Com o intuito de mostrar o caminho do
comércio eletrônico a ser trilhado pelos pequenos empresários, a Apadi
(Associação Paulista de Agências Digitais) e o Sebrae (Serviço de Brasileiro de
Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de São Paulo lançaram terça-feira o Guia de E-commerce. O documento está
disponível para download gratuito no site da Apadi.
O guia, como o próprio nome sugere, orienta o empreendedor no processo
de construção de sua loja online. O objetivo, afirma o presidente da Apadi,
Claudio Coelho, é servir como referência para o empresário ao mostrar todos os
pilares necessários para levar o negócio para a internet.
“Temos oito capítulos que vão desde o planejamento até os últimos
detalhes de divulgação. Para nortear esse empresário, há informações sobre
plataforma, operações de conteúdo, logística, marketing e todas as outras
etapas do processo”, diz.
Um dos motivos que levaram à criação
do guia foi a falta de experiência das empresas de pequeno porte na hora de
construir um negócio online. “O empreendedor muitas vezes está preocupado só
com a apresentação do site e deixa de lado aspectos como estrutura, estoque,
logística.
Essas necessidades do e-commerce são
desconhecidas. Estamos transformando a informação em um formato único, vamos
catequizar as pessoas em função das boas práticas desse tipo de atividade”,
indica Eduardo Pugnoli, gerente de inteligência de mercado do Sebrae.
Ainda de acordo com Pugnoli, essa falta de conhecimento tem sido uma das
principais causas do alto índice de “mortalidade” das pequenas empresas – 24%
delas fecham antes de completar dois anos justamente porque seus investimentos
e planos não contemplam aspectos de bastidores dos sites.
“Se a empresa começa a trabalhar de forma equivocada, terá menos chances
de corrigir seus passos no futuro. Isso vale tanto para o e-commerce quanto
para o modelo tradicional. Não existe taxa de mortalidade zero, mas os que
escolhem empreender precisam de um plano de negócios que mostre o caminho para
se consolidar nos dois primeiros anos”, avalia.
O Guia do E-commerce foi desenvolvido para pequenos empreendedores, que
faturam entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões por ano, mas, como indica quais são os
pilares para o comércio online, vale também para negócios de médio porque que
ainda não investiram nesse segmento.
Não se trata, porém, de uma forma engessada, e sim de uma série de
diretrizes – como explica Thiago Sarraf, líder do comitê de
desenvolvimento do projeto. “Não é uma receita que você precise seguir em
definitivo. Como toda boa receita, pode adaptar ingredientes.
Existem empresários em momentos diferentes, com um negócio de décadas ou
com uma loja nova, aquele que tem estabelecimento físico e aquele que só
trabalha no digital. Serve para todos”, conclui.
...A BAND
INVESTE EM RELAÇÕES COM O MERCADO...
A Rede Bandeirantes anunciou nesta
terça-feira (26) as novidades da emissora para a temporada 2013. Entre elas,
destaca-se a contratação de Gabriel Queiroz, que deixa a AlmapBBDO, onde era
diretor de mídia, para assumir a direção de inteligência de mercado na nova
empresa.
"Estamos fazendo tudo para
atender melhor o mercado publicitário. Queremos ser uma emissora que, além de
vender bem, entrega um produto cada vez melhor", disse Marcelo Mainardi,
vice-presidente comercial da Bandeirantes.
Durante o encontro, a emissora
apresentou o conceito "Evolução". "Nos últimos anos falamos
muito de inovação, mas isso evoluiu e atingimos um novo patamar. Eu vejo isso
todos os dias na programação", complementou Mainardi.
De acordo o executivo, o faturamento
publicitário da emissora cresceu 31% em 2012, desempenho atribuído
principalmente à entrada do programa "Pânico na Band", em abril
último. “Atribuímos esse crescimento, em primeiro lugar, ao 'Pânico', que
alavancou a nossa audiência e causou um efeito positivo, refletindo em todos os
programas”, contou o executivo.
Mainard afirmou que o share publicitário da Band é de 6,7%, enquanto o
share de audiência nacional é de 5,8% – sendo que neste primeiro trimestre
a participação teve elevação, ultrapassando os 6%. Sobre metas de aumento de
share publicitário, o VP comercial destacou que o compromisso é estar sempre
acima do share de audiência.
... BB EEDITORA
FAZ REVISTA DE HOTÉIS HISTÓRICOS...
A BB Editora será a responsável pela
criação e pela edição das revistas de três famosos hotéis brasileiros. A
empresa vai produzir a Unique Magazine, do Hotel Unique (São Paulo); a Palace,
edição especial do Copacabana Palace (Rio de Janeiro) e do Hotel das Cataratas
(Foz do Iguaçu); e a T Magazine, da rede Trivoli Hotels & Resorts.
Segundo Baroni Neto, diretor geral da BB Editora, o conteúdo das
revistas impressas será expandido para as mídias eletrônicas e será
disponibilizado na internet durante os meses em que as publicações não
circularem.
... A TV CULTURA ASPOSTA EM CRESCIMENTO DE 20%...
Conectividade
com o público, programas exclusivos e atrações ao vivo formam o tripé de
sustentação da nova grade da TV Cultura, apresentada esta semana em São Paulo.
“Em 2012,
assumimos o 5º lugar entre as TVs abertas e obtivemos crescimento de 11% em relação
a 2011. Nossa meta para 2013 é crescer outros 20%. O espetacular é que
conseguimos obter sucesso no momento em que o mercado está diminuindo. Nosso
objetivo é oferecer diversidade e valorizar o produto nacional”, afirmou João
Sayad, presidente da Fundação Padre Anchieta, gestora da TV Cultura.
Esses três
fatores, segundo Eduardo Brandini, VP de conteúdo da fundação, estão conectados
e funcionam como elementos fundamentais na concorrência com a TV paga, cada vez
mais presente nos lares brasileiros.
“A TV
aberta nasceu com programas ao vivo, nos anos 50. Na TV paga, a maioria das
atrações desse tipo se refere ao conteúdo jornalístico e esportivo. Por
natureza, a TV aberta tem o expertise do tempo real. Quanto mais ao vivo, mais
interativa consegue ser – e, consequentemente, mais exclusiva”, explica.
Na noite
da última segunda-feira, o “Jornal da Cultura” estreou o que a emissora chama
de segunda tela (cmais.com.br/jornaldacultura), recurso que reúne conteúdo
complementar ao exibido na TV, com participação direta do público.
Comandado
por João Victor e Gabriela França, o “Quem Sabe, Sabe!”, game show de sucesso
na década de 80, volta repaginado, com versão para tablet e um aplicativo para
estimular a brincadeira entre amigos. No decorrer do ano, a TV Cultura deve
relacionar aplicativos ao “Roda Viva” e a programas infantis, como o
“Cocoricó”.
“Entendemos
cada vez mais que o público da TV aberta vem caindo. Mas isso não significa o
fim da TV. Hoje, 2/3 da nossa programação são focados nas crianças. Elas vão crescer,
e temos de estar preparados para acompanhar a evolução desses jovens e futuros
adultos. Quem assiste televisão atualmente, independentemente da idade, já o
faz consumindo outras telas. Por isso, produzir conteúdo além do tradicional
tornou-se básico”, ressalta Brandini.
Entre os
destaques da nova programação da emissora está a série “Mad Men”, vencedora de
15 Emmys e quatro Globos de Ouro, com estreia programada para 24 de abril,
todas as quartas-feiras, às 22h. “Muito além de tratar do universo da
propaganda, é um programa que apresenta situações e assuntos que influenciaram
diretamente a cultura atual. Por isso, acredito que tem tudo a ver com a nossa
grade”, afirma o executivo.
Na linha
dos talk shows, Maria Cristina Poli comanda “Poli”, no ar a partir de maio, nas
noites de domingo. O principal diferencial, segundo a apresentadora, é
relacionar a trajetória de vida do convidado a acontecimentos marcantes do país
e do mundo. Ainda no jornalismo, a TV Cultura estreia em 1º de abril o “Guia do
Dia”, matinal que reúne notícias, entrevistas e prestação de serviços, de
segunda a sexta, às 7h.
Novidades
da programação infantil, carro-chefe da emissora, incluem as estreias de
“Cocoricó Conta Clássicos”, que leva à tela fábulas famosas com roupagem
brasileira; “Osmar, a primeira fatia do pão de forma”, série animada com 11
episódios, parceria entre a 44 Toons e a Fundação Padre Anchieta; e
“Historietas Assombradas”, versão bem-humorada de contos de terror para
crianças, produzida pela Glaz Entretenimento.
Os
cinéfilos têm garantidas as novas temporadas de “Clube do Filme”, “Cultura
Documentários”, “Cine Brasil” e “Mostra Internacional de Cinema na Cultura”. O
gênero ainda ganha força com o “É Tudo Verdade Internacional”, apresentado por
Amir Labaki, fundador e diretor do festival homônimo de documentários, a partir
de 21 de abril.
Vitrine
Lançada na segunda-feira, a revista
eletrônica Vitrine importa o nome da atração de mesmo nome, encerrada há cerca
de um ano, quando teve seu conteúdo integrado ao novo “Metrópolis”.
Mensal, a publicação traz matérias sobre
cinema, televisão, música e artes e está disponível gratuitamente para iPad na
Apple Store. O conteúdo dialoga com as atrações das emissoras da Fundação Padre
Anchieta (TV Cultura, TV Rá Tim Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM). (com
notícias do Propmark)
... AS INSCRÇÕESCPARA O IV COLÓQUIO BRASIL ARGENTINA COMEÇAM DIA
PRIMEIRO...
Serão abertas no dia 1º de
abril as inscrições para o IV Colóquio Argentina-Brasil, que acontece na cidade
de Rio Cuarto, na Província de Córdoba, Argentina. O encontro, que será
realizado de 24 a 26 de setembro, pretende reunir professores, pesquisadores e
profissionais da área de Comunicação do Brasil e da Argentina. O Colóquio é
promovido pela Intercom e FADECCOS (Federação Argentina de Carreiras de
Comunicação Social).
... O V SEMINÁRIO SOCICOM
VAI COMEÇAR...
O
Centro Cultural Prof. Dr. Marques de Melo, em São Paulo, será a sede do V
Seminário de Integração Institucional Socicom, no dia 26 de abril. O encontro deste
ano terá como tema central “Ensino e Pesquisa da Comunicação no Brasil:
perspectivas e desafios”.
As
inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo e-maildiretoriaadministrativa@socicom.com.br . A abertura do evento inicia às 8h30 e será conduzida
pela presidente da Socicom, Margarida M. Krohling Kunsch, pelo presidente do
Conselho Deliberativo da Socicom, José Marques de Melo, e pela vice-presidente
da Intercom, Marialva Barbosa.
Clique aqui e confira a programação completa do Seminário. Mais
detalhes podem ser obtidos pelo e mail contato@socicom.com.br , pelo site www.socicom.org.br ou pelo telefone (11)
3091-8204.
... O COLÓQIO INERNACIONAL DE SEMIÓTICA JÁ COMEÇOU, MAS TEM
PAPLESTRA DEPOIS...
O Auditório Paulo Freire, PUC-SP, é o palco do
Colóquio Internacional Semiótica na América Latina – Perspectivas Abertas Pela
Obra de Eric Landowski. O encontro acontece entre os dias 25 e 27, com entrada
franca.
Durante o Colóquio, também é realizado o lançamento da
obra As interações sensíveis – Ensaios de Sóciossemiótica a partir da obra de
Eric Landowski. O livro é a reunião das contribuições de mais de sessenta
estudiosos sobre a obra de Landowski. A edição, da editora Estação das Letras e
Cores, foi organizada pela professora Ana Claudia de Oliveira.
Aproveitando a visita à PUC-SP, o professor Landowski
ministrará, entre os dias 1º e 4 de abril, o curso intensivo Semiótica da
Interação. Eric Landowski é diretor de pesquisa do Centro de Pesquisa em
Ciência Políticas em Paris, professor convidado da Universidade de Vilnius
(Lituânia) e autor de diversas obras literárias.
... E TEM CONGRESSO DE MARKETING...
O II Congresso de Marketing Feevale será realizado
entre os dias 16 e 18 de abril, no Salão de Atos da instituição, localizada na
cidade de Novo Hamburgo (RS). O evento é destinado aos acadêmicos, graduados,
professores e a comunidade com interesse na área.
As inscrições podem
ser realizadas até o dia 16 de abril, pelo site www.feevale.br/cursoseeventos.
Mais informações pelo telefone (51) 3586-8822.
...
SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR EM PIRACICABA...
O Salão Internacional de Humor de
Piracicaba realizará, no mês de agosto, sua 40ª edição. Os profissionais ou
amadores interessados em participar do evento devem realizar sua inscrição até
o dia 19 de julho. Cada artista pode enviar até três obras, com tema livre, nas
categorias: Cartum, Caricatura, Charge e Tiras H/Q. No total, a premiação do evento
soma R$ 43 mil, distribuídos entre as categorias.
O 40º Salão Internacional de Humor de
Piracicaba abre sua mostra no dia 24 de agosto, com visitações até o dia 20 de
outubro. O envio de trabalhos pode ser realizado através do site
www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br do evento. Mais informações podem ser
obtidas pelo e-mail contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3403-2615.
... COMUNICAÇÃO GLOBAL, CULTURA E
TECNOLOGIA NO CONGRESSO DA SOPCOM...
Está aberta a chamada de trabalhos para
o VIII Congresso da SOPCOM. O encontro acontece nos dias 17 e 18 de outubro, na
cidade de Lisboa, Portugal. Estão sendo admitidas propostas de diversas áreas
de estudos jornalísticos. O prazo para a submissão encerra-se em 30 de abril.
Realizado nas dependências da Escola
Superior de Comunicação Social, o Congresso tem como tema “Comunicação Global,
Cultura e Tecnologia”. O envio de propostas e as inscrições para o encontro
podem ser feitas no site http://www.sopcom2013.ipl.pt/ do evento.
... LIVRO NA INTERNET...
O livro
“Os Novos Escribas – O fenômeno do jornalismo sobre investigação no Brasil”, do
jornalista Solano Nascimento está disponível para download gratuito na internet. A obra,
publicada pela editora Arquipélago Editorial, acaba de ser lançada em e-book e pode ser baixada através do link http://www.arquipelagoeditorial.com.br/os-novos-escribas/.
A publicação, de autoria do professor da Universidade de
Brasília (UnB), trata sobre a realidade atual do jornalismo investigativo no
Brasil. Para abordar o tema, Nascimento observou a cobertura jornalística de
escândalos políticos em três das principais revistas do país. A pesquisa do
escritor baseou-se no período de redemocratização do Brasil, a partir das
eleições de 1989.
...
E CONCURSO PARA JORNALISTAS NO CREA-PR...
Conforme
já publicado pelo Jornal Intercom, o Conselho Regional de Engenharia e
Agronomia do Paraná (CREA-PR), em Curitiba, segue com inscrições abertas para o
concurso público de nível superior para os cargos de jornalista e web designer.
As inscrições podem ser realizadas até 25 de março,
através do site da
Fundatec, realizadora do concurso. A data provável de aplicação da prova é dia
21 de abril. Mais informações pelo telefone (51) 3320.1049.
|
NO
SUL, A DCS PARA...
|
... E NA PENSILVÂNIA, MARMOTA PODE SER CONDENADA À MORTE.
(Texto de Renata Takahashi, dsivulgado pelo Anda.com) -
Desde 1887 em Punxsutawney – Pensilvânia (EUA) –
todo dia 2 de fevereiro uma marmota é explorada para supostamente prever como
vai estar o tempo ao longo do ano. Trata-se de uma tradição local, chamada “Dia
da Marmota”. Não bastasse o absurdo da festa em sim, este ano uma marmota pode
ser sentenciada a pena de morte por ter errado a previsão, de acordo com
informações do site DN.
A acusação, totalmente descabida, é de
um procurador de Ohio, Michael Gmoser, que alega que se sentiu enganado pela
previsão da marmota Phil, que este ano teria previsto que a primavera estava
chegando.
Como manda a absurda tradição, Phil saiu
da toca e não viu a sua própria sombra, o que quer dizer, segundo
interpretações de especialistas em analisar o comportamento do animal, que o
fim do inverno estava próximo.
Mas Gmoser se queixa de que a previsão
não estava assim tão correta, alegando que a América continua com grandes
tempestades de neve. Ele considera que o crime de falsa previsão do início da
primavera atenta contra a paz e dignidade dos Estados Unidos. Por enganar as
pessoas, ele defende que a marmota Phil deve ser condenada à morte. Parece
piada, mas não é.
No texto da acusação, Gmoser teve a cara
de pau de escrever que a marmota Phil errou a previsão de propósito, “e com o
cálculo e a preparação prévia, para fazer as pessoas acreditarem que a
primavera chegaria em breve”.
Ele declarou à Agência Efe que decidiu
apresentar as acusações contra “Phil” depois que várias pessoas se disseram
decepcionadas com a previsão. Questionado se a condenação de morte não seria
exagerada, Gmoser disse que a marmota já vive presa em uma gaiola
perpetuamente. “Logo, qual outro castigo poderia ser aplicado a ela?”,
perguntou.
Gmoser disse ter recebido várias ligações de advogados se
oferecendo para defender a marmota sem custo algum. A boa notícia para a
marmota, de acordo com o G1, é que o promotor de Ohio não tem
jurisdição sobre o estado da Pensilvânia.
Já John Griffiths, o homem que toma
conta do animal há nove anos, não tem dúvidas de que a marmota é inocente. Ao
menos alguém com bom-senso. Além de ser impedida de viver como uma marmota,
livre na natureza, em contato com outras de sua espécie (as marmotas são
extremamente sociáveis), ela ainda pode ser morta por não atender as
expectativas e crendices humanas. Mais um grave atentado aos direitos animais.
Em Punxsutawney há o “Clube da Marmota”,
que supervisiona a ‘cerimônia’ à qual seus membros assistem usando fraque e
cartola. (Foto: AFP)
O “Dia da Marmota” atrai milhares de
pessoas a Punxsutawney, onde a tradição é bastante famosa. O filme Feitiço do
Tempo (1993), protagonizado por Bill Murray e Andie MacDowell, deu notoriedade
à festa. Mas, nos EUA, a data também é celebrada em Nova York, Carolina do
Norte e Geórgia. Outro país que segue a onda é o Canadá.
Obviamente, as previsões do roedor nem
sempre são corretas. Trata-se de uma crença humana, sem fundamentos
científicos. No ano passado, por exemplo, Phil “previu” mais seis semanas de
inverno, mas segundo as estatísticas oficiais, em fevereiro as temperaturas
foram mais altas do que o normal para a época, e houve o mais quente mês de
março em décadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário