Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de maio de 2012

CASE: RESULTADO DE UMA RELAÇÃO CLIENTE E AGÊNCIA

“Tudo por uma boa viagem” é mais um conceito publicitário criado no Brasil que já nasce campeão. Traduz, com excelência, a dedicação do time da Publicis Red Lion no atendimento do cliente CVC, com o qual trabalhou a quatro mãos nos últimos seis meses para preparar esta nova estratégia de comunicação que está chegando às mídias em momento extremamente oportuno também. Primeiro, porque dá início às comemorações de 40 anos da maior operadora de viagens da América Latina e líder na preferência do consumidor brasileiro; segundo, porque os flights de veiculação esquentarão as turbinas das vendas de pacotes de turismo, inclusos os promocionais, para as férias de meio do ano; terceiro, a notícia segue junto com as boas novas divulgadas nesta terça-feira, 24 de abril, pelo Banco Central: os gastos dos brasileiros no exterior no primeiro trimestre de 2012 somaram US5,38 bilhões, registrando alta de 13,2% sobre o mesmo período em 2011 e, portanto, aumentando ainda mais o otimismo do setor, apesar de se manter o alerta em relação ao comportamento do câmbio, para que os cidadãos se previnam, por meio de planejamento antecipado relativo a limite com compras, contra saltos em contas de cartões de crédito.





O conceito idealizado pela agência reflete um estado de espírito e uma tendência de comportamento superatual, e natural nesta circunstância, do crescimento da economia nacional: os brasileiros que têm viajado não estão poupando esforços para que suas viagens sejam realmente boas de viver, de descrever, de rememorar; a CVC, ao cumprir sua missão na entrega de um pacote de serviços que não se desassocia de seu campo de responsabilidades quando são acionadas as demais companhias contratadas pelos turistas em trânsito, como as aéreas e redes de hotelaria, por exemplo, têm investido com mais vigor no segmento de viagens assistidas, denotando estar apta a ofertar, mais do que lazer, também mais conforto e segurança aos seus clientes, diferencial que está inclusive atraindo faixas de consumidores de classes sociais de maior poder aquisito (A/B); as autoridades brasileiras, tanto nas esferas que englobam balizas das atividades econômicas, bem como as áreas responsável pela segurança da população e soberania da Nação, estão atentas a todos os movimentos de mercado interno e externos para bem orientar os cidadãos, conforme temos observado, haja vista as intensas negociações com os Estados Unidos no encaminhamento de maiores facilidades para concessão de vistos de entrada naquele país.

Há ainda o cunho educacional contido no conceito, pois é exato o tom de “Tudo por uma boa viagem” quando se faz importante lembrar aos brasileiros, entregues mais do que nunca aos prazeres do turismo, que são inúmeras as vantagens de quem opta pelo auxílio de uma operadora de viagens ao planejar suas férias (desde um simples fim de semana até uma volta ao mundo), fundamentalmente sob o quesito segurança; pois de todo investimento feito em turismo no Brasil somente 12% passam pelas agências de viagens (e desses 12%, a CVC responde por 70% dos negócios movimentados). Sob esse prisma, o conceito da Publicis Red Lion abre as portas para uma infinidade de possibilidades em termos criativos, de modo a ampliar a abrangência da campanha com mensagens diversas, com bom fôlego de continuidade.

E para somar forças ao composto dos atrativos publicitários e promocionais, a agência decidiu escalar como protagonistas da campanha os funcionários da CVC, de suas redes de franquiados (mais de 700 lojas exclusivas, com 5.000 vendedores) e demais parceiros (7.000 agências), afinal, sem eles não seria possível dar sentido emocional e lógico à comemoração de 40 anos da existência da empresa, muito menos garantir a qualidade de atendimento personalizado exigida nas diversas categorias de viagens assistidas em oferta ou planificadas sob perfil dos clientes.

“A campanha mostrará que, na CVC, as pessoas sempre viajam de forma segura, agradável e tranquila e cada peça fará o contraponto sobre a diferença entre uma viagem e uma boa viagem. A partir de agora, este raciocínio será aplicado a toda a comunicação da CVC, tanto nas peças institucionais quanto na comunicação de varejo”, afirma André Ribeiro Turquetto, que assumiu recentemente o posto de diretor de marketing da CVC, passando a dirigir as equipes de marketing e publicidade, de serviços de valor agregado e comunicação corporativa, mais as áreas de patrocínios institucionais e sustentabilidade.



Com 18 anos de experiência nas áreas de planejamento estratégico, marketing e comunicação, Turquetto tem ampla experiência no segmento de varejo. Economista graduado pela Unicamp, com MBA pela Boston School/Rotman Management School, o executivo iniciou sua carreira na Andersen Consulting. Trabalhou também no BankBoston, Banco Itaú, Citibank e, nos últimos quatro anos, na BlackRock, onde era diretor executivo de marketing para América Latina e Ibéria.

Na CVC, Turquetto atua ao lado de Fábio Godinho, vice-presidente de produtos, operações e marketing – cujo time é constituído pelos diretores Emerson Duran (produtos internacionais), Fábio Mader (produtos nacionais) e Mauricio Dezen (operações) –, sob a presidiencia de Xiko da Rocha Campos.



O comercial institucional, com direção de criação de Marcelo Delboux, é a maior produção já realizada pela CVC e mostra, na versão com um minuto de duração, diversos funcionários da empresa saindo de suas casas, de lojas, hoteis, aeroportos, até mesmo de navios e caminhando em direção a um lugar amplo, onde recebem grandes placas e se perfilam. As placas são levantadas e, juntas, formam, como num gigante iPad, imagens de pessoas em diferentes destinos, aproveitando suas viagens com o apoio e assistência dos colaboradores e parceiros da CVC no Brasil e no mundo. Durante todo o comercial, a locução em off narra a diferença entre uma viagem e uma boa viagem. No final, a dica de líder confirma que uma boa viagem começa com três letras: CVC.



