Tirei uns dias
para ler textos sobre o Marketing. Li uns livros, algumas
aulas antigas, zapeei pelo mundo virtual por blogs e sites e
cheguei à conclusão de que “deu ruim” – como diz o Ronan, meu filho, estudante
de Comunicação e redator, como eu.
Desde as
Universidades, onde os alunos (mal) formados em Marketing caem no mercado – em
especial nos clientes (ai, que medo!), com um discurso démodé dos tais “P”,
quando os “C”, esses sim, talvez, digo talvez, hoje em dia, façam algum sentido
– entabulam discursos inócuos, intimidam-se e perseguem qualquer um (colega,
fornecedor, profissional de Comunicação de Agência etc.) que questione sua
“competência” com posições mais claras, mais reais, longe do que dizem as
“bíblias“ de Marketing e os professores fajutos.
Fazem qualquer
coisa, ética ou não, para manter posição, já que os “caras” de compras e
suprimentos já mandam neles mesmo.
Na frase de um
anônimo, que retirei do texto de Donizeti A. De Paula, executivo de Marketing,
professor e jornalista “Há cinco tipos de empresas: as que fazem as coisas
acontecerem; as que acham que podem fazer as coisas acontecerem; as que
observam as coisas acontecerem; as que admiram o que aconteceu e as que não
sabem que algo tenha acontecido”, me veio a inspiração para esse texto.
Onde está a PRAÇA,
no sentido físico que lhe deram em essência, se o meio digital existe? Como
fundar no PREÇO a ideia da competitividade que hoje está mais
forte na marca? Onde está o PRODUTO, em sua essência de valor,
num mundo de consumidores que buscam muito mais que tê-lo ou usá-lo?
Por fim, restou a PROMOÇÃO.
Essa talvez tenha resistido e tomado forma na amplitude que ganhou o marketing promocional, mas, mesmo
assim, não rola a ideia idiota do “compre 2 e leve 3”, “compre um vaso e ganhe
a flor” ou “Não perdam!” (sic), como já vi por aí.
Os “C”s de Mac
Carthy possivelmente ainda tenham sentido (Consumers Wants and needs, Cost To Satisfy,
Convenience to buy, Communication) e bem podem ser definidos num paralelo de
“P”s e “C”s assim: os desejos, aspirações e necessidades do consumidor/produto;
o custo equivalente ao valor intangível do produto que satisfaça o
consumidor/preço; a conveniência e facilidade para a compra/praça, e, por fim,
a forma de comunicá-la face-to-face/promoção.
Academicismo legal
para fomentar conteúdo e formação. Letal e fatal para se levar como discurso
pronto para reuniões, para a empresa, e, por fim, para o mercado. Porque para
fazer com que as coisas aconteçam na sua empresa tem-se que ser original,
tem-se que inovar; os achistas normalmente conhecem os “P” e ficam neles; os
observadores são os covardes que esperam para ver se alguém faz ou traz alguma
coisa que dá certo, e são elogiados pelos chefes, para dizer o famoso “fui eu”;
os que trazem para as reuniões coisas geniais que os outros fizeram, admirado
delas, sem tentar fazer algo que as supere, são os incompetentes; e os que não
sabem o que aconteceu são os intelectuais de plantão, aqueles que sempre
discursam com base em algo que fizeram há anos e tentam viver do currículo, são
os covardes que usam os outros, donos dos pequenos poderes.
Você conhece essas
empresas e esses profissionais? Seu cliente se insere num desses quadros? Você
se viu por aí? Sem problema. Tudo pode mudar se você entender que o Marketing
não tem p, c, r, z, letra nenhuma a defini-lo. Melhor, tem duas: o G e o V.
Porque Marketing
se faz no dia a dia, na percepção das pessoas, nas ruas, nas praças, na
internet, na TV, em casa, nas conversas de bar, e, claro, nas Universidades,
onde a construção do conhecimento é o que vige, e não os tablets ou
festas.
Marketing é gente.
