A mensagem que João Batista Ciaco, diretor de
publicidade e marketing de relacionamento da Fiat deixou ao público presente no
3º Fórum de Marketing Empresarial, ao final de sua apresentação, foi de como
uma marca pode engajar consumidores em um diálogo amplificado, tornando sua
comunicação mais efetiva e ainda deixando como legado um mundo melhor. “Quem
souber como posso fazer isso, me conte, pois é o que estamos buscando na Fiat”,
brincou o executivo, em sua fala final.
O tema de sua palestra era
"Efetividade de campanhas de comunicação - casos de sucesso no Brasil e no
exterior". E foi basicamente em cases que sua apresentação foi centrada.
Entre eles, o GP de Film do último Cannes Lions, “Back to start”, animação criada
pela Creative Artists de Los Angeles para a rede de fastfood Chipotle Mexican
Grill, que teve a ousadia da marca em expor a sua produção e assumir um
compromisso por uma cadeia alimentícia mais sustentável e comprometida com o
meio ambiente. Na trilha sonora, o clássico “The Scientist”, do Coldplay, mas
na voz do ídolo country Willie Nelson. E que começou nas mídias sociais e
depois foi parar na mídia paga (justamente após a apresentação do Coldplay no
Graamy), algo que Ciaco acredita ser um desafio. “Sabemos muito bem fazer algo
que comece na mídia paga e depois vai para a mídia proprietária e mídia
adquirida. O inverso é mais complicado”, dizendo que é fundamental diferenciar
indicadores de eficiência de indicadores de eficácia. “Eficácia é outro ponto
que pontos sabem medir. É saber como a comunicação interfere nos resultados e
nos nossos negócios”, explicou.
Cannes
Ciaco foi jurado da segunda edição do
Creative Effectiveness no Cannes Lions, em junho passado. A competição, a
primeira de Cannes a levar em consideração mais os resultados do que a ideia –
50% a 25% (outros 25% cabem à estratégia) –, já parte do princípio que, para
participar, os trabalhos inscritos foram no mínimo shortlist no festival do ano
anterior. “E por isso que fiquei surpreendido ao ver que o júri daria tanta
importância à ideia. Pois para mim a ideia já estava consolidada, devido ao
destaque do ano anterior. Mas não. O que foi olhado não foi a ideia em si, mas
o planejamento que levou a ela, o insight”, explicou Ciaco. “E foi daí que vi que
temos que sair das ideias criativas para ideias que inspirem criatividade, que
partam de uma verdade. E se essa verdade for relevante, podemos criar não só
campanhas, como também movimentos”.
O executivo exemplificou com o GP da
área no festival. “Axe Excite”, da BBH Londres para o desodorante Axe, da
Unilever, que foi veiculado em mais de 100 países, e partiu de uma pesquisa
que, para os jovens, nem sempre a mulher dos sonhos era a mulher fatal, aquela
inatingível. Mas sim a mulher que está próxima, mais angelical. “Hoje é difícil
classificar ideias efetivas. Não existem mais barreiras na mídia”, concluiu.
Além de uma série de cases
internacionais, Ciaco também citou o case Fiat Mio, criado pela AgênciaClick
Isobar, um trabalho de sucesso e que também não trabalhou com mídia paga.
Trata-se de um case colaborativo, lançado em 2009, onde, por meio do site wwwfiatmio.cc, a montadora
convidou os consumidores a pensarem em um carro conceito para o futuro. Foram
contabilizadas 11 mil ideais, que resultaram na construção do carro, no ano
seguinte. O modelo foi exposto em locais como o Salão do Automóvel de São Paulo
de 2010 e no próprio Cannes Lions 2011, dentro do Palais des Festivals. (Propmark)
UM CATÁLOGO PARA 18 MILHÕES DE MÚSICAS
Oi Rdio (www.oirdio.com), serviço de música digital criado pelos fundadores do Skype,
presente no Brasil desde novembro em co-branded com a operadora Oi, anuncia
dois acordos importantes para o mercado de música digital: As parcerias com as
empresas CD Baby e TuneCore, dois dos maiores licenciadores de música digital
para artistas independentes do mundo, que resultam na expansão do catálogo Oi
Rdio para mais de 18 milhões de músicas.
"Estamos entusiasmados com os novos
parceiros TuneCore e CD Baby, duas das melhores ferramentas de distribuição de
músicadigital para artistas independentes", diz Drew Larner, CEO de Rdio.
"A música independente é uma parte vital do catálogo Oi Rdio. Estamos
contentes por incluir centenas de milhares de novos artistas, conectando seus
trabalhos para fãs de música do mundo inteiro."
CD Baby e TuneCore ingressam no time de
agregadores de música do Oi Rdio, que já conta com nomes como ONErpm, Digital
BFM, Zimbalam, Awal e Ditto.
"Dado o foco das duas empresas em
aproximar músicos e fãs, esta aliança fortalece e incentiva a propagação
da nova expressão artística", comenta Julian Groeger, Vice-Presidente de
Marketing da TuneCore. "Oi Rdio, com sua forte ênfase nos elementos de
redes sociais de compartilhamento de música e descoberta acessível via web,
dispositivos móveis e até mesmo off-line, é muito interessante para nossos
artistas atingirem novos fãs e promoverem sua música globalmente."
"Estamos animados com a união de CD
Baby e Oi Rdio. Será incrível fazer a música de nossos artistas acessível à
dedicada e crescente base de assinantes", disse Brian Felsen, presidente
da CD Baby. "O compromisso em oferecer um serviço de streaming de ponta
que combina mídias sociais e recomendações com uma interface clean, sem
anúncios, além do modelo baseado em assinatura são diferenciais de Oi Rdio.
Nossos artistas têm solicitado a inclusão de Rdio à nossa rede de parceiros e
estamos confiantes de que esta parceria irá gerar uma grande exposição e arrecadação
para apoiar nossos músicos independentes. "
Com Oi Rdio, os fãs estão constantemente
descobrindo novas músicas através de amigos, pessoas com gostos musicais
semelhantes e até mesmo nas páginas dos próprios artistas, que podem
compartilhar o que estãoouvindo em tempo real, trazendo um nível mais profundo
de interação com fãs. Em Oi Rdio, os artistas podem promover e
compartilhar suas músicas.
Para mais informações sobre Oi Rdio,
visite www.oirdio.com. Novos usuários ganham sete dias gratuitos de degustação.
A Oi, empresa pioneira na prestação de
serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa
distância, telefonia móvel, comunicação de dados e internet. A Oi está presente
em todo o território nacional. Em setembro deste ano, a empresa possuía 67,1
milhões de clientes. Deste total, 42,9 milhões estavam em telefonia móvel, 19,1
milhões em telefonia fixa, 4,8 milhões em banda larga fixa e 330 mil em TV por
assinatura. Pelo terceiro ano consecutivo, a Oi integra o Índice de
Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F Bovespa refletindo o alto grau
de comprometimento da companhia com a responsabilidade social e a adoção de
práticas gerenciais sustentáveis. A Oi participa também da primeira carteira do
Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da BM&F Bovespa.
Rdio é um serviço de música digital
inovador que está reinventando o modo de conhecer, ouvir e compartilhar
músicas. Com mais de 15 milhões de músicas on-demand, o Rdio
conecta músicas e pessoas e agiliza a busca e reprodução imediata de músicas,
álbuns e playlists sem comerciais. Descubra o que amigos e usuários com o mesmo
gosto musical estão ouvindo em tempo real e compartilhe no Facebook e no
Twitter. Monte uma coleção de música digital disponível em qualquer lugar – na
web, em casa, no seu automóvel, iPad e smartphone – mesmo estando offline.
Lançado em agosto de 2010, Rdio está
sediada em San Francisco e foi fundado por Janus Friis, um dos criadores do
Skype. O serviço está atualmente disponível nos EUA, Canadá, Brasil, Alemanha,
Austrália, Nova Zelândia, Espanha, Portugal, Dinamarca, Grã-Bretanha, França,
Suécia e Finlândia. Rdio é financiado pela Atomico e Janus Friis, através de
seus investimentos Skype e Mangrove Capital Partners. Para mais
informações sobre planos e assinaturas, visite www.rdio.com
TuneCore distribui músicas para o
iTunes, Google Play, eMusic, AmazonMP3, Deezer, Simfy e também para grandes
sites de streaming por uma taxa fixa única, repassando o lucro de direitos
autorais diretamente para os artistas cadastrados, sem comissões. Desde o seu
lançamento em 2006, TuneCore tem mais de 250 mil artistas e selos. Dentre a lista de artistas TuneCore estão
Nine Inch Nails, Drake, Civil Wars, Sonic Youth, Beck, Lil 'Wayne, Jay-Z,
Aretha Franklin, Keith Richards, Public Enemy, Willie Nelson, They Might Be
Giants, Donna Summer, MGM Studios, Bjork, Moby, Girl Talk, Brian Eno, entre
outros milhares.
TuneCore (http://www.tunecore.com) é a maior distribuidora de música digital e possui um dos mais
rentáveis catálogos do mundo. Nos últimos dois anos, os artistas TuneCore
venderam mais de 600 milhões de unidades e geraram mais de 300 milhões de
dólares em vendas de música bruta e receita de direitos autorais.
No outono de 2011, TuneCore lançou o
inovador serviço Global Songwriter Administration Service Publishing, que
fornece a possibilidade de registro e administração da publicação de direitos
autorais para artistas do mundo inteiro, além da coleta de royalties, proteção
e escolha de autorização de seus copyrights e músicas, e emissão de licenças.
A CD Baby é a maior distribuidora de
discos (Cds e vinis) e música digital independente do mundo, levando
mais de 4 milhões de faixas para as mais importantes lojas de música e serviços
de streaming. Ao longo dos últimos 12 anos, a CD Baby já repassou aos
seus artistas mais de US$ 200 milhões. Da sede da empresa na cidade de Portland,
o estoque CD Baby despacha mais de 360.000 títulos de discos (Cds e vinis)
independentes para uma base de clientes que abrange o mundo todo. A CD Baby
também oferece outros serviçospara os músicos, como aceitar cartões de crédito
em pontos de venda em shows, hospedagem de sites através da
parceira HostBaby e distribuição de eBooks através do serviço BookBaby.
Confirmada vinda de Roger
Federer ao Brasil
Após
meses de especulação, o tenista Roger Federer, atual número 1
do mundo, finalmente assinou contrato e confirmou sua vinda ao Brasil. Ele
participará de duas exibições (06 e 08/12) contra Thomas Bellucci, número 1 do
Brasil e o francês Jo-Wilfried Tsonga, sexto do ranking mundial, no Ginásio do
Ibirapuera.
A Gillette
e a Koch Tavares confirmaram oficialmente no dia de ontem
(27/08), a vinda do tenista suíço. O evento também contará com partidas de
tênis feminino e de duplas. A russa Maria Sharapova, terceira do ranking,
enfrentará a dinamarquesa Caroline Wozniacki, nona na lista. Já a bielorussa
Victoria Azarenka, número 1 do mundo, terá a norte-americana Serena Williams,
quarta do ranking, como adversária.
Por
fim, os irmãos Bob e Mike Bryan, dupla mais vitoriosa da história do tênis,
encontrará a dupla brasileira da Copa Davis formada por Bruno
Soares e Marcelo Melo. Não é apenas a marca da P&G que irá trazer um ícone
do tênis ao Brasil neste final de ano.
A Petkovic10 e a Adma Esportes organizarão em 17/11, um duelo
entre o tenista sérvio Novak Djokovic e o ídolo brasileiro Gustavo
Kuerten, o Guga. O jogo acontecerá no Maracanãzinho e integra o
projeto Djokovic no Rio, que inclui outras atividades. Ação tem o patrocínio do
Governo do Estado do Rio de Janeiro. Outras 16 cotas ainda estão no mercado, no
(Promoview).
"QUERO UM PREFEITO “AMIGO” DO LIXO”
(Artigo
do Professor
José Ricardo Tavares, Coordenador do Curso de Administração da Unidade
Ilha Centro da Unisul) - Viajando pela internet,
tomei conhecimento através do site “Máfia do Lixo” (www.mafidolixo.com.br), que Florianópolis conta há mais de 10 anos com o seu Museu do Lixo,
que nasceu de um sonho de um grupo de empregados da Companhia de Melhoramentos
da Capital – COMCAP - que buscaram resgatar através daquilo que jogamos fora
todos os dias “a memória sobre hábitos e consumos da sociedade
florianopolitana”. O museu apresenta desde uma cadeira de dentista, centenas de
telefones celulares, computadores, um órgão eletrônico, diversas máquinas de
datilografia, relógios, liquidificadores, até simples fotografias de atores,
atrizes, celebridades e políticos e muitos outros itens, todos descartados
pelos moradores e turistas, que acabam sendo reaproveitados pelo museu nos
trabalhos de educação ambiental.
Sabemos,
muito embora a maioria da população das cidades ainda não se preocupe de forma
responsável com este assunto, que o lixo produzido diariamente por todos,
indistintamente, é um dos maiores problemas de poluição ambiental que aflige as
nossas vidas, já que gera diversos riscos para a nossa sobrevivência sobre a
terra, destacando-se, sem querer excluir outras consequências, a constante
proliferação de pragas e doenças e, a mais grave, a contaminação dos lençóis
freáticos pelo manuseio inadequado do lixo doméstico.
Segundo
a COMCAP a sua coleta seletiva atinge perto de 80% da população de
Florianópolis. Com certeza isso não significa que 80% das famílias que
possuem a sua disposição este serviço, selecionam adequadamente o seu lixo, de
forma que a COMCAP possa recolhê-lo e destiná-lo a área da Central de
Transferência de Resíduos Sólidos (CTReS). Os caminhões da COMCAP destacados e
programados em datas e horários previamente agendados passam por lares que
representam 80% da população de Florianópolis, mas não encontrará adequadamente
embalado e separado o lixo gerado por esta população para destiná-lo à
reciclagem.
O que falta,
então, para a população de Florianópolis aderir à coleta seletiva de forma
completa? Logicamente uma forte consciência do coletivo e do social, que surgirá
somente através da “educação”. Cabe, portanto, ao nosso futuro mandatário que
vai assumir o Poder Executivo no próximo ano, trabalhar e investir muito nesta
área, como se fosse um verdadeiro “amigo do lixo”, para tratá-lo bem e
adequadamente através de programas educacionais e de incentivos como, por
exemplo, com o fornecimento de lixeiras e contêineres adequados para toda a
população, para que possamos depositar o nosso lixo de uma forma mais
facilitada, sem jogá-los em cada esquina, formando verdadeiros “monumentos de
imundices” e facilitando o serviço dos catadores anônimos, de forma que não
venha ser espalhado em frente das nossas casas tudo aquilo que já descartamos.
A natureza vai agradecer e a nossa cidade ficará mais bela, mais cheirosa,
dando-se ao Museu do Lixo novas oportunidades para continuar a escrever “a
memória sobre hábitos e consumos da sociedade florianopolitana” de uma forma
mais positiva e racional. Por isso eu quero um prefeito
“amigo” do lixo!
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