O Grupo RIC promoveu a cerimônia
de entrega do Prêmio Ímpar 2012 - Índice das Marcas de Preferência e Afinidade
Regional. O evento foi realizado no Buffet du Batel, em Curitiba, e reuniu mais
de 200 convidados. A pesquisa, realizada pelo IBOPE Inteligência em regiões
onde se encontram concentrados os maiores centros consumidores do Estado, com
uma amostragem fiel e margem de erro de 2%, traz uma radiografia do mercado
paranaense, dos hábitos e dos desejos do consumidor.
De acordo com o vice-presidente do Grupo RIC, Leonardo Petrelli, o Projeto
Ímpar vem mudando o cenário do empresariado paranaense: "ele deixou de ser
um simples prêmio, passando a influenciar o modelo de gestão de marketing de
muitas empresas. Tornou-se referência e, hoje, para muitas das marcas lembradas
pelo Ímpar, esse reconhecimento é motivo de orgulho", destaca.
É o caso da Rede de Farmácias Nissei que, com 41% da preferência dos paranaenses,
utiliza os dados da pesquisa para estudo de mercado e atuação regional. "o
estudo permite o acompanhamento e a evolução das necessidades em cada região,
disponibilizando informações relevantes para a tomada de decisões estratégicas
e para o planejamento do futuro", afirma a diretora da Nissei, Patricia
Maeoka.
O resultado da pesquisa também foi motivo de comemoração para o Grupo
Educacional Acesso. Com um crescimento de 30% no número aprovações nas melhores
universidades do Estado e vinte primeiros lugares só na PUC-PR, o Acesso figura
entre os três preferidos do consumidor curitibano na categoria curso
pré-vestibular. "A pesquisa mostra que estamos no caminho certo",
afirma o presidente do grupo Acesso, José Luís Chong, que anunciou a abertura
de duas novas sedes em 2013, totalizando oito unidades e quase 8 mil alunos.
A pesquisa avaliou 43 categorias de produtos e serviços nas cidades de
Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Toledo. Abaixo, as marcas mais
lembradas no Paraná, dentro dos segmentos avaliados:
Bancos - Caixa (28%) / Itaú (26%) / Banco do Brasil (20%)
Café - Damasco (31%) / Itamaraty (12%) / Três Corações (11%)
Clínica Odontológica - Uniodonto (20%) / Odonto San (11%) / Sorriso (5%)
Colégio Particular - Colégio Marista (6%) / Bom Jesus (5%) / Dom Bosco (4%)
Consórcio de Automóveis - Servopa (23%) / União (8%) / Volkswagen (7%)
Consórcio de Imóveis - Ademilar (33%) / Caixa Econômica (25%) / União (8%)
Construtora de Imóveis - Thá (18%) / MRV (14%) / A.Yoshi (13%)
Cooperativa - Coamo (30%) / Cocamar (21%) / Coopavel (15%)
Curso de Idiomas - CCAA (26%) / Fisk (24%) / Wizard (23%)
Curso de Pré-Vestibular - Positivo (29%) / Dom Bosco (8%) / Alfa (7%)
Ensino a Distância - Cesumar (17%) / Uninter (11%) / Opet (2%)
Ensino de Capacitação Profissional - Senai (37%) / Senac (18%) / Sesc (7%)
Faculdade ou Universidade Particular - PUC (15%) / Positivo (7%) / Cesumar (4%)
Farmácia - Nissei (41%) / Drogamais (7%) / Estrela (6%)
Financeira - BVFinanceira (36%) / Fininvest (9%) / BMG (8%)
Hotel - Bourbon (34%) / Deville (7,98%) / Mabu (7,95%)
Imobiliária - Apolar (27%) / Galvão (9%) / Gonzaga (7%)
Indústria de Carnes e Derivados - Sadia (39%) / Perdigão (12%) / Big Frango
(7%)
Joalheria e Relojoaria - Big Ben (28%) / Prata Fina (17%) / Gouveia (15%)
Livraria e Papelaria - Livrarias Curitiba (56%) / Bom Livro (7%) / Saraiva (4%)
Loja de Calçados - Andaraki (22%) / Omar (9%) / Casas Ajita (8%)
Loja de Colchões - Castor (35%) / Ortobom (25%) / Maxflex (19%)
Loja de Departamento - Havan (22%) / Americanas (19%) / Pernambucanas (14%)
Loja de Eletrodomésticos - Casas Bahia (47%) / Magazine Luiza (14%) / Ponto
Frio (6%)
Loja de Materiais de Construção - Balaroti (34%) / Bigolin (8%) / Cassol (6%)
Loja de Móveis e Decoração - Casas Bahia (30%) / Campo Largo (13%) / Magazine
Luiza (8%)
Loja de Roupas - Pernambucanas (16%) / C&A (15%) / Renner (8%)
Loja de Serviços Automotivos - Servopa (12%) / BS Colway (7,8%) / DPaschoal
(7,7%)
Loja de Tintas - Balaroti (23%) / Tintas Vergínia (8%) / Tintas Darka (4%)
Moda e Confecção - Pernambucanas (9,57%) / Hering (9,54%) / Colcci (4%)
Operadora de Telefonia Celular - Tim (63%) / Oi (14%) / Vivo (11%)
Operadora de Telefonia Fixa - Oi / Brasil Telecom (41%) / GVT (35%) / Sercomtel
(13%)
Ótica - Óticas Diniz (25%) / Ponto de Visão (19%) / Ótica Visão (11%)
Perfume e Cosméticos - O Boticário (49%) / Natura (25%) / Avon (16%)
Plano de Saúde - Unimed (58%) / Amil (12%) / Clinipam (9%)
Plano Odontológico - Uniodonto (37%) / Unimed Odonto (18%) / OdontoPrev (9%)
Rede de Combustíveis - Ipiranga (38,3%) / Petrobras (37,7%) / Shell (10%)
Refrigerante - Coca-Cola (80%) / Guaraná Antarctica (8%) / Fanta (4%)
Restaurante - Madalosso (14%) / La Casa Di Frango (4%)/ Churrascaria Brasil
(3%)
Revenda de Automóveis - Servopa (10%) / Barigui (9%) / Zacarias Veículos (7%)
Revenda de Motocicleta - Cabral Motor (15,3%) / Freeway (14,8%) / Blokton (11%)
Shopping Center - Catuaí (17%) / Palladium (15%) / Mueller (12%)
Supermercados - Condor (28%) / Muffato (15%) / Big (14%)
NOVA
HISTÓRIA COMNTEMPORÂNEA DA AMÉRICA DO NORTE
(Texto de Carlos Eduardo Lins da Silva,
distribuído pela Agência FAPESP) – O ambicioso projeto de produzir uma nova
história contemporânea da América Latina em cem volumes, com textos de cerca de
400 especialistas de 25 países, foi apresentado no dia 13 de dezembro por um de
seus coordenadores, Javier Bravo Garcia, durante o simpósio“Fronteras de la Ciencia – Brasil y
España en los 50 años de la FAPESP, promovido pela
FAPESP e pela Casa do Brasil em Madri.
Bravo
Garcia explicou que, na perspectiva de seus idealizadores, a coleção pretende
mostrar a América Latina como protagonista da história, mas não como se fosse
um monólogo. A Europa, a América do Norte e os demais continentes também estão
presentes no projeto, ainda que na condição de coadjuvantes.
O
coordenador considera ter sido uma interessante coincidência histórica que o
projeto, chamado “América Latina na História Contemporânea”, tenha se iniciado
em 2008, quando a crise financeira global começava a rearranjar a geopolítica
mundial de forma que as economias emergentes da América Latina passaram a dar a
ela um papel mais proeminente e as dos países da União Europeia a relegaram a
uma função mais secundária.
No caso do
Brasil, a coleção de livros História
do Brasil Nação: 1808-2010, coeditada pela Editora Objetiva, é composta de
seis volumes, que serão publicados até o 1º semestre de 2013, sob a coordenação
da historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz e a participação de 28
autores.
O terceiro
volume da coleção brasileira, História
do Brasil Nação – A abertura para o mundo: 1889-1930, foi lançado em
setembro deste ano. O primeiro se chama Crise
Colonial e Independência: 1808-1830 e
o segundo, A construção
nacional: 1830-1889.
Também
fazem parte do projeto, que é patrocinado pela Fundación Mapfre e pelo grupo
Santilana, exposições de fotos, como a que está em exibição atualmente no
Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo: Um
olhar sobre o Brasil: A fotografia na construção da imagem da nação, com
curadoria do historiador e fotógrafo Boris Kossoy.
Na mesma
sessão do simpósio em Madri, Marcelo Ridenti, professor de sociologia da
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), falou sobre o tema “Caleidoscópio
da cultura brasileira – 1964-2000”, que se integra no Projeto Temático da
FAPESP intitulado “Formação do
campo intelectual e da indústria cultural no Brasil contemporâneo”.
Ridenti
falou como nesse período ocorreram conjuntamente processos de grande impacto
sobre a sociedade, em especial os das rápidas industrialização e urbanização e
da democratização e massificação da cultura, marcados pela contradição da
convivência do moderno com o arcaico, do progresso com o atraso, do desenvolvimento
com as desigualdades.
“O campo
intelectual e a indústria cultural no Brasil se formam e se fortalecem
concomitantemente, diferentemente do que aconteceu na Espanha, na França e nos
demais países da Europa, onde aquele já estava estabelecido quando a segunda
começou a se estruturar”, disse.
Assim,
aconteceu nessa época uma crescente profissionalização dos produtores de
cultura no Brasil, com todas as consequentes vantagens e desvantagens dessa
situação típica de desenvolvimento desigual e combinado que caracteriza
fortemente a atividade intelectual brasileira.
Ridenti
mostrou à audiência diversas tabelas sobre o crescimento rápido e intenso de
aparelhos de TV no Brasil, assim como do aumento extraordinário de admissões no
ensino superior e decréscimo do analfabetismo formal (mas não do funcional)
ocorridos nos 46 anos englobados em sua pesquisa.
Em especial
durante o regime militar, ressaltou Ridenti, as contradições eram frequentes:
artistas premiados pelo Estado tinham muitos de seus trabalhos censurados,
acadêmicos com bolsas de entidades estatais iam para o exterior estudar e lá
desenvolviam atividades de oposição política ao regime, por exemplo.
REVISTA
CULTURA E EXTENSÃO TEM NOVO PROJETO GRÁFICO
A Pró-Reitoria de
Cultura e Extensão Universitária da USP acaba de lançar a nova edição, de
número 8, da Revista Cultura e
Extensão USP.
A
publicação visa ampliar a divulgação das atividades de cultura e extensão
desenvolvidas por docentes, funcionários e alunos da USP. A revista, que pode
ser lida gratuitamente pela internet, apresenta, nesta edição, um novo projeto
gráfico.
“A Revista
Cultura e Extensão USP pretende, a partir deste número, iniciar uma nova fase,
oriunda de várias discussões durante esse tempo em que foram publicados seus
primeiros números e levando em consideração as propostas no 1º Seminário de
Revistas de Cultura e Extensão”, explicam os professores Diana Helena de
Benedetto Pozzi, editora responsável, e José Nicolau Gregorin Filho, editor
associado, no editorial da revista.
O volume 8
da revista traz 11 artigos de diferentes áreas do conhecimento, que mostram
também, para o leitor, a abrangência da área de extensão na USP.
Da Escola
de Comunicações e Artes (ECA), a professora Marisa Midori Deaecto trata da
ocupação do centro da cidade por atividades culturais e comerciais, enquanto o
professor Ferdinando Martins, vice-diretor do Teatro da USP, discute a formação
teatral.
Em meio
ambiente, um artigo relata os resultados alcançados por uma exposição realizada
na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz sobre a necessidade de
conservação das florestas e outro descreve o trabalho de um grupo de
pesquisadores de São Carlos, que trata da viabilidade técnica da produção de
painéis de madeira aglomerada, tendo como adesivo um derivado do óleo de
mamona.
O artigo Jogando com Ciência e o Curso de
Informática para Inclusão Digital apresenta
dois projetos do Parque CienTec. O primeiro, Jogando com Ciência, proporciona o
contato lúdico com a física, a matemática e a computação, enquanto o segundo,
Curso de Informática para Inclusão Digital, visa estimular o aprendizado de
informática para pessoas com pouco ou nenhum contato com computadores. Detalhes: www.prceu.usp.br/revista/index8.php
JOINVILLE QUER SEDIAR ENCONTRO
BRASIL\ALEMANHA
Ao saudar a indicação da diplomata Maria Luiza Ribeiro Viotti
para Embaixadora do Brasil na Alemanha, o senador Luiz Henrique (PMDB-SC),
propôs que as bem sucedidas parcerias alemãs com Santa Catarina sejam seguidas
pelos Estados interessados no desenvolvimento de tecnologias avançadas. O nome
da ministra de Primeira Classe do Itamaraty foi aprovado por unanimidade pela
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.
Luiz Henrique também propôs que Joinville sedie em 2015 a
reunião da Câmara de Comércio Brasil/Alemanha, por concentrar a maior população
germânica e possuir um dos maiores pólos industriais do País. Para o senador
deve pesar, ainda, o fato do novo prefeito da cidade, Udo Dölher, ser cônsul da
Alemanha em Santa Catarina.
E ao ressaltar a importância daquele País como esteio da
recuperação econômica européia, Luiz Henrique espera que além das muitas
empresas já instaladas em Santa Catarina novas parcerias aconteçam atraídas
pelo tamanho do mercado brasileiro.
Entre as principais, destacou:
A 1ª montadora da BMW no Brasil – que a partir de 2014 produzirá
em Araquari os primeiros carros de luxo; a Siemens – que produz tomógrafos e
aparelhos de ressonância magnética; a Boch; a Evonik – líder mundial em
especialidades químicas; o 1º laboratório para fabricação de ímãs de
Terras-Raras e um Centro de Tecnologia da Produção, em Florianópolis; convênio
bilateral para produzir em Joinville filmes para reprodução de energia solar,
entre outras.
Quarto maior parceiro comercial do Brasil, as exportações
brasileiras para a Alemanha cresceram 11,1% no último ano, enquanto as
importações quase que dobraram em 2011. Sexto mercado em exportação, o Brasil
envia para a Alemanha (minérios, café, máquinas, ferro fundido, aço e farelo de
soja). (FONTE: DEUTSCHE WELLE)
TREM-BALA COMEÇA EM 2020
O trem de alta velocidade,
que ligará os municípios do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Campinas (SP),
deve estar pronto em 2019 e o transporte de passageiros deve começar em junho
de 2020. As regras para o leilão que irá definir o operador do trem-bala foram
divulgadas nesta quinta-feira (13).
“Queremos entregar
essa obra o mais cedo possível. Vamos buscar entregar a obra em junho de 2018”,
disse o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo
Figueiredo. O concessionário terá um ano para testar a tecnologia e o prazo de
concessão será 40 anos.
O trem só entrará em
operação quando toda a obra estiver concluída e não haverá liberação de
operação parcial, por trechos. “Estamos fazendo um serviço para atender a longa
distância. Não tem nenhum ganho o serviço de curta distância, não é um serviço
em que o trem de alta velocidade seja mais competitivo”, afirmou Figueiredo.
O preço máximo da
passagem da classe econômica entre Rio de Janeiro e São Paulo será R$ 250
(valor atual, que será atualizado até a data de operação). Nas demais classes,
o preço será livre. O trem deverá trafegar em uma velocidade de cerca de 350
quilômetros por hora, e o tempo máximo de viagem para o serviço expresso será
99 minutos.
Pelo menos 60% dos 458
assentos do trem devem ser destinados à classe econômica. A expectativa é
começar a operar com 40 milhões de passageiros por ano e chegar a 100 milhões.
O primeiro leilão do
trem de alta velocidade está marcado para o dia 19 de setembro de 2013 e irá
definir a empresa que vai fornecer a tecnologia e será a operadora do trem. O
vencedor do leilão será a empresa ou consórcio que apresentar a melhor relação
entre valor de outorga e o custo de construção do trem-bala. A empresa deverá
ter pelo menos cinco anos de experiência na operação comercial do sistema e não
pode ter tido nenhum registro de acidente fatal. A segunda licitação, que vai
definir a empresa que vai construir a infraestrutura do trem, deve ocorrer em
2014.
A participação da EPL
no projeto aumentou de 30% para 45%. Segundo Figueiredo, o objetivo foi
aumentar a atratividade no projeto. “Como não estamos trazendo nenhum elemento
de mitigação de risco e demanda, resolvemos aumentar a participação pública
porque é uma forma de compartilhar o risco com o investidor”.
O total de
investimentos do operador da primeira etapa é R$ 7,6 bilhões. O BNDES irá
financiar R$ 5,37 bilhões, a EPL irá investir R$ 1,03 bilhão e o concessionário
R$ 1,27 bilhão. O custo total da obra está estimado em R$ 35 bilhões. Segundo
Figueiredo, os grupos interessados na implantação do projeto são da Alemanha,
da França, da Espanha, da Coreia e do Japão.(Redação Brasil Alemanha
News, com informações da Agência Brasi)l
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE
PESQUISA DO LAHMEI
O 7º Seminário Internacional de Pesquisa
Lahmiei, do Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino
Informatizado (Lahmiei) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), será
realizado no dia 10 de janeiro.
Com o tema
“Applied Behavior Analysis (ABA) & Autism Spectrum Disorders: research and
treatment”, o evento ocorrerá a partir das 8h30 no auditório 2 da Biblioteca
Comunitária da UFSCar. A entrada é franca e será enviado certificado aos
participantes.
O evento
terá a participação de pesquisadores como Linda LeBlanc (diretora do Research
and Clinical Services, Trumpet Behavioral Health), Thomas Higbee (professor da
Utah State University) e Layla Abby (Texas Tech University), Estados Unidos.
Mateus
Gonçalves Nogueira, bolsista FAPESP de Iniciação Científica do Lahmiei e aluno
do curso de Psicologia da UFSCar, irá expor o estudo realizado durante estágio
de pesquisa na Universidade de Manitoba, Canadá. Detalhes: www.prceu.usp.br/revista/index8.php e (16) 3351-8498.
GGETTY IMAGES APRESENTA
A RETROSPECFTIVA DO ANO
A Getty Images, líder
mundial na criação e distribuição de conteúdo visual, filmes, produtos
multimídia e músicas, acaba de apresentar a Retrospectiva 2012, que reúne as
melhores fotos dos acontecimentos mais marcantes de 2012.
As imagens mostram
momentos emocionantes e decisivos nos esportes como os principais campeonatos e
os Jogos Olímpicos de Londres; as notícias mais marcantes e relevantes em todo
o mundo como a guerra na Síria e a crise na Europa, além de grandes lançamentos
do mundo da moda e da música, que criaram novas tendências e ídolos.
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