Marketing é vida. E isso não tem preço, mas tem valor, é produto imperecível,
que em qualquer praça faz sucesso porque promove a relação que move o nosso
mundo. Esse mercado é nosso! (Tony Coelho NO Promoview)
CONSELHOS
Bryan
Dyson disse, ao deixar o cargo de Presidente da Coca Cola:
“Imagine a vida como um jogo em que você esteja
fazendo malabarismos com cinco bolas no ar.
Estas bolas representam: seu Trabalho, sua Família, sua Saúde, seus Amigos e sua Vida Espiritual, e você terá de mantê-las todas no ar.
Estas bolas representam: seu Trabalho, sua Família, sua Saúde, seus Amigos e sua Vida Espiritual, e você terá de mantê-las todas no ar.
Logo você vai perceber que o Trabalho é como uma bola
de borracha. Se soltá-la, ela rebate e volta.
Mas as outras quatro bolas: Família, Saúde, Amigos e
Espírito, são frágeis como vidros. Se você soltar qualquer uma destas, ela
ficará irremediavelmente lascada, marcada, com arranhões, ou mesmo quebradas,
vale dizer, nunca mais será a mesma.
Deve entender isto: tem que apreciar e esforçar para
conseguir cuidar do mais valioso.
Trabalhe eficientemente no horário regular do
escritório e deixe o trabalho no horário.
Gaste o tempo requerido à tua família e aos seus amigos.
Faça exercício, coma e descanse adequadamente. E,
sobretudo... Cresça na sua vida interior, no espiritual, que é o mais
transcendental, porque é eterno. Shakespeare dizia: ‘Sempre me sinto feliz,
sabes por quê? Porque não espero nada de ninguém. Esperar sempre dói’.
Os problemas não são eternos, sempre têm solução. O
único que não se resolve é a morte. A vida é curta, por isso, ame-a!
Viva intensamente e recorde:
Antes de falar... Escute!
Antes de escrever... Pense!
Antes de criticar... Examine!
Antes de ferir... Sente!
Antes de orar... Perdoe!
Antes de gastar... Ganhe! (Muito importante)
Antes de render... Tente de novo!
ANTES DE MORRER... VIVA!
LIVROS & REVISTAS
. Enciclopédia reúne biografias de
grandes nomes do radialismo brasileiro - As
jornalistas e professoras Nair Prata e Maria Cláudia Santos reuniram em um
livro as biografias, com fotos, dos 230 mais importantes radialistas
esportivos, de todos os estados brasileiros. A Enciclopédia do Rádio Esportivo
Brasileiro resulta de uma investigação coletiva do Grupo de Pesquisa Rádio e
Mídia Sonora da Intercom. Publicado pela Editora Insular (http://www.insular.com.br/), o livro, que conta com a colaboração
de 119 autores, será lançado durante o 35º Congresso da Intercom. A obra
apresenta o cenário esportivo radiofônico do país.
. Livro sobre a história
do rádio será lançado no Congresso Nacional - Durante
o 35º Congresso Nacional da Intercom, que ocorrerá entre 3 e 7 de setembro na
Unifor, em Fortaleza, o professor Luiz Maranhão, integrante do Grupo de
Pesquisa de Mídia Sonora da Intercom, fará o lançamento do seu novo livro,
intitulado de Raízes do Rádio.
.
Livro discute a
Comunicação no contexto organizacional – O livro Comunicação no contexto
organizacional: aspectos teóricos-conceituais é o resultado de estudos do Grupo de Pesquisa
Comunicação no Contexto Organizacional, do programa da Pontifícia Universidade
Católica – PUC Minas. O livro é organizado pelas professoras Ivone de Lourdes
Oliveira e Fábia Pereira Lima.
A obra é destinada a estudantes,
professores e profissionais de Comunicação Organizacional e Relações Públicas e
conta com vasto embasamento teórico, apresentando uma linguagem acessível para
abordar a Comunicação nas organizações e facilitar a compreensão dos processos
comunicativos neste espaço.
Editado pela Difusão
Editora, em parceria
com a Editora Senac Rio, o livro tem prefácio da vice-presidente do Conselho
Curador da Intercom, a professora Margarida Kunsh.
. O PT o Mensalão –
O jornalista, professor e doutor em Comunicação, Álvaro Nunes
Laranjeira, lançou o livro Da virtude da fala ao silêncio da palavra:
estratégias comunicacionais do PT no caso do Mensalão.
Com publicação da editora da Universidade Tuiuti do Paraná, o
livro é uma radiografia de um dos maiores casos de corrupção no país e as
estratégias comunicacionais usadas pelo partido.
. Rádio-Leituras recebe trabalhos até 15
de setembro - A
chamada de trabalhos da revista Rádio-Leituras, especializada em rádio e mídia
sonora, estará aberta até 15 de setembro.As informações podem ser encontradas
no http://radioleituras.wordpress.com,
aba Chamada de Trabalhos.
. Centenário de Mcluhan ganha
edição especial na Revista da ALAIC - A Revista Latinoamericana de Ciencias de La Comunicación
disponibiliza suas duas últimas edições. O número 13 pode ser lido aqui (http://alaic.net/revistaalaic/index.php/alaic/issue/view/15/showToc). A edição de
números 14-15 é especial, em comemoração aos cem anos de Marshall Mcluhan e tambémpode
ser lida aqui (http://alaic.net/revistaalaic/index.php/alaic/issue/current). A revista é uma publicação da
Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación – ALAIC.
. Revista Estudos em Comunicação
recebe artigos até 2 de novembro -A próxima edição da revista Estudos em Comunicação, a ser
publicada em dezembro, recebe artigos até 2 de novembro. A linha editorial da
publicação segue conceitos de “cidadania” e “participação”, do ponto de vista
comunicacional, envolvendo processos e dispositivos de circulação de
conhecimentos e formação de opinião no campo político e em áreas específicas de
políticas públicas.
As áreas de interesse são: jornalismo e
opinião pública; jornalismo cidadão, participativo e público; responsabilidade
e accountability de instituições, governos e empresas; mídia e esfera
pública; movimentos sociais nas áreas de meio ambiente, ciência, saúde,
ecologia, cultura, identidade e gênero; mídia e partidos políticos; entre
outros.
A revista aceita artigos em diferentes
áreas do campo das Ciências da Comunicação. Mais informações e normas para
submissão de trabalhos podem ser conferidas no site.
. Estudos Avançados” discute
desenvolvimento econômico e sociologia - O número 75 da revista “Estudos Avançados” tem como
temas dois dossiês: o “Novo-Desenvolvimentismo” e “Sociologia e Esperança”. O
texto de abertura do primeiro é assinado pelo economista Carlos
Bresser-Pereira, já o dossiê sobre sociologia, é organizado pelo professor José
de Souza Martins.
A revista é uma publicação do Instituto
de Estudos Avançados, da Universidade de São Paulo – IEA/USP e terá seu
lançamento no dia 29 de agosto, às 17h, no IEA, com conferência de Luiz Carlos
Bresser-Pereira, professor emérito da Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP.
. Aberta chamada de trabalho
para revista Rua –
Até o dia 1º de outubro é
possível enviar artigos, produções artísticas e resenhas de obras para os dois
próximos números da Revista Rua. A publicação é multidisciplinar e tem como
tema principal a cidade nos múltiplos espaços, do político e do urbano.
A revista é editada pelo Laboratório de
Estudos Urbanos da Universidade de Campinas – LABEURB/UNICAMP. Para mais
informações e normas para submissão, acesse o site.
Revista
Comunicação Midiática recebe papers – A
revista Comunicação Midiática, publicação do Programa de Pós-Graduação em
Comunicação da Universidade Estadual de São Paulo – UNESP recebe artigos de
doutores, ou doutores em co-autoria com pós-graduandos e mestres, para as
seções Cultura e Mídia, Linguagens Midiáticas e Políticas de Comunicação.
Para
a seção Resenhas recebe contribuições de autores que sejam pelo menos
estudantes de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Os trabalhos
são para edição janeiro-abril de 2013 e o prazo para envio encerra-se em 30 de
setembro
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