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Há tanta gente produzindo conteúdo nas mídias
sociais e parece que a notícia mais compartilhada
é sempre a pior e mais violenta. Por outro lado, é como se fossem
permanentemente muito felizes, com fotos e seus filmes descolados, postados
diariamente, e tudo virou uma grande bobeira.
A sociedade conectada confunde os limites da
vida. Certa vez, uma amiga me contou a história da filha de um conhecido dela.
Já era 11 horas da noite e a menina ainda estavaon-line no Facebook.
Enquanto o pai
pedia à filha que desligasse o computador e fosse dormir, ela respondia: “Mas,
pai, é que meia-noite já é meu aniversário e meus amigos vão fazer uma festa
para mim pelas mídias sociais. Eles já começaram a puxar o parabéns, e, daqui a
pouco, vão me mandar um monte de ícones de bolinho!”. Claro que naquele dia ele
não resistiu e deixou a filha dormir mais tarde.
Nesse mundo em rede,
podemos estar solitários, mas jamais estaremos sozinhos. São dezenas de amigos
em seu Inbox, Messenger, Facebook, Twitter, Foursquare, Blog, Instagram,
Pinterest. Na dualidade digital, pessoas criam identidades imaginárias, usam
avatares e passam horas, dias e anos em uma existência paralela, com amigos
virtuais em uma encenação séria da vida.
O mundo on-line parece um
grande palco de teatro de espelhos, no qual o tímido se torna extrovertido, o
calmo em visceral, o rude em romântico. A inconveniência da verdade é criar
um alter ego digital acima
da lei, viver uma vida paralela completamente diferente da real, que permite
namorar em Paris, tomar um café com amigos virtuais em Roma, pular de
paraquedas do Everest ou visitar uma praia de hedonismo no Caribe.
Todo mundo deseja uma vida perfeita, mesmo que seja virtual. Isso é reflexo da sociedade imediatista, que substitui o ser pelo ter. Além disso, hoje há a facilidade de conectar-se e a de cortar a conexão. Se você me incomoda, eu simplesmente tiro você do meu circuito.
Se temos a impressão de que os inventos ultramodernos servem só para um grande brincadeira de criança, o fato é que ainda somos crianças alegres que acabam de adentrar a época de maior compartilhamento da história da humanidade. Daqui a pouco cresceremos. Na era do compartilhamento é o momento de repensar as relações humanas e de realinhar a nós mesmos, os “indivíduos digitais”. (Gil Giardelli, CEO da Gaia Creative,. no Promoview)
PORQUE É IMPORTANTE
CONHECER OS TERMOS DO FACEBOOK
A Media Education,
empresa brasileira especializada em curadoria de conteúdo e promoção de
conferências de comunicação digital, completa quatro anos de atuação. Para
saber os planos da companhia para 2013, o Adnews conversou com
João Pedro Braconi, diretor de planejamento da empresa. Além disso, também
questionamos o executivo sobre o mercado digital atual.
Esperando duplicar seu faturamento
para o ano que vem, a Media Education é responsável por eventos como o Curtindo o
Facebook, que acontece dia 9 de novembro e trará o CEO do Social Bakers,
Jan Rezab, para o Brasil. Braconi explica que a intenção da empresa é sempre
apresentar “os melhores profissionais" para os eventos.
O desempenho
brasileiro no mundo digital
Para Braconi, ainda há uma cultura
de que quanto mais curtidas você tiver na página, melhor sua empresa estará
representada na rede social de Mark Zuckerberg. Ledo engano. "Se alguém
'curte' uma página, não necessariamente essa pessoa se engajou com a causa
apresentada. [...] É preferível ter algo consistente e de fato relevante, que
gere comentários sobre o que está em pauta e não apenas um 'gostei', 'que
legal', 'olha isso', e etc", explica.
A página da Kaiser, segundo Braconi, é um
exemplo a ser seguido, pois faz um trabalho segmentado regionalmente.
A desatenção com os
termos de páginas do Facebook
Criar uma página corporativa e
acompanhar o boom do Facebook - que alcançou quase 46 milhões de
usuários brasileiros, transformando o Brasil no segundo país em número de
pessoas do site, segundo o Social Bakers - é o ideal, mas com cuidado. Existe
um documento chamado “Termos
de Páginas do Facebook”, que, infelizmente, poucos analistas de mídia
social leem.
A rede social de Mark Zuckerberg
está banindo páginas descuidadas e justificando tal ação “se apoiando nos seus
termos de uso e responsabilidade”. Os principais erros, de acordo com Braconi,
é criar páginas de perfil pessoal para empresas ou mesmo promover ações
utilizando ferramentas como o "compartilhe" para premiar seguidores.
"O que vai contra os termos de utilização do Facebook e que muitas vezes
pode acarretar até em exclusão da página", analisa o executivo
pós-graduado em Inteligência de Mercado pela Escola Superior de propaganda e
Marketing (ESPM).
O objetivo do Faceboook com o
“pente-fino” nas páginas irregulares, segundo o diretor da Media Education, é
prezar a qualidade do site, evitando a perda de qualidade e usuários ao longo
do tempo. (Leonardo Araujo no Adnews)
ESPAÇO
PARA ILUSTRADORES CHAMA A ATENÇÃO DE DESIGNERS
Todos os meses, os quase cinco mil
associados do maior clube de cervejas especiais do Brasil, o Have a Nice Beer, aguardam ansiosamente não só pelas garrafas da bebida, mas
também pela revista que completa o kit. A publicação, cujo projeto gráfico é da
diretora de arte Jacqueline Lemos, profissional de larga experiência nos
mercados publicitário e editorial brasileiros, é um dos grandes diferenciais do
clube, especialmente por causa das suas capas, sempre assinadas por um
ilustrador.
“Procuramos
artistas que possam criar uma boa capa, sejam eles experientes ou novos
talentos. Basicamente, os critérios são: gostar de cerveja e querer fazer um
trabalho diferente. Trabalhamos sempre com um briefing muito livre junto ao
ilustrador, pois o que nos interessa quando fechamos a parceria é ter a
interpretação mais livre e autoral possível sobre o nosso universo”, explica Rafael
Borges, sócio-diretor do Have a Nice Beer.
Até
agora, onze artistas já assinaram capas da revista do clube, entre eles: Adão
Iturrusgarai, Marcelo Daldoce, Danylo Beiruth, Rodrigo Visca e Roberto Lautert.
Para a surpresa do Have a Nice Beer, há alguns meses, o ilustrador italiano
Francesco Poroli entrou em contato com o clube para colaborar.
“Ele
viu nossas capas em um blog especializado em revistas e entrou em contato
conosco para colaborar. Foi uma grata surpresa termos o reconhecimento de um
ilustrador da Itália e mais legal ainda esse reconhecimento se transformar em
vontade de trabalhar conosco numa edição da revista. Isso demonstra que o
trabalho que temos feito tem muita qualidade”, comemora Borges.
A
capa assinada por Francesco Poroli sairá na edição de dezembro e será,
provavelmente, uma interpretação livre sobre o país de origem da cerveja que
será entregue naquele mês. Os ilustradores interessados em colaborar podem
entrar em contato com o Have a Nice Beer através do site do clube, onde todas as
revistas podem ser lidas: www.haveanicebeer.com.br
Sobre o
Have a Nice Beer
Criado
em 2011 pelos sócios Pedro Meneghetti, Rafael Borges e Rodrigo Sztelzer, o Have
a Nice Beer é o maior clube de cervejas especiais do Brasil. Tem atualmente com mais de 4.700 associados
espalhados por todo o país. A empresa, que nasceu em Porto Alegre (RS), está
sediada em São Paulo e em menos de um ano de existência se tornou uma
referência no mercado nacional. Todos os meses, o Have a Nice Beer entrega na
casa de seus associados dois exemplares de duas das melhores cervejas do mundo
juntamente com uma revista exclusiva que conta a história destas bebidas e traz
diversas matérias sobre o “life style cervejeiro”. Site: www.haveanicebeer.com.br
20º
CONGRESSO BRASILEIRO DE FONOAUDIOLOGIA
O 20º Congresso Brasileiro de
Fonoaudiologia será realizado, de 31 de outubro a 3 de novembro, no Centro de
Eventos e Convenções Brasil 21, no SHS, Quadra 06, Lote 01, Conjunto A, Setor
Hoteleiro Sul, em Brasília/DF.
O evento,
que já conta com mais de 2 mil fonoaudiólogos inscritos, terá como foco
principal a gagueira, que atinge até 5% da população mundial, na proporção de
quatro homens para cada mulher. No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas são
afetadas pelo distúrbio.
Segundo a
fonoaudióloga Ignês Maia Ribeiro, membro da Sociedade Brasileira de
Fonoaudiologia, apenas 1% da população mantém tal condição por toda a vida,
sendo o atendimento precoce a melhor forma de combater a cronicidade.
As
inscrições on-line serão acolhidas até o final do dia 26 de outubro. Após essa
data, inscrições e pagamentos somente no local do evento. Mais informações: www.sbfa.org.br/fono2012/index.php
SIMPÓSIO
DE GEOESTATÍSTICA APLICADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Os organizadores do 3º Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências
Agrárias receberão, até 15 de dezembro, os resumos dos trabalhos que serão
apresentados no evento.
As áreas
que deverão ser contempladas pelos trabalhos são ciência do solo e da água,
agricultura de precisão, gestão ambiental, manejo de culturas, sistema de
informação geográfica e sensoriamento remoto, ciências florestais e zootecnia.
Realizado
bianualmente desde 2009, o evento deverá ocorrer de 8 a 10 de maio de 2013, na
Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), da Universidade Estadual Paulista
(Unesp), campus de Botucatu.
