Pesquisar este blog

sábado, 2 de março de 2013

ENQUANTO O MERCADO APOSTA NA PÁSCOA...


Apesar das recentes análises em torno do fraco desempenho do PIB entre os Países emergentes no último ano, a festejada sazonalidade no consumo de bombons e chocolates em tempos dePáscoa supera em muito as expectativas para 2013.

 É de se esperar que tais itens movimentem o equivalente a R$ 4,4 bilhões no mercado nacional, no período. A informação é de Marcos Pazzini, diretor da IPC Marketing Editora.

 Apostando na data comemorativa, diversas marcas investem em produtos diferentes e emações de marketing promocional para conquistar seus consumidores. Alguns lançamentos:

 

Kopenhagen

 

Para celebrar uma das datas mais deliciosas e esperadas do ano, o licor sul-africano Amarula em parceria com a Kopenhagen, criou um kit especial de páscoa. A embalagem traz um ovo de 130 gramas com cascas decoradas de chocolate ao leite com recheio trufado, quatro mini copinhos de chocolate ao leite e uma monodose de licor Amarula.

 

Lacta

 

Os ovos de Páscoa, símbolo maior da festejada data, espelham a alta qualidade do chocolate ao leite da Lacta com os lançamentos associados à licenciada Hello Kitty, incentivados pelo crescente interesse do mercado por personagens.

 

Ícone da cultura japonesa e mundialmente conhecida, a Hello Kitty foi criada pela Sanriono Japão, nos anos 60. No Brasil, são mais de 80 licenciados da marca onde se destaca a Lacta, no segmento de alimentos.


Garoto

 

Chocolates Garoto, demonstra mais uma vez seu amor pelo Brasil e apresenta uma Páscoa recheada de referências à brasilidade. A companhia, que é a patrocinadora oficial da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo de 14, lança produtos que resgatam a cultura do País.

Entre os lançamentos, estão: o Garoto Seleção Brasileira, que traz o consagrado chocolate ao leite da empresa e é recheado com bombons de banana; e o Talento Coco e Castanha – do – Pará que prestigia ingredientes presentes na culinária nacional.

 

Além disso outra novidade é a Cacau Garoto 55%, uma linha com característica “gourmet” feita com cacau 100% produzido em cada um dos três Estados homenageados: Espírito Santo, Pará e Bahia. A linha apresenta embalagem composta por três ovos de chocolate 55% cacau.

 

Selecta

 

A Páscoa marca Selecta está cheia de novidades. O consumidor encontrará uma série de ações promocionais nos diversos pontos de vendas distribuídos no Brasil. Cada distribuidor/lojista escolheu uma modalidade de promoção que atende diretamente o interesse de seu consumidor.

Há uma ação de marketing promocional, cujo tema é “O que torna a Páscoa uma data tão irresistível‘’, as melhores frases serão premiadas com uma derretedeira de chocolate e uma bicicleta.

Outra ação da marca são às degustações oferecidas por promotoras treinadas onde o consumidor experimenta os sabores de toda a “Linha de Coberturas de Chocolate”.

Mondelēz Brazil

 

Repetindo o sucesso de 2012, a Creata, agência promocional e de marketing, foi escolhida novamente pela Mondelēz Brazil (antiga Kraft), para desenvolver e produzir itens que acompanham alguns dos ovos de Páscoa da marca.

Pensando nas meninas, a agência criou itens para Barbie, Capricho e Hello Kity. Já os temas escolhidos para os meninos foram Ben 10 e Hot Wheels.

 

Top Cacau

 

Top Cau investe no público infantil. Uma linda caneca no formato da cabeça da meiga gatinha Marie, personagem do filme ‘Aristogatas’ acompanha os ovos de 90g fazendo a diversão das meninas. Além da gata desenhos  como, Bob Esponja, Pica-Pau, Clube das Winx, entre outros, também ganharam destaque nos ovos da marca.

 

... arcor lança EMBALAGEM DE BOMBOM com  TOQUE SUSTENTÁVEL...


A argentina Arcor, fabricante de chocolates, chicletes, balas e biscoitos, anunciou sua entrada no mercado brasileiro de bombons. Com investimentos de 32,5 milhões de reais, lança o “Bon o Bon” para disputar a venda avulsa de bombons com os líderes históricos Sonho de Valsa e Ouro Branco, da Lacta, e Serenata de Amor, da Garoto.

Bon o Bon chega ao varejo nas regiões Sul e Sudeste na próxima semana, nas versões original (amendoim), beijinho e brigadeiro.

 

O produto estreia inovações na embalagem no Brasil. Em parceria com a Cargill, aConverflex, empresa de embalagens plásticas flexíveis do grupo Arcor, desenvolveu uma película a partir da fibra do milho.

O resultado é uma embalagem com matéria-prima 52% renovável. Com a alemã Bosch, foi criada uma máquina que faz a selagem por ultrassom.

 

... O GRUPO IKTD PROCURA JOVENS TALENTOS...

Cada vez mais empresas públicas e privadas estão à procura de novas ideias e de soluções criativas para questões e desafios que estejam enfrentando, como o uso de novas tecnologias, lançamento de um produto ou serviço, campanhas de marketing, novas estratégias, questões sociais e ambientais.

 

Battle of Concepts trabalha com o conceito de inovação aberta, que nada mais é que trazer ideias inovadoras de fora para o ambiente interno de organizações, criando oportunidades para jovens talentos.

 

É com esse objetivo que o Grupo IKTD lança o desafio de criação da própria marca por intermédio do site, uma batalha inédita no País, que vai gerar, além de uma premiação em dinheiro, iPads para os três primeiros colocados e pontos na plataforma on-line, como reconhecimento empresarial. 

 

O desafio consiste em analisar as empresas que estão sob o guarda-chuva da marca mãe (a ser criada) e então formatar uma oferta que seja capaz de integrar os valores verdadeiros inseridos nessas empresas. A partir disso, o participante pensará no nome, nodesign, no slogan e no manual de identidade visual.

 

“A marca a ser criada deve refletir a personalidade das empresas que a integram, de acordo com a missão de cada uma. É importante pensar em sua longevidade, visualizando o futuro”, destaca Luiz Alberto Ferla, CEO do Grupo IKTD.

 

A premiação será no valor de R$ 10 mil, que serão divididos para os três primeiroscolocados da seguinte forma: 1º lugar – R$ 5 mil + 1500 battle points; 2º lugar – R$ 3 mil + 750 battle points; 3º lugar – R$ 2 mil + 350 battle points.

 

Além do prêmio em dinheiro, os três primeiros colocados receberão um iPad 4, na configuração com Wi-Fi e 16Gb. É importante lembrar que a empresa só liberará o pagamento do prêmio aos vencedores se, após consulta ao Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), for verificado que a marca criada está liberada para uso. Caso não esteja disponível, o conceito será desclassificado.

 

A participação é aberta a estudantes universitários de qualquer idade e jovens profissionais com formação universitária e com idade mínima de 16 e máxima de 30 anos. As inscrições devem ser feitas por meio do site até o dia 21de abril.

 

Os resultados desta batalha serão publicados na plataforma e no blog do Battle of Concepts em até seis semanas depois da data de fechamento da competição.

 

... C&A E NOKIA SE UNEM EM PROL DO MEIO AMBIENTE...

Programa de Coleta de Lixo Eletrônico da C&A, que conta com o apoio da Nokiadesde 2012, recebeu cerca de 50 mil itens para reciclagem apenas no ano passado. O objetivo da ação é conscientizar o consumidor da importância de realizar o descarte de produtos de forma adequada, para minimizar os impactos causados ao meio ambiente.

Foram coletados aproximadamente cinco mil celulares, 29 mil pilhas e 12 mil baterias, entre outros materiais eletrônicos, que, juntos, somaram mais de 2,5 toneladas.

Desde que o início do programa, em agosto de 2010, as urnas instaladas nas lojas daC&A já arrecadaram mais de 88 mil itens, que receberam um descarte correto.

... JAPONESAS MOSTRAM AS PERNAS...

No Japão, os outdoors tradicionais estão perdendo espaço para algo inusitado: as pernas das mulheres. A ideia é “Alugar o espaço à mostra entre a meia 3/4 e a minissaia ou short”.

Uma agência chamada Absolute Territory PR veio com a intenção de fazer uma publicidade “mais atraente” e por isso os anúncios estão sendo feito nas pernas das mulheres. Consiste em publicidade-adesiva colada na perna durante oito horas por dia.

Os adesivos em nada interferem na rotina da mulher, que pode ter um dia normal. Ela apenas deve se certificar de que está exibindo o anúncio, tirar fotos e postá-las em redes sociais para comprovar seu trabalho.

Qualquer mulher com mais de 18 anos de idade e que possua mais de 20 pessoas em qualquer rede social pode participar. Desde novembro de 2012, mais de 1.300 japonesas fotografaram suas pernas para participar das campanhas.

 

... FANTA COLOCA SABOR DE LARANJA EM REVISTA...


Fanta lançou o seu mais novo sabor, com “muito mais gosto de laranja”, e por isso entendeu que deveria fazer umaação de marketing promocional mais apropriada à ocasião.

 

A agência OgilvyOne, de Dubai, criou um anúncio comestível para divulgar o produto. Basta rasgar um pedaço da página, mastigar e sentir o novo sabor.

 

A marca, no entanto, alega que este é o primeiro anúncio do tipo no mundo, o que não é verdade, pois, em 2011, a Volkswagen já havia publicado um anúncio comestível para o Golf R. Antes disso, em 2008, a agência Loducca criou um anúncio do mesmo tipo para aMTV no Brasil.

 

... A PERDIGÃO LANÇA CONDIMENTOS EM SACHÊS...


Perdigão Food Services, divisão de negócios da BRF dedicada ao desenvolvimento de soluções para a alimentação fora do lar, lança com exclusividade nas regiões sul e sudeste uma linha especial de condimentos em sachê: ketchup, mostarda e maionese.

“Trata-se de uma estratégia ampla para inserir a marca Perdigão em novas categorias”, explica Christiane Dorigon, diretora de marketing Food Service da BRF. Segundo dados de mercado, a comercialização de condimentos tem um alto potencial de faturamento e penetração no food services.

Estima-se que a principal forma de abastecimento é feito por revendedores atacadistas e distribuidores, poucas empresas atendem aos estabelecimentos diretamente. Sendo que o maior volume é comercializado por meio das embalagens em sachê.

“Estamos atentos às oportunidades de negócios e acreditamos no potencial desse mercado”, revela Christiane . Os produtos serão comercializados em sachês de oito gramas, que oferecem maior praticidade e segurança alimentar, tanto para o estabelecimento quanto para o consumidor.

Para comunicar a novidade, a Perdigão Food Services desenvolveu uma ação promocional em conjunto com outras categorias da marca, entre elas, hambúrguer, salsicha e batata palito.

Além disso, foram criados displays exclusivos da Perdigão para exposição dos sachês nos estabelecimentos. Os materiais levam a assinatura “Finalmente a combinação mais que perfeita” e “Feitos por quem entende de comida”. (Promoview)

 

... E O GRILETTO VAI DAR r$ 100 MIL EM BARRAS DE OUTRO

 

Em comemoração aos excelentes resultados de 2012, a rede Griletto, especializada em grelhados e parmegianas, lança a promoção “No Griletto seu dinheiro vale ouro”. O objetivo é compartilhar com os clientes o sucesso do plano de expansão da marca. Com 120 lojas em quatro regiões do país, a franquia teve crescimento de 65% em pontos de vendas no último ano.

Desde o dia 15 de fevereiro, os consumidores que comprarem qualquer prato em uma das unidades Griletto ganharão uma “raspadinha” com um código do sorteio

Para concorrer aos prêmios, basta cadastrar esse código no site www.griletto.com.br, responder à pergunta “Qual a rede de grelhados e parmegianas onde seu dinheiro vale ouro?” e torcer.

A rede está presente nos principais shoppings de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Brasília, Alagoas, Piauí e Maranhão.

Os 10 primeiros sorteados ganharão um Ipad e o 11º ganhará o prêmio principal, de R$ 100 mil em barras de ouro. Os cadastros serão permitidos até às 23h do dia 02/05 e o sorteio será realizado às15h (horário de Brasília) do dia 04/05 no Polo Shopping Indaiatuba, Alameda Filtros Mann, 670 – Indaiatuba/SP.

O regulamento da promoção No Griletto seu dinheiro vale ouro” e a relação de lojas participantes estão disponíveis no site www.griletto.com.br.

Fundado em 2004, em Itu (SP), o Griletto é uma rede de restaurantes fast-food especializada em grelhados e parmegianas. No mercado de franquias desde 2008, a marca é uma das que mais cresce no país. Em 2012, a rede obteve crescimento de 65% em pontos de vendas, com 48 novas lojas, e registrou faturamento de R$ 112 milhões.

No total, hoje são cerca de 120 lojas nos principais shoppings de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Brasília, Alagoas, Piauí e Maranhão.  Dando sequência a seu programa de expansão no país, a rede pretende chegar a 160 lojas até 2013. Mais informações em www.griletto.com.br.

COPA DO MUNDO PODE IMPULSIONAR FUSÕES  


 Levantamento elaborado pela Merrill Data, empresa de armazenamento de dados para processos de auditoria, mostra que, no segundo semestre, as operações de fusões e aquisições na América Latina somaram US$ 46,9 bilhões, queda de 36% em relação ao mesmo período de 2011.


 


A expectativa, no entanto, é que as oportunidades abertas no Brasil para investimentos promovidos em função da Copa do Mundo, que ocorrerá no país no ano que vem, espante parte do mau humor. “Esperamos operações maiores nos setores de construção e de infraestrutura, já que até agora apenas metade dos estádios está concluída”, ressaltam os analistas Ashley Klepach e Fabio Lopes.

Em 2012, o movimento de fusões e aquisições na América Latina contrariou a tendência mundial. Enquanto por aqui, esse mercado começou aquecido e foi perdendo fôlego, as operações fechadas ao redor do globo seguiram a tendência contrária.

Em todo o mundo, as fusões e aquisições somaram US$ 1,3 trilhão no segundo semestre de 2012, alta de 16% na comparação anual. No acumulado de 2012, as operações somaram US$ 2,3 trilhões, mesmo patamar verificado em 2011.

(Valor Econômico e Fiducred)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário