(Claudia Penteado no Propmark) - Armando Strozenberg, chairman da Euro RSCG Brasil e vice-presidente nacional da Abap, irá presidir a comissão Comunicação, crescimento econômico e desenvolvimento humano no V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação. De grande complexidade, o painel tem como objetivo discutir, entre outros assuntos, a contribuição da indústria da comunicação para o crescimento econômico, desenvolvimento e inclusão social. O publicitário contará, na mesa, com Martin Sorrell, chairman do grupo WPP, o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, o ceo da Procter & Gamble, Tarek Farahta, a jornalista e comentarista especializada em economia, Miriam Leitão, e Jailson de Souza, presidente do Observatório de Favelas.
A comissão deverá focar três eixos: o valor da indústria da comunicação mercadológica para a sociedade brasileira; o papel do Brasil diante dos desafios impostos ao planeta pela futura produção finita de bens e serviços; e o potencial do singular modelo de negócios publicitários para atender às demandas dos milhões de novos consumidores brasileiros.
Segundo Strozenberg, comunicação, crescimento econômico e desenvolvimento humano implicam hoje, mais do que nunca na história do planeta, um equilíbrio delicadíssimo. “É a primeira vez que as comunicações de massa e one-to-one atuam simultaneamente junto aos mercados de consumo. Por outro lado, jamais os consumidores tiveram tanto poder de voz, mas alternando proteção institucional e fragilidade diante da ação libertina da mídia social”, diz. Nesse contexto, a proposta do painel é saber “como aprofundar e fortalecer as principais conquistas do nosso mercado” – que, mais do que nos demais países do Bric, garantem a liberdade de opção, tanto para escolher, quanto para consumir.
Em relação à contribuição da comunicação ao crescimento econômico, Strozenberg diz que haverá um esforço para verificar com fatos, estudos e pesquisas – acadêmicas e empresariais – se a comunicação em geral (e a propaganda em particular) estimula o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e da competição; se aumenta a velocidade de absorção das inovações; ou se há uma relação palpável entre crescimento econômico onde é maior o investimento per capita em propaganda.
Problemas como a corrupção e a alta carga tributária também serão abordados pelos integrantes da mesa, cada um de seu ponto de observação. “Os debatedores convidados identificarão não só estas questões como outras que eventualmente travam o desenvolvimento e crescimento do IDH e do PIB brasileiros”, garante Strozenberg. Por sinal, o presidente diz que escolheu os integrantes de sua comissão por terem visões teóricas próximas aos assuntos que irão debater, mas exercendo com práticas diferentes. “O Jailson, do Observatório de Favelas, uma organização social sediada na comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, terá a oportunidade de expor um novo olhar sobre o tema do painel, enriquecendo a amplitude dos debates. Já o Martin Sorrell provavelmente nos trará uma visão sobre o tema de quem atua em centenas de países com culturas, regimes e modelos de sociedade diversos”, acredita.
O publicitário diz ter certeza que haverá ações concretas determinadas pelo seu painel, a partir do V Congresso.“Não tenho nenhuma dúvida disso”, afirma. E compara a missão de presidir uma comissão neste V Congresso com a tarefa de um comandante de aeronave de grande porte, repleta de copilotos na cabine, tão ou mais experientes e brilhantes que ele mesmo, sabendo que estão a bordo – em classe única – delegados atentos e exigentes com tudo que possa aperfeiçoar o trabalho de suas equipes, da sua comunidade profissional e da comunicação no seu país. “E esses copilotos esperam, ao final do voo, além de uma aterrissagem tecnicamente correta, um desembarque com a perspectiva de um futuro melhor, mais ético e mais justo”.
Além de “Comunicação, crescimento econômico e desenvolvimento humano”, outras 12 comissões farão parte do V Congresso da Indústria da Comunicação. João Batista Ciaco, presidente da ABA e diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat preside a comissão “Regionalização”; Armando Ferrentini, diretor-presidente da Editora Referência, comanda “O futuro da profissão”; Carlos Augusto Montenegro, presidente do Ibope, preside “O consumidor com a palavra, sobre serviços de atendimento ao consumidor e pesquisa”; Nilton Monti, presidente da Frente Parlamentar para Defesa da Comunicação, “Comunicação one to one – personalização versus privacidade”; Alexandre Gama, sócio e presidente da Neogama/BBH, “Criatividade e sucesso”; José Carlos Salles Neto, presidente do Grupo M&M, “Sustentabilidade e comunicação”; o produtor Thomas Roth, da Lua Nova, comandará “Propriedade intelectual, legislação e ética”; Ricardo Scalamandré, diretor de negócios internacionais da Rede Globo, “As empresas de comunicação brasileiras, o mercado global e a marca Brasil”. A comissão “Novos caminhos para criar e fortalecer marcas”, será presidida por Marcos Simões, diretor de comunicação da Coca-Cola Brasil; José Victor Oliva, da Holding Clube, estará à frente da comissão “Grandes eventos – desafios e oportunidades”; e Luiz Fernando Vieira, sócio e vp de mídia da Africa e presidente do Grupo de Mídia de São Paulo, é o responsável por “As novas tecnologias e as novas fronteiras da mídia”.
AGORA, O CARRO SEM MOTORISTA
O Departamento de Veículos a Motor do Estado americano de Nevada autorizou o Google a fazer testes do seu veículo sem motorista em vias públicas. O veículo usado no teste terá uma placa especial, com fundo vermelho e um símbolo de infinito. A autorização foi concedida, mas duas pessoas precisam estar no carro de teste: uma no banco do motorista e outra monitorando o computador com a rota prevista, bem como semáforos e outros potenciais perigos.
Segundo o departamento, o Google foi a primeira empresa a entrar com um pedido para testar seu carro sem motorista. Em comunicado, o diretor do departamento, Bruce Breslow, afirmou que o símbolo de infinito seria a melhor forma de representar o "carro do futuro". "A placa original vermelha será facilmente reconhecida pela população e para aplicação da lei, e será usada apenas para veículos de teste autônomos licenciados", afirmou.
O carro usa câmeras de vídeo montadas no teto, sensores de radar e uma mira a laser para enxergar outros carros e obstáculos no trânsito. Segundo a companhia, o veículo já rodou milhares de quilômetros em testes. (Proxxima)
VOCÊ SACRIFICARIA A LIBERDADE PELA DE OUTRA PESSOA?
Até onde vai o seu sentido de empatia por outro ser humano? Para ser soldado é bom que o tenha, já que o seu trabalho vai ser ajudar pessoas. A agência DDB, de Estocolmo criou uma ação sem precedentes para recrutar soldados para as Forças Armadas suecas.
No centro de Estocolmo foi colocada uma caixa com uma pessoa dentro. O interior da caixa estava sendo transmitido em live streaming na internet. E uma pergunta bem pertinente ficava no ar: Quem se Preocupa?.
A pessoa ficaria dentro da caixa até que alguém, um desconhecido sem relação absolutamente nenhuma, aparecesse para a substituir. Você sacrificaria a sua liberdade por tempo indeterminado para devolver a liberdade a outra pessoa e confiaria que alguém apareceria para fazer o mesmo por você? Os suecos sim. Pessoas viajaram de todos os pontos de País para substituir o martir que aguardava solidariedade de dentro de uma caixa. (Promoview)
ONU LANÇA CONCURSOS
O Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello lançaram o Concurso Nacional de Estudos Acadêmicos e o Concurso de Logomarca da Cátedra Sérgio Vieira de Mello.
O primeiro tem como objetivo incentivar a pesquisa, reflexão, discussão e produção intelectual sobre a questão dos refugiados, da apatridia e dos deslocamentos forçados em toda a comunidade acadêmica brasileira. O outro visa criar uma identidade visual para a CSVM e vai selecionar uma imagem para representar a Cátedra. Detalhes: www.acnur.org/t3/portugues
FISIOTERAPIA PÓS-NATAL GRATUITA
O campus de Presidente Prudente da Unesp oferece novo serviço gratuito: a fisioterapia pós-natal. Detalhes: (18) 3229-5800 ou (18) 3229-5802.
2ª CONFERENCE ON COMPUTACIONAL
A Associação Pan-Americana em Ciências Computacionais Interdisciplinares realizará entre 30 de julho e 3 de agosto, no México, a 2ª Conference on Computational Interdisciplinary Science (CCIS). O prazo para a submissão de trabalho termina no dia 10 de junho.
O objetivo é promover a integração de pesquisadores e estudantes de alguma forma relacionados à ciência da computação, para que pessoas de diferentes áreas possam compartilhar suas experiências e achar soluções para seus problemas computacionais.
A programação abrange temas como Fronteiras da Física Computacional, Análise de Dados Computacional, Simulação e Validação de Modelos em Astrofísica e Cosmologia e Computação Científica em Ciências Ambientais e Modelagem Geografia. Detalhes: www.lac.inpe.br/ccis2012/index.php
CAPELL A CONCLUI MESTRADO
Após dois anos de muito estudo o advogado Vicente Capella concluiu seu mestrado em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Como requisito final para obtenção do título acadêmico defendeu sua dissertação de mestrado perante uma qualificada banca formada pelos doutores examinadores Ubaldo César Balthazar (UFSC), Fábio Pugliese (Udesc), Samuel da Silva Mattos (UFSC) e pelo desembargador Raulino Jacó Brunning (UNISUL).
O tema da investigação foi a Responsabilidade Tributária, ou seja, a possibilidade de exigência dos créditos tributários de terceiras pessoas que não o contribuinte. É cada vez mais comum a Fazenda Pública direcionar as execuções fiscais contra os sócios da pessoa jurídica ou seus representantes. O trabalho foi “aprovado com louvor” e houve recomendação de sua publicação. O título de mestre agrega à advocacia tributária exercida por Capella e à docência da disciplina de “Direito Tributário” ministrada na UNISUL.
4th CIB CONFERENCE ON SMART AND SUSTAINABLE BUILT ENVIRONMENTS
A Unicamp, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo, realizarão, dias 27 a 29 de junho, a 4th CIB Conference on Smart and Sustainable Built Environments – SASBE2012. Detalhes: www.fec.unicamp.br/~sasbe2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário