Você sabe onde estão suas informações sensíveis? Se
sim, você dá a devida proteção a elas? O mais recente caso de tentativa de
extorsão e vazamento de fotos íntimas da atriz Carolina Dieckmann, além de
outros fatos corriqueiros que tenho observado nas empresas, me fez constatar
que as pessoas ainda não dão a devida importância à guarda de informações. Um
caso como o mencionado é exponencialmente maior quando falamos de um ambiente
corporativo, no qual existem vários meios de manipular dados e mantê-los em
dispositivos suscetíveis a perdas, roubos e ataques.
Imaginem o quanto valeriam os projetos de um novo
tipo de motor, ou o planejamento publicitário anual de uma empresa para um
concorrente? Essas informações, que devem ser protegidas e ter o seu uso
monitorado, podem ser duplicadas e copiadas. Dados como esses podem cair nas
mãos de um competidor, ou até mesmo um fraudador. A empresa pode ainda ser
responsabilizada pelo vazamento de informações caso sejam dados financeiros de
seus clientes, por exemplo.
Antes de começar a proteger as informações,
necessitamos saber onde elas estão. Nessa fase entra o trabalho de
classificação e descoberta, que começa pela identificação do que é realmente
sensível. Após isso, investiga-se por onde são manipuladas, trafegam e são
guardadas. É nessa fase que saberemos a visão real de exposição a qual uma
empresa está sujeita e para onde devemos apontar os esforços.
Soluções como DLP (prevenção contra vazamento de informações)
podem ajudar empresas, em primeiro lugar, a encontrar as informações sensíveis
e relevantes ao negócio e posteriormente protegê-las. Desde nas estações de
trabalho, em tablets, no tráfego que passa pela rede e até nos locais de
armazenamento, como servidores de arquivos. Uma segurança adicional pode ser
obtida com o uso de criptografia de dispositivos móveis como notebooks, tablets
e smartphones. E finalmente, para validar esses controles, é interessante a
execução de um teste de invasões, externo e interno, uma vez que grande parte
das ameaças ocorre dentro do próprio ambiente de trabalho. Com esse tipo de
teste é possível avaliar em quais pontos serão necessários controles maiores.
Normas e regulamentações como Sarbanes Oxley, PCI,
HIPAA, Basiléia e GLBA exigem que informações sensíveis sejam protegidas. Claro
que muitas dessas regras não são obrigatórias no Brasil ou conforme a atividade
da empresa, porém seus controles podem ser adaptados à realidade da corporação.
Na maior parte das vezes a tecnologia por si só não resolve o problema, devem
ser feitas algumas mudanças nos processos de atividades. A impressão é um
exemplo, frequentemente são encontrados documentos abandonados nas impressoras
e muitos deles são restritos a um setor, ou nem deveriam ser impressos.
Para finalizar, segue uma dica para pessoas que
continuam mantendo fotos e arquivos importantes em dispositivos móveis, ou
armazenando-os no seu computador pessoal: assim que possível, mova esses
arquivos para um local mais seguro como um volume criptografado. Para usuários
domésticos recomendo o software open-source True Crypt (www.truecrypt.org), que
pode realizar muito bem essa tarefa. Já para os usuários corporativos, por
conta da complexidade no gerenciamento e dos recursos envolvidos, serão
necessárias soluções de mercado que demandem investimentos. (Texto de
Fernando Romero, arquiteto de segurança
da Arcon Serviços Gerenciados de Segurança,
encaminhado por Anna Malatesta (anna.malatesta@rmacomunicacao.com.br) e
Ivanir Costa (ivanir.costa@rmacomunicacao.com.br), da RMA Comunicação e
distribuído pelo Portal da Propaganda).
LIVRARIA
EDITORA VATICANA NO MUNDO DIGITAL
(ZENIT.org) – A Libreria Editrice Vaticana entrou no mundo dos livros digitais em parceria com a eLiber, a plataforma católica de e-books. Desde o início de maio, a editora oficial da Santa Sé publicou 17 títulos em e-books, disponíveis no site www.libreriadelsanto.it e em todas as outras livrarias italianas on-line.
