Que o varejo brasileiro só se
desenvolve, não há dúvidas. É um segmentos que mais movimenta a economia e que
emprega pessoas, principalmente depois do fortalecimento das classes C e D, que
passaram a consumir substancialmente.
Para acompanhar essa linha, as empresas
precisam buscar e implementar inovações diariamente. Não basta apenas produzir
um sabão em pó ou uma guloseima com ingredientes de qualidade, com processos
modernos ou com embalagens desenvolvidas por grandes designers. Claro que tudo
isso é importante, mas devemos pensar no seguinte: na gôndola ou nos corredores
das lojas e supermercados, o que atrai a atenção do consumidor? Preço é
importante? É óbvio que sim, mas será que a pessoa que passa pelo local não
pode ter todos os seus sentidos despertados e, assim, comprar o tal produto?
É aí que está a importância do marketing
promocional, que está cada vez mais avançado. Ele é quem ajudará a despertar a
curiosidade em comprar determinado produto, o que o torna essencial atualmente.
Não basta apenas criar displays coloridos e “poluir” visualmente os pontos de
venda, é necessário ter inteligência e estratégia, além de inovação para
atingir o público alvo. Isso quer dizer: despertar os cinco sentidos do
consumidor, seja por meio de aromas nos PDVs, pelos mecanismos de interação,
etc.
De acordo com a Associação de Marketing
Promocional (Ampro), em 2011, o mercado movimentou quase R$ 40 bilhões e 53%
das empresas direcionaram mais verba para ações promocionais do que para
propagandas. Para 68% das empresas entrevistadas, a verba empregada em ações
promocionais cresceu, em média, 28%.
Além disso, de acordo com estudo
realizado pela Universidade Federal de Alagoas, o setor dificilmente perderá o
ritmo de crescimento neste ano. As ações promocionais terão, em sua maioria,
foco na Copa do Mundo e nas Olimpíadas.
Para enfrentar a acirrada competição
atual e a que surgirá, a estratégia no marketing promocional está ligada
diretamente a algumas tecnologias modernas, como o cheiro nos pontos de venda.
É possível expor uma marca de chocolate,
por exemplo, e usar mecanismos que vão exalar aquele aroma no local, fazendo
com que o consumidor não resista? Ou então, usar efeitos holográficos, com
imagens em três dimensões e visíveis em 360 graus?
Essas inovações já fazem parte do nosso
dia a dia e a tendência é que se tornem cada vez mais utilizadas. Também
podemos esperar mais novidades nos próximos meses, mesmo porque, o varejo não
para de inovar e, por conta disso, o marketing promocional deve seguir os
mesmos passos e estar cada vez mais evoluído. (Texto de
Daniel Fernandes, gerente Comercial da MIB Group S/A).
vagas
e capacitação no mercado promo
Faap,
Umesp, ESPM e FMU recebem nos dias 24, 25, 26 e 27/09, mais uma edição da
Semana Acadêmica do Marketing Promocional, organizada pela Ampro –
Associação de Marketing Promocional.
Com o tema “O
Marketing Promocional tem vagas! Venha para a Ampro”, a 8ª Samprovai levar os mais importantes profissionais do
mercado para falar sobre o crescimento das vagas nas Agências Promo e a
dificuldade de se conseguir profissionais especializados para ocupá-las.
A Sampro acontece em
mais de 15 universidades de várias cidades brasileiras, como São Paulo,
Campinas (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Belo
Horizonte MG), entre outras.
O encontro visa levar ao
conhecimento e discussão dos estudantes a realidade, as tendências, as
dificuldades e as oportunidades do mercado do marketing promocional
brasileiro.
Também incentiva o
intercâmbio entre o ensino teórico desenvolvido nos meios acadêmicos e os
diversos players do mercado em suas mais diferenciadas formas de atuação.
Em São Paulo, as
palestras ficarão sob a responsabilidade dos profissionais Flávia Goldenberg,
fundadora da Sob Medida Gestão em Sustentabilidade e voluntária na Ampro, com o
tema “Sustentabilidade (na prática) no Marketing Promocional”; Odilon
Machado, presidente da Átomo Comunicação e vice-presidente de Desenvolvimento
Setorial da Ampro, que irá abordar “Classe C: o consumo com entrada em novas
categorias e relevância da Marca diante da facilidade de crédito”.
Maurício Gallian,
sócio-diretor da associada Out Promo, que irá falar sobre “Como devem funcionar
as ações promocionais dentro do ponto de venda para garantir
visibilidade e efetividade”; Cristiano Miano, presidente do Conselho Consultivo
da Ampro e presidente da DigiPronto, com “Promoções em Mídias Sociais”; Marina
Pechlivanis, sócia-diretora da associada Umbigo do Mundo, sobre ”Gifting no
Marketing Promocional”; João Riva, fundador da Omelete, discutindo a
“Empregabilidade no Marketing Promocional”.
Ana Del Mar, sócia-fundadora
da Omelete, com o tema ”Tendências no Marketing Promocional” ; e Marcel
Sacco, diretor da associada Banco de Eventos, que irá falar sobre “Marketing
Esportivo na Vitrine: Copa, Olimpíadas e a Evolução do Mercado“.
Detalhes: www.ampro.com.br (Promoview)
Vem
aí o Produtores Promoview 2012
Faz
quase um ano que, aqui nesse espaço, escrevi um texto me redimindo com meus
amigos produtores no “Sem a criação a ideia é nada.”
Por conta desse texto e
da repercussão dele junto a um número imenso de Produtores espalhados pelo
País, recebi e-mails que questionavam o fato de não haver um
reconhecimento da atividade, especialmente no que se referia a premiações. Daí,
procurei prêmios existentes na expectativa de que eles criassem a categoria
Produtor do Ano. A resposta em todos os casos foi negativa.
Não desisti da ideia. E,
numa conversa com Júlio Feijó, disse da minha tristeza de não ter
conseguido nada com ninguém. Foi quando ele disse: Quer que a gente faça? Não
pensei duas vezes. Disse sim e me perguntei o quanto tolo fui de não ter
pensado desde o início no Promoview, único espaço que realmente entende
o Marketing Promocional e valoriza seus profissionais.
Pedi um tempo. Formatei
tudo e com ajuda da galera do Promoview, da Angela e da Ariane, surgiu o Produtores Promoview 2011, primeiro prêmio voltado
unicamente aos profissionais de produção do mercado Promo. Foi um
sucesso!
Não tínhamos, e ainda
não temos, patrocinadores, embora tenhamos procurado algumas empresas e outras
até tenham se valido dele para mandar presentes e contatar o vencedores do
nosso Prêmio. Não faz mal.
Não o fizemos para
ganhar dinheiro nem prestígio, fizemos para reconhecer o mais importante
profissional de nossa atividade, aquele que FAZ ACONTECER o que o atendimento
capta e a criação da forma conceitual. É uma homenagem, não um concurso. Por
isso não há inscrição.
Pois bem. Fizemos. A
votação foi feita pelo FB, vieram os vencedores e até as críticas, algumas,
inclusive, vindas dos responsáveis por prêmios que contatamos tentando levar a
categoria, dizendo que, pelo Face, ganha quem tem mais amigos, ao que eu
retruco dizendo que prefiro que ganhe alguém que tem como eleitores 800, 1.000
amigos, do que alguém que ganhe com o voto de três ou quatro amigos, como no
caso de alguns prêmios por aí, ou seja, sempre se pode questionar algo que não
se fez.
Os troféus foram feitos
pela Promova, parceira de empreitada, e tentamos encontrar verba para
entregá-los in loco aos vencedores, mas foi difícil, não deu. Entregamos
alguns deles no Globes aos profissionais que lá estavam, mas falta gente
receber ainda . E como, pra gente, esse prêmio é importantíssimo, resolvemos
fazer a entrega até outubro, porque vem aí o PRODUTORES PROMOVIEW 2012.
Os titulares do
Promoview dos canais regionais farão a entrega em datas e eventos a serem
divulgados, que serão fotografados, da seguinte forma: Nelson Cadena, do Canal
Nordeste, fará a entrega aos ganhadores da Bahia e Pernambuco; Marcela Cunha do
canal Centro-Oeste, entregará aos ganhadores do Brasília, Mato Grosso e Mato
Grosso do Sul; Alexandre Godoy, do Canal Rio Grande do Sul, entregará aos
vencedores gaúchos; a entrega aos vencedores do Paraná ficará por conta do
Promoview; e eu, como responsável pelo Prêmio e pelo canal Rio, entregarei aos
vencedores do Rio, São Paulo, Minas e Espírito Santo.
O critério de escolha dos
candidatos dessa edição é simples. Cada um dos vencedores de 2011, indicará um produtor de seu Estado.
O nome indicado não pode ser o de nenhum dos três vencedores de 2011 e também
não pode ser de produtores que trabalhem nas suas atuais agências.
Assim, pouco-a-pouco,
vamos formando o Conselho dos Produtores, que, em 2013, escolherá os
indicados por maioria. Teremos a lista dos candidatos desse ano até o dia 26 de
outubro. A votação vai ocorrer em novembro, como no ano passado, em uma semana.
É isso. Agora até já
existem, ainda bem, prêmios para Produtores, um pelo menos, mas a gente quer é
mais. Queremos que todos os prêmios assumam definitivamente o que a gente, aqui
no Promoview já sabe há muito tempo: sem o produtor a ideia é nada. E ideia boa
tem que ser copiada mesmo. (Tony Coelho no
Promoview))
Sustentabilidade
estimula a agricultura familiar
A proximidade de grandes eventos internacionais
no Brasil como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos aquece o setor hoteleiro e gastronômico do
País. Esse nicho pode impulsionar outro segmento, o da agricultura familiar.
Para estimular o crescimento desses setores, o Ministério
do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Sesi e a Associação
Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) firmaram uma parceria que resultou
no “Projeto Sustentabilidade à Mesa”. A iniciativa valoriza a preservação
dos recursos naturais e visa ampliar a competitividade e a participação da
agricultura familiar no ramo de alimentação dos meios de hospedagem.
O projeto tem como base três iniciativas: a Rede
Brasil Rural, do MDA, e os programas Cozinha Brasil e ViraVida,
do Sesi. Todos os Estados brasileiros serão contemplados pela parceria. Belém
(PA) e Salvador (BA) são as primeiras capitais a receber o lançamento do
projeto, nos dias 18 e 20/09. Em outubro, o lançamento acontece em Fortaleza
(CE) e João Pessoa (PB).
A proposta do MDA é colocar o setor hoteleiro
em contato direto com os fornecedores da agricultura familiar, que são
representados na parceria por cooperativas. Segundo o presidente da Abih, Enrico
Fermi, o Sustentabilidade à Mesa estimula a permanência das famílias no
meio rural.
“São muitos os benefícios, a começar pelas
vantagens que serão oferecidas aos hóspedes. O Cozinha Brasil, por exemplo, vai
evitar o desperdício de alimentos, o que pode reduzir o custo da alimentação
para o consumidor final”, afirma Fermi. (Promoview)
MASTER BUSINESS
COMMUNICATION
A
Universidade Metodista de São Paulo recebe inscrições para o curso Master
in Business Communication (MBC) - Gestão de Comunicação e Mercado, um dos
programas de especialização de Pós-Graduação Lato Sensu oferecidos pela
nova Escola Metodista de Educação Corporativa.
O
MBC busca direcionar o profissional à elaboração de uma análise crítica dos
mercados organizacionais e de consumo, contribuindo para que o mesmo esteja
capacitado a oferecer consultorias nas áreas de Comunicação e Mercado.
Detalhes:
www.metodista.br/emec/mbc,
necc@metodista.br
ou (11) 4366-5000 (Grande São Paulo) e 0800-889 2222 (demais localidades), de
segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados, das 8h às 14h.
PROJEÇÃO
MAPEADA PARA LANÇAMEN TO DE CARROS
A UAU Mídia apresenta ao mercado novas
mídias com o objetivo de transformar uma ideia em experiências exclusivas e
surpreendentes. Tem em seu portfólio quatro produtos: Projeção Mapeada,
Holografia, Totem Holográfico e Realidade Aumentada.
No lançamento da Volkswagen em julho, a
UAU Mídia criou uma Projeção Mapeada para a apresentação do Novo Gol e do Novo
Voyage. O vídeo com a apresentação pode ser conferido no “http://ow.ly/dpLtP”.
Recentemente a empresa participou do Festival Natura Musical, onde duplicou o cantor
Gilberto Gil (vídeo no link “http://ow.ly/dpLpN”, foto) e da apresentação dos uniformes que os
atletas brasileiros usaram nas Olimpíadas de Londres, evento realizado pela
Nike, em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Com o produto Projeção Mapeada, a UAU
Mídia torna possível a criação de ilusões visuais através da projeção de filmes
sobre superfícies variadas. É possível projetar um vídeo sobre formas complexas
como um carro, uma estátua ou a fachada de um edifício.
A UAU Mídia é especialista em Projeção
Mapeada. No link “http://ow.ly/dpJYV” é possível ver
o vídeo com a maior projeção em fachada da América Latina, realizada no Museu Oscar
Niemeyer.
Dirigida pelo publicitário Marcelo Gebara Stephano, a UAU Mídia
cria, desenvolve e coloca em prática soluções de novas mídias com tecnologia de
ponta e design inovador.
Atualmente a UAU Midia disponibiliza quatro produtos: Projeção Mapeada, Holografia, Totem Holográfico e Realidade Aumentada.
Mais informações no site http://www.uaumidia.com.br, YouTube http://www.youtube.com/user/UAUmidia e Twitter twitter.com/UAUmidia.
Atualmente a UAU Midia disponibiliza quatro produtos: Projeção Mapeada, Holografia, Totem Holográfico e Realidade Aumentada.
Mais informações no site http://www.uaumidia.com.br, YouTube http://www.youtube.com/user/UAUmidia e Twitter twitter.com/UAUmidia.
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