O Green Nation Fest, festival de sustentabilidade, que acontecerá de 31 de maio a 07 de junho na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, disponibilizará diversas opções gratuitas de entretenimento para toda a família. O evento terá três grandes atrações: a Feira Interativa e Sensorial; mostra internacional de cinema, com 12 longas-metragens e seminários internacionais sobre economia verde e criativa.
A Feira Interativa e Sensorial terá simulações de geleiras, queimadas, enchentes, entre outros desastres ambientais. Outras atrações do Green Nation Fest são a Pegada de Carbono, Espaço Quiz, Gol de Bicicleta, passeio para observação de pássaros, exposição de cartuns, apadrinhamento de uma árvore e aulão de Yoga com mil pessoas.
O evento contará com a participação da top Gisele Bündchen como Embaixadora da Boa Vontade da ONU. Além de plantar a primeira das mil árvores para recuperação de região degradada no município do Rio de Janeiro, a modelo fará um tour pelas instalações do evento juntamente com Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente; e Achim Steiner, diretor executivo do Pnuma.
As árvores serão plantadas no Parque Natural Municipal de Grumari e cada pessoa ganhará uma muda de árvore plantada em seu nome. Além do certificado, será entregue uma senha para que o visitante acesse o portal ‘Nossas Árvores’ e conheça mais sobre a espécie recebida, o local do plantio e as outras espécies que fazem parte desse ecossistema.
O Green Nation Fest será realizado pelo Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (Cima), ONG que desenvolve ações em parceria com instituições privadas, governamentais e multilaterais; e tem patrocínio do Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da RioTur, TV Globo, Claro e Governo de Estado do Rio de Janeiro. (Promoview)
LIDERANÇA, CRIAÇÃO E FUTEBOL ARTE
Primeiro painel do segundo dia DO Proxxima foi pautado pelos temas criatividade e liderança, no segundo dia do Wave Festival. Na parte da manhã aconteceu o Young Wave Circus, painel exclusivo para jovens profissionais do mercado publicitário. No período da tarde, os debates reuniram grandes nomes de agências de publicidade e anunciantes.
Guga Ketzer, sócio e vice-presidente de criação da Loducca, em seu discurso sobre liderança revelou que o maior desafio é tirar o melhor de cada pessoa dentro da agência. “Eu acho difícil lidar com o ser humano. Eu apanhei muito em tratar as pessoas como eu gosto de ser tratado. Não dever ser assim, isso é um erro”. Ketzer explicou que precisa ter muita sensibilidade para entender as pessoas. “Não devemos tratar todos iguais, mas sim conseguir tirar o melhor de cada um”.
Segundo Hugo Rodrigues, COO e CCO da Publicis Brasil, a mensuração (analytics) depois da internet deixou os objetivos mais claros para as agências. “Você sabe o que funciona ou não com a internet. O resultado final é o consumidor e a marca tem um objetivo”. Rodrigues também comentou que naturalmente o ser humano é mais paciente com a pessoa talentosa. “Liderar é muito difícil, eu tento liderar com o mesmo processo para todo mundo, mas não é fácil. O profissional que é acima da média acaba tendo algumas regalias. O problema é o profissional médio que quer ter esses mesmos benefícios”, complementou.
Já Walter Ioli, CEO e diretor criativo da Tribal Buenos Aires, quando vai entrevistar um candidato a procura de emprego na agência faz sempre duas perguntas no final do bate papo: ‘porque você quer trabalhar na agência?’ e ‘o que você quer aqui?’ “É muito complexo tratar com jovens atualmente. Crescer é o fundamental, tenho que detectar o que a pessoa quer fazer. O desafio é conseguir que essa pessoa, na medida que for evoluindo, encontre na agência essa evolução”.
Guga comparou futebol e criatividade: criar algo “lindo” que não seja garantia de resultado, ou então, produzir pensando em números. “Cada empresa tem a sua escolha. Eu prefiro mil vezes o Barcelona (qualidade) do que o Chelsea (resultado)”. Ketzer disse que o Brasil já teve excelentes mestres que quando foram ser “técnicos” (líderes) não tiveram os mesmos resultados do cargo anterior. “O Brasil cria muito Messi (em alusão ao craque argentino) e tem pouco técnico para fazer um Barcelona (time espanhol) jogar”.
Raphael Vasconcellos, vice-presidente de criação da AgênciaClick que está de "malas prontas" para ingressar na equipe do Facebook, precisa se alimentar de informação para conseguir criar com melhor qualidade. “Particularmente eu tenho dois hábitos, de manhã vejo noticias do mercado. No fim do dia eu acompanho referências fora da internet e do mercado”.
Ele ressalta a importância de envolver todos os departamentos no processo de criação, sendo que muitas vezes as agências colocam somente o departamento de marketing. “Os criativos precisam conversar com o cara que está criando um novo sabor de pizza, por exemplo. Envolver com outras áreas do cliente é muito legal e o digital provoca essa oportunidade. Não é a toa que agências de fora do país sejam exemplos de ações criativas que ultrapassaram o departamento de marketing”.
Já para Erh Ray, presidente da Borghi Erh/Lowe, o talento é o atalho do processo criativo, pois criar é fácil, o difícil é manter a ideia na rua. “O critério do que é uma ideia você acumula no dia a dia. Eu tenho mais de 20 anos de profissão, você guarda referências na memoria. O principal critério é saber que para aquele trabalho tem que tirar algumas informações para poder julgar”, encerrou Ray.
Serpa destacou sua apresentação em cima de dois filmes. O primeiro foi a campanha mundial da P&G “Obrigado, mãe” (veja aqui), que resume o conceito da publicidade como “arte aplicada” às estratégias dos anunciantes. O outro filme foi a campanha da BBDO argentina para a Mini no Twitter (veja aqui o vídeo do case em espanhol).
“O filme da P&G tem o conceito mais velho do mundo, que é a mãe ajudando o filho a ser alguém na vida. A grande qualidade do filme está na execução. Ele usa arte aplicada em um conceito mais velho do mundo”, detalhou.
Ele reforçou também a importância interna de criar e sugeriu um exercício que foi recomendado no passado. “Pegue uma revista qualquer e recortar o canto esquerdo, em seguida, empilha as aparas até que formem uma pilha. Derrube a pilha sobre a mesa e veja quantos layouts o acaso te proporcionou”, complementou. (Eduardo Mustafa NO Proxxima)
26º. CONGRESSO BRASILEIRO DE RADIODIFUSÃO
Um dos principais temas a serem tratados no 26º Congresso Brasileiro de Radiodifusão será a migração e a digitalização da Rádio AM. No Brasil há receptores de rádio, em geral, contemplam AM e FM, cerca de 1.800 emissoras AM, torcendo que a escolha do padrão de rádio digital considere a operação nos módulos analógico e digital desde o início de sua implantação ou a possibilidade de migração das atuais estações AM para a faixa de FM.
As possíveis soluções e os critérios para migração tecnológica serão o centro do debate deste painel intitulado "Uma visão estratégica do rádio no Brasil" no qual um dos palestrantes será o Secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo Lins. Participe. Detalhes: http://www.congressoabert.com.br/inscricao
CONSUMIDORES CONTRA JUROS ABUSIVOS
O Consultor e Educador Financeiro Marcelo Segredo informa que, nestas últimas semanas, a Associação Brasileira do Consumidor obteve duas importantes vitórias para seus associados, que estavam sendo esmagados pela fome bancária por lucros :
"Uma delas foi para a sra Linda (para preservar o consumidor, a Associação não informou o nome completo ), que contraiu um empréstimo junto ao banco Panamericano pelo qual lhe foram cobrados juros sobre juros (juros compostos) através da Tabela Price, além de juros de mora quando do pagamento de alguma parcela em atraso, o que estava transformando a dívida numa bola de neve impagável.
A consumidorara tentou o diálogo com o banco, mas foi ignorada. Foi à Justiça e perdeu em 1ª instância.
Quando a Associação recorreu da sentença, apresentou à Justiça uma perícia financeira elaborada pelos seus especialistas, a qual mostrou a disparidade entre a dívida real da sra Linda e a dívida que o banco alegava, demonstrando os efeitos absurdos dos juros compostos nos cálculos do banco".
Resultado: a 16ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo verificou que a cobrança de juros sobre juros baseava-se na Medida provisória n° n° 1.963/2000, que abolia a limitação dos juros cobrados.
Mas, como medida provisória é algo transitório (essa foi reeditada 17 vezes) a menos que seja transformada em lei, os Desembargadores levaram em conta uma Lei real: o decreto Lei 22.626/33, que proíbe essa prática e o uso da Tabela Price para esses cálculos. Além disso, não pode ser cobrada multa superior a 2% ao mês.
Como resultado, os cálculos revelaram que a diferença cobrada a maior pelo banco era de R$ 31.780,88. A sra. Linda não só não devia mais nada ao banco, como tem direito a receber uma devolução de R$ 17.650,19.
Segredo informa que uma outra causa ganha pela Associação foi para o sr Cláudio, que firmou um Contrato de Renegociação de Dívida em cheque especial, no valor original de R$ 9.006,83 + R$ 149,46 de IOF, para pagamento em 24 parcelas de R$ 597,39. Quando ficou difícil pagar as parcelas a partir da 14ª, o consumidor desconfiou que estavam salgadas demais e procurou a Associação.
Àquela altura, o Banco alegava que o cliente devia R$ 10.000,00 e que poderia dar um generoso desconto para receber à vista R$ 7.000,00 ou o total parcelado em 24 vezes de R$ 470,00. Elaborando a correspondente perícia financeira, a Associação detectou a cobrança de juros compostos e tabela Price, demonstrando isso à Justiça.
"No final das contas, a dívida real hoje é de R$2;000,00 (R$8.000.00 a menos) , que será paga mediante negociação quanto às parcelas" - revela Segredo.
Detalhes: Associação Brasileira do Consumidor : www.ongabc.org.br Você também pode vere o vídeo A Defesa do Consumidor no Brasil” no http://www.youtube.com/watchv=NonWApcixTA&feature=channel
MOLECULAR SIMULATION 2012
O Instituto de Química da USP realizará,dia 23, o Minissimpósio Molecular Simulation 2012. O objetivo é discutir sobre os avanços em simulação molecular. Detalhes: gaznevada.iq.usp.br/cursos/ms2012/.
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