Uma empresa aérea de
pequeno porte em Bruxelas teve economias de 17%. Uma gigante do ramo da
indústria farmacêutica registrou uma economia de 20% reduzindo gastos de
telecomunicações, seguros e reprografia, enquanto uma sólida empresa de
tecnologia teve corte de 40% nos custos de courier, gerando reflexo direto nos
seus resultados. Segundo Fernando Macedo, master franqueado da ERA – Expense
Reduction Analysts no Brasil, o segredo está no corte dos gastos que não estão
diretamente ligados à atividade principal da empresa, como logística,
suprimentos, terceirização de serviços básicos como limpeza, impressões e
alimentação, entre outros itens que chegam a compor uma lista de mais de 30
categorias e que normalmente não são priorizados pela maioria dos gestores
principais das organizações.
“Muito se fala em ampliar estratégias que ajudem as empresas a vender mais, serem mais competitivas diante da concorrência e aumentar os lucros com altos investimentos em tecnologia, mas poucas empresas param para analisar seus gastos provenientes de contratos com fornecedores, pagamento de despesas com seguros, correio, frota de veículos, telefonia, luz e outros, aparentemente corriqueiros e necessários, que podem impactar diretamente no lucro final do negócio”, explica Macedo.
De acordo com o especialista, quando há a necessidade de redução de gastos para equilibrar o caixa de uma empresa, o caminho mais curto escolhido acaba sendo a rescisão de contratos com fornecedores ou o corte de funcionários, comprometendo a qualidade e a eficiência das operações . “A maioria não tem ideia de por onde começar a cortar gastos e aqueles que parecem ser os mais significativos, por serem maiores, nem sempre são os que comprometem a lucratividade da empresa”, alerta. “Uma vez descobrimos que uma empresa tinha um elevado gasto com remessas urgentes para outras filiais, simplesmente porque o departamento responsável não tinha um planejamento adequado para que as mercadorias e documentos fossem enviados no prazo correto, sem a necessidade de pagar a mais pelas urgências”, relata Macedo. “Isso sem falar quando descobrimos fraudes e acordos de comissões entre funcionários e fornecedores”, conclui.
Presente em mais de 30 países de todos os continentes, a consultoria de origem inglesa possui um método inovador e inédito, onde os consultores não cobram honorários ou qualquer custo fixo dos clientes. Os ganhos são sempre 50% do valor da redução dos gastos que conseguem para as empresas.
Para Macedo, este método faz com que as empresas não tenham nada a perder ao contratar uma consultoria para a revisão de seus gastos. “É incrível como as empresas se espantam quando apresentamos o relatório que mostra o quanto é possível economizar, reduzindo gastos desnecessários. E o espanto é sempre seguido de enorme satisfação. Afinal, a equação “receita – despesa = lucro” é a mesma em qualquer empresa do mundo”, finaliza o especialista. (Texto encaminhado por Mônica Cintra (monica@ineditasp.com.br ou negocios@ineditasp.com.br), da Inédita Comunicação Estratégica para Redes de Franquias e disrtribuído pelo Portal da Propaganda)
“Muito se fala em ampliar estratégias que ajudem as empresas a vender mais, serem mais competitivas diante da concorrência e aumentar os lucros com altos investimentos em tecnologia, mas poucas empresas param para analisar seus gastos provenientes de contratos com fornecedores, pagamento de despesas com seguros, correio, frota de veículos, telefonia, luz e outros, aparentemente corriqueiros e necessários, que podem impactar diretamente no lucro final do negócio”, explica Macedo.
De acordo com o especialista, quando há a necessidade de redução de gastos para equilibrar o caixa de uma empresa, o caminho mais curto escolhido acaba sendo a rescisão de contratos com fornecedores ou o corte de funcionários, comprometendo a qualidade e a eficiência das operações . “A maioria não tem ideia de por onde começar a cortar gastos e aqueles que parecem ser os mais significativos, por serem maiores, nem sempre são os que comprometem a lucratividade da empresa”, alerta. “Uma vez descobrimos que uma empresa tinha um elevado gasto com remessas urgentes para outras filiais, simplesmente porque o departamento responsável não tinha um planejamento adequado para que as mercadorias e documentos fossem enviados no prazo correto, sem a necessidade de pagar a mais pelas urgências”, relata Macedo. “Isso sem falar quando descobrimos fraudes e acordos de comissões entre funcionários e fornecedores”, conclui.
Presente em mais de 30 países de todos os continentes, a consultoria de origem inglesa possui um método inovador e inédito, onde os consultores não cobram honorários ou qualquer custo fixo dos clientes. Os ganhos são sempre 50% do valor da redução dos gastos que conseguem para as empresas.
Para Macedo, este método faz com que as empresas não tenham nada a perder ao contratar uma consultoria para a revisão de seus gastos. “É incrível como as empresas se espantam quando apresentamos o relatório que mostra o quanto é possível economizar, reduzindo gastos desnecessários. E o espanto é sempre seguido de enorme satisfação. Afinal, a equação “receita – despesa = lucro” é a mesma em qualquer empresa do mundo”, finaliza o especialista. (Texto encaminhado por Mônica Cintra (monica@ineditasp.com.br ou negocios@ineditasp.com.br), da Inédita Comunicação Estratégica para Redes de Franquias e disrtribuído pelo Portal da Propaganda)
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INDÚSTRIA DÁ SINAIS DE RECUPERAÇÃO
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A indústria catarinense dá os primeiros
sinais de reação no ano, com perspectivas de crescimento da demanda, redução
do nível de estoque, que ainda está elevado, e estabilidade no nível de
emprego. As informações são da pesquisa indicadores industriais, realizada
pela Federação das Indústrias (FIESC), com 200 empresas. No acumulado do ano
até agosto, o faturamento real do grupo pesquisado aumentou 10% frente ao
mesmo período em 2011.
"Estamos iniciando um período em que normalmente o setor industrial tem um aquecimento de suas atividades. Em agosto tivemos um bom crescimento das vendas em relação a julho (12%) confirmando as expectativas de recuperação da indústria até o final do ano", afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. Apesar da alta nas vendas, os dados do IBGE mostram que a produção industrial do Estado acumula queda de 2,8% até agosto. O descompasso entre produção e vendas se deve à incorporação dos produtos importados ao portfólio de vendas das indústrias, explica Côrte. "Outro fator que explica a diferença é o fato de a indústria ter trabalhado ao longo do ano com estoques elevados e que começaram a ter redução significativa no segundo semestre", diz. O emprego na indústria de transformação do Estado cresceu 4,4% até agosto, o terceiro melhor desempenho no país. Os dados dos últimos meses, contudo, indicam desaceleração no ritmo de abertura de novas vagas. Para Côrte, a menos que o processo de recuperação da economia seja mais vigoroso até o final do ano, a tendência é de estabilidade no emprego industrial daqui para frente. De janeiro a agosto, a massa salarial real fechou com alta de 1,8% e as horas trabalhadas na produção se reduziram em 1,4%. Dos 16 segmentos pesquisados, 13 registraram crescimento nas vendas, com destaque para máquinas e equipamentos, que produz a linha branca (31,8%); alimentos e bebidas (14,5%); artigos de plástico (11,5%); máquinas, aparelhos e materiais elétricos (8%); produtos de madeira (7,7%) e produtos químicos (6,4%). Os setores com desempenho negativo foram produtos metálicos (-18%); material eletrônico e equipamentos de comunicação (-3,4%) e veículos automotores, carrocerias e autopeças (-13%). Para a FIESC, algumas medidas tomadas ao longo do ano pelo governo, como é o caso da desoneração da folha de pagamento e da redução da taxa básica de juros passarão a ter impacto. "Sempre há algum período de inércia, de 60 a 90 dias, entre a entrada em vigor das medidas e o seu impacto na economia real", diz Côrte. "O que nos parece mais positivo é que devemos entrar em 2013 em ritmo de crescimento. Em 2012 a economia crescerá muito pouco - em torno de 1,5% -, mas as projeções indicam que devemos encerrar o ano num nível de crescimento mais acentuado, apontando para uma boa recuperação em 2013", afirma. |
IAB BRASIL EDUCA SOBRE
ADNETWORKS
Com o avanço da tecnologia, novos e novos
meios e plataformas surgem, em especial no mundo digital. A tendência global
agora é a segmentação da veiculação e da mensagem especialmente para um
público-alvo cada vez mais definido, por intermédio das adnetworks e
adexchanges, que surgem como alternativa e complemento à negociação tradicional
de mídia.
Para
educar e fomentar o mercado nesta perspectiva, o IAB Brasil (Interactive
Advertising Bureau Brasil) realizou nesta terça-feira (9) o IAB Mídia, tendo
como mote justamente as perspectivas de se atingir o target por meio da “cauda
longa”, seguindo a teoria estatística de Chris Anderson que propõe a
personalização da mensagem para um tipo cada vez mais específico de público.
Com presença de diversos players do mercado, incluindo agências, anunciantes,
veículos e redes de adnetworking e adexchange, o evento ensinou e discutiu, em
tom de especialização, esse novo nicho de mercado que deve seguir sua tendência
de desenvolvimento.
A
palestra de abertura do IAB Mídia foi de Eduardo Muniz, diretor geral da
Batanga Media, um dos conglomerados de adnetworks, que deu um breve panorama e
explicação do segmento. Em seguida, Luiz Bosisio, diretor de contas da Millward
Brown, e Alex Banks, vice-presidente da ComScore na América Latina, reforçaram
com números da segmentação o papel da “cauda longa” para se atingir o público
certo e o resultado refletido desta ação.
Para
discutir as técnicas e atribuições desse modelo de compra de mídia, que inclui
o RTB (real time bidding, uma espécie de leilão ou mercado acionário de temas,
tags e itens chave), formaram a mesa de debate Marcos Cabrera, diretor de
mídias digitais da Ogilvy; Márcio Jorge, diretor de mídia da AgênciaClick
Isobar; Leonardo Naressi, sócio-fundador do Digital Inc e presidente do comitê
de Analytics do IAB Brasil; e Rodrigo Polacco, gerente de e-business da Cyrela,
além dos debatedores do painel anterior Luiz Bosisio e Alex Bank. Em síntese,
os palestrantes não chegaram a um modelo perfeito de gestão de informação e
compra de mídia, mas afirmaram que “quanto mais dados e quanto mais testes
fizer, melhor vai alinhar sua comunicação”.
Para
encerrar o dia, Chris Kemp, channel partner manager da Microsoft Advertising,
Chip Hall, head of buyer development do Google, e Edward Montes, ceo da
Digilant, sob moderação de Warrison Lacerda, ceo do Olhar Digital, deram um
passo mais à frente e discutiram as novas tecnologias e o avanço na compra de
mídia, em que pese que as redes de adnetworks são proibidas de trabalharem como
bureau e fazer a pré-compra de mídia. “Precisamos educar o mercado e mostrar
que existe algo além da compra tradicional de mídia”, afirma Edvaldo Acir,
diretor da Exponential no Brasil, presidente do comitê de adnetworks do IAB
Brasil e idealizador do evento. “Esse novo formato de comercialização de mídia
é uma tendência global. Incluindo também o real time bidding e o remarketing. É
uma compra mais inteligente para o anunciante e tem mensuração imediata”,
explica. (Propmark)
CURSO
INTERNACIONAL DE MARKETING DIGITAL
Dias 22 e 23 a FAE Blumenau promove o curso internacional
de Marketing Digital, desenvolvido pela Esade Business School – escola de
negócios fundada há 50 anos em Barcelona e situada entre as melhores escolas de
negócios do mundo, de acordo com publicações especializadas como Financial
Times, Businessweek e America Economy.
O programa de ensino é direcionado a profissionais
da área de marketing, comunicação, publicidade e executivos que se interessam
em conhecer e utilizar as ferramentas de Marketing Digital. As aulas serão
ministradas pelo professor da escola catalã Franc Carreras, que atuou como
diretor de Marketing da Sony Music, em Nova York, e também criou a Seaknots.com
– rede social de nicho líder nos Estados Unidos.
O curso oferece certificação internacional de
18 horas e conta com conteúdo programático focado nos temas Evolução do
Marketing Digital, Marketing Móvel e Marketing em Mídias Sociais.
Mais informações sobre o programa
internacional de Marketing Digital pelo telefone (47) 2102-3588 ou esade@fae.edu. Inscrições pelo
site www.fae.edu.
SEMANA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL NO BELAS ARTES
O Centro
Universitário Belas Artes de São Paulo organizará entre os dias 15 e 19, a
Semana de Comunicação Social, quando reunirá especialistas reconhecidos da área
na Unidade 1 da instituição em uma série de eventos gratuitos e abertos ao
público. Serão palestras, oficinas e exibições de filmes durante os cinco dias
da programação com os eventos concentrados entre às 9h30 e 21h.
Serão tratados
temas como Mídias Sociais, Vídeo Guerrilha, Storytelling, Transmídia, Programas
Infantis, entre outros assuntos relativos ao universo da comunicação. A Unidade
1 do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo fica na rua Dr. Àlvaro
Alvim, nº 76, na Vila Mariana. Detalhes: www.belasartes.br, ou (11)
5576-7300.
SETORES
AUTOMOTIVO E MINEAÇÃO EM FORUM DE TECNOLOGIA
A Shell realizará, dias 24 e
25, o 1º Fórum de Tecnologia Shell no Brasil, no Sheraton Hotel, em
São Paulo. Estarão presentes no evento, que acontece pela primeira vez no País,
os maiores especialistas da Shell no mundo para as áreas de Tecnologia e
Inovação. Os especialistas irão debater novas tendências em lubrificação nos
setores Automotivos e de Mineração. O evento contará, também, com a presença da
Raízen, que fará uma sessão sobre as novas tendências em combustíveis e
biocombustíveis. O objetivo do Fórum é mostrar as novidades e estudos
tecnológicos de cada área e como estas tecnologias podem agregar valor ao
dia-a-dia dos negócios das empresas.
Durante o seminário,
a Shell apresentará inovações em produtos e aplicações em equipamentos, além de
compartilhar trabalhos em parceria com clientes e fornecedores. Com a
apresentação de estudo de casos reais e exemplos práticos, os especialistas da
Shell estarão à disposição para debater estratégias inovadoras para seus
negócios.
Detalhes: teletec.fusus@shell.com
Impressora em 3D constroi
ambientes com plástico...
A primeira impressora móvel do mundo que
imprime em 3D, KamerMaker, foi apresentada no Centro de Amsterdã
e ficará em exposição ao público por quatro semanas.
Conhecido também como Room-Maker, o
KameMaker apresenta capacidade de impressão 3D para quartos, salas, edifícios,
estruturas. Tudo isso usando plástico. Com seus 5,5 metros de altura, pode
criar ambientes completos.
KameMaker planeja “que essa nova arquitetura responda às necessidades
locais”. Por exemplo, a máquina pode criar uma estrutura de materiais
recicláveis ou até mesmo centenas de estruturas temporárias para quem precisa de
abrigo.
O processo de impressão é rápido e muda a forma dos
arquitetos trabalharem no futuro. Eles podem esboçar e construir um quarto em
um dia, viajar pelo mundo e produzir suas peças em qualquer lugar.
O 25º Simpósio ACM de Interface do Usuário
e Tecnologia (Uist) vai até hoje (10/10) em Cambridge,
Massachusetts. O evento traz pesquisadores e profissionais de diversas áreas,
incluindo a gráfica, computação tangível e obíqua, realidade virtual e
aumentada, multimídia e muito mais.
Alguns projetos da Microsoft Research foram
expostos no Uist, e um que mais chama a atenção é o Digits.O
trabalho que está em desenvolvimento, aborda a área de interfaces
naturais e a mistura entre mundo real e mundo virtual.
Digits emprega uma tecnologia ‘usável’ de visão que permite que
gestos das mãos que controlem a navegação pessoal, tais como o telefone móvel, laptop
ou consoles de jogos.
David Kim, um dos pesquisadores desse projeto, explicou que a equipe
queria fazer uma interação espacial móvel e transformar isso em uma combinação
de técnicas de visão computacional fora da plataforma de hardware para
construir essa “pulseira”.
A combinação de laser infravermelho, câmera
infravermelha, difusor infravermelho para iluminação e a unidade de
medição inercial permitem o acompanhamento dos dedos.
Na configuração atual só pode ver cinco pontos, o que torna
difícil de obter uma visão precisa da posição da mão. Então, o sistema de visão
é aliado a um modelo biomecânico e cinemático do membro, que
permite um alto grau de precisão.
Porém, há alguns momentos em que o rastreamento é afetado
pela oclusão, por exemplo, quando a mão está em certa posição – embora David
tenha mencionado que se fosse permitido que a máquina aprendesse logaritmo,
ajudaria a aliviar os problemas e melhorar ainda mais a precisão. (Promoview)
... ENQUANTO A Pepsi instala
máquinas interativas nos Estados Unidos...
A Pepsi
cumpriu o que prometeu e instalou vending machines interativas em
diferentes locais dos Estados Unidos.
Mais que do que comprar refrigerantes, os consumidores podem ainda enviar
presentes, disputar jogos e carregar dispositivos USB.
Inicialmente foram desenvolvidas cinco máquinas, que possuem
tecnologia full touch screen. Nelas, é possível efetuar compras para
consumo próprio ou para presentear. Nesse caso, o amigo recebe uma mensagem SMS
com um código para retirar a encomenda na máquina interativa
mais próxima.
Ela também desafia o público para um jogo da memória. Quem
acertar duas figuras iguais leva como prêmio uma garrafa de Pepsi
de 500 ml.
E a Absolut transforma
pessoas em pincéis digitais
A Absolut
percorreu o Reino Unido
com a sua ação promocional “Absolut Blank Live”, convidando as
pessoas para uma experiência inusitada.
Os participantes eram convidados a entrar em uma cabine à
prova de som, escolher sua música favorita e dançar usando os movimentos do
corpo para criar formas e imagens em tempo real em um fundo branco.
Enquanto dançavam lá dentro, um sensor capturava seus
movimentos e criava rastros, usando os corpos como pincéis digitais
e criando obras de arte únicas.
No próximo dia 19/10, o Absolut Blank Live será
apresentado na festa Electric in Brixton, com a participação
de Little Dragon, Star Slinger e Felix B (Basement Jaxx). Eles irão tocar
durante a projeção dos melhores vídeos feitos pelo público durante o projeto.
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