A crise econômica que ainda atinge
boa parte dos países europeus e os Estados Unidos ainda não mostra reflexos
claros na publicidade brasileira. Segundo dados do Monitor Evolution — serviço
do Ibope que monitora mensalmente os investimentos dos anunciantes, agências e
as categorias de produtos veiculados nos principais meios de comunicação —, os
investimentos em mídia cresceram 10% no primeiro semestre de 2012, se comparado
com o mesmo período do ano passado. No total, o volume de compra de mídia
chegou a R$ 43,8 bilhões.
Destes, 55% foram direcionados à TV
aberta. O meio Jornal continua na vice-liderança, com 20% dos investimentos
publicitários, seguido da TV por assinatura (8%), Revista (8%), Internet (6%),
Rádio (4%) e Mobiliário Urbano (1%). O volume investido em Cinema e Outdoor não
chega a um ponto percentual. Em relação ao crescimentos, os meios que mais
aumentaram sua participação no bolo foram o rádio e a internet, com 25% e 18%,
respectivamente.
No ranking das agências, as três
primeiras posições continuam com as mesas que fecharam o ano de 2011 nessas
colocações: Y&R, com R$ 3,06 bi de compra de mídia, AlmapBBDO, com R$ 1,52
bi, e Ogilvy & Mather, com R$ 1,4 bi. A novidade fica com a WMcCann, que
tomou a quarta posição da JWT (agora em quinto), com investimentos de R$ 1,35
bi. Completam o ranking das dez primeiras colocadas BorghiErh/Lowe, PPR,
Giovanni+Draftfcb, DM9DDB e Africa. Segundo o Ibope, as 50 maiores agências do país
movimentam cerca de 62% da verba publicitária nacional.
Em relação aos anunciantes, a Casas
Bahia continua no topo, com R$ 1,68 bi de investimento. A Unilever continua em
segundo lugar, com R$ 1,46 bi. A novidade fica com a Caixa, que pulou da sétima
para a terceira posição, com R$ 796 milhões. Em quarto vem a Ambev — que no ano
passado figurava uma posição à frente —, com R$ 793 milhões; e, em quinto, a
SKY, com R$ 777 bilhões. GM, Cervejaria Petrópolis, Hyundai, Volkswagen e
Nestlé completam o ranking dos 10 maiores anunciantes brasileiros.
O Comércio e Varejo se mantém no topo
entre os segmentos que mais investiram em mídia no primeiro semestre de 2012,
concentrando 21% da verba — equivalente a quase R$ 9,2 bi. Destes, as Lojas de
Departamento foram responsáveis por mais de R$ 3,1 bi de investimentos. O
segundo segmento que mais investiu foi Serviços ao Consumidor, com R$ 3,75 bi,
seguido de Higiene Pessoal e Beleza (R$ 3,64 bi), Veículos, Peças e Acessórios
(R$ 3,62 bi) e Mercado Financeiro e Seguros (R$ 3,22 bi).
O Monitor Evolution é um software que
possibilita o monitoramento dos principais veículos brasileiros, permitindo
analisar estratégica e taticamente o movimento da concorrência em relação a
sazonalidade, priorização de mercados, rentabilidade, share of voice (SOV),
share of spending (SOS) e participação. Ele cobre, nacionalmente, 38 mercados
de TV aberta, 36 canais de TV por assinatura, oito mercados de rádio, 250
títulos de revista, 24 mercados com 61 títulos de jornal, 30 mercados com 51 exibidoras
de outdoor, 11 mercados com 562 salas de cinema, seis portais de internet e dez
mercados com quatro exibidoras de mobiliário urbano. (Propmark)
TELECINE LANÇA TV EVERYWHERE
Acompanhando o movimento dos
consumidores por conteúdo em que possam escolher horário, onde e como assistir,
o Telecine coloca no mercado a sua plataforma de TV everywhere. Batizada de
Telecine Play, a ferramenta entra em funcionamento no próximo dia 1º de agosto
e terá um catálogo inicial com cerca de 1,5 mil filmes disponível para os mais
de 3,5 milhões assinantes da rede.
Com a assinatura O melhor do cinema
sempre com você, a plataforma é um complemento ao serviço que a programadora
oferece aos seus clientes na TV por assinatura e não acarretará em custos
adicionais aos consumidores, de acordo com João Mesquita, diretor geral da Rede
Telecine. Mesquita acredita que o fato de o cliente ter a liberdade de escolher
o conteúdo fará uma grande diferença na percepção dos clientes sobre o
Telecine. “Caberá aos consumidores optarem”, disse sobre o uso do produto pelos
assinantes, para em seguida completar: “A maioria vai assistir o que os nossos
programadores selecionaram para eles”.
Com a chegada da ferramenta, a rede
se mostra atenta a um quadro que deve estar mais claro no intervalo de três a
quatro anos, conforme o próprio Mesquita colocou, e para o qual outras
empresas, como o Netflix, investem pesado. “Devemos ser mais vistos pelo
conteúdo on demand do que pelos canais”. Para o profissional, o mercado
precisará incluir na forma de medição de sucesso, além da audiência, os números
de conteúdos assistidos sob demanda. A expectativa é de que mais de 500 mil
usuários únicos se cadastrem na plataforma no primeiro ano.
O Telecine também vê esse
investimento como uma oportunidade para o crescimento da base de assinantes com
a agregação do conteúdo em nuvem. A plataforma também deve contar no futuro com
publicidade, aos moldes do que já acontece com os canais. "Não teremos
nada que perturbe o cliente". Atualmente, mais de 90% da receita da
programadora vem das assinaturas.
O Telecine Play permitirá acesso a partir de todas as telas, só que de forma escalonada. Primeiramente, em PC, Mac e iPad. Em smartphones, ele entra no agosto em iPhone e, em setembro, no sistema Android. Os clientes das operadoras Net, GVT e Vivo serão os primeiros, seguidos da Claro TV, em setembro, e outras operadoras menores. O lançamento do Telecine Play não irá interferir em serviços como Now, da Net, que também conta com filmes da programadora. “O nosso conteúdo sempre estará disponível para as operadoras. Não queremos criar um serviço exclusivo”, afirmou Mesquita. (Propmark)
O Telecine Play permitirá acesso a partir de todas as telas, só que de forma escalonada. Primeiramente, em PC, Mac e iPad. Em smartphones, ele entra no agosto em iPhone e, em setembro, no sistema Android. Os clientes das operadoras Net, GVT e Vivo serão os primeiros, seguidos da Claro TV, em setembro, e outras operadoras menores. O lançamento do Telecine Play não irá interferir em serviços como Now, da Net, que também conta com filmes da programadora. “O nosso conteúdo sempre estará disponível para as operadoras. Não queremos criar um serviço exclusivo”, afirmou Mesquita. (Propmark)
MERCADO E MOBILIDADE URBANA
Símbolo do reaquecimento da economia brasileira, o
mercado imobiliário se destaca pelo grande potencial de crescimento. Para
sustentar o ritmo dos últimos anos, porém, o setor terá de desatar alguns nós.
Como financiar a demanda ainda existente por moradias no País? Nossas cidades
estão preparadas para receber mais e mais empreendimentos?
Essas e
outras questões fundamentais para o futuro do setor serão discutidas no evento
“Rumos da Economia Brasileira: o Mercado Imobiliário e a Mobilidade Urbana” –
uma parceria inédita do Secovi-SP com a Seminários Brasileiros –, a ser
realizado no dia 17 no auditório do Secovi, com participação restrita aos
convidados do setor de construção civil. Na bancada, o ministro da Fazenda,
Guido Mantega, ao lado de presidentes dos maiores bancos brasileiros e especialistas
nacionais e internacionais em urbanismo. Temas: Manhã – Rumos da Economia Brasileira e a indústria imobiliária
Palestra especial – Ministro da Fazenda, Guido Mantega Tarde – Verticalização e mobilidade: os desafios do desenvolvimento urbano. Palestrante: Alexandros Washburn, diretor de Desenho Urbano da Prefeitura de Nova York
Palestra especial – Ministro da Fazenda, Guido Mantega Tarde – Verticalização e mobilidade: os desafios do desenvolvimento urbano. Palestrante: Alexandros Washburn, diretor de Desenho Urbano da Prefeitura de Nova York
EMPRESAS INVESTEM NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO
São Paulo
não para de crescer, e isso não é nenhuma novidade para os paulistanos e para
as empresas e construtoras que querem conquistar um espaço na terceira maior
metrópole do mundo. Uma pesquisa realizada pela Central Mailing List,
especialista em fornecer banco de dados, revela que a cidade ainda tem muito
espaço para crescer, mas que a bola da vez, é a Zona Leste de São Paulo.
A
disponibilidade de espaço na zona leste deixa grandes empreendedores cada vez
mais interessando em investir nesta região, que até alguns anos atrás, era
pouco valorizada. Só nos últimos quatro anos, o polo industrial do extremo
Leste cr esceu 31,96%. Para se ter ideia, aproximadamente 60% da economia da
região ainda depende do pequeno comerciante, desta forma, grandes instituições
de variados segmentos estão buscando espaço nesta região emergente da cidade.
A
Prefeitura está investindo na Zona Leste, levando novos acessos para o
transporte público, para que a infraestrutura se adéque aos habitantes,
contribuindo para o crescimento positivo da região em questão.
"Com relação à economia da região, baseada no comércio, área industrial e prestação de serviço, é possível observar que a taxa de abertura destes segmentos, no ano de 2011, foi de 111,18%, apresentando um aumento expressivo, se comparado aos dados de 2008", relata o diretor da Central Mailing List, Marcos Alex Rodrigues.
"Com relação à economia da região, baseada no comércio, área industrial e prestação de serviço, é possível observar que a taxa de abertura destes segmentos, no ano de 2011, foi de 111,18%, apresentando um aumento expressivo, se comparado aos dados de 2008", relata o diretor da Central Mailing List, Marcos Alex Rodrigues.
De 2008 a
2011, bairros como São Miguel Paulista, Itaim Paulista, Itaquera, Guaianases e
São Mateus, se comparados a outras regiões da Zona Leste, obtiveram um aumento
de 44,3% de empresas instaladas nas regiões. O investime nto maior foi no
extremo da cidade, no bairro de São Mateus, com 13.632 novas empresas, um
aumento de 28,3%, gerando mais empregos e movendo a economia que abastece a
população local.
A Zona
Leste tem mostrado que a região apresenta-se em constante expansão, chamando a
atenção de grandes instituições e construtoras de toda a cidade. Os
investimentos são favoráveis, já que a população espera a chegada de novas
empresas na região, e a iniciativa privada procura cada vez mais lançamentos de
instituições. Para alguns especialistas, este é o momento de investir na
região. (Fontes: Ana Paula Deodato |
Mkt House Comunicação Integrada | Portal da Popaganda)
AGOSTO: CALENDÁRIO PROMOCIONAL
01 · Dia Nacional do
Selo
03 · Dia do Tintureiro
03 . Dia do Capoeirista
05 · Dia Nacional da Saúde
08 · Dia do Pároco
11 · Dia da Televisão
11 · Dia do Advogado
11 · Dia do Estudante
11 · Dia do Garçom
11 . Dia Internacional da Logosofia
11 . Dia dos Advogados
12 · Dia Nacional da Artes
12 . Dia dos Pais
13 · Dia do Economista
14. Dia do Cardiologista
15 · Assunção de Nossa Senhora
15 · Dia da Informática
15 · Dia dos Solteiros
16 . Dia do Filósofo
19 · Dia do Artista de Teatro
19 · Dia Mundial da Fotografia
20 . Dia dos Maçons
22 · Dia do Folclore
22 . Dia do Supervisor Escolar
23 · Dia da Injustiça
24 · Dia da Infância
24 · Dia dos Artistas
24 · Dia de São Bartolomeu
25 · Dia do Feirante
25 · Dia do Soldado
27 · Dia do Corretor de Imóveis
27 · Dia do Psicólogo
28 · Dia da Avicultura
28 · Dia dos Bancários
29 · Dia Nacional do Combate do Fumo
31º · Dia da Nutricionista (fonte: Editora Unisul)
03 · Dia do Tintureiro
03 . Dia do Capoeirista
05 · Dia Nacional da Saúde
08 · Dia do Pároco
11 · Dia da Televisão
11 · Dia do Advogado
11 · Dia do Estudante
11 · Dia do Garçom
11 . Dia Internacional da Logosofia
11 . Dia dos Advogados
12 · Dia Nacional da Artes
12 . Dia dos Pais
13 · Dia do Economista
14. Dia do Cardiologista
15 · Assunção de Nossa Senhora
15 · Dia da Informática
15 · Dia dos Solteiros
16 . Dia do Filósofo
19 · Dia do Artista de Teatro
19 · Dia Mundial da Fotografia
20 . Dia dos Maçons
22 · Dia do Folclore
22 . Dia do Supervisor Escolar
23 · Dia da Injustiça
24 · Dia da Infância
24 · Dia dos Artistas
24 · Dia de São Bartolomeu
25 · Dia do Feirante
25 · Dia do Soldado
27 · Dia do Corretor de Imóveis
27 · Dia do Psicólogo
28 · Dia da Avicultura
28 · Dia dos Bancários
29 · Dia Nacional do Combate do Fumo
31º · Dia da Nutricionista (fonte: Editora Unisul)
SCHWARZENEGGER VEM AÍ
A
Savaget Promoções & Eventos anunciou a realização, no ano que vem, no Rio
de Janeiro, do Arnold Classic, festival mundial de fisiculturismo e fitness que
tem Arnold Schwarzenegger como padrinho. A organização do The Arnold Sports
Festival — evento realizado anualmente no estado de Ohio, nos EUA, com 18 mil
atletas e 45 modalidades esportivas — escolheu a capital fluminense para sediar
o torneio entre 26 e 28 de abril do ano que vem. O Rio será a primeira cidade
da América do Sul a receber o evento, tendo sido escolha do próprio
Schwarzenegger. A Savaget Promoções também promove anualmente a Rio Sports
Show.
Ana
Paula Leal, diretora da Savaget, conta que a versão brasileira do evento terá
20 modalidades esportivas, tais como cross fit (corrida de obstáculos para
alunos de academia), luta de braço, power lifting, corrida de rua e maratona
indoor. A competição já conta com o apoio da Probiótica Sports Nutrition,
empresa voltada para o segmento de nutrição esportiva, e começa a
disponibilizar novas cotas de patrocínio.
MEMÓRIA DO
ESPORTE OLÍMPICO
Estão abertas as inscrições para a
segunda edição do Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, projeto que
distribuirá mais de R$ 2 milhões para a produção de nove videodocumentários, de
26 minutos cada, sobre a história do Brasil e de seus atletas nas Olimpíadas. A
seleção dos roteiros será feita por meio de concorrência pública.
Qualquer produtora de vídeo do Brasil
cadastrada na Ancine pode se inscrever pelo site do projeto até 24 de setembro. O Memória do Esporte Olímpico Brasileiro
foi idealizado pelo Instituto de Políticas Relacionais e tem como objetivo
criar um acervo audiovisual para resgatar a história dos grandes atletas que
representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos.
(Propmark)
TOP 10 PARA APROVEITAR LONDRESO presidente da operadora de viagens Agaxtur, Aldo Leone Filho – que, além de empresário, é um especialista em viagens ao redor do mundo -, listou dez dicas para que o turista desfrute o que Londres tem de melhor. Veja:
1.
Dê uma volta pelos
principais pontos turísticos da cidade. Pegue um ônibus “hop-on hop-off” se não
tiver muito tempo disponível. Cada esquina de Londres reserva uma descoberta.
2.
Passeie nas margens do Tâmisa, da Torre de
Londres ao Palácio de Westminster/Big Ben/London Eye. Neste caminho, o viajante
poderá apreciar com muita calma os segredos de Londres.
3.
Visite um dos
mercados, de acordo com o seu perfil: Borough (gourmet), Camden (alternativo) e
Portobello Road (antiguidades).
4.
Coma um “curry”
apimentado em um dos bons restaurantes indianos da cidade. Experimente também
um “fish and chips“, ou uma “Pie and mash” e tome muita cerveja “ale” para
garantir uma experiência gastronômica imperdível.
5.
Saia do centro da
cidade: conheça Richmond, Greenwich ou vá até Windsor.
6.
Aproveite um dos
muitos museus da cidade para incrementar o seu repertório cultural: Museu
Britânico, Museu da Ciência, Museu de História Natural, Museu Imperial da
Guerra, Museu de Londres, Museu do Design, Museu Victoria & Albert,
GeffreyMuseum (arquitetura de interior es), WellcomeCollection (Medicina e
ciências).
7.
Vá ao teatro no
West End. Se não dominar o inglês, assista a um musical. Termine a noite em um
pub ou em outro bar aberto até mais tarde.
8.
Da escadaria da
Trafalgar Square, aproveite a vista do Big Ben. Vá à National Gallery, que
funciona das 10h às 18h, mas às sextas-feiras o horário se estende até às 21h.
Além das exposições permanentes, a galeria recebe semanalmente artistas de toda
parte do mundo.
9.
Aproveite as
tardes nos diversos parques que a cidade possui: Hyde Park, Green Park, St.
James/Park, etc. Os londrinos aproveitam os dias de sol para frequentarem estes
parques. Então, esta é uma ótima pedida para quem quer apreciar o estilo de
vida de quem mora nesta bela cidade.
10.
Visite o Tate
Modern, a mais famosa galeria de arte moderna de Londres. O prédio está
localizado dentro de uma antiga usina elétrica, às margens do rio Tâmisa, do
lado oposto do rio e da belíssima Catedral de St. Paul’s. Depois de apreciar as
obras do lugar, não deixe de conferir o bar que fica no sétimo andar da
galeria.
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