A manhã da quinta-feira, 22, no palco do Digital Marketing Summit, começou com uma palestra de Biz Stone, co-fundador do Twitter, que teve como mediadora Ann Lewnes, vice-presidente de marketing global da Adobe. Considerado um dos mais bem sucedidos empreendedores digitais do mundo, Stone disse que é preciso separar a internet em vários segmentos: web, Facebook, plataformas Android e Apple e tablets. Além disso, ele provocou as pessoas que se intitulam especialistas do mundo digital ao dizer: “Eu construí o Twitter, mas não sou necessariamente um especialista em mídias sociais".
Stone explicou que se você perguntar para a maioria dos funcionários do Google, 'como faço para melhorar o page rank do site do meu primo que é dentist?’, ele responderá que não tem ideia de como o ranking funciona, porque ele trabalha somente com infraestrutura.
O co-fundador do Twitter disse que gosta de contratar pessoas que tenham falhado no início da carreira em um emprego ou mesmo ao criar uma empresa. “Com os erros, o executivo aprendeu muitas lições. Essas falhas são valiosas”. Ele afirmou que os empresários têm que apostar todas as fichas no seu próprio negócio, porque se apostarem com medo ou somente com o coração, o negócio provavelmente tende a falhar.
Na mediação da palestra, Ann questionou Stone sobre a importância do design gráfico no mundo digital, afinal, ele possui formação na área. “Acho design muito importante, pois cria uma série de maneiras e caminhos para apresentar o conteúdo. Por exemplo, o The New York Time é um ótimo site, mas acho que eles poderiam fazer um trabalho melhor de divulgação de dados e apresentar o conteúdo de uma maneira muito mais interativa do que oferecem na sua edição impressa”, comentou Stone.
Questões de privacidade
Stone diz que essa é uma discussão muito complexa, mas que, atualmente, está tentando descobrir (e isso vai acontecer pelo menos nos próximos cinco anos) o quanto estamos dispostos a compartilhar nas redes sociais e nos outros canais. "É preciso permitir que o usuário individualmente tenha noção das camadas de privacidade". Ele afirma que as pessoas precisam entender que, mesmo excluindo um tweet, as informações estão disponíveis na web porque já esteve em algum momento.
Para finalizar sua palestra, ele revelou que marketing é o futuro da filantropia. “Não basta olhar para dentro de sua empresa quando você tem um problema para resolver. Há pessoas mais inteligentes fora da sua empresa para responder às perguntas difíceis e ajudar com novas ideias”.( Eduardo Mustafa NA Proxxima)
Aposta no Retail Aumentado
Conectar o fã à nova camisa da Seleção Brasileira, mas também aprofundá-lo no universo do seu ídolo. Esta foi a iniciativa que a WeShape Connection Design – escritório de desenvolvimento para retail marketing da Nike do Brasil – desenvolveu em duas de suas lojas: Nike Store Morumbi Shopping, em São Paulo, e Nike Store Shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro.
“As Nike Stores funcionaram como espaço de imersão, como catalisadoras da conexão dos FOTs (Football Obsessed Teenagers), ou seja, jovens ‘loucos’ por futebol, e os NMOF (New Masters Of Football), os novos ídolos desta geração, como Neymar, Pato, Ganso e David Luiz”, explica Maurício Medeiros, sócio-diretor criativo da WeShape. “Trouxemos vários espaços de imersão: uma parede memorabília com fotos dos jogadores; um locker, que simulava um armário de vestiário, com um MP3 player que dava acesso exclusivo ao playlist dos atletas; e, por fim, um game station, que simulava o quarto do FOT, composto por uma TV, um video game com o jogo de futebol do momento, além de poltrona e puff”, acrescenta.
Essa imersão, entretanto, não parou por aí. Logo na vitrine, o consumidor, por meio de seu smartphone, pode ler um QR code que o direciona ao vídeo de apresentação da nova camisa. Já no interior da loja, o FOT, fazendo uso de iPads disponíveis no local, pode acionar Realidades Aumentadas (RA) em quatro áreas diferentes. Em uma, ao “ler” a camisa, o tablet exibia animações sobre a inspiração e informações tecnológicas sobre esse produto. Em outra, uma chuteira autografada pelo craque Neymar era reconhecida pelo FOT e ele pode visualizar todos os modelos em 3D, escolhendo suas cores e girando 360 graus.
A terceira Realidade Aumentada era acionada pela foto dos atletas cantando o Hino Nacional. Ela mostrava ao consumidor toda a emoção da nova Seleção no vídeo da execução do hino na partida Brasil x Argentina, em Belém, no Estádio do Mangueirão, em 2011. Já a última RA permitia ao consumidor visualizar um catálogo interativo de produtos da coleção CBD, linha casual inspirada no mundial de 1962. “Esse conjunto de interações transformou a Nike Store em um ambiente imersivo e responsivo que dava total controle ao FOT para navegar pelos lançamentos, informações técnicas e emocionais dessa nova Seleção”, detalha Medeiros.
Por fim, o programa de sustentabilidade da Nike, o “Nike Better World” - que, entre outros projetos, informa ao consumidor que a camisa da Seleção é feita a partir de sete garrafas plásticas recicladas - foi divulgado por meio de uma parede de garrafas PET. “Com tudo isso, a WeShape Connection Design torna-se a primeira a mostrar ao Brasil a Nike dos próximos anos: uma empresa de tecnologia que aposta no digital para potencializar o retail, e vice versa”, conclui Medeiros.
NA FINAL DE AMERICAN IDOL EM LOS ANGELES
A 11ª temporada de American Idol esquentou no Sony Entertainment Television (SET) e o canal intensifica ações para promover a atração no mercado publicitário. A partir da próxima semana, estará disponível para agências e clientes um concurso cultural que levará três pessoas para assistirem a grande final da competição ao vivo, em Los Angeles.
Para participar acesse www.purainspiracao.com, responder quatro perguntas de múltipla escolha sobre a programação do canal e a pergunta criativa “Por que você deve estar na final de American Idol ao vivo, em Los Angeles”? As três melhores respostas serão contempladas com o prêmio.
O Brasil terminou fevereiro com 247,6 milhões de linhas ativas na telefonia móvel. O número absoluto de novas habilitações chegou a 2,4 milhões somente no último mês, alta de 0,99% em relação a janeiro, e apontam que existe, para cada 100 habitantes no país, 126,45 aparelhos habilitados. Os dados são da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
A região Sudeste é a que mais tem aparelhos habilitados, 111,5 milhões no total. Só São Paulo corresponde a 60,7 milhões de celulares, o que representa cerca de ¼ do bolo. Em seguida aparecem os estados de Minas Gerais (24,3 milhões), Rio de Janeiro (22,1 mi), Bahia (16,2 mi) e Rio Grande do Sul (14,4 mi). Já a maior densidade está em Brasília, com 2,17 aparelhos para cada habitante.
A Vivo é a líder entre as operadoras de aparelhos móveis habilitados no Brasil, com 73,9 milhões, o que a deixa com 29,85% de participação. Em seguida aparecem TIM (65,9 milhões, 26,62% de participação), Claro (61 mi, 24,66%) e Oi (46 mi, 18,56% de participação). CTBC (676 mil, 0,27%) e Sercomtel 77 mil, 0,03%) completam o bolo total. (Propmark)
O BILIONÁRIO ARROGANTE, IRRESPONSÁVEL, E CRUEL
THOR, 20 anos, dirigindo o bólido de seu pai, atropelou e provocou a morte de um ciclista. Um acidente lamentável de consequências trágicas. Segundo ele, não tinha bebido, e dirigia dentro dos limites de velocidade permitidos. Quem olha a fotografia do bólido depois do acidente tem uma dificuldade infinita em acreditar em sua versão, tal o estrago causado pelo corpo da vítima na lataria. Seus antecedentes o condenam, 11 multas em 18 meses. Dentre as multas, e entre setembro e dezembro de 2010, foi multado 5 vezes por excesso de velocidade. Ou seja, tudo um horror, mas, e por uma princípio básico e elementar de justiça e civilidade, de presunção de inocência, vamos admitir que desta vez THOR dirigia de forma responsável. E ai vem o bilionário arrogante, irresponsável e cruel, EIKE BATISTA, e declara a MONICA BERGAMO da FOLHA, “A imprudência do ciclista causou, infelizmente, a sua morte. Mas podia ter levado três pessoas”. Referia-se ao filho THOR e ao amigo que o acompanhava. E, complementou, “Ele fez tudo o que um cidadão honrado deve fazer. Prestou socorro, fez declaração de próprio punho, bafômetro. Ele não bebe. Foi exemplar, razão de orgulho”. Diante da tragédia, o bilionário se orgulha do filho; precisava? Nada a acrescentar. (Madia, no blog dele)
JUSTIÇA IMPEDE BANCO DE USAR JUROS SOBRE JUROS
Milhões de brasileiros pagam elevadíssimos juros para os bancos e financeiras; tanto para obter empréstimos, como para usar cheque especial ou adiar o pagamento do cartão de crédito.
Enquanto conseguem pagar, nem percebem o quanto estão sendo lesados.
Mas, quando o cinto aperta e fica difícil pagar, verificam que pagam muito mais do que deveriam e que lhes cobram taxas e despesas extras que nem sabem do que se trata; o que vai tornando a dívida impagável.
Na maioria das vezes, esses juros astronômicos são o resultado do cálculo que os bancos usam, aplicando juros sobre juros (tabela price).
Então, a dívida vai se acumulando e o consumidor não consegue mais pagá-la.Como consequência, o devedor vai ficar com o seu nome sujo, perder o crédito na praça e dever cada vez mais.
No caso do assistido pela Associação Brasileira do Consumidor (ONG ABC), o sr Cristiano Cyrillo, a situação era ainda pior: para conseguir o financiamento, em maio de 2.009, ele teve de compromissar o próprio veículo como garantia.Assim, não pagando em dia, além de todos os problemas já mencionados, ele perderia o também veículo.
Por não suportar mais prestações tão altas e juros exagerados nas prestações que pagava atrasadas, ele deixou de pagar o financiamento em maio de 2.011.De lá pára cá, a dívida se multiplicaria, por conta dos juros sobre juros da tabela “price”.
Procurada pelo sr Cristiano, a ONG ABC. acionou a sua equipe de perícia financeira e chegou aos cálculos do que deveria ser realmente pago com juros lineares, pela tabela “gaus”. A diferença era notória.
Além disso, um valor a título de “comissão de permanência” estava sendo cobrado em duplicidade.
Sem conseguir acordo o banco, a Associação entrou com ação na justiça, apresentando em juízo toda a documentação, demonstrativos do que já havia sido pago e os cálculos corretos
Diante desse trabalho detalhado e claro, o juiz no processo deu ganho de causa ao sr Cristiano há 3 semanas atrás, decretando:
a) Julgando improcedente o pedido do banco para utilizar o cálculo dos juros pela Tabela Price e obrigando o uso de por juros lineares, segundo o método de Gauss.
b) Excluir dos cálculos a capitalização de juros
c) Excluir dos cálculos a comissão de permanência
d) Excluir dos cálculos as despesas de cobrança extrajudicial
e) Considerar, pelos novos cálculos, que o saldo devedor em 31/05/2011 passa a ser R$8.408,68 (oito mil e quatrocentos e oito reais e sessenta e oito centavos), conforme os cálculos feitos pela ONG ABC.
f) Fixar que esse valor deve ser pago em 12 prestações de R$777,20 (setecentos e setenta e sete reais e vinte centavos).
g-Devolução, em dobro, de todos os valores até então pagos a maior, incluindo a “comissão de permanência” paga pela 2ª vez.
h-O banco deve liberar o veículo do consumidor de penhora, não valendo mais como garantia.
i-O banco tem de retirar o nome do consumidor de todas as listas dos órgãos de restrição ao crédito (SPC, Serasa, etc...) , sob pena de multa diária de R$500,00.
j-Todas as despesas processuais e honorários advocatícios serão arcados pelo banco
Consumidor Precisa Ser Atuante
Esse caso demonstra claramente que o consumidor precisa ser mais atuante na defesa de seus direitos.Por que vale a pena.
Os bancos , por sua vez, bem que tentam e o fazem porque sabem que quase ninguém recorre à justiça.Por isso, lucram muito com a maioria de consumidores silenciosos e incautos.
O presidente da Associação, Marcelo Segredo, recomenda a quem está com dificuldades para pagar suas dívidas ou em dúvida sobre o que realmente deve, que aja logo o quanto antes: “a cada dia que passa, o consumidor deve mais, paga mais caro, permanece com o nome em restrição de crédito e corre o risco de perder bens disponibilizados como garantia no negócio” – alerta. (Texto de Marcelo Segredo, Presidente da Associação Brasileira do Consumidor )
Evolução, um tema muito importante
Cerca de 80 estudantes e pesquisadores do Brasil e do exterior se reunirão em Ilhabela (SP), entre os dias 19 e 31 de agosto, para interagir com alguns dos principais especialistas do mundo nas mais diversas áreas da Biologia Evolucionária.
A 1ª Escola São Paulo de Ciência Avançada – Evolution (SPSAS-Evo, na sigla em inglês) será organizada conjuntamente pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Estudantes de todo o mundo interessados em participar poderão se inscrever até o dia 9 de abril. Os participantes receberão financiamento para passagens aéreas, transporte terrestre, alojamento, refeições e material de curso. Detalhes: www.ib.usp.br/zoologia/evolution (Texto de Por Fábio de Castro, distribuído pela Agência FAPESP)
Concurso premia apresentações em engenharia de materiais
O Institute of Materials Minerals and Mining (IOM3, na sigla em inglês) – associação internacional de engenheiros de materiais – realizará, no dia 11 de junho, em São Paulo, a etapa brasileira do concurso Young Persons’ World Lecture Competition 2012. Detalhes: www.iom3.org/content/world-lecture-competition.
Oportunidade para Empresas
A FAPESP realizará, no próximo dia 9, das 10h às 12h, nova Reunião Técnica sobre o Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).
O evento, na sede da Fundação, tem como objetivo oferecer às empresas que apresentaram ou têm interesse em apresentar projeto ao PIPE oportunidade de resolver dúvidas antes do dia 18 de maio, fim do prazo para apresentar propostas para o segundo ciclo de análise do programa em 2012. Detalhes: www.fapesp.br/eventos/rtpipe e. (11) 3838-4362 / 3838-4216
Seminário Tecnologia Assistiva
O Polo Ribeirão Preto do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo realizará, dia 10, o seminário Tecnologia Assistiva, no Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto (CIRP) da USP às 14h. Detalhes:
www.iearp.blogspot.com.br/2012/03/seminario-tecnologia-assistiva.html.
Stone explicou que se você perguntar para a maioria dos funcionários do Google, 'como faço para melhorar o page rank do site do meu primo que é dentist?’, ele responderá que não tem ideia de como o ranking funciona, porque ele trabalha somente com infraestrutura.
O co-fundador do Twitter disse que gosta de contratar pessoas que tenham falhado no início da carreira em um emprego ou mesmo ao criar uma empresa. “Com os erros, o executivo aprendeu muitas lições. Essas falhas são valiosas”. Ele afirmou que os empresários têm que apostar todas as fichas no seu próprio negócio, porque se apostarem com medo ou somente com o coração, o negócio provavelmente tende a falhar.
Na mediação da palestra, Ann questionou Stone sobre a importância do design gráfico no mundo digital, afinal, ele possui formação na área. “Acho design muito importante, pois cria uma série de maneiras e caminhos para apresentar o conteúdo. Por exemplo, o The New York Time é um ótimo site, mas acho que eles poderiam fazer um trabalho melhor de divulgação de dados e apresentar o conteúdo de uma maneira muito mais interativa do que oferecem na sua edição impressa”, comentou Stone.
Questões de privacidade
Stone diz que essa é uma discussão muito complexa, mas que, atualmente, está tentando descobrir (e isso vai acontecer pelo menos nos próximos cinco anos) o quanto estamos dispostos a compartilhar nas redes sociais e nos outros canais. "É preciso permitir que o usuário individualmente tenha noção das camadas de privacidade". Ele afirma que as pessoas precisam entender que, mesmo excluindo um tweet, as informações estão disponíveis na web porque já esteve em algum momento.
Para finalizar sua palestra, ele revelou que marketing é o futuro da filantropia. “Não basta olhar para dentro de sua empresa quando você tem um problema para resolver. Há pessoas mais inteligentes fora da sua empresa para responder às perguntas difíceis e ajudar com novas ideias”.( Eduardo Mustafa NA Proxxima)
Aposta no Retail Aumentado
Conectar o fã à nova camisa da Seleção Brasileira, mas também aprofundá-lo no universo do seu ídolo. Esta foi a iniciativa que a WeShape Connection Design – escritório de desenvolvimento para retail marketing da Nike do Brasil – desenvolveu em duas de suas lojas: Nike Store Morumbi Shopping, em São Paulo, e Nike Store Shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro.
“As Nike Stores funcionaram como espaço de imersão, como catalisadoras da conexão dos FOTs (Football Obsessed Teenagers), ou seja, jovens ‘loucos’ por futebol, e os NMOF (New Masters Of Football), os novos ídolos desta geração, como Neymar, Pato, Ganso e David Luiz”, explica Maurício Medeiros, sócio-diretor criativo da WeShape. “Trouxemos vários espaços de imersão: uma parede memorabília com fotos dos jogadores; um locker, que simulava um armário de vestiário, com um MP3 player que dava acesso exclusivo ao playlist dos atletas; e, por fim, um game station, que simulava o quarto do FOT, composto por uma TV, um video game com o jogo de futebol do momento, além de poltrona e puff”, acrescenta.
Essa imersão, entretanto, não parou por aí. Logo na vitrine, o consumidor, por meio de seu smartphone, pode ler um QR code que o direciona ao vídeo de apresentação da nova camisa. Já no interior da loja, o FOT, fazendo uso de iPads disponíveis no local, pode acionar Realidades Aumentadas (RA) em quatro áreas diferentes. Em uma, ao “ler” a camisa, o tablet exibia animações sobre a inspiração e informações tecnológicas sobre esse produto. Em outra, uma chuteira autografada pelo craque Neymar era reconhecida pelo FOT e ele pode visualizar todos os modelos em 3D, escolhendo suas cores e girando 360 graus.
A terceira Realidade Aumentada era acionada pela foto dos atletas cantando o Hino Nacional. Ela mostrava ao consumidor toda a emoção da nova Seleção no vídeo da execução do hino na partida Brasil x Argentina, em Belém, no Estádio do Mangueirão, em 2011. Já a última RA permitia ao consumidor visualizar um catálogo interativo de produtos da coleção CBD, linha casual inspirada no mundial de 1962. “Esse conjunto de interações transformou a Nike Store em um ambiente imersivo e responsivo que dava total controle ao FOT para navegar pelos lançamentos, informações técnicas e emocionais dessa nova Seleção”, detalha Medeiros.
Por fim, o programa de sustentabilidade da Nike, o “Nike Better World” - que, entre outros projetos, informa ao consumidor que a camisa da Seleção é feita a partir de sete garrafas plásticas recicladas - foi divulgado por meio de uma parede de garrafas PET. “Com tudo isso, a WeShape Connection Design torna-se a primeira a mostrar ao Brasil a Nike dos próximos anos: uma empresa de tecnologia que aposta no digital para potencializar o retail, e vice versa”, conclui Medeiros.
NA FINAL DE AMERICAN IDOL EM LOS ANGELES
A 11ª temporada de American Idol esquentou no Sony Entertainment Television (SET) e o canal intensifica ações para promover a atração no mercado publicitário. A partir da próxima semana, estará disponível para agências e clientes um concurso cultural que levará três pessoas para assistirem a grande final da competição ao vivo, em Los Angeles.
Para participar acesse www.purainspiracao.com, responder quatro perguntas de múltipla escolha sobre a programação do canal e a pergunta criativa “Por que você deve estar na final de American Idol ao vivo, em Los Angeles”? As três melhores respostas serão contempladas com o prêmio.
O Brasil terminou fevereiro com 247,6 milhões de linhas ativas na telefonia móvel. O número absoluto de novas habilitações chegou a 2,4 milhões somente no último mês, alta de 0,99% em relação a janeiro, e apontam que existe, para cada 100 habitantes no país, 126,45 aparelhos habilitados. Os dados são da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
A região Sudeste é a que mais tem aparelhos habilitados, 111,5 milhões no total. Só São Paulo corresponde a 60,7 milhões de celulares, o que representa cerca de ¼ do bolo. Em seguida aparecem os estados de Minas Gerais (24,3 milhões), Rio de Janeiro (22,1 mi), Bahia (16,2 mi) e Rio Grande do Sul (14,4 mi). Já a maior densidade está em Brasília, com 2,17 aparelhos para cada habitante.
A Vivo é a líder entre as operadoras de aparelhos móveis habilitados no Brasil, com 73,9 milhões, o que a deixa com 29,85% de participação. Em seguida aparecem TIM (65,9 milhões, 26,62% de participação), Claro (61 mi, 24,66%) e Oi (46 mi, 18,56% de participação). CTBC (676 mil, 0,27%) e Sercomtel 77 mil, 0,03%) completam o bolo total. (Propmark)
O BILIONÁRIO ARROGANTE, IRRESPONSÁVEL, E CRUEL
THOR, 20 anos, dirigindo o bólido de seu pai, atropelou e provocou a morte de um ciclista. Um acidente lamentável de consequências trágicas. Segundo ele, não tinha bebido, e dirigia dentro dos limites de velocidade permitidos. Quem olha a fotografia do bólido depois do acidente tem uma dificuldade infinita em acreditar em sua versão, tal o estrago causado pelo corpo da vítima na lataria. Seus antecedentes o condenam, 11 multas em 18 meses. Dentre as multas, e entre setembro e dezembro de 2010, foi multado 5 vezes por excesso de velocidade. Ou seja, tudo um horror, mas, e por uma princípio básico e elementar de justiça e civilidade, de presunção de inocência, vamos admitir que desta vez THOR dirigia de forma responsável. E ai vem o bilionário arrogante, irresponsável e cruel, EIKE BATISTA, e declara a MONICA BERGAMO da FOLHA, “A imprudência do ciclista causou, infelizmente, a sua morte. Mas podia ter levado três pessoas”. Referia-se ao filho THOR e ao amigo que o acompanhava. E, complementou, “Ele fez tudo o que um cidadão honrado deve fazer. Prestou socorro, fez declaração de próprio punho, bafômetro. Ele não bebe. Foi exemplar, razão de orgulho”. Diante da tragédia, o bilionário se orgulha do filho; precisava? Nada a acrescentar. (Madia, no blog dele)
JUSTIÇA IMPEDE BANCO DE USAR JUROS SOBRE JUROS
Milhões de brasileiros pagam elevadíssimos juros para os bancos e financeiras; tanto para obter empréstimos, como para usar cheque especial ou adiar o pagamento do cartão de crédito.
Enquanto conseguem pagar, nem percebem o quanto estão sendo lesados.
Mas, quando o cinto aperta e fica difícil pagar, verificam que pagam muito mais do que deveriam e que lhes cobram taxas e despesas extras que nem sabem do que se trata; o que vai tornando a dívida impagável.
Na maioria das vezes, esses juros astronômicos são o resultado do cálculo que os bancos usam, aplicando juros sobre juros (tabela price).
Então, a dívida vai se acumulando e o consumidor não consegue mais pagá-la.Como consequência, o devedor vai ficar com o seu nome sujo, perder o crédito na praça e dever cada vez mais.
No caso do assistido pela Associação Brasileira do Consumidor (ONG ABC), o sr Cristiano Cyrillo, a situação era ainda pior: para conseguir o financiamento, em maio de 2.009, ele teve de compromissar o próprio veículo como garantia.Assim, não pagando em dia, além de todos os problemas já mencionados, ele perderia o também veículo.
Por não suportar mais prestações tão altas e juros exagerados nas prestações que pagava atrasadas, ele deixou de pagar o financiamento em maio de 2.011.De lá pára cá, a dívida se multiplicaria, por conta dos juros sobre juros da tabela “price”.
Procurada pelo sr Cristiano, a ONG ABC. acionou a sua equipe de perícia financeira e chegou aos cálculos do que deveria ser realmente pago com juros lineares, pela tabela “gaus”. A diferença era notória.
Além disso, um valor a título de “comissão de permanência” estava sendo cobrado em duplicidade.
Sem conseguir acordo o banco, a Associação entrou com ação na justiça, apresentando em juízo toda a documentação, demonstrativos do que já havia sido pago e os cálculos corretos
Diante desse trabalho detalhado e claro, o juiz no processo deu ganho de causa ao sr Cristiano há 3 semanas atrás, decretando:
a) Julgando improcedente o pedido do banco para utilizar o cálculo dos juros pela Tabela Price e obrigando o uso de por juros lineares, segundo o método de Gauss.
b) Excluir dos cálculos a capitalização de juros
c) Excluir dos cálculos a comissão de permanência
d) Excluir dos cálculos as despesas de cobrança extrajudicial
e) Considerar, pelos novos cálculos, que o saldo devedor em 31/05/2011 passa a ser R$8.408,68 (oito mil e quatrocentos e oito reais e sessenta e oito centavos), conforme os cálculos feitos pela ONG ABC.
f) Fixar que esse valor deve ser pago em 12 prestações de R$777,20 (setecentos e setenta e sete reais e vinte centavos).
g-Devolução, em dobro, de todos os valores até então pagos a maior, incluindo a “comissão de permanência” paga pela 2ª vez.
h-O banco deve liberar o veículo do consumidor de penhora, não valendo mais como garantia.
i-O banco tem de retirar o nome do consumidor de todas as listas dos órgãos de restrição ao crédito (SPC, Serasa, etc...) , sob pena de multa diária de R$500,00.
j-Todas as despesas processuais e honorários advocatícios serão arcados pelo banco
Consumidor Precisa Ser Atuante
Esse caso demonstra claramente que o consumidor precisa ser mais atuante na defesa de seus direitos.Por que vale a pena.
Os bancos , por sua vez, bem que tentam e o fazem porque sabem que quase ninguém recorre à justiça.Por isso, lucram muito com a maioria de consumidores silenciosos e incautos.
O presidente da Associação, Marcelo Segredo, recomenda a quem está com dificuldades para pagar suas dívidas ou em dúvida sobre o que realmente deve, que aja logo o quanto antes: “a cada dia que passa, o consumidor deve mais, paga mais caro, permanece com o nome em restrição de crédito e corre o risco de perder bens disponibilizados como garantia no negócio” – alerta. (Texto de Marcelo Segredo, Presidente da Associação Brasileira do Consumidor )
Evolução, um tema muito importante
Cerca de 80 estudantes e pesquisadores do Brasil e do exterior se reunirão em Ilhabela (SP), entre os dias 19 e 31 de agosto, para interagir com alguns dos principais especialistas do mundo nas mais diversas áreas da Biologia Evolucionária.
A 1ª Escola São Paulo de Ciência Avançada – Evolution (SPSAS-Evo, na sigla em inglês) será organizada conjuntamente pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Estudantes de todo o mundo interessados em participar poderão se inscrever até o dia 9 de abril. Os participantes receberão financiamento para passagens aéreas, transporte terrestre, alojamento, refeições e material de curso. Detalhes: www.ib.usp.br/zoologia/evolution (Texto de Por Fábio de Castro, distribuído pela Agência FAPESP)
Concurso premia apresentações em engenharia de materiais
O Institute of Materials Minerals and Mining (IOM3, na sigla em inglês) – associação internacional de engenheiros de materiais – realizará, no dia 11 de junho, em São Paulo, a etapa brasileira do concurso Young Persons’ World Lecture Competition 2012. Detalhes: www.iom3.org/content/world-lecture-competition.
Oportunidade para Empresas
A FAPESP realizará, no próximo dia 9, das 10h às 12h, nova Reunião Técnica sobre o Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).
O evento, na sede da Fundação, tem como objetivo oferecer às empresas que apresentaram ou têm interesse em apresentar projeto ao PIPE oportunidade de resolver dúvidas antes do dia 18 de maio, fim do prazo para apresentar propostas para o segundo ciclo de análise do programa em 2012. Detalhes: www.fapesp.br/eventos/rtpipe e. (11) 3838-4362 / 3838-4216
Seminário Tecnologia Assistiva
O Polo Ribeirão Preto do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo realizará, dia 10, o seminário Tecnologia Assistiva, no Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto (CIRP) da USP às 14h. Detalhes:
www.iearp.blogspot.com.br/2012/03/seminario-tecnologia-assistiva.html.
Nenhum comentário:
Postar um comentário