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quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

AINDA SE PATINA PARA ENTENDER O FACEBOOK


As agências brasileiras ainda utilizam parcialmente os recursos do Facebook na hora de criar para as marcas. A avaliação é de Raphael Vasconcellos, diretor de soluções criativas da rede social para a América Latina, responsável por auxiliar agências e clientes a desenvolver estratégias para a rede social no Brasil.

“As pessoas estudam pouco o mercado no país, que é um tanto 'junior' para se dizer especialista. Não há agência de social media especializada em Facebook”, criticou o executivo.

De acordo com ele, a principal característica da rede social é a rapidez em que soluções são criadas, o que exige agilidade das marcas e velocidade das agências.

“Nos Estados Unidos, começam a surgir agências pensadas para desenvolver campanhas e responder imediatamente na rede a acontecimentos cotidianos. Elas fazem campanhas em questão de horas”, exemplificou. “Agências e clientes ainda não entenderam que grande característica da rede é a agilidade — e a estrutura das agências hoje não prioriza a velocidade”, complementou.

Entre elas, o diretor destaca AKQA e R/GA. “Há muita informação na rede. São quatro bilhões de likes por mês somente no Brasil. As marcas precisam entender que, no Facebook, elas competem com o trânsito, com a foto do churrasco do amigo do seu fã, com o jogo de futebol transmitido ao vivo. Sem agilidade, ficam para trás”, reforçou.

Vasconcelos, que era vice-presidente de criação da AgênciaClick Isobar, chegou ao Facebook em meados de 2012. O posto ocupado por ele foi criado no ano passado pela companhia norte-americana para prestar consultoria às empresas de publicidade sobre soluções da rede social.

O Brasil é o primeiro país na região a ter o departamento e Vasconcelos opera para toda a América Latina. “Criamos juntos, agências, clientes e eu. Sou um criativo a favor do departamento de vendas”, resumiu. Desde que chegou ao posto, o diretor já prestou auxílio a marcas como Nike, Ambev e Santander, mas diz que ainda é pouco desafiado pelas agências no país. “Sou muito mais acionado pelos clientes”, apontou.

Enquanto as empresas de publicidade ainda patinam para criar para a rede social, a operação no país ganha notoriedade entre os escritórios da rede social no mundo.

O Brasil é hoje o segundo maior país com usuários do Facebook, onde a companhia tem 67 milhões de pessoas registradas. Desse total, 20 milhões acessam a plataforma via dispositivos móveis. Hoje, 25% de todo o tempo gasto pelo brasileiro no universo online é dedicado ao Facebook.

Também é significativo o consumo de publicidade pelos brasileiros, afirma a empresa. No último trimestre do ano passado, duas soluções globais da rede foram testadas no Brasil: uma pela Motorola Mobility, que criou uma campanha mobile e limitou o número de impactos que cada usuário receberia diariamente; e outra pela Honda, que testou um produto voltado para o mercado automotivo, direcionado aos usuários que gostavam de automóveis.

“Os usuários no país estão dispostos a consumir publicidade. Tanto que escolhemos estrear essas duas soluções maduras no Brasil”, apontou Camila Focus, gerente de comunicação do Facebook para a América Latina.

Em setembro do ano passado, a companhia mudou de sede. Saiu de um escritório pequeno na Vila Olímpia e agora ocupa um amplo andar num dos recém-inaugurados prédios comerciais do mesmo bairro. O motivo foi o aumento da equipe. “Dobramos de tamanho desde que chegamos no Brasil, em 2011”, disse Camila. A operação local é o hub da companhia na região. São 50 funcionários e há 13 vagas abertas no momento para serem preenchidas.

Para dar um ar brasileiro ao escritório da empresa americana, um grupo de artistas gráficos da galeria Choque Cultural foi convidado para estilizar o espaço. A produção começou em novembro do ano passado e ficará pronta no final desse mês. As obras incluem colagens, pôsteres, desenhos e pintura à mão.

O tema das obras celebra a cultura hacker e tem influências do pop-art. “Queríamos dar cor, energia e transmitir o sentimento de urgência, que tem a ver com o trabalho da equipe daqui”, explicou Eduardo Saretta, fundador da Choque Cultural e um dos artistas envolvidos no projeto. “Fizemos isso para dar coloração ao espaço. Quando mudamos, o ambiente lembrava o de um hospital. Os desenhos têm um impacto positivo no escritório, porque espelha a diversidade do país e estimula a criatividade”, finalizou Ana Carolina Borghi, diretora de recursos humanos do Facebook para a América Latina. (Propmark)

 O DISCURSO DO REI

(Texto de Tathiane Locatelli, distribuído pela Zenit.org) - "A grama é sempre mais verde no quintal do vizinho." Essa é uma das piores coisas sobre a pobreza: ela é enganosa. Quando se tem pouco, você ainda pode acreditar na mentira de que mais lhe irá fazer feliz ... O rico sabe por experiência que a riqueza não traz felicidade; já o pobre ainda pode cair nessa mentira. (Peter Kreeft em “Three Philosophies of Life”)

Apesar de muita gente acreditar que dinheiro e poder compram tudo, repetidamente a história de pessoas ilustres provam que muitas das coisas necessárias e importantes para a vida se encontram fora do alcance do poder do dinheiro e da autoridade sócio-material. Alguns dos maiores bens, para a vida, é a amizade, o amor; o relacionamento sincero e benevolente entre duas pessoas.

