A Nike está desafiando uma proibição da Advertising
Standards Authority’s (ASA) (equivalente inglesa do Conar) ao manter
uma de suas campanhas no Twitter no Reino Unido,
que, segundo a entidade, havia sido julgada como “inadequadamente rotulada como
publicidade”.
Os tweets em
questão, assinados pelas estrelas do futebol inglês Wayne Rooney
e Jack Wilshere, são parte da campanha “Make it Count” da
Nike. Rooney, que tem 4,5 milhões de seguidores, tuitou “Minha decisão – começar
o ano como campeão e terminá-lo como um campeão… #makeitcount
gonike.me/makeitcount.”
O
“cão-de-guarda” da publicidade determinou que a referência à Nike não estava
explícita, mas a marca esportiva está tentando uma revisão independente dessa
decisão que, diga-se de passagem, é histórica: foi a primeira vez que a
ASA manteve uma queixa contra uma campanha via Twitter desde que as
redes sociais também passaram a estar sob sua responsabilidade, em
março de 2012.
“Não
acreditamos que os seguidores do Twitter tenham sido enganados, porque estava
claro que os posts eram relacionados à campanha ”Make it Count”. Nós, e muitos
outros, damos as boas-vindas à ASA em sua evolução, no que diz respeito a
orientar o uso do Twitter no marketing”, disse uma porta-voz da Nike.
No
entanto, uma porta-voz da ASA insistiu que o caso envolve uma das
aplicações-padrão dos códigos da publicidade. “Não se trata de uma área nova,
vista com menos privilégios. Os testes foram praticamente os mesmos daqueles
que usamos em outras áreas da internet”, afirmou.
A
pedido da Nike, a ASA encaminhou o caso a um consultor
independente, Hayden Phillips, que decidirá se recomendará ou
não que a decisão seja anulada. A decisão final ainda caberá ao conselho da
ASA, o mesmo grupo que fez a restrição inicial.
Outro
porta-voz da Nike disse acreditar que o secretariado da ASA, que investiga as
reclamações, não tenha julgado os tweets
enganosos, mas tenha sido vencido pelo conselho da entidade.
A
porta-voz da ASA recusou comentar como a decisão foi tomada. Esta semana, ela
baniu um segundo anúncio via Twitter, quando registrou queixa contra a rede de
salões de beleza Toni & Guy, que deu a uma celebridade um corte de cabelo e
encorajou-a a tweetar a respeito, incluindo a
oferta de 10% de desconto a seus seguidores.
A
marca de chocolate Snickers, que pertence à Mars, no entanto, escapou à censura
da ASA em março, a despeito de reclamações sobre tweets de
outra estrela do futebol, Rio Ferdinand, e da modelo Katie Price.
A
campanha envolveu uma série de cinco tweets,
quatro dos quais não foram descritos como publicidade. Mas o quinto veio com a
hashtag #spon (patrocinador), que a ASA considerou suficiente. (Fontes:
Advertising Age e Promoview).
FERRAMENTA
PARA MENSURAÇÃO DE MERCHANDISING
O Ibope Media apresentou a ferramenta Ibope Merchanview no Mix de
Mídia, encontro com profissionais da área promovido pelo Grupo de Mídia do Rio
de Janeiro. A ferramenta traz para a estratégia de mídia um olhar diferenciado
sobre as ações de merchandising em TV, permitindo a análise por categorias de
produtos, anunciantes, redes de televisão e programas. Além do volume de
inserções e do investimento publicitário, é possível, com a novidade, analisar
o volume de GRP (Gross Rating Points, ou pontos de audiência bruta) nacional
com base no Painel Nacional de Televisores (PNT).
Melissa
Vogel, diretora de marketing para América Latina do Ibope Monitor, responsável
pela pesquisa e pela apresentação da nova ferramenta, define merchandising como
“a presença de uma marca ou mensagem em um conteúdo de entretenimento ou
educativo”. Melissa apresentou um histórico do merchandising que, curiosamente,
teve sua origem junto com a história do cinema. “Os primeiros filmes dos irmãos
Lumière retratavam o cotidiano da época e no “Washing day in Switzerland”, de
1895, vemos cenas com mulheres lavando roupa tendo o sabão Sunlight como
estímulo visual. Para distribuir os filmes na Europa e Estados Unidos, os
irmãos Lumière fizeram uma promoção de 50% no valor ingresso com a apresentação
da embalagem do produto, em ação de patrocínio da Lever Brothers, hoje
Unilever.
Um
case de sucesso do merchandising no cinema aconteceu em 1933, nos EUA, com o
Marinheiro Popeye que, originalmente, se fortalecia ao chutar uma galinha. Para
estimular o consumo de espinafre por conta da grande safra daquele ano, o
personagem passa a consumir o produto. O resultado foi o aumento de 33% no
consumo de espinafre nos EUA e a mudança do comportamento do personagem,
conforme contou Melissa.
Passando
pelo merchandising dos testemunhais, onde garotas-propaganda vindas do rádio
faziam “comerciais ao vivo”, com baixo custo de produção; e pelo merchandising
em novelas, gênero trazido pela P&G para a TV no início dos anos 50, o
formato se consolidou com ações planejadas. O primeiro grande case foi na
novela “Dancing day's” (1979), da TV Globo, com o jeans Star Up. Outro case foi
na novela “Água viva” (1980), também da TV Globo, com a USTop. Hoje, o
merchandising está presente em praticamente todas as plataformas de comunicação
de conteúdo com o consumidor.
Segundo
Melissa, devido ao crescimento do merchandising, o mercado exigia novas formas
de mensuração e o Merchanview possibilita aferição da concorrência e análise
rápida e visualização de todas as ações de merchandising com o download das
imagens, análise estratégica das ações de merchandising, relatórios com volume
de investimento, GRP, relatórios comparativos, tática empregada etc. Além
disso, permite a exportação de relatório PVI: alcance e frequência da campanha.
“O produto já está disponível no mercado e leva o segmento do merchandising
para os anunciantes e agências com a credibilidade da marca Ibope. Em breve o
Ibope lançará o Monitor Evolution, ferramenta que permitirá a inclusão das ações
de merchandising na base de investimento publicitário, além da análise de
merchandising mais nove meios em uma única plataforma e a análise completa da
estratégia dos anunciantes”, adianta a executiva.
BRASIL:
20 ANOS COMO UMA CONTA EM CRESCIMENTO
Mil
aerogeradores por ano. Esse é o ritmo de crescimento prometido pelos parques
eólicos no Brasil nos próximos três anos. Essa fonte de energia comemora 20
anos em 2012 como a de maior crescimento no País, com investimentos estimados
em R$ 50 bilhões. O 3o Brazil Windpower comemora a data realizando o
maior evento do setor da América Latina, trazendo 170 empresas para mostrar as
últimas inovações em um dos mercados mais promissores do mundo.
O
primeiro aerogerador foi instalado no Brasil na ilha de Fernando de Noronha em
1992. Desde então, mil equipamentos foram instalados em 71 parques eólicos no
País. O campeão no uso dessa matriz no sistema elétrico é o estado do Ceará,
mas estima-se que o Rio Grande do Norte assumirá a liderança em 2014, com 40
usinas que deverão entrar em funcionamento
A
melhor notícia é a formação de uma indústria com a cadeia de fornecimento
completa, estimulada pela obrigatoriedade de 60% de índice de nacionalização
dos aerogeradores que quiserem obter financiamento do Banco Nacional de
Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ao todo, são 12 mil empregos
gerados na área, que podem aumentar nos próximos anos.
O Brazil Windpower é uma promoção da
ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica), do GWEC (Conselho Mundial
de Energia Eólica, com sede em Bruxelas) e do Grupo CanalEnergia. O evento está
inserido na agenda anual de eventos de energia eólica e tem o apoio da AWEA
(Associação Americana), EWEA (Associação Europeia), dentre outros. Mais
informações: http://www.brazilwindpower.org.
GOOGLE LANÇA PROGRAMA
DE TREINAMENTO
O Google lança no Brasil o Google Engage, uma
iniciativa para auxiliar pequenas agências ou profissionais da publicidade
digital. A empreitada é constituída por uma série de ferramentas e treinamentos
para as campanhas online, incluindo Adwords e outras vertentes da empresa,
auxiliando esses pequenos players a trazerem melhores resultados a seus
clientes.
O
programa já é realidade nos Estados Unidos, Portugal e Reino Unido, porém,
promete novidades exclusivas em sua chegada ao Brasil. A principal delas é o
Engage Office, onde o consumidor monta um escritório virtual e, à medida em que
vai evoluindo nos treinamentos, uso de ferramentas e resultados, vai
incrementando o escritório.
A
iniciativa, que substitui o WebExpert, também inclui promoções que podem dar
vale-Adwords de R$ 150 ou visitas ao escritório do site.
TRUE VIEW, A PRINCIPAL FONTE DO YOU TUBE
A
plataforma de anúncios em vídeo TrueView é o grande investimento do Google para
monetizar o YouTube. Neste período, o modelo — em que o anunciante só paga
quando o usuário assiste ao comercial, e não pela impressão da página — se
transformou no principal gerador de receita publicitária para a plataforma e
está em franca expansão mundialmente, de acordo com Kika Oncken, gerente de
soluções de Branding do Google Brasil.
Campanhas
nacionais de sucesso no primeiro semestre deste ano contaram com o formato para
impulsionar o diálogo com o público. Entre elas, "Sem papel", para o Itaú, "The great prepartation",
para a Budweiser, "Vai amarelar ou vai de Gillette?", para Gillette, e "Atchim e Espirro - a volta",
para Vick, todas criadas pela Africa.
No
caso de Gillette, o vídeo que estreou Vitor Belfort como embaixador da marca se
tornou o comercial mais acessado no YouTube nacional, com mais de 20 milhões de
views, sendo que 58% das visualizações partiram dos anúncios. “Nós estamos
aprendendo a trabalhar com a ferramenta”, afirmou Silvia Andrade, gerente de
marketing de Gillette. A campanha começou na internet, com o TrueView, e contou
com recursos divididos pela metade entre digital e outros meios. “Os resultados
estão fazendo com que aumentemos os investimentos em digital”, acrescentou.
“Esse
é um mercado muito grande porque é formato com o qual os usuários já estão
acostumados e, por isso, é muito mais fácil para eles”, diz Kika. Como
vantagens que modelo midiático oferece, segundo a executiva, além de permitir
que o usuário pule o anúncio e o pagamento pelo anunciante apenas dos vídeos
assistidos, estão as possibilidades de segmentação e acompanhamento para saber
até onde os consumidores estão assistindo aos comerciais. Ou seja, até onde a
ação consegue captar a atenção do público. Nos próximos meses, segundo a
executiva, o modelo também será comercializado para mobile.
O ALEMÃO
NO PARANÁ
Lançado o livro Imigração Alemã no Paraná –
180 anos. A obra, como o próprio título já diz, conta a história da imigração
de alemães e descendentes no Estado do Paraná, que completou 180 anos em 2009.É contada em vários capítulos, escritos por autores diversos, cada qual relatando um aspecto desta história. O coordenador do trabalho é Harto Viteck, que reuniu os textos dos autores Alfred Pauls, Marcos Nestor Stein, Marlon Ronald Fluck, Divinamir de Oliveira Pinto, Estevão Muller, Cláudia Portellinha Schwengber, Waldir Gregory e Marcos Nestor Stein.
O livro Imigração Alemã no Paraná – 180 anos retrata com fidelidade histórica a realidade vivida pelas comunidades de etnia alemã que colonizaram o Paraná. O advento da obra ocorreu a partir da comemoração dos 180 anos da primeira imigração alemã no Estado do Paraná, originária da cidade de Trier, Alemanha, e que se destinou à cidade de Rio Negro, em 19 de fevereiro de 1829.
A comemoração dos 180 anos de imigração alemã no Paraná aconteceu durante todo o ano de 2009, com várias atividades de ordem cultural, artística, musical, gastronômica e folclórica da etnia alemã, desenvolvidas nas regiões do Estado colonizada por pessoas de origem germânica. Estes eventos iniciaram a partir de uma sessão solene da Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, por iniciativa do deputado estadual Elio Lino Rusch.
O conjunto da obra só foi possível graças a disposição de vários intelectuais e historiadores, conhecedores do assunto proposto, de contribuir na elaboração desta obra em suas comunidades locais. São eles Alfred Pauls, Marcos Nestor Stein, Marlon Ronald Fluck, Divinamir de Oliveira Pinto, Estevão Muller, Cláudia Portellinha Schwengber, Waldir Gregory e Marcos Nestor Stein.
Os autores trabalham através dos seus artigos, os aspectos da colonização de várias regiões do Paraná onde os alemães se instalaram ao longo dos anos: Rio Negro, Colônia Witmarsum (Palmeira), Curitiba, Entre Rios (Guarapuava), Marienthal (Lapa), Rolândia e Marechal Cândido Rondon.
Todo esse trabalho é coordenado por Harto Viteck, que organizou e reuniu os vários artigos de resgate da memória e da cultura alemã, com a intenção de conseguir grande repercussão não só nos meios alemães paranaenses, mas também nos demais Estados brasileiros em que a imigração alemã está presente e, inclusive, na própria Alemanha. É a primeira obra literária de resgate da memória de uma etnia, feita por uma equipe de intelectuais em que cada comunidade convidada tem um representante local que escreve a história da sua comunidade desde a chegada ao Brasil, até os dias atuais
PRÊMIO PARA PESQUISADORES
Teses e
dissertações, assim como monografias de conclusão de curso e de Iniciação
Científica, podem ser inscritas no Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em
Jornalismo (PAGF) concedido anualmente pela Associação Brasileira de
Pesquisadores em Jornalismo. Detalhes:
http://www.sbpjor.org.br/sbpjor/?p=11213 <http://www.sbpjor.org.br/sbpjor/?p=11213> .
http://www.sbpjor.org.br/sbpjor/?p=11213 <http://www.sbpjor.org.br/sbpjor/?p=11213> .
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