Uma missão criativa de agências britânicas está no Brasil em
busca de parcerias com empresas locais, visando os Jogos Olímpicos 2016. Uma
apresentação para companhias do país foi realizada em São Paulo sobre as
experiências boas e ruins das Olimpíadas de Londres, como o engajamento de
alguns patrocinadores e a letargia de outros em ativar o patrocínio ao evento.
De acordo com
Paul Bainsfair, diretor geral da IPA (Institute of Practitioners in
Advertising, associação das agências de publicidade e marketing do Reino
Unido), companhias de publicidade inglesas querem dividir experiências dos
Jogos de Londres e, futuramente, estabelecer laços comerciais.
Ao ser sede de uma edição dos Jogos Olímpicos, o que uma cidade espera
além dos esportes é ser inundada por uma grande movimentação financeira devido
ao alto número de turistas que certamente irão consumir. No entanto, a edição
de 2012 provou que nem sempre é isso que acontece.
Segundo um levantamento da British Retail Consortium (BRC) e da KPMG, as
vendas no comércio londrino caíram 0,4% em agosto, mês da competição, frente ao
mesmo mês de 2011.
Embora aguardasse um aumento agressivo nas vendas, o varejo só
ficou mais movimentado no setor de comidas e bebidas, enquanto a venda online
foi a que apresentou a maior redução de desempenho. Segundo Stephen Robertson,
diretor geral do BRC, não há nenhuma evidência de que as Olimpíadas irão
beneficiar as vendas no varejo.
“Está claro que o interesse de todos estava nos Jogos, fazendo
com que fossem pouco às compras, especialmente para produtos de maior valor
agregado”, afirmou o executivo à mídia local.
Agosto tradicionalmente é um mês fraco nas vendas britânicas,
mas os varejistas estavam confiantes que os Jogos Olímpicos trouxessem um boom
para seu fluxo de caixa. Entretanto, o engajamento do público se ateve aos
esportes, e não às compras. Ainda assim, a esperança do mercado está nas vendas
após o verão, já pensando na preparação das festas de fim de ano.
Mesmo com a queda na média de consumo, os patrocinadores dos
Jogos Olímpicos se deram bem. A Procter & Gamble anunciou que espera uma
evolução de US$ 500 milhões nas vendas em solo britânico durante o período do
campeonato, enquanto a Adidas tem como expectativa um aumento de 250% em
comparação com as Olimpíadas de 2008. O desempenho esportivo também afetou o
comércio para a Cycle Surgery, uma vez que a boa campanha do time de ciclistas
fez a rede de bicicletarias alcançar um recorde de vendas. (Propmark, com informações
do Advertising Age)
“ONDE CENTRAR O FOCO¿"
“A ideia tradicional de ‘pegar o bonde’ dos acontecimentos e
rapidamente reagir a eles vai na contramão dos bons resultados, porque o tal
bonde virou um trem bala. O futuro está longe, vale lembrar. O presente é mais
desafiador”, declarou Serpa ao citar exemplos como o Orkut e o Second Life
(ambiente virtual que possibilitava a simulação do cotidiano real e dos relacionamentos),
que causaram enorme entusiasmo e hoje são obsoletos. “Muitas empresas nos
procuraram para entrar no Second Life. O motivo era simples: todo mundo estava
falando daquilo”.
A declaração serve como dica aos atuais
profissionais do mercado, tema que moveu o debate, do qual ainda participaram
Luiz Lara, da Lew’Lara\TBWA e presidente da Abap (Associação Brasileira das
Agências de Publicidade), e Luiz Fernando Vieira, sócio e vice-presidente de
mídia da Africa.
A aliança entre os departamentos da
agência acompanha os contornos desse novo e desejado profissional, um ser
híbrido, que consegue transitar pelo universo multiplataforma com desenvoltura
e conhecimento, colecionando funções de maneira natural. “Europa e Estados
Unidos ainda optam pela segmentação. Por isso digo que as empresas brasileiras
estão à frente”, afirmou Lara. O Fórum de Debates faz parte do calendário
comemorativo dos 75 anos da APP, completos em 2013. A entidade também se
prepara para o lançamento de um livro, em abril. (Propmark)
NIKE JÁ NÃO PATROCINA PISTORIUS
A Nike anunciou a suspensão do seu contrato de patrocínio
para o atleta sul-africano Oscar Pistorius. O corredor é suspeito de ter matado
a própria namorada a tiros. Em comunicado oficial, a empresa informou a
suspensão, mas preferiu não comentar o caso. "Acreditamos que Oscar
Pistorius tenha direito ao julgamento e continuaremos a monitorar a situação de
perto", afirma a nota.
Pistorius é um dos mais conhecidos e
premiados atletas paralímpicos da atualidade. O sul-africano fez história nos
Jogos Olímpicos de Londres 2012 ao se tornar o primeiro com pernas amputadas a
disputar a competição — ele utiliza próteses de fibra de carbono, o que fez com
que fosse apelidado de "Blade Runner".
A Associação Brasileira de Agências de Publicidade reuniu
seus integrantes para novas discussões em torno das conclusões levantadas
durante o V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, realizado em maio
deste ano, além de lançar um livro de 308 páginas que trazem os anais do
encontro. Na ocasião, líderes da entidade encabeçada pelo presidente Luiz Lara
analisaram o andamento das principais questões debatidas durante o evento, bem
como a evolução das conclusões, sob responsabilidade da CCI (Comissão de
Continuidade e Implementação), liderada por Orlando Marques.
“Creio que saímos muito mais fortes após a realização do V
Congresso. É hora de aproveitarmos para desenvolver nosso mercado de forma
ainda mais efetiva, com ética, pertinência e linguagem criativa adequada, sem
esquecer que a essência é sempre a qualidade. Caberá a cada um de nós, que
somos líderes, construirmos juntos o nosso destino”, analisou Lara.
Ao início das ponderações sobre a evolução das questões desde o
V Congresso, foi concluído que um dos temas mais discutidos durante as duas
últimas edições do evento continua sendo o de maior preocupação e relevância.
“Trouxemos o Nobel da Paz Kofi Annan para falar sobre liberdade de expressão no
IV Congresso e, quando começamos a pensar no V, vimos que essa continuava sendo
a principal preocupação do mercado — e convidamos Desmond Tutu, outro Nobel da
Paz, para a abertura.
Agora, conversando com presidentes de outras entidades e amigos
do mercado, vemos que o assunto continua nos preocupando — ilustrado por casos
recentes como a censura ao Estadão e o que aconteceu com o Google e seu
presidente, Fábio Coelho. Como nos ensinaram Annan e o Tutu, esse é um assunto
do qual não podemos descuidar nunca, como publicitários, como homens de
comunicação e como cidadãos. O preço da liberdade é a eterna vigilância e p
ForCom vai continuar tratando desse assunto e discutindo a censura, a liberdade
de expressão comercial e o bullying à publicidade”, reforçou Dalton Pastore,
presidente do ForCom (Fórum Permanente da Indústria da Comunicação).
Segundo Marques, as teses levantadas durante as 13 comissões
foram divididas em grupos baseados em facilidade de execução e prioridade, com
cinco delas já ganhando estágio avançado até o momento. “A possibilidade de se
implementar via Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) a tabela dos veículos,
por exemplo, está praticamente acertada, em fase de organização para ser
anunciada no início de janeiro. Também já estamos no fim da redação da carta
discutida na comissão Profissão do Futuro, com a ESPM assumindo a
responsabilidade de gerar o documento e compartilhar com todos nós.
Sobre propriedade intelectual, o doutor Paulo Gomes (consultor
jurídico da Abap) já escreveu um texto inicial e o manual de melhores práticas
está praticamente pronto. Quanto aos indicadores de sustentabilidade sugeridos
em outra comissão, já temos pronta uma carta apresentando às agências, de forma
didática, como implantá-los. Sobre a comunicação one-to-one, a tese já foi
transformada em projeto de lei (PL 4060), tramitando no congresso e sob
acompanhamento do ministro Milton Monti”, explica o presidente do CCI.
Sobre a última questão, Monti — que esteve à frente da comissão
“Comunicação one-to-one: personalização versus publicidade” e preside a Frente
Parlamentar de Comunicação — enfatizou a necessidade, por parte do mercado, de
acompanhar o processo com grande atenção e proximidade. “A liberdade de
expressão é um tema extremamente abrangente e volátil. Nosso projeto tem como
meta garantir a liberdade de expressão, comercial e, ao mesmo tempo, preservar
a individualidade e privacidade do cidadão. O Ministério da Justiça prepara um
projeto extremamente restritivo no que diz respeito às liberdades de utilização
dessas ferramentas sociais voltadas à comunicação via internet.
