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quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

UM BRIEFING PERDIDO

Estamos terminando mais um ano – falta pouco – e depois de tantas mensagens duras e negativas, boas e duvidosas, toques e reclamações, achei que hoje caberia um texto mais bonito, mais leve.

Um texto que falasse de forma metafórica de nossos problemas, na verdade de um problema/solução, obriefing.

E assim me veio o texto que aqui coloco como homenagem às agências e suas áreas, valorizando a Criação, a ideia, sem desprezar ninguém, mas como forma de mostrar que, quando tudo mais faltar, será a ideia que nos levará a novos caminhos, soluções e sucesso.

Sucesso que, desde já, desejo a todos que me leram, conheceram, viveram e trabalharam comigo durante este ano. Vamos lá:

… E foi aí que o briefing entrou pela porta da agência e se sentiu embaraçado.
A recepção acionista, que o recebeu, o confundiu mais ainda, quando, ao invés de dizer bem-vindo!, disse, bem-vinda!
E, por não saber qual caminho, nem conceito, devia seguir, tentou ver-se fora da caixa e qual o melhor ideal seguir.
Quis seguir o sentimento, pois o feeling o conduzia. Viu na porta um ‘atende’ escrito e ali, no nome, algo o seduzia.
Entrou, comercial, pra falar coisas esguias, que, mesmo consertadas, ainda não o atendiam.
Dizia, falava e o ouviam, mas entender não entendiam, porque as palavras que tinha não falavam, de fato, o que queria.
Mudaram de porta, em grupo, num caminho de ação.
Na outra porta estava escrito talvez sua melhor sensação, pois prenunciava, no nome, algo de solução. Lia-se na porta que ali, naquela sala se operava ação.
Mas o que isso significava?

Isso ele não sabia não.
Já dentro da sala explicaram: aqui se produz a ação.
Mas qual? Se perguntava, mais aflito, o briefing perdido. Se não a conheço, não a tenho. E se a tenho, não a explico.
Sabia que ali ele se integrava, por isso ele não entendia o conflito.
Então, propuseram um café, que sempre ameniza a tensão e foi, ao passar por aquela porta que, de viés lhe veio à visão. Ela se insinuava, forte como visão. Um grito e a parada:
Gente, o que mora aí dentro dessa porta esquisita, donde sai um pensamento que me chama e me convida?!!!!!
Mora ai, lhes disseram, todo mal e a alegria, o que é ora sorte, ora morte ou fantasia. Ali, a coisa começa, nasce, principia.
As vezes, até toma forma, mas vá aturar essa cria.

São loucos de toda sorte, advogados, consortes, padres, gays, alquimistas.

Diabos, mágicos, bofes, mendigos, professores, analistas.
Prepotentes, semideuses e poetas do dia a dia, ora nos trazem problemas, ora ideias vazias. Ora nos fazem sorrir, ora é só agonia.
Dos cálculos não entendem, os textos não nos atendem.


Crianças, quem sabe, eu diria. Toda agência desconfia!
Entre cético e encantado, o briefing não se fez rogado e pelo porta avançou…
Entrou num reino encantado de fadas, brinquedos animados, magos, duendes e Macs. Onde figuras desconcertadas, pensavam e pesquisavam olhando e lendo papeis.
Ali pareciam brincar, num arco-íris de um dia, quando a chuva, ao cessar, pinta o sol de alegria.

Mas era sério o que faziam, de lá saíam pôneis malditos, árvores de Natal gigantes, flash mobs delirantes, marcas de todo tipo, que de lá saíam maiores em busca de gente.

E era gente o que queriam, eram pessoas que buscavam, transformando fantasia em eventos, ativações, cases desenhados.
Ele brincou de roda com eles, deu pulinhos e então se sentiu criança.
Contou seus sonhos sem medos com palavras de esperança.
E viu no brilho dos olhares que entendiam sua emoção, que por trás de todos os falares viam seu coração.
Não sabia direito o que queria, mas sabia o que encontrara. Encontrara emoção!
De lá saiu satisfeito, outro, um briefing realizado, já feito.

Para outros se mostrou satisfeito e disse que aqueles seres sabiam que só eles poderiam transformar agora seus sonhos numa real fantasia.
Ao sair, virou pro lado, e já meio acostumado com essa magia de então, com os olhos marejados, proferiu em oração.
“Vou, mas deixo o legado, saio daqui transformado por quem cria a ação.
Agora entendo a frase que minhas manhãs abre nos devaneios de Morfeu.
Entre as nuvens que se abrem, pelo sim e pelo não, tudo o que nos move começa às vezes pouco nobre num:

Bom dia, Criação!*
Bom dia Atendimento, Planejamento, Produção, Administrativo/Financeiro e todos que nos entendem e que permitem que o que pensamos, criamos e idealizamos tome forma, mais bonito, eficaz e eficiente. Nos sonhamos com, para e por vocês. Valeu, galera!

* Pro João, Marcos, Cida, Valeria, Tamara, André, Nadson, Diego, Helen, Carol, Vera, Ronan, Louise, Deborah, Thiago, Marcelo, Fábio, Zé Luiz, Matheus,… Xi não vou acabar hoje… Pra todo mundo. Bom dia, CRIAÇÃO! (Tony Coelho, em artigo disrtribuído pelo Promoview)

O TRIUNFO DA IMAGINAÇÃO AMERICANA

Produtor de cinema, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor e filantropo, Walt Disney renovou a indústria do entretenimento mediante a construção de um império em que combinou cinema, televisão, parques temáticos, música, publicação de livros e merchandising de um modo sem precedentes e, mais tarde, amplamente imitado.

Walt Disney – O triunfo da imaginação americana, publicada pela editora Novo Século, revela um homem de notáveis realizações, árduo trabalho e vida secreta. Nas 944 páginas os leitores encontram, além das histórias do fundador da Disney World, milhares de desenhos, cartas e outros documentos reunidos ao longo de sua vida e que, arquivados nos estúdios em Burbank, Califórnia, até então só haviam sido parcialmente liberados.

Para celebrar os 111 anos do animador, a Novo Século preparou uma promoção especial, no site da editora, onde é possível adquirir a biografia de Walt Disney por R$59,90.

Após sete anos de elaboração e pesquisa meticulosa, eis aqui a história completa de um homem que deixou uma marca indelével em nossa cultura, cuja vida foi grandemente envolvida pelo mito: Walt Disney.

Em Walt Disney – O triunfo da imaginação americana, Neal Gabler nos revela as dificuldades que Walt Disney vivenciou em sua infância, como a rígida disciplina e a pobreza, que o fizeram buscar uma nova vida em Hollywood.

Podemos ver a recriação do conceito de parque de diversões com a Disneylândia, levando os críticos a cunhar a palavra disneyficação para descrever o processo em que a realidade pode ser mudada segundo o desejo individual. Ao mesmo tempo, forneceu uma nova forma de ligação com a história americana por intermédio de seus filmes ao vivo e proporcionou uma visão tão coerente do país q ue até hoje se pode falar, de uma forma expressiva, na "América de Walt Disney".
Walt Disney – O triunfo da imaginação americana é uma biografia que revela um homem de notáveis realizações, árduo trabalho e vida secreta.
Sobre o autor

Neal Gabler é professor, comentarista político e autor de livros: An empire of their own: how the jews invented Hollywwod; Winchell: Gossip, power and the culture of celebrity; e Live the movie: how entertainment conquered reality. Participa regularmente do programa Fox News Watch e escreve com frequência para o (The) New York Times. Gabler vive com a mulher em Amagansett, New York. (Fontes: Lilian Comunica – Assessoria de Imprensa | Portal da Propaganda)

 MARCAS DE BANCO VALEM MAIS

 As três marcas mais valiosas do Brasil são instituições bancárias. Em ordem, Itaú (R$ 22,23 bilhões), Bradesco (R$ 15,14 bilhões) e Banco do Brasil (R$ 12,29 bilhões) são as companhias com a maior mensuração de acordo com o estudo da Interbrand divulgado nesta quinta-feira (6).

Apesar do Itaú manter a liderança da lista, o bando perdeu 8% do valor de marca em 2011, em relação a 2010. O destaque entre as líderes é o Banco do Brasil, pela primeira vez no top 3 após alta de 9%. O Bradesco cresceu 11%. Completam o ranking das cinco melhores colocadas, que representa 72% do valor total das 25 marcas mais valiosas e permaneceu inalterado em 2012 em relação a 2011, a Petrobras (R$ 10,69 bilhões) e a Skol (R$ 8,49 bilhões).

As empresas que viram a maior elevação no valor de suas marcas foram Hering, com alta de 86%, em 19º lugar (R$ 389 milhões); Casas Bahia, com elevação de 57%, em 13º lugar (R$ 701 milhões); e a Cielo, com crescimento de valor de marca de 44%, para R$ 868 bilhões, aparecendo na 12ª colocação. Somando-se o valor de marca das 25 empresas mais bem fortes neste sentido, chegamos à cifra de R$ 95,8 bilhões, “o equivalente ao PIB (Produto Interno Bruto) do Uruguai”, conforme compara André Matias, gerente de avaliação de marca da Interbrand.

As principais novidades do ranking são as estreantes Totvs, em 23º lugar com valor de marca de R$ 297 milhões, e Magazine Luiza, na 25ª colocação (R$ 250 milhões). Fora da lista em 2011, a Havaianas voltou a figurar entre as mais valiosas, ocupando o posto de número 22, com valor de R$ 306 milhões.

Olha o ranking: 1º lugar: Itaú; 2º lugar: Bradesco; 3º lugar: Banco do Brasil;  4º lugar: Petrobras; 5º lugar: Skol; 6º lugar: Natura;  7º lugar: Brahma;  8º lugar: Vale; 9º lugar: Antarctica; 10° lugar: Vivo; 11º lugar: Renner; 12º lugar: Cielo; 13º lugar: Casas Bahia; 14º lugar: Caixa; 15º lugar: Lojas Americanas; 16º lugar: Oi; 17º lugar: Extra; 18º lugar: Net;
19º lugar: Hering;  20º lugar: Pão de Açúcar; 21º lugar: Banrisul; 22º lugar: Havaianas; 23º lugar: Totvs;  24° lugar: Ponto Frio;  25° lugar: Magazine Luiza
(Fonte: Propmark)


14º PRÊMIO IMPRENSA EMBRATEL

Jornalistas de todo o País já podem fazer as inscrições para o 14º Prêmio Imprensa Embratel pelo novo site www.premioimprensaembratel.com.br. Serão aceitas reportagens publicadas entre junho de 2011 e novembro de 2012, em todas as mídias (rádio, televisão, jornal, revista e internet), que concorrerão a prêmios líquidos que totalizam R$194 mil, cifra que representa valores superiores em mais de 16% do total da edição anterior. As inscrições serão encerradas no dia 21 de janeiro de 2013. (Fontes: Angélica Consiglio e equipe | Planin | Portal da Propaganda)

 AMAZON LANÇA LOJA VIRTUAL NO BRASIL

 A Amazon direcionou seus esforços para crescer no mercado brasileiro:abriu a primeira loja virtual no país, com uma versão nacional de seu site. O endereçowww.amazon.com.br será responsável pela venda de aparelhos Kindle e dos cerca de 13 mil e-books adaptados para a plataforma, sendo que 1,5 mil deles são gratuitos. Por meio da loja nacional, o consumidor brasileiro também terá acesso ao acervo de 1,4 milhão de títulos em outros idiomas disponíveis para comercialização.

O e-book Kindle será vendido no Brasil por R$ 299, contra US$ 70 nos Estados Unidos. Mas os usuários que já tiverem uma plataforma adequada podem baixar o aplicativo de mesmo nome, este gratuito, em seu smartphone, tablet ou até computador.
A Amazon fechou parcerias com diversas editoras brasileiras para adaptar seu conteúdo ao país. Dentro da biblioteca virtual da marca estão, por exemplo, mil títulos da Globo Livros e outros 500 da Cia. Das Letras.
Inicialmente, a companhia trabalhará apenas na comercialização de livros, enquanto em outras regiões ela também atua no segmento de produtos eletrônicos e itens de varejo.

Google também “nacionaliza” Play

O Google também não fica fora da briga pelo mercado e-books no Brasil. A empresa lançou, também nesta semana, uma plataforma para a venda de livros e filmes no país. A base conta com aproximadamente dois milhões de títulos para serem reproduzidos em dispositivos Android ou computadores. (Propmark)

 BIBLIOTECA PATEO DO COLLEGIO ESTÁ NA INTERNET

 Livros raros, manuscritos escritos por jesuítas desde o século XVI, coleções de folhetos sobre política e eventos do Brasil e amplo acervo fotográfico da história do país estão entre os materiais que fazem parte do acervo de 25 mil volumes da biblioteca Padre Antônio Vieira, localizada no Pateo do Collegio, no Centro de São Paulo.

Todo este acervo acaba de ser disponibilizado para pesquisa pela internet, com acesso pelo link da biblioteca no site do Pateo do Collegio.

Entre os materiais raros estão: a primeira edição dos Sermões de Padre Antônio Vieira; coleção de escritos dos jesuítas desde o século XVI (como as cartas originais do Padre José de Anchieta e manuscritos do jesuíta italiano João Antonil); publicações sobre eventos realizados em 1954 em comemoração ao Quarto Centenário da Cidade de São Paulo; e documentos sobre o processo de canonização do Padre José de Anchieta (cujos originais encontram-se no Vaticano).

No acervo encontram-se livros cujas capas foram produzidas com canela preta – madeira quadricentenária encontrada durante a demolição do Palácio do Governo em 1953. Alguns dos livros estão em língua portuguesa e em latim. E, ainda, amplo acervo fotográfico sobre o cotidiano do clero brasileiro, de processos de construção de obras jesuítas, de eventos políticos, religiosos e sociais.

Todo o acervo está catalogado em base de dados e acessível on-line por meio do Pergamum – Sistema Integrado de Bibliotecas. O Sistema contempla as principais funções de uma biblioteca, funcionando de forma integrada, com o objetivo de facilitar a gestão dos centros de informação, melhorando a rotina diária com os seus usuários. A pesquisa do acervo da biblioteca Padre Antônio Vieira pode ser feita pelas palavras-chave: autor, título e assunto, entre outras. Detalhes: www.pateocollegio.com.br 

EXPOMETRÔ,  EVENTO DE MODA, GASTRONOMIA E BLEZA

Hoje e amanhã,  o Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, sedia o Expometô 2012, maior evento de comunicação promovido pela Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade Metodista de São Paulo, e que reúne mais de 600 alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Comunicação Mercadológica, Relações Públicas, Rádio TV e Internet e Design de Interiores.

A Expometô tem o apoio da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo e é o maior evento da região em termos de moda, gastronomia, beleza e design de interiores em um mesmo espaço, sendo dividido em cinco partes: Metôfashion; Cores e Sabores; Cosmétika, Mostra de Design e Mostra de Projetos de Extensão da Universidade, e acontece das 14h às 23h, nos dois dias, com a entrada sendo 1 kg de alimento não perecível.

O Metôfashion acontece há 12 anos e traz para a passarela da Expometô grandes marcas com foco no público adolescente e descolado. Este ano, estarão desfilando no palco montado no Pavilhão Vera Cruz marcas como Kipling, Chilli Beans, Naja, Jonny Size, Kandy Prive, Sumemo, Red’O, Sergio K, Majeste Store, Estampe-se, K Dan, Angel, Choke, Trick Hips e Bilabong. O Metôfashion é uma realização dos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade.

Já a Cores e Sabores também completa 12 anos de apresentação e é uma mostra de lançamentos recentes do setor alimentício nacional, sempre permitindo a degustação dos produtos. As ações são coordenadas pelos alunos do curso de Comunicação Mercadológica e este ano, as marcas participantes são a Nestlé Duo Grão (nescafé); a Coop, com o panetone especial de Natal; Bioleve (água mineral com colágeno); Everlast (suplemento alimentar e energético); Fusion (energético); Fini (balas e doces) e Globy (mini chiclete).

A Cosmétika é outro evento tradicional da Expometô e que existe há sete anos. Produzida também pelos alunos de Comunicação Mercadológica, ela traz as principais tendências do mercado de beleza e, nesta edição, estarão presentes a Puma Fragrances, com o lançamento de um perfume internacional em primeira mão no mercado brasileiro; Charming; Capiloforte; Rivka Cosméticos; Contém 1g e sua coleção de maquiagem e a Lanova.  

Idealizado pelos alunos do curso de Design de Interiores, a 2ª Mostra de Design traz móveis criados pelos estudantes e workshops que vão ensinar como montar enfeites para casa usando material reciclado. Também haverá um posto para a coleta de vidros e outros recicláveis.

Novidade deste ano, os alunos do curso de Relações Públicas vão montar um estande com alguns dos principais Projetos de Extensão e outras iniciativas da Metodista, onde os visitantes poderão conhecer o Projeto Rondon; o Hospital Veterinário; as Cátedras de Comunicação e Gestão de Cidades; o Núcleo de Arte e Cultura; a Orquestra Filarmônica Jovem; o Núcleo de Sustentabilidade; a Agência de Comunicação (Agicom); o Rudge Ramos Jornal; a Academia Escola e a Escola de Esportes.

Outra novidade é o estande da Jonny Size, marca idealizada pelo cantor e compositor Marcelo Falcão (banda O Rappa), onde haverá a arrecadação de brinquedos usados para doação. Os visitantes podem ganhar um longboard personalizado da marca. Ao levar um brinquedo em bom estado, o participante recebe um cupom para concorrer ao sorteio. Todos os brinquedos serão encaminhados para uma instituição que a marca auxilia.

Os alunos dos cursos de Jornalismo e Rádio, TV e Internet farão a cobertura do evento com boletins, mídias sociais e programas ao vivo. São esperadas entre 12 e 15 mil pessoas. Detalhes: http://posftp.metodista.br/expometo

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