Três
pesquisadores europeus estarão entre os palestrantes: Annamaria Castrignanò, do
Istituto Sperimentale Agrononomico di Bari, Itália; Maria João Pereira, do
Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST), Portugal; e Amílcar de Oliveira
Soares, também do IST. Detalhes: www.fca.unesp.br/sgea/
MATERIAIS RECICLÁVEIS PARA A INDÚSTRIA
(Texto de Fernando
Cunha, distribuído pela Agência FAPESP) – Pesquisa em cooperação entre
as empresas Plasmacro, do Brasil, e Casco, do Canadá, investiga processos
inovadores para a reciclagem dos resíduos da produção de biodiesel e seu uso na
indústria de material elétrico e outras aplicações.
As
investigações estão sendo realizadas com apoio obtido por meio do acordo firmado entre a FAPESP e a International
Science and Technology Partnerships Canada Inc (ISTPCanada).
Alguns
resultados do projeto em andamento foram apresentados e discutidos com uma
plateia de pesquisadores brasileiros e canadenses presentes ao primeiro
simpósio da FAPESP Week 2012, em Toronto, Canadá, em 17 de outubro.
Os
objetivos principais do projeto apoiado pelo acordo binacional são desenvolver
processos para recuperação de resíduos da produção de biodiesel, usar o
glicerol bruto – um desses resíduos – como um plastificante na indústria de
papel e obter compostos de amidos termoplásticos com PVC reciclado para
moldagem, por injeção, de material elétrico e também bioplásticos para
fabricação de embalagens descartáveis de alimentos.
De acordo
com Carlos Correa, da Plasmacro, o crescimento da produção de biodiesel – que
passou de 404 mil metros cúbicos (m3) em 2007 para 2,7 milhões m3 em 2011 –
ampliou a quantidade de glicerol obtida e as perspectivas de sua utilização na
indústria.
Além das
aplicações tradicionais em embalagens de medicamentos, amaciantes de fibras
têxteis, fabricação de nitroglicerina, há novas aplicações possíveis, como a
produção de ração animal, propeno para plásticos, aditivos anticongelantes para
uso em radiadores de automóveis e outros.
Os
objetivos da Casco são desenvolver tecnologias para obtenção de amido
biomodificado. Segundo o gerente sênior, Andre Leclerc, a empresa procura
desenvolver um novo nicho de mercado na área de biotecnologia para diversificar
sua produção.
“Para isso,
a Casco quer conseguir compostos com as proporções ideais de subprodutos do
biodiesel e outros componentes para obter produtos finais com boa aparência,
homogeneidade, boa absorção de umidade e deformação, estabilidade física e
custo final competitivo”, disse Leclerc.
Outro
desafio para o projeto é ampliar ao máximo o uso de glicerol bruto em compostos
com PVC e outros termoplásticos. A atual capacidade global instalada para a
produção de PVC está em torno de 47,5 milhões de toneladas métricas por ano e
deve crescer para 59,1 milhões de toneladas métricas em 2020, segundo Correa.
“Apenas a
Braskem está produzindo mais de 1 milhão de toneladas de resina de PVC por ano
no Brasil e o setor da construção consome atualmente 75% da produção de todo o
PVC no país. Esse índice vem crescendo diante de grandes incentivos existentes
no Brasil”, disse.
Entre as
aplicações estão muitos dos dispositivos elétricos exigidos pela nova
regulamentação brasileira para o setor.
FAPESP
Week 2012
Após o
simpósio em Toronto, a FAPESP Week 2012 segue com eventos nos Estados Unidos:
no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Cambridge (22/10); no
Brazil Institute, ligado ao Woodrow Wilson International Center for Scholars,
em Washington (23/10); e na Universidade de West Virginia, em Morgantown
(24/10).
A
programação inclui a exposição Brazilian
Nature – Mistery and Destiny, sobre a biodiversidade brasileira. Em Toronto
ela foi inaugurada em 17 de outubro e fica disponível até o dia 31 do mesmo
mês. A mostra será exibida também no MIT e na Universidade de West Virginia.
No contexto
das comemorações do 50º aniversário da FAPESP, a FAPESP Week 2012 é a segunda
rodada internacional de encontros para promover a aproximação entre
pesquisadores com produção destacada em suas áreas de atuação, discutir
pesquisas em andamento e a elaboração de novos projetos cooperativos. A
primeira edição do evento ocorreu em Washington, de 24 a 26 de outubro de 2011.
Detalhes: www.fapesp.br/week2012/northamerica.
1º CICICLO DE DEBATES MULHER E GÊNERO Dias 29 a 31 de outubro, a Unesp, campus de Franca, promoverá o 1º Ciclo de Debates Mulher e Gênero. Com o tema A violência contra a mulher, o evento é uma iniciativa do Grupo de Estudos Mulher e Gênero Margarida Alves, liderado pela professora Onilda Alves do Carmo, coordenadora do Conselho do Curso de Serviço Social.
Detalhes: http://www.unesp.br/noticia.php?artigo=9408
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