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quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

REDES SOCIAIS: A ENCENAÇÃO SÉRIA DA VIDA


 
 
Que admirável novo mundo é este em que estamos vivendo. Estamos imersos em um oceano de dados e conhecimentos, de novos aparelhos e novidades tecnológicas que nunca estiveram tão disponíveis. A todo momento, surgem tecnologias revolucionárias, robôs, celulares, TVs com nomes complexos, engenhocas esquisitas, sites e sistemas que fazem tudo mudar radical e repentinamente.

Há tanta gente produzindo conteúdo nas mídias sociais e parece que a notícia mais compartilhada é sempre a pior e mais violenta. Por outro lado, é como se fossem permanentemente muito felizes, com fotos e seus filmes descolados, postados diariamente, e tudo virou uma grande bobeira.

 

A sociedade conectada confunde os limites da vida. Certa vez, uma amiga me contou a história da filha de um conhecido dela. Já era 11 horas da noite e a menina ainda estavaon-line no Facebook.

Enquanto o pai pedia à filha que desligasse o computador e fosse dormir, ela respondia: “Mas, pai, é que meia-noite já é meu aniversário e meus amigos vão fazer uma festa para mim pelas mídias sociais. Eles já começaram a puxar o parabéns, e, daqui a pouco, vão me mandar um monte de ícones de bolinho!”. Claro que naquele dia ele não resistiu e deixou a filha dormir mais tarde.

Nesse mundo em rede, podemos estar solitários, mas jamais estaremos sozinhos. São dezenas de amigos em seu Inbox, Messenger, Facebook, Twitter, Foursquare, Blog, Instagram, Pinterest. Na dualidade digital, pessoas criam identidades imaginárias, usam avatares e passam horas, dias e anos em uma existência paralela, com amigos virtuais em uma encenação séria da vida.

O mundo on-line parece um grande palco de teatro de espelhos, no qual o tímido se torna extrovertido, o calmo em visceral, o rude em romântico. A inconveniência da verdade é criar um alter ego digital acima da lei, viver uma vida paralela completamente diferente da real, que permite namorar em Paris, tomar um café com amigos virtuais em Roma, pular de paraquedas do Everest ou visitar uma praia de hedonismo no Caribe.

Todo mundo deseja uma vida perfeita, mesmo que seja virtual. Isso é reflexo da sociedade imediatista, que substitui o ser pelo ter. Além disso, hoje há a facilidade de conectar-se e a de cortar a conexão. Se você me incomoda, eu simplesmente tiro você do meu circuito.

Se temos a impressão de que os inventos ultramodernos servem só para um grande brincadeira de criança, o fato é que ainda somos crianças alegres que acabam de adentrar a época de maior compartilhamento da história da humanidade. Daqui a pouco cresceremos. Na era do compartilhamento é o momento de repensar as relações humanas e de realinhar a nós mesmos, os “indivíduos digitais”. (Gil Giardelli, CEO da Gaia Creative,. no Promoview)

 

PORQUE É IMPORTANTE CONHECER OS TERMOS DO FACEBOOK

A Media Education, empresa brasileira especializada em curadoria de conteúdo e promoção de conferências de comunicação digital, completa quatro anos de atuação. Para saber os planos da companhia para 2013, o Adnews conversou com João Pedro Braconi, diretor de planejamento da empresa. Além disso, também questionamos o executivo sobre o mercado digital atual.

Esperando duplicar seu faturamento para o ano que vem, a Media Education é responsável por eventos como o Curtindo o Facebook, que acontece dia 9 de novembro e trará o CEO do Social Bakers, Jan Rezab, para o Brasil. Braconi explica que a intenção da empresa é sempre apresentar “os melhores profissionais" para os eventos.

O desempenho brasileiro no mundo digital

Para Braconi, ainda há uma cultura de que quanto mais curtidas você tiver na página, melhor sua empresa estará representada na rede social de Mark Zuckerberg. Ledo engano. "Se alguém 'curte' uma página, não necessariamente essa pessoa se engajou com a causa apresentada. [...] É preferível ter algo consistente e de fato relevante, que gere comentários sobre o que está em pauta e não apenas um 'gostei', 'que legal', 'olha isso', e etc", explica.

A página da Kaiser, segundo Braconi, é um exemplo a ser seguido, pois faz um trabalho segmentado regionalmente.

A desatenção com os termos de páginas do Facebook

Criar uma página corporativa e acompanhar o boom do Facebook - que alcançou quase 46 milhões de usuários brasileiros, transformando o Brasil no segundo país em número de pessoas do site, segundo o Social Bakers - é o ideal, mas com cuidado. Existe um documento chamado “Termos de Páginas do Facebook”, que, infelizmente, poucos analistas de mídia social leem.

A rede social de Mark Zuckerberg está banindo páginas descuidadas e justificando tal ação “se apoiando nos seus termos de uso e responsabilidade”. Os principais erros, de acordo com Braconi, é criar páginas de perfil pessoal para empresas ou mesmo promover ações utilizando ferramentas como o "compartilhe" para premiar seguidores. "O que vai contra os termos de utilização do Facebook e que muitas vezes pode acarretar até em exclusão da página", analisa o executivo pós-graduado em Inteligência de Mercado pela Escola Superior de propaganda e Marketing (ESPM).

O objetivo do Faceboook com o “pente-fino” nas páginas irregulares, segundo o diretor da Media Education, é prezar a qualidade do site, evitando a perda de qualidade e usuários ao longo do tempo.  (Leonardo Araujo no Adnews)

ESPAÇO PARA ILUSTRADORES  CHAMA  A ATENÇÃO  DE DESIGNERS

Todos os meses, os quase cinco mil associados do maior clube de cervejas especiais do Brasil, o Have a Nice Beer, aguardam ansiosamente não só pelas garrafas da bebida, mas também pela revista que completa o kit. A publicação, cujo projeto gráfico é da diretora de arte Jacqueline Lemos, profissional de larga experiência nos mercados publicitário e editorial brasileiros, é um dos grandes diferenciais do clube, especialmente por causa das suas capas, sempre assinadas por um ilustrador.

“Procuramos artistas que possam criar uma boa capa, sejam eles experientes ou novos talentos. Basicamente, os critérios são: gostar de cerveja e querer fazer um trabalho diferente. Trabalhamos sempre com um briefing muito livre junto ao ilustrador, pois o que nos interessa quando fechamos a parceria é ter a interpretação mais livre e autoral possível sobre o nosso universo”, explica Rafael Borges, sócio-diretor do Have a Nice Beer.

Até agora, onze artistas já assinaram capas da revista do clube, entre eles: Adão Iturrusgarai, Marcelo Daldoce, Danylo Beiruth, Rodrigo Visca e Roberto Lautert. Para a surpresa do Have a Nice Beer, há alguns meses, o ilustrador italiano Francesco Poroli entrou em contato com o clube para colaborar.

“Ele viu nossas capas em um blog especializado em revistas e entrou em contato conosco para colaborar. Foi uma grata surpresa termos o reconhecimento de um ilustrador da Itália e mais legal ainda esse reconhecimento se transformar em vontade de trabalhar conosco numa edição da revista. Isso demonstra que o trabalho que temos feito tem muita qualidade”, comemora Borges.

A capa assinada por Francesco Poroli sairá na edição de dezembro e será, provavelmente, uma interpretação livre sobre o país de origem da cerveja que será entregue naquele mês. Os ilustradores interessados em colaborar podem entrar em contato com o Have a Nice Beer através do site do clube, onde todas as revistas podem ser lidas: www.haveanicebeer.com.br

Sobre o Have a Nice Beer

Criado em 2011 pelos sócios Pedro Meneghetti, Rafael Borges e Rodrigo Sztelzer, o Have a Nice Beer é o maior clube de cervejas especiais do Brasil. Tem  atualmente com mais de 4.700 associados espalhados por todo o país. A empresa, que nasceu em Porto Alegre (RS), está sediada em São Paulo e em menos de um ano de existência se tornou uma referência no mercado nacional. Todos os meses, o Have a Nice Beer entrega na casa de seus associados dois exemplares de duas das melhores cervejas do mundo juntamente com uma revista exclusiva que conta a história destas bebidas e traz diversas matérias sobre o “life style cervejeiro”. Site: www.haveanicebeer.com.br

20º CONGRESSO BRASILEIRO DE FONOAUDIOLOGIA


 O 20º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia será realizado, de 31 de outubro a 3 de novembro, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, no SHS, Quadra 06, Lote 01, Conjunto A, Setor Hoteleiro Sul, em Brasília/DF.


O evento, que já conta com mais de 2 mil fonoaudiólogos inscritos, terá como foco principal a gagueira, que atinge até 5% da população mundial, na proporção de quatro homens para cada mulher. No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas são afetadas pelo distúrbio.

Segundo a fonoaudióloga Ignês Maia Ribeiro, membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, apenas 1% da população mantém tal condição por toda a vida, sendo o atendimento precoce a melhor forma de combater a cronicidade.

As inscrições on-line serão acolhidas até o final do dia 26 de outubro. Após essa data, inscrições e pagamentos somente no local do evento. Mais informações: www.sbfa.org.br/fono2012/index.php 
 

SIMPÓSIO DE GEOESTATÍSTICA APLICADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS


Os organizadores do 3º Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias receberão, até 15 de dezembro, os resumos dos trabalhos que serão apresentados no evento.


As áreas que deverão ser contempladas pelos trabalhos são ciência do solo e da água, agricultura de precisão, gestão ambiental, manejo de culturas, sistema de informação geográfica e sensoriamento remoto, ciências florestais e zootecnia.

Realizado bianualmente desde 2009, o evento deverá ocorrer de 8 a 10 de maio de 2013, na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu.

Três pesquisadores europeus estarão entre os palestrantes: Annamaria Castrignanò, do Istituto Sperimentale Agrononomico di Bari, Itália; Maria João Pereira, do Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST), Portugal; e Amílcar de Oliveira Soares, também do IST. Detalhes: www.fca.unesp.br/sgea/ 
 

 MATERIAIS RECICLÁVEIS PARA A INDÚSTRIA

(Texto de Fernando Cunha, distribuído pela Agência FAPESP) Pesquisa em cooperação entre as empresas Plasmacro, do Brasil, e Casco, do Canadá, investiga processos inovadores para a reciclagem dos resíduos da produção de biodiesel e seu uso na indústria de material elétrico e outras aplicações.

As investigações estão sendo realizadas com apoio obtido por meio do acordo firmado entre a FAPESP e a International Science and Technology Partnerships Canada Inc (ISTPCanada).

Alguns resultados do projeto em andamento foram apresentados e discutidos com uma plateia de pesquisadores brasileiros e canadenses presentes ao primeiro simpósio da FAPESP Week 2012, em Toronto, Canadá, em 17 de outubro.

Os objetivos principais do projeto apoiado pelo acordo binacional são desenvolver processos para recuperação de resíduos da produção de biodiesel, usar o glicerol bruto – um desses resíduos – como um plastificante na indústria de papel e obter compostos de amidos termoplásticos com PVC reciclado para moldagem, por injeção, de material elétrico e também bioplásticos para fabricação de embalagens descartáveis de alimentos.

De acordo com Carlos Correa, da Plasmacro, o crescimento da produção de biodiesel – que passou de 404 mil metros cúbicos (m3) em 2007 para 2,7 milhões m3 em 2011 – ampliou a quantidade de glicerol obtida e as perspectivas de sua utilização na indústria.

Além das aplicações tradicionais em embalagens de medicamentos, amaciantes de fibras têxteis, fabricação de nitroglicerina, há novas aplicações possíveis, como a produção de ração animal, propeno para plásticos, aditivos anticongelantes para uso em radiadores de automóveis e outros.

Os objetivos da Casco são desenvolver tecnologias para obtenção de amido biomodificado. Segundo o gerente sênior, Andre Leclerc, a empresa procura desenvolver um novo nicho de mercado na área de biotecnologia para diversificar sua produção.

“Para isso, a Casco quer conseguir compostos com as proporções ideais de subprodutos do biodiesel e outros componentes para obter produtos finais com boa aparência, homogeneidade, boa absorção de umidade e deformação, estabilidade física e custo final competitivo”, disse Leclerc.

Outro desafio para o projeto é ampliar ao máximo o uso de glicerol bruto em compostos com PVC e outros termoplásticos. A atual capacidade global instalada para a produção de PVC está em torno de 47,5 milhões de toneladas métricas por ano e deve crescer para 59,1 milhões de toneladas métricas em 2020, segundo Correa.

“Apenas a Braskem está produzindo mais de 1 milhão de toneladas de resina de PVC por ano no Brasil e o setor da construção consome atualmente 75% da produção de todo o PVC no país. Esse índice vem crescendo diante de grandes incentivos existentes no Brasil”, disse.

Entre as aplicações estão muitos dos dispositivos elétricos exigidos pela nova regulamentação brasileira para o setor.

FAPESP Week 2012

Após o simpósio em Toronto, a FAPESP Week 2012 segue com eventos nos Estados Unidos: no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Cambridge (22/10); no Brazil Institute, ligado ao Woodrow Wilson International Center for Scholars, em Washington (23/10); e na Universidade de West Virginia, em Morgantown (24/10).

A programação inclui a exposição Brazilian Nature – Mistery and Destiny, sobre a biodiversidade brasileira. Em Toronto ela foi inaugurada em 17 de outubro e fica disponível até o dia 31 do mesmo mês. A mostra será exibida também no MIT e na Universidade de West Virginia.

No contexto das comemorações do 50º aniversário da FAPESP, a FAPESP Week 2012 é a segunda rodada internacional de encontros para promover a aproximação entre pesquisadores com produção destacada em suas áreas de atuação, discutir pesquisas em andamento e a elaboração de novos projetos cooperativos. A primeira edição do evento ocorreu em Washington, de 24 a 26 de outubro de 2011. Detalhes: www.fapesp.br/week2012/northamerica. 
 
1º CICICLO DE DEBATES MULHER E GÊNERO

Dias 29 a 31 de outubro, a Unesp, campus de Franca, promoverá o 1º Ciclo de Debates Mulher e Gênero. Com o tema  A violência contra a mulher, o evento é uma iniciativa do Grupo de Estudos Mulher e Gênero Margarida Alves, liderado pela professora Onilda Alves do Carmo, coordenadora do Conselho do Curso de Serviço Social.
Detalhes: http://www.unesp.br/noticia.php?artigo=9408 
 

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