A partir Do dia 15 os jornais O Estado de S.Paulo e O Globo veicularão,
simultaneamente, uma série de cadernos especiais, intitulada Desafios
Brasileiros, relacionada a temas de grande impacto para o futuro do país. As
duas redações trabalharão em parceria na elaboração das pautas.
Durante quatro segundas-feiras (dias
15 e 22 de outubro e 5 e 12 de novembro), os jornais publicarão o caderno com o
mesmo conteúdo e a mesma distribuição de assuntos por páginas. A cada edição, o
especial trará um dos seguintes temas: A Competitividade da Economia Brasileira;
Mercado de Trabalho e Educação; Energia e Economia Verde; e Infraestrutura e
Logística.
PROVA UNIFICADADE RESIDÊNCIA MÉDICA
As Comissões de Residência Médica do Hospital
Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, do Hospital de Olhos de
Blumenau, Hospital Santa Catarina, Hospital Santa Isabel e Hospital Santo
Antônio, ambos de Blumenau, e do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghane, de
Joinville, comunicam que se encontram abertas, no período de 08
de outubro a 20 de novembro de 2012, as
inscrições para seleção de candidatos ao preenchimento de vagas nos Programas
de Residência Médica. O HNSC oferece vagas para residência em Clínica Médica,
Cirurgia Geral, Anestesiologia e Radiologia.
O
processo seletivo será realizados em duas etapas: prova objetiva e análise e
arguição do currículo. A prova escrita será realizada no dia 03/12/2012. A
coordenação de todas as etapas do Processo Seletivo, inclusive o julgamento de
quaisquer recursos referentes à primeira etapa será de responsabilidade da
Pensebem Concursos. A segunda etapa, de análise e arguição de currículos, será
de responsabilidade de cada instituição participante. O Edital encontra-se
disponível no site www.pensebemconcursos.com.br e na
home-page do HNSC, através do http://www.hnsc.org.br/?q=publicacoes
ELEIÇÃO NO CLUBE DE
CRIAÇÃO
1) O Clube de Criação de Santa Catarina - CC,SC
inicia seu processo eleitoral de acordo com o calendário fixado na Assembléia
Geral Ordinária realizada em 26 de junho de 2012 conforme segue: registro
de chapas até o dia 31 de outubro de 2012; pleito em 20 de novembro de 2012 e
posse da nova diretoria em 30 de novembro de 2012.
Somente associados em dia com a anuidade
poderão formar chapas e serem eleitos.
Cada chapa a ser inscrita, por carta, em 2
vias, deverá contar com a seguinte nominata: Presidente, Vice, Tesoureiro e
Secretário.
Elas deverão ser enviadas para o Vice
Presidente Executivo do CC,SC , Kiko Silva, no endereço: Rua Felipe Schmidt.
515 sala 104 CEP 88010--001 Florianópolis - SC.
Cartas recebidas após o prazo ( via correio -
data do carimbo- ou pessoalmente ) não serão consideradas.
NOVO REGIME ALTERNATIVO
(Texto de Elton Alisson,
distribuído pela Agência FAPESP) – O novo
regime automotivo, anunciado no dia 4 de outubro pelo Governo Federal, deve
estimular o desenvolvimento de tecnologias que melhorem a eficiência de motores
movidos a etanol no Brasil, que estacionou e vem até regredindo nos últimos
anos.
A avaliação foi feita por
pesquisadores participantes do “Workshop Internacional sobre Aplicações do
Etanol para Motores Automotivos”, realizado no mesmo dia 4 na FAPESP.
Promovido pelo Programa FAPESP de
Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), o objetivo do evento foi debater o estágio
atual das pesquisas no Brasil e no mundo sobre motores de combustão interna –
especialmente os que utilizam biocombustíveis como o etanol –, e identificar
desafios em ciência básica, aplicada e em engenharia relacionados à área que
possam ser tratados no âmbito do BIOEN.
Lançado em 2008, o BIOEN tem
cinco divisões: “Biomassa para Bioenergia” (com foco em cana-de-açúcar),
“Processo de Fabricação de Biocombustíveis”, “Biorrefinarias e Alcoolquímica”,
“Aplicações do Etanol para Motores Automotivos: motores de combustão interna e
células a combustível” e “Pesquisa sobre sustentabilidade e impactos socioeconômicos,
ambientais e de uso da terra”.
Durante o evento, especialistas
do Brasil e do exterior apresentaram resultados de pesquisa em motores de
combustão que utilizam etanol, e discutiram possíveis áreas e oportunidades de
pesquisa colaborativa em motores que utilizam biocombustíveis, envolvendo
universidades, instituições de pesquisa e indústrias automotivas e de
autopeças.
Segundo os pesquisadores,
enquanto as tecnologias para melhorar a eficiência de motores movidos à
gasolina no Brasil evoluíram muito, as voltadas para os motores a álcool estão
“em ponto morto” e até deram “marcha ré” nos últimos anos.
“Não estamos fazendo o que deve
ser feito com o álcool, que tem potencial para ter uma eficiência maior do que
a gasolina, mas que está menor porque quem adapta os motores não está tomando
os cuidados adequados”, disse Francisco Nigro, professor do Departamento de
Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e
pesquisador na área de combustíveis alternativos do Instituto de Pesquisas
Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), à Agência FAPESP.
De acordo com Nigro, em 1978, no
início do Programa Nacional do Álcool (Pró-Álcool) – quando um dos principais
objetivos do desenvolvimento da tecnologia de motores a álcool no Brasil era o
aumento da eficiência energética e foram criados Centros de Apoio Tecnológico
(CATs) para ajudar empresas do ramo de retífica a fazer a conversão de motores
que operavam originalmente com gasolina para funcionar com álcool hidratado –,
a eficiência energética dos motores a etanol chegou a ser 16% maior do que os
movidos a gasolina.
Já na década de 1980, quando as
montadoras começaram a fabricar automóveis a álcool e o desenvolvimento
tecnológico passou a ser determinado por requisitos ambientais de controle da
emissão de poluentes, o rendimento do álcool caiu.
A partir da década de 1990,
acompanhando a queda dos preços do petróleo, a indústria automobilística voltou
a investir mais na atualização tecnológica dos veículos a gasolina, o que
resultou na redução da vantagem energética relativa dos veículos a etanol.
Desde 1997, com a exigência da
utilização de uma tecnologia de catalisadores de três vias para atender as
exigências do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve),
instituído pelo Ministério do Meio Ambiente, a vantagem energética dos veículos
a etanol foi reduzida para cerca de 4%. E vem se mantendo nessa faixa mesmo
após o lançamento dos veículos flex fuel no mercado brasileiro em 2003.
“Estamos produzindo veículos flex
que, quando operam com etanol, têm eficiência menor do que quando movido a
gasolina. É fundamental aumentar o conhecimento de engenharia e desenvolvimento
de calibração de motores a etanol porque as novas políticas públicas para
diminuir as emissões de CO2 pelos automóveis devem aumentar a pressão sobre o
etanol”, disse Nigro.
O novo regime automotivo dará
incentivos fiscais para montadoras com fábricas instaladas no país que
investirem em pesquisa e desenvolvimento para a produção de veículos mais
seguros, que consumam menos combustível e que emitam menos poluentes.
As empresas mais beneficiadas
serão as que atingirem, em 2017, a meta de produzir automóveis com desempenho
de 17,26 quilômetros por litro de gasolina e de 11,96 quilômetros de etanol, a
exemplo das metas fixadas por outros países, como os da Europa. Hoje, a média
de consumo de um veículo típico brasileiro é de 14 quilômetros por litro de
gasolina e 9,7 quilômetros por litro de etanol.
“Com essa nova legislação para
reduzir o consumo de combustível no Brasil, a tendência é que as montadoras
instaladas no país, que são multinacionais, tragam para cá o que há de mais
sofisticado em termos de tecnologias para melhorar a eficiência da gasolina
desenvolvidas no exterior , como injeção direta e motores menores com turbo”,
avaliou Nigro.
“Provavelmente, isso deve
aumentar a diferença na eficácia entre a gasolina e o etanol no Brasil, porque
os veículos são desenvolvidos em nível mundial para utilizar gasolina, e também
terão que ser bem desenvolvidos para o álcool aqui no país. Isso deve estimular
o desenvolvimento de tecnologias para aumentar a eficiência do etanol”,
apontou.
Consórcio de pesquisa
Em geral, quando as subsidiárias
brasileiras das indústrias automotivas e de autopeças instaladas no país têm
algum problema tecnológico, elas recorrem às suas matrizes no exterior para
solucioná-los.
Mas, no caso dos motores a
etanol, como as montadoras não utilizam 100% de álcool hidratado ou anidro nos
motores dos automóveis comercializados no exterior, as filiais brasileiras não
podem contar com a ajuda das matrizes para resolver certos problemas.
De modo a buscar soluções locais
para os problemas tecnológicos que enfrentam no dia a dia com motores a etanol,
um consórcio de empresas automobilísticas brasileiras iniciou em julho um projeto de pesquisa em parceria com universidades do
Estado de São Paulo para melhorar o entendimento sobre os desafios tribológicos
(de atrito e desgaste) em motores flex-fuel.
O consórcio tem a participação da
Mahle, Petrobras, Fiat, Volkswagen, Renault e da Universidade de São Paulo
(USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do
ABC (UFABC), e é apoiado pela FAPESP por meio do Programa de Apoio à Pesquisa
em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), que financia pesquisa em
colaboração entre universidades e instituições de pesquisa e empresas.
“Percebemos que há uma série de
problemas peculiares ao uso de motores a etanol que podem ser melhor abordados
por universidades e instituições de pesquisa do que pelas empresas, que
realizam uma série de ações para resolver esses problemas, mas que têm suas
limitações”, disse Eduardo Tomanik, consultor de pesquisa e desenvolvimento da
Mahle.
De acordo com Tomanik, a
iniciativa é pioneira no Brasil, onde ainda não é comum indústrias
automobilísticas participarem de consórcios de pesquisa na etapa de
conhecimento pré-competitivo – na qual ainda não foram descobertas tecnologias
que resultem em vantagem comercial.
“Almejamos com esse projeto ter
um conhecimento estruturado que permita às empresas participantes abordarem
problemas em escala industrial, como, por exemplo, quais as reações químicas
que ocorrem no óleo quando ele está contaminado com o etanol e consome as
peças”, disse.
Outro objetivo do projeto é
formar mão de obra especializada para desenvolver pesquisa na indústria
automobilística brasileira. “Embora seja muito intensiva em tecnologia, quase
não se realiza pesquisa na indústria automotiva. Nós pretendemos diminuir esta
lacuna”, disse Tomanik.
De acordo com Carlos Henrique de
Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, além desse projeto, a FAPESP também
apoia atualmente mais de uma centena de pesquisas relacionadas à melhoria da
eficiência de motores, movidos a etanol, “que é um assunto de extrema
relevância para o país e, especialmente, para o Estado de São Paulo”.
“Da energia que é utilizada hoje no Brasil, 47% vêm
de fontes renováveis, sendo que 18% são provenientes da cana-de-açúcar. Para o
Estado de São Paulo, onde 38% da energia que se utiliza hoje vêm dos derivados
da cana-de-açúcar, a questão do etanol e do desenvolvimento de motores movidos
a biocombustíveis mais eficientes é ainda mais importante”, disse Brito Cruz.
REUNIÃO E CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE
PSICOLOGIA
A 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de
Psicologia será realizada conjuntamente com o 8º Congresso Ibero-Americano de
Psicologia, da Federação Ibero-Americana de Associações de Psicologia (Fiap).
O evento conjunto terá por tema
“Psicologia sem Fronteiras” e ocorrerá de 17 a 20 de outubro de 2012 no
Sheraton WTC Hotel, em São Paulo.
Serão oferecidos 28 cursos e 16
conferências, envolvendo profissionais do Brasil, Canadá, Colômbia, Espanha,
Estados Unidos, México e Portugal, além de simpósios, mesas-redondas, sessões
coordenadas e sessões interativas de painéis.
Haverá também oportunidade para
sessões especiais, encontros, reuniões e assembleias.
SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO
A Fatec Mogi das Cruzes, no Estado de São
Paulo, será palco do 4º Simpósio Nacional de Tecnologia em Agronegócio. O
evento terá por tema "Valoração agropecuária e empreendedorismo nas
pequenas e médias propriedades".
O simpósio reunirá acadêmicos,
pesquisadores, tecnólogos e empresários de agronegócios e áreas afins.
O evento será realizado no Centro
Municipal de Formação Pedagógica de Mogi das Cruzes (Cemforpe). Detalhes: www.fatecmogidascruzes.com.br/sintagro/
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