Pesquisar este blog

domingo, 9 de dezembro de 2012

DOMINGO É DIA DE AUDITORIA

 
AUDITORIA DA COMUNICAÇÃO

 
AS PALAVRAS

 
Os Dez Mandamentos na criação de marcas emocionais, segundo Marc Gobê:
 
1.    Consumidores compram, as pessoas vivem. 

2.    Produtos suprem necessidades, experiências suprem desejos.

3.    A honestidade é presumida. A confiança é insinuante e íntima; ela deve ser conquistada.

4.    Hoje, a qualidade pelo preço justo é uma obrigação. A preferência cria a venda.

     5.    Ser conhecido não significa que você também é amado.

    6.    Identidade é reconhecimento. Personalidade diz respeito ao caráter e     ao carisma.

7.    A funcionalidade trata somente das qualidades práticas e superficiais de um produto. O projeto sensorial trata de experiências.

     8.    A ubiquidade é vista. A presença emocional é sentida.

      9.    Comunicação é dizer, é contar. Diálogo é participar, é associar.

    10.                      Serviço é vender. Relacionamento é reconhecimento.

 
RECADO PARA OS PUBLICITÁRIOS CATARINENSES

 
Recebi do Márcio Erlich, vice-presidente executivo da Abracomp – Associação Brasileira dos Colunistas de Comunicação Publicitária o seguinte e-mail:

 “Santa Catarina foi o ÚNICO estado fora do Prêmio Colunistas 2012. Por quê?

 Foram 186 agências brasileiras, de Manaus a Porto Alegre, participando do Prêmio Colunistas 2012, cujos julgamentos regionais se encerraram na última semana.

Agências do Norte-Nordeste, Centro-Oeste, Brasília, Minas, Espírito Santo, Rio, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

 Mas NENHUMA de Santa Catarina, o único estado em que não aconteceu uma regional do Colunistas, que completou 45 anos em 2012, como o maior e mais tradicional prêmio da comunicação brasileira.

 Daquelas 186 agências inscritas, 128 foram premiadas e tiveram seus nomes e de seus clientes publicados nos veículos que cobrem a premiação. E ainda ganharam o direito de ter seus trabalhos premiados -- com suas fichas técnicas -- disponibilizados no site do Colunistas para o mercado aplaudir e reconhecer seus criativos.

 Todas estarão comemorando, nas festas do Prêmio Colunistas, o talento dos seus profissionais e a ousadia de seus clientes.

Estarão lá as melhores agências do Brasil. Menos as melhores de Santa Catarina.

Acho uma pena. E pergunto: é isso mesmo que o mercado catarinense quer?”

 Como não tenho nenhum tipo de liderança no mercado publicitário catarinense, transfiro  a mensagem a quem de direito.

 O QUE DEU NA FIAT¿

 O comercial que a Fiat está veiculando agora – aquele que mostra o diretor aos berros – é um absurdo de ruim. Antes dele, outro comercial – aquele que tem um monte de cenas se sucedendo rapidamente e é seguido por uma mensagem que não tem nada a ver com as calças – é simplesmente impossível de entender.

 Acho que o responsável pelo marketing da empresa anda dando entrevistas demais e se esquecendo de que sua função não é falar, é fazer acontecer.

 
PRETENSIOSO

 Aí, o comercial da Buscapé e mostra um cara pousando de dono da empresa. Acha que é tão conhecido que não precisa se identificar. Afinal, ele dono mesmo¿

 O BALCÃO DE NEGÓCIOS

 Há três anos venho afirmando que o Festival de Cannes se descaracterizou: virou um balcão de negócios, com farta distribuição de brindes com formato de leão.

 No  primeiro ano,  ninguém prestou atenção. No segundo, deixei muita gente irritada.

 No terceiro, começam a me dar razão.

 Semana retrasada mesmo, Meio & Mensagem trouxe uma entrevista de Daniel Bergman, fundador da Stink, uma produtora de comerciais de origem européia que acaba de montar filial no Brasil, que no último Festival de Cannes recebeu 18 Leões, que repete o que venho afirmando: o Festival de Cannes é um balcão de negócios mesmo. Ele deve saber do que está falando.

 Mais adiante, na mesma edição da revista, Rodrigo Leão, sócio-diretor da Casa Darwin e professor dos MBA de Marketing, MBA Executivo Internacional e Internacional MBA da FIA, afirma, em artigo:

 “Na década de 1970 ter um leão de Cannes era como ter um Oscar. Hoje, os outrora glamurosos leões foram transformados numa espécie de ISO 9002 da criatividade. Carne-de-vaca pura.”

 Parece que foi escrito por mim.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário