Foi o tempo em que Fantomas e Ted boy Marino faziam sucesso nos antigos telequetes, empolgando multidões pelo que pareciam ser e fazer. Não sei, mas acho que na época, nos permitíamos enganar, como se aquelas lutas não fossem coreografadas, como se os golpes de fato atingissem e ferissem os lutadores. Vibrávamos como se tudo fosse verdade, eu, garoto, sonhava em ser Fantomas
Hoje temos o MMA, categoria de luta que há alguns anos cresce
exponencialmente no cenário midiático mundial, inclusive no Brasil. Qual é a
mágica?
Lutadores de
verdade, que golpeiam e sangram de verdade, parecem ser a base para este
sucesso, além, obviamente, de todo o estratégico trabalho de construção de
marca do próprio UFC, que inclui
tornar cada um dos grandes lutadores “heróis-produtos”, alçados ao grau de
mitos.
Relacionando essas duas histórias, percebemos que o sucesso
do MMA de hoje está intimamente ligado à verdade, talvez por termos perdido a
ingenuidade e não nos permitamos mais ser iludidos. Por outro lado, ao
contrário da era do primitivo telequete, hoje queremos protagonizar também. O
lugar de mero espectadores não nos atrai mais.
Há três décadas
uma modalidade que, como o MMA, é verdade viva, vem ganhando força no marketing e atinge o status de
protagonista no cenário da comunicação mundial, atividade esta que explora a
vida ao vivo como estratégia de branding e
de vendas, com todas as virtudes e fragilidades que isso implica: o Live Marketing.
Essa modalidade, a qual intitula este artigo como LMA (Live
Marketing Arts) prega a verdade da comunicação das marcas que, assim como os
‘Andersons’ e os ‘Minotauros’ do MMA, se expõem verdadeiramente no ringue da
vida, conquistando seu espaço pelos reais atributos que têm, e não pelos que
dizem ter.
O LMA é a modalidade que, por intermédio de suas
“Artes”, ativações, campanhas promocionais e de incentivo, eventos e etc.,
proporciona e estimula as sensações sinestésicas, sejam elas táteis, olfativas,
gustativas, visuais, auditivas ou co-relacionadas, trazendo uma imediata
conexão com sentimentos, lembranças e principalmente experiências reais.
São exatamente
estas experiências que dão ao Live Marketing o poder de transformar pessoas em mídia
ponderosa, pois são muito mais que um simples canal de informação, são,
principalmente, canais de recomendação e de validação que se multiplicam pelas
vias intermináveis da web.
É uma grande oportunidade que as marcas têm de tornar mais
íntima e profunda sua relação com seus consumidores, e, porque não, seus
futuros embaixadores.
Algumas marcas, como Red Bull, Heinekein, P&G, Microsoft,
Samsung e American Express, têm lançado mão de campanhas inteiras direcionadas
a esta modalidade, convertendo resultados incríveis.
Cases como Small Business da American Express,
Grand Prix em Cannes 2012, e o emocionante Insights da Samsung, Ouro também em
Cannes, retratam a eficiência das estratégias focadas no Live Marketing.
O LMA é um
fenômeno de audiência nas estratégias de
marketing das marcas da nova
era, e, assim como no MMA, tem o risco como vilão, e, ao mesmo tempo, grande
aliado, pois aposta na ousadia, no frio na espinha, na estratégia do olho no
olho.
Marcas que abrirem mão desta transparência serão subjugadas e
destinadas ao cenário dos telequetes. Sua marca tá preparada para o Octógono do
LMA? Então cai pra dentro! (Marcedo Lenhard, presidente
da Hans, no Promoview)
PORQUE OS CLUBES BRASILEIROS NÃO GANHAM O MUNDO
Até o dia 19 de
maio, quando terminam os principais estaduais do Brasil, os grandes clubes do
Brasil entrarão em campo mais vezes do que os gigantes europeus.Corinthians, São Paulo ou Palmeiras, se forem campeão
paulista, fariam 34 partidas até a decisão do torneio local. OFluminense, se quiser
conquistar o Carioca, pode fazer entre 28 e 32 jogos no período.
Enquanto isso, na
Europa, os ingleses serão os que mais entrarão em campo, com 23 partidas. Na
Alemanha, com o campeonato de apenas 18 clubes, uma equipe jogará, no máximo,
19 vezes no período. Para o correspondente da BBC na América do Sul, Tim
Vickery, o calendário brasileiro sofre com o excesso de jogos.
- Nos próximos
dois anos, o calendário brasileiro fica ainda mais maluco, pela necessidade de
fazer uma pausa para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo. É uma
tentativa de colocar cinco litros de líquido em uma garrafa de três. É um
absurdo. Assim, não dá para respeitar as datas Fifa e os clubes de grande
investimento vão continuar sem seus jogadores em várias rodadas - disse.
Para o jornalista,
a quantidade de datas para os campeonatos estaduais atrapalha somente os
grandes clubes. E, em vez de enfrentarem adversários locais, os
"gigantes" do Brasil deveriam lutar para expandir sua presença ao
redor do globo.
- Eu fico surpreso
com a passividade dos grandes clubes, porque esse calendário só beneficia os
pequenos. É uma situação onde o rabo balança o cachorro. Os times sem
torcedores mandam nos que têm milhões. É um calendário que só atrapalha o
interesse dos grandes, impede que eles alcancem seu potencial. O Flamengo não
compete com o Nova Iguaçu, tem que competir com o Milan, com o Manchester United.
É um contexto global.
Tim Vickery usou o Corinthians como exemplo. Depois de conquistar o título mundial, ao vencer o Chelsea em Yokohama, o Timão está perdendo a oportunidade de ganhar torcedores no Japão porque estará disputando o Campeonato Paulista.
- O Corinthians
acabou de ser campeão mundial e vários jornalistas brasileiros diziam que o
Japão jamais seria o mesmo depois da invasão corintiana. O Corinthians venceu o
Mundial e agora não vai passar jogo do time no Japão.
Internacionalmente,
os clubes brasileiros vão continuar engatinhando. Os europeus já ganharam essa
batalha. Todas as semanas, o Campeonato Inglês ganha o Japão, tem alguns jogos
em horários ideais para a Ásia.
Os estaduais
também prejudicam o início do Campeonato Brasileiro, na opinião do jornalista
inglês.
- O ponto alto de
um campeonato de pontos corridos é o início, porque não existe garantia nenhuma
de que as últimas rodadas terão emoção. No começo, todo mundo tem chance,
existe uma expectativa. Mas, quando o time perde o Estadual, a torcida já não
gosta do elenco, do técnico. Então a equipe embarca para uma maratona de 38
jogos sem nenhum apoio do torcedor. (Texto
de Gabriel Benamor)
ECONOMIA BRASILEIRA VAI CRESCER
Em 2013, a economia
brasileira deverá ter um índice de crescimento muito próximo ao do ano passado.
É o que indica a pesquisa Focus, divulgada pelo Banco Central nesta
segunda-feira (7). Segundo os economistas consultados durante o estudo, a
perspectiva para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano é de
3,26%, ante 3,30% da segunda-feira passada (31), último dia de 2012.
Em relação à
inflação, os analistas elevaram a projeção para 5,49%, frente à expectativa
anterior de 5,47%.
A projeção para o PIB em 2012 foi mantida em expansão de 0,98%,
depois de os analistas terem estimado um crescimento abaixo de 1% na semana
passada pela primeira vez. A projeção de inflação medida pelo IPCA (Índice de
Preços ao Consumidor Amplo) para 2012 subiu pela quinta semana consecutiva, de
5,71% para 5,73%. Há quatro semanas, a estimativa estava em 5,58%. Para 2013, a
projeção passou de 5,47% para 5,49%. Há um mês, estava em 5,40%.
A pesquisa Focus mostrou ainda que os analistas mantiveram a
previsão de que a taxa Selic encerrará 2013 nos atuais 7,25%, mesmo percentual
estimado para a taxa básica de juros em janeiro. O mercado reduziu ligeiramente
a previsão para o dólar para o fim deste ano a R$ 2,08, ante R$ 2,09 na semana
anterior. (Propmark)
NO BRASIL
SEDIA O RED BULL CLIFF DIVING
Os maiores saltadores de
penhascosdo mundo já têm data para chegarem ao Brasil. Foi anunciado o
calendário da edição de 2013 do Red Bull Cliff Diving, e, pela primeira
vez, a competição chega à América do Sul. OBrasil foi o país escolhido para receber uma das
etapas, em setembro.
O local exato de
onde será a competição será divulgado em breve. Em sua quinta temporada, o campeonato mundial de
salto de penhascos ganhará ainda mais força em sua temporada
2013. Serão oito etapas, distribuídas por Europa, Ásia e as “Américas” do Sul e
do Norte.
Como já é de
costume, foram selecionadas como locações alguns dos locais mais belos do
mundo, com pedras intocáveis e paisagens icônicas para que os competidores
mostrem toda a sua concentração, habilidade e controle físico, em saltos de 27
metros sem nenhuma proteção.
Além do Brasil, a
Dinamarca e a Tailândia também receberão a competição pela primeira vez na
história. Atual bicampeão, o inglês Gasry Hunt tentará ser o primeiro homem da história a
conquistar o tricampeonato. Como principais rivais, ele terá o americano Steven
LoBue e o colombiando Orlando Duque, considerado uma verdadeira lenda do
esporte.
O colombiano,
aliás, esteve no Brasil recentemente para realizar alguns saltos como “prêmio”
pela temporada de 2012. “Saltar no Brasil foi como uma recompensa depois da
temporada em que tive de me superar, devido à uma lesão no tornozelo. Com
certeza, foi uma experiência que eu vou levar pra sempre”, destacou ele.
Calendário 2013
24 e 25 de maio – França.
21 e 22 de junho – Dinamarca.
28 e 29 de junho – Portugal.
13 e 14 de julho – Itália.
23 e 24 de agosto – USA.
13 e 14 de setembro – Reino Unido.
27 e 28 de setembro – Brasil..
21 a 26 de outubro – Tailândia. (Promoview)
21 e 22 de junho – Dinamarca.
28 e 29 de junho – Portugal.
13 e 14 de julho – Itália.
23 e 24 de agosto – USA.
13 e 14 de setembro – Reino Unido.
27 e 28 de setembro – Brasil..
21 a 26 de outubro – Tailândia. (Promoview)
OS MELHORES DO UNIVERSAL CHANNEL
O Universal Channel (uc.tv.br) convida os assinantes e fãs de séries que acompanharam a
programação do canal durante o ano a escolherem os Melhores de 2012. O
questionário, disponível até o dia 18 de janeiro, traz 13 categorias,
entre as quais a melhor estreia, os melhores protagonistas, o melhor beijo e a
melhor dupla.
Para votar, é necessário acessar a Fan Page do canal no Facebook e clicar na aba "Melhores 2012". Depois, basta selecionar a opção que preferir em cada questão, que oferece múltipla escolha. É possível votar mais de uma vez e convidar amigos para participarem também. O resultado será divulgado dia 21. Link para a votação:
https://www.facebook.com/universalchannelbrasil/app_127709503932081
Para votar, é necessário acessar a Fan Page do canal no Facebook e clicar na aba "Melhores 2012". Depois, basta selecionar a opção que preferir em cada questão, que oferece múltipla escolha. É possível votar mais de uma vez e convidar amigos para participarem também. O resultado será divulgado dia 21. Link para a votação:
https://www.facebook.com/universalchannelbrasil/app_127709503932081
AGORA A BOHEMIA É IMPERIAL
Primeira
cerveja do Brasil e líder do mercado premium, Bohemia apresenta Bohemia
Imperial, uma edição especial criada pelo mestre cervejeiro exclusivo de
Bohemia para comemorar a reabertura das portas da Cervejaria Bohemia, em
Petrópolis, um dos mais completos centros de experiência cervejeira do mundo.
A nova variante é uma
edição comemorativa e a primeira de uma série de novas cervejas especiais que
serão lançadas pela Cervejaria Bohemia. Inspirada em uma cerveja que era
servida exclusivamente em ocasiões nobres na época do Império brasileiro,
Bohemia Imperial traz uma combinação de três tipos de malte e um lúpulo raro
fruto desenvolvido na República Tcheca, que faz com que a bebida tenha um aroma
mais marcante, uma cor levemente acobreada e um sabor mais forte do que Bohemia
Pilsen.
A edição limitada está
disponível através do site do Empório da Cerveja (www.emporiodacerveja.com.br).
Bohemia Imperial chega para ampliar a família Bohemia, atualmente composta por:
Bohemia Pilsen, Bohemia Escura, Bohemia Weiss e Bohemia Confraria.
“Como líder entre as
marcas premium desde 2002, Bohemia tem cumprido o seu papel de pioneira em
trazer opções a esse mercado no Brasil. Bohemia Imperial é a primeira de uma
série de edições especiais da marca, que serão lançadas regularmente pela
Cervejaria Bohemia em Petrópolis. Além de ser mais uma oportunidade para o
consumidor brasileiro ampliar a sua experiência e conhecimento sobre cerveja,
apreciando uma bebida única”, ressalta Sérgio Esteves, gerente corporativo de
marcas premium da Ambev. O lançamento faz parte da estratégia da Ambev de
ampliar o desenvolvimento do mercado premium no Brasil, setor que apresenta
grande potencial de crescimento e do qual a companhia é líder. Detalhes: www.bohemia.com.br/cervejaria
FACEBOOK
MESSENGER TERÁ MENSAGENS DE VOZ
O Facebook Messenger agora possibilita o envio de mensagens de
voz aos amigos, com até um minuto de duração cada, segundo o TechCrunch. O recurso está
disponível para usuários em todo o mundo, a partir da mais recente atualização
do app para dispositivos iOS, via App Store e Android, via Google Play.
A intenção do
Facebook é munir o Messenger de recursos suficientes para torná-lo um
concorrente de peso para APPs como o Skype e o Viber, incluindo, além
das mensagens de voz, também a possibilidade da realização de chamadas VoIP, via Wi-Fi ou 3G/4G, por enquanto
disponíveis apenas para usuários de dispositivos iOS no Canadá.
Para enviar uma
mensagem de voz basta tocar no sinal “+” para ativar a opção de gravação da
mensagem, que pode ser enviada para qualquer amigo com conta no Facebook, mesmo
que o amigo só use a rede social por
intermédio da versão Web emdesktops e notebooks.
Ele receberá a
mensagem, mas não poderá respondê-la também por voz. O Facebook não tem planos
de levar o recurso para a sua versão Web, diz a reportagem do TechCrunch. (Promoview)
UMA VISÃO
ESTRATÉGICA DOS PREÇOS
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A Madia Marketing School está anunciando
o Curso sobre Preços, que term como objetivo orientar o gestor e todos os que
contribuem direta ou indiretamente psra a formação de preços quanto a essa
estratégia.
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