(Texto de Fábio de
Castro, distribuído pela Agência FAPESP)
–
Em diversas regiões do Brasil treinadores de futebol estão abandonando suas
velhas pranchetas para adotar uma alternativa mais eficiente em suas preleções:
um software que permite trabalhar a preparação tática do time, estudar decisões
estratégicas, realizar simulações e analisar jogadas a partir de imagens de
vídeo.
A prancheta eletrônica para tablet, denominada
Tactical Pad, foi desenvolvida e colocada no mercado pela ClanSoft, empresa
spin off formada em 2009 pelos engenheiros da computação Pedro Henrique Borges
de Almeida, Danilo Lacerda e Fernando Closs, todos ex-estudantes do Instituto
de Computação da Unicamp.
O projeto "Pesquisa e desenvolvimento de uma
aplicação de apoio a esportes coletivos utilizando tablet PC" teve apoio
do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).
De acordo com Almeida, o software, cuja versão atual
é comercializada desde março de 2010, é utilizado por treinadores da maior
parte das agremiações do interior de São Paulo – em especial nas categorias de
base, mas também em alguns times profissionais, como o da Ponte Preta, de
Campinas –, além de clubes como o Internacional (RS), o Bahia (BA) e o
Figueirense (SC). O Tactical Pad também é usado pela seleção sub-21 de Portugal
e pela seleção principal da Coreia do Sul.
Segundo Almeida, a ferramenta já foi testada por
membros da comissão técnica dos times profissionais de Palmeiras e Corinthians
e a partir de agora será adotada por todas as seleções de base da Confederação
Brasileira de Futebol (CBF).
Em 2009, Almeida fazia um mestrado em Ciência da
Computação na Unicamp, sobre o uso de tablets para aplicações educacionais,
quando Closs – que trabalhava com Lacerda no Instituto Venturus de Inovação
Tecnológica – sugeriu que os três se unissem para desenvolver uma prancheta
eletrônica. O trio passou a estudar o mercado e avaliar o nível de maturidade
dos softwares já existentes para a mesma finalidade.
“Logo percebemos que os treinadores brasileiros não
adotavam esse tipo de solução tecnológica. Conversando com alguns deles,
percebemos a razão para essa rejeição: os softwares disponíveis eram difíceis
de manusear, com interface confusa e funcionalidades incompletas. Notamos
também que o uso de mouse e teclado inviabilizavam o uso nas preleções e as
soluções gráficas eram, em geral, muito amadoras e pouco atraentes”, disse
Almeida à Agência FAPESP.
A concepção do produto contou com a colaboração de
profissionais de diferentes comissões técnicas, que mais tarde se tornaram
usuários da ferramenta. Durante o desenvolvimento, o principal colaborador foi
o ex-coordenador das categorias de base do Palmeiras Marcos Biasotto, que atua
hoje no Grêmio (RS).
“Trabalhamos intensamente junto às categorias de
base do Palmeiras. Como a usabilidade dos softwares existentes era uma das principais
dificuldades que detectamos, vimos que era fundamental consultar os
profissionais para quem o produto seria realmente útil. Com isso, pudemos criar
as funcionalidades com características alinhadas às expectativas do usuário”,
disse Almeida.
Os pesquisadores perceberam que, para ser utilizado,
o software precisaria ser de manuseio extremamente simples. Segundo Almeida,
mesmo profissionais da área esportiva com intimidade com computadores desistem
de usar esse tipo de software se for preciso gastar muito tempo para fazer uma
simulação.
“Também percebemos que muitos dos softwares
existentes não davam importância à qualidade gráfica. O aspecto visual é muito
importante e uma boa representação gráfica da jogada dá um estímulo cognitivo
fundamental para que o atleta assimile o que está sendo pedido a ele”, disse.
Jogadores e jornalistas
O Tactical Pad, que roda em dispositivos com
Windows, Android ou iOS (iPad), pode ser utilizado de duas formas. Uma delas é
a montagem do posicionamento tático da equipe, como se fosse uma prancheta
virtual – com personalização de todos os elementos, como cores dos uniformes e
nomes dos jogadores, e possibilidade de visualização 3D. A outra é a análise a
partir de imagens de vídeo.
“O software possibilita funcionalidades simples de
edição. Depois de filmar jogadas de seu próprio time ou do time adversário, o
treinador pode escolher cenas de cobranças de falta, por exemplo, para fazer a
análise do posicionamento”, disse Almeida.
