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quinta-feira, 30 de agosto de 2012

COMO FAZER UM MUNDO MELHOR


A mensagem que João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat deixou ao público presente no 3º Fórum de Marketing Empresarial, ao final de sua apresentação, foi de como uma marca pode engajar consumidores em um diálogo amplificado, tornando sua comunicação mais efetiva e ainda deixando como legado um mundo melhor. “Quem souber como posso fazer isso, me conte, pois é o que estamos buscando na Fiat”, brincou o executivo, em sua fala final.

O tema de sua palestra era "Efetividade de campanhas de comunicação - casos de sucesso no Brasil e no exterior". E foi basicamente em cases que sua apresentação foi centrada. Entre eles, o GP de Film do último Cannes Lions, “Back to start”, animação criada pela Creative Artists de Los Angeles para a rede de fastfood Chipotle Mexican Grill, que teve a ousadia da marca em expor a sua produção e assumir um compromisso por uma cadeia alimentícia mais sustentável e comprometida com o meio ambiente. Na trilha sonora, o clássico “The Scientist”, do Coldplay, mas na voz do ídolo country Willie Nelson. E que começou nas mídias sociais e depois foi parar na mídia paga (justamente após a apresentação do Coldplay no Graamy), algo que Ciaco acredita ser um desafio. “Sabemos muito bem fazer algo que comece na mídia paga e depois vai para a mídia proprietária e mídia adquirida. O inverso é mais complicado”, dizendo que é fundamental diferenciar indicadores de eficiência de indicadores de eficácia. “Eficácia é outro ponto que pontos sabem medir. É saber como a comunicação interfere nos resultados e nos nossos negócios”, explicou.
Cannes
Ciaco foi jurado da segunda edição do Creative Effectiveness no Cannes Lions, em junho passado. A competição, a primeira de Cannes a levar em consideração mais os resultados do que a ideia – 50% a 25% (outros 25% cabem à estratégia) –, já parte do princípio que, para participar, os trabalhos inscritos foram no mínimo shortlist no festival do ano anterior. “E por isso que fiquei surpreendido ao ver que o júri daria tanta importância à ideia. Pois para mim a ideia já estava consolidada, devido ao destaque do ano anterior. Mas não. O que foi olhado não foi a ideia em si, mas o planejamento que levou a ela, o insight”, explicou Ciaco. “E foi daí que vi que temos que sair das ideias criativas para ideias que inspirem criatividade, que partam de uma verdade. E se essa verdade for relevante, podemos criar não só campanhas, como também movimentos”.
O executivo exemplificou com o GP da área no festival. “Axe Excite”, da BBH Londres para o desodorante Axe, da Unilever, que foi veiculado em mais de 100 países, e partiu de uma pesquisa que, para os jovens, nem sempre a mulher dos sonhos era a mulher fatal, aquela inatingível. Mas sim a mulher que está próxima, mais angelical. “Hoje é difícil classificar ideias efetivas. Não existem mais barreiras na mídia”, concluiu.
Além de uma série de cases internacionais, Ciaco também citou o case Fiat Mio, criado pela AgênciaClick Isobar, um trabalho de sucesso e que também não trabalhou com mídia paga. Trata-se de um case colaborativo, lançado em 2009, onde, por meio do site wwwfiatmio.cc, a montadora convidou os consumidores a pensarem em um carro conceito para o futuro. Foram contabilizadas 11 mil ideais, que resultaram na construção do carro, no ano seguinte. O modelo foi exposto em locais como o Salão do Automóvel de São Paulo de 2010 e no próprio Cannes Lions 2011, dentro do Palais des Festivals. (Propmark)
UM CATÁLOGO PARA 18 MILHÕES DE MÚSICAS

Oi Rdio (www.oirdio.com), serviço de música digital criado pelos fundadores do Skype, presente no Brasil desde novembro em co-branded com a operadora Oi, anuncia dois acordos importantes para o mercado de música digital: As parcerias com as empresas CD Baby e TuneCore, dois dos maiores licenciadores de música digital para artistas independentes do mundo, que resultam na expansão do catálogo Oi Rdio para mais de 18 milhões de músicas.

"Estamos entusiasmados com os novos parceiros TuneCore e CD Baby, duas das melhores ferramentas de distribuição de músicadigital para artistas independentes", diz Drew Larner, CEO de Rdio. "A música independente é uma parte vital do catálogo Oi Rdio. Estamos contentes por incluir centenas de milhares de novos artistas, conectando seus trabalhos para fãs de música do mundo inteiro."

CD Baby e TuneCore ingressam no time de agregadores de música do Oi Rdio, que já conta com nomes como ONErpm, Digital BFM, Zimbalam, Awal e Ditto.

"Dado o foco das duas empresas em aproximar músicos e fãs, esta aliança fortalece e incentiva a propagação da nova expressão artística", comenta Julian Groeger, Vice-Presidente de Marketing da TuneCore. "Oi Rdio, com sua forte ênfase nos elementos de redes sociais de compartilhamento de música e descoberta acessível via web, dispositivos móveis e até mesmo off-line, é muito interessante para nossos artistas atingirem novos fãs e promoverem sua música globalmente."

"Estamos animados com a união de CD Baby e Oi Rdio. Será incrível fazer a música de nossos artistas acessível à dedicada e crescente base de assinantes", disse Brian Felsen, presidente da CD Baby. "O compromisso em oferecer um serviço de streaming de ponta que combina mídias sociais e recomendações com uma interface clean, sem anúncios, além do modelo baseado em assinatura são diferenciais de Oi Rdio. Nossos artistas têm solicitado a inclusão de Rdio à nossa rede de parceiros e estamos confiantes de que esta parceria irá gerar uma grande exposição e arrecadação para apoiar nossos músicos independentes. "

Com Oi Rdio, os fãs estão constantemente descobrindo novas músicas através de amigos, pessoas com gostos musicais semelhantes e até mesmo nas páginas dos próprios artistas, que podem compartilhar o que estãoouvindo em tempo real, trazendo um nível mais profundo de interação com fãs. Em Oi Rdio, os artistas podem promover e compartilhar suas músicas.

Para mais informações sobre Oi Rdio, visite www.oirdio.com. Novos usuários ganham sete dias gratuitos de degustação.

A Oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, comunicação de dados e internet. A Oi está presente em todo o território nacional. Em setembro deste ano, a empresa possuía 67,1 milhões de clientes. Deste total, 42,9 milhões estavam em telefonia móvel, 19,1 milhões em telefonia fixa, 4,8 milhões em banda larga fixa e 330 mil em TV por assinatura. Pelo terceiro ano consecutivo, a Oi integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F Bovespa refletindo o alto grau de comprometimento da companhia com a responsabilidade social e a adoção de práticas gerenciais sustentáveis. A Oi participa também da primeira carteira do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da BM&F Bovespa.

Rdio é um serviço de música digital inovador que está reinventando o modo de conhecer, ouvir e compartilhar músicas. Com mais de 15 milhões de músicas on-demand, o Rdio conecta músicas e pessoas e agiliza a busca e reprodução imediata de músicas, álbuns e playlists sem comerciais. Descubra o que amigos e usuários com o mesmo gosto musical estão ouvindo em tempo real e compartilhe no Facebook e no Twitter. Monte uma coleção de música digital disponível em qualquer lugar – na web, em casa, no seu automóvel, iPad e smartphone – mesmo estando offline.

Lançado em agosto de 2010, Rdio está sediada em San Francisco e foi fundado por Janus Friis, um dos criadores do Skype. O serviço está atualmente disponível nos EUA, Canadá, Brasil, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia, Espanha, Portugal, Dinamarca, Grã-Bretanha, França, Suécia e Finlândia. Rdio é financiado pela Atomico e Janus Friis, através de seus investimentos Skype e Mangrove Capital Partners. Para mais informações sobre planos e assinaturas, visite www.rdio.com

TuneCore distribui músicas para o iTunes, Google Play, eMusic, AmazonMP3, Deezer, Simfy e também para grandes sites de streaming por uma taxa fixa única, repassando o lucro de direitos autorais diretamente para os artistas cadastrados, sem comissões. Desde o seu lançamento em 2006, TuneCore tem mais de 250 mil artistas e selos. Dentre a lista de artistas TuneCore estão Nine Inch Nails, Drake, Civil Wars, Sonic Youth, Beck, Lil 'Wayne, Jay-Z, Aretha Franklin, Keith Richards, Public Enemy, Willie Nelson, They Might Be Giants, Donna Summer, MGM Studios, Bjork, Moby, Girl Talk, Brian Eno, entre outros milhares.

TuneCore (http://www.tunecore.com) é a maior distribuidora de música digital e possui um dos mais rentáveis catálogos do mundo. Nos últimos dois anos, os artistas TuneCore venderam mais de 600 milhões de unidades e geraram mais de 300 milhões de dólares em vendas de música bruta e receita de direitos autorais.
No outono de 2011, TuneCore lançou o inovador serviço Global Songwriter Administration Service Publishing, que fornece a possibilidade de registro e administração da publicação de direitos autorais para artistas do mundo inteiro, além da coleta de royalties, proteção e escolha de autorização de seus copyrights e músicas, e emissão de licenças.

A CD Baby é a maior distribuidora de discos (Cds e vinis) e música digital independente do mundo, levando mais de 4 milhões de faixas para as mais importantes lojas de música e serviços de streaming. Ao longo dos últimos 12 anos, a CD Baby já repassou aos seus artistas mais de US$ 200 milhões. Da sede da empresa na cidade de Portland, o estoque CD Baby despacha mais de 360.000 títulos de discos (Cds e vinis) independentes para uma base de clientes que abrange o mundo todo. A CD Baby também oferece outros serviçospara os músicos, como aceitar cartões de crédito em pontos de venda em shows, hospedagem de sites através da parceira HostBaby e distribuição de eBooks através do serviço BookBaby.

Confirmada vinda de Roger Federer ao Brasil
Após meses de especulação, o tenista Roger Federer, atual número 1 do mundo, finalmente assinou contrato e confirmou sua vinda ao Brasil. Ele participará de duas exibições (06 e 08/12) contra Thomas Bellucci, número 1 do Brasil e o francês Jo-Wilfried Tsonga, sexto do ranking mundial, no Ginásio do Ibirapuera.
A Gillette e a Koch Tavares confirmaram oficialmente no dia de ontem (27/08), a vinda do tenista suíço. O evento também contará com partidas de tênis feminino e de duplas. A russa Maria Sharapova, terceira do ranking, enfrentará a dinamarquesa Caroline Wozniacki, nona na lista. Já a bielorussa Victoria Azarenka, número 1 do mundo, terá a norte-americana Serena Williams, quarta do ranking, como adversária.
Por fim, os irmãos Bob e Mike Bryan, dupla mais vitoriosa da história do tênis, encontrará a dupla brasileira da Copa Davis formada por Bruno Soares e Marcelo Melo. Não é apenas a marca da P&G que irá trazer um ícone do tênis ao Brasil neste final de ano.
A Petkovic10 e a Adma Esportes organizarão em 17/11, um duelo entre o tenista sérvio Novak Djokovic e o ídolo brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga. O jogo acontecerá no Maracanãzinho e integra o projeto Djokovic no Rio, que inclui outras atividades. Ação tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Outras 16 cotas ainda estão no mercado, no No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)  (Promoview).

"QUERO UM PREFEITO “AMIGO” DO LIXO”

(Artigo do Professor José Ricardo Tavares, Coordenador do Curso de Administração da Unidade Ilha Centro da Unisul) - Viajando pela internet, tomei conhecimento através do site “Máfia do Lixo” (www.mafidolixo.com.br), que Florianópolis conta há mais de 10 anos com o seu Museu do Lixo, que nasceu de um sonho de um grupo de empregados da Companhia de Melhoramentos da Capital – COMCAP -  que buscaram resgatar através daquilo que jogamos fora todos os dias “a memória sobre hábitos e consumos da sociedade florianopolitana”. O museu apresenta desde uma cadeira de dentista, centenas de telefones celulares, computadores, um órgão eletrônico, diversas máquinas de datilografia, relógios, liquidificadores, até simples fotografias de atores, atrizes, celebridades e políticos e muitos outros itens, todos descartados pelos moradores e turistas, que acabam sendo reaproveitados pelo museu nos trabalhos de educação ambiental.

Sabemos, muito embora a maioria da população das cidades ainda não se preocupe de forma responsável com este assunto, que o lixo produzido diariamente por todos, indistintamente, é um dos maiores problemas de poluição ambiental que aflige as nossas vidas, já que gera diversos riscos para a nossa sobrevivência sobre a terra, destacando-se, sem querer excluir outras consequências, a constante proliferação de pragas e doenças e, a mais grave, a contaminação dos lençóis freáticos pelo manuseio inadequado do lixo doméstico.

Segundo a COMCAP a sua coleta seletiva atinge perto de 80% da população de Florianópolis. Com certeza isso não significa  que 80% das famílias que possuem a sua disposição este serviço, selecionam adequadamente o seu lixo, de forma que a COMCAP possa recolhê-lo e destiná-lo a área da Central de Transferência de Resíduos Sólidos (CTReS). Os caminhões da COMCAP destacados e programados em datas e horários previamente agendados passam por lares que representam 80% da população de Florianópolis, mas não encontrará adequadamente embalado e separado o lixo gerado por esta população para destiná-lo à reciclagem.

O que falta, então, para a população de Florianópolis aderir à coleta seletiva de forma completa? Logicamente uma forte consciência do coletivo e do social, que surgirá somente através da “educação”. Cabe, portanto, ao nosso futuro mandatário que vai assumir o Poder Executivo no próximo ano, trabalhar e investir muito nesta área, como se fosse um verdadeiro “amigo do lixo”, para tratá-lo bem e adequadamente através de programas educacionais e de incentivos como, por exemplo, com o fornecimento de lixeiras e contêineres adequados para toda a população, para que possamos depositar o nosso lixo de uma forma mais facilitada, sem jogá-los em cada esquina, formando verdadeiros “monumentos de imundices” e facilitando o serviço dos catadores anônimos, de forma que não venha ser espalhado em frente das nossas casas tudo aquilo que já descartamos. A natureza vai agradecer e a nossa cidade ficará mais bela, mais cheirosa, dando-se ao Museu do Lixo novas oportunidades para continuar a escrever “a memória sobre hábitos e consumos da sociedade florianopolitana” de uma forma mais positiva e racional.    Por isso eu quero um prefeito “amigo” do lixo!

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