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quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

AS MELHORES AGÊNCIAS BRASILEIRAS


 

Pela 23ª vez, About escolheu as Hot Tops do mercado brasileiro, em seleção feita a partir da análise da performance das agências nos últimos dois anos e de suas perspectivas – conhecidas por nossa redação – no momento de definição da lista. Foram mantidos os critérios de seleção e o formato de divulgação, adotados desde 2002, assim como as praças consideradas desde 2005. Foi mantida a novidade do ano passado, que foi a incorporação das principais agências digitais na lista, pois da mesma forma que muitas das agências tradicionais têm desenvolvido alta competência no campo digital, algumas das digitais já estão oferecendo todo o espectro de serviços ligados à construção de marcas e de relacionamentos, assim como à ativação de negócios, utilizando o conjunto das plataformas tradicionais.

Acreditamos que os mecanismos de escolha das Hot Tops mantêm-se atualizados com a dinâmica desse mercado, a evolução do negócio de agências e as necessidades de seleção dos anunciantes, que têm nessa listagem uma boa referência para iniciar seus processos de busca e escolha de uma agência para cuidar de sua comunicação publicitária.

Continuamos observando que os padrões de qualidade publicitária disseminam-se de uma forma mais homogênea, com média mais consistente entre agências de grande e médio portes (que são a base da listagem das Hot Tops). Mesmo estruturas menores – não contempladas em nossa seleção – têm oferecido trabalho de qualidade a seus clientes nas diversas áreas da propaganda.

As razões desse aumento da qualidade média estão na democratização da tecnologia de trabalho e dos meios de produção da propaganda. O que antes era privilégio de poucas agências de grande porte e profissionais de maior experiência ou talento excepcional, hoje faz parte do rol de competências e recursos de boa parte do mercado – seja em São Paulo e Rio, seja nos principais mercados do País, cobertos por esta seleção, e até mesmo em outras capitais estaduais ou regionais.

Para nossa seleção empregamos inicialmente os três critérios tradicionais e eliminatórios, que são:

Brilho Criativo. A capacidade de realizar propaganda de qualidade superior à média para a maioria de seus clientes, considerando o mercado onde a agência atua, bem como as dimensões e características de suas contas.

Estrutura Profissional. A oferta de um esquema bem armado de atendimento a seus clientes, envolvendo no mínimo as áreas-base da propaganda, como planejamento, pesquisa, criação, produção e mídia. Serviços adicionais como promoção, RP, marketing direto e outros, além de competência no universo digital, também contam pontos.

Postura Ética. A manutenção de um comportamento adequado dentro do padrão ético que regula a propaganda brasileira. Responsabilidade em relação ao cliente e sua verba, bem como postura correta para com veículos, produtoras, fornecedores e profissionais.

Como nas últimas versões das Hot Tops, duas outras vertentes foram consideradas:

Ousadia e Inovação. A disposição de ousar nas propostas de solução às necessidades de comunicação dos clientes, além de inovar em termos de estrutura, forma de pensar, processo de criação e realização da comunicação e, até mesmo, no sistema de relacionamento com seus clientes.

Dedicação. O grau de dedicação a seus clientes, com a participação direta dos sócios e/ou principais dirigentes no atendimento e demais atividades da agência.

Com base nesses cinco critérios fizemos a seleção considerando as agências de atuação nacional, que inclui aquelas com diversas unidades operacionais nos principais mercados do País ou conexões com outras agências mediante acordos operacionais nacionais e internacionais, ligações com agências de outros setores do espectro da comunicação de marketing, departamentos especializados e atendimento a contas de expressão nacional.

Complementando a seleção, destacamos as principais agências nos 19 principais mercados publicitários brasileiros, distribuídos por seis regiões: Sudeste, com São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo; Minas Gerais; Sul, com Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Nordeste, com Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Maranhão; Centro-Oeste, com Brasília, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; e Norte, com Amazonas e Pará.

Selecionamos, como se poderá ver na lista publicada, as agências Hot Tops de todas essas praças, responsáveis por cerca de 90% do volume de negócios da propaganda brasileira.

Muitas dessas agências têm unidades adicionais à sua sede e atendem a clientes de outras praças ou, mesmo, de expressão nacional. Mas pelo seu porte, estrutura e concentração de negócios em clientes locais e regionais, ainda não têm a dimensão para estar na lista nacional das Hot Tops. Mas são, em termos de qualidade relativa à sua área de atuação, comparáveis às agências constantes nessa listagem.

Lembramos que, como sempre, a seleção foi feita exclusivamente pela redação de About e do PortaldaPropaganda, com base no conhecimento que o dia-a-dia do contato jornalístico proporciona a seus editores e repórteres, assim como nas opiniões que se ouve por parte de anunciantes, veículos, produtoras, fornecedores, profissionais e até de outras agências.

O próximo passo será a publicação – em março de 2013 – de uma edição especial de About com o portfólio das agências que dela queiram participar, da mesma forma que vem sendo feito nesses 23 anos de existência das Hot Tops.

Hot Tops 2012/2013

Nacionais
141 Soho Square
África
Age Isobar
AgênciaClick Isobar
Agnelo Pacheco
AlmapBBDO
Artplan
Binder
Borghi/Lowe
Competence
DeBrito
Dentsu
DM9DDB
DPZ
e21
Escala
F.biz
F/Nazca S&S
Fischer & Friends
Giacometti
Giovanni + Draftfcb
Havas
Heads
ID\TBWA
JWT
Leo Burnett Tailor Made
Lew Lara\TBWA
Loducca
Lua
Master
Morya
NBS
NeogamaBBH
Nova/sb
Ogilvy Brasil
OpusMúltipla
Paim
Propeg
Publicis Brasil
QG
Quê Comunicação
Talent
Taterka
Wieden + Kennedy
WMcCann
Young & Rubicam
Z+

São Paulo
Central Business
Contexto
Rae,MP
Zero11

Rio de Janeiro
Agência 3
Fullpack
Script
Staff

Minas Gerais
2004 Comunicação
Casablanca
Lápis Raro
RC
Tom + Sapien

Espírito Santo
Aquatro
MP Publicidade
Set

Rio Grande do Sul
Agência Matriz
Dez
GlobalComm
Martins + Andrade
Vossa

Santa Catarina
D/Araujo
Fórmula
OneWG
Propague

Paraná
Bronx
Exclam
Jump!
Vivas

Bahia
Engenhonovo
Idéia 3
Link
SLA

Pernambuco
AgênciaUM
Ampla
Aporte
Arcos
Atma + Bianchi
Gruponove
Italo Bianchi
Plano b)

Paraíba
Antares

Rio Grande do Norte
Ratts|Ratis

Ceará
Acesso
3|3|3 Propaganda
EBM Novotempo
Mota Comunicação
Slogan

Maranhão
Mallmann

Brasília
Comunicata
Mr. Brain

Goiás
AMP
Cannes
Casa Brasil

Mato Grosso
Casa D´Idéias
FCS
Genius
ZF Comunicação

Mato Grosso do Sul

Art & Traço
ZN Marketing

Pará
DC3
Griffo
Mendes
Vanguarda

Amazonas
Oana
Saga
Tape
(Portal da Propaganda)

SMART TV: VOCÊ AINDA TERÁ UMA

Já tem a sua Smart TV? Se ainda não, saiba que as Smart TV não são mais um conceito, e sim uma realidade. Elas apareceram há apenas alguns anos e, atualmente, muitas pessoas já conhecem, ouviram falar ou já têm uma em casa. Prova disso são os números de mercado e as expectativas - espera-se que serão comercializadas 10 milhões de TVs com tela plana no Brasil em 2012, sendo aproximadamente 40% Smart TVs. Isso quer dizer que, a cada cinco TVs de tela plana vendidas, uma é conectada e a proporção poderá aumentar ainda mais no final do ano.

Com o crescimento do mercado das Smart TVs, o televisor deixa de ser somente uma opção tradicional de entretenimento, com a grade de canais e programação de TV linear. A Smart TV é um entretenimento para toda a família e transformou a forma do usuário interagir com o aparelho, propiciando uma experiência mais rica com opções de jogos, vídeos on demand, informações e música, de acordo com interesses específicos e com conteúdo de qualidade.

Essa mudança fez com que os fabricantes passassem a entregar não só uma TV, mas uma plataforma completa de entretenimento, além das tradicionais características do produto, como qualidade de imagem, usabilidade simples, conectividade e controle remoto sensível à voz e ao movimento.

Mas, com a consolidação desta tecnologia, é preciso ir além e oferecer aos consumidores uma oferta variada, com aplicativos em português e provedores de conteúdos de qualidade como por exemplo UOL, IG, Terra, Netflix, Band, MTV e marcas conhecidas do público em geral como Banco do Brasil, Natura, Coca-Cola e Hello Kitty.

Toda nova tecnologia tem uma curva de maturação e o desafio dos fabricantes é trazer para a plataforma conteúdos relevantes para o brasileiro e que agradem o maior número de pessoas, assim como, educar os consumidores sobre a funcionalidade destas TVs, proporcionando uma experiência de uso integrada e mais inteligente. Se você ainda não tem uma Smart TV, ainda terá uma e, se já está usando, aproveite e explore, pois todo dia novidades aparecem. (Texto de Milton Neto, gerente geral de Smart TV e marketing digital da LG Electronics no Brasil, no Adnews).

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