É importante que todas as entidades vinculadas ao tema estejam
vigilantes, atentas para que essa tramitação possa acontecer dentro dos
preceitos fundamentais estabelecidos na nossa propostas e longe daqueles
pensados, infelizmente, pelo Ministério”, avalia Monti. “Hoje atuamos no
sentido de alertar, elucidar, motivar e convencer nossos colegas sobre a
importância da publicidade privada no país, que é irmã siamesa da liberdade de
expressão e da democracia, porque não teremos liberdade de imprensa se não
tivermos uma publicidade firme, que dê autonomia irrestrita ao editorial dos
veículos. Infelizmente vemos, no Congresso Nacional, alguns colegas seduzidos
por uma mensagem fácil e equivocadamente vista como politicamente correta, que
na verdade vai contra a liberdade. Existe um viés ideológico que tem como intenção
asfixiar essa liberdade por meio da publicidade e é nossa missão lutar contra
ele”, conclui o deputado. (Propmark)
CONAR NOTIFICA GILLETE
O Conar informou ter notificado a
Gillette sobre as denúncias feitas contra a campanha publicitária
da marca que estimula a depilação masculina. O órgão decidiu por abrir o
processo contra a Gillette, marca da Procter & Gamble, após ter recebido
reclamações. Até a terça-feira (19), cerca de 15 queixas haviam sido enviadas
ao Conar questionando o que chamavam de conteúdo discriminatório da propaganda.
Segundo
o Conar, a empresa receberia a notificação entre a terça e a quarta. Em nota,
porém, a Gillette informou que ainda não recebeu qualquer comunicado do órgão
regulador.
O
teor da campanha motivou reclamações nas redes sociais. Vários usuários do
Twitter e do Facebook manifestaram repúdio à ação, afirmando que se tratava de
conteúdo discriminatório contra homens peludos.
Em
sua nota, a Gillette informa que "oferece soluções para remoção de pelos
e, por isso, é natural que o tema depilação masculina seja abordado em suas
campanhas". Ainda de acordo com o comunicado, na ação, "a marca
tratou o tema de maneira irreverente, focando na preferência das mulheres
por homens depilados e em momento algum teve a intenção de desrespeitar
qualquer consumidor".
Segundo
o regulamento do Conar, a Gillette tem 10 dias para enviar sua defesa contados
a partir do dia em que receber a notificação. A assessoria de imprensa do órgão
informou que o processo deve ser julgado no final de março ou no começo de
abril. Até a decisão, a campanha pode circular sem restrições.
DESPEDIDA DO PAPA VAI PARA A TV
(Zenit.org) - Em
seu último dia de pontificado, Bento XVI será filmado ao vivo durante as
últimas horas de permanência no Vaticano. Mons. Edoardo Maria Viganó, diretor
do Centro Televisivo Vaticano (CTV), explica que o embarque do papa no
helicóptero que o levará a Castel Gandolfo “será um momento histórico”. O CTV
preparou ainda 26 câmeras para acompanhar o conclave e a apresentação do futuro
pontífice.
PROCURA-SE A PRÓXIMA
GERAÇÃO DE DJs
Abertas as inscrições para a segunda edição do Burn
Studios Residency, competição internacional de DJs promovida pela
marca Burn Energy Drink, que levará um brasileiro para um workshop em maio, em
Ibiza, com Solomun, Steve Lawler e Maceo
Plex e ainda concorrer a uma residência na ilha espanhola durante o
verão europeu. Para participar, o DJ deve inscrever seu mix até as 21h
(horário de Brasília) de 18 de março, através da internet, na plataforma
MixCloud, disponível em www.mixcloud.com/burnstudiosresidency. Para saber mais,
visite: swww.institutococacolabrasil.com.br e www.cocacolabrasil.com.br.
JUSTIÇA MANTÉM PROIBIÇÃO DO USO DA
IMAGEM DE SILVIO SANTOS PELA BAND
A 6ª Câmara do Tribunal de Justiça de São Paulo,
julgou, em definitivo, o agravo de instrumento no qual o apresentador
Silvio Santos já havia obtido liminarmente a decisão que impedia a TV
Bandeirantes de utilizar das suas imagens, sons e características pessoais,
inclusive imitações e caricaturas, além da vedação à perseguição, cerco e
constrangimento à participação em seus programas e da aproximação de seus
profissionais, com a intenção de entrevistas e captação de imagens, em um raio
de cem metros. Com esta decisão está mantida a proibição que foi imposta à TV
Bandeirantes, estando reconhecida a ilegalidade da utilização e exploração das
imagens na exibição do último programa Pânico na Band, devendo a emissora
responder com a multa de R$ 100.000,00 cada vez que violar a decisão judicial.
DICA: DAS TREVAS À LUZ DA PALAVRA
Encantada e
inspirada pela leitura de A Cena da Origem, a tradução da Gênese pelo poeta
concreto Haroldo de Campos, a artista plástica Edith Derdyk compôs a instalação Arcada que será aberta ao público no próximo
dia 22 na Funarte em São Paulo. A mostra busca apontar a relação entre a origem
do verbo e o aparecimento da luz, questão expressa desde os primeiros versos
bíblicos escritos em aramaico/hebrew arcaico e presente nos mitos da criação de
distintas tradições religiosas.
“O projeto
nasceu a partir da minha leitura sobre os métodos de tradução de uma língua
originária. É a tradução da Gênese, mas o trabalho não tem nada a ver com a
bíblia e sim com a instauração da palavra em estado de poesia. Baseada na
descrição do poeta Haroldo de Campos da linguagem semítica, da palavra quando
nasce como instância poética, eu vi similaridades com o meu trabalho. E a
partir daí eu criei a primeira exposição chamada Dia 1, em 2010, na Galeria
Virgílio. E agora o meu trabalho está se centrando no segundo dia da criação
que tem a ver com a origem da palavra, da luz e da escuridão”, conta Edith.
Representando
a luz proveniente da palavra e as trevas de onde ela surge, a instalação é
composta por centenas de fios pretos que ligam uma placa presa ao teto a outra
que pende sobre um vão de 30 centímetros por onde escapa a luz. A obra cria a
impressão de que o cubo negro que é composto pelos fios é suspenso pela luz ou
a oprime, segundo a leitura que se queira fazer.
“A pessoa
quando entrar no espaço vai ter uma fresta de luz embaixo com uma massa escura
por cima. Você não sabe quem está segurando quem. O meu trabalho sempre acaba
falando dessa inversão; do leve e do pesado, do equilíbrio e do desequilíbrio,
da simplicidade e da complexidade. O trabalho quando pronto terá uma
simplicidade porque é um volume preto suspenso no ar com uma luz no chão. Toda
essa complexidade da construção, toda essa matemática da matéria, a força da
linha… Essa construção para criar o efeito poético é o que me interessa”, diz.
Percebendo a
complexidade do projeto, Edith buscou se aprofundar na pesquisa sobre a origem
da palavra em seu estado poético e suas intersecções entre escrita e desenho,
entre linguagem verbal e visual. Com o apoio do Centro de Cultura Judaica
(CCJ), a artista plástica esteve em Jerusalém aonde realizou estudos sobre o
tema.
“Depois que
eu fiz a primeira exposição, eu fiz uma mesa de discussão sobre esse assunto e
convidei o Jacopo Crivelli, que é o curador desta exposição, a Noemi Jaffe, que
é uma pessoa ligada à literatura, e a Georgia Kyriakakis, que é minha amiga e
foi minha companheira de atelier por muitos anos. Então eu tinha o crítico, a
linguista e poeta e a artista plástica discutindo o tema e nos demos conta de
que era muito extenso. Então decidi viajar para Jerusalém, ganhei uma bolsa do
Centro de Cultura Judaica e passei seis semanas, sendo quatro delas em um
monastério maronita dentro da cidade velha onde eu fui pesquisar a palavra. A
palavra prometida, a reza, a repetição, a palavra no corpo, a palavra escrita,
a palavra originária em todas as religiões monoteístas. Lá eu descobri que a
linguagem semítica, a linguagem arcaica, é totalmente poética, mítica e não tem
nada a ver com o discurso teológico fechado de hoje. A linguagem de hoje é
fechada é dogmática e não deixa muito espaço para interpretação”, diz ela.
Para
completar essa experiência, no Brasil, participou de uma residência na
Biblioteca do CCJ e dessa experiência nasceu a série Tábula, que faz parte da
mostra. Tábula é composta pela primeira página da Gênesis de diversas bíblias
em diferentes idiomas e edições que, sobrepostas, constroem um texto ilegível
de onde por vezes escapam algumas palavras que se deixam ler. “De repente uma
palavra aparece como uma fresta de luz, tal como a luz da instalação. Então
acabei criando dois paralelos da construção da escuridão e o que sobra é a
luz”, diz a artista.
Arcada-
Edith Derdyk
Quando: de 22 de fevereiro a 02 de abril de 2013
Onde: Funarte – Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elísios São Paulo
Quanto: entrada gratuita
Quando: de 22 de fevereiro a 02 de abril de 2013
Onde: Funarte – Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elísios São Paulo
Quanto: entrada gratuita
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