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segunda-feira, 23 de julho de 2012

CRESCE A MÍDIA OUT OF HOME


 

Despertando cada vez mais o interesse de grandes grupos de mídia, como Terra, Abril e Bandeirantes, a mídia out of home está em fase de consolidação, apontam empresas do segmento. Na semana passada, a aquisição total da Rede Elemidia pela Abril S.A. indicou o potencial de desenvolvimento do setor, principalmente do segmento digital. “A entrada do Grupo Abril na indústria mostra o quanto o digital out of home vai ser forte e veio para ficar. É uma chancela para a nossa indústria”, analisa Arnold Correa, presidente da ABDOH (Associação Brasileira de Digital Out of Home).
Em setembro de 2010, a Abril comprou 70% do negócio. Na semana passada, adquiriu os 30% restantes dos sócios minoritários com o objetivo de expandir a rede. “O que estava planejado para ser atingido em matéria de receita e de rentabilidade foi alcançado e deu uma motivação extra para a aquisição. Agora, com a totalidade da empresa, a velocidade de expansão será ainda maior”, afirma Felipe Forjaz, ceo da Elemidia.
Antes da Abril, outros conglomerados também lançaram mão de aquisições para entrar no segmento. Em 2008, o Grupo Bandeirantes adquiriu a TV Minuto, que contabiliza 5,2 mil telas nas linhas Vermelha, Verde e Azul do Metrô de São Paulo, as que concentram o maior fluxo de passageiros. A empresa é gerida pela Band Outernet, holding criada para cuidar das empresas de mídia out of home do grupo, como TVO (nos ônibus de São Paulo), NextMidia (em terminais rodoviários), Mão Dupla (mídia estática nos ônibus de São Paulo) e Orla TV (telas instaladas nos quiosques da orla do Rio de Janeiro). Juntas, elas impactam nove milhões de pessoas diariamente.
Para Lucio Schneider, diretor do Terra Digital Out of Home, a entrada de grandes empresas no setor impulsiona o seu desenvolvimento. “Embora já houvesse empresas muito sérias atuando, grupos de mídia trazem mais credibilidade para o negócio”, avalia. “É um segmento que está consolidando-se com empresas pequenas ligando-se a grandes companhias”, complementa.
O próprio Terra é um exemplo disso. Após adquirir uma série de operações pequenas, lançou sua própria rede de digital out of home no final de 2010 e hoje soma 2.700 telas em bares, padarias, cafés, salões de beleza e academias. Recentemente, ela venceu a concorrência da Via 4, concessionária do Metrô de São Paulo, para operar telas dentro dos vagões e nas estações da Linha Amarela. No próximo mês, a companhia começa a instalação de grandes formatos com painéis e video walls de LED nas plataformas. Serão 70 painéis e dez grandes formatos por estação. “É um projeto único, de passar para o anunciante algo que ele não tem hoje”, afirma.
De acordo com dados da PwC, o setor de out of home brasileiro movimentou no ano passado US$ 464 milhões, o equivalente a 3% do bolo publicitário brasileiro. O valor é modesto se comparado com o montante gasto nos Estados Unidos, que investiu US$ 6,450 bilhões no mesmo período. Mas as empresas que atuam no setor apontam o crescimento da mídia, em especial da digital, nos últimos cinco anos. “Ele cresce a 45% desde 2007 anualmente em receita publicitária”, diz Forjaz.
Com a aquisição total pela Abril e o projeto de expansão, a Rede Elemidia planeja aumentar em 40% sua rede de edifícios comerciais e chegar a dois mil prédios nos próximos 12 meses. “Além disso, vamos expandir a atuação em nossa rede de 60 shoppings, instalando grandes formatos de tela de LED nos próximos 12 meses”, aponta Forjaz. A operadora soma oito mil telas em 47 cidades brasileiras alocadas em elevadores, shoppings, academias e supermercados.
De acordo com o ceo da Elemidia, é notório o aumento do interesse de anunciantes e agências no meio, o que é expresso no balanço financeiro da companhia. Só no primeiro semestre do ano, a operadora cresceu 49% em receita publicitária. “As grandes agências não colocam mais raspa do investimento e já estão utilizando o meio para os seus grandes anunciantes”, diz. Schneider compartilha da mesma visão: “O setor cresceu 20% no ano passado e deve expandir-se na mesma proporção em 2012. Vemos novos anunciantes, aqueles que não estavam no segmento ingressando nessa mídia”.
Tendências

O projeto Cidade Limpa, em vigor na cidade de São Paulo desde 2007, é apontado como um dos fatores que impulsionaram o desenvolvimento da mídia indoor. Além desse, também é apontado a tendência de acompanhar constantemente o consumidor onde quer que ele esteja. “Acertar o consumidor ficou difícil. Se estiver onde ele está é mais fácil. Se ele vai malhar na academia, se está no elevador ou no supermercado, há uma tela falando com ele”, exemplifica Correa, presidente da ABDOH.
Já para Cris Moreira, diretor do Band Outernet, a expansão da mídia out of home ocorreu por uma demanda do próprio consumidor. “A lei fez com que mídia fosse criada. Mas o que vejo de alavancador é que o usuário esperava por uma mídia que falasse com ele durante o dia. Precisava de uma prestação de serviço no transporte público”. (Propmark)

FRANCHISING FAIR ACONTECERÁ EM NOVEMBRO

Curitiba vai sediar nos dias 22, 23 e 24/11 a 14ª edição da Franchising Fair, feira nacional de franquias. Oevento, que vai ocorrer no Centro de Exposições da Fiep, é uma vitrina de oportunidades de negócios para investidores, empreendedores, empresários e pessoas interessadas em abrir um negócio próprio.
A feira também oferece palestras para pessoas interessadas em obter maiores informações sobre como tornarem-se franqueados ou franqueadores de sucesso.

Realizada há doze anos de forma alternada nas capitais brasileiras, é a quinta vez que a cidade de Curitiba sedia o evento, que é realizado em parceria com a Associação Brasileira de Franquias (ABF) e o apoio do Grupo Multi Franqueadora.
A escolha da capital paranaense tem como objetivo fomentar oportunidades para franqueadores que desejam investir na cidade, hoje considerada o quarto maior PIB entre as cidades da federação. Em 2011, a produção total no Estado foi de R$ 251,6 bilhões, representando 6,07% do PIB Nacional.
Por intermédio da promoção e lançamento de novas marcas franqueadoras no mercado, a Franchising Fair apresentará este ano ao seu público visitante, centenas de opções de investimentos lucrativos nos segmentos de alimentação , cosméticos, idiomas, entre outros. As perspectivas de público para a 14ª edição da Franchising Fair giram em torno de dez mil visitantes. (Promoview)
ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL EM MATEMÁTICA
 O Programa de Pós-Graduação em Matemática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da  USP, em São Carlos, convida jovens pesquisadores a realizar um estágio pós-doutoral durante o verão de 2013. Além de desenvolver pesquisas, os acadêmicos poderão ministrar minicursos em suas áreas de atuação. Detalhes: www.icmc.usp.br/~verao/Welcome.html 

 UM FESTIVAL DE ENCHER OS OLHOS
 A cidade portuária na província de Jeollananm-Do, na Coreia do Sul sedia, desde o mês de maio, o grande festival Yeosu Expo 2012, que retrata ao mundo as formas com as quais a humanidade está explorando a vida aquática e novas maneiras de convivência com o mundo aquático, por meio de apresentações que ilustram ideias em como se criar um futuro melhor para os oceanos mundiais.
O intuito da exposição é mostrar o passado, presente e o futuro dos oceanos para os participantes de mais de 100 países, com a finalidade de reforçar uma cooperação mútua sua proteção, pois eles servem como uma maneira de sobrevivência para a maioria da população.
A cerimônia de abertura foi poderosa, com toda tecnologia e muita história para contar.  A edição sul-coreana da exposição universal abriu suas portas no dia 12/05, sob o tema “The Living Ocean and Coast” e alcançou em apenas 23 dias de funcionamento seu primeiro milhão de visitantes.
Foram quatro anos de trabalho e cerca de dez bilhões de dólares investidos para transformar todo o conteúdo trazido pelos 104 países e outras dez organizações internacionais em experiências de encher os olhos dos visitantes. O festival está aberto à visitação até o dia 12 de agosto. (Promoview).

 

CAVALOS SÃO DOPADOS PARA CORRER

 

(Texto de Por Natalia Cesana, distrtibuído pela Anda) - Um cavalo drogado a cada dois dias e 635 corridas de trote e galope em quatro anos. A denúncia foi divulgada pela Liga Antivivissecção (LAV), que ressalta que o maior número está na região da Campania, com 113 corridas, seguido da Sicilia (76), Toscana (82), Lazio (60) e, por fim, da região da Emilia-Romagna, com 56 corridas. As informações são do jornal italiano Corriere Della Sera.

Enfim, de Roma a Cesena, de Trieste a Napoli, não há hipódromo nem corrida que sejam imunes a esta prática.
De acordo com os laboratório de análise oficiais, não há dúvidas sobre os dados divulgados pela LAV. Para que o doping seja feito, dezenas de substâncias são utilizadas, desde cocaína até fenilbutazona é uma droga de ação antiinflamatória, antipirética e analgésica. E tudo feito apesar da legislação.
O artigo 544 do Código Penal italiano estabelece que “qualquer um, por crueldade ocasionada a um animal ou por tê-lo submetido a serviços, comportamentos ou mesmo a esforço insuportável devido às características etiológicas, será punido com prisão de três a 18 meses, mais o pagamento de multa no valor de 5.000 a 30.000 euros.
Nota da Redação daAnda: Animais utilizados em competições passam por treinamentos exaustivos e são constantemente submetidos a condições estressantes, sendo obrigados a atingir performances alheias à sua natureza. Toda e qualquer atividade que utiliza animais como objeto para o entretenimento humano deveria ser banida.

TVAOVIVO VAI FATURAR R$ 6 MILHÕES
A TVAOVIVO, empresa de comunicação online, prevê crescimento de 50% no faturamento em 2012, atingindo o valor de R$ 6 milhões. O mercado de vídeos corporativos e de transmissão por streaming é o carro-chefe da estratégia de crescimento no País.
Recente pesquisa realizada pela TVAOVIVO com os 10 maiores bancos - na categoria patrimônio líquido ajustado – mostrou que 60% das maiores instituições financeiras do País já utilizam vídeos na rede social Facebook para reforçar a marca. 80% deles oferecem aplicativos para smartphone como opção para utilizar os serviços e fazer transações por meio de tablets e celulares.

“As transmissões ao vivo e os vídeos institucionais são ferramentas que podem potencializar a comunicação interna e com o mercado”, afirma Adriano Pellicciari, diretor-executivo da TVAOVIVO. A empresa também aposta no novo serviço de transmissão de coletivas de imprensa para empresas e agências de relacionamento com a mídia. A primeira iniciativa na área obteve 47.505 acessos com um evento para jornalistas da operadora Vivo realizado no Museu do Futebol.  

 “Em um momento em que é complicado o deslocamento de jornalistas, nada melhor do que garantir o acesso de todos eles aos eventos e comunicados estratégicos das corporações”, explica Adriano Pellicciari, diretor da TVAOVIVO. Os jornalistas podem assistir às coletivas de imprensa de qualquer plataforma: computador, tablets e smartphones.

A TVAOVIVO é uma empresa de comunicação online. Pioneira no mercado brasileiro, faz parte do portfólio da Ideiasnet, empresa ligada ao grupo EBX, de Eike Batista.   
proibidas ou mesmo que o submete a tratamentos que ocasionam dano à saúde. A pena é aumentada em mais metade se, pelos fatos, o animal morre.

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