Um dos exemplos que desmentem esta crença – de que ricos e poderosos se encontram imunes ao sofrimento, infortúnios e solidão; e que a amizade, a família e o amor não são bens comercializáveis mas sim dons – é a história do Rei inglês George VI.

Retratada no filme O Discurso do Rei, a vida do príncipe Albert (que viria a tornar-se o Rei George VI, pai da atual Rainha Elizabeth II) foi marcada por maus tratos ao longo da infância (incluindo longo períodos de fome e rejeição pela babá que o cuidava), a educação rigorosa para torná-lo destro (forçando-o contra a inclinação natural de canhoto) e o surgimento da gagueira por volta dos 5 anos. Esta última, sem possibilidade de adestramento, aparentemente o acompanharia pelo resto da vida.

Albert – ou Bertie, como era chamado dentro da família real – era um homem tímido e vivia à sombra do irmão mais velho, David – o primeiro em linha na sucessão da coroa. Ao contrário de Albert, David era carismático, extrovertido e bom orador. Para uma época marcada pelo crescimento da comunicação através de jornais e principalmente o rádio, a habilidade da fala era extremamente importante para qualquer chefe de estado.

Impulsionado pela esposa Elizabeth, que quer ajudá-lo na sua crescente necessidade de falar em funções públicas, o príncipe, que já havia tentado vários tratamentos contra a gagueira, começa a ter progressos somente quando encontra o australiano Lionel Logue.

A princípio, Albert reluta contra a condição imposta por Logue de se tratarem como iguais durante a terapia; não aceita que Lionel o chame de Bertie, em vez de “Sua Alteza”, uma vez que este é apenas um plebeu; e desiste do tratamento. Entretanto, após escutar a gravação da primeira sessão, Albert tem reavivada a esperança de vencer a gagueira e percebe que Lionel talvez seja sua única possibilidade.

Para ajudar Bertie, Lionel faz uso de varias técnicas não convencionais e também explora as questões psicológicas por trás do problema. Por fim, acaba se tornando um confidente do príncipe e, mais tarde, um amigo.

Logue não tinha um diploma de médico e tratava seus pacientes de forma não ortodoxa, sua qualificação como terapeuta vinha do trabalho realizado com soldados em estado de choque após a Primeira Guerra Mundial. Por isso, era considerado desqualificado por muitos assessores da coroa.

Em janeiro de 1936, o Rei George V morre e David sobe ao trono como Rei Edward VIII. Segue-se então uma crise na coroa devido a determinação de Edward VIII em casar-se com Wallis Simpson, uma socialite americana que ainda se encontra casada com o segundo marido – uma união, portanto, inconciliável com a função de Rei da Inglaterra e, por isso, também chefe da Igreja Anglicana. O Rei Edward VIII, por fim, abdica ao trono da Inglaterra para casar-se com Wallis e Albert sobe ao trono como rei.

Imediatamente após, a Inglaterra declara guerra à Alemanha. Neste cenário conflituoso, outra figura importante surge em defesa da Inglaterra e apoiando o rei: a de Winston Churchill. Apesar das aparições deste no filme serem breves, o personagem faz justiça ao verdadeiro Churchill: ele não era carismático nem cativante, mas era um homem de caráter, e por isso determinante para a honra da história da Inglaterra.

Ao declarar guerra contra a Alemanha nazista, em setembro de 1939, o Rei George VI convoca Logue ao Palácio de Buckingham para se ajudá-lo no discurso a ser retransmitido pela rádio para toda Grã-Bretanha e Império.

Documentos históricos mostram que Logue estava sempre presente nos discursos do Rei George VI durante a guerra e de que eles se tornaram amigos. Amizade esta que os veio a seguir pelo resto da vida.

“Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro... 

Um amigo fiel é um remédio de vida.” (Eclesiástico 6, 14.16).


 

AGRIMENSORES E CARTRÓGRAFOS NAS REDES SOCIAIS
O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais (http://mundogeoconnect.com/2013), está com a programação definida, com mais de 15 atividades entre seminários, eventos especiais, cursos e encontros de usuários. A terceira edição do evento acontecerá de 18 a 20 de junho de 2013 no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Na edição anterior o evento teve 3.350 participantes, de 27 países, e mais de 70 marcas globais na feira.
No dia 19 de junho será realizado o  Encontro Nacional de Engenheiros Agrimensores e Cartógrafos (ENEACart), com entrada livre, como parte da programação do MundoGEO#Connect. O objetivo do encontro é debater a unificação dos cursos, a legislação e a atuação das associações para fortalecimento dos profissionais.
A montagem da grade de debatedores será feita integralmente via sugestões através das redes sociais. O registro da troca de opinião será feito no Grupo Unir Agrimensores e Cartógrafos na rede GeoConnectPeople,  para que todos possam ter acesso aos comentários. Acesse o grupo pelo link http://geoconnectpeople.org/group/unir-agrimensores-e-cartografos.
Os quatro temas principais do ENEACart são:
• Universidades – Apresentação e debate sobre os currículos dos atuais cursos de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica.
• Atribuições Profissionais – Situação atual da legislação profissional junto ao Sistema Confea/Crea.
• Associações – Atuação das associações de profissionais existentes, hoje, nas áreas de Agrimensura e Cartografia, e desafios para fortalecimento da profissão.
• Somando forças das Associações – Debate sobre a união das Associações de Engenheiros Agrimensores e Cartógrafos em torno de objetivos comuns.

