Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

LMA – LIVE MARKETING ARTS


 
Foi o tempo em que Fantomas e Ted boy Marino faziam sucesso nos antigos telequetes, empolgando multidões pelo que pareciam ser e fazer. Não sei, mas acho que na época, nos permitíamos enganar, como se aquelas lutas não fossem coreografadas, como se os golpes de fato atingissem e ferissem os lutadores. Vibrávamos como se tudo fosse verdade, eu, garoto, sonhava em ser Fantomas

Hoje temos o MMA, categoria de luta que há alguns anos cresce exponencialmente no cenário midiático mundial, inclusive no Brasil. Qual é a mágica?

Lutadores de verdade, que golpeiam e sangram de verdade, parecem ser a base para este sucesso, além, obviamente, de todo o estratégico trabalho de construção de marca do próprio UFC, que inclui tornar cada um dos grandes lutadores “heróis-produtos”, alçados ao grau de mitos.

Relacionando essas duas histórias, percebemos que o sucesso do MMA de hoje está intimamente ligado à verdade, talvez por termos perdido a ingenuidade e não nos permitamos mais ser iludidos. Por outro lado, ao contrário da era do primitivo telequete, hoje queremos protagonizar também. O lugar de mero espectadores não nos atrai mais.

Há três décadas uma modalidade que, como o MMA, é verdade viva, vem ganhando força no marketing e atinge o status de protagonista no cenário da comunicação mundial, atividade esta que explora a vida ao vivo como estratégia de branding e de vendas, com todas as virtudes e fragilidades que isso implica: o Live Marketing.

Essa modalidade, a qual intitula este artigo como LMA (Live Marketing Arts) prega a verdade da comunicação das marcas que, assim como os ‘Andersons’ e os ‘Minotauros’ do MMA, se expõem verdadeiramente no ringue da vida, conquistando seu espaço pelos reais atributos que têm, e não pelos que dizem ter.

O LMA é a modalidade que, por intermédio de suas “Artes”, ativações, campanhas promocionais e de incentivo, eventos e etc., proporciona e estimula as sensações sinestésicas, sejam elas táteis, olfativas, gustativas, visuais, auditivas ou co-relacionadas, trazendo uma imediata conexão com sentimentos, lembranças e principalmente experiências reais.

São exatamente estas experiências que dão ao Live Marketing o poder de transformar pessoas em mídia ponderosa, pois são muito mais que um simples canal de informação, são, principalmente, canais de recomendação e de validação que se multiplicam pelas vias intermináveis da web.

É uma grande oportunidade que as marcas têm de tornar mais íntima e profunda sua relação com seus consumidores, e, porque não, seus futuros embaixadores.

Algumas marcas, como Red Bull, Heinekein, P&G, Microsoft, Samsung e American Express, têm lançado mão de campanhas inteiras direcionadas a esta modalidade, convertendo resultados incríveis.

Cases como Small Business da American Express, Grand Prix em Cannes 2012, e o emocionante Insights da Samsung, Ouro também em Cannes, retratam a eficiência das estratégias focadas no Live Marketing.

O LMA é um fenômeno de audiência nas estratégias de marketing das marcas da nova era, e, assim como no MMA, tem o risco como vilão, e, ao mesmo tempo, grande aliado, pois aposta na ousadia, no frio na espinha, na estratégia do olho no olho.

Marcas que abrirem mão desta transparência serão subjugadas e destinadas ao cenário dos telequetes. Sua marca tá preparada para o Octógono do LMA? Então cai pra dentro! (Marcedo Lenhard, presidente da Hans, no Promoview)

PORQUE OS CLUBES BRASILEIROS NÃO GANHAM O MUNDO


 

Até o dia 19 de maio, quando terminam os principais estaduais do Brasil, os grandes clubes do Brasil entrarão em campo mais vezes do que os gigantes europeus.Corinthians, São Paulo ou Palmeiras, se forem campeão paulista, fariam 34 partidas até a decisão do torneio local. OFluminense, se quiser conquistar o Carioca, pode fazer entre 28 e 32 jogos no período.

Enquanto isso, na Europa, os ingleses serão os que mais entrarão em campo, com 23 partidas. Na Alemanha, com o campeonato de apenas 18 clubes, uma equipe jogará, no máximo, 19 vezes no período. Para o correspondente da BBC na América do Sul, Tim Vickery, o calendário brasileiro sofre com o excesso de jogos.

- Nos próximos dois anos, o calendário brasileiro fica ainda mais maluco, pela necessidade de fazer uma pausa para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo. É uma tentativa de colocar cinco litros de líquido em uma garrafa de três. É um absurdo. Assim, não dá para respeitar as datas Fifa e os clubes de grande investimento vão continuar sem seus jogadores em várias rodadas - disse.

 

Para o jornalista, a quantidade de datas para os campeonatos estaduais atrapalha somente os grandes clubes. E, em vez de enfrentarem adversários locais, os "gigantes" do Brasil deveriam lutar para expandir sua presença ao redor do globo.

 

- Eu fico surpreso com a passividade dos grandes clubes, porque esse calendário só beneficia os pequenos. É uma situação onde o rabo balança o cachorro. Os times sem torcedores mandam nos que têm milhões. É um calendário que só atrapalha o interesse dos grandes, impede que eles alcancem seu potencial. O Flamengo não compete com o Nova Iguaçu, tem que competir com o Milan, com o Manchester United. É um contexto global.


Tim Vickery usou o Corinthians como exemplo. Depois de conquistar o título mundial, ao vencer o Chelsea em Yokohama, o Timão está perdendo a oportunidade de ganhar torcedores no Japão porque estará disputando o Campeonato Paulista.

 

- O Corinthians acabou de ser campeão mundial e vários jornalistas brasileiros diziam que o Japão jamais seria o mesmo depois da invasão corintiana. O Corinthians venceu o Mundial e agora não vai passar jogo do time no Japão.

 

Internacionalmente, os clubes brasileiros vão continuar engatinhando. Os europeus já ganharam essa batalha. Todas as semanas, o Campeonato Inglês ganha o Japão, tem alguns jogos em horários ideais para a Ásia.

Os estaduais também prejudicam o início do Campeonato Brasileiro, na opinião do jornalista inglês.

 

- O ponto alto de um campeonato de pontos corridos é o início, porque não existe garantia nenhuma de que as últimas rodadas terão emoção. No começo, todo mundo tem chance, existe uma expectativa. Mas, quando o time perde o Estadual, a torcida já não gosta do elenco, do técnico. Então a equipe embarca para uma maratona de 38 jogos sem nenhum apoio do torcedor. (Texto de Gabriel Benamor)

 

ECONOMIA BRASILEIRA VAI CRESCER


 


Em 2013, a economia brasileira deverá ter um índice de crescimento muito próximo ao do ano passado. É o que indica a pesquisa Focus, divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira (7). Segundo os economistas consultados durante o estudo, a perspectiva para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano é de 3,26%, ante 3,30% da segunda-feira passada (31), último dia de 2012.


 


Em relação à inflação, os analistas elevaram a projeção para 5,49%, frente à expectativa anterior de 5,47%.


 

A projeção para o PIB em 2012 foi mantida em expansão de 0,98%, depois de os analistas terem estimado um crescimento abaixo de 1% na semana passada pela primeira vez. A projeção de inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) para 2012 subiu pela quinta semana consecutiva, de 5,71% para 5,73%. Há quatro semanas, a estimativa estava em 5,58%. Para 2013, a projeção passou de 5,47% para 5,49%. Há um mês, estava em 5,40%.

A pesquisa Focus mostrou ainda que os analistas mantiveram a previsão de que a taxa Selic encerrará 2013 nos atuais 7,25%, mesmo percentual estimado para a taxa básica de juros em janeiro. O mercado reduziu ligeiramente a previsão para o dólar para o fim deste ano a R$ 2,08, ante R$ 2,09 na semana anterior. (Propmark)

NO BRASIL SEDIA O RED BULL CLIFF DIVING


 

Os maiores saltadores de penhascosdo mundo já têm data para chegarem ao Brasil. Foi anunciado o calendário da edição de 2013 do Red Bull Cliff Diving, e, pela primeira vez, a competição chega à América do Sul. OBrasil foi o país escolhido para receber uma das etapas, em setembro.

O local exato de onde será a competição será divulgado em breve. Em sua quinta temporada, o campeonato mundial de salto de penhascos ganhará ainda mais força em sua temporada 2013. Serão oito etapas, distribuídas por Europa, Ásia e as “Américas” do Sul e do Norte.

Como já é de costume, foram selecionadas como locações alguns dos locais mais belos do mundo, com pedras intocáveis e paisagens icônicas para que os competidores mostrem toda a sua concentração, habilidade e controle físico, em saltos de 27 metros sem nenhuma proteção.

Além do Brasil, a Dinamarca e a Tailândia também receberão a competição pela primeira vez na história. Atual bicampeão, o inglês Gasry Hunt tentará ser o primeiro homem da história a conquistar o tricampeonato. Como principais rivais, ele terá o americano Steven LoBue e o colombiando Orlando Duque, considerado uma verdadeira lenda do esporte.

O colombiano, aliás, esteve no Brasil recentemente para realizar alguns saltos como “prêmio” pela temporada de 2012. “Saltar no Brasil foi como uma recompensa depois da temporada em que tive de me superar, devido à uma lesão no tornozelo. Com certeza, foi uma experiência que eu vou levar pra sempre”, destacou ele.

Calendário 2013

24 e 25 de maio – França.
21 e 22 de junho – Dinamarca.
28 e 29 de junho – Portugal.
13 e 14 de julho – Itália.
23 e 24 de agosto – USA.
13 e 14 de setembro – Reino Unido.
27 e 28 de setembro – Brasil..
21 a 26 de outubro – Tailândia.
(Promoview)

 

OS MELHORES DO UNIVERSAL CHANNEL

O Universal Channel (uc.tv.br) convida os assinantes e fãs de séries que acompanharam a programação do canal durante o ano a escolherem os Melhores de 2012. O questionário, disponível até o dia 18 de janeiro, traz 13 categorias, entre as quais a melhor estreia, os melhores protagonistas, o melhor beijo e a melhor dupla.

Para votar, é necessário acessar a Fan Page do canal no
Facebook e clicar na aba "Melhores 2012". Depois, basta selecionar a opção que preferir em cada questão, que oferece múltipla escolha. É possível votar mais de uma vez e convidar amigos para participarem também. O resultado será divulgado dia 21. Link para a votação:
https://www.facebook.com/universalchannelbrasil/app_127709503932081



AGORA A BOHEMIA É IMPERIAL

Primeira cerveja do Brasil e líder do mercado premium, Bohemia apresenta Bohemia Imperial, uma edição especial criada pelo mestre cervejeiro exclusivo de Bohemia para comemorar a reabertura das portas da Cervejaria Bohemia, em Petrópolis, um dos mais completos centros de experiência cervejeira do mundo.

 

A nova variante é uma edição comemorativa e a primeira de uma série de novas cervejas especiais que serão lançadas pela Cervejaria Bohemia. Inspirada em uma cerveja que era servida exclusivamente em ocasiões nobres na época do Império brasileiro, Bohemia Imperial traz uma combinação de três tipos de malte e um lúpulo raro fruto desenvolvido na República Tcheca, que faz com que a bebida tenha um aroma mais marcante, uma cor levemente acobreada e um sabor mais forte do que Bohemia Pilsen.

 

A edição limitada está disponível através do site do Empório da Cerveja (www.emporiodacerveja.com.br). Bohemia Imperial chega para ampliar a família Bohemia, atualmente composta por: Bohemia Pilsen, Bohemia Escura, Bohemia Weiss e Bohemia Confraria.


“Como líder entre as marcas premium desde 2002, Bohemia tem cumprido o seu papel de pioneira em trazer opções a esse mercado no Brasil. Bohemia Imperial é a primeira de uma série de edições especiais da marca, que serão lançadas regularmente pela Cervejaria Bohemia em Petrópolis. Além de ser mais uma oportunidade para o consumidor brasileiro ampliar a sua experiência e conhecimento sobre cerveja, apreciando uma bebida única”, ressalta Sérgio Esteves, gerente corporativo de marcas premium da Ambev. O lançamento faz parte da estratégia da Ambev de ampliar o desenvolvimento do mercado premium no Brasil, setor que apresenta grande potencial de crescimento e do qual a companhia é líder. Detalhes: www.bohemia.com.br/cervejaria

 

FACEBOOK MESSENGER TERÁ MENSAGENS DE VOZ


O Facebook Messenger agora possibilita o envio de mensagens de voz aos amigos, com até um minuto de duração cada, segundo o TechCrunch. O recurso está disponível para usuários em todo o mundo, a partir da mais recente atualização do app para dispositivos iOS, via App Store e Android, via Google Play.

A intenção do Facebook é munir o Messenger de recursos suficientes para torná-lo um concorrente de peso para APPs como o Skype e o Viber, incluindo, além das mensagens de voz, também a possibilidade da realização de chamadas VoIP, via Wi-Fi ou 3G/4G, por enquanto disponíveis apenas para usuários de dispositivos iOS no Canadá.

Para enviar uma mensagem de voz basta tocar no sinal “+” para ativar a opção de gravação da mensagem, que pode ser enviada para qualquer amigo com conta no Facebook, mesmo que o amigo só use a rede social por intermédio da versão Web emdesktops e notebooks.

 

Ele receberá a mensagem, mas não poderá respondê-la também por voz. O Facebook não tem planos de levar o recurso para a sua versão Web, diz a reportagem do TechCrunch. (Promoview)

 

 
UMA VISÃO ESTRATÉGICA DOS PREÇOS   
A Madia Marketing School está anunciando o Curso sobre Preços, que term como objetivo orientar o gestor e todos os que contribuem direta ou indiretamente psra a formação de preços quanto a essa estratégia.
"O
1. Economia e Preços como estratégia
2. Nosso Preço e a concorrência
3. O Custo faz diferença?
4. Cálculo de Preços usando o Excel
5. O Preço e o comportamento do consumidor
 


Detalhes:www.madiamarketingschool.com.br


 















Nenhum comentário:

Postar um comentário