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O MERCADO DE EVENTOS CORPORATIVOS CRESCE NO BRASIL...
Nos últimos
anos, grandes empresas passaram a investir mais em eventos
corporativos promocionais. Segundo estimativas da Ampro –
Associação de Marketing Promocional, a verba destinada pelas 100 maiores
empresas do País para esse segmento chegou a R$ 8,7 bilhões em 2012, quase o
dobro de 2008. E o crescimento deve ser mantido, com investimentos em ações
no ponto de venda, eventos de relacionamento com clientes e ações de live marketing em geral.
Com o mercado
fervilhando, as agências de marketing
promocional enxergaram a
oportunidade de oferecer bons produtos e serviços, que atendam as necessidades
de seus clientes.
“Hoje o marketing promocional representa 50 a 60 % dos recursos
aplicados em marketing das empresas. Ele não é somente uma extensão desse
setor; é o combustível que dá energia a ele. É a ativação, a realidade ao
vivo”, diz Fabiana Schaeffer, sócia-diretora
da agência Netza.
... E O CONGRESSO CONTINUA
CHEGANDO...
No momento em que o Congresso
Brasileiro de Live Marketingconfirma-se
como realidade e elege como seus três principais objetivos: o posicionamento do
negócio do live marketing, o
aprimoramento da relação entre clientes e agências e mostra a evolução e o
futuro do nosso mercado, nas palavras de Marcelo
Lenhard, VP da Ampro e presidente da Hands, a
oportunidade de virada está confirmada.
Marcelo, que também é o presidente do nosso
Congresso, sabe tudo, e, em recenteentrevista ao Promoview, deu as principais dicas sobre o
evento.
u, aqui, estou
levantando uma bola pra você, leitor e companheiro de mercado. Afinal, entendo,
que o nosso Congresso será tão afinado aos nossos interesses quanto mais
ouvirmos você, promocitário, sobre suas questões mais angustiantes.
Vejam que,
dentro do primeiro e segundo objetivos, estão questões como as concorrências
mais transparentes, os critérios de avaliação das agências, o escopo de nossas
ferramentas e disciplinas, a juniorização da área de marketing do cliente,
nosso papel como agências estratégicas etc.
A ideia do live
marketing amplia nossas
disciplinas e nos coloca numa posição mais confortável frente ao cliente, que
nos “lia” como simples executores e os “caras” do evento e da promoção.
Traz-nos horizontes maiores e espaços mais
dignos. Entretanto, exigirá de nós compromissos cada vez maiores com a
qualidade, com a marca, com o resultado e ofeedback. Quem não se
preparar para colocar no nome da agência o “sobrenome” live marketing vai
sucumbir mesmo.
Você sabe do
que estamos falando? Você entende a importância deste momento? Então,
paute-nos. Diga o que mais o aflige, o que você vê como preponderante ser
discutido no nosso Congresso.
Melhor, desde já alie-se à Ampro. Filie-se a
ela, caso ainda não seja um associado. Leia tudo que sai aqui no Promoview,
todos os dias, sobre o assunto para ficar por dentro do está acontecendo.
Informação é primordial, desconhecimento é fatal.
Venho alertando
aqui, seguidamente, e pedindo a sua participação, porque entendo que todo
movimento de uma classe precisa da adesão, de comprometimento e da posição da
maioria das pessoas envolvidas.
A Ampro, o Kito
Mansano, o Marcelo Lenhard, eu, e muito mais gente do que você pensa, quer
ouvi-lo. Não demagogicamente, politicamente falando, não. Queremos ouvi-lo como
participante de um processo de mudança que nos fala alto.
Seu silêncio pode ser a sua porta de saída do
mercado, porque, se você pensa que só as agências chamadas de marketing promocional estão atentas ao que está
acontecendo, engana-se.
Nunca, tantas
agências que se autodenominavam de … e de Comunicação estão passando a fazer o
que fazemos, Nunca tantas delas procuraram a Ampro para se filiar, e, vejam
bem, isso não é nada de mais, pois o mercado funciona assim mesmo. A gente nada
de acordo com a maré, e ponto.