“O treinador pode fazer anotações sobre o próprio
vídeo, a mão livre, destacando os pontos mais importantes de uma jogada. Pode
também utilizar um modo especial de projeção no qual somente o conteúdo de
interesse é mostrado no projetor”, explicou.
Durante a Copa São Paulo de 2010 – o principal
torneio de categorias de bases de clubes do Brasil – os engenheiros da ClanSoft
acompanharam o uso do software em preleções com os atletas. O programa ajudou o
time facilitando, por exemplo, as correções de falhas de posicionamento
defensivo em jogadas de bola parada.
De acordo com Almeida, a base do Palmeiras possuía
equipamentos como projetores e notebooks, mas eles nã eram utilizados porque os
profissionais não tinham afinidade com as ferramentas. A principal dificuldade
era a edição de vídeos. Apesar dos recursos, utilizavam em suas preleções
prancheta sobre cavaletes, com anotações a mão. "Além de dificultar a
compreensão dos jogadores, a comunicação se tornava enfadonha. O treinador nos
dizia que os jovens atletas costumam ficar dispersos se a preleção chegar a 20
minutos. Mas, quando utilizamos o software, a participação deles foi intensa,
mesmo após 40 minutos de análise de jogadas”, disse Almeida.
O software vem sendo utilizado não apenas por
treinadores, mas também por jornalistas esportivos. Jornalistas como Mauro
Beting, comentarista esportivo da Rádio Bandeirantes e colunista do Lance Net!,
e André Rocha, responsável pelo blog Olho Tático, do GloboEsporte.com, utilizam
o Tactical Pad para fazer análises táticas.
Se a fase 1 do projeto PIPE foi dedicada ao desenvolvimento
da prancheta eletrônica, os pesquisadores da ClanSoft agora estão trabalhando
na fase 2, já aprovada pela FAPESP, para transformar o software em uma
ferramenta de auxílio à gestão técnica das categorias de base dos times.
“Em uma categoria de base de um grande clube,
eventualmente há mais de 400 atletas. Estamos desenvolvendo um sistema capaz de
acompanhar o treinamento de cada um deles, integrando à parte tática as
estatísticas e os dados relacionados a lesões, suspensões e alimentação, por
exemplo. Tudo isso será compartilhado com a comissão técnica”, disse Almeida.
Outra funcionalidade da fase 2 do projeto será a
integração da prancheta eletrônica a redes sociais na internet. “Muitas vezes o
treinador ou alguém da comissão técnica não está presente, mas poderá ter
acesso aos dados relacionados à parte técnica do time”, afirmou.
Além do futebol, o Tactical Pad tem versões para
basquete, futsal e handebol. “Por enquanto, a aplicação mais forte tem sido
mesmo no futebol de campo. Vamos começar a divulgar nos Estados Unidos a versão
para basquete”, disse Almeida.
As tecnologias que serviram de base para o
TacticalPad incluíram o Windows Presentation Foundation (WPF), Windows Forms e
bibliotecas de programação específicas para Tablet PC. Com a exportação para
versões de iPad e Android, passaram a ser empregadas também outras tecnologias,
como OpenGl e Engines 3D. Detalhes: www.tacticalpad.com
CONGRESSO MUNDIAL DE SIGNIS
(ZENIT.org) - O Congresso Mundial da Associação Mundial para a Comunicação (SIGNIS)
será realizado em 2013 em Beirute, Líbano, sobre o tema Mídia para uma Cultura
de Paz: criar imagens com o nova geração.
"O
Oriente Médio está coberto por um véu de imagens de guerras, conflitos civis e
exigências de mudanças sociais e políticas. No entanto, está também repleto de
iniciativas criativas para a reconciliação, o diálogo e a construção da
paz", é o que destacam os organizadores no convite para o evento mundial,
cuja sede foi escolhida "em solidariedade a essas vozes e imagens
alternativas de paz do nosso mundo”.
O
presidente da Signis, Augustine Loorthusamy disse que o tema do Congresso
", ressalta o contínuo compromisso da instituição em trabalhar com, e
inspirar a próxima geração na promoção dos seus direitos através da
mídia."
Ele
acrescentou: "Como uma associação católica de profissionais da área de
comunicação queremos trabalhar e incentivar a próxima geração a criar idéias
positivas e fortes que expressem suas esperanças em uma cultura mundial de paz."
O
precedente Congresso Mundial Signis foi realizado em 2009em Chiang Mai,
Tailândia e reuniu mais de 600 profissionais de mídia e desenvolvimento,
comunicadores católicos, crianças e jovens do mundo todo.
O
Congresso Mundial 2013 pode ser seguido de agora em diante pelo Facebook ou
Twitter: www.facebook.com / signisworld e www.twitter.com/ # SIGNISBrussels
A
PIOR PROFISSÃO DO MUNDO
“A pior deve ser exorcista; deve ser difícil retirar
maldições que o diabo e o satanás lançaram na vida de pessoas cruéis e malvadas
como eu”, ou “Policial militar, arrisca a vida por um salário que nem um
mendigo quer, sai de casa sem saber se vai voltar, e quando mata ainda responde
a processo”, ou, “Estudante, passamos por espécies de torturas diárias e o pior
sem nenhuma remuneração”, ou, “prostitutas e bandidos sem dúvida são as
piores”…
Aqui no MADIAMUNDOMARKETING temos conversado muito
sobre o assunto e na média, todos tendem a concordar que não existe profissão
ou atividade pior e mais arriscada que de dono de restaurante. Acorda cedo,
dorme tarde, trabalha sobre permanente pressão, a mão de obra além de escassa
gira alucinadamente, sua matéria-prima é perecível, suas ferramentas de
trabalho são frágeis, e é julgado a cada minuto por cada um dos muitos clientes
que frequentam seu estabelecimento em busca de prazer, felicidade, alegria,
ótima experiência e melhores recordações. Os que não passam por esse julgamento
duram alguns meses e fecham. De cada 100 restaurantes abertos na cidade de São
Paulo apenas 3 sobreviverão 10 anos depois. Já a saúde de seus proprietários…
E se as coisas já não eram fáceis, novas pressões
atormentam a vida dos já atormentados restaurateurs. De uns anos para cá os
restaurantes tornaram-se vítimas de arrastões. E a cada novo arrastão mais
pessoas desistem de frequentá-los. Como se isso não fosse suficiente, em dois
dos mais recentes, a 100 metros da delegacia, no Bairro de Higienópolis, na
cidade de São Paulo, além de todos os transtornos decorrentes, ainda receberam
a pressão do delegado próximo que não os socorreu como deveria, pelos impostos
que pagam, recomendando a seus clientes e apenas o seguinte, “Escolha o lugar
como um todo. Pela comida, pela qualidade da limpeza, pelo atendimento, pela
rua, e pela estrutura que ele oferece. Veja se o restaurante que você frequenta
tem câmeras, segurança patrimonial, portas de segurança. Tudo isso deve ser
considerado”.
E, para piorar a situação, importadores de vinho
metem o bedelho e reclamam que os restaurantes cobram muito caro pela bebida.
Em matéria do jornal VALOR, o importador CELSO LA PASTINA adverte, “Isso é
cultural. Nos EUA e na EUROPA as margens também são altíssimas. A diferença é
que lá os vinhos são muito mais baratos. Pena é que importamos o hábito em
termos absolutos”. Na mesma direção é o depoimento da sommelier da EXPAND, ANNA
RITA ZANIER, “O vinho não deveria ser visto como um negócio, porque é um
produto que tem custos relativamente baixos.
O que representa em termos de
trabalho para o restaurante? A orientação ao cliente, a abertura da garrafa, a
manutenção da adega e os copos. Algo simples, que com preços mais atraentes
poderia valorizar a refeição e ajudar a manter a tradição de um produto que
nasceu como companheiro de mesa de pobres e ricos”. Só que, ANNA RITA, para
praticar preços tão baratinhos, tem o ponto comercial, a brigada, a matéria
prima, os riscos pessoais, o equipamento, os impostos…
Se não é a pior, ser dono de restaurante disputa com
vantagens a primeira colocação… Depois de todos os cálculos, amortizações,
riscos envolvidos e tudo o mais, nós, consultores do MMM chegamos a conclusão
que os restaurantes do Brasil são caros porque custa muito caro ser dono de
restaurante no Brasil. Apenas isso. Com chances de sucesso muito próximas de
zero. (MadiaMundoMarketing)
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