Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de julho de 2012

PROTESTAM, MAS NIKE NÃO LIGA


 A Nike está desafiando uma proibição da Advertising Standards Authority’s (ASA) (equivalente inglesa do Conar) ao manter uma de suas campanhas no Twitter no Reino Unido, que, segundo a entidade, havia sido julgada como “inadequadamente rotulada como publicidade”.
Os tweets em questão, assinados pelas estrelas do futebol inglês Wayne Rooney e Jack Wilshere, são parte da campanha “Make it Count” da Nike. Rooney, que tem 4,5 milhões de seguidores, tuitou “Minha decisão – começar o ano como campeão e terminá-lo como um campeão… #makeitcount gonike.me/makeitcount.”
O “cão-de-guarda” da publicidade determinou que a referência à Nike não estava explícita, mas a marca esportiva está tentando uma revisão independente dessa decisão que, diga-se de passagem, é histórica: foi a primeira vez que a ASA manteve uma queixa contra uma campanha via Twitter desde que as redes sociais também passaram a estar sob sua responsabilidade, em março de 2012.
“Não acreditamos que os seguidores do Twitter tenham sido enganados, porque estava claro que os posts eram relacionados à campanha ”Make it Count”. Nós, e muitos outros, damos as boas-vindas à ASA em sua evolução, no que diz respeito a orientar o uso do Twitter no marketing”, disse uma porta-voz da Nike.
No entanto, uma porta-voz da ASA insistiu que o caso envolve uma das aplicações-padrão dos códigos da publicidade. “Não se trata de uma área nova, vista com menos privilégios. Os testes foram praticamente os mesmos daqueles que usamos em outras áreas da internet”, afirmou.
A pedido da Nike, a ASA encaminhou o caso a um consultor independente, Hayden Phillips, que decidirá se recomendará ou não que a decisão seja anulada. A decisão final ainda caberá ao conselho da ASA, o mesmo grupo que fez a restrição inicial.
Outro porta-voz da Nike disse acreditar que o secretariado da ASA, que investiga as reclamações, não tenha julgado os tweets enganosos, mas tenha sido vencido pelo conselho da entidade.
A porta-voz da ASA recusou comentar como a decisão foi tomada. Esta semana, ela baniu um segundo anúncio via Twitter, quando registrou queixa contra a rede de salões de beleza Toni & Guy, que deu a uma celebridade um corte de cabelo e encorajou-a a tweetar a respeito, incluindo a oferta de 10% de desconto a seus seguidores.
A marca de chocolate Snickers, que pertence à Mars, no entanto, escapou à censura da ASA em março, a despeito de reclamações sobre tweets de outra estrela do futebol, Rio Ferdinand, e da modelo Katie Price.
A campanha envolveu uma série de cinco tweets, quatro dos quais não foram descritos como publicidade. Mas o quinto veio com a hashtag #spon (patrocinador), que a ASA considerou suficiente. (Fontes: Advertising Age e Promoview).
FERRAMENTA PARA MENSURAÇÃO DE MERCHANDISING

O Ibope Media apresentou  a ferramenta Ibope Merchanview no Mix de Mídia, encontro com profissionais da área promovido pelo Grupo de Mídia do Rio de Janeiro. A ferramenta traz para a estratégia de mídia um olhar diferenciado sobre as ações de merchandising em TV, permitindo a análise por categorias de produtos, anunciantes, redes de televisão e programas. Além do volume de inserções e do investimento publicitário, é possível, com a novidade, analisar o volume de GRP (Gross Rating Points, ou pontos de audiência bruta) nacional com base no Painel Nacional de Televisores (PNT).

Melissa Vogel, diretora de marketing para América Latina do Ibope Monitor, responsável pela pesquisa e pela apresentação da nova ferramenta, define merchandising como “a presença de uma marca ou mensagem em um conteúdo de entretenimento ou educativo”. Melissa apresentou um histórico do merchandising que, curiosamente, teve sua origem junto com a história do cinema. “Os primeiros filmes dos irmãos Lumière retratavam o cotidiano da época e no “Washing day in Switzerland”, de 1895, vemos cenas com mulheres lavando roupa tendo o sabão Sunlight como estímulo visual. Para distribuir os filmes na Europa e Estados Unidos, os irmãos Lumière fizeram uma promoção de 50% no valor ingresso com a apresentação da embalagem do produto, em ação de patrocínio da Lever Brothers, hoje Unilever.
Um case de sucesso do merchandising no cinema aconteceu em 1933, nos EUA, com o Marinheiro Popeye que, originalmente, se fortalecia ao chutar uma galinha. Para estimular o consumo de espinafre por conta da grande safra daquele ano, o personagem passa a consumir o produto. O resultado foi o aumento de 33% no consumo de espinafre nos EUA e a mudança do comportamento do personagem, conforme contou Melissa.
Passando pelo merchandising dos testemunhais, onde garotas-propaganda vindas do rádio faziam “comerciais ao vivo”, com baixo custo de produção; e pelo merchandising em novelas, gênero trazido pela P&G para a TV no início dos anos 50, o formato se consolidou com ações planejadas. O primeiro grande case foi na novela “Dancing day's” (1979), da TV Globo, com o jeans Star Up. Outro case foi na novela “Água viva” (1980), também da TV Globo, com a USTop. Hoje, o merchandising está presente em praticamente todas as plataformas de comunicação de conteúdo com o consumidor.
Segundo Melissa, devido ao crescimento do merchandising, o mercado exigia novas formas de mensuração e o Merchanview possibilita aferição da concorrência e análise rápida e visualização de todas as ações de merchandising com o download das imagens, análise estratégica das ações de merchandising, relatórios com volume de investimento, GRP, relatórios comparativos, tática empregada etc. Além disso, permite a exportação de relatório PVI: alcance e frequência da campanha. “O produto já está disponível no mercado e leva o segmento do merchandising para os anunciantes e agências com a credibilidade da marca Ibope. Em breve o Ibope lançará o Monitor Evolution, ferramenta que permitirá a inclusão das ações de merchandising na base de investimento publicitário, além da análise de merchandising mais nove meios em uma única plataforma e a análise completa da estratégia dos anunciantes”, adianta a executiva.

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)

BRASIL: 20 ANOS COMO UMA CONTA EM CRESCIMENTO

Mil aerogeradores por ano. Esse é o ritmo de crescimento prometido pelos parques eólicos no Brasil nos próximos três anos. Essa fonte de energia comemora 20 anos em 2012 como a de maior crescimento no País, com investimentos estimados em R$ 50 bilhões. O 3o Brazil Windpower comemora a data realizando o maior evento do setor da América Latina, trazendo 170 empresas para mostrar as últimas inovações em um dos mercados mais promissores do mundo.

O primeiro aerogerador foi instalado no Brasil na ilha de Fernando de Noronha em 1992. Desde então, mil equipamentos foram instalados em 71 parques eólicos no País. O campeão no uso dessa matriz no sistema elétrico é o estado do Ceará, mas estima-se que o Rio Grande do Norte assumirá a liderança em 2014, com 40 usinas que deverão entrar em funcionamento

A melhor notícia é a formação de uma indústria com a cadeia de fornecimento completa, estimulada pela obrigatoriedade de 60% de índice de nacionalização dos aerogeradores que quiserem obter financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ao todo, são 12 mil empregos gerados na área, que podem aumentar nos próximos anos.

O Brazil Windpower é uma promoção da ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica), do GWEC (Conselho Mundial de Energia Eólica, com sede em Bruxelas) e do Grupo CanalEnergia. O evento está inserido na agenda anual de eventos de energia eólica e tem o apoio da AWEA (Associação Americana), EWEA (Associação Europeia), dentre outros. Mais informações: http://www.brazilwindpower.org.

GOOGLE LANÇA PROGRAMA DE TREINAMENTO

O Google lança no Brasil o Google Engage, uma iniciativa para auxiliar pequenas agências ou profissionais da publicidade digital. A empreitada é constituída por uma série de ferramentas e treinamentos para as campanhas online, incluindo Adwords e outras vertentes da empresa, auxiliando esses pequenos players a trazerem melhores resultados a seus clientes.

O programa já é realidade nos Estados Unidos, Portugal e Reino Unido, porém, promete novidades exclusivas em sua chegada ao Brasil. A principal delas é o Engage Office, onde o consumidor monta um escritório virtual e, à medida em que vai evoluindo nos treinamentos, uso de ferramentas e resultados, vai incrementando o escritório.
A iniciativa, que substitui o WebExpert, também inclui promoções que podem dar vale-Adwords de R$ 150 ou visitas ao escritório do site.
TRUE VIEW, A PRINCIPAL FONTE DO YOU TUBE
A plataforma de anúncios em vídeo TrueView é o grande investimento do Google para monetizar o YouTube. Neste período, o modelo — em que o anunciante só paga quando o usuário assiste ao comercial, e não pela impressão da página — se transformou no principal gerador de receita publicitária para a plataforma e está em franca expansão mundialmente, de acordo com Kika Oncken, gerente de soluções de Branding do Google Brasil.
Campanhas nacionais de sucesso no primeiro semestre deste ano contaram com o formato para impulsionar o diálogo com o público. Entre elas, "Sem papel", para o Itaú, "The great prepartation", para a Budweiser, "Vai amarelar ou vai de Gillette?", para Gillette, e "Atchim e Espirro - a volta", para Vick, todas criadas pela Africa.
No caso de Gillette, o vídeo que estreou Vitor Belfort como embaixador da marca se tornou o comercial mais acessado no YouTube nacional, com mais de 20 milhões de views, sendo que 58% das visualizações partiram dos anúncios. “Nós estamos aprendendo a trabalhar com a ferramenta”, afirmou Silvia Andrade, gerente de marketing de Gillette. A campanha começou na internet, com o TrueView, e contou com recursos divididos pela metade entre digital e outros meios. “Os resultados estão fazendo com que aumentemos os investimentos em digital”, acrescentou.
“Esse é um mercado muito grande porque é formato com o qual os usuários já estão acostumados e, por isso, é muito mais fácil para eles”, diz Kika. Como vantagens que modelo midiático oferece, segundo a executiva, além de permitir que o usuário pule o anúncio e o pagamento pelo anunciante apenas dos vídeos assistidos, estão as possibilidades de segmentação e acompanhamento para saber até onde os consumidores estão assistindo aos comerciais. Ou seja, até onde a ação consegue captar a atenção do público. Nos próximos meses, segundo a executiva, o modelo também será comercializado para mobile.

O ALEMÃO NO PARANÁ

Lançado o livro Imigração Alemã no Paraná – 180 anos. A obra, como o próprio título já diz, conta a história da imigração de alemães e descendentes no Estado do Paraná, que completou 180 anos em 2009.


É contada em vários capítulos, escritos por autores diversos, cada qual relatando um aspecto desta história. O coordenador do trabalho é Harto Viteck, que reuniu os textos dos autores Alfred Pauls, Marcos Nestor Stein, Marlon Ronald Fluck, Divinamir de Oliveira Pinto, Estevão Muller, Cláudia Portellinha Schwengber, Waldir Gregory e Marcos Nestor Stein.



O livro Imigração Alemã no Paraná – 180 anos retrata com fidelidade histórica a realidade vivida pelas comunidades de etnia alemã que colonizaram o Paraná. O advento da obra ocorreu a partir da comemoração dos 180 anos da primeira imigração alemã no Estado do Paraná, originária da cidade de Trier, Alemanha, e que se destinou à cidade de Rio Negro, em 19 de fevereiro de 1829.


A comemoração dos 180 anos de imigração alemã no Paraná aconteceu durante todo o ano de 2009, com várias atividades de ordem cultural, artística, musical, gastronômica e folclórica da etnia alemã, desenvolvidas nas regiões do Estado colonizada por pessoas de origem germânica. Estes eventos iniciaram a partir de uma sessão solene da Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, por iniciativa do deputado estadual Elio Lino Rusch.


O conjunto da obra só foi possível graças a disposição de vários intelectuais e historiadores, conhecedores do assunto proposto, de contribuir na elaboração desta obra em suas comunidades locais. São eles Alfred Pauls, Marcos Nestor Stein, Marlon Ronald Fluck, Divinamir de Oliveira Pinto, Estevão Muller, Cláudia Portellinha Schwengber, Waldir Gregory e Marcos Nestor Stein.


Os autores trabalham através dos seus artigos, os aspectos da colonização de várias regiões do Paraná onde os alemães se instalaram ao longo dos anos: Rio Negro, Colônia Witmarsum (Palmeira), Curitiba, Entre Rios (Guarapuava), Marienthal (Lapa), Rolândia e Marechal Cândido Rondon.


Todo esse trabalho é coordenado por Harto Viteck, que organizou e reuniu os vários artigos de resgate da memória e da cultura alemã, com a intenção de conseguir grande repercussão não só nos meios alemães paranaenses, mas também nos demais Estados brasileiros em que a imigração alemã está presente e, inclusive, na própria Alemanha. É a primeira obra literária de resgate da memória de uma etnia, feita por uma equipe de intelectuais em que cada comunidade convidada tem um representante local que escreve a história da sua comunidade desde a chegada ao Brasil, até os dias atuais

PRÊMIO PARA PESQUISADORES
Teses e dissertações, assim como monografias de conclusão de curso e de Iniciação Científica, podem ser inscritas no Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo (PAGF) concedido anualmente pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Detalhes:
 
http://www.sbpjor.org.br/sbpjor/?p=11213 <http://www.sbpjor.org.br/sbpjor/?p=11213> .

Nenhum comentário:

Postar um comentário