Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

AS 20 EMPRESAS MAIS INFLUENTES DO BRASIL


 A Ideal – The Reputation Agency e a consultoria britânica TLG (The Leadership Group) divulgaram a pesquisa Thought Leaders 2012 - As Empresas Mais Influentes do Brasil, que traz um ranking das 20 empresas mais influentes do momento segundo mais de 200 formadores de opinião dividos em quatro grupos de interesse: empresas (32% dos entrevistados), governo (29%), mídia (20%) e ONGs/academia (19%). É a primeira vez que o estudo, criado em 2007 no Reino Unido, é realizado no país.

No Brasil, quatro empresas relacionadas ao mercado de internet/tecnologia, embora com modelos de negócios diferentes, lideram o ranking: Google, em primeiro, seguido por Apple, Microsoft e Facebook. A receptividade do Google entre os brasileiros é muito maior do que nos outros países por onde o estudo já passou, como Estados Unidos e Índia.
Segundo o ceo da TLG, Malcolm Gooderham, é a primeira vez, na história da pesquisa, que quatro empresas do mesmo segmento são as principais referências de reputação locais. “Isso pode demonstrar o amadurecimento definitivo da indústria da informação, da conectividade e da filosofia do Vale do Silício”, avalia. De acordo com o estudo, para 80% dos entrevistados o principal benefício que uma empresa tem ao ser considerada líder de influência é a confiança das pessoas. O fator confiança foi apontado como um elemento crítico, que dá à empresa uma espécie de “licença” para operar e crescer. “Essa é uma mensagem importante para as empresas: é preciso construir uma marca que seja mais do que confiável, uma vez que muitas empresas consideradas confiáveis eventualmente podem deixar de ser vistas como influentes”, diz Gooderham.
Para Eduardo Vieira, um dos sócios-fundadores da Ideal, um fator que chamou muito a atenção na pesquisa foi a ausência de empresas brasileiras em posições de liderança. 
Entre as top 20, somente sete são locais. “É um forte indício de que as companhias verde-amarelas não são tão eficientes em lidar com sua reputação, e influenciar seus mercados como as concorrentes internacionais”, observa Vieira. Nos índices da Europa, EUA e Ásia, a presença de companhias locais foi muito maior, com pelo menos metade do ranking. O ranking das 20 empresas mais influentes do Brasil sugere que o controle das marcas americanas no Brasil – e talvez em todo o hemisfério Sul – seja mais forte do que na Europa e Ásia. Mega marcas americanas, como McDonald’s, normalmente não aparecem nos índices do estudo Thought Leader.
Detectou-se ainda a significativa presença do governo no ranking. Das sete empresas brasileiras entre as top 20, três são estatais – Petrobras, Banco do Brasil e Correios – e uma tem um forte componente estatal, a Vale. “Trata-se de um fator inédito nas pesquisas realizadas pela TLG no mundo. Em outros países, a presença de companhias estatais é ínfima”, afirma Gooderham.
Outra conclusão do estudo que contrasta com os resultados de outros países onde o índice foi realizado é a pouca representatividade das consultorias entre os formadores de opinião brasileiros. A McKinsey & Co. ficou em 96º no ranking, enquanto aparece no top 20 nos Estados Unidos.
Twitter e Amazon, com excelente desempenho nos demais índices, não tiveram nenhuma representatividade no estudo brasileiro. Nos EUA e na Europa, o Twitter está entre as top 10 empresas mais influentes. Caminho semelhante segue a Amazon, que também é destaque nos três rankings globais de Thought Leadership.
Alguns dos maiores anunciantes globais, como Unilever e P&G, e os maiores locais, como Casas Bahia e AmBev, não aparecem em posições de liderança no ranking. Isso indica, mais uma vez, que ter marcas reconhecidas e confiáveis não necessariamente implica em ter uma boa reputação perante os formadores de opinião. Tamanho, escala e investimentos em mídia não são suficientes para convencê-los da credibilidade e da influência das empresas em seus mercados.
As 20 empresas mais influentes do Brasil: (1) Google, (2) Apple, (3) Microsoft, (4) Facebook,  (5) Petrobras,  (6) Nestlé,  (7) Boticário, (8) Sony, (9) Visa,  (10) Coca-Cola, (11) Volkswagen, (12) Vale do Rio Doce,
(13)  Nike,  (14)  Natura, (15) Honda, (16) Banco do Brasil, (17) Correios,
(18) Mastercard, (19) TAM, (20) McDonald’s
(Propmark)
HEINEKEN ATACA DE 007

(Fontes: Daniela Valverde, Ester Ferreira, Fabíola Ditomaso, Gabriel Guimarães , Thiago Jacintho e Potal da Propaganda) - A Heineken, marca de cerveja premium líder no mundo, inicia a veicularão de uma nova campanha na TV e nos meios digitais, estrelada por Daniel Craig, em antecipação ao lançamento do 23º filme de James Bond, Operação Skyfall. 

Desafiando os consumidores a derrotar seus inimigos e descobrir o que tem dentro da mala (“Crack the case”), os espectadores serão levados em uma viagem de trem épica ao lado de Bérénice Marlohe, deslumbrante atriz estreante em uma aventura de James Bond.



A experiência interativa começa exatamente onde o anúncio de TV termina, com os espectadores convidados por Bérénice para uma viagem de trem entre montanhas nevadas com uma vista espetacular. Os espectadores são colocados à prova em uma série de testes interativos que vai levá-los a descobrir o que está dentro de uma mala, enquanto protegem seu conteúdo dos perigosos vilões de James Bond.

Com alcance mundial, a campanha Crack the Case ganha lançamento várias plataformas, por meio da combinação de um novo filme de 60 segundos (TV e online) com uma experiência interativa personalizada. Essa poderosa combinação de mídia tradicional, digital, relações públicas e experiências vai garantir que a Heineken e James Bond possam, como nunca antes, atingir os consumidores e impulsionar a campanha para novos patamares.

Reforçando um relacionamento de 15 anos com a franquia James Bond, a campanha leva os espectadores para um trem em movimento em algum lugar com montanhas cobertas de neve, proporcionando-lhes a oportunidade de ser um agente secreto. Transportando os espectadores do comercial de TV, a atriz do filme de James Bond, Bérénice Marlohe, instiga e convida-os a ajudá-la a desvendar um caso misterioso e enganar vilões ameaçadores – um desafio que incentiva uma viagem virtual de participação e descoberta.

Além de estimular a conversa por meio de plataformas digitais, sociais e de mídias tradicionais, a execução off-line de Crack the case trará o drama da experiência virtual "ao vivo" para um público mais amplo em todo o mundo, em outubro. Vários mercados vão sediar experiências Heineken únicas em locais icônicos, convidando o público para testar sua coragem, ganhar prêmios exclusivos e compartilhar a emoção do lançamento global do filme Operação Skyfall.

Alexis Nasard, diretor comercial da Heineken declara: "A criatividade e progresso da marca Heineken combinadas com a franquia lendária de James Bond irão oferecer aos telespectadores um alto grau de entretenimento. James Bond não é apenas um heroi, ele é o maior 'homem do mundo'. Confiante, criativo e pronto para novas experiências, personificando os valores da marca Heineken”.



O Brasil é um dos oito países que realizará ativações especiais divulgando a parceria de Heineken com James Bond.




Eventos e atividades exclusivas reforçam o patrocínio
Esta é a sexta vez que um filme do agente 007 é patrocinado pela marca, que já esteve associada ao agente secreto nos longa-metragens O amanhã nunca morre, O mundo não é o bastante, Um novo dia para morrer, Casino Royale e Quantum of Solace.

Daniela Cachich, diretora de marketing de marcas premium da Heineken no Brasil, afirma que o patrocínio de longo tempo vem trazendo resultados muito positivos para a marca. “Nós escolhemos trabalhar com a franquia James Bond, pois o agente é um personagem que tem as mesmas características do consumidor da nossa marca. São pessoas ousadas, que gostam de enfrentar desafios e primam por um estilo de vida livre e inovador", justifica.

DETALHES DE CADA AÇÃO

Crack the Case Challenge


Criada para promover interação entre os consumidores e a marca, a ação Crack the case challenge reúne sete competidores que vão concorrer entre si por um prêmio não revelado, escondido no interior de uma mala. A Heineken vai sugerir três desafios para esses jogadores, mas são os internautas quem escolherão, por meio de uma votação, a tarefa a ser executada.




Seis competidores foram pré-selecionadas pela Heineken, enquanto o último participante será eleito pelos internautas, em um concurso na fan page da marca. A partir do dia 21 de setembro estarão abertas as inscrições, via Facebook, para quem quiser participar e ser o sétimo participante.




O competidor que apresentar melhor desempenho na missão escolhida pelos internautas ganha o jogo. A recompensa só é descoberta ao fim da ação, quando o vencedor recebe um código secreto e desvenda o mistério da mala, que estará localizada no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.




Ativação no Aeroporto Santos Dumont




O Aeroporto Santos Dumont foi o local escolhido para mais uma ativação inusitada de Heineken. A partir do dia 19 de outubro, o público que passar pelo local vai se deparar com uma ambientação que remete ao vídeo “The Express” e ao desafio “Crack the case”.




A estrutura vai exibir uma mala lacrada, similar à do filme “The Express”. Durante o período de ativação, os passantes serão desafiados a descobrir a senha que dá acesso ao seu conteúdo.




Aniversário de James Bond em evento de comemoração



Este ano marca o 50º aniversário dos filmes de Bond, outro motivo para gerar ainda mais interesse da parte do público pelo filme, que já é considerado um dos mais comentados e aguardados de 2012.



Para celebrar a data, a Heineken, junto com a Sony, fará uma festa exclusiva no Cine Joia, em São Paulo, no dia 2 de outubro. A comemoração temática contará com a presença de diversas celebridades e formadores de opinião, que deverão brindar o aniversário de 007 com Heineken, patrocinadora oficial da festa.

PROGRAMA PEPSICO DE INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

A PepsiCo, segunda maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, lançou convite para que jovens empreendedores e estudantes universitários brasileiros apresentem novas  ideias de negócios para seu programa de incubadora digital – PepsiCo10.

Em seu terceiro ano, o PepsiCo10 identifica tecnologias emergentes que podem ser aplicadas para as suas marcas com o objetivo de envolver os consumidores e impulsionar as vendas. O programa brasileiro será o primeiro programa PepsiCo10 focado em um mercado emergente.

Para visualizar o infográfico explicativo do programa acesse: https://www.facebook.com/#!/PepsiCoBrasil/app_175314205938397.
(
Fontes: Gladys de Paula e Piero Rossini | Relações com a Imprensa PepsiCo | Portal da Propaganda)

VEM AÍ O NOVO FUSCA
A Volkswagen anuncia que venderá o Beetle no Brasil e que a novidade estará presente no Salão do Automóvel de São Paulo. Totalmente novo, o modelo será chamado no mercado nacional de Fusca, resgatando o nome de um dos modelos mais emblemáticos da Volkswagen. O Fusca está entre os automóveis mais bem sucedidos de todos os tempos, com 21,5 milhões de unidades vendidas no mundo, das quais mais de 3 milhões no Brasil.

Nessa nova era do Beetle, a Volkswagen inovou e deixou livre a escolha do nome do modelo, de acordo com o nome (ou apelido) que o modelo recebeu em cada mercado ao longo da sua história. Na França, o Beetle é chamado de “Coccinelle”, nome já utilizado no passado naquele país. Na Itália, o modelo também resgatou o nome Maggiolino. No Brasil não poderia ser diferente. O Fusca é um dos carros mais lembrados, reconhecidos e carismáticos do mercado bras ileiro.
(Fontes: André Senador | Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa | Portal da Propaganda)

PROJETO DO ESTADÃO PARA A COPA DO MUNDO 2014

O Grupo Estado dá o pontapé inicial em seu grande projeto para acompanhar a Copa do Mundo de 2014. Visando amplificar a cobertura do evento por meio de todas suas mídias e maximizar a repercussão desta por meio de ações de ativação e relacionamento, além do buzz digital, o conglomerado mostrou ao mercado publicitário  o projeto Brasil, a maior seleção do mundo.
A iniciativa tem como premissa que o futebol brasileiro “é muito maior que os 90 minutos”, segundo Ilan Kow, diretor de publicações do Grupo Estado e principal responsável pela força-tarefa do projeto. No país, o esporte criado por Charles Miller se desdobra em infinitas discussões, opiniões e palpites, da mesa de bar à internet. Portanto, a companhia resolveu expandir sua cobertura e “dar voz aos brasileiros” em iniciativas de ativação com o público.
“Brasil, a maior seleção do mundo” é um projeto de todos os braços do Grupo Estado, jornal, portal, rádio, agência de notícias e TV Estadão, que envolve uma grande integração entre editorial e comercial. A iniciativa será bancada por patrocinadores. São quatro cotas master no valor de R$ 20 milhões cada e oito espaços de apoio, que atrelarão a marca tanto à cobertura amplificada e multiplataforma do grupo quanto às ações de ativação e participação do público. A expectativa do grupo é fechar com as marcas madrinhas até outubro. "É um projeto de dois anos que estamos colocando no mercado com muita antecedência. Este tempo extra vai fazer a diferença tanto para nós quanto para os nossos anunciantes".
Entre as novidades estão uma versão bilíngue do jornal, distribuída em hotéis de São Paulo; um portal exclusivo para a Copa do Mundo; a Seleção Universitária, que envolve os “focas” (jornalistas formandos ou recém-formados) do próprio Grupo Estado; e o carro-chefe “Jornal dos Técnicos”, de conteúdo totalmente colaborativo e que abre espaço para os comentários e opiniões do público. Esse material será coletado em “redações”, postos avançados em bares da capital paulista, e a empresa também espalhará bancos de reservas pela cidade para exaltar o “espírito” treinador da população. (Propmark)

Nenhum comentário:

Postar um comentário