Quem ficar para
trás vai perder o bonde da história mesmo. Vai virar o executor das coisas, o
fornecedor que briga pelas migalhas, vai ficar chorando o leite derramado e ver
que o tempo passou e sua hora também.
O Congresso
Brasileiro de Live Marketing está aí. Acompanhe, inscreva-se, participe, comece
pela Ampro, mas não deixe de estar lá, ao vivo, em cores, como a gente sabe
fazer muito bem.
Mais uma vez
abro as portas, digo o espaço do Promocitários para
vocês. Quem quiser entrar, a porta está aberta, quem não quiser, beleza, nos
encontramos na próxima reclamação de que o nosso mercado é isso é aquilo e blá,
blá, blá, blá. Até lá! (Texto de Tony Coelho)
... THE GROUP TRAZ COZINHA FRANCESA AO BRASIL...
Os
consumidores que circularem pelos mais importantes supermercados do País terão
a oportunidade de conhecer uma nova linha de bolos com os mais variados tipos e
sabores. Trata-se dos produtos da empresa francesaJacquet, fabricante de pães e bolos, que acaba de chegar ao Brasil.
A responsável pela
operacionalização é a The Group, agência de marketing
promocional, eventos e PDV, que faz parte da
rede internacional Worldwide Partners .
Para comemorar a
chegada de mais de um século de tradição da cozinha francesa no Brasil, desde o mês passado (fevereiro)
a empresa vem apresentando sua variedade de produtos nas principais lojas da rede Extra de São Paulo e Curitiba, oferecendo mais
de 70 mil degustações.
Inicialmente será disponibilizado para experimentação e venda
seis diferentes produtos: bolo de chocolate, bolo original francês, minibolo
com barra de chocolate, com cobertura de creme de avelã, minibrownie com
pedaços de chocolate e de avelã.
A intenção é fazer com que a marca, conhecida por promover
uma linha Premium com preços acessíveis, caia no gosto dos brasileiros. A ação de live marketing no ponto de venda segue até abril.
... A L’OREAL QUER CONHECER A MAIS BELA, MAIS CONECTADA...
A L’oréal, em parceria com a Nutrisse
Cor Intensa e a rede de supermercados Cobal lançou, a ação
de live marketing Mais bela, mais conectada. A ação
de marketing
promocionalpremiará
com um iPhone 5 – 16Gb, os cinco clientes que completarem de maneira mais
criativa a frase “Viver intensamente para mim é…”, usando no máximo dez
palavras.
Para participar do concurso
cultural, o cliente precisa retirar o cupom em um dospontos
de venda da marca,
preencher com seus dados pessoais básicos e completar a frase. Os participantes
podem concorrer com diversas frases diferente, e, os cupons devem ser
depositados nas urnas disponíveis em todos os supermercados
Cobal.
A ação promocional é válida até o dia 28/04, e, os critérios
de avaliação da comissão julgadora serão criatividade, originalidade, adequação
ao tema e uso correto da língua portuguesa. O
resultado com o nome dos cinco selecionados será divulgado no dia 20
de maio nas lojas Cobal participantes.
... a PURINA PROMOVE
CRIAÇÃO DE JOGOS PARA GATOS...
A marca de
rações para cães e gatosPurina irá promover, no dia 23/03, um evento
nos Estados Unidos com
desenvolvedores de jogos para criargames nos quais os felinos
também possam se divertir.
Chamado de Friskies
Games for Cats Hackathon, o encontro
acontecerá ao longo do final de semana em Los
Angeles e desafia aspirantes a desenvolvedores a
criarem aplicativos ou jogos para os gatos. A marca Friskies já
tem um portfólio de games para os felinos. O melhor título será
premiado em US$ 15 mil, o segundo com US$ 4 mil e o terceiro com US$ 2 mil.
Para mais informações, visite o site.
...
