Chegou o Natal, data maravilhosa
pra gente que vive da emoção das pessoas, das festas e eventos, dos shows e dos
encontros.
Com ele, vem, no rastro, o final de mais um ano, o início de
outro e o ciclo se renova. Não sei por quê, também, nessa época bate uma
nostalgia, uma vontade de abraçar, celebrar amigos e dar presentes. Então, para
não fugir à regra, deixo aqui para vocês palavras que abraçam, congraçam e
celebram.
Esse ano, mais que em todos os outros a ideia de fim se fez
forte. Uns dizem que o mundo acaba, outros que essa ideia traz sorte. Não sei.
Acho que é mais um evento teaser, algo pra viralizar e servir de oportunidade
para ativar marcas de vida. Se o mundo acabar, beleza, esse texto vai ser
romântico/apocalíptico, se não, vai ser auspicioso/catalítico de um ano novo em
que, como sempre, gente vai fazer toda diferença. As pessoas “caras” devem
estar conosco.
Quero a grandeza do Oliva, a genialidade do Dil Mota, o
carisma do Riva, a inteligência da Grazy, a força do Kito. Quero a grandeza do
Rafale Liporace, a genialidade do Formiga, o carisma do Gilberto Strunck, a
força do Marcelo Alves.
Quero amigos
geniais como André Emerick, o João, o Marquinhos, a Tamara, o Guilherme
Yshykawa, o Alê, a Cida. A força do Nadson, do Diego, da Hellen, da Carol, da
Vera. Quero entrega, abraços e, de fato, quero Integra.
Quero os amores da minha vida: Valeria, Ronan, Samara, e o
Netinho. Dos tios e tias, primos e primas, família querida. E dos amigos de
coração, e porque não dizer de copo e mesa. Mariana, André Barcellos, Silvana,
Sônia, Carlinhos, Maira, Luiz Ernesto, Joaby, Louise, Deborah, Myrza, Michael,
Claudio (essa lista vai longe e os que não viram seu nome, me chamem pra um
brinde porque a lista é grande mesmo, graças a Deus…copo e mesa, né).
Quero os livros, as peças, os filmes, as artes, os eventos,
os fogos, as partes… que emocionam e tocam, evocam. Quero os clientes sinceros,
os cisnes, espero, vampiros não. Quero o prêmio honesto, o reconhecimento
devido, o sim que for sim e o não que for não.
Quero a Ampro da Mônica, Jussara, Débora, Lenhard, Beato,
Alexis, Alexa, Odilon, Djanira, Renato, Bruno, Rafael, Wilson, Dihl e Godoy. Da
Elza e da Marcia também. Quero todos nós fortes no ano que vem.
Quero as vitórias sensatas, que não manchem, enganem, ou
separem. Quero dividir o grande e somar as forças. Quero que Deus nos de forças
para trabalhar e viver. Quero os verbos fazer, produzir, criar e acontecer
conjugados com prazer.
Quero o Promoview da
Antonia, da Ariane, do Karrant, do Júlio, parceiro e amigo, e de todas as
meninas e meninos que informam e transformam todo dia, todo ano. Quero o
Anuário, o Produtores, as Melhores Agências, os mais (e as mais) Influentes do
Marketing Promocional. Quero mais de 1.000.000 de toques on-line. Quero o
Brasil do Live, o mundo do Live, o Live Marketing.
Quero você feliz, sorrindo, agora, ao ler esse texto. Porque
você é a única razão de eu o escrever, porque cada desejo, cada palavra nele
vale para você. Leve-o para você. Mude os nomes, tá valendo. Abrace e homenageie
gente que te diz ao coração. Ninguém resiste a um abraço mesmo.
Hoje, eu quero dizer para você que nesses dias de
consagração, nós, Promocitários ou
não, temos a obrigação de sorrir e fazer sorrir, e pensar (realizar) num mundo
melhor, onde a paz seja o maior de todos os eventos que vamos fazer e o amor o
ROI mais desejado que possam nos devolver.
Um Natal de fé, uma ano novo Live de paz. E um tremendo
abraço meu, que você pode dividir com quem achar legal. Huuuuum, como é bom
poder dizer isso! (Tonny Coelho, no PROMOVIEW)
FACEBOOK QUER
JOGOS COM APOSTAS REAIS...
O Facebook passa por mudanças em sua área de gaming. A rede social
começa a ampliar seu escopo de jogos com produtos que permitem apostas reais em
dinheiro, bem como bingos, cassinos virtuais e caça-niqueis. Por meio de
parcerias com 888 Holdings e Gamesys, ambas empresas de social gaming, a
companhia de Mark Zuckerberg chega ao nível dos jogos com apostas reais.
Inicialmente a medida vale apenas para os territórios onde os jogos de
azar são liberados e passam por regulamentação, mas faz parte dos planos da
empresa uma provável expansão. Enquanto isso, as empresas que já eram
parceiras do Facebook neste segmento começam a perder espaço — caso da Zynga,
criadora do famoso Draw Something.(Propmark)
...TESTA
COMERCIALIZAÇÃO DE MÍDIA MÓBILE...
Além de comercializar publicidade em sua própria rede social, seja
via web ou via aplicativos mobile, o Facebook está começando a testar um novo
modelo de negócios: o de “expandir” os anúncios de páginas patrocinadas para
outros endereços da web e apps, especificamente no mercado para celulares e
tablets. Com isso, o Facebook começa a bater de frente com Apple e Google
nesse quesito, ampliando sua opção de venda de mídia, negociando não apenas as
“histórias patrocinadas” tradicionalmente vistas na web, mas também banners e
outras peças comuns a este mercado.
A estratégia faz parte do que Mark Zuckerberg classificou na última
semana como uma mudança no norte da companhia para o “subestimado” mercado
mobile. Depois da afirmação do criador da rede social, as ações da empresa
sofreram uma alta de cerca de 7% na Nasdaq. A empresa já havia dado
indícios de que poderia atuar com a veiculação de mídia digital quando colocou
seus anúncios dentro da página da desenvolvedora de games Zynga.
De acordo com o eMarketer, o Facebook deve receber uma injeção de US$
72,7 milhões em publicidade mobile neste ano, ainda inferior à projeção de US$
129,7 milhões do Twitter. Entretanto, a entidade projeta que até 2014 a empresa
de Zuckerberg se torne a segunda maior vendedora deste tipo de mídia no mundo,
atrás apenas do Google. A rede social não comentou que anunciantes participarão
da nova iniciativa, nem os detalhes financeiros da empreitada. (Propmark)
... E FESTEJA
UM BILHÃO DE ACESSOS
Se o Facebook fosse um país, ele
seria a terceira nação mais populosa do mundo. A cada sete pessoas, uma acessa
seu perfil no site ao menos uma vez ao mês. Nesta quinta-feira (4), Mark
Zuckerberg informou que a rede social bateu a marca de um bilhão de usuários
ativos. Para comemorar o novo recorde, a empresa lançou seu primeiro comercial, com criado pela
Wieden+Kennedy Portland e dirigido por Alejandro Gonzalez Inarritu.
O filme, levado em tom emocional da trilha sonora à escolha das cenas,
compara o Facebook a cadeiras e depois a campainhas, pontes, aviões, pistas de
dança e outros objetos que têm como função intrínseca conectar, juntar,
dispersar a solidão, compartilhar momentos. A peça de 90 segundos está
sendo veiculada apenas em âmbito online, dentro da própria rede social, no
canal da marca no YouTube e até na página de login. De acordo com o Advertising
Age, em breve a companhia pode fazer uma investida em mídia televisiva com foco
em 13 países: Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha,
México, Brasil, Índia, Filipinas, Indonésia, Japão e Rússia.
Nesta quinta-feira, dia em que foi lançado o comercial comemorando a
marca de um bilhão de usuários ativos, as ações do Facebook tinham alta de
2,01% na Nasdaq, cotadas a US$ 22,27. Os papeis da empresa de Zuckerberg
começam a se estabilizar na bolsa de valores, após perdas violentas desde seu
IPO (Initial Public Offering, a oferta pública de ações) em abril, quando
chegaram ao mercado financeiro com um preço de US$ 45,00. (propmark)
... MAS IBOPE ESTÁ
VIGIANDO
O Ibope, conhecido pela mensuração da audiência do meio televisivo, está
trazendo para o Brasil o sistema OCR (Online Campaign Ratings), desenvolvido pela
Nielsen nos Estados Unidos. A plataforma já está sendo operada no país com
campanhas-teste e será oferecida ao mercado publicitário no próximo ano, quando
o Ibope anunciará o servidor parceiro do sistema nacionalmente. Nos EUA, esse
servidor é o Facebook, mas a empresa não confirma se a rede social também será
utilizada localmente.
O sistema, assim como na medição da TV, acompanha a atividade das
pessoas que consomem mídia — e não apenas coleta os dados de utilização do
browser ou os acumulados nos cookies. Outra característica é sua possibilidade
de medir uma enorme amostragem, já que é vinculado a provedores de dados
demográficos.
No Brasil, o instituto espera acompanhar o comportamento de 60 milhões
de pessoas na internet, embora ainda não tenha definido o parceiro local. Uma
possibilidade é estipular parcerias com empresas que já tenham sua própria base
de dados sobre seus clientes.
Mecanismo
O OCR funciona a partir da contagem da impressão das campanhas e
identifica os que foram impactados pela publicidade tagueada. "O sistema
conta as impressões entregues da campanha analisada. Logo depois, a tag envia
um comando aos parceiros de dados, que checa se o usuário que visualizou o
anúncio está registrado em sua base. Ao identificá-lo, o parceiro associa a
impressão entregue a dados como idade e sexo do usuário impactado pela campanha
e armazena essa informação. Esses dados são tratados e calibrados para
representar o universo total da campanha e entregues aos clientes”, explica
Janette Shigenawa, diretora do Ibope Nielsen Online.
De acordo com a executiva, o sistema permite analisar alcance,
ressonância e reação das ações. A empresa assegura que, dessa forma, a medição
do meio online será tão apurada como o é a da televisão. O próximo passo é
integrar a análise de campanhas veiculadas na internet e na TV, já que as
métricas são comparáveis. Nos EUA, a combinação do OCR com o sistema para medir
campanhas multiplataformas XCR (Cross-Platform Campaign Ratings) recebeu
investimentos de ESPN, Facebook, Unilever, Hulu e Group M, do conglomerado WPP.
IVC
O IVC (Instituto Verificador de Circulação) prepara-se para
disponibilizar uma série de dados para publishers e agências que ainda não são
reportados. Informações do sistema do instituto — como detalhes dos devices
pelos quais usuários consomem notícias, localização, marcas de smartphones e
tablets que mais acessam conteúdo das publicações auferidas, entre outros —
serão abertos para clientes do IVC. “A partir de agora, vamos disponibilizar
dados para o mercado analisar e tirar insights que até então não eram
possíveis”, afirma Pedro Silva, diretor do IVC.
O sistema para visualização dos dados foi aberto neste segundo semestre.
A plataforma ficará hospedada no próprio site do IVC e poderá ser visualizada
pelos associados da instituição. (Propmark)
DEFICIENTES QUEREM ASCESSIBILIUDADE A PROVAS DO
ENEM E DO ENADE
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Os exames de avaliação do MEC para
o ensino médio e ensino superior não são acessíveis para a pessoa com
deficiência visual- é o que aponta uma série de denúncias que o IBDD recebeu
na última semana. O Instituto já impetrou duas ações vitoriosas na Justiça
contra instituições do Governo organizadoras de concursos, assim como contra
as autarquias responsáveis pela aplicação das provas, por não disponibilizarem
pessoas devidamente capacitadas para lerem e transcreverem as avaliações. “A
maior dificuldade é a falta de preparo dos colaboradores para o auxílio à
pessoa com deficiência nessas atividades. Seja porque não conseguem ler
corretamente o texto escrito, seja porque desconhecem o assunto tratado nas
questões. “Esse desrespeito à Lei de acessibilidade precisa acabar!”, afirma
Priscila Selares, responsável pela área de Defesa de Direitos do IBDD.
Leia abaixo trechos dos
depoimentos, referentes ao ENADE e ao ENEM, ambos de responsabilidade
do Ministério da Educação, do INEP e da
CESGRANRIO, vindos de diversos estados brasileiros.
“A minha prova do ENADE este ano foi solicitada em Braille,
o que já significa que precisaria de ledor/transcritor. Porém ao chegar ao
local de aplicação do exame, deparei-me com quatro pessoas que foram
disponibilizadas para ficarem comigo, mas nenhum deles conhecia o sistema de
escrita, eles estavam vendo o Braile pela primeira vez! Então teria que ditar
minhas cinco questões dissertativas para que eles transcrevessem no caderno
de respostas. Será que alguém pode me explicar o novo significado de
transcritor? Até onde eu sei, o transcritor deve ter domínio do Braille, pois
sua função é transcrever o que o candidato escreveu em Braille e não copiar o
que o candidato irá ditar. O MEC está preocupando-se com quantidade e não com
a qualidade dos fiscais e ledores que disponibilizam para nós. Se a prova foi
solicitada em Braille, será que não fica entendido que o ledor/transcritor
também tem que saber o Braille? As pessoas cegas daqui de Itabuna que fizeram
o ENEM foram tratadas da mesma forma. É um absurdo!”, Ana, de Itabuna (BA)
“Fiz o ENADE em 2005. As condições
citadas por Ana foram presenciadas por mim. Nomearam uma ledora muito
inexperiente, que não estava ligada à área da educação, já que meu curso era
pedagogia e exigia a leitura de termos técnicos. Ela não tinha qualquer noção
de leitura desses termos. Não fazia pontuação adequada, não tinha qualidade
na pronúncia e nem entonação para tal. Chegou a descrever figuras
equivocadamente. Por exemplo, para uma imagem que tratava de uma construção
barroca, ela disse se tratar de um morro de favela. Outra figura, em uma
questão sobre inclusão digital, ela confundiu um mouse com um rato.
Além de outros absurdos que fizeram com que a prova fosse mesmo motivo de
comédia”, Luciane, de Guaratinguetá (SP)
“Fiz a
prova do ENADE ano passado. Na ocasião, não me foi disponibilizado nem ledor
e nem Braille. Eu cheguei ao exame na total insegurança. Na hora,
improvisaram um ledor bastante inexperiente o que me causou imensa revolta e
fez com que eu deixasse metade da prova em branco. O problema me parece não
ser exatamente o Mec. A questão é a Fundação Cesgranrio determinada em
descumprir os princípios básicos de acessibilidade em concursos. Eles
descumprem reiteradamente as regras de acessibilidade”. Juliano, de
Porto Alegre (RS)
“Não se pode admitir que continuem a ser designados como
apoio para os nossos companheiros, ledores que não tenham amplo domínio da
disciplina em que estes estão sendo avaliados”, Geraldo, Recife (PE)
“Já passa da hora de
exigirmos a profissionalização dos ledores”, César, da Associação
Brasiliense de Deficientes Visuais – ABDV (BSB)
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Acessibilidade
em Braille
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(Fonte:Instituto Brasileiro dos
Direitos da Pessoa com Deficiência) |
CASOS PRÁTICOS PARA SRQUITETOS E LIGHTING
DESIGNERS
Apresentar
ideias inspiradoras que se traduzem em soluções de iluminação capazes de aliar
inovação e avançadas técnicas de lighting design, além de conquistar a
satisfação dos clientes, é a proposta do Congresso Luminotécnica que a IBC vai
promover em São Paulo, no dia 7 de março. O evento acontecerá dentro da Expo
Revestir 2013, o principal evento de soluções em acabamentos da América Latina.
O evento reunirá renomados profissionais do país em
arquitetura de iluminação na apresentação de casos práticos e soluções para
viabilizar o sonho do cliente. A agenda preliminar do Congresso Luminotécnica
conta com as palestras de Guinter Guinter Parschalk, do Radix Estúdio de
Design, e Neide Senzi, da Senzi Consultoria Luminotécnica.
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