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terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

INVESTIMENTOS EM MÍDIA CRESCESCERAM


 
Os investimentos publicitários cresceram 7% em 2012 em relação a 2011, atingindo R$94,9 bilhões. Os dados são do Monitor Evolution, serviço do Ibope Media que monitora mensalmente os investimentos dos anunciantes, agências e as categorias de produtos veiculados nos principais meios de comunicação. O estudo, que é realizado em nove meios, tem como base a tabela de preços dos veículos. Em 2011, o aumento foi de 16%. “O aumento registrado em 2012 ficou de acordo com a economia do país”, alega Dora Câmara, diretora regional Brasil do Ibope Media.

O meio TV aberta é, novamente, o que recebe o maior volume de publicidade. Apesar do crescimento de 11% nos investimentos, que passam de R$46,3 bilhões em 2011 para R$51,2 bilhões, a participação do meio é praticamente a mesma, passou de 53% para 54%. O meio internet, que também aumentou sua participação chegando a 7%, teve um crescimento de 21%, passando de R$5,3 bilhões para R$6,5 bilhões.

Entre os mercados monitorados, mais uma vez, São Paulo foi a cidade que concentrou o maior volume de investimento publicitário, com R$26,5 bilhões.

O setor Comércio e Varejo continua ocupando o topo do ranking, com 21% do total investido, o que representa R$19,6 bilhões. A seguir aparece Serviços ao Consumidor (educação, hotelaria, serviços de saúde etc), com R$8,2 bilhões. O setor de Higiene Pessoal e Beleza permanece em terceiro lugar. Já Veículos, Peças e Acessórios, por sua vez, registrou uma queda de 8% nos investimentos, passando de R$8,1 bilhões para R$7,5 bilhões.


O setor de internet foi descontinuado a partir de 2012. Os investimentos antes reportados para este setor foram alocados nos setores de Mídia e/ou Serviços de Telecomunicações. A base de investimento publicitário reportado para estes setores em 2012 não é a mesma de 2011.




O maior anunciante continua sendo as Casas Bahia, que em 2012 investiu R$3,5 bilhões em publicidade. A seguir vem a Unilever, que manteve a segunda posição. Em terceiro lugar aparece a Caixa Econômica Federal, que saltou de R$1 bilhão em investimentos em 2011 para R$ 1,6 bilhão em 2012. Outro destaque fica para a Vivo, que era o 13º colocado em 2011 e agora ocupa a 6ª posição.




No ranking das agências, a Young & Rubicam manteve a primeira posição, movimentando R$6,9 bilhões do total dos investimentos publicitários de 2012. Em seguida aparece a AlmapBBDO, com R$3,3 bilhões, e a Ogilvy e Mather Brasil, com uma verba de R$3,2 bilhões. A ordem das três primeiras colocadas se manteve em relação a 2011.



Metodologia



Monitor Evolution é um software que possibilita o monitoramento dos principais veículos brasileiros, permitindo analisar estratégica e taticamente o movimento da concorrência em relação a sazonalidade, priorização de mercados, rentabilidade, share of voice (SOV), share of spending (SOS), participação.


Tem cobertura nacional: 38 mercados de TV aberta, 39 canais de TV por assinatura, 8 mercados de rádio, 250 títulos de revista, 24 mercados com 64 títulos de jornal,  30 mercados de outdoor, 11 mercados com 564 salas de cinema, 6 portais de internet e 10 mercados com 5 exibidoras de mobiliário urbano.




Sobre o Ibope Media




Maior empresa latinoamericana de pesquisa de mídia, o Ibope Media é especialista nas soluções de audiência e monitoramento de meios de comunicação, estudos sobre hábitos e atitudes dos consumidores e serviços analíticos para apoiar decisões de negócios de mídia. Possui operações em 15 países da América Latina e um escritório comercial em Miami.

O Ibope Media tem parceria com as duas maiores empresas globais de pesquisa de mercado: Kantar Group e Nielsen Company
(Fontes: Joice Coletti e Taís Bahov – Comunicação Institucional Ibope | Ana Chaib, Michel Matsumoto e Rose Guirro – Ketchum | Portal da Propaganda)

 

PRÊMIOS DE MEDICINA E JORNALISMO

 

Em sua 19ª edição, os Prêmios Abramge de Medicina e Jornalismo Domingos de Lucca Junior têm como tema “Doenças Mentais e Emocionais – Causas, Diagnósticos, Tratamentos e Orientação para População”. De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria, cerca de 9% da população brasileira é acometida por algum tipo de doença mental grave, e por volta de 12,6% das crianças apresentam sintomas de transtornos mentais importantes. E mais, aproximadamente 10% dos brasileiros têm depressão, sendo que destes, mais de 80% podem melhorar se receberem o tratamento adequado.

 

A Organização Mundial de Saúde alerta que 450 milhões de pessoas sofrem ou sofrerão de problemas mentais, neurológicos ou comportamentais ao longo da vida e por volta de 20% das crianças e adolescentes terão problemas de saúde mental. Ainda de acordo com a OMS, 154 milhões de pessoas no mundo desenvolveram depressão e cerca de 1% da população mundial tem esquizofrenia.

 

Os participantes da premiação devem ser jornalistas de mídia impressa ou médicos. As reportagens sobre o tema escolhido deverão ter sido publicadas entre 6 de outubro de 2012 e 4 de outubro de 2013. Os médicos concorrem com trabalhos inéditos sobre o mesmo assunto – Doenças Mentais e Emocionais – Causas, Diagnósticos, Tratamentos e Orientação para População. A comissão julgadora dos Prêmios será constituída de cinco membros em cada uma das categorias.

 

“O objetivo dos Prêmios Abramge é estimular médicos e jornalistas a promoverem informação sobre saúde, seja na área científica, ou na mídia impressa esclarecendo o público em geral”, diz o presidente da Abramge, Arlindo de Almeida. Os prêmios para os vencedores compreendem R$ 15.000 (brutos); além de troféu de autoria da artista plástica Anita Kaufman e diploma, para os médicos. E a quantia de R$ 10.000 (brutos), mais troféu e diploma, para os jornalistas.

 

Os profissionais de imprensa e de saúde devem seguir formas de apresentação pré-estabelecidas no regulamento do Prêmio. Os candidatos precisam enviar ficha de inscrição e outros documentos. Confira os detalhes do Regulamento em http://www.abramge.com.br/Premios.aspx?itIndice=3

 

OLHA O CONGRESSO AÍ, GENTE!


 

Nada mais pertinente pra se escrever nesta semana que um artigo com esse título. Mas é que, de fato, o assunto a tratar pode assim ser resumido.

Há muito que o enredo domarketing promocional precisava de um “grito” ou um “barulho” que mexesse com as estruturas e nos unisse num só lugar, numa só concentração, com uma só camisa.

 

Entre idas e vindas, a gente começou a cantar nosso enredo já no Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, onde nosso patrono Zé Victor Oliva e o nosso presidente Kito Mansano alardearam que vinha samba novo por aí. E veio mesmo!

Numa reunião histórica no WTC, que contou com a presença de cerca de 100 pessoas entre representantes de agências de quase todo País, em especial, é claro, todas as grandes agências de São Paulo, a diretoria da Ampro Nacional e de seus Capítulos e regionais, pessoal do WTC e convidados, por unanimidade, ficou decidido o nosso mais importante enredo de 2013, o décimo Congresso Brasileiro de Live Marketing, vai ser posto na rua, ou melhor, vai acontecer.

Vai ter bloco adversário chiando, gente dizendo que a bateria vai perder o compasso, que é tudo “fantasia” da gente, que tudo não vai passar de “alegoria”, que vamos atravessar… Mas não mesmo! Nossa “evolução” é inquestionável, já subimos pro grupo de elite faz tempo e só faltava mesmo o enredo especial. E ele aqui está.

Nos dias 29 e 30/07, o mercado das agências, clientes, profissionais, fornecedores, estudantes de professores de Comunicação, especialmente de Live Marketing, tem um encontro marcado na passarela, digo, WTC, em São Paulo, para um momento histórico, um divisor de águas, onde o mercado vai tratar seus temas mais relevantes e importantes (serão as agências e clientes os responsáveis pelo conteúdo a ser tratado).

Ah!, que maravilha! O Promoview vai estar lá, como sempre, claro, cobrindo e informando tudo que acontecer. Afinal, só quem tem Promo no DNA e no nome, vai entender a “harmonia” e o “conjunto” do nosso bloco melhor que ninguém.

Eu estarei lá, vestido a caráter, com as vestes dos Promocitários, conversando, ouvindo e falando, cantando o nosso mais forte refrão: Eu quero é botar meu bloco na rua, brincar, botar pra gemer. Eu quero é botar meu bloco na rua, gingar pra dar e vender… Em especial, marcas produtos e serviços como só quem é do nosso bloco é capaz de fazer.

Portanto, preparem as camisetas (ou abadás, como quiserem), afinem os tamborins, preparem o gogó, preparem as letras que vão cantar. E venham com a gente.

Olha o Congresso aí, gente. Chora… Ah!, chora quem quiser chorar. Porque a gente tá chegando pra fazer o nosso Carnaval, com um enredo especial. Ah! E Ao Vivo!. (Tony Coelho no Promoview)

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