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terça-feira, 25 de setembro de 2012

A INOVAÇÃO NO MARKETING PROMOCIONAL


 Que o varejo brasileiro só se desenvolve, não há dúvidas. É um segmentos que mais movimenta a economia e que emprega pessoas, principalmente depois do fortalecimento das classes C e D, que passaram a consumir substancialmente.

Para acompanhar essa linha, as empresas precisam buscar e implementar inovações diariamente. Não basta apenas produzir um sabão em pó ou uma guloseima com ingredientes de qualidade, com processos modernos ou com embalagens desenvolvidas por grandes designers. Claro que tudo isso é importante, mas devemos pensar no seguinte: na gôndola ou nos corredores das lojas e supermercados, o que atrai a atenção do consumidor? Preço é importante? É óbvio que sim, mas será que a pessoa que passa pelo local não pode ter todos os seus sentidos despertados e, assim, comprar o tal produto?

É aí que está a importância do marketing promocional, que está cada vez mais avançado. Ele é quem ajudará a despertar a curiosidade em comprar determinado produto, o que o torna essencial atualmente. Não basta apenas criar displays coloridos e “poluir” visualmente os pontos de venda, é necessário ter inteligência e estratégia, além de inovação para atingir o público alvo. Isso quer dizer: despertar os cinco sentidos do consumidor, seja por meio de aromas nos PDVs, pelos mecanismos de interação, etc.

De acordo com a Associação de Marketing Promocional (Ampro), em 2011, o mercado movimentou quase R$ 40 bilhões e 53% das empresas direcionaram mais verba para ações promocionais do que para propagandas. Para 68% das empresas entrevistadas, a verba empregada em ações promocionais cresceu, em média, 28%.

Além disso, de acordo com estudo realizado pela Universidade Federal de Alagoas, o setor dificilmente perderá o ritmo de crescimento neste ano. As ações promocionais terão, em sua maioria, foco na Copa do Mundo e nas Olimpíadas.

Para enfrentar a acirrada competição atual e a que surgirá, a estratégia no marketing promocional está ligada diretamente a algumas tecnologias modernas, como o cheiro nos pontos de venda.

É possível expor uma marca de chocolate, por exemplo, e usar mecanismos que vão exalar aquele aroma no local, fazendo com que o consumidor não resista? Ou então, usar efeitos holográficos, com imagens em três dimensões e visíveis em 360 graus?

Essas inovações já fazem parte do nosso dia a dia e a tendência é que se tornem cada vez mais utilizadas. Também podemos esperar mais novidades nos próximos meses, mesmo porque, o varejo não para de inovar e, por conta disso, o marketing promocional deve seguir os mesmos passos e estar cada vez mais evoluído. (Texto de Daniel Fernandes, gerente Comercial da MIB Group S/A).


vagas e capacitação no mercado promo

Faap, Umesp, ESPM e FMU recebem nos dias 24, 25, 26 e 27/09, mais uma edição da Semana Acadêmica do Marketing Promocional, organizada pela Ampro – Associação de Marketing Promocional.
Com o tema “O Marketing Promocional tem vagas! Venha para a Ampro”, a 8ª Samprovai levar os mais importantes profissionais do mercado para falar sobre o crescimento das vagas nas Agências Promo e a dificuldade de se conseguir profissionais especializados para ocupá-las.
A Sampro acontece em mais de 15 universidades de várias cidades brasileiras, como São Paulo, Campinas (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte MG), entre outras.
O encontro visa levar ao conhecimento e discussão dos estudantes a realidade, as tendências, as dificuldades e as oportunidades do mercado do marketing promocional brasileiro.
Também incentiva o intercâmbio entre o ensino teórico desenvolvido nos meios acadêmicos e os diversos players do mercado em suas mais diferenciadas formas de atuação.
Em São Paulo, as palestras ficarão sob a responsabilidade dos profissionais Flávia Goldenberg, fundadora da Sob Medida Gestão em Sustentabilidade e voluntária na Ampro, com o tema “Sustentabilidade (na prática) no Marketing Promocional”; Odilon Machado, presidente da Átomo Comunicação e vice-presidente de Desenvolvimento Setorial da Ampro, que irá abordar “Classe C: o consumo com entrada em novas categorias e relevância da Marca diante da facilidade de crédito”.
Maurício Gallian, sócio-diretor da associada Out Promo, que irá falar sobre “Como devem funcionar as ações promocionais dentro do ponto de venda para garantir visibilidade e efetividade”; Cristiano Miano, presidente do Conselho Consultivo da Ampro e presidente da DigiPronto, com “Promoções em Mídias Sociais”; Marina Pechlivanis, sócia-diretora da associada Umbigo do Mundo, sobre ”Gifting no Marketing Promocional”; João Riva, fundador da Omelete, discutindo a “Empregabilidade no Marketing Promocional”.
Ana Del Mar, sócia-fundadora da Omelete, com o tema ”Tendências no Marketing Promocional” ; e Marcel Sacco, diretor da associada Banco de Eventos, que irá falar sobre Marketing Esportivo na Vitrine: Copa, Olimpíadas e a Evolução do Mercado“. Detalhes:  www.ampro.com.br  (Promoview)


