O Conar (Conselho Nacional de
Autorregulamentação Publicitária) acrescentará, a partir de 1º de março, um
novo tópico no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária dirigido à
publicidade infantil — mais precisamente à estratégia de merchandising voltada
a esse público. A nova redação atende a uma solicitação da ABA (Associação
Brasileira de Anunciantes), relativamente à necessidade de “ampliar a proteção
a públicos vulneráveis, que podem enfrentar maior dificuldade para identificar
manifestações publicitárias em conteúdos editoriais”.
O conselho
superior do Conar, formado por 21 representantes das entidades fundadoras,
incorporou à seção 11 do Código a recomendação de que “ações de merchandising
em qualquer programação e veículo não empreguem crianças, elementos do universo
infantil ou outros artifícios publicitários com a deliberada finalidade de
captar a atenção desse público específico”.
1 – Os
anúncios deverão refletir cuidados especiais em relação à segurança e às boas
maneiras e, ainda, abster-se de:
a.
desmerecer valores sociais positivos, tais como, dentre outros, amizade,
urbanidade, honestidade, justiça, generosidade e respeito a pessoas, animais e
ao meio ambiente;
b. provocar
deliberadamente qualquer tipo de discriminação, em particular daqueles que, por
qualquer motivo, não sejam consumidores do produto;
c. associar
crianças e adolescentes a situações incompatíveis com sua condição, sejam elas
ilegais, perigosas ou socialmente condenáveis;
d. impor a
noção de que o consumo do produto proporcione superioridade ou, na sua falta, a
inferioridade;
e. provocar
situações de constrangimento aos pais ou responsáveis, ou molestar terceiros,
com o propósito de impingir o consumo;
f. empregar
crianças e adolescentes como modelos para vocalizar apelo direto, recomendação
ou sugestão de uso ou consumo, admitida, entretanto, a participação deles nas
demonstrações pertinentes de serviço ou produto;
g. utilizar
formato jornalístico, a fim de evitar que anúncio seja confundido com notícia;
h. apregoar
que produto destinado ao consumo por crianças e adolescentes contenha
características peculiares que, em verdade, são encontradas em todos os
similares;
i. utilizar
situações de pressão psicológica ou violência que sejam capazes de infundir
medo.
2 - Quando
os produtos forem destinados ao consumo por crianças e adolescentes seus
anúncios deverão:
a. procurar
contribuir para o desenvolvimento positivo das relações entre pais e filhos,
alunos e professores, e demais relacionamentos que envolvam o público-alvo
deste normativo;
b. respeitar
a dignidade, ingenuidade, credulidade, inexperiência e o sentimento de lealdade
do público-alvo;
c. dar
atenção especial às características psicológicas do público-alvo, presumida sua
menor capacidade de discernimento;
d. obedecer
a cuidados tais que evitem eventuais distorções psicológicas nos modelos
publicitários e no público-alvo;
e. abster-se
de estimular comportamentos socialmente condenáveis.
3 - Este
Código condena a ação de merchandising ou publicidade indireta contratada que
empregue crianças, elementos do universo infantil ou outros artifícios com a
deliberada finalidade de captar a atenção desse público específico, qualquer
que seja o veículo utilizado.
4 - Nos
conteúdos segmentados, criados, produzidos ou programados especificamente para
o público infantil, qualquer que seja o veículo utilizado, a publicidade de
produtos e serviços destinados exclusivamente a esse público estará restrita
aos intervalos e espaços comerciais.
5 – Para a
avaliação da conformidade das ações de merchandising ou publicidade indireta
contratada ao disposto nesta Seção, levar-se-á em consideração que:
a. o
público-alvo a que elas são dirigidas seja adulto;
b. o produto
ou serviço não seja anunciado objetivando seu consumo por crianças;
c. a
linguagem, imagens, sons e outros artifícios nelas presentes sejam destituídos
da finalidade de despertar a curiosidade ou a atenção das crianças.
Parágrafo 1º
Crianças e
adolescentes não deverão figurar como modelos publicitários em anúncio que promova
o consumo de quaisquer bens e serviços incompatíveis com sua condição, tais
como armas de fogo, bebidas alcoólicas, cigarros, fogos de artifício e
loterias, e todos os demais igualmente afetados por restrição legal.
Parágrafo 2º
O
planejamento de mídia dos anúncios de produtos de que trata o inciso 2 levará
em conta que crianças e adolescentes têm sua atenção especialmente despertada
para eles. Assim, tais anúncios refletirão as restrições técnica e eticamente
recomendáveis, e adotar-se-á a interpretação a mais restritiva para todas as
normas aqui dispostas.
Nota: Nesta
Seção adotar-se-ão os parâmetros definidos nos arts. 2º e 6º (final) do
Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90): “Considera-se criança,
para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e
adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade” e na sua interpretação,
levar-se-á em conta a condição peculiar da criança e do adolescente como
pessoas em desenvolvimento."
AGORA VOCÊ PODE
CONSULTAR OS MANUSCRITOS DO VTICANO
(Texto de Sergio Mora, distribuído pela Zenit.org) - Códigos, manuscritos e cartas, até agora
acessíveis somente aos peritos creditados junto à Biblioteca Apostólica do
Vaticano, poderão ser consultados por quem desejar, de qualquer parte do mundo,
com um clique. Os primeiros 256 documentos do imenso
tesouro da biblioteca dos papas já estão on-line. Para vê-los, basta
inscrever-se no site da Biblioteca Apostólica.
A
Bibliotheca Apostolica Vaticana, como é chamada em latim, é considerada desde a
fundação como a biblioteca do papa, já que pertence a ele diretamente. É uma
das mais antigas do mundo e guarda uma fabulosa coleção de textos históricos.Todos
os livros conservados na biblioteca, cerca de 80 mil, deverão ser
disponibilizados na internet.
Entre
os documentos históricos, há partituras musicais, textos cuneiformes e
manuscritos gregos e judaicos. Os textos incluem obras de Homero, Platão,
Sófocles, Hipócrates, manuscritos judeus dentre os mais antigos preservados até
hoje e alguns dos primeiros livros italianos impressos durante o Renascimento,
de acordo com informações da agência EFE. Entre as joias está o Codex
Vaticanus, um dos mais antigos manuscritos da bíblia grega de que se tem
notícia.
Os
estudiosos dividem a história da biblioteca em cinco etapas:
Pré-lateranense:
os inícios da biblioteca, correspondentes à primeira etapa da história da
Igreja, antes de ser instalada no Palácio de Latrão. Muito poucos livros fazem
parte dessa etapa.
Lateranense:
livros e manuscritos passam a ser guardados no Palácio de Latrão. Esta etapa
vai até o final do século XIII, durante o papado de Bonifácio VIII.
Avignon:
neste período, crescem notavelmente as coleções de livros e arquivos dos papas
que residiram em Avignon, entre a morte de Bonifácio VIII e o ano de 1370,
quando a sede papal retorna a Roma.
Pré-Vaticana:
de 1370 a 1447, a biblioteca fica dispersa, com parte das obras em Roma,
Avignon e outros lugares.
Vaticana:
é a etapa atual, iniciada em 1448, quando a biblioteca é transferida para o
Vaticano.
LIVROS
– O livro Gestão de áreas de riscos e desastres ambientais pode ser acessado para leitura ou download gratuito no site do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Unesp, campus de Rio Claro.
Entre os temas abordados no
livro estão: Risco ambiental à luz dos princípios da precaução e da prevenção, Identificação
de riscos ambientais e proteção da água: uma aproximação necessária, Cartografia
de síntese de riscos ambientais na bacia hidrográfica do Ribeirão das Anhumas,
Campinas, São Paulo, A percepção ambiental em planos de emergência: uma
proposta para os estudos de sensibilidade ambiental a derrames de óleo e Percepção
e gestão de risco em instalação de repositório de rejeitos nucleares. Detalhes:
www.rc.unesp.br/igce/newpos/new_geo/sum_gestao.php.
- José Marques de Melo,
lançou algumas propostas de ações para serem realizadas a partir de 2013, ano
em que se comemora o cinquentenário da Comunicação no país. Um dos grandes projetos
lançados por Marques é o Pens@Com Brasil Ano 50. Estão sendo organizados quatro
volumes de inventários.
O Volume 1 – Visionários, deverá ser editado pelo Diretor Editorial da Intercom, Osvando Morais; o Volume 2 – Paladinos (sobre a primeira diretoria), será editado pelo diretor de Projetos, Adolpho Queiroz; o Volume 3 – Baluartes (com ex-presidentes), editado por Tyciane Vaz; já o Volume 4 – Arautos (sobre as últimas diretorias), a ser editado por Sônia Jaconi.
Além disso, deve ser criado um projeto focado na Vanguarda Comunicacional Brasileira que será estruturado sob a forma de dicionários bio-bibliográficos capazes de oferecer referências de natureza diacrônica, tendo como projeto-piloto o Pens@Com.Alagoas, e de natureza sincrônica, com o piloto Pens@Com.Umesp.
Outro plano é relacionado aos Avanços e Desafios do Pensamento Comunicacional Brasileiro, que pretende catalisar e dar consequência ao debate em curso sobre o estágio do ensino, da pesquisa e das profissões de Comunicação. Entre os projetos, está o Memória das Ciências da Comunicação no Brasil, sob a forma de ensaios críticos encomendados a acadêmicos de várias tendências.
“O Memória das Ciências da Comunicação no Brasil deve ser lançado em março deste ano, como volume integrante do Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil, anuário publicado pelo IPEA, em parceria com a Socicom - Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação”, esclareceu.
- O livro Muito além da Adaptação: Literatura, Cinema e outras Artes, de Adalberto Muller e Julia Scamaprini, faz o questionamento sobre a metodologia simplificadora que busca encontrar equivalências diretas da obra literária nos filmes adaptados. O livro vai no sentido oposto do senso comum, de que “o livro é sempre melhor que o filme”.
Mais do que comparar obras, os ensaios apresentados neste volume perseguem e examinam o resultado das fricções e dos contágios entre as diferentes linguagens artísticas. A obra é daEditora 7letras.
O Volume 1 – Visionários, deverá ser editado pelo Diretor Editorial da Intercom, Osvando Morais; o Volume 2 – Paladinos (sobre a primeira diretoria), será editado pelo diretor de Projetos, Adolpho Queiroz; o Volume 3 – Baluartes (com ex-presidentes), editado por Tyciane Vaz; já o Volume 4 – Arautos (sobre as últimas diretorias), a ser editado por Sônia Jaconi.
Além disso, deve ser criado um projeto focado na Vanguarda Comunicacional Brasileira que será estruturado sob a forma de dicionários bio-bibliográficos capazes de oferecer referências de natureza diacrônica, tendo como projeto-piloto o Pens@Com.Alagoas, e de natureza sincrônica, com o piloto Pens@Com.Umesp.
Outro plano é relacionado aos Avanços e Desafios do Pensamento Comunicacional Brasileiro, que pretende catalisar e dar consequência ao debate em curso sobre o estágio do ensino, da pesquisa e das profissões de Comunicação. Entre os projetos, está o Memória das Ciências da Comunicação no Brasil, sob a forma de ensaios críticos encomendados a acadêmicos de várias tendências.
“O Memória das Ciências da Comunicação no Brasil deve ser lançado em março deste ano, como volume integrante do Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil, anuário publicado pelo IPEA, em parceria com a Socicom - Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação”, esclareceu.
- O livro Muito além da Adaptação: Literatura, Cinema e outras Artes, de Adalberto Muller e Julia Scamaprini, faz o questionamento sobre a metodologia simplificadora que busca encontrar equivalências diretas da obra literária nos filmes adaptados. O livro vai no sentido oposto do senso comum, de que “o livro é sempre melhor que o filme”.
Mais do que comparar obras, os ensaios apresentados neste volume perseguem e examinam o resultado das fricções e dos contágios entre as diferentes linguagens artísticas. A obra é daEditora 7letras.
A HISTRÓRIA DO RÁDIO NO RS
O professor Luiz Artur Ferraretto, da Faculdade de
Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul –
Fabico/UFRGS, criou o blog Uma história do Rádio no Rio Grande do Sul.
O espaço oferece textos, imagens e gravações, apresentando a trajetória do meio
no Estado.
O blog abordará os 90 anos da primeira transmissão de rádio no RS, tendo como ponto de partida os anos 1920, quando se deu a primeira transmissão, realizada pelos associados da Rádio Sociedade Rio-Grandense, em Porto Alegre. Para conhecer o blog, acessehttp://radionors.wordpress.com/.
O blog abordará os 90 anos da primeira transmissão de rádio no RS, tendo como ponto de partida os anos 1920, quando se deu a primeira transmissão, realizada pelos associados da Rádio Sociedade Rio-Grandense, em Porto Alegre. Para conhecer o blog, acessehttp://radionors.wordpress.com/.
MÍDIA E IMPÉRIO PORTUGUÊS
Nos dias 1 e 2 de novembro de 2013, o Centro de
Estudos Africanos do Instituto Universitário de Lisboa – CEA/IUL realiza a
Conferência Internacional Media e Império Português (séculos XVIII a XX). O
evento é voltado a estudantes de comunicação, história, literatura, sociologia,
geografia, antropologia e história da arte.
O encontro busca contribuir para uma melhor compreensão das relações entre os media e a política imperial de Portugal desde o século XVIII até finais da década de 1970. A conferência aborda a multiplicidade de perspectivas da metrópole e das colônias, enfatizando as interações entre comunicação, política, economia, sociedade e identidades culturais e nacionais.
Serão aceitas contribuições sobre conjugações e conexões entre transportes e comunicação na dinâmica imperial; relação entre missões exploratórias, cartografia, infraestruturas de comunicação e estabelecimento de um Império; imprensa, propaganda, opinião pública e domínio imperial, entre outros.
Os interessados em participar podem enviar um resumo (máximo de 600 palavras), acompanhado de currículo em pdf, até 1º de abril, para o e-mail mediaimperio@gmail.com . Para mais informações, acesse o site do instituto.
O encontro busca contribuir para uma melhor compreensão das relações entre os media e a política imperial de Portugal desde o século XVIII até finais da década de 1970. A conferência aborda a multiplicidade de perspectivas da metrópole e das colônias, enfatizando as interações entre comunicação, política, economia, sociedade e identidades culturais e nacionais.
Serão aceitas contribuições sobre conjugações e conexões entre transportes e comunicação na dinâmica imperial; relação entre missões exploratórias, cartografia, infraestruturas de comunicação e estabelecimento de um Império; imprensa, propaganda, opinião pública e domínio imperial, entre outros.
Os interessados em participar podem enviar um resumo (máximo de 600 palavras), acompanhado de currículo em pdf, até 1º de abril, para o e-mail mediaimperio@gmail.com . Para mais informações, acesse o site do instituto.
OPORTUNIDADES
. A Faculdade de Comunicação Social da Universidade
do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ) está com inscrições abertas para
concurso público de seleção de professores substitutos. As vagas são para os
Departamentos de Jornalismo, Teoria da Comunicação e Relações Públicas. A cesse
o edital.
. A Universidade Federal Fluminense
(UFF) está com inscrições abertas para concurso público para contratação de
docente adjunto. A seleção é para a área de Criação e Produção Audiovisual e
está disponível uma vaga.
As inscrições até dia 30. Para mais informações acesse o edital.
As inscrições até dia 30. Para mais informações acesse o edital.
CAMPEONATO DE CUBOS MÁGICOS
O Núcleo de Apoio à
Pesquisa em Software Livre (NAPSoL) e o projeto EESC ComVida da Escola de
Engenharia de São Carlos (EESC), ambos da Universidade de São Paulo (USP) em
São Carlos, realizarão, no dia 16 de março, das 9 às 20 horas, o 1º Campeonato
de Cubo Mágico de São Carlos.
A
competição ocorrerá no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6
do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).
As
inscrições podem ser feitas nas seguintes modalidades: cubo 2x2x2; cubo 3x3x3;
cubo 4x4x4; cubo 3x3x3 com uma mão; cubo 3x3x3 com os pés; cubo 3x3x3 com os
olhos vendados e Pyraminx. O campeonato é aberto ao público e destinado para
todas as idades. Os participantes receberão certificados e os três primeiros
lugares serão premiados.
Durante os
intervalos das partidas ocorrerão oficinas para iniciantes e demonstrações de
resolução de cubo mágico. O evento terá a participação de representantes da
delegação brasileira da World Cube Association (WCA), associação responsável
pelos campeonatos realizados, e os resultados integrarão os rankings mundiais.
Inscrições até 13 de março. Detalhes:
informações: http://ccsl.icmc.usp.br/cubos/index.html.
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