As peças de mídia impressa institucional seguem a mesma linguagem do filme. Nos anúncios, funcionários da CVC seguram placas semelhantes às do comercial, cuja junção forma imagens de destinos sendo usufruídos por passageiros da CVC.



A operadora também está preparando uma série de ações comemorativas durante todo o mês de aniversário. Uma delas é o lançamento do livro de 40 anos da CVC, que será apresentado ainda em maio. Contada pelo ponto de vista do escritor Ignácio de Loyola Brandão, a história do livro relembra, de forma bem humorada, as quatro décadas de história da maior operadora de viagens da América Latina.

Outra novidade é o guia 40 viagens imperdíveis, distribuído aos clientes que comprarem pacotesde viagens com a CVC. São 40 destinos separados por temas, com opções que combinam com diferentes momentos e interesses, como por exemplo: aproveitar o frio, fazer compras, namorar, curtir as baladas, voltar no tempo, degustar delícias, apreciar a natureza, entre outros. A ideia é que este material seja um guia de consultas ao alcance de todos, sempre que surgir o desejo de decidir sobre qual o melhor destino para viajar, seja no Brasil ou no exterior.



A CVC também elaborou uma série de promoções de pacotes de viagens durante o mês de maio. Serão quatro semanas de ofertas para destinos em todo o Brasil e exterior, em parceria com as principais companhias aéreas nacionais e internacionais, que estarão juntas com a operadora nessa grande campanha promocional.



SOBRE OS 40 ANOS DA CVC

Anos 70


No dia 28 de maio de 1972 era inaugurada a Agência de Viagens CVC, resultado da associação de Guilherme Paulus e Carlos Vicente Cerchiari (a sigla CVC provém das iniciais do nome). Em 1976, desfaz-se a sociedade e a CVC passa a ser administrada apenas por Guilherme Paulus e por sua esposa, Luiza Paulus. Em 1978, dá-se início à organização de grupos de viagens rodoviárias, atendendo principalmente aos grêmios de funcionários das indústrias e departamentos sociais do ABC Paulista.



Anos 80


Surgem os primeiros pacotes de viagem com transporte aéreo. Era o início da democratização das viagens de avião com foco no lazer. Em 1989, a CVC compra 100 mil passagens aéreas da Vasp. Esse volume representava 50% de todo o movimento mensal da companhia aérea. O empreendedorismo da operadora foi noticiado até pela imprensa internacional como case de marketing. Nessa época, a CVC também revoluciona o mercado ao levar suas lojas para os shoppings centers, que até então funcionavam somente em prédios e em horários comerciais.



Anos 90

Em 1992, a CVC começa a fretar aviões para uso exclusivo de seus passageiros. As primeiras viagens foram para Maceió, Natal, Porto Seguro, Serra Gaúcha e para a Pousada do Rio Quente, em Goiás, em Boeings 737-500 ou 737-300. Em 1997, a CVC começa a comercializar pacotes para a Europa e Ásia.



Anos 2000


Em setembro de 2000, a CVC anunciava a temporada de fretamentos, com 100 voos fretados pela operadora, por semana, com a TAM, partindo do interior do Estado de São Paulo para o Nordeste. Em 2003, a operadora também dá início à democratização dos cruzeiros marítimos no Brasil, anunciando o fretamento do navio R5 Blue Dream durante toda a temporada de verão. Com o dólar em queda, a CVC também dispara no número de embarques rumo aos Estados Unidos, especialmente para Orlando. Diante do grande número de embarques para esse destino em 2007, a CVC decidiu fretar 20 aeronaves com destino à Flórida naquelas férias, com saídas das principais capitais. Em novembro de 2010, depois do grande sucesso no número de embarques para os parques de Orlando, a CVC entra para o seleto grupo de operadoras credenciadas da Walt Disney World.



De 2010 em diante


O ano que entra para a história do turismo brasileiro. O ano começa com a oficialização, no dia 7 de janeiro, do maior negócio já feito em toda a história do turismo brasileiro: Carlyle, um dos maiores fundos de private equity do mundo, anuncia a aquisição de 63.6% do controle da CVC.



Ainda em 2010, a CVC dá um importante passo em sua estratégia de crescimento com a inauguração, em março de 2010, de sua primeira loja em posto de combustível. Em julho de 2010 a CVC chega ao Estado de Roraima, concluindo 100% de presença em todas as regiões/Estados do Brasil, o que consolida a CVC como a única e a maior rede de varejo de turismo da América Latina. Em dezembro de 2011, seria a vez da inauguração da primeira loja em estação de metrô, na Estação Butantã (SP), dando prosseguimento aos planos de expansão da companhia.



Seguindo as tendências de segmentação, em 2012 a CVC anuncia novas parcerias em áreas complementares às viagens de lazer, como entretenimento e esportes. Na área de entretenimento, a CVC se torna “operadora de viagens exclusiva do Rock in Rio no Brasil” das temporadas “Rock in Rio Lisboa 2012”, “Rock in Rio Madri 2012” e “Rock in Rio – Rio de Janeiro 2013”. Já no segmento esportivo, a operadora passa a oferecer roteiros exclusivos para maratonistas e aficionados por esportes. (Texto de Gisele Centenaro no Portal da Propaganda)



Nenhum comentário:

Postar um comentário