Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de abril de 2012

RECOMENDAÇÕES PARA O RIO+20

O funcionamento do sistema terrestre que viabilizou a civilização nos últimos séculos está ameaçado e o resultado disso poderá ser uma emergência humanitária de escala global, com a intensificação das crises sociais, econômicas e ambientais. As ações amplas e urgentes necessárias para reverter esse cenário só serão viáveis com o estabelecimento de um novo pacto entre a ciência e a sociedade, com maior conectividade entre as lideranças de todos os setores.

Essa é a principal conclusão da Declaração sobre o estado do planeta, divulgada depois de intensos debates envolvendo cientistas especializados em temas socioambientais, durante a reunião Planet Under Pressure, realizada em Londres (Inglaterra).

O documento sintetiza a posição da comunidade científica em relação aos temas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (RIO+20) e foi elaborado com o objetivo de influenciar a agenda de discussões e as decisões que deverão ser tomadas durante a conferência. A RIO+20 acontecerá no Rio de Janeiro de 20 a 22 de junho.

Durante o evento, as intrincadas conexões entre todos os diferentes sistemas e ciclos que governam o oceano, a atmosfera, os sistemas terrestres e a vida humana e animal que depende desses ambientes foram discutidas por mais de 3 mil especialistas em temas como mudança climática, geoengenharia ambiental, governança internacional, futuro dos oceanos e da biodiversidade, comércio global, desenvolvimento, combate à pobreza e segurança alimentar.

De acordo com Lidia Brito, copresidente da conferência e diretora da divisão de Políticas Científicas da Unesco, na declaração os cientistas reconhecem a complexidade e a urgência dos desafios da atualidade e propõem uma nova visão da ciência em relação à sustentabilidade global.

Segundo ela, que também é ex-ministra da Ciência de Moçambique, os cientistas apoiam o conceito de economia verde, reconhecendo que, com a globalização, as economias, as sociedades e a sustentabilidade ambiental e social são altamente interconectadas e interdependentes.

“Essa nova conectividade é o início do caminho pelo qual a comunidade científica precisa operar. Nós precisamos de uma poderosa rede de inovação envolvendo o Norte e o Sul. Essa abordagem precisa fazer parte do nosso DNA a partir de agora”, disse Lidia Brito.

Cresce cada vez mais o consenso na comunidade científica em relação à passagem do planeta para uma nova era – o Antropoceno – na qual muitos processos de escala planetária são dominados pelas atividades humanas. Os cientistas concluem que a sociedade não tem mais condições de adiar a tomada urgente de ações em larga escala. “O tempo é o recurso natural mais escasso de todos. Nós precisamos mudar o curso das coisas de uma maneira fundamental nesta década”, afirmou Lidia Brito.

A alta interconectividade da sociedade contemporânea pode ser aproveitada para estimular as inovações em uma velocidade sem precedentes. Mas, para isso, será preciso disponibilizar um acesso mais aberto ao conhecimento, o PIB deverá deixar de ser a única medida de progresso e será preciso estabelecer novos paradigmas de trabalho em cooperação internacional.

Para que seja possível uma administração planetária mais eficaz, t.ambém será preciso desenvolver novos modos de participação em todos os níveis, lideranças mais fortes em todos os setores da sociedade e maior conectividade entre os que geram novos conhecimentos e o resto da sociedade. Será preciso, ainda, repensar os papéis da ciência, da política, da indústria e da sociedade civil. Detalhes: www.planetunderpressure2012.net

Pós-doutorado em pesquisa agrária com Bolsa

O Projeto Temático Geração de Cenários de Produção de Álcool tem o Apoio para a Formulação de Políticas Públicas Aplicadas à Adaptação do Setor Sucroalcooleiro Nacional às Mudanças Climáticas (www.cpa.unicamp.br/alcscens) dispõe de uma Bolsa de Pós-Doutorado. Detalhes:ww.fapesp.br/bolsas/pd.

Nasce a Diké, uma feira de cultura religiosa

(ZENIT.org) - De 14 a 17 de setembro, a Feria Valencia celebrará a Diké, ou Salão Internacional de Patrimônio, Bens e Itinerários Religiosos. Pela primeira vez na Espanha serão reunidas num único espaço as principais referências dos produtos religiosos, equipamentos para o culto, itinerários e patrimônio religioso de maior destaque internacional. Para o presidente da Diké , Vicente Navarro de Luján o salão ajudará a ressaltar a relação direta do turismo cultural com o patrimônio religioso.

O patrimônio artístico, cultural e religioso de muitas dioceses espanholas estará presente no salão. O visitante terá acesso a diferentes propostas de percursos e acontecimentos de significação religiosa e cultural, tais como a Semana Santa e o Corpus Christi, de grande relevância cultural na Espanha. Itália, França, Polônia, Grécia, Alemanha e Israel querem participar.

Outra parte importante da Diké são os produtos e serviços do âmbito da religião voltados a públicos específicos, como as agências de viagens especializadas, a gastronomia monacal, as editoras e livrarias especializadas, os fundos bibliográficos, o artesanato e a música religiosa. Detalhes: http://www.feriadike.es/.

2ª Jornada de Direitos Humanos de Bauru

Ocorre, entre 14 e 24 no campus da Unesp, sob o tema Nossa Memória, Ninguém Apaga. Detalhes: www.oedh.unesp.br.

Workshop de Algas

O Workshop de Algas, promovido pelo Campus Experimental do Litoral Paulista da Unesp, acontecerá de 23 e 26. www.clp.unesp.br/#168,169

O corante caramelo

O consumidor bobinho que acreditava poder ficar bonito, fazer sucesso, e conquistar todas as garotas se fumasse HOLLYWOOD não mora mais aqui. Mas muitos amargam seus últimos anos de vida em terrível sofrimento, sem a menor esperança, por terem nascido quando não havia o contraditório, as empresas mentiam descaradamente, e os governos ávidos para aumentarem a arrecadação de impostos – curto prazo – davam as costas, transferindo para os demais cidadãos e contribuintes, e os governos do futuro – longo prazo -, o pesado ônus da cruel irresponsabilidade.

O consumidor sensível, consciente, moderno e diplomado, NÓS, queremos ser tratados de forma digna e respeitosa, e não com gracinhas. Agora, por exemplo, vem a informação de que COCA e a PEPSI exageram na dosagem do CORANTE AMARELO em seus produtos principais – COCA e PEPSI. O governo da CALIFÓRNIA enquadrou as duas. A legislação local admite até 29 microgramas\dia para o consumo de 4-MEI (substância cancerígena encontrada no CORANTE AMARELO), e as latinhas desses refrigerantes nos EUA hoje contém entre 100 e 150 microgramas.

Ou corrigem a fórmula, ou não vendem mais lá. O que falou a PEPSI? NADA! E a COKE? “O corante caramelo utilizado em nossos produtos é absolutamente seguro. Mudanças no processo de fabricação de qualquer um dos ingredientes, como o corante amarelo, não tem potencial para modificar a cor ou o sabor da COCA-COLA… Continuamos nos orientando por evidências científicas sólidas para garantir que nossos produtos sejam seguros… Não estamos mudando nossa receita ou nossa fórmula. É só uma mudança no processo de manufatura dos nossos fornecedores de caramelo para seguir a legislação”.

Entenderam? O culpado era o fornecedor. De qualquer maneira, a COCA se manifestou e diz que vai atender as determinações do governo da CALIFÓRNIA. E a PEPSI não se manifestou e nenhuma das duas empresas disse – como deveriam – que adotariam idêntica providência em todos os demais países do mundo, ou, consideram apenas os californianos, e todos os demais consumidores e bebedores do sabor COLA, parafraseando moradora de Higienópolis, “pessoas diferenciadas”?

Deu pra entender. Agora é assim. AUTENTICIDADE EMPRESARIAL é para todos os clientes, e não apenas para os especiais ou para os que reclamam. Mudou para um, pela saúde de um, para o bem de um, tem que mudar simultânea e obrigatoriamente para todos.

Infelizmente, como sempre acontece, o RP de uma das duas empresas plantou a seguinte notícia rapidamente engolida pela imprensa: “A ABA – Associação Americana de Bebidas – a julgar por estudos realizados com camundongos, informa que só uma grande quantidade de refrigerantes – o equivalente a 2.900 latas de bebidas todos os dias durante 70 anos – teria potencial cancerígeno em seres humanos”. Gracinha grosseira, ofensiva, e totalmente dispensável. (Madia, no blog dele)

O networking como ferramenta de marketing no ambiente corporativo

Recente pesquisa da Regus, fornecedora mundial de soluções para o local de trabalho, revela múltiplos canais para ampliar a rede de relacionamentos profissionais e manter um networking eficaz. Foram entrevistados mais de 16.000 gerentes seniores em todo o mundo, inclusive do Brasil, que mostraram suas ideias sobre esse tema. Trata-se de uma abordagem que aproxima cada vez mais a nova geração em atuação no mundo dos negócios.

A maioria das empresas instaladas no Brasil (72%) acredita que a prática do networking pessoal será a melhor forma de conquistar novos clientes em dois ou três anos. Uma parcela (52%) também prevê a importância do uso das redes sociais para alavancar os negócios na atualidade.

O networking pessoal permanece como a principal técnica no novo cenário dos negócios, apesar da queda de 6% com relação ao período anterior (últimos três anos). Por outro lado é crescente a importância das redes sociais profissionais, como BranchOut, Viadeo e Xing, destaca a pesquisa, endossada pelo aumento no número de usuários de redes como o LinkedIn, que atingiu 150 milhões de membros.

No Brasil, 54% também apontaram a propaganda online como um dos principais canais para encontrar novos clientes nos próximos três anos, quantidade superior aos 43% registrados nos últimos três anos.

Também são consideradas como ferramentas importantes para conquistar novos clientes a participação em feiras de negócios (42%) e palestras em eventos estratégicos (48%).

No Brasil, 72% dos pequenos empresários acreditam que o networking pessoal, o contato direto, será a melhor forma de conquistar novos clientes nos próximos três anos, em comparação com os 69% dos entrevistados em grandes empresas.

Os anúncios tradicionais, o marketing direto e o telemarketing receberam votos minoritários, e estão em baixa. Detalhes: http://www.regus.presscentre.com/default.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário