Pesquisar este blog

domingo, 30 de setembro de 2012

DOMINGO É DIA DE AUDITORIA


AUDITORIA DA COMUNICAÇÃO

AS PALAVRAS

“Se você, vendo essa bandalheira toda comprovada pelo STJ, vai votar nessa gente, desculpe, amigo, mas você é cúmplice” (Elóy Simões)

“O melhor da morte é que ela não diz\ a hora que vai chegar.” (Hebe Camargo.

AUTO  CENSURA OU...

 A grande imprensa brasileira não deu a mínima para a greve de bancários.
Como se trata de um acontecimento que interessa diretamente a todos nós que temos alguma relação com os bancos, ficam as perguntas: por que o silêncio¿ será que a imprensa perdeu a sensibilidade¿ Será que ficou com medo de perder a publicidade dos bancos¿ Ou o governo...

O CASO HOLANDÊS

Eu já vivi um drama como este que a Holandês, de Santa Catarina, está vivendo agora. Na década de oitenta, segunda metade, o então prefeito de Ribeirão Preto mandou recolher todo o estoque do Suco de Maracujá Maguari, sob a alegação de que era contaminada.. A notícia, que mereceu 10 centímetros de coluna no Jornal O Estado de S. Paulo, me preocupou.

Eu era, na agência, o responsável pela conta.

Corri na Maguari, mostrei a notícia para o diretor de marketing, que não demonstrou a , menor preocupação.

“Deixa isso pra lá, Elóy, ninguém vai ser uma noticinha desse tamanho.Estou 
saindo de férias e não vou me incomodar com isso.”

O Secretário de Abastecimento da Prefeitura, virtual candidato a prefeito, leu. Chamou a imprensa para que testemunhasse o que ia fazer.

O que fez: percorreu os supermercados da capital paulista e mandou recolher todo o estoque de Suco de frutas Maguari. Já não era apenas o Suco de Maracujá. Eram todos os sucos da mesma marca.

A notíca, claro, espalhou para todo o país. E gestos, como o do prefeito de Ribeirão Preto e do Secretário de Abastecimento da Prefeitura de S. Paulo, fora se alastrando. De repente, não eram só os Sucos Maguari. Eram todos os sucos de fruta tropical do Nordeste.

Foram, no mínimo, vários meses de sofrimento, até que conseguíssemos começar a controlar a situação. Até lá, várias fábricas fecharam.

 Por isso, compreendo o momento difícil da Holandês. Momento do qual nenhuma empresa de alimentos está livre.

Uma fábrica de balas localizada em Jundiaí, líder de mercado na época, teve de fechar as portas porque  não soube lidar com o problema. Nestlé, Coca-Cola e mais recentemente a Toddy se safaram.

INCRÍVEL!

Delfim Neto, aquele, publicou terça feira passada, na Folha de S. Paulo, defendendo Lula. Quem diria!

ESTÃO MATANDO A LÍNGUA PORTUGUESA

Já passou da hora das Emissoras de Rádio e TV proporcionarem um curso de língua portuguesa aos seus repórteres. Principalmente no capítulo concordância.

VAMOS PARAR COM ISSO!

Uma jovem coloca a virgindade à venda. A impresa dá um baita destaque.
Outra lasca, em público, um beijo na boca do Serra. De novo, a imprensa coloca o fato na vitrine.

Impossível  que não estejam percebendo as consequências dessa publicidade toda.

DIVULGOU MAL

O Grupo Máquina gastou uma página  da Folha de S. Paulo para dizer, em um anúncio quase ilegível, que foi eleito a melhor agência Public Relations do Brasil.

Está precisando de uma boa agência de publicidade pra dizer isso com clareza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário