Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O YIN-YANG DO UNIVERSO DO MARKETING


 

Para quem é minimamente familiarizado com o universo do marketing, o que vou falar agora não é nenhum segredo. Raras são as agências de publicidade que tem a oportunidade de trabalhar em sinergia com as empresas de pesquisa e inteligência de mercado. Por quê? Talvez eu saiba parte das respostas depois de dois anos dedicados à pesquisa, após outros dez trabalhados como criativo em grandes agências de publicidade.


Faço uma pergunta aberta aos publicitários: quantas foram as vezes que vocês receberam um briefing com dados de pesquisa completos sobre o setor em questão? Eu posso responder por mim: TRÊS vezes.

Outra pergunta chave: quantas vezes vocês tiveram uma campanha "gongada" na pesquisa de pré-teste ou teste de conceito? Mais uma vez respondo por experiência própria: CENTENAS.

A partir daqui fica fácil entender o porquê essas duas áreas não se bicam. É claro, a agência pensa "lá vem aqueles ‘caras’ que derrubam dois meses do meu trabalho", enquanto que a outra parte pensa "olha lá os ‘caras’ que nunca seguem o que falamos."

Desde que migrei da publicidade para a pesquisa venho tentando mudar esse panorama, e por tudo o que ocorreu ao longo de 2012 posso dizer que estamos no caminho certo. É claro que a grande maioria dos nossos parceiros ainda são os clientes finais, mas também estamos atendendo algumas agências. E a cada dia mais.

Existe uma lógica muito clara neste processo de aproximação, que é a percepção de ambos os lados de que somos ferramentas complementares do marketing. Ou, para sair da teoria, quem paga nosso salário, ao final de cada mês, são as mesmas pessoas.

Todas as agências que perceberem que fazer pesquisa antes de planejar/criar ajuda no sucesso da sua campanha lá na frente, vão economizar com essa brincadeira. Só o que estou querendo dizer é que criar subsidiado de informações sobre o seu público-alvo ajuda e muito no processo de planejamento e criação de uma campanha.

Cada profissional tem o seu método de chegar a um raciocínio interessante para a marca a qual está se dedicando. Ocorre que muito do que é pensado ali, sai da cabeça de um ou dois profissionais que, ainda que sejam brilhantes, tem todo um modo de pensar pessoal. Não é porque um profissional toma Coca-cola que ele necessariamente reflete o pensamento da maioria dos bebedores de Coca-Cola e, ao imaginar isso, acaba criando uma campanha pra ele mesmo.

É nessa acepção que faz sentido a pesquisa de mercado para publicitários, não tendo de maneira nenhuma a intenção de acabar com o "insight", com a criatividade, mas sim direcionar o brilhantismo desses profissionais e dar a eles subsídio, fomento para que possam criar campanhas cada vez mais direcionadas.

Como forças fundamentais e complementares, espero que, cada vez mais, possamos nos unir pelo bem comum do maior interessado para ambos os lados: as marcas para quem trabalhamos.

Um abraço a todos os amigos publicitários por seu dia. Saibam que 71% dos profissionais de pesquisa gostam de vocês.(Texto de Davi Bertoncello, Sócio-Diretor Executivo da Hello Research, agência de inteligência de mercado integrante do maior grupo brasileiro de pesquisa focado em coleta de dados face a face. Contato: davi@helloresearch.com.br.)

50 MOTIVOS PARA NÃO SE CASAR COM UM PUBLICITÁRIO...


1. Há milhões e milhões de publicitários no mundo;
2. São egoístas e egocêntricos;
3. Todos tem salários baixos;
4. Não aceitam críticas (recebem mas não as entendem);
5. Se odeiam entre sí;
6. Não sabem contar;
7. Não sabem trocar nem uma lâmpada sem procurar um tutorial no Google antes;
8. Gostam de ver créditos finais e cenas cortadas de filmes;
9. Não deixam você decorar a sua casa;
10. Tudo é um grande brainstorm;
11. Você nunca saberá se os documentos e credenciais são reais ou adulterados;
12. Editam suas próprias fotos;
13. Colecionam revistas e qualquer coisa que tenha fotos no banheiro;
14. Idolatram pessoas totalmente desconhecidas como Banksy, Sagmeister, Basquiat, Paul Rand, entre outros;
15. Tiram fotos de tudo o tempo todo para postar no Facebook;
16. Acham que tudo pode ser resolvido com um bom briefing;
17. Tudo é justificado a esquerda, direita e centro, pelo menos quando estão atrasados;
18. Todos odeiam fonte Comic Sans e amam Helvetica;
19. Tomam bebidas de qualquer espécie só porque gostam da embalagem;
20. Roubam placas na rua para futuras referências;
21. Roubam cartazes de shows e eventos e te fazem passar vergonha;
22. Amam tênis com cores bizarras;
23. Usam All Star com roupa social e acham o máximo. Cuidado, ele pode usar isso no casamento;
24. Tem sempre cheiro de café e tinta de caneta nas mãos;
25. Ficam irritados com as palavras: bonito, feio e artista;
26. Precisam consultar o Pantone antes de se vestir para saber a combinação correta e causar um contraste harmonioso entre as peças;
27. Odeiam Office (Word, Excel, PowerPoint);
28. Acham que podem salvar o mundo com uma boa campanha;
29. Sempre acham que sabem de tudo o tempo todo;
30. Gostam de bandas de lugares remotos do mundo que nem existem ainda e só eles conhecem;
31. Ficam repetindo durante dias, meses e até anos, os bordões e piadas dos vídeos que vêem no Youtube;
32. Lêem quadrinhos de super-heróis e séries gigantescas de literatura infanto-juvenil;
33. Gastam horas incontáveis em seus espaços, rindo sozinhos, na frente do computador;
34. Sua vida social depende dos seus amigos também publicitários ou designers ou jornalistas ou membros de uma banda ruim que tiveram na adolescência;
35. A maioria é viciada em tecnologia, ou seja, boa parte do dinheiro de vocês vai parar na Apple Store;
36. Só usam camisetas da Threadless com estampas fofinhas ou alguma brincadeira sobre algo atual ou retrô;
37. Tem suas lojas preferidas escolhidas pela filosofia da marca;
38. Se transformam em psicopatas quando você diz que publicidade é só fazer comercial;
39. Começam a rir sozinho quando tem um insight de como executar um job;
40. Fumam maconha;
41. Sempre dizem que podem superar o trabalho dos outros;
42. Todos são, já foram ou cogitarão ser DJs pelo menos uma vez na vida;
43. Costumam vender tudo que compram. Livros, revistas, canetas, camisetas… Cuidado, você pode estar à venda;
44. Todos tem personalidade e paladar infantis;
45. Assistem desenhos animados;
46. Gostam de mudar de cidade, estado e país o tempo todo;
47. Quando trabalham retocando fotos de modelos ficam comparando mentalmente com você;
48. São obcecados por documentários e séries de tv sobre ETs, zumbis e monstros em geral;
49. Fumam o cigarro que tiver o design da carteira mais bonitinho;
50. Tenha sempre um bom sonho, porque eles trabalham de madrugada.


Eai quer achar motivos para casar com um agora?

... E 12 MOTIVOS PARA VOCÊ SE CASAR

1 – Como para ele a embalagem é importante, vai estar sempre bonito, perfumado e arrumado.

2 – Ele conhece estratégias de marketing pessoal, logo, seus amigos vão aprová-lo e gostar da companhia dele.

3 – A profissão exige que se tenha um conhecimento geral do mundo, logo, ele sempre terá assunto para uma boa conversa.

4 – Publicitário tem que ralar muito para ser alguém na vida… Logo, ele vai trabalhar tanto que só terá tempo de ter olhos para você.

5 – Um filme com ele não será só um filme. Será toda uma análise da fotografia, trilha sonora, efeitos especiais… Uma aula.

6 – Ver comerciais na TV nunca será tão divertido. Com o tempo você aprenderá a ver beleza nessas coisas. Inclusive em guia eleitoral gratuito.

7 – Ele tem contatos no mundo da mídia e dos eventos. Logo, deixe que ele pense nos detalhes da festa de casamento. É sucesso garantido.

8
– Os melhores momentos da vida a dois serão registrados em lindas fotografias em plano médio, americano, principal; além de todas as suas espinhas e olheiras sumirem magicamente no Photoshop.

9
– Os nomes de seus filhos serão escolhidos por significado, combinação com sobrenome, boa sonoridade…


10 – Como boas comunicólogos, adoram se comunicar e fazem isso com esmero. Vão te deixar a par de tudo e a vida delas é um livro aberto.

11
– Têm boa capacidade de negociação. Eles vão negociar fácil com você a viagem do fim de semana, levar as crianças na escola, pagar as contas no banco.


12 – Sua casa será extremamente bonita e organizada. O senso artístico de design estende-se à disposição, cores e modelos de mobília. ( Vitor Alves, no Mídia Publicitária)

 

O PLANO DE SAÚDE E O TRATAMENTO NO ROL DA ANS

 

Foi proferida decisão liminar pela 23ª Vara Cível do Foro Central (ainda não publicada em diário oficial) obrigando o convênio médico Porto Seguro a  custear procedimento cirúrgico a paciente com problemas cardíacos.

 

O paciente, no caso consumidor, deu entrado no hospital com quadro de dor precordial e insuficiência cardíaca descompassada com necessidade de uso de drogas vasoativas. Com 83 anos, o paciente tem antecedente de infarto agudo do miocárdio e possui miocardiopatia isquêmica com fração de ejeção abaixo de 30%, apresentando episódios de taquicardia ventricular, além de dissincronia ventricular documentada.

 

Em razão da existência de elevado risco de morte súbita, foi indicada, através de um médico especialista, a realização dos seguintes procedimentos: 1- implante de estimulador cardíaco multisitio – 30904064; 2- Implante de desfribilador interno – 30904021; 3 – Dissecação Venosa – 30913098 – 4- Implante de cateter venoso central – 30913012.

 

Entretanto, mesmo sendo o paciente uma pessoa idosa e sendo a moléstia em questão acobertada pelo plano de saúde, foi negada a autorização para realização do procedimento sob a alegação de que não havia cobertura porque não estaria incluído no rol da ANS.

 

Entretanto, a advogada especializada em direito do consumidor, Viviane Flores, da Ragazzi Advocacia e Consultoria, explica que a juíza entendeu que não havia razão jurídica alguma que amparasse a negativa do Plano de Saúde, uma vez que o tratamento de doença cardíaca é procedimento coberto por qualquer contrato de prestação de serviço médico-hospitalares, por mais simples que seja, principalmente  quando há cobertura para internação hospitalar (artigo 12, inciso II da Lei 9.656/98).

 

A juíza considerou ainda que havia risco em caso de se adiar a demora da decisão. “O médico responsável pelo atendimento do paciente havia sido muito claro no sentido de alertar que o procedimento indicado se fazia necessário para afastar o elevado risco de morte súbita”, destaca a advogada.

Em razão disso, em caráter liminar determinou ao plano de saúde que arque com o pagamento das despesas relativas ao tratamento médico hospitalar, bem como arque com o valor de todos os materiais necessários, conforme relatório apresentado pelo médico.m(Texto de Viviane Flores, advogada formada pela UNICSUL). Milita na área do direito civil, no segmento da Responsabilidade Civil, com enfoque na atuação de demandas judiciais que envolvam relação de consumo. É responsável pelas áreas de Direito Civil e Direito do Consumidor da Ragazzi Advocacia e Consultoria.  A Ragazzi Advocacia e Consultoria fornece informações e patrocínio de interesses, com estudo continuo de formas legais aplicáveis a cada caso, objetivando resultados plenos e satisfatórios. O escritório, que em 2011 completou dez anos, nasceu do sonho de um jovem advogado. Hoje, possui diversos profissionais das mais variadas áreas do direito, todos dedicados e engajados na tarefa de oferecer assessoria jurídica com o máximo de qualidade e responsabilidade.  Mais informações podem ser obtidas pelo site www.ragazzi.adv.br

 

PARA OS EVENTOS PERDEREM A GRAÇA


As modelos e promotoras ajudam a embelezar os grandes eventos, sejam eles esportivos ou feiras de negócios, congressos, entre outros, atendendo com simpatia e trazendo informações importantes para o público.


Mas, para a ministra da Igualdade da Bélgica, Joelle Milquet, a coisa não funciona bem assim, e ela propõe o fim da presença de belas mulheres e rapazes para fins promocionais.

 
O argumento do Projeto de Lei da ministra é a exploração que as grandes marcas fazem dos promotores como forma de promoverem os seus produtos nos estandes.

Se a regra for aprovada pelo parlamento belga, as feiras no país possivelmente perderão o interesse de boa parte do público, especialmente nos eventos motociclísticos.

  
DESAFIO DE ROBÓTICA

Abertas as inscrições para os interessados em participar de um desafio de robótica aplicada promovida pela empresa XBot. O objetivo é premiar as propostas de aplicações robóticas com o uso de plataformas da XBot que apresentem soluções para os problemas do dia a dia.

A participação é aberta a pessoas físicas e equipes com até três pessoas. Os interessados devem enviar um documento no formato de artigo, de três páginas, para o e-maildesafio@xbot.com.br até 15 de março. As inscrições são gratuitas.

Uma comissão avaliará a viabilidade técnica e econômica da proposta, a aplicabilidade, a inovação e a funcionalidade do protótipo.

O primeiro colocado receberá um tablet e placas de premiação. Não há limite de idade para a inscrição, mas o desafio é voltado principalmente para estudantes, empreendedores, usuários de tecnologia e desenvolvedores autônomos. Cada participante (ou grupo) pode concorrer com quantas propostas de aplicativos quiser. Detalhes: www.xbot.com.br/desafio 
 
18º CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABOPREV

Inclusão social e epidemiologia da saúde bucal são alguns dos temas que serão debatidos no Congresso Internacional da Associação Brasileira de Odontologia de Promoção de Saúde (Aboprev), que ocorrerá em Bauru, no interior de São Paulo, entre 11 e 13 de abril.

Os pesquisadores e trabalhadores em serviços de saúde interessados em participar do congresso devem enviar resumos de seus trabalhos para apresentação na forma de painéis. Os trabalhos serão organizados em duas categorias: “Experiências exitosas em saúde coletiva” e “Pesquisa em promoção de saúde bucal”.

As inscrições vão até o dia 18 de fevereiro. Os resumos dos trabalhos aprovados serão publicados em um suplemento especial da versão eletrônica do Journal of Applied Oral Science.

Promovido pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) de Bauru, além da Aboprev, o congresso deste ano tem como tema “Equidade, inclusão social e promoção de saúde: grandes desafios”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário