As mudanças na
forma como os brasileiros enxergam o país, as transformações econômicas,
comportamentais e de como a opinião pública lida com assuntos polêmicos
serviram de tema para a exposição “Opinião – Como os brasileiros veem o
Brasil”, realizada pelo Ibope em parceria com a entidade Catavento Cultural e
Educacional. A mostra reúne dados coletados nos 70 anos de atuação do grupo por
meio das pesquisas de opinião, que datam de 1942, quando o Ibope foi fundado.
A linguagem e o
desenho da mostra foram feitos pelo experiente arquiteto de museus Marcello
Dantas, responsável por projetos como o Museu da Língua Portuguesa, Museo del
Caribe, Museu do Homem Americano, Museu das Minas e do Metal e Museu das
Comunicações. A mostra será aberta para visitação pública no dia 25 de
setembro, na sede da entidade Catavento, em São Paulo, e ficará disponível até
18 de novembro.
Os visitantes
poderão conhecer as transformações no consumo, no perfil da audiência e no
comportamento por meio de painéis explicativos, ver de perto objetivos antigos
que já foram sonho de consumo e ouvir depoimentos de pesquisadores sobre
situações curiosas que enfrentaram em campo. “Há uma lenda de que ninguém nunca
viu um pesquisador do Ibope. Queríamos trazer a experiência dos entrevistadores
e mostrar que eles de fato existem, além de contar as respostas para perguntas
que ninguém faria”, explica Dantas, responsável por materializar o projeto.
Os visitantes vão
conhecer a evolução dos métodos de medição de audiência no país e os aparelhos
peoplemeters (medidores) que já passaram pelos domicílios brasileiros. Além
disso, um robô vai mostrar, em tempo real, como é a atual tecnologia de coleta
e reporte dos dados de audiência.
Já na ala que
simula um supermercado, o visitante vai encontrar nas prateleiras os produtos
mais populares no país nos últimos 70 anos. Os maiores sucessos da televisão
brasileira também serão relembrados. Televisores vão mostrar os programas que
registraram grande audiência, como coberturas jornalísticas, conquistas
esportivas, novelas, entre outros. Uma jukebox vai tocar as dez músicas mais
ouvidas pelos brasileiros em cada ano, entre 1942 e 2012. O visitante seleciona
um mês e um ano e escuta a canção mais tocada nas rádios naquela época, de
artistas como Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga e Nara Leão, além de gêneros como
bossa nova, samba-canção e rock.
Na seção Pitacos
será exibida a evolução das opiniões dos brasileiros sobre questões polêmicas
ao longo dos anos, como reforma agrária, alimentos transgênicos, aborto e
homossexualismo. “A exposição reconstitui a direção da sociedade. Pega
diferentes elementos e constrói uma trajetória, às vezes polêmica, mas
reveladora. É um exame de sangue profundo da nossa sociedade”, avalia Dantas.
Com a exposição, o
Ibope mostra a opinião pública como uma entidade abstrata, que determina os
rumos do país, e aponta a pesquisa como o melhor mecanismo para medir suas
mudanças. “É uma forma de agradecer ao país por esses 70 anos. Não é fácil
estar tanto tempo no mercado”, afirma Carlos Montenegro, presidente do
instituto. (Propmark)
LOJA VIRTUAL PERSONALIZADA
O
comércio eletrônico no Brasil vem crescendo cada vez mais. Segundo um estudo
realizado pela America Economia Intelligence, o país foi o principal mercado de
e-commerce da América Latina, registrando um crescimento de 170% e faturamento
de 23 bilhões de reais entre 2007 e 2009. (Fonte: www.idgnow.com.br)
O Q.COMMERCE
é uma loja virtual que é personalizada de acordo com a identidade de sua
empresa, visando ampliar seus negócios e faturamento, apresentando os produtos
da empresa e seus diferenciais através da internet.
Para
garantir que os consumidores efetuem compras com total segurança, todas as
transações efetuadas através do Q.COMMERCE são asseguradas por conexão
SSL, sistema de criptografia de dados, utilizada também em sites bancários.
Assim
como em lojas físicas, no seu e-commerce você pode expor seus produtos de forma
dinâmica, dividi-los em categorias, descrever suas características, fazer
promoções, disponibilizar atendimento online para solucionar dúvidas, entre
outros atributos para atrair e reter a atenção dos consumidores que estão
navegando pela internet.
A MARCA MAIS
VALIOSA DA AMÉRICA LATINA
O Bradesco é, novamente, a marca mais
valiosa entre as 150 avaliadas pela Brand Finance, que, pela primeira vez,
incluiu representantes da América Latina no levantamento. O banco, que também
ocupou a primeira posição no ano passado, possui marca avaliada em R$ 31.888
milhões. Em segundo e terceiro lugar vêm Itaú e Banco do Brasil, com R$ 26.765
milhões e R$ 14.762 milhões, respectivamente.
O resultado do levantamento foi apresentado nesta
quarta-feira (19), em São Paulo, pelo ceo da Brand Finance para América Latina,
Gilson Nunes. Entre os principais critérios levados em consideração para o
resultado final, o executivo destacou a qualidade do produto ou serviço
oferecido, levando-se em conta o pós-venda, bem como a determinação das
receitas estimadas (com projeção de cinco anos) e avaliação da força da marca.
Mais de 16 mil consumidores integram a amostragem de pesquisa.
Luiz Lara, presidente da Lew’Lara\TBWA e da Abap
(Associação das Agências de Publicidade), analisou o novo cenário da gestão de
marcas, agora totalmente ligado ao público. “A comunicação hoje deve ser feita
de dentro para fora. Ela nasce de uma verdade pregada dentro da empresa. Aquilo
que é colocado na TV, nos rádios e nos jornais imediatamente reverbera na rede.
É preciso estimular a conversa com o consumidor – e a partir do momento em que
ele conversa com a marca, ela se torna uma pessoa”, declarou. “Hoje não há como
criar na TV uma verdade que não é praticada na empresa; caso contrário, essa
mentira bomba nas redes sociais”, concluiu Lara.
A nova forma de comunicação também foi frisada por
Pedro Tavares, ceo da Brand Finance Iberia (Espanha e Portugal), que dedicou
sua apresentação ao estudo da marca país, representada pelos cases da África do
Sul, que, desde o encerramento da Copa do Mundo, tenta manter o padrão
conquistado por conta do megaevento; e do Chile, que tem a produção de vinho
como maior representante do país.
Lembrando a chegada iminente dos Jogos Olímpicos e
da Copa do Mundo ao Brasil, ele defendeu o desenvolvimento de uma
responsabilidade nacional, que envolve todos os setores da sociedade —
educação, saúde, transporte e turismo, entre outros — e vai muito além da
simples criação de um logo ou do grande investimento em divulgação. Segundo
Tavares, essa é a melhor maneira de aproveitar todos os benefícios que eventos
desse porte podem gerar.
Confira abaixo a lista das dez marcas mais valiosas do Brasil e América Latina em 2012, segundo o Brand Finance:
Confira abaixo a lista das dez marcas mais valiosas do Brasil e América Latina em 2012, segundo o Brand Finance:
Bradesco (BR) – R$ 31.888 milhões
Itaú (BR) – R$ 26.765 milhões
Banco do Brasil (BR) – R$ 14.762 milhões
Claro (México) – R$ 11.626 milhões
Santander (BR) – R$ 11.400 milhões
Petrobras (BR) – R$ 11.198 milhões
Walmart (BR) – R$ 9.447 milhões
Vivo (BR) – R$ 8.771 milhões
Vale (BR) – R$ 8.011 milhões
Fiat (BR) – R$ 7.937 milhões
Itaú (BR) – R$ 26.765 milhões
Banco do Brasil (BR) – R$ 14.762 milhões
Claro (México) – R$ 11.626 milhões
Santander (BR) – R$ 11.400 milhões
Petrobras (BR) – R$ 11.198 milhões
Walmart (BR) – R$ 9.447 milhões
Vivo (BR) – R$ 8.771 milhões
Vale (BR) – R$ 8.011 milhões
Fiat (BR) – R$ 7.937 milhões
A IMPORTÂNCIA DO PRONTUÁRIO DO PACIENTE
(Texto de Karina Toledo,
distribuído pela Agência
FAPESP) – Longe de ser apenas uma
burocracia a ser cumprida, o prontuário do paciente pode ser um instrumento
valioso para melhorar a qualidade da assistência e da gestão em saúde, além de
uma fonte rica para a pesquisa científica.
Mas para que esses objetivos
sejam alcançados, médicos e demais membros da equipe multiprofissional que
presta o atendimento precisam produzir corretamente o prontuário, fazendo uso
das novas tecnologias, respeitando aspectos éticos e contemplando questões
físicas, psicológicas e sociais do paciente.
O tema é discutido pelos
professores Maria Cristiane Barbosa Galvão, da Faculdade de Medicina de
Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), e Ivan Luiz Marques Ricarte, da Faculdade de Engenharia
Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (FEEC-Unicamp), no
livro Prontuário do Paciente, lançado em agosto pelo Grupo Editorial
Nacional.
“Com base no conceito de
integralidade da assistência à saúde, a obra propõe um modelo de prontuário que
facilite a troca de informações entre as instituições e entre os profissionais
que prestam o atendimento. No contexto do século 21, não podemos mais pensar no
médico trabalhando de forma isolada”, disse Galvão.
Segundo os autores, o prontuário
deve abarcar conteúdos produzidos por fisioterapeutas, nutricionistas,
assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e demais
profissionais de saúde que participam da assistência. Deve ainda contemplar não
apenas o bem-estar físico do paciente, mas também o psicológico e social.
“A obra foi construída durante um
estágio que fizemos na Faculdade de Medicina da McGill University, Canadá, com
bolsa da FAPESP. Como cada área tem a sua particularidade, contamos com a ajuda
de 25 colaboradores de diversas instituições”, afirmou Galvão.
Na primeira parte, é discutido o
benefício da informatização e questões de segurança da informação, formas de
coleta, organização e acesso aos conteúdos, além de normas de referência para a
padronização do prontuário. Em seguida, são abordados aspectos éticos sobre a
troca de informações de caráter privado, com base em declarações internacionais
e legislações nacionais relacionadas ao direito à informação em saúde.
A terceira parte discute a
importância do prontuário para a gestão da saúde. “Se produzido adequadamente,
esse documento pode ser uma rica fonte de dados para auxiliar gestores de
unidades de saúde, secretários de saúde e os próprios ministros de saúde na
elaboração de políticas públicas”, afirmou Galvão.
Já a quarta parte apresenta as
diferentes perspectivas para o prontuário médico dentro da equipe
multiprofissional e a quinta parte fala sobre a importância desses registros
para a pesquisa e inteligência epidemiológica, bem como para a pesquisa
clínica.
Por último, são apresentados mais
de 250 questões e exercícios com o objetivo de fomentar discussões em cursos de
graduação, pós-graduação, extensão e educação continuada, além de motivar o
desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados à temática do prontuário
do paciente.
·
Prontuário do Paciente
Autores: Maria Cristiane Barbosa Galvão e Ivan Luiz Marques Ricarte
Lançamento: agosto de 2012
Preço: R$ 85,00
Páginas: 344
Onde comprar: www.grupogen.com.br/ch/prod/11194/0/prontuario-do-paciente.aspx .
Autores: Maria Cristiane Barbosa Galvão e Ivan Luiz Marques Ricarte
Lançamento: agosto de 2012
Preço: R$ 85,00
Páginas: 344
Onde comprar: www.grupogen.com.br/ch/prod/11194/0/prontuario-do-paciente.aspx .
A CÂMERA DIGITAL MAIS PODEROSA DO MUNDO
Cientistas da colaboração Dark
Energy Survey (DES) – Pesquisa da Energia Escura – acabam de anunciar que a
DECam, câmera de 570 megapixels construída nos últimos oito anos por
cientistas, engenheiros e técnicos em três continentes, obteve sua “primeira
luz”.
O levantamento DES, integrado por
institutos de pesquisa e universidades dos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido,
Alemanha e Espanha, ajudará a entender por que o universo se encontra em
expansão acelerada, em vez de estar desacelerando, como seria de se supor, por
conta da gravidade. A resposta está na energia escura, um dos maiores mistérios
da física atual.
A DECam é a câmera mais poderosa
já construída, capaz de registrar a luz de 100 mil galáxias situadas até uma
distância de 8 bilhões de anos-luz em cada imagem coletada.
O equipamento possui uma matriz
com 62 CCDs com sensibilidade sem precedentes na região vermelha do espectro
eletromagnético, que juntamente com o telescópio Blanco, com espelho coletor de
4 metros de diâmetro, que está localizado no Cerro Tololo Inter-American
Observatory (CTIO), no Chile, permitirá estudar desde asteroides do sistema
solar até compreender a origem e o destino do Universo.
Os cientistas da colaboração DES
usarão esta câmera para o maior levantamento de galáxias jamais feito. Os dados
serão usados para sondar os efeitos da energia escura por meio de estudos de
aglomerados de galáxias, supernovas, estruturas em grande escala das galáxias e
do efeito de lentes gravitacionais fracas. Será a primeira vez que um
experimento poderá utilizar esses quatro métodos.
O levantamento começa em
dezembro, após todos os testes da DECam. Por cinco anos, o DES vai produzir
imagens detalhadas em cores de um oitavo do céu para descobrir e medir 300
milhões de galáxias, 100 mil aglomerados de galáxias e 4 mil supernovas, entre
outros.
O Brasil participa do DES por
intermédio do Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA), sediado
no Observatório Nacional (ON), no Rio de Janeiro, que foi criado para dar apoio
em projetos de levantamentos de grande porte, como o DES.
Pesquisadores do Estado de São
Paulo também participam da colaboração por meio de projetos de pesquisa realizados com apoio da FAPESP.
“As características de um
levantamento desse porte exigem recursos computacionais e infraestrutura de
armazenamento, processamento e distribuição de dados que não podem ser
replicados nas instituições dos participantes”, disse Luiz Nicolaci,
coordenador do DES-Brasil e idealizador do LIneA.
Após o período de tempo de
propriedade exclusiva da colaboração, os dados do levantamento serão
disponibilizados para a toda a comunidade científica, e o Centro de Dados do
LIneA será um dos pontos de sua distribuição.
“Além de um portal científico
para análise dos dados do DES, somos responsáveis por prover o software
que faz a redução das imagens obtidas pela DECam, a ser utilizado junto ao
telescópio no momento da obtenção dessas imagens”, afirmou Nicolaci.
SEGURANÇA ALIMENTAR E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Especialistas das áreas de Segurança Alimentar
e Nutricional e de Avaliação Educacional estarão reunidos no dia 1º de outubro
em um encontro organizado pela FAPESP e pela Fundação Bunge. Detalhes: www.fapesp.br/7187 e: www.fapesp.br/7190
GENOMA, PROTEOMA E UNIVERSO CELULAR
O Hemocentro de Ribeirão Preto (departamento
do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP)
realizará, no período de 21 a 26 de janeiro de 2013, seu 13º curso de verão,
desta vez com o tema “Genoma, Proteoma e o Universo Celular”.
O curso fornecerá embasamento teórico e prático
para alunos interessados em ingressar em programas de pós-graduação nas áreas
abordadas. O curso terá 40 horas totais: 20 horas de aulas teóricas e 20 horas
de aulas práticas. Detalhes: http://www.hemocentro.fmrp.usp.br/cursoverao2013/index.html
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