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quinta-feira, 28 de junho de 2012

A PERDA DE INFORMAÇÕES SENSÍVEIS



Você sabe onde estão suas informações sensíveis? Se sim, você dá a devida proteção a elas? O mais recente caso de tentativa de extorsão e vazamento de fotos íntimas da atriz Carolina Dieckmann, além de outros fatos corriqueiros que tenho observado nas empresas, me fez constatar que as pessoas ainda não dão a devida importância à guarda de informações. Um caso como o mencionado é exponencialmente maior quando falamos de um ambiente corporativo, no qual existem vários meios de manipular dados e mantê-los em dispositivos suscetíveis a perdas, roubos e ataques.
Imaginem o quanto valeriam os projetos de um novo tipo de motor, ou o planejamento publicitário anual de uma empresa para um concorrente? Essas informações, que devem ser protegidas e ter o seu uso monitorado, podem ser duplicadas e copiadas. Dados como esses podem cair nas mãos de um competidor, ou até mesmo um fraudador. A empresa pode ainda ser responsabilizada pelo vazamento de informações caso sejam dados financeiros de seus clientes, por exemplo.
Antes de começar a proteger as informações, necessitamos saber onde elas estão. Nessa fase entra o trabalho de classificação e descoberta, que começa pela identificação do que é realmente sensível. Após isso, investiga-se por onde são manipuladas, trafegam e são guardadas. É nessa fase que saberemos a visão real de exposição a qual uma empresa está sujeita e para onde devemos apontar os esforços.
Soluções como DLP (prevenção contra vazamento de informações) podem ajudar empresas, em primeiro lugar, a encontrar as informações sensíveis e relevantes ao negócio e posteriormente protegê-las. Desde nas estações de trabalho, em tablets, no tráfego que passa pela rede e até nos locais de armazenamento, como servidores de arquivos. Uma segurança adicional pode ser obtida com o uso de criptografia de dispositivos móveis como notebooks, tablets e smartphones. E finalmente, para validar esses controles, é interessante a execução de um teste de invasões, externo e interno, uma vez que grande parte das ameaças ocorre dentro do próprio ambiente de trabalho. Com esse tipo de teste é possível avaliar em quais pontos serão necessários controles maiores.
Normas e regulamentações como Sarbanes Oxley, PCI, HIPAA, Basiléia e GLBA exigem que informações sensíveis sejam protegidas. Claro que muitas dessas regras não são obrigatórias no Brasil ou conforme a atividade da empresa, porém seus controles podem ser adaptados à realidade da corporação. Na maior parte das vezes a tecnologia por si só não resolve o problema, devem ser feitas algumas mudanças nos processos de atividades. A impressão é um exemplo, frequentemente são encontrados documentos abandonados nas impressoras e muitos deles são restritos a um setor, ou nem deveriam ser impressos.
Para finalizar, segue uma dica para pessoas que continuam mantendo fotos e arquivos importantes em dispositivos móveis, ou armazenando-os no seu computador pessoal: assim que possível, mova esses arquivos para um local mais seguro como um volume criptografado. Para usuários domésticos recomendo o software open-source True Crypt (www.truecrypt.org), que pode realizar muito bem essa tarefa. Já para os usuários corporativos, por conta da complexidade no gerenciamento e dos recursos envolvidos, serão necessárias soluções de mercado que demandem investimentos. (Texto de Fernando Romero,  arquiteto de segurança da Arcon Serviços Gerenciados de Segurança,  encaminhado por Anna Malatesta (anna.malatesta@rmacomunicacao.com.br) e Ivanir Costa (ivanir.costa@rmacomunicacao.com.br), da RMA Comunicação e distribuído pelo Portal da Propaganda).
LIVRARIA EDITORA VATICANA NO MUNDO DIGITAL
 (ZENIT.org) – A Libreria Editrice Vaticana entrou no mundo dos livros digitais em parceria com a eLiber, a plataforma católica de e-books. Desde o início de maio, a editora oficial da Santa Sé publicou 17 títulos em e-books, disponíveis no site www.libreriadelsanto.it e em todas as outras livrarias italianas on-line.
Os textos propostos fazem parte da série "Pensamentos". Entre os mais relevantes, estão Pensamentos sobre o Sacerdócio, Pensamentos marianos, Pensamentos sobre a Família e Pensamentos sobre a mulher. Os e-books estão disponíveis nos formatos ePub e pdf.
Outra novidade editorial digital deste mês foi o lançamento de Catequeses de Bento XVI, em versão ilustrada, resultado de uma parceria com a Apple.

A PIOR PROFISSÃO DO MUNDO

Em todos os últimos anos, o YAHOO, num determinado dia, pergunta aos seus seguidores sobre QUAL A PIOR PROFISSÃO DO MUNDO? E as respostas são muitas e diferentes.
“A pior deve ser exorcista; deve ser difícil retirar maldições que o diabo e o satanás lançaram na vida de pessoas cruéis e malvadas como eu”, ou “Policial militar, arrisca a vida por um salário que nem um mendigo quer, sai de casa sem saber se vai voltar, e quando mata ainda responde a processo”, ou, “Estudante, passamos por espécies de torturas diárias e o pior sem nenhuma remuneração”, ou, “prostitutas e bandidos sem dúvida são as piores”…
Aqui no MADIAMUNDOMARKETING temos conversado muito sobre o assunto e na média, todos tendem a concordar que não existe profissão ou atividade pior e mais arriscada que de dono de restaurante. Acorda cedo, dorme tarde, trabalha sobre permanente pressão, a mão de obra além de escassa gira alucinadamente, sua matéria-prima é perecível, suas ferramentas de trabalho são frágeis, e é julgado a cada minuto por cada um dos muitos clientes que frequentam seu estabelecimento em busca de prazer, felicidade, alegria, ótima experiência e melhores recordações. Os que não passam por esse julgamento duram alguns meses e fecham. De cada 100 restaurantes abertos na cidade de São Paulo apenas 3 sobreviverão 10 anos depois. Já a saúde de seus proprietários…
E se as coisas já não eram fáceis, novas pressões atormentam a vida dos já atormentados restaurateurs. De uns anos para cá os restaurantes tornaram-se vítimas de arrastões. E a cada novo arrastão mais pessoas desistem de frequentá-los. Como se isso não fosse suficiente, em dois dos mais recentes, a 100 metros da delegacia, no Bairro de Higienópolis, na cidade de São Paulo, além de todos os transtornos decorrentes, ainda receberam a pressão do delegado próximo que não os socorreu como deveria, pelos impostos que pagam, recomendando a seus clientes e apenas o seguinte, “Escolha o lugar como um todo. Pela comida, pela qualidade da limpeza, pelo atendimento, pela rua, e pela estrutura que ele oferece. Veja se o restaurante que você frequenta tem câmeras, segurança patrimonial, portas de segurança. Tudo isso deve ser considerado”.
E, para piorar a situação, importadores de vinho metem o bedelho e reclamam que os restaurantes cobram muito caro pela bebida. Em matéria do jornal VALOR, o importador CELSO LA PASTINA adverte, “Isso é cultural. Nos EUA e na EUROPA as margens também são altíssimas. A diferença é que lá os vinhos são muito mais baratos. Pena é que importamos o hábito em termos absolutos”. Na mesma direção é o depoimento da sommelier da EXPAND, ANNA RITA ZANIER, “O vinho não deveria ser visto como um negócio, porque é um produto que tem custos relativamente baixos. O que representa em termos de trabalho para o restaurante? A orientação ao cliente, a abertura da garrafa, a manutenção da adega e os copos. Algo simples, que com preços mais atraentes poderia valorizar a refeição e ajudar a manter a tradição de um produto que nasceu como companheiro de mesa de pobres e ricos”. Só que, ANNA RITA, para praticar preços tão baratinhos, tem o ponto comercial, a brigada, a matéria prima, os riscos pessoais, o equipamento, os impostos…
Se não é a pior, ser dono de restaurante disputa com vantagens a primeira colocação… Depois de todos os cálculos, amortizações, riscos envolvidos e tudo o mais, nós, consultores do MMM chegamos a conclusão que os restaurantes do Brasil são caros porque custa muito caro ser dono de restaurante no Brasil. Apenas isso. Com chances de sucesso muito próximas de zero. (Madiamundomarketing)

SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO  E MARKETING

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) recebe, até o dia 12 de agosto, trabalhos para o 7º Simpósio Internacional de Administração e Marketing e para o 9º Congresso de Administração, que serão realizados nos dias 23 e 24 de outubro de 2012.
Pesquisadores, professores, pós-graduandos e estudantes de Administração, Marketing e de Negócios Internacionais podem enviar textos de caráter acadêmico, em formato de artigo, ou estudo de caso para os eventos que terão como tema principal “Internacionalização dos países emergentes”.
Os textos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol. Temas: Negócios Internacionais, Estratégia Empresarial, Estudos Organizacionais e Teorias Gerenciais, Administração de Marketing, Gestão de Operações, Tecnologia da Informação e Inovação, Educação e Pesquisa em Administração e Organizações e Sustentabilidade. Os melhores trabalhos serão indicados para revistas como International Journal of Emerging Markets, InternexT e Remark.
Entre os palestrantes confirmados estarão Ilan Alon, redator-chefe no Emerald Group Publishing Limited, editor de consultoria da Financial Times Press/Pearson Education, visiting scholar na Harvard University e professor de negócios internacionais no Rollins College. Detalhes: www.espm.br/simposioespm.

 PERSONALIZAÇÃO DO TRATAMENTO DE CÂNCER

Cientistas de alguns dos principais centros de pesquisas em câncer no mundo estarão reunidos em São Paulo, de 8 a 11 de agosto, na 15ª Jornada de Patologia do Hospital A.C.Camargo.
A jornada, realizada junto com o 5º Encontro Internacional de Patologia Investigativa, tem como proposta mostrar o quanto a ciência tem contribuído para um tratamento mais conservador, menos agressivo e mais eficaz por meio de terapias personalizadas contra o câncer, selecionando precocemente os pacientes elegíveis a cada forma de tratamento.
Participarão palestrantes dos Estados Unidos (M.D. Anderson Cancer Center, Johns Hopkins University, Mayo Clinic, Baylor College of Medicine e George Mason University, entre outras instituições), Reino Unido (The Brealtrough Breast Cancer Research Centre), Canadá (McGill University e Queens University), Espanha (Hospital de La Santa Creu) e Alemanha (Hospital Universitário de Colônia). Detalhes: www.accamargo.org.br/evento-detalhe/xv-jornada-de-patologia/18.

PREMIO PETROBRÁS DE TECNOLOGIA

Abertas até 16 de julho as inscrições para a 6ª edição do Prêmio Petrobras de Tecnologia Engenheiro Seabra Moggi. O objetivo do prêmio é reconhecer a contribuição da comunidade acadêmica para o desenvolvimento tecnológico da companhia petrolífera brasileira e da indústria nacional de petróleo. Detalhes: www.petrobras.com.br/minisite/premiotecnologia/index.asp.

SEMINÁRIO DE HISTÓRIA E CIÊNCIA DA TECNOLOGIA

O 13° Seminário Nacional de História e Ciência da Tecnologia será realizado pela Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) de 3 a 6 de setembro de 2012, em São Paulo. Detalhes: www.13snhct.sbhc.org.br.
 

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