Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

VEM AÍ O FÓRUM GREEN BUILDING BRASIL


O principal fórum de discussão sobre construções verdes do País, está em sua terceira edição. Esse ano, o Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional & Expo, acontece rá entre os dias 11 a 13 no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).
Especialistas do setor debaterão questões como tendências globais e regionais; políticas públicas e questões regulatórias; novas tecnologias; materiais e processos; práticas sustentáveis; normas e certificações ambientais; e estudos de cases de sucesso do setor.
Entre os especialistas presentes estarão Michael Wurzel, sócio do Foster & Partners (Reino Unido), Sérgio Dias, secretário Municipal de Urbanismo da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e o vice-presidente USGBC, Scot Horst, falando com exclusividade sobre a nova versão do LEED.
Em 2011, o Greenbuilding recebeu mais de mil visitantes das principais capitais do Brasil e de países como EUA, Reino Unido, Canadá, Costa Rica e Itália, público composto por patrocinadores, palestrantes nacionais e internacionais, arquitetos, engenheiros, consultores e especialistas da área de construção civil. (Promoview)
IMPACTOS DE FATORES PSICOSSOCIAIS NA INOVAÇÃO
O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer  e a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho  promovem, dia 19, um evento no formato Manhã da Inovação com o tema Trabalho e saúde mental: impactos de fatores psicossociais na inovação.
O encontro discutirá a influência da saúde mental do indivíduo em seu processo de aprendizagem e no ambiente organizacional no qual está inserido.
O objetivo é incentivar a prática de atividades inovadoras voltadas à sustentabilidade de sistemas organizacionais, com foco na saúde do trabalhador e em sua relação com o empregador.
Marco Antonio Silveira (CTI-Projeto Gaia) liderará o encontro. Maria Maeno (Fundacentro) ministrará a palestra “Saúde Mental e Trabalho” e Márcia Hespanhol (PUC-Campinas) será a comentadora.
Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
A quarta edição do EcoSummit abordará a ecologia e preservação dos serviços de recursos naturais do planeta. O evento contará com a participação da Ecological Society of America, The International Association for Ecology e da Society for Ecological Restauration Internacional. Em Columbus, Ohio.
O evento chega para mostrar que é possível reunir cultura, meio ambiente, educação e entretenimento em um só evento. A ideia é levar as pessoas a se comprometerem com práticas sustentáveis.
É a primeira ação proveniente do Green Nation, um ambiente colaborativo on-line que interage com os usuários, buscando a convergência entre cultura, informação e proteção ambiental a partir de questões que envolvem o futuro do planeta. No Rio de Janeiro (RJ) acontecerá no dia 13/11.
A proposta do encontro é qualificar a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos frente aos novos conceitos e sistemas a serem desenvolvidos e implementados a partir da Lei Nº 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e ao Decreto Federal 7.404/2010 com vistas à redução da geração de resíduos na fonte e ao reaproveitamento dos materiais e energia. No Estado do Rio Grande do Sul se inicia no Fecomércio-RS, em Porto Alegre, no dia 02/12. (Promoview)
No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)
MINHOCULTURA E VERMICOMPOSTAGEM
 Aracaju (SE) será sede do Workshop sobre Minhocultura e Vermicompostagem. O evento é promovido pela Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aese), pela Embrapa e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O workshop visa estimular a conservação do meio ambiente e a introdução de práticas agrícolas não convencionais – de baixo custo e amigáveis à biodiversidade. O objetivo é agregar valor às pequenas explorações agrícolas de base familiar e reduzir a dependência dos produtores em relação aos insumos químicos.
A minhocultura e a vermicompostagem se apresentam como oportunidade para melhorar os índices de produtividade das lavouras, utilizando como base de sustentação o excedente de resíduos orgânicos oriundos da própria propriedade, como palhas de diversas origens e restos de vegetação espontânea. Detalhes: www.aease.org.br
83,4 MILHÕES DE USUÁRIOS NA INTERNET   

 O Brasil atualmente conta com 83,4 milhões de pessoas que possuem acesso à internet, segundo estudo do Ibope Nielsen referente ao segundo trimestre de 2012. Em números totais, a marca representa uma alta de 1% referente ao trimestre anterior (82,4 milhões) e de 7% sobre o mesmo índice em 2011.

A publicidade online também cresceu, de acordo com o medidor. A alta foi de 32% em relação a julho de 2011, com 7.193 campanhas e 21.846 banners, elevação de 34%. O número de anunciantes cresceu 20% para 2.361 empresas.
Os sites com maior elevação em julho sobre o mês anterior no tráfego foram total foram os de esportes, fotografias, eventos, previsão do tempo, destinos de viagens e venda de passagens rodoviárias. (Propmark)
EVENTO COM GRANDES NOMES DO DESIGN

Com o objetivo de alimentar a criatividade, confrontar ideias e promover o network, a ABC Design promove a sétima edição do ABC | X nos próximos dias 20 e 21, em São Paulo. Neste ano, as atrações do evento de criatividade, que acontecerá na Escola de Arte e Design Panamericana, são os designers Luigi Colani e Ellen Lupton.

Colani, que possui mais de 6 mil obras no portfólio, construídas em 60 anos de carreira, vem ao Brasil pela primeira vez para apresentar a palestra "O Homem é Natureza" e comandar o workshop "Descobrindo na Natureza a Inspiração Criativa". O designer alemão é fundador do "biodesign", ou seja, a aplicação de formas da natureza no desenvolvimento de projetos. Seus feitos vão desde a criação de uma coleção de sapatos para Christian Dior a um estudo para tornar mais ergonômico o punho da Canon T90 - design utilizado em grande número de câmeras disponíveis no mercado. Além disso, Colani foi também responsável pela aerodinâmica de carros de competição e naves espaciais, em parceria com a agência espacial americana (Nasa).

Já a americana Ellen Lupton vai proferir a palestra "Pensar grande, pensar pequeno: usando o design para ver, fazer e entender" e comandar o workshop Design Thinking. Na atividade, que durará um dia inteiro, os participantes terão a chance de redesenhar um produto, marca ou identidade gráfica. A americana é curadora de design contemporâneo no Cooper-Hewit National Design Museum e autora de livros referências em teoria e prática do design. "Pensar com Tipos" e "Novos Fundamentos do Design" foram alguns dos títulos publicados no Brasil. Ellen Lupton também atua como coordenadora do programa de Mestrado em design gráfico do Maryland Institute College of Art (MICA), localizado em Baltimore (EUA).

Sobre a ABC Design - A ABC Design, publicação editada pela agência Straub Experience Design, já realizou seis outros eventos da área nos últimos sete anos, reunindo cerca de 4 mil pessoas no total. São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba já receberam profissionais do calibre de Stefan Sagmeister, conhecido pela criação de capas de álbuns das bandas The Rolling Stones e Aerosmith; e Javier Mariscal, que concorreu ao Oscar 2012 com a animação "Chico e Rita".


São Paulo disputa Exposição Universal
A capital paulista continua trabalhando decisivamente para trazer a Exposição Universal 2020 para o Brasil, o que significaria o maior de todos os eventos dos próximos anos. A Expo tem a duração de seis meses.
Para tratar da divulgação da candidatura paulista para receber o megaevento, Luciane Leite, diretora de Turismo da SPTuris, esteve com Flávio Dino, presidente da Embratur, para discutir estratégias de ações promocionais.
“Sabemos que São Paulo é um fortíssimo candidato e é muito importante que o nosso País consiga captar mais um encontro desta magnitude, ainda mais no ano do bicentenário de nossa independência. Estarmos nessa disputa mostra ainda mais o potencial do país como um destino de eventos”, afirmou Dino.
A presidente Dilma Roussef deverá liderar a delegação que defenderá, em novembro, a escolha da cidade-sede da Expo Universal de 2020. A candidatura de São Paulo será apresentada na Assembleia-Geral do Bureau Internacional de Exposições (BIE), juntamente com um detalhado projeto para conquistar o direito de sediar o evento.
Caso São Paulo seja a cidade escolhida, será a primeira vez na história da exposição que o evento acontecerá no Hemisfério Sul.
Além da capital paulista, disputam a indicação as cidades de Ekaterimburgo (Rússia), Ayuthaia (Tailândia), Izmir (Turquia) e Dubai, nos Emirados Árabes. A decisão sairá em novembro do ano que vem.
Em São Paulo, a Expo seria realizada no futuro Centro de Convenções de Pirituba, que ocupará área de mais de cinco milhões de metros quadrados, distribuídos entre centro de conferências, área de exposições, shopping center, hotéis, instalações e serviços.
A Expo 2020 poderia receber 30 milhões de visitantes, de acordo com o Marcelo Rehder, presidente da SPTuris. “A Expo 2020 será importante não só pela projeção do Brasil durante o evento, mas também pelo fluxo de visitantes estrangeiros que irão aproveitar que estão na feira para conhecer outros roteiros brasileiros”.
As principais atrações do evento são os pavilhões nacionais, construídos pelos países participantes. O tema de 2020 será : “Poder da Diversidade – Harmonia para o Crescimento“.
A última edição foi realizada, em 2010, em Shangai e contou com a participação de 190 países e 50 organizações internacionais, sendo a exposição chinesa, a maior da história que, durante os seis meses recebeu 73 milhões de pessoas. A próxima será realizada em Milão, Itália, em 2015.
A Exposição Universal teve inicio em 1851, no Palácio de Cristal, em Londres, Inglaterra, ganhando fama como marco para grandes descobertas mundiais e ideias inovadoras nas mais variadas áreas de atuação. (Promoview)
METODOLOGIA COMPUTACIONAL NOS PLANOS DE EVACUAÇÃO
 Pesquisadores do Laboratório de Segurança ao Fogo (LSF) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) desenvolveram uma metodologia para elaborar planos de abandono em espaços construídos que concentram grande número de pessoas, como aeroportos, ginásios esportivos, centros de convenção, estações de trem e metrô e estádios, entre outros.
A metodologia utiliza modelos computacionais para simular o movimento das pessoas nas dependências dessas edificações, de modo a buscar alternativas de eficiência para as ações de evacuação em situações de rotina e de emergência, como incêndios, conflitos, ameaças terroristas e catástrofes naturais.
Os estudos podem ser focados em ajustes nos procedimentos padronizados já existentes na edificação, bem como desenvolvidos na fase de pré-projeto da edificação.
Os modelos computacionais simulam o movimento de pessoas em espaços confinados e abertos. As simulações possibilitam a visualização do movimento através de realidade virtual ou mesmo em duas dimensões, utilizando plantas arquitetônicas importadas do CAD.
A modelagem é baseada em algoritmos genéticos – sistema que considera cada usuário como sendo uma partícula autônoma. “Esse recurso é de extremo auxílio na identificação de cenários críticos”, afirmou Rodrigo Machado Tavares, pesquisador do LSF.
Um dos exemplos que ele destaca são as áreas nos estádios onde possa haver congestionamentos que dificultem a movimentação. Além disso, também é possível calcular índices, tais como fluxo de pessoas, assim como o cálculo dos tempos parcial e total de abandono para cada situação.
Para executar esse estudo de forma convencional seria preciso realizar exercícios in loco com a população real, o que pode se tornar impraticável em grandes empreendimentos. O desenvolvimento dos planos de abandono considera as interações entre as pessoas e entre pessoas e o ambiente construído.
A legislação e as normas técnicas vigentes no país que abordam esse tema seguem uma visão estritamente prescritiva, voltada ao desenvolvimento de projeto, e não contemplam o desempenho da solução proposta, considerando as interações no uso.
No Brasil, o LSF dispõe de todos os recursos físicos e humanos para realização de simulações empregando tais modelos. O laboratório é o maior grupo no Brasil que se dedica de forma mais ampla à realização de ensaios e pesquisas na área de segurança contra incêndios. O grupo atua desde 1979 e é composto por pesquisadores com experiência internacional. Detalhes: www.ipt.br/noticia/553-seguranca_em_edificacoes.htm.
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS
 A primeira edição do Simpósio Internacional de Águas Residuárias na Agricultura ocorrerá em Botucatu nos dias 8 e 9 de novembro de 2012. O evento será realizado no anfiteatro Paulo Rodolfo Leopoldo, na Fazenda Experimental Lageado, da Unesp.
O evento pretende discutir estratégias diante da tendência mundial de diminuição da disponibilidade e da qualidade da água.
“É previsível que, durante as próximas décadas, a água destinada à irrigação seja ainda mais escassa, com maior nível de salinidade e alta concentração de elementos tóxicos para as plantas. Por esse motivo, uma boa utilização de águas de reuso faz-se necessária”, explica Fernando Broetto, professor do Departamento de Química e Bioquímica do Instituto de Biociências da Unesp e coordenador do simpósio.
Dentre os palestrantes convidados, destacam-se Juan José Alarcón e Maria Jesús Sánchez Blanco (Cebas, Espanha), Steve Deverel (Hydrofocus, EUA), Fernando Sozzo da Silva (Sabesp), Antonio Teixeira de Matos (Universidade Federal de Viçosa) e Rodrigo Máximo Sánchez Román (Unesp Botucatu).

Nenhum comentário:

Postar um comentário