Vem aí o Produtores Promoview 2012

Faz quase um ano que, aqui nesse espaço, escrevi um texto me redimindo com meus amigos produtores no “Sem a criação a ideia é nada.”
Por conta desse texto e da repercussão dele junto a um número imenso de Produtores espalhados pelo País, recebi e-mails que questionavam o fato de não haver um reconhecimento da atividade, especialmente no que se referia a premiações. Daí, procurei prêmios existentes na expectativa de que eles criassem a categoria Produtor do Ano. A resposta em todos os casos foi negativa.
Não desisti da ideia. E, numa conversa com Júlio Feijó, disse da minha tristeza de não ter conseguido nada com ninguém. Foi quando ele disse: Quer que a gente faça? Não pensei duas vezes. Disse sim e me perguntei o quanto tolo fui de não ter pensado desde o início no Promoview, único espaço que realmente entende o Marketing Promocional e valoriza seus profissionais.
Pedi um tempo. Formatei tudo e com ajuda da galera do Promoview, da Angela e da Ariane, surgiu o Produtores Promoview 2011, primeiro prêmio voltado unicamente aos profissionais de produção do mercado Promo. Foi um sucesso!
Não tínhamos, e ainda não temos, patrocinadores, embora tenhamos procurado algumas empresas e outras até tenham se valido dele para mandar presentes e contatar o vencedores do nosso Prêmio. Não faz mal.
Não o fizemos para ganhar dinheiro nem prestígio, fizemos para reconhecer o mais importante profissional de nossa atividade, aquele que FAZ ACONTECER o que o atendimento capta e a criação da forma conceitual. É uma homenagem, não um concurso. Por isso não há inscrição.
Pois bem. Fizemos. A votação foi feita pelo FB, vieram os vencedores e até as críticas, algumas, inclusive, vindas dos responsáveis por prêmios que contatamos tentando levar a categoria, dizendo que, pelo Face, ganha quem tem mais amigos, ao que eu retruco dizendo que prefiro que ganhe alguém que tem como eleitores 800, 1.000 amigos, do que alguém que ganhe com o voto de três ou quatro amigos, como no caso de alguns prêmios por aí, ou seja, sempre se pode questionar algo que não se fez.
Os troféus foram feitos pela Promova, parceira de empreitada, e tentamos encontrar verba para entregá-los in loco aos vencedores, mas foi difícil, não deu. Entregamos alguns deles no Globes aos profissionais que lá estavam, mas falta gente receber ainda . E como, pra gente, esse prêmio é importantíssimo, resolvemos fazer a entrega até outubro, porque vem aí o PRODUTORES PROMOVIEW 2012.
Os titulares do Promoview dos canais regionais farão a entrega em datas e eventos a serem divulgados, que serão fotografados, da seguinte forma: Nelson Cadena, do Canal Nordeste, fará a entrega aos ganhadores da Bahia e Pernambuco; Marcela Cunha do canal Centro-Oeste, entregará aos ganhadores do Brasília, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Alexandre Godoy, do Canal Rio Grande do Sul, entregará aos vencedores gaúchos; a entrega aos vencedores do Paraná ficará por conta do Promoview; e eu, como responsável pelo Prêmio e pelo canal Rio, entregarei aos vencedores do Rio, São Paulo, Minas e Espírito Santo.
O critério de escolha dos candidatos dessa edição é simples. Cada um dos vencedores de 2011, indicará um produtor de seu Estado. O nome indicado não pode ser o de nenhum dos três vencedores de 2011 e também não pode ser de produtores que trabalhem nas suas atuais agências.
Assim, pouco-a-pouco, vamos formando o Conselho dos Produtores, que, em 2013, escolherá os indicados por maioria. Teremos a lista dos candidatos desse ano até o dia 26 de outubro. A votação vai ocorrer em novembro, como no ano passado, em uma semana.
É isso. Agora até já existem, ainda bem, prêmios para Produtores, um pelo menos, mas a gente quer é mais. Queremos que todos os prêmios assumam definitivamente o que a gente, aqui no Promoview já sabe há muito tempo: sem o produtor a ideia é nada. E ideia boa tem que ser copiada mesmo. (Tony Coelho no Promoview))

Sustentabilidade estimula a agricultura familiar
A proximidade de grandes eventos internacionais no Brasil como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos aquece o setor hoteleiro e gastronômico do País. Esse nicho pode impulsionar outro segmento, o da agricultura familiar.
Para estimular o crescimento desses setores, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Sesi e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) firmaram uma parceria que resultou no “Projeto Sustentabilidade à Mesa”. A iniciativa valoriza a preservação dos recursos naturais e visa ampliar a competitividade e a participação da agricultura familiar no ramo de alimentação dos meios de hospedagem.
O projeto tem como base três iniciativas: a Rede Brasil Rural, do MDA, e os programas Cozinha Brasil e ViraVida, do Sesi. Todos os Estados brasileiros serão contemplados pela parceria. Belém (PA) e Salvador (BA) são as primeiras capitais a receber o lançamento do projeto, nos dias 18 e 20/09. Em outubro, o lançamento acontece em Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB).
A proposta do MDA é colocar o setor hoteleiro em contato direto com os fornecedores da agricultura familiar, que são representados na parceria por cooperativas. Segundo o presidente da Abih, Enrico Fermi, o Sustentabilidade à Mesa estimula a permanência das famílias no meio rural.
“São muitos os benefícios, a começar pelas vantagens que serão oferecidas aos hóspedes. O Cozinha Brasil, por exemplo, vai evitar o desperdício de alimentos, o que pode reduzir o custo da alimentação para o consumidor final”, afirma Fermi. (Promoview)
MASTER BUSINESS COMMUNICATION

A Universidade Metodista de São Paulo recebe inscrições para o curso Master in Business Communication (MBC) - Gestão de Comunicação e Mercado, um dos programas de especialização de Pós-Graduação Lato Sensu oferecidos pela nova Escola Metodista de Educação Corporativa.

O MBC busca direcionar o profissional à elaboração de uma análise crítica dos mercados organizacionais e de consumo, contribuindo para que o mesmo esteja capacitado a oferecer consultorias nas áreas de Comunicação e Mercado.
Detalhes: www.metodista.br/emec/mbc, necc@metodista.br ou (11) 4366-5000 (Grande São Paulo) e 0800-889 2222 (demais localidades), de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados, das 8h às 14h.

PROJEÇÃO MAPEADA PARA LANÇAMEN TO DE CARROS

A UAU Mídia apresenta ao mercado novas mídias com o objetivo de transformar uma ideia em experiências exclusivas e surpreendentes. Tem em seu portfólio quatro produtos: Projeção Mapeada, Holografia, Totem Holográfico e Realidade Aumentada.

No lançamento da Volkswagen em julho, a UAU Mídia criou uma Projeção Mapeada para a apresentação do Novo Gol e do Novo Voyage. O vídeo com a apresentação pode ser conferido no “http://ow.ly/dpLtP”.

Recentemente a empresa participou do Festival Natura Musical, onde duplicou o cantor Gilberto Gil (vídeo no link “http://ow.ly/dpLpN”, foto) e da apresentação dos uniformes que os atletas brasileiros usaram nas Olimpíadas de Londres, evento realizado pela Nike, em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Com o produto Projeção Mapeada, a UAU Mídia torna possível a criação de ilusões visuais através da projeção de filmes sobre superfícies variadas. É possível projetar um vídeo sobre formas complexas como um carro, uma estátua ou a fachada de um edifício.

A UAU Mídia é especialista em Projeção Mapeada. No link “http://ow.ly/dpJYV” é possível ver o vídeo com a maior projeção em fachada da América Latina, realizada no Museu Oscar Niemeyer.

Dirigida pelo publicitário Marcelo Gebara Stephano, a UAU Mídia cria, desenvolve e coloca em prática soluções de novas mídias com tecnologia de ponta e design inovador.

Atualmente a UAU Midia disponibiliza quatro produtos: Projeção Mapeada, Holografia, Totem Holográfico e Realidade Aumentada.

Mais informações no site
http://www.uaumidia.com.br, YouTube http://www.youtube.com/user/UAUmidia e Twitter twitter.com/UAUmidia.

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