Para ver a programação completa, acesse o site do evento: http://mundogeoconnect.com/2013/grade. As inscrições para o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 já estão disponíveis com várias opções de pacotes e descontos em http://mundogeoconnect.com/2013/inscricao.

A MundoGEO, fundada em 1998, é líder na América Latina em soluções integradas de mídia e comunicação para o setor geoespacial e de localização. A plataforma de conexão gera conteúdos nos idiomas português, espanhol e inglês para mais de 100.000 profissionais cadastrados em seus diversos canais, como a revista e portal MundoGEO, redes sociais, webinars e eventos, como o MundoGEO#Connect LatinAmerica. Este evento anual acontece sempre em São Paulo, e na sua recente edição reuniu mais de 3.350 participantes, de 27 países, além de 70 marcas globais na feira.
 


CHAMADA DO CNPQ

 

O CNPq está recebendo propostas para a Chamada MCTI/CNPq/FINEP N º 02 /2013, que apoia a realização, no Brasil, de congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de

conferências e outros eventos similares, de abrangência nacional ou internacional, relacionados necessariamente à Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

Linha 1: EVENTOS NACIONAIS e INTERNACIONAIS - com ocorrências entre 1º de julho de 2013 a 30 junho 2014;

Linhas 2: EVENTOS MUNDIAIS, entendidos como aqueles promovidos por sociedades científicas e/ou tecnológicas mundiais, sediadas ou não no Brasil, que ocorram em diferentes

países a cada edição.

 

Valor global estimado de R$ 20.000.000,00.

R$ 150.000,00 por projeto.

 

Submissão até:

Eventos no segundo semestre de 2013: até 05 de abril de 2013

Eventos no primeiro semestre de 2014: até 31 de outubro de 2013

 


 

BRAZIL PROMOTION ROAD SHOW

 

A Brazil Promotion, maior feira de marketing promocional da América Latina, acontece há onze anos na cidade de São Paulo. A primeira das três exposições da Road Show 2013 será realizada na cidade de Campinas, no dia 20, no Espaço Guanabara, e pretende reunir cerca de 30 expositores da área de marketing promocional que buscam estreitar o relacionamento com as empresas da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

 

O Road Show é uma exposição de apenas um dia,  voltada para os profissionais que realizam ações promocionais, campanhas e eventos corporativos, e que passa por algumas das principais cidades brasileiras, levando novidades e lançamentos do setor, por meio dos mais bem colocados fornecedores de produtos e serviços promocionais de todo o país. Campinas, a única cidade do interior a receber a exposição, foi escolhida para abrir a versão itinerante da feira, que vem para a cidade pela quinta vez.

 

Auli de Vitto, Diretor da Forma Editora e da Brazil Promotion, cita que Campinas tem uma localização privilegiada onde se encontram as 50 maiores empresas do mundo e mais de 4.500 indústrias, o que foi um fator decisivo para a escolha da cidade. “Em todas as edições se destacou pela alta qualificação dos visitantes e grande índice de aprovação”, ressalta Auli.

 

O credenciamento para visitar a feira já está disponível. Os interessados devem se inscrever no site do evento, www.brazilpromotion.com.br/roadshow2013. A exposição tem entrada gratuita aos profissionais do segmento. Para se inscrever, são solicitadas informações como o nº do CNPJ e CPF. Aos estudantes e autônomos será solicitado somente o CPF. O credenciamento também pode ser feito no dia do evento, na recepção.

Programação de palestras gratuitas e beneficentes

Paralelamente à exposição, o Road Show Campinas traz também seminários com profissionais de destaque no mercado promocional tratando de temas ligados às últimas tendências do setor. Os ingressos para o Seminário Promo Tendências terão valor de 1kg de alimento não-perecível e a arrecadação será doada à ONG Armazém das Oficinas. Na programação estão previstas seis palestras com temas ligados às últimas tendências do marketing promocional, com foco nos diferentes perfis de público relacionados à atividade. Os palestrantes são profissionais de destaque no setor: Luciano Bonetti, publisher da revista O ABC da Comunicação; Rodrigo Cordeiro, diretor de capacitação da ABEOC–SP e diretor da Acqua Consultoria; Ana Claudia Costa, diretora executiva do POPAI Brasil; Luiz Tibiriça, diretor da Kronedesign e João Riva, diretor sócio da Omelete Inteligência Integrada.

 

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