita firmemente que o trabalho colaborativo é o que dá certo, e aconselha que jovens roteiristas não temam ter suas ideias roubadas, mas no lugar disso dividam suas ideias, tenham coragem de encontrar pessoas para ajudar a colocá-las em prática. Ele diz que "CSI" deu certo porque cada episódio sobrevivia sozinho. Embora todos tivessem sempre a mesma estrutura - início, meio, conclusão - não precisavam funcionar em sequência.

 

Qualquer pessoa poderia acompanhar um, ou acompanhar a série toda. “É diferente da novela, por exemplo, que precisa ser acompanhada durante um determinado número de meses - o que, por sinal, é um formato que tem um enorme mérito, tornou-se incrivelmente rentável e faz parte da cultura brasileira.

 

Certamente novelas serão reinventadas também no futuro, assim como todo o resto que tem que ser repensado na medida que os próprios roteiristas estão se reinventando de acordo com as muitas mudanças que ocorrem no modo como as pessoas estão assistindo conteúdo atualmente”, destacou.

Zuiker poderia ser chamado de romântico não fosse ele o autor de uma série de imenso sucesso e capaz de transformar em ouro a maioria dos projetos em que se envolve.

 

Algo que repete com frequência é que um roteiro pode transformar o mundo. Ele crê ter feito isso com "CSI". “A série mudou a maneira como se lida com crimes nos Estados Unidos. Abriram-se novas frentes de pesquisa de crimes, graças a 'CSI'. Acredito até que a maneira como os crimes são cometidos se transformou”, afirmou o escritor, que confessa ter se inspirado em filmes como Three Kings e Seven para criar sua série. “Estamos o tempo todo nos inspirando em algum projeto, e isso é normal e saudável”, garante.

 

Ele também aconselha roteiristas a não competirem constantemente pelas melhores ideias. “Não é preciso ser o autor das melhores ideias. Sempre que trabalho em um projeto, gosto de valorizar meu time e dar a eles a sensação de poder. Isso estimula as pessoas ao meu redor. Sempre dou um jeito dos roteiristas ao meu redor terem as melhores ideias. Mesmo que elas sejam minhas", conclui.

... A PROPAGANDA DIGITAL CRESCE...

 

O meio digital já representa 23% do mercado publicitário dos Estados Unidos, indica uma pesquisa do Pew Research Center divulgada nesta segunda-feira (18). O número indica um aumento de três pontos percentuais em relação ao índice registrado em 2011.

 

O crescimento da participação digital, que já responde a quase um quarto da publicidade americana, se deve ao aumento do uso de dispositivos móveis e do acesso à internet por meio desses aparelhos. A audiência dos 25 sites de notícias mais visitados cresceu 7,2% no ano passado em relação a 2010. Além disso, o total de pessoas que disse ter acessado páginas de notícias por plataformas mobile passou de 34% para 39%.

O número de pessoas que têm um tablet já é de 31% no país, quase quatro vezes maior que o registrado em 2011. Os smartphones são ainda mais disseminados - 45% dos adultos americanos disseram ter um. Aproximadamente 63% dos usuários acessam notícias por esses dispositivos semanalmente, enquanto cerca de 37% o fazem diariamente.

A receita total com publicidade digital chegou a US$ 2,6 bilhões em 2012, um aumento de 80% em relação ao ano retrasado. O problema, porém, é que apenas o formato display - que compreende banners e vídeos inseridos na página, por exemplo - são usados em sites de notícias. Além disso, 72% desse mercado digital fica concentrado em seis companhias, entre elas Google, Twitter e Facebook.

Outras mídias

 

Metade dos entrevistados apontou os meios digitais como principal fonte de informação atualmente. Considerados todos os formatos, o online fica atrás apenas da televisão. A TV também supera os meios digitais no montante faturado com publicidade.

A pesquisa, intitulada "The State of News Media", constata ainda que a audiência dos meios impressos teve uma pequena queda, mas que a situação financeira desse segmento piorou. Houve queda de 5,9% na receita de jornais e de 10,4% entre as revistas. Embora as emissoras locais tenham perdido audiência, registraram aumento em sua receita. (com notícias do Propmark)

 


... O IBOPE MIDIA ANUNCIA ESTUDO SOBRE REDES


SOCIAIS E INFLUÊNCIA NA TV


  


O Ibope Media anuncia o desenvolvimento de um estudo colaborativo em parceria com a Qual Canal, startup brasileira que monitora a repercussão de programas de TV nas mídias sociais, para avaliar a influência das interações online na audiência televisiva.


 


O projeto será conduzido pela área de learning & insights do Ibope Media, que, por meio da plataforma de business inteligence desenvolvida pelo Qual Canal, realizará estudos analíticos com base nos tweets sobre televisão.


 

... E VOCÊ FICA CONHECENDO O CALENDÁRIO DE ABRIL


02  - Dia do Propagandista; Dia Mundial da Conscientização do Autismo; Dia Internacional do Livro Infantil

04 - Dia Nacional do Parkinsoniano

07-  Dia do Corretor; Dia do Jornalista; Dia Mundial da Saúde; Dia do Médico Legista

08 - Dia da Natação; Dia Mundial do Combate ao Câncer; Dia Mundial da Astronomia; Dia Nacional do Sistema Braille

09 - Dia Nacional do Aço

10 - Dia da Engenharia

11 - Dia do Infectologista; Dia da Escola de Samba

12 - Dia do Obstetra

13 -  Dia do Office-Boy; Dia Internacional do Beijo; Dia do Hino Nacional Brasileiro; Dia dos Jovens; Dia da Carta Régia

14 -  Dia Mundial do Café

15 - Dia Mundial do Desenhista; Dia Nacional da Conservação do Solo;  Dia do Desarmamento Infantil

16 - Dia Mundial da Voz




20 - Dia do Diplomata; Dia do Disco

21 - Tiradentes; Dia do Metalúrgico; Dia da Latinidade; Dia da Polícia Civil; Dia da Polícia Militar; Dia do Têxtil

22 - Descobrimento do Brasil; Dia da Terra; Dia da Força Aérea Brasileira; Dia da Comunidade Luso-Brasileira

23 - Dia de São Jorge; Dia Mundial do Escoteiro; Dia do Serralheiro; Dia Mundial do Livro

24 - Dia do Penitenciário; Dia do Agente de Viagem; Dia do Samurai; Dia do Boi; Dia do Chimarrão; Dia Internacional do Jovem Trabalhador; Dia Internacional do Milho

25 - Dia da Contabilidade

26 - Dia do Goleiro; Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

27 - Dia da Empregada Doméstica; Dia Mundial do Design Gráfico; Dia do Sacerdote

28 - Dia da Educação; Dia da Sogra

30 - Dia Nacional da Mulher; Dia do Ferroviário

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