Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A INTEGRAÇÃO E O PLANEJAMENTO


 


 O planejamento já é uma disciplina consolidada dentro das agências brasileiras, que metabolizaram há tempos a ideia de que campanha boa é campanha que vende. Mas ainda há desafios para a disciplina, afirmam profissionais.


 
Na semana que o Grupo de Planejamento realizou sua sétima conferência, a “Go Global”, o propmark ouviu líderes do mercado para entender quais são as novas fronteiras para os planejadores realizarem um diagnóstico preciso e contribuir para campanhas eficientes.

 Os profissionais refutam estrelismos. “Somos um departamento a serviço dos outros, para que façam um trabalho melhor para o cliente. O planejamento tem, em sua gênese, um espírito generoso”, analisa Eduardo Lorenzi, diretor de planejamento da Neogama/BBH e presidente do Grupo de Planejamento.

Ao invés de sobrevalorizar uma disciplina em detrimento de outra, o mantra das agências é integrar: mais do que nunca, planejamento e criação precisam ser um só.

“A bola da vez é a ideia de que não há um departamento isolado, mas a soma integrada e harmoniosa de todos”, sintetiza Fernand Alphen, diretor de estratégia na JWT Brasil. “O planejamento é a bússola para o trabalho criativo. Sem ele, a criação não consegue metabolizar a realidade”, afirma Julio Ribeiro, sócio-fundador da Talent e um dos pioneiros da disciplina no Brasil.

Com a união cada vez mais necessária — e não apenas um discurso —, modelos de trabalho que priorizam a colaboração começam a ser louvados. Uma das agências que incorporou uma visão atípica do papel do planejador exatamente para primar pela integração é a norte-americana R/GA, vencedora dos Grands Prix de Titanium e de Cyber no Cannes Lions deste ano.

A agência é dividida em departamentos por cliente, não por disciplina. A configuração de trabalho não-tradicional é baseada no espírito de que quanto mais profissionais de diferentes áreas (criação, design, planejamento) trocarem ideias, maior a possibilidade de inovação.

“Combinamos estratégia, criatividade e tecnologia. Esse é o nosso time”, explica Chris Colborn, diretor global de experiência da R/GA. Dentro dela, o planejador é chamado de estrategista porque deve ser capaz de reunir as três principais áreas da agência: insights e planning, media connections e analytics. “A entrega dele é de planejamento, mas o profissional precisa ter conhecimento das outras disciplinas, porque ele as conecta quando enxerga oportunidade ou necessidade”, explica Fabiano Coura, diretor executivo de estratégia e de mídia na R/GA Brasil.

Outro ponto salientado pelos profissionais é entender a integração das mídias. Coura frisa que hoje não há apenas uma via de comunicação, mas um canal de mão dupla.

“Os planejadores sempre compilaram informações, resumiram quantidade enorme de dados para encontrar insights únicos e ajudarem as marcas a trabalharem com campanhas com ‘brand message’. Mas isso era planejar para a era analógica”, avalia. “Os planejadores de hoje precisam compreender métodos para desenvolver o ‘brand behavior’”, salienta.

Enquanto o digital significa acesso rápido a informações e transforma os modelos de trabalho, tem um efeito colateral: desafia os departamentos de planejamento a sentir a realidade existente fora dos bancos de dados.

“Procurem olhar para fora dos monitores” foi o conselho precioso de Luiz Augusto Cama, vice-presidente corporativo da Ogilvy Brasil, aos jovens planejadores durante a conferência do GP na semana passada. Ele foi o homenageado no prêmio “Transformadores” do Grupo de Planejamento da entidade.

Para Fernanda Flandoli, vice-presidente de planejamento da Y&R, na era do que chama de “buraco negro do hiperlink”, quem salva é a experiência na hora de separar o relevante do descartável.

“Não há competição para a experiência. Com ela, você aprende a pular etapas e sabe como fazer o garimpo”. Murilo Lico, vice-presidente de planejamento da Fischer & Friends, defende que a velha fórmula de gastar sapato na rua continua necessária. “Alguns planejadores precisam descer um pouco mais para a vida de verdade e enxergar as pessoas mais como elas são. Tem que gastar o cotovelo em balcão de venda, botar o pé na rua”, diz.

Aos jovens profissionais, a dica é não ter pressa em ganhar patentes e aprender com os grandes cases do passado. Apreciar a mudança e incorporar novas habilidades é importante para manter-se competitivo no mercado, mas, sobretudo, é necessário prezar pelo bom relacionamento, acredita Julio Ribeiro. Para ele, paixão ainda é fundamental. “Se você não se apaixona pelo problema, a solução geralmente é medíocre”. (Propmark)

SKY LANÇA SERVIÇO DE GRAVAÇÃO EXTERNA

A SKY está  lançando um novo serviço que permite aos assinantes gravar programação em alta definição (HD) ou standard definition (SD) com o equipamento SKY HDTV SLIM.

Para ter esse novo recurso, o você precisará conectar um dispositivo de memória (pen drive ou HD externo) com no mínimo 16GB na entrada USB do receptor e contratar o serviço. As funcionalidades do novo serviço, acessadas pelo controle remoto, são diversas: além da gravação de programas, é possível fazer gravação recorrente e agendar uma gravação e ainda utilizar a função live pause, que permite pausar um programa e voltar a assistir quando quiser exatamente do ponto onde parou.

Com o serviço de gravação externa é possível gravar de 7 a 250 horas de programação em HD. O novo serviço já está disponível para assinantes SKY. Detalhes:
www.sky.com.br.

A ROTA DO ENXAIMEL

Um roteiro arquitetônico com 50 construções genuínas dispostas em um trajeto de 16 quilômetros, sinalizado em português e alemão forma em Pomerode a Rota Enxaimel.  

Em meio a belas paisagens, as casas fazem parte do conjunto de bens tombados pelo Instituto Nacional de Patrimônio Histórico (Iphan). As casas construídas no período da imigração chamam a atenção, em especial pelo ótimo estado de conservação. Em sua maioria por meio de estradas de chão, o trajeto é rodeado por pastos e árvores, em um  visual bucólico. 

O secretário de Cultura Marcos Krueger destacou que ao todo, 12 atrações foram integradas à Rota, por meio de um projeto de reformulação que envolveu a própria comunidade local.  

“No incremento ao roteiro, priorizou-se trazer inovações com base nas atividades tradicionais ou já presentes no cotidiano de Testo Alto, oportunizando alternativa de renda aos seus moradores”. 

Entre os novos atrativos estão parada para café colonial, passeios de carro de mola, trilha ecológica e apresentação ao vivo dos modos de vida do colono. 
 Coordenado pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Pomerode, o projeto de “Novas Oportunidades na Rota do Enxaimel” teve início em 2011, com contrato de auxílio técnico da empresa KAS Consultoria. Na criação, estruturação e desenvolvimento da proposta, foram investidos um total de R$60.037,60.
 
Os trabalhos serão mantidos através da Associação de Desenvolvimento do Turismo da Rota do Enxaimel (Adeture), fundada pelos empreendedores envolvidos no roteiro. Rota do Enxaimel, em Pomerode, possui o maior acervo de construções em enxaimel existente fora da Alemanha. São mais de 240 edificações deste tipo em todo o município. 

O  caminho era usado como antiga rota comercial, interligando Pomerode a Jaraguá do Sul, quando ainda não havia rodovia de acesso entre os municípios. Assim, além de desfrutar do patrimônio arquitetônico herdado dos colonizadores alemães, se pode experimentar o contato com o modo simples e tranquilo dos moradores.

Desde 2011, a Rota do Enxaimel é também foco do projeto "Turismo Rural, Étnico e Cultural do Vale Europeu".  A intenção é incorporar atividades tradicionais da comunidade, como propostas de lazer, compras e gastronomia, oportunizando uma experiência de turismo mais completa e singular aos visitantes do roteiro.
 Uma das mais belas heranças coloniais dos imigrantes alemães, a construção em enxaimel é uma das mais perfeitas adaptações da arquitetura européia.

Totalmente artesanal, o modo de construção começa pelo esqueleto feito em madeira, com vigas encaixadas na horizontal e vertical. Elas são sustentadas e travadas por vigas diagonais, que, esteticamente, dão um charme a mais na arquitetura depois de finalizada. O mais interessante é que tudo isso é construído sem pregos, somente com encaixes e pinos de madeira.

Novos Atrativos da Rota do Enxaimel:
•  Pórtico do Imigrante “Wolfgang Weege”: o local abriga a sede da Associação de Desenvolvimento do Turismo da Rota do Enxaimel (Adeture). Nele, podem ser adquiridos souvenirs, produtos da agroindústria e informações turísticas, além do agendamento para passeios pelo roteiro. Inaugurada em 2000, a construção é uma réplica em tamanho natural do Portal de Stettin, cidade que foi capital da Pomerânia - região de onde vieram os primeiros imigrantes que colonizaram Pomerode.

•  Casa Comercial Weege – “Feira do Produtor”: a casa enxaimel de tombamento federal marca a entrada da Rota do Enxaimel e abriga a venda de produtos diretamente do produtor rural, tais como: frutas, legumes, hortaliças e flores. Também vende biscoitos, melado, embutidos e conservas, etc. Aberto aos sábados, das 7h30min às 12h30min.

•  Pomerode Jeep Tour: organiza passeios, city tour e translados, em veículo 4x4 do Exército. Proporciona experiência de aventura em áreas urbanas e rurais, como na Rota do Enxaimel, morros e vales, pontos turísticos tradicionais, roteiros gastronômicos e de compras. Para grupos de até 10 pessoas, dentro e fora de Pomerode.

•  Minho Humus: atendimento a grupos mediante agendamento. A visita demonstra a produção do humus de minhoca e ensina sobre a importância do cuidado com o solo de pomares e hortas através da adubação orgânica. O local oferece a venda de terra adubada, esterco de aves e humus de minhoca, além de vasos ecoxim.

•  Loja D’July: loja de moda íntima, moda praia, souvenirs e artesanato produzido na Rota do Enxaimel.

•  Café Colonial da Família Lemke: atendimento a grupos mediante agendamento. O autêntico café alemão da colônia, com: bolos, cucas, tortas e pães, é servido em um conjunto enxaimel típico da imigração alemã.

•  Casa Siewert: atende grupos mediante agendamento. Tradicional propriedade rural baseada na produção de milho e gado de leite ,mantém os equipamentos antigos em uso e apresenta aos visitantes as mudanças ocorridas ao longo dos anos na região. Nos fins de semana, serve também caldo de cana produzido na propriedade.

•  Trilha da Natureza: a trilha ecológica, de dificuldade leve, leva até uma bela cachoeira. O passeio é recheado de histórias sobre o desbravamento da região e informações sobre as árvores, animais e plantas nativas. Também no local pode se adquirir peças artesanais feitas em madeira. Atende mediante agendamento.

•  Carros de Mola de Klaus Volkmann: atende mediante agendamento. O passeio resgata o saudosismo do deslocamento em carros de mola, carruagens de tração animal precursoras dos automóveis. As famílias dos imigrantes faziam uso do carro de mola apenas em situações especiais, para se dirigir ao culto.
•  Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Testo Alto e Cemitério dos Imigrantes: a construção, datada do século 19, destaca a influência da religião luterana na organização da comunidade, desenvolvida sempre em torno da igreja, da escola e do clube de caça e tiro. O cemitério, um dos mais antigos da cidade, abriga antigos túmulos de imigrantes da região, com inscrições originais em alemão.
•  Pousada Casa Wachholz: ambientada com móveis antigos e prestando atendimento familiar, a casa enxaimel tombada de 1867 é a mais antiga do bairro e atua como pousada. Com atendimento familiar, possui também estábulo de vacas e açude para a prática de pesca, para os hóspedes.(Texto de  MARLI JARDIM/JMV distribuído pela nues.brasilalemanhaonline.com.br)

OS 8 PÉS DO MARKETING DIGITAL
 
A 27º edição do Curso 8 Ps do Marketing Digital chegará em   Curitiba, dias 24 e 25. O curso  ensinará como aplicar a metodologia 8 Ps, e tem como fundamentação o Best Seller  Os 8 Ps do Marketing Digital (lançado originalmente com o titulo - Google Marketing), um dos livros de marketing mais vendidos do país.

Para abertura do curso, no dia 23 de novembro, será realizada uma palestra gratuita na ESIC Curitiba (Rua Padre Dehon, 814), a partir das 19h.

Dias 24 e 25, o curso será ministrado no Radisson Hotel (Avenida 7 de Setembro, 5190), das 9h às 19h. As atividades serão coordenadas por Conrado Adolpho, consultor internacional nas áreas de marketing digital e estratégias de negócios em ambiente online.   Detalhes: www.pontopessoal.com.br e www.marketingdigitalcuritiba.com.br/centroeuropeu.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário