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quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O FIM DO MUNDO É SÓ UM TEASER


 

Chegou o Natal, data maravilhosa pra gente que vive da emoção das pessoas, das festas e eventos, dos shows e dos encontros.

Com ele, vem, no rastro, o final de mais um ano, o início de outro e o ciclo se renova. Não sei por quê, também, nessa época bate uma nostalgia, uma vontade de abraçar, celebrar amigos e dar presentes. Então, para não fugir à regra, deixo aqui para vocês palavras que abraçam, congraçam e celebram.

Esse ano, mais que em todos os outros a ideia de fim se fez forte. Uns dizem que o mundo acaba, outros que essa ideia traz sorte. Não sei. Acho que é mais um evento teaser, algo pra viralizar e servir de oportunidade para ativar marcas de vida. Se o mundo acabar, beleza, esse texto vai ser romântico/apocalíptico, se não, vai ser auspicioso/catalítico de um ano novo em que, como sempre, gente vai fazer toda diferença. As pessoas “caras” devem estar conosco.

Quero a grandeza do Oliva, a genialidade do Dil Mota, o carisma do Riva, a inteligência da Grazy, a força do Kito. Quero a grandeza do Rafale Liporace, a genialidade do Formiga, o carisma do Gilberto Strunck, a força do Marcelo Alves.

Quero amigos geniais como André Emerick, o João, o Marquinhos, a Tamara, o Guilherme Yshykawa, o Alê, a Cida. A força do Nadson, do Diego, da Hellen, da Carol, da Vera. Quero entrega, abraços e, de fato, quero Integra.

Quero os amores da minha vida: Valeria, Ronan, Samara, e o Netinho. Dos tios e tias, primos e primas, família querida. E dos amigos de coração, e porque não dizer de copo e mesa. Mariana, André Barcellos, Silvana, Sônia, Carlinhos, Maira, Luiz Ernesto, Joaby, Louise, Deborah, Myrza, Michael, Claudio (essa lista vai longe e os que não viram seu nome, me chamem pra um brinde porque a lista é grande mesmo, graças a Deus…copo e mesa, né).

Quero os livros, as peças, os filmes, as artes, os eventos, os fogos, as partes… que emocionam e tocam, evocam. Quero os clientes sinceros, os cisnes, espero, vampiros não. Quero o prêmio honesto, o reconhecimento devido, o sim que for sim e o não que for não.

Quero a Ampro da Mônica, Jussara, Débora, Lenhard, Beato, Alexis, Alexa, Odilon, Djanira, Renato, Bruno, Rafael, Wilson, Dihl e Godoy. Da Elza e da Marcia também. Quero todos nós fortes no ano que vem.

Quero as vitórias sensatas, que não manchem, enganem, ou separem. Quero dividir o grande e somar as forças. Quero que Deus nos de forças para trabalhar e viver. Quero os verbos fazer, produzir, criar e acontecer conjugados com prazer.

Quero o Promoview da Antonia, da Ariane, do Karrant, do Júlio, parceiro e amigo, e de todas as meninas e meninos que informam e transformam todo dia, todo ano. Quero o Anuário, o Produtores, as Melhores Agências, os mais (e as mais) Influentes do Marketing Promocional. Quero mais de 1.000.000 de toques on-line. Quero o Brasil do Live, o mundo do Live, o Live Marketing.

Quero você feliz, sorrindo, agora, ao ler esse texto. Porque você é a única razão de eu o escrever, porque cada desejo, cada palavra nele vale para você. Leve-o para você. Mude os nomes, tá valendo. Abrace e homenageie gente que te diz ao coração. Ninguém resiste a um abraço mesmo.

Hoje, eu quero dizer para você que nesses dias de consagração, nós, Promocitários ou não, temos a obrigação de sorrir e fazer sorrir, e pensar (realizar) num mundo melhor, onde a paz seja o maior de todos os eventos que vamos fazer e o amor o ROI mais desejado que possam nos devolver.

Um Natal de fé, uma ano novo Live de paz. E um tremendo abraço meu, que você pode dividir com quem achar legal. Huuuuum, como é bom poder dizer isso! (Tonny Coelho, no PROMOVIEW)

FACEBOOK QUER JOGOS COM APOSTAS REAIS...

 

 O Facebook passa por mudanças em sua área de gaming. A rede social começa a ampliar seu escopo de jogos com produtos que permitem apostas reais em dinheiro, bem como bingos, cassinos virtuais e caça-niqueis. Por meio de parcerias com 888 Holdings e Gamesys, ambas empresas de social gaming, a companhia de Mark Zuckerberg chega ao nível dos jogos com apostas reais.

Inicialmente a medida vale apenas para os territórios onde os jogos de azar são liberados e passam por regulamentação, mas faz parte dos planos da empresa uma provável expansão. Enquanto isso, as empresas que já eram parceiras do Facebook neste segmento começam a perder espaço — caso da Zynga, criadora do famoso Draw Something.(Propmark)

...TESTA COMERCIALIZAÇÃO DE MÍDIA MÓBILE...

 

 Além de comercializar publicidade em sua própria rede social, seja via web ou via aplicativos mobile, o Facebook está começando a testar um novo modelo de negócios: o de “expandir” os anúncios de páginas patrocinadas para outros endereços da web e apps, especificamente no mercado para celulares e tablets. Com isso, o Facebook começa a bater de frente com Apple e Google nesse quesito, ampliando sua opção de venda de mídia, negociando não apenas as “histórias patrocinadas” tradicionalmente vistas na web, mas também banners e outras peças comuns a este mercado.

A estratégia faz parte do que Mark Zuckerberg classificou na última semana como uma mudança no norte da companhia para o “subestimado” mercado mobile. Depois da afirmação do criador da rede social, as ações da empresa sofreram uma alta de cerca de 7% na Nasdaq. A empresa já havia dado indícios de que poderia atuar com a veiculação de mídia digital quando colocou seus anúncios dentro da página da desenvolvedora de games Zynga.

De acordo com o eMarketer, o Facebook deve receber uma injeção de US$ 72,7 milhões em publicidade mobile neste ano, ainda inferior à projeção de US$ 129,7 milhões do Twitter. Entretanto, a entidade projeta que até 2014 a empresa de Zuckerberg se torne a segunda maior vendedora deste tipo de mídia no mundo, atrás apenas do Google. A rede social não comentou que anunciantes participarão da nova iniciativa, nem os detalhes financeiros da empreitada. (Propmark)

... E FESTEJA UM BILHÃO DE ACESSOS

 

Se o Facebook fosse um país, ele seria a terceira nação mais populosa do mundo. A cada sete pessoas, uma acessa seu perfil no site ao menos uma vez ao mês. Nesta quinta-feira (4), Mark Zuckerberg informou que a rede social bateu a marca de um bilhão de usuários ativos. Para comemorar o novo recorde, a empresa lançou seu primeiro comercial, com criado pela Wieden+Kennedy Portland e dirigido por Alejandro Gonzalez Inarritu.

O filme, levado em tom emocional da trilha sonora à escolha das cenas, compara o Facebook a cadeiras e depois a campainhas, pontes, aviões, pistas de dança e outros objetos que têm como função intrínseca conectar, juntar, dispersar a solidão, compartilhar momentos. A peça de 90 segundos está sendo veiculada apenas em âmbito online, dentro da própria rede social, no canal da marca no YouTube e até na página de login. De acordo com o Advertising Age, em breve a companhia pode fazer uma investida em mídia televisiva com foco em 13 países: Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, México, Brasil, Índia, Filipinas, Indonésia, Japão e Rússia.

