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domingo, 3 de fevereiro de 2013

DOMINGO É DIA DE AUDITORIA


AUDITIORIA DA COMUNICAÇÃO

AS PALAVRAS

“o profissional de marketing não deve utiolizar apenas ferramentas  já comprovadas, deve experimentar e arriscar em iniciativas pioneiras.”  (Francisco Gracioso)

UMA CONVERSA SOBRE MOTIVAÇÃO...

Motivação é o que desenvolve em cada um de nós uma força interior para realizar qualquer atividade e conquistar os objetivos que nos propomos a alcançar. Sem ela, tudo fica mais difícil, e, às vezes, impossível.

Os motivos são pessoais, por isso as empresas precisam desenvolver estímulos para que suas equipes sejam estimuladas permanentemente a buscarem metas e produtividade máximas, movidas por uma motivação coletiva, capaz de unificar em uma mesma direção tantos interesses particulares.

A fórmula para isso está na realização de campanhas de incentivo, que os autoresEdmundo Monteiro de Almeida e Renato Avanzi descrevem, passo a passo, em seu recém-lançado livro Marketing Motivacional, com o selo da Editora Saraiva.

Para saber um pouco mais sobre o tema, conversamos com Edmundo M. Almeida, um dos pioneiros no Brasil em planejamento e criação de campanhas motivacionais.

 

Promoview: Quais os motivos que levaram vocês a escreverem este livro?

Edmundo: Compartilhar com o mercado nossas experiências acumuladas ao longo de vários anos, tanto no trabalho como executivos, quanto como professores.

Quando comecei minhas atividades com o marketing motivacional, o Brasil praticamente não desenvolvia ações integradas e estruturadas. O caminho precisava ser aberto sobre um terreno árido, especialmente por conta do desconhecimento dos executivos e da sua descrença em relação aos resultados que podiam ser obtidos.

Promoview: Essa percepção hoje é diferente?

 

Edmundo: Felizmente mudou muito, ainda que o caminho não esteja completamente asfaltado. Durante muito tempo imaginou-se que as campanhas de incentivo servissem apenas para aumentar as vendas, por meio de premiações em dinheiro.

Mais recentemente, as empresas passaram a utilizar o marketing motivacional para outras finalidades que podem ser quase ilimitadas. Depende da criatividade e da necessidade de cada organização.

 

Promoview: Dê exemplos de como se pode utilizar o marketing motivacional com bons resultados.

 

Edmundo: Ele pode ser utilizado para treinamentos; em campanhas internas como as de segurança, produtividade, limpeza, inovação, economia, entre outras; em ações para o público externo como fidelização, conhecimento de portifólio, parceria no ponto de venda, aumento da qualidade das matérias-primas e muito mais, dirigidas aos clientes, fornecedores e trade.

É extremamente eficaz, também, em aquisições e fusões de empresas, quando é necessário criar sinergia entre duas culturas diferentes e transformá-las em uma única.

PromoviewFalando em matéria-prima, qual é a mais fundamental para a motivação?

 

Edmundo: Tudo está focado na pessoa. Ela é o ponto de partida e o pódio de chegada. No ser humano estão todas as dificuldades de uma empresa, e, ao mesmo tempo, todas as suas soluções. Por isso, uma campanha bem feita começa pelo conhecimento do público e dos fatores que podem mexer com a sua motivação. Pessoas são a nossa matéria básica.

 

Promoview: Qual é a receita ou a ‘mágica’ para que isso aconteça?

 

Edmundo: Para nada do que fazemos com as pessoas existe uma receita pronta. É sempre necessário fazer adaptações para a situação específica. Mas podemos dizer, de forma sintética, que uma campanha de motivação vitoriosa é estruturada sobre as seguintes etapas:

 

1. Definição dos objetivos da empresa e divulgação a todos os envolvidos; 2. Conhecimento do perfil do público; 3. Desenvolvimento de ações que proporcionem vivências e experimentações motivadoras; 4. Criação de artes com estímulos visuais, auditivos, táteis, palatáveis e olfativos; 5. Formas de reconhecimento e valorização dos participantes; e 6. Critérios de mensuração e comunicação dos resultados obtidos.

Promoview: Seu livro explica como fazer?

 

Edmundo: Esse é um dos maiores diferenciais do nosso livro. Ele traz informações conceituais que sustentam o passo-a-passo para o planejamento e implantação de campanhas de motivação.

Todas as ações propostas são exemplificadas com estudos de casos reais e avaliações de prós e contras.

Promoview: A quem o livro pode proporcionar melhores benefícios?

 

Edmundo: A todos os profissionais que trabalham no desenvolvimento de campanhas de incentivo e motivacionais, incluindo os de planejamento, criativos, operacionalização, gestores, estrategistas, executivos de contas, desenvolvedores de pessoas e alunos dos cursos de marketing, publicidade e propaganda e comunicação em geral.

 

Promoview: Qual o seu conselho mais valioso a esses profissionais?

 

Edmundo: Invistam todos os recursos necessários para implantarem campanhas bem feitas, porque o Retorno Sobre o Investimento – ROI de todas elas será sempre positivo, o que as torna autopagáveis.

 

Além disso, o marketing motivacional trabalha com a manutenção, mudança ou implantação de novos comportamentos que, uma vez internalizados pelo público, passam a fazer parte da sua produtividade, proporcionando residuais de ganhos após o final da campanha que permanecem por muito tempo.

 

... UMA SOBRE PROMO...

 

Vencedora de diversos prêmios criativos no âmbito do marketing promocional, e premiada com o prestigiado título de Agência Promo do Ano nos EUA por ter feito suas receitas crescerem 80% a partir de trabalhos adicionais realizados para clientes do seu portifólio, Alison Delzell, vice-presidente de Eventos e Grupo Experiencial da The Marketing Arm, conversou com Cássia Tavares, titular do Canal World Wide do Promoview.

 

Promoview: Como é ser a número um dos Estados Unidos no mercado promocional?

 

Alison Delzell:  Há dez anos, traçamos o propósito de ser a maior agência do planeta. Acreditamos que isso só acontece se tivermos as pessoas certas. Nos orgulhamos do nosso lema “Trabalhar pra valer, brincar pra valer”, e de ter o objetivo comum de entregar um trabalho excepcional para nossos clientes, ao mesmo tempo que nos divertimos nesse processo.

 

Promoview:  Aqui no Brasil há uma espécie de divisão entre as agências que realizam ações promo – que envolvem logística e ações no campo – e as agências de propaganda, aquelas que criam anúncios para TV, jornal, revista e rádio. Recentemente, houve mais uma divisão com a chegada de agências especializadas em criação para internet. Isso existe no mercado americano? Como funciona esta relação?

 

Alison Delzell: Existem as agências de publicidade tradicional e as promocionais, mas a linha que que as separa está começando a desaparecer. Isso porque, as agências de publicidade estão começando a entregar ações promocionais para seus clientes, enquanto as agências promocionais estão adquirindo a habilidade de executar campanhas publicitárias.

 

Como exemplo disso, a The Marketing Arm criou várias peças de conteúdo de marca para Dove Men + Care, que consistia em entrevistas com perguntas improvisadas com vários atletas profissionais. O sucesso foi tão grande que o cliente pediu que transformássemos os vídeos em spots de 30 segundos, que foram ao ar durante o NCAA March Madness.

 

Promoview: Tente explicar o tamanho das oportunidades de ativação em eventos como Super Bowl, Nascar e jogos de basquete.

 

Alison Delzell: O Super Bowl alcança mais de 100 milhões de telespectadores e é uma ótima oportunidade para as marcas mostrarem seu produto e envolver as pessoas emações promocionais. Essa chance pode ser expandida se você tiver contato com seu público antes de grandes eventos e um engajamento presente no local do acontecimento dos jogos. Nossa ação Crash the Super Bowl é um ótimo exemplo disso. Confira aqui.

 

Promoview: Qual o segredo para estar no topo com ações promocionais?

 

Alison Delzell: Ter uma equipe de pessoas dedicadas a ficar por dentro das últimas tendências, além da integração por meio de diversas plataformas.

 

Promoview: No que a The Marketing Arm se diferencia das demais?

 

Alison Delzell: A nossa maior diferença é poder oferecer 360 graus de possibilidades promocionais para nossos clientes. Enquanto algumas marcas nos contratam para apenas um segmento, podemos oferecer o melhor em oito competências essenciais: marketing esportivo, shopper marketing, experimental, social, causa, mobile, entretenimento e multicultural.

 

Promoview: Qual o case que destacaria como o principal da sua agência?

 

Alison Delzell: Recentemente, criamos um programa para Pepsi Max, que incluía uma peça de conteúdo de marca que virou viral. O vídeo tem mais de 19 milhões de visualizações no YouTube, mais tarde, sendo transformado em um spot de 30 segundos para a TV.

 

... E UMA SOBRE MARCAS

 

O especialista em marcas Marc Gobé, com o oferecimento da Locaweb, fará o encerramento do Seminário Marketing 2.0: Content, Mobile & Games, no auditório da Fiep, em Curitiba (PR), falando sobre “Emotional Branding”, tema do seu best seller traduzido em 17 idiomas.

Francês, radicado nos Estados Unidos, Gobé iniciou um dos movimentos mais poderosos no marketing moderno, trazendo o foco sobre as emoções dos consumidores como o maior aliado das marcas, quando se trata de estratégias de branding.

 

Promoview: O que as marcas devem fazer para conquistar a confiança do consumidor?

 

Marc Gobé: Eu sempre digo que pessoas amam marcas, mas marcas não correspondem a este amor. Por esse motivo, as marcas precisam ser mais emocionais e precisam se humanizar. Estamos vivendo uma época em que as relações comerciais estão conectadas a propósitos superiores, como a proteção do meio ambiente, a responsabilidade corporativa e impacto que as marcas têm na sociedade como um todo.

 

As marcas, logo, as empresas, precisam mudar antes para serem capazes de obter a lealdade do consumidor. Pessoas “compram” a cultura de uma marca/empresa, não apenas um simples produto. Quando o iPod da Apple foi lançado, 150 tipos de MP3 já existiam no mercado, mas as pessoas queriam comprar a cultura da imaginação da Apple.

 

Promoview: De que forma a personalidade da empresa se reflete na marca? Quais as consequências deste reconhecimento?

 

Marc Gobé: As pessoas mudam, logo, as marcas também precisam mudar. Somos julgados pela forma com que agimos e nos mostramos. Isto é válido tanto para pessoas como para marcas. O Google, com seu logotipo em contínua evolução, mostra como uma identidade de marca pode continuar a evoluir para estimular a nossa imaginação.

 

A era do dogma acabou, na mídia social as marcas precisam de uma Voz Social para expressar  sua personalidade empresarial. O conceito de personalidade e posicionamento de marca adotados pelo mundo do marketing nos últimos 50 anos está obsoleto. Hoje, os consumidores estão no comando e eles não esperam que as marcas lhes digam no que devem acreditar. Eles precisam de informação, diálogo,  transparência e comunicação instantânea, agora, possível devido à tecnologia da informação.

 

Promoview: Como as empresas podem manter um diálogo com seus consumidores na era da Sociedade da Informação?

 

Marc Gobé: As mídias sociais revolucionaram nosso mundo e o mundo da comunicação. Como nós poderíamos viver hoje sem Google, Amazon, Facebook ou Twitter? Da mesma forma que a invenção da imprensa por Gutemberg revolucionou a Europa, a mídia social será o fator mais importante para qualquer país, cidade, e, certamente, para qualquer marca.

 

A mídia social também é a maior oportunidade para se conectar, é a possibilidade de estabelecer um diálogo direto das marcas com seu público. Para fazer isto, as empresas precisarão mudar no seu íntimo para construir o tipo de organização e cultura interna que é realmente engajada com essa ideia e conectar externamente com seus clientes e consumidores por meio da mídia social. É assim que as empresas serão capazes de construir e manter esse diálogo.

 

Promoview: O marketing mudou bastante nos últimos anos. O que se pode dizer sobre isso?

 

Marc Gobé: O marketing do passado é obsoleto porque está focado apenas na mídia tradicional. Comerciais de TV eram a mais poderosa forma de propaganda e construção de marca.

Toda indústria de marcas era focada nisso e alavancou esta mídia poderosa para construir uma “consciência” para suas marcas, competir e vender. A TV vai permanecer, mas esse tipo de relacionamento não é mais suficiente para os consumidores, que querem estar emocionalmente conectados.

Não há marca hoje que não considere os telefones celulares, laptops e tablets como uma nova forma de engajar pessoas por intermédio de mídias sociais, uma vez que é onde as pessoas gastam a maioria do seu tempo.

 

Promoview: As redes sociais hoje são uma importante ferramenta de marketing. Como você recomenda que sejam usadas?

 

Marc Gobé: As redes sociais são o futuro para os profissionais de marcas e é por isso que as marcas precisarão construir sua estratégia de Voz Social. Ninguém pode crescer ou competir no mundo das redes sociais sem entender as aspirações e necessidades das pessoas de um diálogo direto com as marcas.

As pessoas sempre foram e são, mais que nunca, o mais importante elemento para qualquer negócio. Internamente, empresas precisam de uma conexão melhor  entre seus executivos, de maneira que  o conhecimento possa ser partilhado ou melhorado, externamente as marcas precisam se conectar melhor com as comunidades ou desejos e pensamentos individuais de seus consumidores.

Antes das mídias sociais, as marcas tinham que recorrer a terceiros, como pesquisas de grupo (focus group) para descobrir o que as pessoas queriam. Hoje, as marcas podem se engajar mais e diretamente numa conversa com seus clientes.

Promoview: Com base na sua experiência, você poderia citar empresas com bons resultados na utilização dos conceitos de emotional branding.

 

Marc Gobé: A Coca-Cola está focando com sucesso em uma estratégia de marketing baseada no Emotional Branding. Apple tem sempre humanizado sua marca por meio dedesign superior e de sua reputação. Zappos é um exemplo de como o comércio vai evoluir e crescer, por intermédio do incremento de sua própria cultura por meio da tecnologia, de forma a melhor se conectar e servir seu público.

 

Promoview: Você conhece algumas marcas brasileiras? Quais se destacam no uso do conceito de Emotional Branding na sua opinião?

 

Marc Gobé: Uma companhia como a Natura tem o que é preciso para ser uma líder global e é também uma marca emocional. Mencionei  a Natura no meu terceiro livro, Brandjam ( já traduzido em português). Havaianas é agora uma marca global e celebra o maravilhoso estilo de vida brasileiro.

A Embraer poderia ser mais emocional e buscar o crédito mundial por sua contribuição para as viagens aéreas, como a Airbus e a Boeing fazem. Minha favorita é ainda a “Melissa”, que conheci como uma pequena loja em São Paulo.

Promoview: Em sua palestra no Brasil, você pretende apresentar alguma novidade sobre o tema Emotional Branding? Pode antecipar alguma?

 

Marc Gobé: Em minha apresentação no Brasil eu irei revelar pela primeira vez o extenso programa que fizemos para a Coca-Cola e explicar como construir uma Voz Social (Social Voice) humanizando as marcas por meio de uma perspectiva racional, emocional e visceral.

Eu também irei discutir o contexto no qual marcas estarão envolvidas no futuro. Em 2040, 74% da população irá viver nas cidades e isso vai mudar drasticamente a forma como as pessoas se conectam, como as marcas agem e a necessidade por comunicação mais efetiva.

Por intermédio dos dez mandamentos do Emotional Branding, eu também irei cobrir um vasto rol de companhias que alavancam suas Vozes Sociais para serem mais competitivas. Entre elas, irei apresentar as mudanças que estão ganhando espaço entre os tradicionais varejistas e como estas marcas estão redefinindo seu futuro.

Minha palestra irá enfatizar que cultura é o futuro, que as empresas precisam evoluir primeiro internamente para terem melhor sintonia com a sociedade no mundo digital. Oportunidades precisam ser capturadas na era das redes sociais, e os vencedores serão as corporações mais humanas, emocionais e conectadas. (Promoview)

CIRCULANDO NA INTERNET

 

 
 

BIG BROTHER BRASIL: Sintonia Umbralina
por Bruno J. Gimenes
 Antônio (espírito)

"Esse programa atingiu o seu ápice no que tange à formação de um psiquismo espesso e denso. Agora que por vários anos uma atmosfera de discórdia, sexo, promiscuidade, vaidades excessivas se cristalizaram ao redor desse acontecimento, o plano denso facilmente encontrou condições de utilizar este programa como um irradiador de densidades para todos os seus expectadores.

São muitos anos de brigas, intrigas, sexualidade desvairada e desinteresse por valores mais elevados, o que constrói uma  nuvem negra de fluidos maléficos.

 Ao sintonizar-se com esse acontecimento, o expectador recebe uma volumosa carga de fluídos densos que é engenhosamente manipulada por especialistas das sombras, para que os seus lares sejam lentamente densificados,  em especial, pela ressonância mórfica da compreensão do programa e da falta de vínculos espirituais mais fortes por parte de todos que se prendem a essa rotina.

A ignorância cobra o seu preço. A massa de expectadores nem imagina que uma simples sintonia com um programa de TV pode  trazer tantas influências negativas aos seus lares, pois não compreendem algumas leis naturais que só podem ser entendidas  por seres abertos aos movimentos cósmicos mais sutis.

No plano espiritual, os mensageiros da luz nada podem fazer senão alertar para o fato de que a ligação com valores espirituais é o melhor caminho para uma vida de bem e amor. "Semelhante atrai semelhante" quer dizer que a força que você segue torna-se  o seu manancial.

Embora a humanidade já tenha conhecimento dos exemplos de grandes seres de luz que já passaram por aqui, bem como já esteja banhada por muito conhecimento universal, são os instintos primitivos que reinam com maior preponderância  em relação aos valores espirituais.

Tecnicamente falando, quando um expectador se conecta ao referido programa por vários dias em seguida, e ainda se envolve emocionalmente com os seus acontecimentos, ele começa a formar em seu ambiente e em seu corpo espiritual, formas-pensamento exatamente semelhantes às que estão pairando sobre o local físico da casa onde se reúnem os integrantes do programa televisivo.

Depois da formação dessa energia chamada forma-pensamento, o que está lá dentro da casa também estará na aura da pessoa expectadora, pois, em um processo de simbiose natural, as formas-pensamento tornar-se-ão entidades vivas agindo como organismos pensantes e pulsantes.

A considerar que a humanidade como um todo tem enormes desafios no que tange a busca da angelitude de suas almas, e que essa caminhada ainda mostra-se muito longa, é de tal modo, sensato analisar que a hipótese de abandonar o hábito de sintonizar-se com tais programas seja uma alternativa saudável.

As forças negativas que convergem na direção dos expectadores são potencializadas por entidades escurecidas, habitantes de atmosferas sub-umbralinas, muitíssimo interessadas na decadência da raça humana. E, por último, é pertinente evidenciar


que tais forças extrafísicas malignas têm como prática a utilização de acontecimentos populares de baixa moral, para a impregnação em massa de estímulos primitivos".

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"Examinai tudo; retende o bem" - Paulo de Tarso
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