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domingo, 8 de julho de 2012

DOMINGO É DIA DE AUDITORIA


 AUDITORIA DA COMUNICAÇÃO

A FRASE

“Pobre gosta é de luxo.” Joãozinho Trinta)

ESTE A GENTE SAABE DE  QUEM  CHUPOU

“Pode entrar, a casa é sua” (Dalton Andrade)
“Pode entrar que a casa é sua (Casas Pernambucanas, há muitos anos)

CONFUSÃO EM CANNES

Novamente Meio&Mensagem marcou um golaço. Abandonando o estilo release que infelizmente predomina nas colunas, blogs  e meios especializados, ele, que semana passada denunciou a presenbça de peças fantasmas entre as premiadas, voltou à carga esta semana, agora para contar fatos nada  lisonjeiros ocorridos nos bastidores.
Como resumiu o jurado brasileiro Andre Rabanca, segundo a revista:
“O argentino fala demais, os asiáticos votam sempre todos unidos em suas peças, o alemão reclama que tudo é ruim, o norte-americano pensa que tem razão, o brasileiro sempre dá um jeitinho de defender o país, oi indiano explica dez vezes que a penetração da internet é muito pequena lá, e o presidente do júri Ajuda todos os trabalhos que tenham fim de caridade.”
Nenhuma novidade, exceto que pela primeira vez o fato vem à tona com esta força.
Há alguns anos entrevistei, para a Revista Propaganda, Victor Petersen, que disseminou o Festival de Cannes no Brasil. Durante anos ele incentivou  agências e publicitários brasileiros a participar do certame. Um dia, surpreendentemente, deixou de fazer isso.
Na entrevista que me concedeu revelou porque: “deixou de ser um evento sério, por culpa de um brasileiro. Eu o indiquei para  fazer parte do júri, ele corrompeu os jurados e trouxe um monte de leões para a agência dele.” Se você quer saber o nome desse jurado, pesquisa na Revista Propaganda. Está lá, citado pelo Victor.
Eu mesmo  escrevi algumas, manifestando minha estranheza diante do fato de que davam aos jurados brasileiros a missão de defender as peças do país. E lembrava que jurado não defende, julga.          Quem defende ou ataca são o advogado e o promotor.  

OS PERIGOS DA COMUNICAÇÃO ONLINE

Se o farto que retrato abaixo, que circula na internet, for verdadeiro, mostra como um diretor de marketing perde a cabeça e com isso consegue manchar a imagem da empresa onde trabalho. Dá uma olhada

Reprodução dos emails trocados entre ALUNOS / TCC "TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO" da USP (Aquela dos alunos que queriam  liberar o uso da maconha)  e  CAFÉ PILÃO...

1º EMAIL Pedido dos Alunos da USP ao Café Pilão: Prezados Srs., gostaria de verificar a possibilidade da realização de uma entrevista com o responsável pela Área de Marketing a respeito do mercado de café tipo exportação no Brasil. Eu e meus colegas somos alunos do curso de Administração/Comércio Exterior da Universidade de São Paulo e temos como tema do trabalho de conclusão de curso a influência do selo 'tipo exportação' no consumo de café no Brasil. A idéia é estudarmos os efeitos do produto exportável no mercado doméstico e por isso selecionamos profissionais do mercado de café cuja opin ião nos seria de algum valor. A entrevista seria agendada conforme a disponibilidade da sua empresa e não levaria mais do que 1h. Aguardo um retorno, e desde já agradeço.

2º EMAIL : Resposta do Café Pilão: Agradecemos o seu contato e o seu interesse no nosso Café Pilão. Informamos que nós, do Café Pilão, possuíamos uma política para divulgação das informações sobre os nossos produtos e sobre a nossa empresa. Desta forma, disponibilizamos o site para que o estudante tenha acesso às informações sobre a marca do produto e a empresa possíveis de serem divulgadas. Você poderá acessar nossa página pelo endereço: <http://www.cafepilao.com.br//> Esperamos que você possa apreciar o site do Café Pilão, pois ele foi especialmente desenvolvido com todo carinho para você! Mais uma vez agradecemos o seu contato e colocamos o Serviço de Atendimento ao Consumidor a sua disposição. Um abraço, Gledes de Souza. Serviço de Atendimento ao Consumidor.

3º EMAIL Réplica dos alunos: Prezado Sr. Gledes de Souza, somos alunos do último semestre do curso de Administração/COMEX da Universidade de São Paulo. Embora o nosso curso seja meia-boca, Vsa. seja meia-boca e essa água suja que vocês chamam de café seja meia-boca, nós não o somos e a nossa paciência se esgotou. Como Vsa. não deve saber o que é stress, pois a sua existência medíocre não prevê a transposição de limites, prazos, etc, eu gostaria de, em poucas linhas, escrever que é muito foda ralarmos para pagar a facu, mantermos nossos empregos, tentarmos minimamente concluir os trabalhos que sempre deixamos atrasar e ainda termos que aturar respostas imbecis como a que Vsa. nos mandou. Para tentar fazê- lo perceber o quão estúpida foi a sua atitude, segue um silogismo bem didático, com a seqüência de raciocínio que o seu cérebro de amendoim deveria ter feito: 1. a minha mensagem chegou por meio do site do Café Pilão, portan to eu tenho acesso à Internet 2. a mensagem foi escrita, logo eu sei escrever 3. se eu sei escrever, muito provavelmente eu saiba ler 4. se eu sei ler, tenho acesso à Internet e acessei o site do Café Pilão p/ escrever a mensagem, eu vi o que havia escrito lá 5. se eu me dei ao trabalho de escrever uma merda de mensagem para uma banca de idiotas do serviço de atendimento, é porque eu preciso de algo ALÉM do que está no site. Ficou claro? Portanto, meu amigo, eu penso sinceramente que pessoas como Vsa. deveriam ser esterilizadas ao nascer, pois assim pouparíamos as futuras gerações do convívio desgastante que hoje somos obrigados a manter, em nome dos direitos humanos e da civilidade. Por fim, segue um conselho e um pedido. O conselho é que Vsa. se mate o mais rápido possível, e o pedido é que, antes de se matar, você vá tomar no CÚ.

4º EMAIL : Tréplica do Diretor de Marketing do Café Pilão 

Prezados Formandos: Como vocês já devem ter percebido, cometeram vários erros na sua solicitação, imperdoáveis em alunos que estão saindo dos bancos de uma universidade para o mercado de trabalho.

Erro 1 Vocês tentaram estabelecer contato com uma grande empresa usando o canal de comunicação errado, ou seja, o SAC, Serviço de Atendimento ao Consumidor. Se vocês já tivessem recebido a graça de um estágio numa empresa medianamente organizada, este fato, além de transformá- los em alvo de piada, jamais lhes renderia um emprego na alta administração, nem menos no telemarketing que é onde as empresas atendem idiotas iguais a vocês.

Erro 2 Vocês também revelaram grande amadorismo em fazer este tipo de contato por e-mail, como se em alguma empresa houvesse profissionais prontos para responder pedidos de filhinhos de papai que deixam os seus trabalhos de aula para a última hora, porque ficam fumando maconha, fazendo greve para não poderem estudar, fazendo passeatas para tirarem a polícia de dentro da Universidade para vocês poderem traficar drogas e a usarem também, comendo gatinhas e torrando a grana da família nos botecos da vida. Quem não gosta de polícia é ladrão e pessoas desonestas. Existe um equipamento chamado telefone, que é atendido por uma profissional chamada telefonista. Aqui na Pilão, casualmente, a telefonista é uma diplomada em Administração pela USP, com ênfase em Comércio Exterior , que, por suas raízes, certamente abriria as portas para vocês.

Erro 3 O trabalho proposto por vocês é de uma inutilidade espantosa, uma prova de total incompetência para quem está obtendo um diploma de bacharel em administração. Na verdade, é uma pesquisa estúpida e imbecil, pois utiliza uma metodologia completamente errada - 'entrevistas com profissionais do café ' para'estudar os efeitos do produto exportável no mercado doméstico'. Garotos, este tema já foi pesquisado há 10 anos atrás e não tem mais a mínima importância depois que Collor de Mello abriu as fronteiras do Brasil. 

Naquele tempo, aliás, os jovens, além de estudiosos, também eram politizados. Vocês já ouviram falar dos 'caras pintadas' ou acham que isso é apenas um apelido para palhaços como vocês?

Espero, com esta resposta, estar contribuindo para a formação de
vocês. Mas, se esta resposta não lhes servir como uma pequena lição, fiquem
tranqüilos.

Entrem novamente em nosso site e conheçam os nossos projetos sociais,
destinados a recuperar jovens drogados, a fazer inclusão digital
(ensina inclusive a usar a internet) e a tratar problemas sexuais em
jovens estudantes. Ah, antes que esqueça, abriu uma oportunidade de
estágio para formandos em Comércio Exterior aqui na empresa: na
Namíbia.

Sabemos que é no cú do mundo, mas como vocês bem que merecem tomar
no cú, lá é um bom lugar.

É por isso que os "profissionais" de hoje que saem das Universidades,
não sabem distinguir soro do leite e acabam matando nossas crianças.
Atenciosamente.

Jairo Soares
Diretor de Marketing”

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