UMA AÇÃO DE LIVE MARKETING CONSTRANGE PESSOAS NA ARGENTINA...
Todo
o tipo de ação de live marketingprecisa gerar impacto e engajamento para que
a mensagem não seja apenas ouvida ou lida pelo receptor, como também
compreendida de fato, já que este é o objetivo de qualquer ação.
Essa
necessidade aumenta, quando fala-se em temas mais pesados e que não trabalham com
humor ou qualquer coisa que costuma prender a atenção das pessoas, como
campanhas de denúncias, violências domésticas ou crianças desaparecidas.
Essa última é o
tema da campanha da instituição Missing
Children, criada pela agência argentina Almacén.
Nessa ação, um rapaz ficou em frente ao estádio do clube Velez
Sarsfield distribuindo folhetos
de um jovem desaparecido.
Era a final do
campeonato argentino de futebol, que contou com um público de 48 mil pessoas. O
inusitado é que o garoto que entregava o folheto era o mesmo “desaparecido” da
foto.
O vídeo mostra
o quanto as pessoas desprezam essa iniciativa de busca por pessoas
desaparecidas, já que não reparam devidamente na imagem da pessoa do cartaz e
muito menos em quem faz a sua entrega.
Antes de o jogo
começar, já com o estádio cheio, o telão divulgou a ação e deixou milhares de
argentinos atônitos e constrangidos com a situação:
... AGÊNCIA CRIA APP PARA MEDIR FELICIDADE DE
FUNCIONÁRIOS...
Com o crescimento de sua agência,Kevin
Mintaraga, CEO da XM
Gravitydo Grupo
WPP, já não conseguia se reunir com cada
funcionário para saber como eles estavam se sentindo.
Ele costumava fazer isso quando a empresa tinha
seis funcionários, mas agora ela tem 135 pessoas. Para resolver o problema, a
agência possui um aplicativo de uso interno chamadoHappiness
App.
O aplicativo pede aos usuários para escolher
entre nove emoções, incluindo “Animado”, “Estressado”, “Infeliz”, entre outros.
Quando um funcionário indica uma emoção negativa mais do que duas vezes por
semana, os altos executivos da agência recebem um alerta.
O
objetivo é que os gestores possam falar sobre os problemas com o funcionário.
Para Mintaraga, o grande problema é que, na maioria das empresas, os
funcionários estão insastisfeitos por causa de seus supervisores
diretos. Até agora, cerca de 5% dos funcionários relataram ser infeliz,
disse ele.
...
CARLSBERG MISTURA AMIZADE VERDADEIRA E DÍVIDA DE PÔQUER...
As ações
promocionais que assustam parecem
ser a sensação do momento. Seguindo Nivea com
a ação de “terrorista” no aeroporto e Heinekencom a entrevista de emprego,Carlsberb colocou
as pessoas em uma situação estressante também.
A marca de
cerveja fez com que um grupo de jovens homens ligasse para os amigos no meio da
noite, entre 01h00 e 05h00 da manhã, pedindo para que eles se levantassem e
trouxessem 300 euros para pagar uma dívida de pôquer.
Claro, somente
os amigos fiéis fizeram o favor a amigos
verdadeiros que responderam ao chamado foram parar em um clube asiático muito
sombrio, o qual não parecia ser um lugar de coisas boas, pois havia fogo, lutas
e gritos.Quanto mais eles iam caminhando para a sala de pôquer, mais o estresse
aumentava.
Eles colocavam
o dinheiro na mesa, uma cortina por trás da mesa se abria e a verdadeira festa
começava. Além disso, eles receberam uma garrafa de Carlsberg como
recompensa e foram aplaudidos.
... SURGEM AS MARCAS COM MAIOR ENGAJAMENTO NAS REDES SOCIAIS...
A Espalhe Marketing de
Guerrilhaapresentou os resultados do indexSocial, sua ferramenta
que mede a performance das marcas no Facebook, Twitter e YouTube. A
pesquisa mostra a presença de marcas relacionadas a bebidas e vestuário entre
os perfis que mais engajaram nos meses de janeiro e fevereiro.
Marcas como Use
Huck, Melissa, Arezzo e Lojas Renner, do segmento de vestuário, representam 40%
das posições no Top 10 de engajamento, sendo que Melissa aparece
consistentemente nesse ranking desde maio de 2012.
Já Bacardi é a
surpresa do bimestre no ranking de engajamento, uma vez que, entre a
categoria de bebidas alcoólicas, as cervejas dominavam este espaço.
As marcas
presentes no Top 10 de engajamento representam 60% de todo o volume deinterações nas redes
sociais. Em 2012, durante os meses de março e abril, esse percentual
chegou a 75%. Isso significa que as interações estão cada vez mais sendo
distribuídas entre diferentes marcas, que disputam o seu espaço nas redes
sociais.
Brahma Futebol – entidade que reúne 17 perfis de Brahma
ligados ao tema futebol – continua em primeiro lugar no ranking de
engajamento. Aparece entre as Top 10 Activia Brasil, Magazine Luiza, Stella
Artois Brasil e Chiclets, além daquelas de vestuário e bebidas já mencionadas.
Já no ranking de
audiência, o indexSocial identificou a saída do Itaú do 10° lugar e da Dell em
oitavo, que deram lugar à Cerveja Bohemia, que aparece pela primeira vez no
Top10, e Trident Brasil que cresceram 20% e 13%,
respectivamente, em relação ao último bimestre de 2012.
Guaraná Antarctica foi
destaque em 2012 como a marca que mais cresceu em audiência, e o primeiro
bimestre de 2013 chegou para reforçar essa conquista. A marca cresceu em um
ritmo mais acelerado que a segunda colocada no ranking, a Skol. Ainda é a
única marca brasileira a ultrapassar os dez milhões de fãs no Facebook.
No Top 10 de Share de engajamento, que calcula quanto
cada marca representou no total de interações nas redes sociais, Arezzo e
Melissa marcam presença mesmo sem terem sido destaque em audiência.
A líder em share de engajamento continua sendo a Brahma
Futebol que detêm 43,5% de interações. Além de Arezzo, Melissa e Brahma
Futebol, completam o ranking Skol, Guaraná Antarctica, Stella
Artois Brasil, Lacta, Chiclets, Hotel Urbano e Cerveja Bohemia. (com notícias do Promoview)
... AMBEV E TNC REALIZAM NOVA AÇÃO DO MOVIMENTO CYAN...
A
Ambev anunciou a nova etapa do Projeto Bacias, uma das principais ações do
Movimento Cyan, criado em 2010.
A
iniciativa, desta vez em parceria
com a The Nature Conservacy (TNC), organização ambiental líder em projetos de
conservação e recuperação, tem
foco na bacia hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, na região
de Jaguariúna, interior de São Paulo, e o pagamento por serviços ambientais
como principal conceito.
A estrutura foi desenvolvida com base na
ideia de que as áreas naturais, e consequentemente seus produtores, prestam uma
série de serviços para a sociedade.
“Toda ação que idealizamos torna-se
possível somente graças à formação de parcerias não apenas com as empresas, mas
também com as comunidades das regiões em questão. É do interesse de todos que
terra e água sejam preservadas. Por conta disso, essa iniciativa é um estímulo
não somente financeiro, como educativo. O resultado final é fruto de um ciclo:
os produtores se comprometem em adotar as práticas que divulgamos em prol do
meio ambiente, a sociedade reconhece os efeitos dessas atividades e,
finalmente, o produtor recebe sua recompensa”, explica Gilberto
Tiepolo, líder de estratégia
socioambiental da TNC.
... MASTER
CARD LEVA CONSUMIDORES AO JOGO DE CBERTURA DA COPA...
Patrocinadora oficial da seleção
brasileira de futebol, a MasterCard irá sortear entre os clientes cadastrados
no programa de benefícios “Rio não tem preço” 50 pares de convite para o jogo
entre Brasil e Inglaterra, no dia 2 de junho. A partida marca a reinauguração
do estádio do Maracanã.
Para divulgar a ação, será veiculado
um filme em TV aberta e paga, estrelado pela apresentadora carioca Fernanda
Cortez.
...ABSURDA
LANÇA ÓCULOS DO CBC...
A Absurda, marca latino-americana de
design de óculos, lança uma linha de produtos licenciados com a marca do
programa “CQC”, da Band. A ação faz parte de uma estratégia de product
placement desenvolvida pela GNova.
Esta é a segunda ativação da agência
para a marca em mídia de massa. Em fevereiro, a agência levou a Absurda ao “Big
Brother Brasil”, da Rede Globo, para uma festa em que os participantes podiam
usar produtos de seu portfólio.
... O BOTICÁRIO
LANÇA PLATAFORMA VIVA LINDA...
Pelo terceiro ano consecutivo como
patrocinador master do Sao Paulo Fashion Week (SPFW), O Boticário apresentou sua primeira plataforma transmidia batizada de
Viva Linda – uma extensão da assinatura da marca.
O objetivo e se aproximar dos
consumidores por meio de diversos conteúdos. O carro-chefe da estratégia é um
portal com dicas sobre beleza e bem-estar, mas também há desdobramentos em
outros meios, como uma revista própria e a intenção de chegar futuramente ao
circuito de TV e rádio das mais de 3.700 lojas da rede.
A diretora executiva Andrea Mota afirmou que hoje o grande desafio das
marcas é ser relevante e que o consumidor demanda cada vez mais conteúdos.
"A gente entende que essa plataforma vai nos aproximar mais do publico. O
consumidor interage demais, está cada vez mais exigente, demandando conteúdo
das marcas em que confia", disse a executiva.
... SAMSUNG PROMOVE AÇÃO
INSPIRADA EM FILME...
A Samsung recorreu à animação
"Detona Ralph", produzida pela Disney, para divulgar o Galaxy Note
II. Até dia 17 de abril, as lojas da marca disponibilizarão um aplicativo com
um jogo inspirado no filme para que os clientes experimentem o smartphone.
Aqueles que fizerem o teste ganharão um CD da trilha sonora de "Detona
Ralph".
A ideia da ação da Samsung é
demonstrar a qualidade e as funcionalidades do Galaxy Note II, que foi lançado
oficialmente no Brasil em outubro de 2012.
... ZUIKER DIZ QUE UM
ROTEIRO PODE MUDAR O MUNDO...
Uma parceria entre o roteirista
Anthony Zuiker, criador da série "CSI", o Yahoo! e a Norton
(Symantec) resultou no filme “Cybergeddon”, criado exclusivamente para a
internet e dividido em nove episódios.
Trata-se do primeiro grande projeto
de Zuiker para a internet, formato em que ele se diz disposto a investir daqui
para a frente. Zuiker esteve no Brasil na semana passada para o 1o Programa
Globosat de Desenvolvimento de Roteiristas, e ministrou uma “masterclass” no
último domingo para um grupo de roteiristas, diretores, atores e outros
profissionais do meio televisivo.
A série "CSI" esteve no ar
durante 12 anos e tornou-se uma franquia: da versão original filmada em Las
Vegas (Nevada), ganhou uma versão em Miami e outra em Nova York, todas de
grande sucesso. Zuiker hoje dedica-se a outros projetos mas interessa-se
especialmente por branded content: a união perfeita entre marcas e conteúdo original.
“Se uma marca tem um milhão de
dólares para investir, pode comprar um break comercial em uma emissora e ser
visto uma vez, ou investir em um projeto de conteúdo que lhe renda visibilidade
global por muitos anos. A internet permite o desenvolvimento de mais projetos
desse tipo e quero dominar esse meio. É uma nova indústria: marcas pagando para
produzir filmes e vários tipos de conteúdo. Este é o futuro”, disse Zuiker.
Para ele, o Brasil vive um momento
privilegiado: a lei 12.485, que obriga os canais de TV por assinatura a
exibirem maior volume de conteúdo nacional, abre a possibilidade de criação de
uma indústria de audiovisual nacional, com a produção de séries de ficção
brasileiras.
De fato, o momento é de fomento da
indústria, com iniciativas como a da Globosat, que recentemente trouxe vários
profissionais de Hollywood - como ele - para treinar um grupo de roteiristas,
autores de 12 projetos de séries de ficção – que passarão por um processo de
pitching no próximo dia 26, na própria Globosat. “Escrever é reescrever.
Se você não está preparado para mexerem no seu material, deve fazer outra
coisa. Não está preparado para trabalhar nesse negócio”, disse Zuiker.
Segundo ele, o único processo
necessário para a criação de grandes projetos de ficção de sucesso é o trabalho
colaborativo. “Ninguém tem condições de criar algo muito bom sozinho. É
preciso ter humildade para trabalhar com outros escritores. Tive no 'CSI' mais
de 1.200 colaboradores nas três franquias. Todo mundo ao seu redor pode
melhorar o que você faz. Este movimento de Storytelling que acontecerá no
Brasil só dará certo se houver esta mentalidade”, disse Zuiker.
O roteirista e produtor acredita
firmemente que o trabalho colaborativo é o que dá certo, e aconselha que jovens
roteiristas não temam ter suas ideias roubadas, mas no lugar disso dividam suas
ideias, tenham coragem de encontrar pessoas para ajudar a colocá-las em
prática. Ele diz que "CSI" deu certo porque cada episódio
sobrevivia sozinho. Embora todos tivessem sempre a mesma estrutura - início,
meio, conclusão - não precisavam funcionar em sequência.
Qualquer pessoa poderia acompanhar
um, ou acompanhar a série toda. “É diferente da novela, por exemplo, que
precisa ser acompanhada durante um determinado número de meses - o que, por
sinal, é um formato que tem um enorme mérito, tornou-se incrivelmente rentável e
faz parte da cultura brasileira.
Certamente novelas serão reinventadas
também no futuro, assim como todo o resto que tem que ser repensado na medida
que os próprios roteiristas estão se reinventando de acordo com as muitas
mudanças que ocorrem no modo como as pessoas estão assistindo conteúdo
atualmente”, destacou.
Zuiker poderia ser chamado de
romântico não fosse ele o autor de uma série de imenso sucesso e capaz de
transformar em ouro a maioria dos projetos em que se envolve.
Algo que repete com frequência é que
um roteiro pode transformar o mundo. Ele crê ter feito isso com
"CSI". “A série mudou a maneira como se lida com crimes nos
Estados Unidos. Abriram-se novas frentes de pesquisa de crimes, graças a 'CSI'.
Acredito até que a maneira como os crimes são cometidos se transformou”,
afirmou o escritor, que confessa ter se inspirado em filmes como Three Kings e
Seven para criar sua série. “Estamos o tempo todo nos inspirando em algum
projeto, e isso é normal e saudável”, garante.
Ele também aconselha roteiristas a não competirem constantemente pelas
melhores ideias. “Não é preciso ser o autor das melhores ideias. Sempre
que trabalho em um projeto, gosto de valorizar meu time e dar a eles a sensação
de poder. Isso estimula as pessoas ao meu redor. Sempre dou um jeito dos
roteiristas ao meu redor terem as melhores ideias. Mesmo que elas sejam
minhas", conclui.
... A PROPAGANDA DIGITAL CRESCE...
O meio digital já representa 23% do
mercado publicitário dos Estados Unidos, indica uma pesquisa do Pew Research
Center divulgada nesta segunda-feira (18). O número indica um aumento de três
pontos percentuais em relação ao índice registrado em 2011.
O crescimento da participação digital, que já responde a quase um quarto
da publicidade americana, se deve ao aumento do uso de dispositivos móveis e do
acesso à internet por meio desses aparelhos. A audiência dos 25 sites de
notícias mais visitados cresceu 7,2% no ano passado em relação a 2010. Além
disso, o total de pessoas que disse ter acessado páginas de notícias por
plataformas mobile passou de 34% para 39%.
O número de pessoas que têm um tablet já é de 31% no país, quase quatro
vezes maior que o registrado em 2011. Os smartphones são ainda mais
disseminados - 45% dos adultos americanos disseram ter um. Aproximadamente 63%
dos usuários acessam notícias por esses dispositivos semanalmente, enquanto
cerca de 37% o fazem diariamente.
A receita total com publicidade digital chegou a US$ 2,6 bilhões em
2012, um aumento de 80% em relação ao ano retrasado. O problema, porém, é que
apenas o formato display - que compreende banners e vídeos inseridos na página,
por exemplo - são usados em sites de notícias. Além disso, 72% desse mercado
digital fica concentrado em seis companhias, entre elas Google, Twitter e
Facebook.
Outras mídias
Metade dos entrevistados apontou os meios digitais como principal fonte
de informação atualmente. Considerados todos os formatos, o online fica atrás
apenas da televisão. A TV também supera os meios digitais no montante faturado
com publicidade.
A pesquisa, intitulada "The State of News Media", constata
ainda que a audiência dos meios impressos teve uma pequena queda, mas que a
situação financeira desse segmento piorou. Houve queda de 5,9% na receita de
jornais e de 10,4% entre as revistas. Embora as emissoras locais tenham perdido
audiência, registraram aumento em sua receita. (com
notícias do Propmark)
... O IBOPE MIDIA ANUNCIA ESTUDO SOBRE
REDES
SOCIAIS E INFLUÊNCIA NA TV
O Ibope Media anuncia o desenvolvimento de um estudo colaborativo em
parceria com a Qual Canal, startup brasileira que monitora a repercussão de
programas de TV nas mídias sociais, para avaliar a influência das interações
online na audiência televisiva.
O projeto será conduzido pela área de learning & insights do Ibope
Media, que, por meio da plataforma de business inteligence desenvolvida pelo
Qual Canal, realizará estudos analíticos com base nos tweets sobre televisão.
... E VOCÊ FICA CONHECENDO O
CALENDÁRIO DE ABRIL
02 - Dia do
Propagandista; Dia Mundial da Conscientização do Autismo; Dia
Internacional do Livro Infantil
04 - Dia Nacional do Parkinsoniano
08 - Dia
da Natação; Dia Mundial do Combate ao Câncer;
Dia Mundial da Astronomia; Dia Nacional do Sistema Braille
09 - Dia Nacional do Aço
10 - Dia da Engenharia
11 - Dia do Infectologista; Dia da Escola de Samba
12 - Dia do Obstetra
13 - Dia do
Office-Boy; Dia Internacional do Beijo; Dia do Hino Nacional
Brasileiro; Dia dos Jovens; Dia da Carta Régia
14 - Dia Mundial
do Café
15 - Dia Mundial do Desenhista; Dia Nacional da Conservação do
Solo; Dia do Desarmamento
Infantil
16 - Dia Mundial da Voz
20 - Dia do Diplomata; Dia do Disco
21 - Tiradentes; Dia do Metalúrgico; Dia
da Latinidade; Dia da Polícia Civil; Dia da Polícia Militar; Dia
do Têxtil
22 - Descobrimento do Brasil; Dia
da Terra; Dia da Força Aérea Brasileira; Dia da Comunidade
Luso-Brasileira
24 - Dia do Penitenciário; Dia do Agente de Viagem; Dia
do Samurai; Dia do Boi; Dia do Chimarrão; Dia
Internacional do Jovem Trabalhador; Dia Internacional do Milho
25 - Dia da Contabilidade
26 - Dia do Goleiro; Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão
27 - Dia da Empregada Doméstica; Dia Mundial do Design Gráfico;
Dia do Sacerdote
28 - Dia da Educação; Dia da Sogra
30 - Dia Nacional da Mulher; Dia do Ferroviário
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