Pesquisar este blog

domingo, 30 de dezembro de 2012

DOMINGO É DIA DE AUDITORIA


AUDITORIA DA COMUNICAÇÃO

AS PALAVRAS

“Inovação nõ é algo que se compra na prateleira. É um processo duro em que o mais importante é criar a mentslidade em todos os colaboradores de wque temos de buscar fazer as coisas de maneira diferente se quisermos resultados diferentes.” (José Roberto dos Ssntos Macial, diretor do SBT)

 

OLHA O TREZE!

Se você pedir, em uma entrevista, que qualquer empresário da comunicação diga como foi 2012, ele dirá:

“Foi muito bom pra nós. Crescemos X%”.

No privado, entretanto, esse mesmo profissional confessará:

“Foi um ano de merda. Não ganhamos dinheiro, encolhemos.”

Não que ele seja um mentiroso. É que o otimismo faz parte do DNA da profissão.

Então não adianta entrevista-los, já sabemos a resposta.

Vou me limitar, nesta análise, a me basear o que ouvi nos bastidores.

E o que ouvi não é muito legal.

Os negócios, salvo uma ou outra exceção, empacaram. Os clientes exigem cada vez mais serviço, dispõem-se a pagar cada vez menos.  A questão da remuneração não está resolvida. As multinacionais invadiram o mercado, transformando alguns dos nossos melhores empresários em meros executivos deles. Ou, simplesmente proibindo-os de exercer as profissão.

Impossibilitadas de remunerar melhor, elas perdem seus melhores talentos. Aliás, tenho pra mim que a própria atividade, como um todo, está perdendo grandes talentos, atraídos por atividades que remuneram melhor. E que, aliás, são muitas, hoje.

Há, ainda, a questão da fragmentação da comunicação. A publicidade, antes dona absoluta do palco, tem, agora, de dividi-lo com outras disciplinas: relações públicas, promoções, eventos etc passaram a ter participação obrigatória dos planos de comunicação

E tem a comunicação digital, que obriga novos raciocínios e leva ao surgimento de novas especialidades.

Quem deixa 2012 no lucro é a mídia. Já na década de 90 do século passado eu afirmava que a mídia caminhava para ser a área mais importante das agências. No começo, eles riram. Foi necessário que o tempo me desse razão.

Planejamento é outra área que se fortaleceu. Até recentemente todas as agências diziam que tinham profissional de planejamento, e na verdade improvisavam, “planejavam” nas coxas. Mas essa fase de amadorismo ficou para trás. Os clientes ficaram espertos. Pena que Santa Catarina tenha tão poucos profissionais habilitados para essa função - meia dúzia, no máximo, talvez.

Em 2012 quem saiu no prejuízo foi a criação. A decadência começou com a introdução do computador. Os criativos – primeiro os mais “espertos”, passaram a achar que o dito cujo podia criar por eles. Depois esse um hábito foi recebendo novos adeptos, e deu no que deu.  Hoje, pode-se contar nos dedos os trabalhos realmente criativos realizados durante o ano.

E como será 2013¿

Se você perguntar para os publicitários, eles, obedientes ao próprio DNA, dirão que será maravilhoso.

Mas se você lhes fizer essa pergunta, lembre-os de que será o ano do 13. Aí, quem sabe..

NA MOSCA

Show de Regina Casé na publicidade da Caixa. Que, aliás, aceretou em cheio ao contratá-la.

LIÇÃO

Uma empresa de Ilhota está dando uma aula para o varejo em geral especializada em produtos femininos.

Conscientes de que é um pé no saco dos maridos, noivos e namorados tem esperar enquanto aguardam a companheira escolherem o que comprarão, a loja criou, na beira do rio, um mbiente aprazível para os homens. Com bar, lugar para s prástica de jogos, inclusive bilhar etc. 

Assim, elas compram tranqüila e despreocupadamente. E, naturalmente, compram mais.

PALHAÇADA

O Cancelamento do decreto que impunha mudanças na ortografia, deixam em uma roubads quem escreve e empresas como editoras, jornalísticas etc.

POBRE PAÍS!

Quando, no governo Fernsndo Henrique, o Brasil enfrentou problemas com a geração de energia, o PT criou o termo apagão e agitou o país.

Agora, o Brasil todo vive se apagando, a presidente nega a gravidade do fato e a oposição, acomodada, incompetente e covarde, se cala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário