Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de abril de 2012

E-B00K SOBRE ORGANISMOS BENTÔNICOS

O programa BIOTA-FAPESP lançou o e-book (livro eletrônico) Biodiversidade e ecossistemas bentônicos marinhos do Litoral Norte de São Paulo, Sudeste do Brasil. Em 550 páginas ilustradas, a publicação apresenta um inventário integrado da fauna associada aos substratos marinhos – os organismos bentônicos – no Litoral Norte paulista. Essa biota, altamente diversa e complexa, inclui organismos importantes nos ciclos biogeoquímicos dos mares e oceanos.

O conteúdo é resultado do Projeto Temático “Biodiversidade bêntica marinha no Estado de São Paulo”, financiado pela FAPESP entre 2000 e 2005 e coordenado por Antonia Cecília Zacagnini Amaral, do Departamento de Zoologia do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Organizado por Amaral e por Silvana Henriques Nallin, do Laboratório de Biologia Marinha do Instituto de Biologia da Unicamp, a produção do e-book envolveu mais de uma centena de pesquisadores das áreas de zoologia, taxonomia e ecologia.

Segundo Amaral, os bentos têm um papel fundamental no fluxo de energia, em diferentes níveis tróficos, das cadeias e teias alimentares marinhas e estuarinas. O livro consolida os dados obtidos no âmbito do Programa BIOTA-FAPESP por um levantamento amplo, consistente e integrado dessa biota no Litoral Norte paulista.

“O objetivo principal do trabalho consistiu em disponibilizar os dados obtidos no projeto de uma forma mais sintética e básica, para que eles ficassem acessíveis a alunos de graduação, especialistas de todos os níveis e principalmente para os órgãos governamentais, que podem utilizar essas informações para o desenvolvimento de políticas públicas de conservação”, disse Amaral à Agência FAPESP.

O formato de e-book foi escolhido para que fosse possível ampliar ao máximo o acesso do público. “Os resultados mais específicos do projeto de pesquisa – que trataram de temas como dinâmica populacional, reprodução de organismos e descrição de novas espécies – foram publicados em revistas internacionais. O e-book, por outro lado, apresenta informações de fácil compreensão”, afirmou Amaral.

“Fizemos coletas, no Litoral Norte de São Paulo, na gama mais variada de substratos marinhos que conseguimos, no maior número possível de praias, em áreas arenosas, em costões, no substrato submerso e na fauna associada a algas. Depois de reunir todo o material, convidamos taxonomistas especializados em diversos grupos para analisá-los”, disse.

Além de uma introdução sobre o contexto do Litoral Norte de São Paulo e uma descrição das metodologias utilizadas na obra, o livro é dividido em duas partes principais: “Biodiversidade” e “Ecossistemas”.

“Na parte sobre a biodiversidade, 63 taxonomistas tratam do conhecimento adquirido sobre a diversidade das espécies. Para determinados grupos biológicos, não havia especialistas em São Paulo, por isso convidamos pesquisadores de outros estados e países que eram ligados ao BIOTA-FAPESP. Esses especialistas, além de participar do projeto, capacitaram alunos brasileiros para trabalhar com esses grupos”, explicou Amaral.

A parte sobre biodiversidade descreve o estado atual do conhecimento sobre a taxonomia de cada um dos grupos mais comuns de organismos bentônicos nos diferentes ecossistemas da região.

“O que dá mais consistência a essa descrição do estado do conhecimento sobre a macrofauna bentônica é que sua produção contou com a participação de especialistas em cada um dos grupos. O trabalho não foi feito de forma generalizada”, afirmou Amaral.

A parte sobre ecossistemas reúne um conjunto de artigos de cunho ecológico, elaborado a partir do trabalho de base feito sobre a taxonomia. “A seção ecológica do livro tem foco nos ambientes e relaciona todos os grupos de espécies que constam na parte sobre a biodiversidade, em relação aos diferentes ecossistemas”, disse Amaral.

Com esses dados, é possível associar a ocorrência de determinadas espécies a ambientes específicos, com diferentes morfodinâmicas.

“Se temos um ambiente específico, como uma praia de areia fina e compacta, na qual as ondas se dissipam, podemos determinar quais são as espécies que provavelmente se adaptam a essas condições e que têm maior probabilidade de ali ocorrer”, disse Amaral. (Texto deFábio de Castro, distribuídp pela Agência FAPESP)

Rede internacional de combate à malária procura coordenador

A WorldWide Antimalarial Resistance Network (WWARN) procura um coordenador para sua regional latino-americana. O trabalho está vinculado ao projeto Resistência à cloroquina em Plasmodium vivax: avaliação fenotípica e molecular na Amazônia Ocidental brasileira, financiado pela FAPESP e coordenado pelo professor Marcelo Urbano Ferreira. Detalhes: www.wwarn.org/press/jobs

Bolsa de pós-doutorado

O projeto de pesquisa Propriedade intelectual e a organização de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação na agricultura, realizado no Departamento de Política Científica e Tecnológico da Unicamp, está com uma bolsa de pós-doutoramento disponível. Detalhes:http://capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Edital_PNPD2009.pdf.

BRASIL, SEDE DO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) anunciou que o Brasil, dono de uma das economias que crescem mais rápido no mundo, será a sede das celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente (WED, na sigla em inglês), comemorado dia 05 de junho..

O tema deste ano: Economia Verde: Ela te inclui? convida o mundo a avaliar onde a Economia Verde está no dia a dia de cada um e estimar se o desenvolvimento, por esse caminho, abrange os resultados sociais, econômicos e ambientais necessários em um mundo de sete bilhões de pessoas, que deve chegar a nove bilhões em 2050.

“Ao celebrar o WED no Brasil em 2012, estamos voltando às raízes do desenvolvimento sustentável contemporâneo para criar um novo caminho que reflita as realidades, e as oportunidades do novo século”, declarou Achim Steiner, subsecretário-geral da ONU e diretor executivo do Pnuma.

“Três semanas após o WED, o Brasil receberá a Rio+20, onde líderes mundiais e nações se reencontrarão para desenhar um futuro que faça do desenvolvimento sustentável uma prática bem-sucedida – um futuro que pode fazer crescer economias e gerar trabalhos decentes sem pressionar os limites do planeta”, adicionou.

O Brasil tem o quinto maior território do mundo, com quase 8,5 milhões de Km2 onde vivem mais de 200 milhões de pessoas, o que o torna o quinto país mais populoso do mundo. Em anos recentes, o País deu grandes passos para resolver problemas como o desmatamento da Amazônia por meio do monitoramento da região.

Estimativas mostram que o Brasil alcançou uma redução significativa de gases causadores de efeito estufa como resultado da redução das taxas de desmatamento.

Segundo o relatório do Pnuma chamado Economia Verde: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza, o Brasil tem tido uma posição de destaque na construção de uma economia que inclui a reciclagem, a energia renovável e a geração de empregos verdes.

Só no Brasil, na China e nos Estados Unidos, a reciclagem, em todas as suas formas, já emprega doze milhões de pessoas. É também líder na produção sustentável de etanol como combustível de veículos e está se expandindo em outras formas de energia renovável como a eólica e solar.

“Nós estamos muito felizes por sediar as celebrações globais pelo meio ambiente. A comemoração no Brasil será uma grande oportunidade para apresentar os aspectos ambientais do desenvolvimento sustentável nas semanas que antecedem à Conferência Rio+20”, declarou a ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira.

As celebrações do WED no Brasil, na semana do dia 05/06, é parte de milhares de eventos que acontecem no mundo todo. O WED 2012 vai enfatizar o modo como ações individuais podem ter um impacto exponencial, com uma variedade de atividades que vão desde uma maratona até mutirões de limpeza, competições entre blogueiros, exibições, seminários, campanhas nacionais e internacionais e muito mais. (Promoview, com informações do O Diário Verde).

O DESAFIO DA DORITOS

Doritos está lançando na fan page da marca no Facebook, o Music Mission, concurso que distribuirá centenas de ingressos para o festival de música Sónar SP, e premiar o grande vencedor e mais três amigos com uma viagem para o festival em Barcelona.

Os consumidores serão convidados a enviar um vídeo para a Fan Page atuando em uma performance musical. Mas, tudo terá que ser feito sem o auxílio de nenhum instrumento musical.

A ideia é valorizar a criatividade, criar novos sons e aí vale tudo mesmo: usar a voz, as mãos, talheres, louça, móveis, latas, e qualquer outro recurso que não seja propriamente um instrumento musical.

Para ajudar os internautas a produzirem seus vídeos a marca produziu um vídeo tutorial, disponível na fan page da marca no Facebook, com Eduardo Sterblitch.

Todos os vídeos serão compartilhados e abertos para comentários. Na primeira fase, será premiado uma pessoa por dia que levará ingressos para ir com mais três amigos nos dois dias do festival em São Paulo.

Na fase final, o prêmio para o autior do melhor ganhará uma viagem para Barcelona com três amigos para curtir a versão espanhola do Sónar. (Promoview)

Pós-graduação em ciências espaciais

O Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Espacias (PG-CTE) iniciou suas atividades este ano, nos níveis de mestrado e doutorado, com a proposta de contribuir para o desenvolvimento do setor aeroespacial no Brasil. Detalhes: : www.ieav.cta.br/CPPG_IEAv/pg-cte.php.

Nenhum comentário:

Postar um comentário