Auditoria da Comunicação
A CONTRIBUIÇÃO DA BANDEIRANTES
1. O rebanho do caipira estava doente, morrendo; ninguém conseguia curar. O veterinário já tinha tentado todos os tratamentos possíveis, sem resultado.
Aí ficou sabendo que havia um curandeiro nas redondezas que fazia umas rezas e benzeções e era a única pessoa que poderia salvar seu rebanho, e o chamou.
O curandeiro disse que salvaria o gado do caipira, mas que, para isso, teria que ficar trancado no quarto sozinho com a mulher dele - (uma morena muito boa) - para fazer o ritual.
O caipira ficou meio preocupado, mas topou. Afinal, era a única maneira de salvar o seu gado... O benzedor apanhou um pedaço de pau no quintal, foi para o quarto com a moça, apagou a luz e começou:
- Passo o pau nos joeio, pra curá os boi vermeio!
- Passo o pau nas coxa, pra curá as vaca mocha!
- Passo o pau na viría, pra curá as novía!
Aí o caipira, que estava ouvindo o ritual com o ouvido colado na porta, gritou depressa:
- As vaca preta e os boi zebú cê pode dêxá morrê!...
2. Tenho acompanhado, com inusitado interesse, o que a Band vem veiculando em comemoração ao aniversário da Rádio Bandeirantes.
Espero que não tenha visto tudo, porque se vi sinto-me obrigado a puxar a orelha da Band.
Um baita puxão de orelha, porque estaria cometendo
Enorme injustiça contra a Emissora.
3. Não vi nem ouvi, em nenhum momento, uma referência à contribuição que a Rádio Bandeirantes deu em defesa do próprio rádio e para a linguagem radiofônica. Se eles se esqueceram ou não sabem, vou lembrar agora.
4. O rádio estava periclitante. A TV tinha levado seus melhores talentos. Os intervalos comerciais eram intermináveis. Insuportáveis. Não acabavam mais. A audiência, em consequência, estava lá embaixo.
Aí, a Rádioi Bandeirantes acabou com isso. Percebeu que para tornar o meio palatável, era preciso encurtar o espaço. E fez isso.
5. Pouco tempo depois, outra novidade, que por sinal permanece até hoje. Enzo de Almeida Passos criou o programa Telefone Pedindo Bis. E o rádio descobriu duas coisas: o radiouvinte adora falar no rádio; e o
Telefone, unido ao rádio, transformava-se em uma poderosa ferramenta.
6. Pronto, está reparada a injustiça, se é que ela aconteceu. Sei que fiz o papel do curandeiro, mas graças a Deus não tinha ninguém espiando do outro lado da porta para atrapalhar.,
Nenhum comentário:
Postar um comentário