Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

FESTAS: ESTRATÉGIA OU COMEMORAÇÃO?

 Chegou a época que para muitos é a melhor do ano com festas e eventos em profusão. E esta alegria tem seus motivos, já que a quase totalidade das empresas realizam confraternizações para seus funcionários, movimentando o mercado de agências especializadas e fornecedores.

Nos eventos corporativos, as organizações buscam passar mensagens para os colaboradores, seja em relação a metas, resultados, motivação, novos desafios e  integração zerando os problemas do ano que passou, buscando deixar tudo tranquilo para o novo ano que vem por aí.

Festas de fim de ano criam uma expectativa muito grande nos funcionários. E o maior desafio é surpreender os profissionais, na maioria das vezes com o mesmo investimento financeiro de anos anteriores.

Para inovar nesse sentido, se faz necessário trabalhar com elementos surpresas e com o encantamento dos colaboradores.
“Em uma convenção de vendas para 600 pessoas, fizemos um amigo secreto gigante… em todas as cadeiras colocamos um minissaco de presentes do Papai Noel, com um número, e um cartão… então, o participante escrevia suas mensagens de Natal e Ano Novo e procurava o seu par para trocar o presente, foi uma diversão, entrosamento, conhecimento e união… deu tão certo que repetimos em mais seis Estados essa mesma ação”, revela Tatyane Luncah, diretora do Grupo Projeto, que reúne seis empresas especializadas em logísitca, bufê, operações e criação promocional, entre outros.

O segredo é aproveitar a oportunidade, onde a empresa está investindo um valor significativo para passar uma mensagem positiva.
Tatyane conta que, em um ano anterior realizou um evento utilizando o Papai Noel stand Up, onde os colaboradores fizeram parte do teatro.

“Tivemos as renas, as árvores, os duendes e mamães Noela. Além de muito divertido, conseguimos passar o recado do evento que era de união e trabalho em equipe e que somente todos muitos alinhados, independentemente da função, todos deveriam fazer a sua parte para que o Papai Noel chegasse no seu destino e todos recebessem o presente no dia do Natal… de uma maneira lúdica, engraçada e  importante todos se emocionaram com o final e o clima de Natal”, declara Tayane.

Em casos de festas temáticas, o risco de não agradar a todos colaboradores é grande. Algumas empresas desenvolvem hotsite onde as pessoas podem escolher o que gostariam no evento: música ao vivo ou eletrônica, festa comum ou temática, por exemplo. Para agradar muita gente, não é fácil, sem cair no óbvio. Por isso, é muito importante conhecer a cultura da empresa para oferecer algo inovador e diferenciado, mas que todos gostem.

 Outro ponto analisado por especialistas é o de que todo evento para o colaborador tem menos verba que aqueles que geram negócios. O setor que organiza a festa quase sempre dispõe de recursos menores dos que os destinados para a área comercial, pois, quando é algo que se destina ao cliente, o retorno financeiro é mais tangível. Consequentemente, uma festa desta natureza é mais vista como uma despesa do que como um investimento.

De qualquer maneira, as festas são muito importantes porque premiam a dedicação dos funcionários durante todo o ano e motivam para o ano seguinte. Para surpreender nesses momentos, é preciso carinho em preparar uma festa para o perfil adequado às pessoas da organização. É necessário cuidado para não ir apenas pela cabeça e ordens da diretoria, aprovar um formato de realização sem pensar, sendo que muitos podem não se identificar com aquilo.

Novidades e Interações

Festas temáticas são muito comuns nas festa de final de ano das empresas, para os funcionários viverem um mundo de fantasias, que seja por uma única noite pode ser algo inesquecível e com certeza será muito divertido.

Quando o RH estuda o perfil do funcionario e está bem envolvido com o evento, o tema da festa faz muita diferença e a intenção é atingir positivamente o funcionário. Para isto existem várias interações, que a cada ano se inova, principalmente para atender a este tipo de demanda.

De acordo com Claudia Caplan, da Fabrika de Eventos que atua em festas deste tipo, a foto instantânea personalizada com o tema da festa feita como brinde, além de uma lembrança interessante é entretenimento puro.

“A reação é sempre de surpresa, todos adoram as fotos instantâneas divertidas tiradas com os colegas de trabalho, que podem ser enviadas para as redes sociais”, declara Cláudia. Lembre-se que o brinde oferecido aos funcionários tem que marcar, ser algo personalizado e que valorize o evento, por isso as fotos instantâneas que produzimos na Fabrika de Eventos são sucesso garantindo.. (Promoview)

 

HORA DAS COMPRAS: E-COMMERCE OU PDV?

 Fim de ano. Dinheiro extra nas mãos. Natal. Tudo isso remete a uma única situação. Comprar, tanto para uso próprio, quanto para presentear quem se gosta. No entanto, em outros tempos, a única opção que se tinha para fazer isso, era ir até o ponto de venda, escolher e levar o produto para casa.

O tempo passou. Hoje, as opções de compras não se limitam apenas aos pontos de venda. O e-commerce chegou, e, com força total, o que acabou gerando dúvidas no consumidor sobre qual é o melhor para realizar as compras de fim de ano.

Várias pesquisas apontam que é no PDV que o consumidor realmente decide se vai comprar ou não. No entanto, lojas cheias, mau atendimento, filas para efetuar o pagamento, entre outros problemas recorrentes, têm afastado o público em geral.
Em contrapartida, o e-commerce tem, como principal atributo, a facilidade de se poder comprar o que quiser sem sair de dentro de casa, ou seja, tem-se o benefício da escolha com calma, do pagamento facilitado, e, sem empurra-empurra.

Mas, nem tudo são flores no e-commerce. Até realizar a compra, tudo muito tranquilo. Os problemas começam depois. Prazos de entrega que não são cumpridos, produtos com defeito, e, mais demora ainda para se conseguir efetuar a troca, entre outros.

 Para Marcela Sbrissia, empresária de 33 anos de idade, moradora da cidade de São Paulo, o e-commerce veio para facilitar. Já realizou diversas compras pela internet e confessa que gostou da praticidade. No entanto, quando se trata dos presentes de Natal, gosta mesmo de ir escolher no ponto de venda.

“Tenho um filho de oito anos de idade, e, infelizmente, há dois anos eu optei por comprar o presente dele pela internet, e o mesmo não chegou para o Natal. Foi uma correria muito grande, ter, de última hora, que sair para substituir o que havia comprado, e, em função desse contratempo, agora, prefiro não correr mais riscos”, declara Marcela.
Já, Isabela Mendes, de 22 anos de idade, de Curitiba (PR), confessa que nunca comprou nada pela internet. “Eu gosto mesmo é de escolher, provar, decidir junto com as amigas o que é mais bonito. Não me importo se tiver que ficar na fila para pagar”.
Ela diz que até escolhe o que está precisando pela internet, no entanto, prefere ir até o ponto de venda para poder verificar a qualidade do produto, principalmente quando se trata de roupas e sapatos, os quais não consegue entender como que alguém consegue comprar sem experimentar.

Não há dúvida de que tanto PDV quanto e-commerce têm se esmerado ao máximo para conquistar clientes. Ambos têm vantagens e desvantagens. Cabe ao consumidor encontrar o que é melhor e tentar fugir das armadilhas, como descontos que na realidade não existem, se a empresa pela qual está comprando na internet é de confiança, formas de pagamento a perder de vista com juros altíssimos, entre outros.

Black Friday Brasil Gera Protestos

Na última sexta-feira (23/11), tradicional evento de descontos do comércio on-line e off-linedos Estados Unidos – chegou à terceira edição no Brasil com o desafio de se consolidar como uma das principais datas do varejo nacional.

O consumidor, ávido por realizar suas compras com excelentes descontos, prometidos antes do Black Friday, infelizmente, encontrou mais frustração do que realização. Isso aconteceu, principalmente pela internet, onde houve muitos casos de descontos fictícios, ou seja, a empresa subiu o preço do produto para depois realizar a promoção.

As reclamações invadiram as redes sociais, e, até o próprio site da Black Friday no Brasil foi disponibilizada uma área para denúncias de falsas ofertas, que levou ao bloqueio de 500 delas, até a metade do período da promoção.

Com base na denúncia de consumidores, o Procon de São Paulo notificou na sexta-feira (23/11), as seguintes empresas por indícios de maquiagem nos descontos: Extra (lojas físicas e virtuais), Ponto Frio, Submarino, Americanas.com. Walmart, Saraiva e Fast Shop. Todas têm até o dia 30/11 para se defender perante órgão de defesa do consumidor. (Promoview)

 CONSTRUTORAS NÃO PODEM COBRAR POR ASSESSORIA TÉCNICA

 Poucos desconhecem, mas a taxa de cobrança de Serviços de Assessoria Técnico Imobiliária (SATI) ou ATI (Assessoria Técnico-Imobiliária), geralmente corresponde a 0,88% do valor do imóvel que será adquirido. Trata-se de uma assistência realizada por advogados indicados pelas imobiliárias.

 Adriano Dias, especialista em direito do consumidor, do escritório Adriano Dias Advocacia e Consultoria Jurídica, explica que essa assistência ocorre de forma obrigatória no ato da venda, o que caracteriza venda casada. “Vale lembrar que oferecer o serviço não é ilegal, caso seja dada a possibilidade de não adquiri-lo. Porém, a forma com que o mercado está praticando é ilegal, porque as empresas de vendas e incorporação exigem que estes serviços sejam adquiridos, muitas vezes de empresas do seu próprio grupo econômico”, alerta Adriano.

 Essa assessoria compreende em esclarecer aos compradores dúvidas sobre o contrato, análise sobre a compatibilidade da situação econômica com o imóvel pretendido, acompanhamento da assinatura e ajuda com os trâmites para obter a escritura. “É um contrassenso, porque a assistência já está prevista em lei, e o serviço não acontece. Além disto, o cliente já está pagando por algo que o corretor tem a obrigação de oferecer”, destaca Adriano.

 O que cita a lei

 Não diferente é o entendimento dos tribunais no que tange às taxas ilegais cobradas, as quais devem ser devolvidas em dobro, como no caso da decisão da 7a Câmara -Seção de Direito Privado, Apelação com Revisão n° 367.321.4/7-00, Comarca: São Paulo na Ação: Compromisso compra e venda e repetição de indébito: COMPROMISSO COMPRA E VENDA DE IMÓVEL -Repetição de indébito -Comissão sobre a venda -Valor que integra o preço total do imóvel -Pagamento diretamente pelo comprador -Regularidade -Valores devidos. Cobrança de serviços de assessoria técnico imobiliária (SATI) -Ausência de informação clara e precisa sobre o serviço prestado –Cobrança indevida, conforme o art. 31 do CDC –Restituição do valor e em dobro, conforme o art. 42, parágrafo único do CDC -Juros de mora desde o desembolso -Não cabimento -Incidência a partir da citação -Art. 405 do Código Civil -Sentença reformada em parte -Sucumbência recíproca –PROVIMENTO INTEGRAL AO RECURSO DA RÉ E PARCIAL AO DO AUTOR.

 Sobre o  escritório Adriano Dias Advocacia

 Assessoria Jurídica se destaca no cenário Jurídico por oferecer tratamento personalizado e especializado nas áreas do Direito Empresarial, Comercial, Cível, Contratual, do Trabalho e Tributário, criando um novo paradigma na prestação de serviços jurídicos através de uma prática de trabalho baseada no total comprometimento com a questão apresentada pelo cliente e na prevenção jurídica como forma de incrementar a performance do advogado na prestação de seus serviços. A receita de sucesso de nosso escritório tem como principais ingredientes a sólida formação jurídica de nossa equipe, bem como o intenso envolvimento nas negociações e o apurado senso estratégico. A tais qualidades alia-se, ainda, nosso firme propósito de viabilizar e concretizar os interesses almejados por nossos clientes, alertando-os, sempre que necessário, quanto aos eventuais riscos a serem evitados. (O advogado Adriano Dias é Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Metropolitana de Santos – SP. Pós-Graduado em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. É especializado em Impostos Indiretos pela Associação Paulista de Estudos Tributários – APET (10/2010). Presidente Coordenador da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da OAB/SP Subsecção de Cubatão-SP, coordenador da Câmara Jurídica do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cubatão-SP. Mais informações pelo site www.adrianodiasadvocacia.adv.br)

 
ABBYY DESAFIA ESTUDANTES

 A ABBYY, líder mundial em sistemas de reconhecimento de documentos, captura de dados e tecnologias linguísticas, lança um desafio para vestibulandos e estudantes universitários: será que você passaria na Faculdade da ABBYY em uma das melhores Universidades da Rússia?

Curioso? Então seja bem-vindo ao concurso da ABBYY para estudantes. Para participar, basta entrar no blog www.myabbyy.com e resolver um problema de lógica que já caiu em um dos vestibulares da Universidade de Física e Tecnologia de Moscou, onde está a Faculdade da ABBYY, responsável pela formação do staff tecnológico da empresa. Cinco inteligentes sortudos que acertarem a resposta e obedecerem às regras do concurso vão levar prêmios muito especiais. E mais: como na ABBYY todo esforço é sempre recompensado, nenhum participante sairá de mãos vazias.

Aceita o desafio? Entre no blog e confira se estaria apto para ingressar na Faculdade da ABBYY. Os nomes dos vencedores serão divulgados até o dia 23 de dezembro em www.myabbyy.com. A iniciativa conta com o apoio do portal TecMundo e do programa Clip Informática, da Rádio USP FM.  ( A ABBYY é líder mundial em sistemas de reconhecimento de documentos, captura de dados e tecnologias linguísticas. Seus produtos incluem a linha de aplicativos ABBYY FineReader de OCR, a família ABBYY FlexiCapture de captura de dados, o software de dicionários ABBYY Lingvo e ferramentas de desenvolvimento. Seus produtos são utilizados em larga escala em serviços governamentais como a Secretaria da Receita da Austrália, a Inspeção Fiscal da Lituânia, Ministério da Educação da Rússia, Ministério da Educação da Ucrânia e Departamento do Governo do condado de Montgomery, nos EUA, além de empresas que licenciam suas tecnologias - como Canon, EMC/Captiva, HP, Kofax, Microsoft, Samsung e Readsoft, entre outras. Na web, a empresa está em www.abbyy.com.br)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário