Entre os segmentos, o investimento global das empresas de telecom
apresentou alta de 7,9% e obteve seu recorde na América Latina, onde foi da
ordem de 32,5%; e no Oriente Médio/África, onde cresceu 28,3%. Outro setor de
destaque é o automotivo, que aumentou seu investimento em 6,3% no primeiro
semestre. Entre aqueles que sofreram baixa estão o de Cuidados pessoais
(-1,2%), o de Indústria e serviços (-1,4%) e o de Bens duráveis (-4,4%)
Confira abaixo a participação no investimento publicitário e o
crescimento perante o período anterior de cada um dos 10 principais setores em
cada grupo:
Participação: investimento em
propaganda
Bens de consumo: 24,6%
Entretenimento: 11,9%
Indústria e serviços: 11%
Cuidados pessoais: 10,1%
Automotivo: 8,2%
Mídia: 7,6%
Telecomunições: 5,6%
Mercado financeiro: 5,4%
Canais de distribuição: 5,2%
Bens duráveis: 4,9%
Roupas e Acessórios: 3,3%
Entretenimento: 11,9%
Indústria e serviços: 11%
Cuidados pessoais: 10,1%
Automotivo: 8,2%
Mídia: 7,6%
Telecomunições: 5,6%
Mercado financeiro: 5,4%
Canais de distribuição: 5,2%
Bens duráveis: 4,9%
Roupas e Acessórios: 3,3%
Crescimento primeiro semestre 2012 em
relação ao mesmo período 2011
Telecomunicações: +7,9%
Automotivo: +6,3%
Entretenimento: +5,0%
Mídia: +4,9%
Canais de distribuição: +4.9%
Mercado financeiro: +4,5%
Bens de consumo: +4,3%
Roupas e acessórios: +2,8%
Cuidados pessoais: -1,2%
Indústria e serviços: -1,4%
Bens duráveis: -4,4%
Automotivo: +6,3%
Entretenimento: +5,0%
Mídia: +4,9%
Canais de distribuição: +4.9%
Mercado financeiro: +4,5%
Bens de consumo: +4,3%
Roupas e acessórios: +2,8%
Cuidados pessoais: -1,2%
Indústria e serviços: -1,4%
Bens duráveis: -4,4%
UNISUL NA FRENTE
A
Revista Amanhã: que há 22 anos publica um ranking
com as 500 maiores organizações do Sul do Brasil, em 2012 colocou a Unisul na
59ª posição em Santa Catarina e na
posição de número 275 na região Sul do Brasil. No segmento educação, com a
liderança das PUCs, a Unisul figura na segunda posição no Estado de SC e entre
as cinco maiores do Sul do Brasil, nos últimos dois anos. Além do Grupo Amanhã,
a PricewaterhouseCoopers (pwc) assina a auditoria de coleta e
aferição dos dados; em 2011, a Universidade do Sul de Santa Catarina figurou
nas posições de números: 51 em Santa Catarina; e 259 no País;
. Hoje, às 19 horas, na Associação Empresarial de
Criciúma, a Unisul - outra vez – receberá premio por ter ficado em primeiro
lugar na preferência e afinidade de sua marca na região sul em dois segmentos:
Ensino Superior e Pós-Graduação. A pesquisa é realizada pelo Grupo Record (por
intermédio do anuário Impar, em sua quinta edição este ano) e conduzida pelo
Instituto Ibope Inteligência.
Ontem,
na Sala de Imprensa da Assembleia Legislativa Catarinense foi divulgada a
nominata com as 50 empresas privadas e entidades com fins não econômicos
indicadas para receber o Certificado de Responsabilidade Social. Dentre estas,
cinco empresas privadas serão agraciadas com o Troféu Responsabilidade Social –
Destaque SC. A Unisul confirmou, novamente, o seu certificado, pelo segundo ano
consecutivo (este é o segundo ano da premiação); a entrega do certificado
acontecerá em dezembro; vale destacar, dentre os documentos analisados, está o
Balanço Social da Universidade, que reverbera nossas práticas extensionistas e
de pesquisa.
BOLSA DE ESTUDO PARA CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Estão abertas, até o dia 19 de dezembro, as inscrições
para as bolsas de estudo de pós-graduação, na modalidade presencial, em nível
de especialização, mestrado e doutorado do Programa de Bolsas do Fundo de Apoio
à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior – FUMDES.
Para concorrer às bolsas o candidato deve ter cursado
todo o Ensino Médio em Unidade Escolar da Rede Públlica ou em Instituição
Privada com bolsa de estudo integral ou parcial, e residir há dois anos no
Estado de Santa Catarina.
As inscrições são realizadas on-line e toda a
documentação prevista na Chamada Pública Nº 06/SED deve ser entregue
pessoalmente ou por remessa postal no Protocolo Geral da Secretaria de Estado
da Educação, em Florianópolis.
A Chamada Pública Nº 06/SED e demais
documentos estão disponíveis no endereço http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/bolsas-fumdes-2013
APOIO PARA CENTRO DE PESQUISA EM ENGENHARIA
(Texto de Elton Alisson, distribuído pela Agência FAPESP) – A FAPESP e a Peugeot Citroën
assinaram, no dia 13 de novembro, um acordo de cooperação para apoio a
pesquisa científica e tecnológica cooperativa entre pesquisadores em atividade
no Estado de São Paulo e da empresa.
As duas instituições
também anunciaram uma chamada pública de propostas para seleção de um projeto
que visa à criação de um Centro de Pesquisas em Engenharia voltado para o desenvolvimento
de motores a combustão movidos a biocombustíveis.
Com sede em uma
instituição de pesquisa no Estado de São Paulo, o Centro terá apoio da FAPESP e
da Peugeot Citroën por até dez anos para desenvolver projetos sobre motores de
combustão interna, adaptados ou desenvolvidos especificamente para
biocombustíveis, e sobre a sustentabilidade dos biocombustíveis.
O Centro poderá
agregar integrantes de diferentes universidades e institutos de pesquisa, com a
atribuição de executar projetos multidisciplinares na fronteira do
conhecimento, transferir tecnologia, formar pesquisadores e disseminar o
conhecimento produzido.
Entre os temas que
deverão ser investigados estão novas configurações de motores movidos a
diferentes biocombustíveis, incluindo veículos híbridos, redução de consumo e
de emissões de gases, e também o futuro, os impactos e a viabilidade econômica
e ambiental de biocombustíveis.
O aporte financeiro
previsto para o período de apoio é de até R$ 1,6 milhão por ano, divididos em
partes iguais entre as duas instituições parceiras.
O acordo foi assinado
pelo presidente da FAPESP, Celso Lafer, e pelo presidente da Peugeot Citroën do
Brasil, Carlos Gomes. Também estiveram presentes na cerimônia François Sigot,
diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Estilo da PSA Peugeot Citroën na América
Latina, Damien Loras, cônsul geral da França em São Paulo, Jean-Pierre Garino,
adido de Cooperação e de Ação Cultural do Consulado Geral da França em São
Paulo, José Arana Varela, diretor presidente do Conselho Técnico Administrativo
da FAPESP, e Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.
“O acordo é extremamente interessante em várias vertentes, como pelos temas de que trata, por se tratar de uma cooperação entre uma empresa e uma instituição de fomento à pesquisa, e também porque lida com grandes preocupações da FAPESP, como a de estimular a inovação tecnológica para contribuir com o aumento da competitividade do país”, destacou Lafer.
“O acordo é extremamente interessante em várias vertentes, como pelos temas de que trata, por se tratar de uma cooperação entre uma empresa e uma instituição de fomento à pesquisa, e também porque lida com grandes preocupações da FAPESP, como a de estimular a inovação tecnológica para contribuir com o aumento da competitividade do país”, destacou Lafer.
“Ficamos muito felizes
em realizar esse acordo com a FAPESP em uma área em que já estamos trabalhando
no Brasil e que representa uma linha de pesquisa muito importante para nós”,
disse Lafer.
Brito Cruz destacou
na cerimônia de assinatura do acordo que o Centro de Pesquisa em Engenharia
representa uma atividade pioneira para a FAPESP, que já realizou ações
similares, mas em escala menor. “A FAPESP tem desde 1998 um programa muito
bem-sucedido, chamado Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), que
oferece financiamento a pesquisadores para realizarem projetos ousados, com
duração de financiamento de até 11 anos, com a condição de que busquem
parcerias com empresas ou na sociedade para usarem a tecnologia e o
conhecimento que irão criar”, disse Brito Cruz.
“Vislumbramos na
parceria com a Peugeot Citroën a possibilidade de estimular pesquisadores do
Estado de São Paulo a organizar um centro desse tipo, mas já com um parceiro,
que será cofinanciador do projeto. Será um centro focalizado na área e em temas
relacionados a motores a explosão utilizando biocombustíveis”, afirmou.
Brito Cruz ressaltou
que, além de contribuir para aumentar a atividade de pesquisa no Estado de São
Paulo, o acordo de cooperação científica e tecnológica com a Peugeot Citroën
auxiliará a FAPESP a reforçar a divisão do Programa FAPESP de Pesquisa em
Bionergia (BIOEN) sobre aplicações de biocombustíveis em motores automotivos.
Lançado em 2008, o
BIOEN tem cinco divisões: “Biomassa para Bioenergia" (com foco em
cana-de-açúcar), "Processo de Fabricação de Biocombustíveis",
"Biorrefinarias e Alcoolquímica", "Aplicações do Etanol para
Motores Automotivos: motores de combustão interna e células a combustível"
e "Pesquisa sobre sustentabilidade e impactos socioeconômicos, ambientais
e de uso da terra".
“O acordo com a
Peugeot Citroën traz a oportunidade de reforçar a divisão de motores do BIOEN
de forma que ela poderá até se tornar mais forte do que as outras quatro
divisões, porque agora terá um plano de pesquisa com duração de dez anos, que
temos a certeza de que terá grandes resultados”, disse Brito Cruz.
Além disso, o acordo
também poderá possibilitar aumentar o número de cientistas que realizam
pesquisas no âmbito do Programa BIOEN, que hoje são 300, sendo 240 do Estado de
São Paulo e 60 de diversos países.
Redução das emissões
de poluentes
De acordo
com Sigot, o Centro de Pesquisa em Engenharia possibilitará criar
motores movidos a biocombustíveis, e não somente adaptar os motores movidos a
gasolina, como vinha sendo feito pelas montadoras no país nos últimos anos.
“Esperamos com esse acordo de cooperação científica e tecnológica irmos mais
longe em termos de otimização dos motores para biocombustíveis, porque
basicamente o que vínhamos fazendo era adaptar os motores desenvolvidos na
Europa e nos Estados Unidos para os biocombustíveis no Brasil”, disse Sigot,
à Agência FAPESP.
“Mas, adaptando
nossos motores, nós fizemos algumas descobertas e vimos que há um caminho não
explorado para não só adaptarmos os motores, mas para fazer a concepção e
criação de motores novos movidos a biocombustíveis. Mas, para fazer isso,
precisamos entender mais sobre combustão dos biocombustíveis, a interação deles
com os componentes do motor e uma série de outras questões”, afirmou.
As pesquisas
realizadas no âmbito do acordo, segundo Sigot, também possibilitarão
desenvolver motores que emitam menos poluentes do que os existentes hoje, de
modo a atender as regulamentações sobre redução de emissões de poluentes
provenientes de automóveis que vêm sendo estabelecidas em diversos países.
Na Europa, a Comissão
Europeia estabeleceu que em 2015 a média das emissões de dióxido de carbono
(CO2) pelos veículos leves em circulação no continente deverá cair dos atuais
135 para 130 gramas por quilômetro e para 95 gramas por quilômetro em 2020.
No Brasil, onde ainda
não há uma regulamentação específica, um decreto de lei que está em vias de ser
assinado deve estabelecer que até 2017 os veículos de passageiros novos
comercializados no país deverão diminuir suas emissões de CO2 das atuais 174
para 154 gramas por quilômetro. Em 2020 a meta deverá chegar a 135 gramas de CO2
por quilômetro.
“A corrida para
redução das emissões de poluentes pelos veículos automotivos já foi lançada, e
os clientes estão pedindo mais rendimento dos automóveis, com menos emissões. O
acordo nos permitirá realizar pesquisas nessa linha que não conseguiríamos
fazer sozinhos”, avaliou Sigot.
Em 2010, a
subsidiária brasileira da Peugeot Citroën foi escolhida pela matriz mundial da
montadora de veículos francesa como polo de excelência global em pesquisas
sobre biocombustíveis e materiais verdes. Em função disso, passou a centralizar
todos os investimentos da empresa em estudos sobre o tema realizados no mundo.
De modo a coordenar e
potencializar os resultados de pesquisas realizadas nessa e em outras áreas,
nos últimos anos a empresa vêm criando em parceria com universidades e
instituições de pesquisa os chamados Open Labs.
Voltados para
explorar uma área específica de pesquisa, como biocombustíveis, combustão e
materiais, a empresa já abriu seis Open Labs na França e um na
China – o primeiro e único fora do país de origem da montadora –, que são
controlados por um laboratório de pesquisas central.
A empresa tem planos
de inaugurar outros Open Labs no Brasil, que podem ser
integrados ao Centro de Pesquisa em Engenharia, resultado do acordo com a
FAPESP. “Esse tipo de parceria de longo prazo com uma instituição de fomento à
pesquisa como a FAPESP, que tem tradição de realizar projetos em parceria com
empresas, nos honra e nos motiva a construir algo que tenha aplicação prática e
que possa, de alguma maneira, aumentar o capital intelectual do país na nossa
área”, afirmou Gomes.
De acordo com o
executivo, a montadora, que é a mais nova no Brasil, onde instalou uma fábrica
há dez anos, possui três centros de pesquisa e desenvolvimento no mundo, sendo
um em Paris, outro em Xangai, na China, e o terceiro em São Paulo onde
trabalham mais de 500 engenheiros.
Detalhes: www.fapesp.br/acordos/pcba
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