Nesta quinta-feira, dia em que foi lançado o comercial comemorando a marca de um bilhão de usuários ativos, as ações do Facebook tinham alta de 2,01% na Nasdaq, cotadas a US$ 22,27. Os papeis da empresa de Zuckerberg começam a se estabilizar na bolsa de valores, após perdas violentas desde seu IPO (Initial Public Offering, a oferta pública de ações) em abril, quando chegaram ao mercado financeiro com um preço de US$ 45,00. (propmark)

... MAS IBOPE ESTÁ VIGIANDO

O Ibope, conhecido pela mensuração da audiência do meio televisivo, está trazendo para o Brasil o sistema OCR (Online Campaign Ratings), desenvolvido pela Nielsen nos Estados Unidos. A plataforma já está sendo operada no país com campanhas-teste e será oferecida ao mercado publicitário no próximo ano, quando o Ibope anunciará o servidor parceiro do sistema nacionalmente. Nos EUA, esse servidor é o Facebook, mas a empresa não confirma se a rede social também será utilizada localmente.

O sistema, assim como na medição da TV, acompanha a atividade das pessoas que consomem mídia — e não apenas coleta os dados de utilização do browser ou os acumulados nos cookies. Outra característica é sua possibilidade de medir uma enorme amostragem, já que é vinculado a provedores de dados demográficos.

No Brasil, o instituto espera acompanhar o comportamento de 60 milhões de pessoas na internet, embora ainda não tenha definido o parceiro local. Uma possibilidade é estipular parcerias com empresas que já tenham sua própria base de dados sobre seus clientes.

Mecanismo

 

O OCR funciona a partir da contagem da impressão das campanhas e identifica os que foram impactados pela publicidade tagueada. "O sistema conta as impressões entregues da campanha analisada. Logo depois, a tag envia um comando aos parceiros de dados, que checa se o usuário que visualizou o anúncio está registrado em sua base. Ao identificá-lo, o parceiro associa a impressão entregue a dados como idade e sexo do usuário impactado pela campanha e armazena essa informação. Esses dados são tratados e calibrados para representar o universo total da campanha e entregues aos clientes”, explica Janette Shigenawa, diretora do Ibope Nielsen Online.

De acordo com a executiva, o sistema permite analisar alcance, ressonância e reação das ações. A empresa assegura que, dessa forma, a medição do meio online será tão apurada como o é a da televisão. O próximo passo é integrar a análise de campanhas veiculadas na internet e na TV, já que as métricas são comparáveis. Nos EUA, a combinação do OCR com o sistema para medir campanhas multiplataformas XCR (Cross-Platform Campaign Ratings) recebeu investimentos de ESPN, Facebook, Unilever, Hulu e Group M, do conglomerado WPP.

IVC

 

O IVC (Instituto Verificador de Circulação) prepara-se para disponibilizar uma série de dados para publishers e agências que ainda não são reportados. Informações do sistema do instituto — como detalhes dos devices pelos quais usuários consomem notícias, localização, marcas de smartphones e tablets que mais acessam conteúdo das publicações auferidas, entre outros — serão abertos para clientes do IVC. “A partir de agora, vamos disponibilizar dados para o mercado analisar e tirar insights que até então não eram possíveis”, afirma Pedro Silva, diretor do IVC.

O sistema para visualização dos dados foi aberto neste segundo semestre. A plataforma ficará hospedada no próprio site do IVC e poderá ser visualizada pelos associados da instituição. (Propmark)

DEFICIENTES QUEREM ASCESSIBILIUDADE A PROVAS DO ENEM E DO ENADE

 
Os exames de avaliação do MEC para o ensino médio e ensino superior não são acessíveis para a pessoa com deficiência visual- é o que aponta uma série de denúncias que o IBDD recebeu na última semana. O Instituto já impetrou duas ações vitoriosas na Justiça contra instituições do Governo organizadoras de concursos, assim como contra as autarquias responsáveis pela aplicação das provas, por não disponibilizarem pessoas devidamente capacitadas para lerem e transcreverem as avaliações. “A maior dificuldade é a falta de preparo dos colaboradores para o auxílio à pessoa com deficiência nessas atividades. Seja porque não conseguem ler corretamente o texto escrito, seja porque desconhecem o assunto tratado nas questões. “Esse desrespeito à Lei de acessibilidade precisa acabar!”, afirma Priscila Selares, responsável pela área de Defesa de Direitos do IBDD.
Leia abaixo trechos dos depoimentos,  referentes ao ENADE e ao ENEM, ambos de responsabilidade do Ministério da Educação, do INEP e da CESGRANRIO, vindos de diversos estados brasileiros.  
“A minha prova do ENADE este ano foi solicitada em Braille, o que já significa que precisaria de ledor/transcritor. Porém ao chegar ao local de aplicação do exame, deparei-me com quatro pessoas que foram disponibilizadas para ficarem comigo, mas nenhum deles conhecia o sistema de escrita, eles estavam vendo o Braile pela primeira vez! Então teria que ditar minhas cinco questões dissertativas para que eles transcrevessem no caderno de respostas. Será que alguém pode me explicar o novo significado de transcritor? Até onde eu sei, o transcritor deve ter domínio do Braille, pois sua função é transcrever o que o candidato escreveu em Braille e não copiar o que o candidato irá ditar. O MEC está preocupando-se com quantidade e não com a qualidade dos fiscais e ledores que disponibilizam para nós. Se a prova foi solicitada em Braille, será que não fica entendido que o ledor/transcritor também tem que saber o Braille? As pessoas cegas daqui de Itabuna que fizeram o ENEM foram tratadas da mesma forma. É um absurdo!”, Ana, de Itabuna (BA)
Fiz o ENADE em 2005. As condições citadas por Ana foram presenciadas por mim. Nomearam uma ledora muito inexperiente, que não estava ligada à área da educação, já que meu curso era pedagogia e exigia a leitura de termos técnicos. Ela não tinha qualquer noção de leitura desses termos. Não fazia pontuação adequada, não tinha qualidade na pronúncia e nem entonação para tal. Chegou a descrever figuras equivocadamente. Por exemplo, para uma imagem que tratava de uma construção barroca, ela disse se tratar de um morro de favela. Outra figura, em uma questão sobre inclusão digital, ela confundiu um mouse com um rato. Além de outros absurdos que fizeram com que a prova fosse mesmo motivo de comédia”, Luciane, de Guaratinguetá (SP)
“Fiz a prova do ENADE ano passado. Na ocasião, não me foi disponibilizado nem ledor e nem Braille. Eu cheguei ao exame na total insegurança. Na hora, improvisaram um ledor bastante inexperiente o que me causou imensa revolta e fez com que eu deixasse metade da prova em branco. O problema me parece não ser exatamente o Mec. A questão é a Fundação Cesgranrio determinada em descumprir os princípios básicos de acessibilidade em concursos. Eles descumprem reiteradamente as regras de acessibilidade”.  Juliano, de Porto Alegre (RS)
“Não se pode admitir que continuem a ser designados como apoio para os nossos companheiros, ledores que não tenham amplo domínio da disciplina em que estes estão sendo avaliados”, Geraldo, Recife (PE)
“Já passa da hora de exigirmos a profissionalização dos ledores”, César, da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais – ABDV (BSB)
Acessibilidade em Braille
(Fonte:Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência)

 

CASOS PRÁTICOS PARA SRQUITETOS E LIGHTING DESIGNERS

 Apresentar ideias inspiradoras que se traduzem em soluções de iluminação capazes de aliar inovação e avançadas técnicas de lighting design, além de conquistar a satisfação dos clientes, é a proposta do Congresso Luminotécnica que a IBC vai promover em São Paulo, no dia 7 de março. O evento acontecerá dentro da Expo Revestir 2013, o principal evento de soluções em acabamentos da América Latina.

 

O evento reunirá renomados profissionais do país em arquitetura de iluminação na apresentação de casos práticos e soluções para viabilizar o sonho do cliente. A agenda preliminar do Congresso Luminotécnica conta com as palestras de Guinter Guinter Parschalk, do Radix Estúdio de Design, e Neide Senzi, da Senzi Consultoria Luminotécnica.  

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