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terça-feira, 11 de setembro de 2012

CALENDÁRIO DE FEIRAS DE SETEMBRO


A Ubrafe – União Brasileira dos Promotores de Feiras, divulga a agenda das grandes feiras de negócios brasileiras que acontecerão no mês de setembro.Os encontros serão sediados nas cidades de São Paulo (SP), Curitiba (PR), Joinville (SC) e Chapecó (SC) e envolvem os setores de beleza, indústria, música, educação financeira, metalurgia, gastronomia & hotelaria, sustentabilidade, alimentos & bebidas e cadeia produtiva da carne.
Juntas, as principais feiras de negócios brasileiras marcadas para setembro devem atrair um público de quase 500 mil visitantes profissionais.
A agenda:
Beauty Fair – Feira Internacional de Cosméticos e Beleza. Data: 08 a 11
São Paulo/SP. Local: Expo Center Norte. Promotor: Beauty Fair
MercoAgro – 9ª Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne  Data: 18 a 21. Cidade: Chapecó/SC. Local: Parque de Exposições Tancredo Neves. Promotor: BTS
Expomac – 19ª Feira da Indústria Metal Mecânica. Data: 26 a 29 Cidade: Curitiba/PR. Local: Expotrade. Promotor: Diretriz
Expomusic 2012 – 29ª Feira Internacional da Música. Data: 19 a 23.
Cidade: São Paulo/SP. Local: Expo Center Norte. Promotor: Francal Feiras
Expomoney São Paulo. Data: 20 a 22. Cidade: São Paulo/SP. Local: Transamérica Expo Center. Promotor: GEO Eventos
Metalurgia 2012 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Forjaria, Alumínio & Serviços. Data: 18 a 21. Cidade: Joinville/SC. Local: Expoville. Promotor: Messe Brasil
Equipotel São Paulo. Data: 10 a 13. Cidade: São Paulo/SP.  Local: Anhembi. Promotor: Reed Exhibitions Alcântara Machado
Equipotel Food& Drinks. Data: 10 a 13. Cidade: São Paulo/SP. Local: Anhembi. Promotor: Reed Exhibitions Alcantara Machado
Equipotel Spa&Wellness . Data: 10 a 13. Cidade: São Paulo/SP. Local: Anhembi. Promotor: Reed Exhibitions Alcantara Machado
Greenbuilding Brasil. Data: 11 a 13. Cidade: São Paulo/SP. Local: Transamérica Expo. Promotor: Reed Exhibitions Alcântara Machado
FI South America 2012. Data: 18 a 20. Cidade: São Paulo/SP. Local: Expo Center Norte. Promotor: UBM Brazil (Promoview)

Marketing Promocional tem vagas!
Vem aí a oitava Sampro, a Semana de Marketing Promocional da Ampro. Entre 24 e 28, nas principais Universidades do País, a Ampro vai levar os mais importantes profissionais do mercado, gente que sabe o que diz, para falar sobre o tema da Sampro desse ano que trata do crescimento das vagas nas Agências Promo e da dificuldade de se conseguir gente para ocupá-las.
Melhor, esse ano, a Ampro chama o meio acadêmico para participar efetivamente desse novo momento, abrindo a associação na entidade para alunos e professores. Isso mesmo. Agora, uma nova categoria permite que você, aluno e mestre da área de Comunicação, possa se associar e usufruir de vantagens que vão de descontos bem bacanas em eventos, congressos e encontros tanto da própria Ampro, como da ABA, Abap, Abeoc, entre tantas outras, até visitas e estágios em agências.
Isso porque, como venho falando há tanto tempo aqui no PROMOCITÁRIOS, ninguém está formando esses profissionais de maneira adequada ou que contemple a demanda de um mercado emergente. Ou seja, continuamos formando publicitários, quando o mercado pede gente que entende de Marketing Promocional ou Comunicação Integrada.
A Sampro e a associação na Ampro são duas oportunidades ímpares de conhecer o marketing promocional, suas disciplinas e ferramentas, interagir com gente especial do mercado, com a própria Diretoria da Ampro, que tem profissionais como o Marcelo Lenhard, da Heads; Ricardo Beato, da Super; o Odilon Machado; da Átomo, o professor (o chamo assim porque sabe tudo de Promo) Alexis Pagliarini, do Sheraton São Paulo WTC; minha conterrânea Alexa Carvalho, da também mineira Etc & Tal.
Isso sem contar o Bruno Barra, da Agência Flap de Brasília; o Godoy, da gaúcha Mazah; o Rafael Phoca, da Ativação, do Espírito Santo; o Renato Villamarim, da Guia Marketing de Minas; Andre Dhil, da Agência Locus do Paraná; do Wilson Soderi, da WCR Promo, de Ribeirão Preto; da Djanira Dias, da 2D de Salvador; e por aí vai.
Reparem que coloquei os nomes seguidos das agências só para deixar claro que estamos diante de gente do mercado, portanto gente qualificada e preparada para dizer o que um estudante de Comunicação precisa ouvir para “se dar bem” no mercado.
Então, é isso. Se sua Universidade está fora da oitava Sampro, quem sabe você não procura sua coordenação e dá um toque no pessoal para ver se dá para ela entrar. Porque pior que sua Universidade estar fora da Sampro é você ficar fora do mercado, não é?
A não ser que você seja daqueles que gostam de ganhar computadores e ir a festas na Faculdade ao invés de se informar e se preparar. Se é, beleza, a gente vai continuar fazendo a Sampro, e, quem sabe, em 2015 você participe da 11a. Até lá, a galera que vai participar da oitava Sampro te agradece.
A fila do mercado anda. Você tá preparado para ficar na frente? (Promoview)
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CONVERSA SOBRE O CÓDIGO PENAL BRASILEIRO
(Thácio Siqueira, no ZENIT.org) – São três os valores inegociáveis segundo Bento XVI – em discurso ao Partido Popular Europeu no ano de 2006: vida, família monogâmica e educação dos filhos. Valores estes que não podem “seguir a arte da política e da negociação”, - afirma Pe. Paulo Ricardo - em uma conversa organizada por ZENIT entre o Prof. Paulo Fernando Melo, vice-presidente Pró-vida e pró-família e membro da comissão de bioética da arquidiocese de Brasília, e o Pe. Paulo Ricardo Azevedo Junior, do clero da arquidiocese de Cuiabá, e famoso pregador brasileiro.
Oferecemos aos nossos leitores a primeira parte dessa reflexão. A segunda será publicada amanhã, quarta-feira, 5 de Setembro.

Prof. Paulo Fernando: Como é que o senhor vê a situação da comunidade católica, da sociedade no geral, diante dessa questão da legalização do aborto previsto no anteprojeto do código penal?

Pe. Paulo Ricardo: Na realidade, o católico está, infelizmente alienado da vida política. Enquanto católico criou-se uma mentalidade de que porque o Estado é laico as pessoas não podem manifestar seus valores éticos e religiosos no mundo da política. Essa mentalidade é completamente absurda porque nós sabemos que toda lei manifesta um Ethos, toda lei manifesta uma visão de mundo e um quadro de valores. 

Ora, o Estado pode ser laico, mas os brasileiros são religiosos. E eles têm não somente o direito mas o dever de levar esse seu Ethos à própria confecção das leis. Ora, por causa dessa ideologia laicista o católico introjetou uma espécie de minoridade. 

Enquanto ele é religioso, católico, possui as suas convicções, mas é como se fosse um cidadão de segunda categoria. Só tem direito de se manifestar aquele que é ateu, materialista militante... o católico fica de lado. Na realidade precisamos acordar o católico consciente, convicto, praticante, fiel à Igreja e ao Papa, para a sua missão, a sua vocação no mundo da política. O diabo, na verdade, fez o trabalho dele muito bem feito. Colocou na cabeça do católico que política é para gente soncha, para pessoa soncha. Portanto, ele não deve imiscuir-se nesse ponto. É assim que, então, temos no Brasil uma situação bastante esdrúxula de uma maioria silenciosa que é governada quase que ditatorialmente por uma minoria que conseguiu amordaçar essa maioria.

Prof. Paulo Fernando: Padre, nós estamos em anos de eleições, para prefeito e vereador. O que diz a doutrina social da Igreja da participação efetiva de católicos na política? Quais são os critérios de um bom candidato para que o eleitor faça uma boa escolha?

Pe. Paulo Ricardo: Na verdade, nós devemos sempre olhar para o fato de que a Igreja não tem candidatos próprios, mas a Igreja orienta o fiel para escolher candidatos que trabalhem para o bem comum, homens e mulheres que tenham um histórico e uma competência para trabalhar para o bem comum. Essa realidade incide fortemente quando nós olhamos para o curriculum do candidato e vemos que ele tem ou não um histórico de defesa daqueles valores que o Papa Bento XVI chama de valores não negociáveis.

São três tipos de valores não negociáveis, praticamente, que o Papa colocou num discurso dele ao Partido Popular Europeu no ano 2006.  

Primeiro: respeito à vida humana desde a sua concepção até a sua morte natural. Aqui entra toda a questão do aborto, da eutanásia, etc. Segundo: a família, constituída por um casamento monogâmico, único, indissolúvel, entre um homem e uma mulher. E esse é um valor que a Igreja considera não negociável. Ou seja, não há aqui a arte da política e da negociação. E terceiro: a educação dos filhos, ou seja, a liberdade dos pais de educarem os seus filhos sem ingerência do Estado naquilo que são os valores a serem transmitidos aos filhos.

Essas três colunas mestras estão sendo, hoje, atacadas frontalmente pelo abortismo, pelo gaysismo, pelo feminismo, e por um Estado cada vez mais aparelhado por militantes de esquerda que querem exatamente solapar essas colunas mestras da moralidade da civilização ocidental, que não é só algo específico nem do católico e nem do cristão, mas são os valores encima dos quais foi construída a civilização ocidental.

Prof. Paulo Fernando: Padre, o Senhor poderia esclarecer-nos se, de acordo com a doutrina e o magistério da Igreja, um eleitor que vote num candidato ou num partido que, sabidamente é contrário a esses valores que o senhor falou – se o partido claramente no seu programa defende a legalização do aborto – se, teoricamente, esse eleitor, votando deliberadamente nesse partido e nesse candidato, estaria incorrendo em pecado?

Pe. Paulo Ricardo: De fato existe uma situação bastante delicada no Brasil porque a realidade do nosso país é que, praticamente, todos os partidos tem nas suas plataformas, nos seus programas, políticas contrárias a esses valores. O que, na verdade, nós deveríamos atentar é para o fato não se os partidos tem ou não esse tipo de valores, mas se o partido permite ou não uma liberdade ao candidato de exercer o seu mandato a partir dos valores que ele professa. De tal forma que não aja uma rigidez ou uma disciplina interna no partido que obrigue os candidatos, uma vez eleitos, a uma camisa de força doutrinal. Então, nesse caso, se uma pessoa sabe que o partido tem esse tipo de disciplina interna, e que, portanto, não irá permitir ao candidato o exercício do seu mandato conforme os valores que o próprio candidato professa, então o eleitor tem a sua consciência gravemente honerada na hora de votar, porque sabe que está votando não num candidato com valores cristãos, mas num partido que irá impor seus valores anticristãos e imorais.
CHAMADA PARA PESQUISAS VOLTADAS À PRIMEIRA INFÂNCIA
(Texto de  Karina Toledo, distribuído pela Agência FAPESP) A FAPESP e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) anunciaram, no dia 4 de setembro, a segunda chamada de propostas para pesquisas voltadas ao desenvolvimento infantil.
O evento foi realizado no âmbito do acordo de cooperação científica e tecnológica firmado entre as instituições, que prevê aporte de recursos de até R$ 3 milhões para apoiar os projetos selecionados nesta segunda fase.
Pesquisadores das áreas de saúde, educação, pedagogia, psicologia, assistência social, economia e demais interessados têm até 4 de dezembro para submeter projetos, cuja duração pode chegar a dois anos.
A pesquisa deve se enquadrar em um dos três temas propostos no edital: “Promoção de melhorias no sistema de atenção à primeira infância/Avaliação de programas e políticas que têm impacto no desenvolvimento infantil”, “Saúde, assistência social, educação e desenvolvimento” ou “Parcerias com pais e comunidades”.
“É muito importante destacar a dimensão social desse acordo entre a FAPESP e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, voltado a melhorar as condições de vida na primeira infância”, disse Celso Lafer, presidente da FAPESP.
Eduardo de Campos Queiroz, presidente da FMCSV, ressaltou que a produção científica na área é pequena no país e muito focada na área de Ciências Biológicas, havendo carência de projetos no âmbito das Ciências Sociais. “Mas estamos vivendo um momento excepcionalmente rico em termos de investimento na primeira infância. Cada vez mais as políticas públicas são baseadas em evidências científicas”, disse.
O diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, ressaltou a importância de se identificar os gargalos e os desafios da área antes de definir novas iniciativas e propor soluções. “Essa associação entre as duas instituições nos permite estimular e convidar pesquisadores do Estado de São Paulo a preparar bons projetos de pesquisa relacionados aos temas determinados no edital”, disse.
Cada pesquisador poderá submeter apenas uma proposta e, para isso, precisa estar vinculado a uma instituição de ensino superior ou de pesquisa sediada no Estado de São Paulo. Os projetos devem seguir as normas vigentes para Auxílio à Pesquisa – Regular. Poderão ser financiadas despesas de capital, custeio e bolsas de Treinamento Técnico.
“Não há um número predefinido de propostas a serem aprovadas. O limite será dado pelo total de recursos disponíveis”, explicou Ely Harasawa, gerente de Programa da FMCSV.
Segundo Harasawa, a seleção será feita de acordo com a qualidade e a consistência do projeto, não havendo áreas prioritárias preestabelecidas. “Um aspecto importante a ser considerado é a importância da pesquisa para a formação de práticas e políticas públicas”, disse.
Na primeira chamada de propostas, lançada em março de 2011, foram aprovados dez dos 25 projetos submetidos. “A principal diferença entre os editais é que o primeiro era focado em crianças de 0 a 3 anos e este amplia o escopo para 0 a 6 anos”, disse Eric Kors Vidsiunas, diretor de Área para Ciências da Saúde da FAPESP. Detalhes: www.fapesp.br/acordos/fmcsv
PREPARAÇÃO PARA O ENEN

O Colégio Dehon oferecerá em 30 de setembro mais um Simulado Aberto Nacional, em parceria com o Sistema Anglo de Ensino.
Este evento é direcionado aos alunos do Ensino Médio e tem como objetivo prepará-los para os vestibulares e para o ENEM.
As inscrições, que são gratuitas, deverão ser feitas pelo  www.simuladoaberto.com.br .

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