Os
textos propostos fazem parte da série "Pensamentos". Entre os mais
relevantes, estão Pensamentos sobre o Sacerdócio, Pensamentos marianos, Pensamentos
sobre a Família e Pensamentos sobre a mulher. Os e-books estão disponíveis nos
formatos ePub e pdf.
Outra
novidade editorial digital deste mês foi o lançamento de Catequeses de Bento
XVI, em versão ilustrada, resultado de uma parceria com a Apple.
A PIOR
PROFISSÃO DO MUNDO
Em todos os últimos anos, o YAHOO, num determinado
dia, pergunta aos seus seguidores sobre QUAL A PIOR PROFISSÃO DO MUNDO? E as
respostas são muitas e diferentes.
“A pior deve ser exorcista; deve ser difícil retirar
maldições que o diabo e o satanás lançaram na vida de pessoas cruéis e malvadas
como eu”, ou “Policial militar, arrisca a vida por um salário que nem um
mendigo quer, sai de casa sem saber se vai voltar, e quando mata ainda responde
a processo”, ou, “Estudante, passamos por espécies de torturas diárias e o pior
sem nenhuma remuneração”, ou, “prostitutas e bandidos sem dúvida são as
piores”…
Aqui no MADIAMUNDOMARKETING temos conversado muito
sobre o assunto e na média, todos tendem a concordar que não existe profissão
ou atividade pior e mais arriscada que de dono de restaurante. Acorda cedo,
dorme tarde, trabalha sobre permanente pressão, a mão de obra além de escassa
gira alucinadamente, sua matéria-prima é perecível, suas ferramentas de
trabalho são frágeis, e é julgado a cada minuto por cada um dos muitos clientes
que frequentam seu estabelecimento em busca de prazer, felicidade, alegria,
ótima experiência e melhores recordações. Os que não passam por esse julgamento
duram alguns meses e fecham. De cada 100 restaurantes abertos na cidade de São
Paulo apenas 3 sobreviverão 10 anos depois. Já a saúde de seus proprietários…
E se as coisas já não eram fáceis, novas pressões
atormentam a vida dos já atormentados restaurateurs. De uns anos para cá os
restaurantes tornaram-se vítimas de arrastões. E a cada novo arrastão mais
pessoas desistem de frequentá-los. Como se isso não fosse suficiente, em dois
dos mais recentes, a 100 metros da delegacia, no Bairro de Higienópolis, na
cidade de São Paulo, além de todos os transtornos decorrentes, ainda receberam
a pressão do delegado próximo que não os socorreu como deveria, pelos impostos
que pagam, recomendando a seus clientes e apenas o seguinte, “Escolha o lugar
como um todo. Pela comida, pela qualidade da limpeza, pelo atendimento, pela
rua, e pela estrutura que ele oferece. Veja se o restaurante que você frequenta
tem câmeras, segurança patrimonial, portas de segurança. Tudo isso deve ser
considerado”.
E, para piorar a situação, importadores de vinho
metem o bedelho e reclamam que os restaurantes cobram muito caro pela bebida.
Em matéria do jornal VALOR, o importador CELSO LA PASTINA adverte, “Isso é
cultural. Nos EUA e na EUROPA as margens também são altíssimas. A diferença é
que lá os vinhos são muito mais baratos. Pena é que importamos o hábito em
termos absolutos”. Na mesma direção é o depoimento da sommelier da EXPAND, ANNA
RITA ZANIER, “O vinho não deveria ser visto como um negócio, porque é um
produto que tem custos relativamente baixos. O que representa em termos de
trabalho para o restaurante? A orientação ao cliente, a abertura da garrafa, a
manutenção da adega e os copos. Algo simples, que com preços mais atraentes
poderia valorizar a refeição e ajudar a manter a tradição de um produto que
nasceu como companheiro de mesa de pobres e ricos”. Só que, ANNA RITA, para
praticar preços tão baratinhos, tem o ponto comercial, a brigada, a matéria
prima, os riscos pessoais, o equipamento, os impostos…
Se não é a pior, ser dono de restaurante disputa com
vantagens a primeira colocação… Depois de todos os cálculos, amortizações,
riscos envolvidos e tudo o mais, nós, consultores do MMM chegamos a conclusão
que os restaurantes do Brasil são caros porque custa muito caro ser dono de
restaurante no Brasil. Apenas isso. Com chances de sucesso muito próximas de
zero. (Madiamundomarketing)
SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING
A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
recebe, até o dia 12 de agosto, trabalhos para o 7º Simpósio Internacional de
Administração e Marketing e para o 9º Congresso de Administração, que serão
realizados nos dias 23 e 24 de outubro de 2012.
Pesquisadores, professores, pós-graduandos e
estudantes de Administração, Marketing e de Negócios Internacionais podem
enviar textos de caráter acadêmico, em formato de artigo, ou estudo de caso
para os eventos que terão como tema principal “Internacionalização dos países
emergentes”.
Os textos podem ser redigidos em português, inglês
ou espanhol. Temas: Negócios Internacionais, Estratégia Empresarial, Estudos
Organizacionais e Teorias Gerenciais, Administração de Marketing, Gestão de
Operações, Tecnologia da Informação e Inovação, Educação e Pesquisa em
Administração e Organizações e Sustentabilidade. Os melhores trabalhos serão
indicados para revistas como International Journal of Emerging Markets,
InternexT e Remark.
Entre os palestrantes confirmados estarão Ilan Alon,
redator-chefe no Emerald Group Publishing Limited, editor de consultoria da
Financial Times Press/Pearson Education, visiting scholar na Harvard University
e professor de negócios internacionais no Rollins College. Detalhes:
www.espm.br/simposioespm.
PERSONALIZAÇÃO
DO TRATAMENTO DE CÂNCER
Cientistas de alguns dos principais centros de
pesquisas em câncer no mundo estarão reunidos em São Paulo, de 8 a 11 de
agosto, na 15ª Jornada de Patologia do Hospital A.C.Camargo.
A jornada, realizada junto com o 5º Encontro
Internacional de Patologia Investigativa, tem como proposta mostrar o quanto a
ciência tem contribuído para um tratamento mais conservador, menos agressivo e
mais eficaz por meio de terapias personalizadas contra o câncer, selecionando
precocemente os pacientes elegíveis a cada forma de tratamento.
Participarão palestrantes dos Estados Unidos (M.D.
Anderson Cancer Center, Johns Hopkins University, Mayo Clinic, Baylor College
of Medicine e George Mason University, entre outras instituições), Reino Unido
(The Brealtrough Breast Cancer Research Centre), Canadá (McGill University e
Queens University), Espanha (Hospital de La Santa Creu) e Alemanha (Hospital
Universitário de Colônia). Detalhes: www.accamargo.org.br/evento-detalhe/xv-jornada-de-patologia/18.
PREMIO PETROBRÁS DE TECNOLOGIA
Abertas até 16 de julho as inscrições para a 6ª
edição do Prêmio Petrobras de Tecnologia Engenheiro Seabra Moggi. O objetivo do
prêmio é reconhecer a contribuição da comunidade acadêmica para o
desenvolvimento tecnológico da companhia petrolífera brasileira e da indústria
nacional de petróleo. Detalhes: www.petrobras.com.br/minisite/premiotecnologia/index.asp.
SEMINÁRIO DE HISTÓRIA E CIÊNCIA DA TECNOLOGIA
O 13° Seminário Nacional de História e Ciência da
Tecnologia será realizado pela Sociedade Brasileira de História da Ciência
(SBHC) de 3 a 6 de setembro de 2012, em São Paulo. Detalhes: www.13snhct.sbhc.org.br.
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