Nos eventos corporativos, as organizações
buscam passar mensagens para os colaboradores, seja em relação a metas,
resultados, motivação, novos desafios e integração zerando os problemas
do ano que passou, buscando deixar tudo tranquilo para o novo ano que vem por
aí.
Festas de fim de ano criam uma expectativa muito grande nos
funcionários. E o maior desafio é surpreender os profissionais, na maioria das
vezes com o mesmo investimento financeiro de anos anteriores.
Para inovar nesse sentido, se faz necessário trabalhar com elementos surpresas e com o encantamento dos colaboradores.
“Em uma convenção de vendas para 600 pessoas, fizemos um amigo secreto gigante… em todas as cadeiras colocamos um minissaco de presentes do Papai Noel, com um número, e um cartão… então, o participante escrevia suas mensagens de Natal e Ano Novo e procurava o seu par para trocar o presente, foi uma diversão, entrosamento, conhecimento e união… deu tão certo que repetimos em mais seis Estados essa mesma ação”, revela Tatyane Luncah, diretora do Grupo Projeto, que reúne seis empresas especializadas em logísitca, bufê, operações e criação promocional, entre outros.
O segredo é aproveitar a oportunidade, onde a empresa está investindo um valor significativo para passar uma mensagem positiva.
Tatyane conta que, em um ano anterior realizou um evento utilizando o Papai Noel stand Up, onde os colaboradores fizeram parte do teatro.
“Tivemos as renas,
as árvores, os duendes e mamães Noela. Além de muito divertido, conseguimos
passar o recado do evento que era de união e trabalho em equipe e que somente
todos muitos alinhados, independentemente da função, todos deveriam fazer a sua
parte para que o Papai Noel chegasse no seu destino e todos recebessem
o presente no dia do Natal… de uma maneira lúdica, engraçada e importante
todos se emocionaram com o final e o clima de Natal”, declara Tayane.
Em casos de festas
temáticas, o risco de não agradar a todos colaboradores é grande. Algumas
empresas desenvolvem hotsite onde
as pessoas podem escolher o que gostariam no evento: música ao vivo ou
eletrônica, festa comum ou temática, por exemplo. Para agradar muita gente, não
é fácil, sem cair no óbvio. Por isso, é muito importante conhecer a
cultura da empresa para oferecer algo inovador e diferenciado, mas que todos
gostem.
De qualquer maneira, as festas são muito importantes porque premiam a dedicação dos funcionários durante todo o ano e motivam para o ano seguinte. Para surpreender nesses momentos, é preciso carinho em preparar uma festa para o perfil adequado às pessoas da organização. É necessário cuidado para não ir apenas pela cabeça e ordens da diretoria, aprovar um formato de realização sem pensar, sendo que muitos podem não se identificar com aquilo.
Novidades e Interações
Festas temáticas são muito comuns
nas festa de final de ano das empresas, para os funcionários
viverem um mundo de fantasias, que seja por uma única noite pode ser algo
inesquecível e com certeza será muito divertido.
Quando o RH estuda o
perfil do funcionario e está bem envolvido com o evento, o tema da festa faz
muita diferença e a intenção é atingir positivamente o funcionário. Para isto
existem várias interações, que a cada ano se inova, principalmente para atender
a este tipo de demanda.
De acordo com Claudia Caplan, da Fabrika de Eventos que atua em festas deste tipo, a foto instantânea personalizada com o tema da festa feita como brinde, além de uma lembrança interessante é entretenimento puro.
De acordo com Claudia Caplan, da Fabrika de Eventos que atua em festas deste tipo, a foto instantânea personalizada com o tema da festa feita como brinde, além de uma lembrança interessante é entretenimento puro.
“A reação é sempre
de surpresa, todos adoram as fotos instantâneas divertidas tiradas com os
colegas de trabalho, que podem ser enviadas para as redes sociais”, declara
Cláudia. Lembre-se que o brinde oferecido aos funcionários tem que
marcar, ser algo personalizado e que valorize o evento, por isso as fotos instantâneas que
produzimos na Fabrika de Eventos são sucesso garantindo.. (Promoview)
O tempo passou.
Hoje, as opções de compras não se limitam apenas aos pontos de venda. O e-commerce chegou, e, com força total, o que
acabou gerando dúvidas no consumidor sobre qual é o melhor para realizar as
compras de fim de ano.
Várias pesquisas apontam que é no PDV que o consumidor
realmente decide se vai comprar ou não. No entanto, lojas cheias, mau
atendimento, filas para efetuar o pagamento, entre outros problemas
recorrentes, têm afastado o público em geral.
Em contrapartida,
o e-commerce tem, como principal atributo, a facilidade
de se poder comprar o que quiser sem sair de dentro de casa, ou seja, tem-se o
benefício da escolha com calma, do pagamento facilitado, e, sem
empurra-empurra.
Mas, nem tudo são
flores no e-commerce. Até realizar a compra, tudo muito
tranquilo. Os problemas começam depois. Prazos de entrega que não são
cumpridos, produtos com defeito, e, mais demora ainda para se conseguir efetuar
a troca, entre outros.
“Tenho um filho de oito anos de idade, e, infelizmente, há dois anos eu optei por comprar o presente dele pela internet, e o mesmo não chegou para o Natal. Foi uma correria muito grande, ter, de última hora, que sair para substituir o que havia comprado, e, em função desse contratempo, agora, prefiro não correr mais riscos”, declara Marcela.
Já, Isabela Mendes, de 22 anos de idade, de Curitiba (PR), confessa que nunca comprou nada pela internet. “Eu gosto mesmo é de escolher, provar, decidir junto com as amigas o que é mais bonito. Não me importo se tiver que ficar na fila para pagar”.
Ela diz que até escolhe o que está precisando pela internet, no entanto, prefere ir até o ponto de venda para poder verificar a qualidade do produto, principalmente quando se trata de roupas e sapatos, os quais não consegue entender como que alguém consegue comprar sem experimentar.
Não há dúvida de
que tanto PDV quanto e-commerce têm se esmerado ao máximo para
conquistar clientes. Ambos têm vantagens e desvantagens. Cabe ao consumidor
encontrar o que é melhor e tentar fugir das armadilhas, como descontos que na
realidade não existem, se a empresa pela qual está comprando na internet é de
confiança, formas de pagamento a perder de vista com juros altíssimos, entre
outros.
Black Friday Brasil
Gera Protestos
Na última
sexta-feira (23/11), tradicional evento de descontos do comércio on-line e off-linedos Estados Unidos – chegou à terceira edição no Brasil com o
desafio de se consolidar como uma das principais datas do varejo nacional.
O consumidor,
ávido por realizar suas compras com excelentes descontos, prometidos antes do Black Friday,
infelizmente, encontrou mais frustração do que realização. Isso aconteceu,
principalmente pela internet, onde houve muitos casos de descontos fictícios,
ou seja, a empresa subiu o preço do produto para depois realizar a promoção.
As reclamações
invadiram as redes sociais, e, até o
próprio site da
Black Friday no Brasil foi disponibilizada uma área para denúncias de falsas
ofertas, que levou ao bloqueio de 500 delas, até a metade do período da
promoção.
Com base na denúncia de consumidores, o Procon de São Paulo notificou na sexta-feira (23/11), as seguintes empresas por indícios de maquiagem nos descontos: Extra (lojas físicas e virtuais), Ponto Frio, Submarino, Americanas.com. Walmart, Saraiva e Fast Shop. Todas têm até o dia 30/11 para se defender perante órgão de defesa do consumidor. (Promoview)
A ABBYY, líder mundial em sistemas de reconhecimento de documentos, captura de dados e tecnologias linguísticas, lança um desafio para vestibulandos e estudantes universitários: será que você passaria na Faculdade da ABBYY em uma das melhores Universidades da Rússia?
Curioso? Então seja bem-vindo ao concurso da ABBYY para estudantes. Para participar, basta entrar no blog www.myabbyy.com e resolver um problema de lógica que já caiu em um dos vestibulares da Universidade de Física e Tecnologia de Moscou, onde está a Faculdade da ABBYY, responsável pela formação do staff tecnológico da empresa. Cinco inteligentes sortudos que acertarem a resposta e obedecerem às regras do concurso vão levar prêmios muito especiais. E mais: como na ABBYY todo esforço é sempre recompensado, nenhum participante sairá de mãos vazias.
Aceita o desafio? Entre no blog e confira se estaria apto para ingressar na Faculdade da ABBYY. Os nomes dos vencedores serão divulgados até o dia 23 de dezembro em www.myabbyy.com. A iniciativa conta com o apoio do portal TecMundo e do programa Clip Informática, da Rádio USP FM. ( A ABBYY é líder mundial em sistemas de reconhecimento de documentos, captura de dados e tecnologias linguísticas. Seus produtos incluem a linha de aplicativos ABBYY FineReader de OCR, a família ABBYY FlexiCapture de captura de dados, o software de dicionários ABBYY Lingvo e ferramentas de desenvolvimento. Seus produtos são utilizados em larga escala em serviços governamentais como a Secretaria da Receita da Austrália, a Inspeção Fiscal da Lituânia, Ministério da Educação da Rússia, Ministério da Educação da Ucrânia e Departamento do Governo do condado de Montgomery, nos EUA, além de empresas que licenciam suas tecnologias - como Canon, EMC/Captiva, HP, Kofax, Microsoft, Samsung e Readsoft, entre outras. Na web, a empresa está em www.abbyy.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário