Para quem
é minimamente familiarizado com o universo do marketing, o que vou falar agora
não é nenhum segredo. Raras são as agências de publicidade que tem a
oportunidade de trabalhar em sinergia com as empresas de pesquisa e
inteligência de mercado. Por quê? Talvez eu saiba parte das respostas depois de
dois anos dedicados à pesquisa, após outros dez trabalhados como criativo em
grandes agências de publicidade.
Faço
uma pergunta aberta aos publicitários: quantas foram as vezes que vocês
receberam um briefing com dados de pesquisa completos sobre o setor em questão?
Eu posso responder por mim: TRÊS vezes.
Outra
pergunta chave: quantas vezes vocês tiveram uma campanha "gongada" na
pesquisa de pré-teste ou teste de conceito? Mais uma vez respondo por
experiência própria: CENTENAS.
A
partir daqui fica fácil entender o porquê essas duas áreas não se bicam. É
claro, a agência pensa "lá vem aqueles ‘caras’ que derrubam dois meses do
meu trabalho", enquanto que a outra parte pensa "olha lá os ‘caras’
que nunca seguem o que falamos."
Desde
que migrei da publicidade para a pesquisa venho tentando mudar esse panorama, e
por tudo o que ocorreu ao longo de 2012 posso dizer que estamos no caminho
certo. É claro que a grande maioria dos nossos parceiros ainda são os clientes
finais, mas também estamos atendendo algumas agências. E a cada dia mais.
Existe
uma lógica muito clara neste processo de aproximação, que é a percepção de
ambos os lados de que somos ferramentas complementares do marketing. Ou, para
sair da teoria, quem paga nosso salário, ao final de cada mês, são as mesmas
pessoas.
Todas
as agências que perceberem que fazer pesquisa antes de planejar/criar ajuda no
sucesso da sua campanha lá na frente, vão economizar com essa brincadeira. Só o
que estou querendo dizer é que criar subsidiado de informações sobre o seu
público-alvo ajuda e muito no processo de planejamento e criação de uma
campanha.
Cada
profissional tem o seu método de chegar a um raciocínio interessante para a marca
a qual está se dedicando. Ocorre que muito do que é pensado ali, sai da cabeça
de um ou dois profissionais que, ainda que sejam brilhantes, tem todo um modo
de pensar pessoal. Não é porque um profissional toma Coca-cola que ele
necessariamente reflete o pensamento da maioria dos bebedores de Coca-Cola e,
ao imaginar isso, acaba criando uma campanha pra ele mesmo.
É
nessa acepção que faz sentido a pesquisa de mercado para publicitários, não
tendo de maneira nenhuma a intenção de acabar com o "insight",
com a criatividade, mas sim direcionar o brilhantismo desses profissionais e
dar a eles subsídio, fomento para que possam criar campanhas cada vez mais
direcionadas.
Como
forças fundamentais e complementares, espero que, cada vez mais, possamos nos
unir pelo bem comum do maior interessado para ambos os lados: as marcas para
quem trabalhamos.
Um
abraço a todos os amigos publicitários por seu dia. Saibam que 71% dos
profissionais de pesquisa gostam de vocês.(Texto de Davi
Bertoncello, Sócio-Diretor Executivo da Hello Research, agência de inteligência
de mercado integrante do maior grupo brasileiro de pesquisa focado em coleta de
dados face a face. Contato: davi@helloresearch.com.br.)
50 MOTIVOS PARA NÃO SE CASAR COM UM PUBLICITÁRIO...
1. Há milhões e milhões de publicitários no mundo;
2. São egoístas e egocêntricos;
3. Todos tem salários baixos;
4. Não aceitam críticas (recebem mas não as entendem);
5. Se odeiam entre sí;
6. Não sabem contar;
7. Não sabem trocar nem uma lâmpada sem procurar um tutorial no Google antes;
8. Gostam de ver créditos finais e cenas cortadas de filmes;
9. Não deixam você decorar a sua casa;
10. Tudo é um grande brainstorm;
11. Você nunca saberá se os documentos e credenciais são reais ou adulterados;
12. Editam suas próprias fotos;
13. Colecionam revistas e qualquer coisa que tenha fotos no banheiro;
14. Idolatram pessoas totalmente desconhecidas como Banksy, Sagmeister, Basquiat, Paul Rand, entre outros;
15. Tiram fotos de tudo o tempo todo para postar no Facebook;
16. Acham que tudo pode ser resolvido com um bom briefing;
17. Tudo é justificado a esquerda, direita e centro, pelo menos quando estão atrasados;
18. Todos odeiam fonte Comic Sans e amam Helvetica;
19. Tomam bebidas de qualquer espécie só porque gostam da embalagem;
20. Roubam placas na rua para futuras referências;
21. Roubam cartazes de shows e eventos e te fazem passar vergonha;
22. Amam tênis com cores bizarras;
23. Usam All Star com roupa social e acham o máximo. Cuidado, ele pode usar isso no casamento;
24. Tem sempre cheiro de café e tinta de caneta nas mãos;
25. Ficam irritados com as palavras: bonito, feio e artista;
26. Precisam consultar o Pantone antes de se vestir para saber a combinação correta e causar um contraste harmonioso entre as peças;
27. Odeiam Office (Word, Excel, PowerPoint);
28. Acham que podem salvar o mundo com uma boa campanha;
29. Sempre acham que sabem de tudo o tempo todo;
30. Gostam de bandas de lugares remotos do mundo que nem existem ainda e só eles conhecem;
31. Ficam repetindo durante dias, meses e até anos, os bordões e piadas dos vídeos que vêem no Youtube;
32. Lêem quadrinhos de super-heróis e séries gigantescas de literatura infanto-juvenil;
33. Gastam horas incontáveis em seus espaços, rindo sozinhos, na frente do computador;
34. Sua vida social depende dos seus amigos também publicitários ou designers ou jornalistas ou membros de uma banda ruim que tiveram na adolescência;
35. A maioria é viciada em tecnologia, ou seja, boa parte do dinheiro de vocês vai parar na Apple Store;
36. Só usam camisetas da Threadless com estampas fofinhas ou alguma brincadeira sobre algo atual ou retrô;
37. Tem suas lojas preferidas escolhidas pela filosofia da marca;
38. Se transformam em psicopatas quando você diz que publicidade é só fazer comercial;
39. Começam a rir sozinho quando tem um insight de como executar um job;
40. Fumam maconha;
41. Sempre dizem que podem superar o trabalho dos outros;
42. Todos são, já foram ou cogitarão ser DJs pelo menos uma vez na vida;
43. Costumam vender tudo que compram. Livros, revistas, canetas, camisetas… Cuidado, você pode estar à venda;
44. Todos tem personalidade e paladar infantis;
45. Assistem desenhos animados;
46. Gostam de mudar de cidade, estado e país o tempo todo;
47. Quando trabalham retocando fotos de modelos ficam comparando mentalmente com você;
48. São obcecados por documentários e séries de tv sobre ETs, zumbis e monstros em geral;
49. Fumam o cigarro que tiver o design da carteira mais bonitinho;
50. Tenha sempre um bom sonho, porque eles trabalham de madrugada.
Eai quer achar motivos para casar com um agora?
...
E 12 MOTIVOS PARA VOCÊ SE CASAR
1 – Como para ele a embalagem é importante, vai estar sempre bonito, perfumado e arrumado.
2 – Ele conhece estratégias de marketing pessoal, logo, seus amigos vão aprová-lo e gostar da companhia dele.
3 – A profissão exige que se tenha um conhecimento geral do mundo, logo, ele sempre terá assunto para uma boa conversa.
4 – Publicitário tem que ralar muito para ser alguém na vida… Logo, ele vai trabalhar tanto que só terá tempo de ter olhos para você.
5 – Um filme com ele não será só um filme. Será toda uma análise da fotografia, trilha sonora, efeitos especiais… Uma aula.
6 – Ver comerciais na TV nunca será tão divertido. Com o tempo você aprenderá a ver beleza nessas coisas. Inclusive em guia eleitoral gratuito.
7 – Ele tem contatos no mundo da mídia e dos eventos. Logo, deixe que ele pense nos detalhes da festa de casamento. É sucesso garantido.
8 – Os melhores momentos da vida a dois serão registrados em lindas fotografias em plano médio, americano, principal; além de todas as suas espinhas e olheiras sumirem magicamente no Photoshop.
9 – Os nomes de seus filhos serão escolhidos por significado, combinação com sobrenome, boa sonoridade…
10 – Como boas comunicólogos, adoram se comunicar e fazem isso com esmero. Vão te deixar a par de tudo e a vida delas é um livro aberto.
11 – Têm boa capacidade de negociação. Eles vão negociar fácil com você a viagem do fim de semana, levar as crianças na escola, pagar as contas no banco.
12 – Sua casa será extremamente bonita e organizada. O senso artístico de design estende-se à disposição, cores e modelos de mobília. ( Vitor Alves, no Mídia Publicitária)
O PLANO DE SAÚDE E
O TRATAMENTO NO ROL DA ANS
Foi
proferida decisão liminar pela 23ª Vara Cível do Foro Central (ainda não
publicada em diário oficial) obrigando o convênio médico Porto Seguro a
custear procedimento cirúrgico a paciente com problemas cardíacos.
O paciente, no caso consumidor, deu
entrado no hospital com quadro de dor precordial e insuficiência cardíaca
descompassada com necessidade de uso de drogas vasoativas. Com 83 anos, o
paciente tem antecedente de infarto agudo do miocárdio e possui miocardiopatia
isquêmica com fração de ejeção abaixo de 30%, apresentando episódios de
taquicardia ventricular, além de dissincronia ventricular documentada.
Em razão da existência de elevado risco
de morte súbita, foi indicada, através de um médico especialista, a realização
dos seguintes procedimentos: 1- implante de estimulador cardíaco multisitio –
30904064; 2- Implante de desfribilador interno – 30904021; 3 – Dissecação
Venosa – 30913098 – 4- Implante de cateter venoso central – 30913012.
Entretanto, mesmo sendo o paciente uma
pessoa idosa e sendo a moléstia em questão acobertada pelo plano de saúde, foi
negada a autorização para realização do procedimento sob a alegação de que não
havia cobertura porque não estaria incluído no rol da ANS.
Entretanto, a advogada especializada em
direito do consumidor, Viviane Flores, da Ragazzi Advocacia e Consultoria,
explica que a juíza entendeu que não havia razão jurídica alguma que amparasse
a negativa do Plano de Saúde, uma vez que o tratamento de doença cardíaca é
procedimento coberto por qualquer contrato de prestação de serviço
médico-hospitalares, por mais simples que seja, principalmente quando há
cobertura para internação hospitalar (artigo 12, inciso II da Lei 9.656/98).
A juíza considerou ainda que havia risco
em caso de se adiar a demora da decisão. “O médico responsável pelo atendimento
do paciente havia sido muito claro no sentido de alertar que o procedimento
indicado se fazia necessário para afastar o elevado risco de morte súbita”,
destaca a advogada.
Em razão disso, em caráter liminar
determinou ao plano de saúde que arque com o pagamento das despesas relativas
ao tratamento médico hospitalar, bem como arque com o valor de todos os
materiais necessários, conforme relatório apresentado pelo médico.m(Texto de Viviane Flores, advogada formada pela
UNICSUL). Milita na área do direito civil, no segmento da Responsabilidade
Civil, com enfoque na atuação de demandas judiciais que envolvam relação de
consumo. É responsável pelas áreas de Direito Civil e Direito do Consumidor da
Ragazzi Advocacia e Consultoria. A Ragazzi Advocacia e Consultoria fornece informações e
patrocínio de interesses, com estudo continuo de formas legais aplicáveis a
cada caso, objetivando resultados plenos e satisfatórios. O escritório, que em
2011 completou dez anos, nasceu do sonho de um jovem advogado. Hoje, possui
diversos profissionais das mais variadas áreas do direito, todos dedicados e
engajados na tarefa de oferecer assessoria jurídica com o máximo de qualidade e
responsabilidade. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.ragazzi.adv.br
PARA OS EVENTOS PERDEREM A GRAÇA
As modelos e promotoras ajudam a embelezar os grandes
eventos, sejam eles esportivos ou feiras de negócios, congressos, entre
outros, atendendo com simpatia e trazendo informações importantes
para o público.
Mas, para a
ministra da Igualdade da Bélgica, Joelle Milquet, a coisa não
funciona bem assim, e ela propõe o fim da presença de belas mulheres
e rapazes para fins promocionais.
Se a regra for
aprovada pelo parlamento belga, as feiras no país possivelmente perderão o interesse
de boa parte do público, especialmente nos eventos motociclísticos.
Abertas as inscrições para os interessados em participar de um desafio de robótica aplicada promovida pela empresa XBot. O objetivo é premiar as propostas de aplicações robóticas com o uso de plataformas da XBot que apresentem soluções para os problemas do dia a dia.
A
participação é aberta a pessoas físicas e equipes com até três pessoas. Os
interessados devem enviar um documento no formato de artigo, de três páginas,
para o e-maildesafio@xbot.com.br até 15 de março. As inscrições são
gratuitas.
Uma
comissão avaliará a viabilidade técnica e econômica da proposta, a
aplicabilidade, a inovação e a funcionalidade do protótipo.
O primeiro
colocado receberá um tablet e placas de premiação. Não há limite de idade para
a inscrição, mas o desafio é voltado principalmente para estudantes,
empreendedores, usuários de tecnologia e desenvolvedores autônomos. Cada
participante (ou grupo) pode concorrer com quantas propostas de aplicativos
quiser. Detalhes: www.xbot.com.br/desafio
18º
CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABOPREV
Inclusão social e epidemiologia da
saúde bucal são alguns dos temas que serão debatidos no Congresso Internacional
da Associação Brasileira de Odontologia de Promoção de Saúde (Aboprev), que
ocorrerá em Bauru, no interior de São Paulo, entre 11 e 13 de abril.
Os
pesquisadores e trabalhadores em serviços de saúde interessados em participar
do congresso devem enviar resumos de seus trabalhos para apresentação na forma
de painéis. Os trabalhos serão organizados em duas categorias: “Experiências
exitosas em saúde coletiva” e “Pesquisa em promoção de saúde bucal”.
As
inscrições vão até o dia 18 de fevereiro. Os resumos dos trabalhos aprovados
serão publicados em um suplemento especial da versão eletrônica do Journal of Applied Oral Science.
Promovido
pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) de Bauru, além
da Aboprev, o congresso deste ano tem como tema “Equidade, inclusão social e
promoção de saúde: grandes desafios”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário